Anda di halaman 1dari 13

UNASURUNIVERSIDADAUTNOMADELSUR MASTERASESORIAEDUCACIONAL PROGRAMADEPSGRADUAOMESTRADOEDOUTORADO

OPROJETODEPESQUISA
Dr.RenanM.F.Sampedro Antesdeiniciarseumprojetodepesquisaimportantesaber seumaatividade acadmica, ouseumprojeto de rotinaaser submetidoaumafontedefomentopesquisa. Nestetrabalhooobjetivoodeapresentaraestruturaode um projeto de pesquisa acadmico, ou seja, para a realizao de Trabalhos de Concluso de Curso, Monografias de Cursos de Especializao, Dissertaes deCursos de Mestrado oude Teses deCursosdeDoutoradoouparaconcursosdeLivreDocncia. Obviamentenecessrioantesdetudo,queseestabeleaas diferenas entre cada um destes tipos de trabalhos acadmicos, umavezquesuainterpretaopodegerarconfuses. O termo monografia pode ser interpretadocomo um trabalho redigido por umanica pessoa,oupodedizer respeito a trabalhos escritos com o objetivo de esgotar de forma minuciosa e aprofundada, um determinado tema, um nico assunto, um nico problema,comumtratamentoespecificado(SALOMON,1973). Se este trabalho monogrfico for apresentado como um requisito parcial para a concluso deum curso de Graduao, ele receber a denominao de Trabalho de Concluso de Curso (TCC), ou Trabalho de Graduao Interdisciplinar (TGI), podendo serumtrabalhodecampooupesquisabibliogrfica. Para os trabalhos de PsGraduao utilizase o mesmo princpio, e costumase chamar de Monografia de Curso de Especializao,ouatmesmo,dependendodaInstituio,deTCC deEspecializao. DeacordocomaABNT/NBR14724(2001),paraoscursosde mestradosoadotadasasdenominaesdedissertaoetese.
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Dissertao de mestrado um documento que representa o resultadodeumtrabalhoexperimentalouexposiodeumestudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes.Deveevidenciaroconhecimentodeliteraturaexistente sobreoassuntoeacapacidadedesistematizaodocandidato. feitosobacoordenaodeumorientador,quasesempreDoutor,e visa a obteno do ttulo de Mestre, por exigncia do Parecer 977/65 do ento Conselho Federal de Educao. O pesquisador expe novas formasdever uma realidadej conhecida, emboraa apresentao de um ponto devista pessoal seja imprescindvel. um trabalho de pesquisa com aprofundamento superior a uma monografiadecursodeespecializao. A tese de doutorado o documento que representa o resultadodeumtrabalhoexperimentalouexposiodeumestudo cientficodetemanicoebemdelimitado.Deveserelaboradocom baseeminvestigaooriginal,constituindoseemrealcontribuio paraaespecialidadeemquesto.Estetrabalhotambmdeverser desenvolvido sob a orientao de umpesquisadorDoutorouLivre Docente,evisaaobtenodottulodedoutor. Um Projeto de pesquisa, ento deveria ter as seguintes caractersticas: 1Introduo(obrigatrio) 2RevisodeLiteratura(obrigatrio) 3Problema(obrigatrio) 4Hiptese(dependendodotipodepesquisa) 5Objetivos(obrigatrio) 6Justificativa(obrigatrio) 7Metodologia(obrigatrio) 8Cronograma(obrigatrio) 9Oramento(obrigatrio) 10Anexos(seacharnecessrio) 11Referncias(obrigatrio) 12Glossrio(seacharnecessrio)

1.AEscolhadoTema
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Existemfatoresqueinterferemnaescolhadeumtemaparao trabalho de pesquisa e que precisam ser considerados neste momento. Didaticamente, costumase dividir estes fatores em InternoseExternos.

1.1.FatoresInternos a) Afetividadeemrelaoaumtemaoualtograudeinteresse pessoal Para se trabalhar em uma pesquisa tornase necessrio que exista um mnimo de prazer nesta atividade. A escolha do tema est vinculada, portanto, ao gostopeloassuntoasertrabalhado.Trabalharumassunto que no seja do seu agrado tornar a pesquisa num exercciodetorturaesofrimento. b) Tempo disponvel para a realizao do trabalho de pesquisa Na escolha do tema temos que levar em consideraoaquantidadedeatividadesqueteremosque cumprir para executar o trabalho e medila com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, norelacionadopesquisa. c) O limite das capacidades do pesquisador em relao ao tema pretendido preciso que o pesquisador tenha conscincia de sua limitao de conhecimentos para no entrarnumassuntoforadesuarea.Seaminhareade cinciashumanas,devomeateraostemasrelacionadosa estarea.

