Anda di halaman 1dari 4

1

NASCIMENTO DO PENSAMENTO. O QUE PENSAR?

A filosofia tem suas razes na Grcia clssica. Mas a partir do sculos Vi e V a. C, com os prsocrticos Parmnides, Herclito, Tales e, a seguir Plato (427-384 a. C) e Aristteles (384-322 a. C) que ela apresenta uma definio conceitual que a caracteriza at hoje como sendo um discurso terico-racional acerca do conhecimento humano. A filosofia como forma de pensar existe desde que o homem descobriu que no eram os deuses que orientavam as suas aes. Mas o seu prprio pensamento. Para estabelecer um incio histrico, esse fato aconteceu quando, Hesodo rompeu com a estrutura interna dos poemas picos da poca. Colocou trs questes fundamentais que deram inicio ao filosofar. Hesodo diz s Musas que ele quer saber a verdade sobre a origem do Cosmos, os primeiros princpios e quem organizou o Caos. A partir desse momento, Hesodo faz uma exigncia de ordem racional. Ele quer a verdade sobre a origem das coisas, sobre a causa primeira de todas as coisas: mundo e deuses. Com isso, redireciona a crena nos deuses para a crena em um logos que est na sua prpria mente. Hesodo demonstrou, nesse momento, ter se dado conta de que a ao do homem guiada pelo seu prprio pensamento. A filosofia, portanto, grega e nasceu de um poema pico. Ela filha da literatura. Parmnides, um pr-socrtico, retoma essas questes de Hesodo e prossegue filosofando. Ele escreveu um poema pico chamado Verdade. Nesse poema ele diz que h duas formas de olhar o mundo. O mundo ou o mundo no . S vale a pena pensar no mundo se o mundo . Se no , no se pode pensar nele porque o que no no existe. Sua filosofia est organizada a partir desse . No Poema da deusa ele reafirma esse princpio dizendo que o que , e no pode no ser. Institui, com isso, um conceito de metafsica que garante a permanncia e imutabilidade das coisas. O ser-homem, por exemplo, no transmuta para o ser-vegetal. Cada ser idntico a si mesmo e imutvel. No pensamento de Parmnides, o ser eterno, a-temporal e a-histrico. No seu modo de entender o mundo, o tempo esttico. Pensando assim, nada envelhece, nada morre. Quando um homem nasce, cresce e morre, ele passou por um movimento dentro do tempo da sua histria. Para Permnides, o ser-homem continua para todo o sempre fora do movimento do tempo e da histria. Esttico. Herclito pensou o oposto de Parmnides. Para ele, o mundo instvel e existe em constante mudana. A vida uma sequncia de nascimento e morte, criao e destruio. Herclito deixa aberto o irremedivel vir-a-ser. No perodo pr-socrtico surgiram vrias correntes com o objetivo de procurar a verdade sobre a origem das coisas. Esse o mvito pelo qual a filosofia de todos os tempos tem como primeiro princpio a busca da verdade do conhecimento.

2 Scrates, Plato e Aristteles foram os mais influentes e reverenciados filsofos da Grcia. A influencia de Scrates se faz notar, sobretudo, no mtodo e na tica. O mtodo socrtico de propor questes e esboar respostas fazia seus interlocutores extrarem suas verdades de conhecimento por si mesmos. A essncia da filosofia de Scrates est na sua crena: Uma vida sem questionamentos no vale a pena ser vivida. E tambm a mxima conhece a ti mesmo. Para Scrates, a sabedoria no vem somente da observao, mas tambm da introspeco. Na tica, ele deu um exemplo. Depois de ter sido condenado por corromper a juventude foi-lhe dito que se fugisse, o governo no o caaria. Sua resposta nem sempre a maioria tem razo o consagrou uma pessoa tica e, sobretudo, com uma tica de conscincia. Scrates usou a justificao racional para fundamentar as verdades objetivas e os valores objetivos. Plato deu continuidade a Scrates. Aristteles influenciou o pensamento de pocas posteriores. Criou o conceito de Deus como o motor que move todas as coisas e no movido por nada. Na tica ele afirma o objetivo ltimo da humanidade: a felicidade. A verdadeira felicidade advm de uma vida virtuosa. Acreditava que a moderao era a maior virtude, uma vez que ela mantm o individuo livre para trabalhar e desenvolver suas potencialidades. A filosofia na Grcia comeou a declinar quando ele morreu.

