Anda di halaman 1dari 6

www.casa.com.

br/cursodedecoracao2012

aula 1

PoR Joo ARmentAno

Salas de estar
Cada vez mais democrtico, o living precisa acolher com conforto e descontrao os moradores e receber com charme os amigos. Joo Armentano, uma das estrelas mais importantes da arquitetura atual brasileira, recebeu a revista CASA CLAUDIA em seu escritrio para ensinar voc a transformar a sua sala.

Patrocnio

Realizao

Salas de estar
aula 1 por Joo Armentano

Histria das salas

Quem foi criana ou adolescente at os anos 1960 lembrase do cime que as mes tinham de sua sala de visitas. Sim, como o nome diz, eram espaos dedicados s visitas, que deveriam se manter impecveis na arrumao e longe da peraltice dos filhos. televiso neste espao era sacrilgio. A famlia poderia se apertar num cmodo menor para assistir a programao, mas macular o estar com o aparelho estava fora de propsito. Pois o mundo desde ento mudou muito e as salas das visitas, tambm. Hoje, totalmente democrticas, elas aconchegam a famlia toda e os amigos, so espaos para serem vividos vontade, cumprindo vrias funes. Deixaram de seguir estilos pr-determinados de decorao e passaram a refletir a personalidade de seus donos.
Painis de nogueira deixam o espao acolhedor para abrigar com aconchego os moradores e receber com requinte os amigos.

Salas de estar
aula 1 por Joo Armentano

Aconchego vem da natureza

Difcil encontrar algum que no se sinta confortvel vestindo jeans. Desde que Levi Strauss, em meados de 1860, criou as primeiras calas com a lona das barracas que abrigavam os mineradores americanos, o tecido caiu nas graas das pessoas. D para fazer uma analogia entre o jeans e as salas contemporneas. nelas, o que se espera o mesmo bemestar, elegncia e casualidade da roupa mais popular do mundo. Para tanto, invista em ...

Aberta para rea externa, a sala tem luz natural e paisagem do jardim.

...iluminao e ventilao naturais. Um living banhado pela claridade do dia convidativo e ganha movimento, mudando sua aparncia conforme o horrio. Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilao. no as esconda atrs de cortinas e, se topar uma reforma, aumente o tamanho e o nmero das aberturas. Assim, alm de conquistar mais luminosidade e dispensar aparelhos de ar condicionado, seus ambientes passam a ser uma extenso visual das reas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala. Para a noite, tenha uma iluminao que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando manchas luminosas suaves , que iluminam sem ofuscar.

Salas de estar
aula 1 por Joo Armentano

Aconchego vem da natureza

...revestimentos naturais. eles so imbatveis no quesito aconchego. Uma pedra como o limestone, no piso, por exemplo, convida a caminhar descalo, evoca descontrao e acolhimento de ninho. o mesmo se d com as paredes forradas de madeira, mas, ateno, use apenas folhas certificadas. De material quente, elas deixam a sala acolhedora, com acstica agradvel e visual encantador.

A moblia transita entre o moderno e o contemporneo, seguindo uma ordem despretensiosa.

...fibras naturais. Priorize esse item nos mveis, tecidos e tapetes, afinal aqui, o que conta o conforto ttil. nada mais gostoso do que relaxar num sof de linho, caminhar sobre fios de seda ou ver a brisa ser filtrada por uma translcida cortina de voal.

Salas de estar
aula 1 por Joo Armentano

Conforto ou beleza: o que mais importante?


Espelhos, que duplicam a luz, so elemento constante nas salas decoradas por Joo Armentano.

Um bom projeto de interiores concilia esses dois aspectos. no entanto, nem sempre foi fcil achar mveis belos e cmodos. Lembra-se da poltrona do papai? Superconfortvel, mas nada atraente. Por outro lado, muitas peas de visual primoroso, careciam de comodidade. mais uma vez, mudamos para melhor e hoje o design assumiu um compromisso com a funcionalidade. escolha para o living mveis que tenham na mesma medida esttica e conforto.

Cad a TV?
Com a chegada das telas finas e planas, o aparelho entrou sem cerimnia nas salas atuais. o problema est no quadro negro em que ele se transforma quando desligado. Para disfarar a tV e ganhar uma parede atraente, uma boa sada instalar espelhos especiais a 7cm distantes do monitor. Assim, ela s aparece quando acionada. Lanados recentemente, esses novos espelhos mostram com fidelidade a imagem da programao e no interferem no sinal do controle remoto.

O truque do espelho
Para deixar mais charmoso aquele canto escuro da sala, nada melhor do que uma parede espelhada ou pea solta, apenas encostada na alvenaria. Alm de aumentar a luminosidade, o recurso ajuda a ampliar visualmente o espao. e que tal duplicar a linda vista da janela? Instale o espelho voltado para a paisagem e mesmo de costas para o jardim, voc e seus convidados podero desfrutar das folhas danando ao vento ou do pouso de passarinhos.

Salas de estar
aula 1 por Joo Armentano

Cor fundamental
Se h um elemento que traz vida, alegria e energia ao living, este sem dvida a cor. Aposte sem medo nela, porm com cautela. Como hoje voc pode adorar o amarelo e daqui dois meses estar enjoada do tom, prefira colorir itens da decorao que so facilmente repostos. Sair bem mais barato trocar as capas das almofadas, do que o sof, no ? Pintar a alvenaria tambm um recurso prtico e econmico. numa tarde voc troca a cor de uma parede e renova rapidamente o astral do ambiente.
Peas queridas pelos moradores deve ter sempre lugar garantido no living atual, diz Armentano.

Coordenao e reportagem: Maria Helena Pugliesi Produo e edio: Cristiane Komesu

Anda mungkin juga menyukai