Anda di halaman 1dari 7

EEFM SO JOS

VERIFICAO SRIE GLOBAL 9 A e B REA CINCIAS HUMANAS TURMA:

ENSINO FUNDAMENTAL

ETAPA 1

ALUNO: SERIE: TURNO:

N:

INSTRUES Leia, cuidadosamente, cada item da prova. Responda-a com tranquilidade, mas controle o seu tempo. Se sentir dificuldade em algum item, passe adiante e posteriormente retorne, caso haja tempo. Preencha o gabarito com caneta azul ou preta, sem rasuras e com letra de f r ma . No sero aceitas revises de itens, nos quais tenham sido respondidos com corretivos e a lpis. vedado o uso de livros, calculadoras ou quaisquer outros objetos que possam comprometer a licitude dos resultados.

GABARITO
1 21 2 22 3 23 4 24 5 25 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

PONTOS POR QUESTO: 0,4

TOTAL DE ACERTOS:____________ NOTA:__________

PROF. AVALIADOR:_________________________

HISTRIA 1. A histria uma aventura humana marcada por contradies, lutas, sonhos e frustraes. O historiador deve procurar fazer o registro dessas mltiplas dimenses do homem. Seria correto, portanto, afirmar que:
a) a Histria uma cincia que consegue reproduzir exatamente como os fatos aconteceram. b) o historiador est interessado em conhecer o passado, desligando-se do presente. c) o conhecimento produzido pelo historiador neutro, verdadeiro e indiscutvel. d) o trabalho do historiador tem vinculao com o tempo que vive e as circunstncias do presente.

aos meios empregados pelos ingleses para impor China o comrcio e outras influncias ocidentais:
a) O monoplio do comrcio da regio pela Companhia das ndias Ocidentais. b) A guerra do pio, com ataques s cidades porturias chinesas. c) A assinatura de tratados de livre comercializao do ch ingls. d) A Guerra dos Boxers, que levou ao extermnio os nativos da regio. 3. A industrializao acelerada de diversos pases, ao longo do sculo XIX, alterou o equilbrio e a dinmica das relaes internacionais. Com a Segunda Revoluo Industrial surgiu o imperialismo, cuja caracterstica marcante foi o(a): a) substituio das intervenes militares pelo uso da diplomacia internacional; b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos pases industrializados; c) manuteno da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas reas conquistadas; d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.

2. A China desponta nos dias de hoje como uma das possveis grandes potncias do nosso sculo. Todavia, at meados do sculo XIX, ela era um pas em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia voracidade dos interesses ocidentais. Naquela poca, os primeiros a quebrar esse isolamento foram os ingleses. Assinale a nica alternativa que corresponde

4. Leia o texto e responda a questo abaixo: Com o apogeu da sociedade industrial e do elogio ao trabalho, os povos que no acompanhassem o grau de desenvolvimento europeu eram condenados inferioridade. Assim, ampliam-se as correntes que explicam a inferioridade dos povos da frica por meio de argumentos ecolgicos, tais como o meio quente e o solo frtil, produzindo abundncia de alimento, levavam os africanos a uma vida mais tranquila, ao recolhimento familiar. Toda essa riqueza natural propiciava menor desenvolvimento da inteligncia e menor diligncia. (SANTOS, 2002, p.55). O racismo gerado no contexto do imperialismo industrial do sculo XIX relacionava-se com os objetivos europeus de: a) estabelecer campanhas de evangelizao e de orientao sanitria para os povos do continente africano. b) manter as correntes do trfico africano em direo ao Novo Mundo.. c) justificar e legitimar a dominao sobre os povos africanos, utilizando, para isso, o discurso civilizatrio. d) integrar cidados africanos aos quadros polticos europeu 5. "A explorao europeia na sia e na frica, intensificada na virada do sculo XIX para o sculo XX, deveu-se em grande parte aos avanos cientficos e tecnolgicos do perodo. Graas ao barco a vapor, os europeus puderam penetrar com maior facilidade pelo interior dos continentes; a descoberta do quinino, alcaloide extrado de arbustos e utilizado como remdio, reduziu o elevado nmero de mortes por causa da malria, doena que afetava os europeus no seu avano pelo territrio africano."(AZEVEDO, Gislaine & SERIACOPI, Reinaldo. Histria. Ensino Mdio. So Paulo: tica, 2005, p. 335.) (So) caracterstica(s) desse contexto histrico: I. a associao entre os interesses econmicos dos governos dos Estados nacionais europeus, das grandes empresas e dos bancos para investir em regies da frica, sia e Amrica Latina. II. a busca das potncias imperialistas de assegurar o controle exclusivo tanto das fontes de matrias-primas ferro, carvo e petrleo como dos mercados consumidores para seus produtos industrializados. III. a partilha da frica na Conferncia de Berlim, que autorizou o retalhamento do territrio africano em colnias das principais potncias europeias da poca, como a Gr-