1.2.FatoresExternos a) A significao do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadmicos e sociais Na escolha do tema devemos tomar cuidado para no executarmosumtrabalhoquenointeressaraningum.Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importncia
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedadeemgeral. b) O limite de tempo disponvel para a concluso do trabalho Quando a instituio determina um prazo para a entrega do relatrio final da pesquisa, no podemos nos enveredar por assuntosqueno nos permitirocumpriresteprazo.Otema escolhidodeveestardelimitadodentrodotempopossvelpara aconclusodotrabalho. c) Material de consulta e dados necessrios ao pesquisador Outro problema na escolha do tema a disponibilidade de material para a consulta. Muitas vezes o tema escolhido pouco trabalhado por outros autores e no existem fontes secundrias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primrias, as quais impe a necessidade de um tempo maior para a realizao do trabalho.Esteproblemanoimpedearealizaodapesquisa, mas deve ser levado em considerao para que o tempo institucionalnosejaultrapassado.

2.AIntroduo o primeiro captulodeum projeto ou relatrio de pesquisa, onde opesquisador ir apresentar em linhas gerais, o que o leitor encontrarnocorpodotexto. Naintroduodeumtrabalho,fazseaapresentaodotema, indicando os motivos que levaram pesquisa, seus objetivos, a justificativaeumasntesedametodologia,procurandoguiaroleitor aolongodoraciocnioquefoiadotado,valorizandodeformaclarae definidaasbasesdoproblema. Umaintroduocompletadeverconteroestabelecimentodo problemadeformaclara,permitindoaverificaodequeomesmo pesquisvel, a demonstrao da necessidade do estudo, o estabelecimento de definies de forma clara, quando for pertinente, estabelecendo claramente os objetivos e as hipteses dapesquisa.

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Por estas razes, a maioria dos pesquisadores experiente deixa paraescrever a introduono finalda elaboraodo projeto oudorelatriodepesquisa.

2.1.OProblema o marco referencial inicial de uma pesquisa. a dvida inicialquelanaopesquisadoraoseutrabalhodepesquisa. O problema a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa.Depoisdedefinidootema,levantaseumaquestopara ser respondida atravs de uma hiptese, que ser confirmada (aceita)ounegada(rejeitada)atravsdotrabalhodepesquisa. OProblemacriadopeloprprioautorerelacionadoaotema escolhido.Oautor,nocaso,criarumquestionamentoparadefinir a abrangncia de sua pesquisa. No h regras para se criar um problema, mas alguns pesquisadores sugerem que ele seja expressoemformadepergunta.

2.2.Hiptese Hiptesesinnimo desuposio. Nesse sentido,hipteseuma afirmao categrica (suposio), que tenta responder o problema levantado no tema escolhido para pesquisa. uma prsoluo paraoproblemalevantado.Otrabalhodepesquisater,ento,por objetivo,aceitarourejeitarahiptese(ousuposio)levantada.

2.3.OsObjetivos A definio dos objetivos vai determinar exatamente o que o pesquisadorpretendeatingircomarealizaodoseu trabalho.Os objetivos podem ser compreendidos como sendo as metas, ou a finalidadecomaqualsequerrealizaroestudo. Na maioria das vezes, dependendo de cada situao, os pesquisadores costumam subdividir os objetivos em Geral e Especficos,pormistonoumaregrageral.
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

OobjetivoGeraldeveservinculadodiretamenteaoproblema e a hiptese, enquanto os objetivos especficos podem ser consideradassubtarefasousubmetasaserematingidas,equeno seusomatriopermitirochegarseaoObjetivoGeral. Os objetivos sejam gerais ou especficos, devem iniciar sempre por um verbo na forma infinitiva, tais como: mostrar, descrever,comparar,estabelecer,demonstrar,etc.

2.4.Justificativa a parte mais importante de umprojeto de pesquisajque nestaparteseroformuladaseapresentadasasintenesdoautor dapesquisa. A justificativa de um projeto de pesquisa, como o prprio nomeindica,omomentoemqueopesquisadorprecisaconvencer seus pares de que o trabalho de suma importncia, devendo, portanto,serrealizado.Opesquisadorprecisaconvenceratodosde que o tema que ele escolheu, o problema levantado e a hiptese, quando comprovada, trar benefcios para a cincia, para a sociedade,ouparaalgunsindivduos. Najustificativaopesquisadordeverexaltaraimportnciado tema a ser estudado, da mesma forma que um vendedor tenta convenceroseu cliente. preciso, noentanto,tercuidadodeno tentarjustificarotrabalhoapresentandoumarespostaaoproblema levantado ou apresentando concluses a respeito da hiptese. O pesquisador deve justificar a necessidade imperiosa de que o estudosejarealizado.

