Anda di halaman 1dari 3

Antropologia do Consumo

Escrito por Administrator Qui, 12 de Agosto de 2010 15:57 - ltima atualizao Ter, 08 de Fevereiro de 2011 09:57

Docente responsvel - Hilaine Yaccoub.

Tutor Robson Campaneruti da Silva.

Carga Horria - 30 h

Apresentao - O consumo faz parte da nossa vida cotidiana e est presente em todas as sociedades, dessa maneira precisa tambm ser entendido como uma forma de expresso scio-cultural. Atravs do consumo identificamos grupos, sociedades, gostos, classes, gneros, etc. um importante meio de auto-expresso identitria, reconhecimento e demarcao social, e no se resume apenas a trocas de valor comercial. O curso pretende dar uma noo sobre este fenmeno fundamental da vida social das sociedades urbanas contemporneas, analisando como tem sido abordado, pensado, questionado dentro das cincias humanas. Desse modo, pretende-se introduzir noes bsicas da teoria da Antropologia do Consumo suscitando os alunos para um olhar mais crtico em relao as prticas de consumo e suas representaes na sociedade contempornea.

Ementa : Conceito de consumo e suas representaes Consumo: um sistema de significao de valores simblicos Consumo e Moralidade Publicidade, mdia e a construo do consumo moderno. A mdia e o processo de socializao para o consumo. O consumo como sistema de classificao cultural e social Compreenses do consumo na contemporaneidade e futuros caminhos

Pr-requisito - No h.

Modalidade - Distncia (todas as atividades so realizadas pela internet).

1/3

Antropologia do Consumo
Escrito por Administrator Qui, 12 de Agosto de 2010 15:57 - ltima atualizao Ter, 08 de Fevereiro de 2011 09:57

Pblico alvo- Profissionais de qualquer formao.

Polos Todos.

Como Funciona? A disciplina dividida em 5 mdulos temticos. Cada mdulo explora conceitos e teorias centrais da Antropologia. No final de cada mdulo atividades so propostas para que suscite discusso e participao dos alunos atravs do frum intermediado por um professor/tutor. Ao final um trabalho final proposto para avaliao.

Referncia:

BARBOSA, Lvia; CAMPBELL, Colin. O estudo do consumo nas cincias sociaiscontemporneas. In: BARBOSA, Lvia; CAMPBELL, Colin. Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.p. 21 a 44.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformao das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BOURDIEU, P. A Distino: Crtica social do julgamento. So Paulo: EDUSP, 2007.

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafsicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lvia; CAMPBELL, Colin. Cultura, Consumo e Identidade. Rio deJaneiro: Editora FGV, 2006.p. 47 a 64.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Por uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

2/3

Antropologia do Consumo
Escrito por Administrator Qui, 12 de Agosto de 2010 15:57 - ltima atualizao Ter, 08 de Fevereiro de 2011 09:57

DOUGLAS, Mary. O mundo dos bens, vinte anos depois. In.: Horizontes Antropolgicos. UFRGS. IFCH. Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social. Ano 13, n. 28 (2007). Porto Alegre: PPGAS, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre uma sociedade de hiperconsumo. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Novas abordagens ao carter simblico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, Daniel. A teoria das compras. So Paulo: Nobel, 2002.

MILLER, Daniel. A pobreza da moralidade. In.: Antropoltica: Revista contempornea de Antropologia e Cincia Poltica no.17 (2.sem.2004). Niteri: EdUFF, 2004.

ROCHA, Everardo. Culpa e prazer: Imagens do consumo na cultura de massa. In Comunicao, Cultura e Consumo. So Paulo, vol 2 n3 p.123-138. Mar 2005. << voltar

3/3

Anda mungkin juga menyukai