Bretanha, a Frana, a Alemanha e a Blgica. IV. a expanso da dominao imperialista para vrias regies da sia por parte de pases ocidentais, como a Gr-Bretanha na ndia e na China, a Frana na Indochina e os Estados Unidos nas Filipinas. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I, II e III. d) I, II, III e IV. 6.Observe atentamente o texto e a imagem a seguir: Longe dos olhos do pblico, os grandes trustes e cartis travavam uma luta de vida ou morte pelo controle dos mercados consumidores ou produtores de matriasprimas. Essa luta, quando no ameaava diretamente a paz, perturbava a vida de diversos pases. A ascenso japonesa e a norteamericana trouxeram muitas dificuldades para os grandes grupos econmicos europeus, os quais, pressionados pela concorrncia de novas potncias, intensificaram a disputa interna europeia, envolvendo, principalmente, Inglaterra, Frana e Alemanha. A Europa perdia cada vez mais autossuficincia. Para resolver esse problema, a sada encontrada pelos pases europeus foi a partilha da frica e da sia em reas coloniais e a conquista de mercados nos pases independentes da Amrica Latina. (...)(Ccres, p. 335)

As duas fontes referem-se ao Imperialismo, momento histrico em que predominava: a) o mtodo metalista; b) a teoria mercantilista; c) a prtica monopolista;

d) a livre concorrncia

7. O contexto europeu do final do sculo XIX e incio do XX relaciona-se ecloso da Primeira Guerra Mundial por que: a) a Primeira Revoluo Industrial desencadeou uma disputa, entre os pases europeus, por fontes de carvo e ferro e por consumidores dos excedentes europeus. b) a unificao da Itlia rompeu o equilbrio europeu, pois fez emergir uma nova potncia industrial, rival da Gr-Bretanha e do Imprio Austraco. c) o revanchismo alemo, devido derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma poltica militarista e expansionista d) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colnias e reas de influncia na frica e na sia, aumentou as rivalidades entre os pases europeus. 8.Um professor apresentou os mapas a seguir numa aula sobre as implicaes da formao das fronteiras no continente africano.

I. A brutal diferena entre as fronteiras polticas e as fronteiras tnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma diviso com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potncia capitalista na poca do imperialismo. II. As fronteiras polticas jogaram a frica em uma situao de constante tenso ao desprezar a diversidade tnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais. III. As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, aps os processos de independncia, fizeram da frica um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos tnicos e religiosos. verdadeiro apenas o que se afirma em: a) b) c) d) I, II, III e IV II. III. l e ll.

9.A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve como fator principal a competio econmica entre potencias industriais europeias, o qual se apresentou sobre a forma de rivalidades poltico-diplomtico. Nesse sentido opunha-se: a) Alemanha e ustria b) Inglaterra e Alemanha c) Rssia e Frana d) Alemanha e Rssia 10. Com o final da Primeira guerra Mundial. o Tratado de Versalhes, principal acordo entre vencidos e vencedores do conflito ocupou-se, principalmente: a) Da criao de orfanatos e hospitais para os mutilados pelas bombas b) Da cobrana de indenizaes e desarmamento da Alemanha c) Do pagamento de indenizaes as vtimas da guerra d) Da promoo de eleies para presidente em todas as naes.

Com base na aula e na observao dos mapas, os alunos fizeram trs afirmativas:

GEOGRAFIA 11. Estamos nesse incio de contato estudando os FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA, sua importncia e matria de estudo. Voc j deve ter percebido que tudo que existe e acontece est situado no espao e no tempo e que ns, seres humanos, tambm ocupamos uma determinada poro do espao e nele produzimos, agimos, vivemos, criamos e recriamos esse mesmo espao, ento podemos concluir que de maneira abrangente o espao geogrfico NO : a) Uma rea delimitada em um territrio qualquer. b) A vida a existncia, isto , o ir e vir das pessoas. c) Uma rea ou poro da terra onde verificamos os fenmenos geogrficos, tanto os humanos e sociais, que so as relaes estabelecidas entre as pessoas, como os fsicos, que so as atividades realizadas pela natureza. d) A composio das casas, bairro, cidades, meio cultural que se verifica somente atravs de sua descrio.
Utilize as imagens para responder as perguntas 12 e 13

c) A observao detalhada das paisagens pode ajudar a compreender como os seres humanos organizam o espao, modificando essas mesmas paisagens ao longo do tempo. d) Atravs do movimento dirio das pessoas, caminhando, indo ao trabalho, brincando, entre outras coisas, elas se relacionam entre si e com o ambiente, dessa maneira, fazendo o territrio ser criado e recriado. 12. As imagens permitem a percepo da ao de uma importante dimenso para a geografia, estamos falando do(a): a) regio b) tempo c) lugar d) territrio