3.RevisodeLiteratura Olevantamentoouarevisodeliteraturaincluialocalizaoe a obteno de documentos para avaliar a disponibilidade de material que servir de fundamentao do tema de trabalho da pesquisa. Este trabalho realizado junto s bibliotecas ou outros serviosdeinformaesexistentes,disponveis. imprescindvel que o pesquisador escolha com antecedncia as bibliotecas, agncias governamentais ou
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

particulares, instituies, indivduos ou acervos que devero ser procurados, e que esteja preparado para copiar os documentos, seja atravs de xerox, fotografias, gravaes ou outros meios quaisquer, separando os documentos recolhidos, classificandoos deacordocomoscritriosdapesquisa. A reviso de literatura pode ser abordada em dois nveis diferentes: a) Nvel geral do tema a ser tratado: Relao de todas as obrase/oudocumentossobreoassunto b) Nvelespecficoasertratado:Relaosomentedasobras ou documentos que contenham dados referentes especificidadedotemaasertratado. Alguns aspectos da reviso de literatura precisam ser analisados de forma detalhada, tais como: saber se a reviso de literatura est relacionada com o problema, se os trabalhos analisados so criticados de forma a permitir a conduo ao estabelecimento do problema, se h uma seqncia lgica da reviso,sesoapresentadosfatossuficientesnosquaispossaser embasadooestudoetambm,sehousodefontesprimrias.

4.Metodologia Ametodologiaaexplicaominuciosa,detalhada,rigorosae exatadetodaaaoqueserdesenvolvidaparaacoletaeanlise dosdadosquevisamresponderaoproblemainvestigado. Na metodologia devero aparecer as informaes relacionadas ao uso de sujeitos no estudo, se uma populao ou umaamostra,dequeformaelesseroselecionados,adelimitao do estudo, quais so as variveis que sero estudadas e/ou manipuladas, quais os instrumentos de medida (testes, questionrios, entrevistas, medidas, etc) sero utilizados, o delineamento (design) experimental, a ordem cronolgica destes acontecimentos em relao ao tempo destinado a pesquisa, as limitaesdoestudo(seexistiremvariveisintervenientes)ecomo serotabuladoseanalisadososdadoscoletados. A metodologia consta de normas estabelecidas pelo mtodo cientficoderesoluodeproblemasqueenvolvemaepistemologia,
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

recursos e mtodos e at mesmo o aspecto formal da apresentao.

4.1.Populao Nesteitemopesquisadordeverevidenciarclaramentequal a populao (universo) alvo do estudo, independentemente se o estudo ser realizado com toda a populao ou se esta ser representadaporumaoumaisamostrasdelaextradas.

4.2.Amostra Aamostraumaparcelasignificativadouniversopesquisado ou decoleta dedados. Almde identificar aamostradoestudo,o pesquisador dever ter o cuidado de descrever detalhadamente a forma atravs da qual a amostra ser selecionada, indicando o processo (aleatrio, estratificado, intencional), e quais so os critriosutilizadosparainclusoeexclusodaamostra. No caso de formao de diferentes grupos (experimental e controle), tambm dever ser indicado como ser feita a escolha dosgruposeosrespectivospareamentos,quandonecessrios.

4.3.DelimitaodoEstudo otermousadoparadesignaroespaodoestudo,oqual normalmente imposto pelo pesquisador. So escolhas que o pesquisadorfazparaefetuarumproblemadepesquisaexecutvel, comoporexemploumestudorelacionadoapacientesdediferentes patologiasemumhospital,opesquisadorpoderestringiraseleo deapenasalgumaspatologias,simplesmenteporquenopoderiam ser includas todas em um nico estudo. O tamanho de uma amostratambmpodeserincludocomoumadelimitao.

4.4.DefinioConceitualdeVariveis
MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Definioconceitualdeumavariveladefiniotradicional, dedicionrio,ousejaquemostrasinnimosdetermosouvariveis novas, e que so desconhecidas do grupo social interessado nos resultadosdoprojeto. Istonosignificadizerquecadaumadasvariveistenhaque ser definida conceitualmente. Apenas no caso de estudarse uma varivel at ento desconhecida, que esta definio dever ser apresentada, o mesmo ocorrendo para termos novos que possam estarincludosnoestudo.

4.5.DefinioOperacionaldeVariveis Definio operacional de uma varivel um fenmeno observvel, ao contrrio de uma definio de sinnimo ou de dicionrio. imperativo que em um projeto de pesquisa as variveis dependentessejamdefinidasoperacionalmente. Umexemplopodeserobservadoemumestudoquetratada desidratao, a define como sendo uma perda de 5% do peso corporal. Sabese que existem outros critrios para controlar a desidratao,pormnesteestudoelavaisercontroladapelaperda depeso. Muitos pesquisadores novatos acreditam que cada termo precisa ser definido, entretanto, isto s dever ser feito quando tornase necessrio identificar de que forma um termo particular estsendoutilizadonoestudoemquesto.