O perodo da Renascena resgatou a influncia dos grandes nomes da filosofia Grega. Bacon rev Aristteles e segue pelo lado contrario do filsofo grego, formando uma abordagem cientfica da filosofia fundamentada no mtodo experimental. Descartes, por sua vez, revisou o conhecimento e lhe deu um direcionamento racional: Penso, logo existo. Isso se deve ao fato de os gregos terem elaborado um projeto filosfico consistente, sintetizado pela contemporaneidade, que se encontra em vigor at hoje. Esse projeto abarca trs dimenses do homem: o homem como ser racional, tico e esttico. Essas trs dimenses correspondem a: 1 Epistemologia ou Teoria do Conhecimento cujo objetivo investigar as condies de possibilidade do conhecimento seguro. Essa influncia foi aceita por vrias escolas do mundo ocidental e alcana hoje as reas do conhecimento da Lgica. Filosofia da Cincia e Filosofia da linguagem. 2 Esttica cuja preocupao inicial foi a reflexo racional sobre o belo, depois foi entendida como Teoria do gesto e hoje identificada como Filosofia da arte. Plato dizia que a arte consistia na imitao das coisas belas. No sculo XVIII, Hume e Kant procuraram na subjetividade, respostas para o entendimento do belo e a esttica se transformou em Teoria do gosto sendo o problema central justificar o gosto. Com isso eles criaram o Subjetivismo esttico. O que belo no belo nele mesmo e depende do gosto de cada um. Quanto ao valor da arte, h quem defenda que a arte tem valor em si mesma e quem defenda que ela tem valor porque tem uma funo social, moral, teraputica, ldica ou cognitiva. 3 tica que se volta para ao humana e poltica. A tica das virtudes, hoje to estudada, tem influncia em Aristteles. As trs obras fundamentais de Kant (1724-1804) acenam para essa estrutura proposta pelos gregos. A crtica da razo pura trata das condies de possibilidade do conhecimento. A crtica da razo prtica trata da tica e a Crtica da faculdade do juzo se preocupa com a esttica.

Montaigne, em Ensaios, mostra indignao com a recorrncia constante ao que outros pensadores disseram: Sabemos dizer... eis as regras de Plato, so palavras de Aristteles, mas e ns o que dizemos ns mesmos? O que pensamos? O que fazemos? Ele defende que o saber de outros apenas nos faz eruditos, sbios s podemos ser com nossa prpria sabedoria. Descartes rejeitou todo conhecimento aprendido na Academia e, em Discurso do Mtodo, parte para a concepo de um mtodo capaz de elevar o seu conhecimento. Entretanto, ele mesmo tem dvida deste mtodo. O que significa pensar? Herclito responde com o logos: todos o tm, mas nem todos sabem que o tm. Scrates, com a negao do prprio saber: S sei que nada sei. Descartes com o mtodo para raciocinar corretamente. Na verdade todas as respostas tm o invlucro do pensamento helnico, uma vez que pensar deixar que o espirito combine idias e cada resposta nada mais do que idias combinadas sobre uma pergunta formulada. Voltamos a Aristteles quando diz que todo o homem racional e o que faz o homem pensar a racionalidade. Descartes fica, desse modo, submisso ao pensamento aristotlico quando afirma penso, logo existo porque a sua condio de pensante est sujeita condio de animal racional. O seu discurso to terico-racional acerca do conhecimento humano quanto os gregos dos sculos VI e V a. C.

O que , portanto, imagem de pensamento e pensamento sem imagem?

Anda mungkin juga menyukai