13. Aprecie o texto literal expresso por um trecho do poema contido na musica de Roberto Carlos:
Meu pequeno Cachoeiro vivo s pensando em ti ai que saudade dessas terras entre as serras doce terra onde eu nasci

Agora, informe qual dimenso da geografia esta retratada em destaque nesse trecho da msica. a) o lugar c) a regio Voc j leu textos no literais, mesmo sem ter percebido, pois, s vezes, eles esto presentes at fora dos livros. Agora preste ateno nas imagens acima e indique a melhor maneira de expressar literalmente o que voc l: a) A paisagem o ponto de partida da investigao geogrfica; atravs dela os seres humanos tentam compreender as causas e consequncias das transformaes que ocorrem no espao. b) A organizao do espao geogrfico das sociedades capitalistas modernas, tem como trao essencial a dinmica incessante dos movimentos populacionais, entre ele as migraes de pessoas. b) a paisagem d) o territrio

14. Jos estava doente e faltou aula de Geografia de hoje. Por essa razo, ele no conseguiu organizar as formas de representao do espao geogrfico (do menor para o maior). Vamos ajud-lo?
municpio ou cidade Terra pas bairro lugar (casa, rua) estado regio comunidade continente

A ordem correta do MENOR para o MAIOR : a) municpio ou cidade, regio, bairro, estado, continente, comunidade, pas, lugar, Terra. b) comunidade, estado, Terra. c) regio, bairro, lugar. d) Terra, municpio ou cidade.

15. Utilizando os mapas abaixo, voc pode determinar a escala de cada nmero como sendo:

tecnocientfica coopera evidenciando mais ainda o atraso de pases menos industrializados e ao mesmo tempo afirmando o enorme abismo existente entre os pases pobres e ricos, atravs das presses das economias mais fortes. 17. Contemple as definies tendo em vista que na histria da humanidade, existiriam diferentes concepes de tempo. a) Tempo Cclico: Tempo dado em ritmos temporais de constante repetio, regulados segundo os ciclos csmicos e das estaes, tempo repetitivo e sempre constante. b) Tempo Linear: tempo contnuo, tempo da sucesso dos instantes em uma direo, em um sentido nico, veio com o aparecimento das dinastias, que so a primeira forma de medi-lo sendo que a escrita a sua forma de referncia. c) Tempo Abstrato: o tempo das coisas, da valorizao do dinheiro, da produo, do consumo de mercadorias determinado e controlado pelo relgio. Agora considere a seguinte afirmativa: O tempo tudo, o homem no nada; quando muito a carcaa do tempo. (Debord, 1997) Conforme sua compreenso a respeito do tempo para a geografia, escolha as fases que concordam com o pensamento de Debord: I. O tempo em nossa sociedade, tempo sem liberdade. Um tempo em que as pessoas so obrigadas, se quiserem sobreviver, a vender sua fora de trabalho, ou seja, seu tempo de vida. II. O tempo um movimento circular, o que acontece se repete sempre. III. O tempo mais do que uma mera repetio e sucesso de dias e noites, ele irreversvel, o tempo da aventura e da guerra que se expressa atravs de registros histricos. IV. O tempo hoje conhecido como livre se transformou em tempo de lazer, tempo de consumo de mercadorias, tempo de valorizao do dinheiro, do capital. A escolha correta :
a) I e II

3
A 1-Global 2-Regional 3-Nacional 4-Local B 1-Global 2-Nacional 3-Local 4-Regional

4
C 1-Global 2-Local 3-Regional 4-Nacional D 1-Regional 2-Local 3-Nacional 4-Global

16. A globalizao pode ser compreendida como uma srie de acontecimentos que vem ocorrendo no campo da economia,da cincia, da comunicao, da cultura, da poltica e consequentemente no comportamento dos indivduos... Compreende-se ento, que o aspecto mais negativo da influncia da globalizao na CULTURA dos locais ao redor do mundo : a) A competio econmica mundial entre os vrios povos em busca da superao, que provoca um srio dano aos ambientes naturais locais, graas aos excessos das exigncias do desenvolvimento. b) A destruio dos valores locais, em cuja empreitada as redes de comunicao atuam como cadeias de fluxos contnuos de informao e de imagens, contribuindo assim para desenraizar o indivduo de seu ambiente cultural. c) A padronizao dos modelos de consumo graas a disseminao dos interesses da moda e do estilo de vida das metrpoles mais desenvolvidas economicamente ao redor do globo. d) A dissoluo dos mercados nacionais por intermdio da dissoluo das fronteiras internacionais, no que a revoluo