4.6.InstrumentosdeMedida Material utilizado pelo pesquisador para colher dados para a pesquisa. 4.7.Procedimentos 4.8.TratamentoEstatstico

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

5.Cronograma o planejamento das atividades da pesquisa, descritos na metodologia, dentro de um espao prdeterminado de tempo. Normalmentedemonstradoatravsdeumgrfico. aprevisodetempoquesergastonarealizaodotrabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os perodosserodefinidosapartirdascaractersticasdecadapesquisa edoscritriosdeterminadospeloautordotrabalho. Os perodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes sero determinados a partir dos critrios de tempo adotados por cada pesquisador.
ATIVIDADES 1 2 3 4 5 6 7 / PERODOS 1 X X X X X X X X X X X X X X 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Levantamentodeliteratura MontagemdoProjeto Coletadedados Tratamentodosdados ElaboraodoRelatrioFinal Revisodotexto Entregadotrabalho

6.Oramento
Os projetos de pesquisa, mesmo sendo destinados monografias, dissertaes ou teses acadmicas devem sempre apresentar uma estimativa dos recursos financeiros que sero necessrios para o seu desenvolvimento, de forma a permitir as comisses avaliadoras a identificao da viabilidade financeira do mesmo, e principalmente se o projeto for apresentado para uma instituio financiadora de Projetos de Pesquisa. Os recursos financeiros devem estar divididos em Material Permanente, Material de Consumo e Pessoal, dependendo dos critriosdeorganizaodainstituioondeestsendoapresentadoo Projeto.

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

6.1.MaterialdeConsumo
So aqueles materiais que no tm uma durabilidade prolongada. Normalmente definido comobensque soconsumidos durantearealizaodapesquisa. Podem ser: papel, tinta para impressora, gasolina, material de limpeza,canetaetc.

6.2.MaterialPermanente
So aqueles materiais que tm uma durabilidade prolongada. Normalmentedefinidocomobensdurveisquenosoconsumidos durantearealizaodapesquisa. Podem ser: geladeiras, ar refrigerado, computadores, impressorasetc.

6.3.Pessoal
arelaodepagamentocompessoal,incluindodespesascom impostos. MODELODEORAMENTO
ITEM MaterialPer manente 2Computadores 2Impressoras 1Scanner 2Mesasparacomputador 2Cadeirasdeescritrio MaterialdeConsumo 10caixasdedisquetes 10resmasdepapeltipoA4 10cartuchosdetintap/impressora 1.700,00 500,00 400,00 300,00 200,00 10,00 20,00 65,00 3.400,00 1.000,00 400,00 600,00 400,00 100,00 200,00 650,00 CUSTOUNITRIO(R$) CUSTOTOTAL(R$)

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Outr osEncargos(Pessoal) 1estagiriopesquisador(10 meses) 1datilgrafo(10meses) 1revisor Impostosincidentes(hipottico) TOTAL:

500,00 200,00 2.000,00 4.000,00 700,00

5.000,00 2.000,00 2.000,00 4.000,00 19.750,00

7.RefernciasBibliogrficas
O referencial bibliogrfico dos documentos consultados para a elaborao do Projeto um item obrigatrio. o conjunto de indicaes que possibilitam a identificao de documentos, publicaes,notodoouemparte. Nela normalmenteconstamosdocumentosequalquerfontede informao consultados no corpo do trabalho como um todo e principalmentenaRevisodeLiteratura.

8.Anexos umaparte opcionaldeum projetoou relatrio de pesquisa no qual devem constar materiais que contribuem para melhor esclarecero textodo corpo do trabalho, queconsisteemum texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao,comprovaoeilustrao. todo material suplementar de sustentao ao texto (itens do questionrio aplicado, roteiro de entrevista ou observao, uma lei discutidanocorpodotextoetc.). Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas,travessoeosrespectivosttulos. 9.Apndices

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

um elemento opcional que consiste num texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travessoepelosrespectivosttulos. 10.Glossrio
Soaspalavrasdeusorestritoaotrabalhodepesquisaoupouco conhecidaspelovirtualleitor,acompanhadasdedefinio. Tambmnoumitemobrigatrio.Suainclusoficaacritriodoautor dapesquisa,casohajanecessidadedeexplicartermosquepossamgerar equvocosdeinterpretaoporpartedoleitor.

MsterAsesoriaEducacionalS/A EducacinSinFronteras CalleTte.1ManuelCabelloc/Avda.AlejoGarca CiudaddelEste Paraguay

Anda mungkin juga menyukai