Anda di halaman 1dari 2

Sinais de uma verdadeira converso.

Atos 9:1-31

Introduo:
Saulo de Tarso, foi o grande perseguidor da igreja no seu incio. A bblia nos diz que ele conseguiu autorizao do sumo sacerdote para ir at as sinagogas de Damasco e ali capturar todos os cristos que encontrasse. Grande foi a surpresa do perseguidor, quando na estrada, ao aproxima-se de Damasco foi derrubado do cavalo por uma forte luz que subitamente lhe apareceu. Era o Senhor Jesus, que naquele momento estava alcanando Saulo e derrubando por terra no somente o arrogante perseguidor, mas todas as suas convices. O antigo Saulo ficou na empoeirada estrada de Damasco, um novo homem estava se levantando. Porm, no a experincia do encontro com Jesus que nos d a certeza da converso de Saulo, mas a pessoa que ele se tornou depois. Saulo deu muitos sinais de uma verdadeira converso e o prprio texto de atos 9:1-31 nos mostra alguns deles.

Refletindo juntos:
1. Na sua opinio, o que mostra que uma pessoa realmente convertida? 2. Olhando para o texto bblico e para o que voc conhece da histria do apstolo Paulo, que sinais de uma verdadeira converso podemos perceber em sua vida?

Aprendendo um pouco mais: Sinais de uma verdadeira converso: 1. . O VERDADEIRO CONVERTIDO ENTREGA-SE COMPLETAMENTE A JESUS E SEUS PROPSITOS. (vs. 5-8) No momento em que Saulo se encontra com Jesus, ele entrega-se completamente ao Senhor e aos seus propsitos. Quais eram os propsitos de Jesus para Saulo? Que ele fosse um instrumento para levar o nome do Senhor diante dos gentios, reis e israelitas; Que ele sofresse por causa do nome de Jesus. Paulo cumpriu os propsitos de Deus para sua vida. Toda a vida do apstolo foi um ato de sacrifcio ao Senhor. Fazer a vontade do Senhor era seu projeto de vida. Quais so os propsitos de Deus para sua vida? Voc tem se esforado para cumpri-los?

2. O VERDADEIRO CONVERTIDO anuncia o evangelho. (v.20) O texto nos diz que logo depois de recuperar-se ser curado da cegueira, Saulo alimentou-se e comeou a pregar o evangelho. No verso 20, a palavra grega para logo, euthes, traz a idia de imediatamente, sem demora. Assim como o gadareno, a mulher samaritana, e tantos outros que anunciaram imediatamente o que Jesus havia feito em suas vidas, Saulo no esperou, mas anunciou o Evangelho da Salvao imediantamente.

3. Procura juntar-se a outros cristos. (v.26) Por causa da perseguio dos judeus que tentavam tirar sua vida em Damasco, Saulo precisou fugir para Jerusalm, chegando l logo procurou juntar-se aos discpulos. Essa atitude de Saulo nos mostra a importncia que ele dava ao ato de congregar-se. Porm no foi fcil para Saulo, a segunda parte do versculo nos mostra que num primeiro momento a igreja o rejeitou. Por que voc acha que isso aconteceu? Mesmo assim Saulo insistiu, foi ajudado por Barnab e logo passou a andar com a igreja livremente em Jerusalm. Que importncia voc tem dado ao ato de congregar-se? Voc tem participado dos cultos em sua igreja ou anda ausente?

Para terminar:
Voc consegue perceber em sua prpria vida sinais de uma verdadeira converso? Que compromisso voc far com Deus, caso no esteja mostrando tais sinais, para comear a demonstr-los?

Apndice:
Dinmica: Verdadeiro ou falso Objetivo: Diferenciar objeto falso do verdadeiro atravs de suas caractersticas. Material: CD, DVD, relgio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc. Procedimento: 1 Escolha um dentre os objetos citados para fazer a demonstrao, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legtimo) e outro falso(pirateado).

2 Apresente-os para a classe e pergunte se j diferena entre os objetos. Pode haver respostas positivas e negativas, como tambm algum pode levantar dvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o porqu das respostas. H tambm, outra possibilidade de utilizao desses objetos: Professor, voc pode fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identific-los como tal, mas observe a reao da turma diante das caractersticas dos objetos. 3 Em seguida, faa a pergunta: O que necessrio para que conheamos que um objeto verdadeiro ou falso? Os alunos devero emitir suas opinies.

Sequncia deste estudo: Dinmica; Introduo; Refletindo juntos ; Aprendendo um pouco mais; Para terminar.

Anda mungkin juga menyukai