b) I e III

c) I e IV d) III e IV

18. Em nossa sociedade o tempo no pode ser considerado livre, exceto:


a) Quando estamos no cinema comendo pipoca e assistindo um bom filme. b) Quando estamos em casa vendo a televiso. c) Quando as crianas esto brincando juntas. d) Quando aposentados se dirigem para um estabelecimento onde acontecem bingos eletrnicos.

RELIGIO 11. Analise a imagem abaixo:

19. Atravs dos estudos sobre as formaes espaciais do campo e da cidade, constatamos que a sociedade moderna se insere no espao, seja no campo ou na cidade, determinada pela lgica do mercado, cujo objetivo o lucro, a reproduo do dinheiro, enfim, do capital. DECLARE verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmaes: ( ) Na antiguidade a cidade surge totalmente integrada ao campo: o campo como lugar de realizaes, centro de atraes, do saber, das comunicaes, onde se concentravam as atividades polticas e culturais, a cidade vinha ento a ser lugar de produo. ( ) Com a industrializao a cidade passa a ser o lugar da produo agrcola, das tradies e do folclore. ( ) Com a industrializao teve inicio a urbanizao da sociedade, as relaes sociais so modificadas, contudo, tanto o campo quanto a cidade assumem o mesmo papel na produo de riquezas. ( ) Na metade do sculo XX, houve uma reviravolta na vida campesina. Com a mecanizao da produo agrcola a mo-deobra das famlias camponesas foi cada vez mais requisitada, o que provocou um aumento das populaes rurais ao redor do planeta. ( )Os pequenos agricultores descapitalizados e sem condies de disputar com os grandes produtores, por ocasio da mecanizao e incremento da produo agrcola, abandonavam o campo de forma massiva. ( ) As cidades brasileiras pouco sofrem com a chegada dos campesinos, que em sua maioria assentam-se em reas de comunidades quilombolas e indgenas onde promovem conflitos e instalam-se em favelas. Indique a ordem correta de preenchimento: a) F-F-F-V-F-F c) V-F-F-F-F-V b) V-F-F-F-F-F-F d) F-F-F-F-V-F
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences

A imagem acima faz uma critica a respeito da: a) Diversidade cultura avalia as vrias formas de cultura do mundo. b) Cultura que cada vez mais esta sendo distorcido os seus valores. c) A religiosidade brasileira. d) Ao consumismo que a capacidade humana de transformar a natureza. 12. O conjunto de manifestaes artsticas, sociais, lingusticas e comportamentais de um povo ou civilizao. Portanto, fazem parte de um povo as seguintes atividades e manifestaes: msica, teatro, rituais religiosos, lngua falada e escrita, mitos, hbitos alimentares, danas, arquitetura, invenes, pensamentos, formas de organizao social, etc Podemos afirmar sobre o texto acima que a definio de: a) Coexistncia b) Ensino religioso c) Cultura d) Consumismo 13. Complete o texto abaixo com as palavras que esto dentro do retngulo:

Etnias, cultura, religiosidade, pluralidade religiosa, a religio. Na formao do povo brasileiro encontram-se elementos que caracterizam a ____________. Contudo, ___________ e a ____________ apresentam-se como um trao culturais mais marcantes. O Brasil, formado pelo conjunto das diversas ____________, registra a presena e a manifestao de uma ______________.
a) Religiosidade, pluralidade religiosa, a

14. Das alternativas abaixo,marque a que apresenta os principais elementos constitutivos da religio. a) Cerimnias, dogmas, f, doutrina e comunidade. b) Ritos, tica, comunidade, relao Eu-tu e doutrina. c) Templo, crena, tica, sacrifcios e ritos. d) Dogmas, tica, dzimo, comunidade e leis. 15. Uma tradio religiosa se manifesta atravs de atitudes, gestos e aes que constituem o conjunto daquilo que podemos chamar de: a) b) c) d) tempo sagrado. espaos sagrados. sacralizao e consagrao. manifestaes religiosas.

religio, Etnias, cultura. b) Etnias, Cultura, religio, a religiosidade, pluralidade religiosa. c) Pluralidade religiosa, a religio, religiosidade, Etnias, cultura. d) Cultura, religio, a religiosidade, etnias, pluralidade religiosa.

Anda mungkin juga menyukai