Anda di halaman 1dari 2

Lista de Exerccios Matrizes Algoritmos e Programao Professora Suzan kelly Borges Piovesan

1 Escrever um algoritmo que l uma matriz 6 por 6 e um valor e multiplica a matriz pelo 2 3 4 5 6 7 8

10

11

valor e coloca o resultado na prpria matriz. Faa um programa que l uma matriz 4 X 3 e l um valor e mostra todas as posies da matriz onde existem elementos iguais ao valor dado. Faa um programa que l uma matriz 2X 5 e escreve na tela todos os elementos pares. Faa um programa que l uma matriz 4X4 e escreve na tela todos os elementos da diagonal principal. (tem ndice igual para linha e coluna 00,11,22,33) . Escrever um algoritmo que l duas matrizes, 4 por 6 e cria uma terceira matriz, que seja a soma das duas primeiras, e uma quarta, que seja a diferena entre a primeira e a segunda. Mostrar as matrizes lidas e calculadas. Ler uma matriz A com 15 linhas e 15 colunas. Apresentar o somatrio dos elementos pares situados na diagonal principal da referida matriz. Ler uma matriz A com 5 linhas e 5 colunas. Apresentar o somatrio dos elementos situados nas posies de linha e coluna mpares da diagonal principal (A[1,1], A[3,3], A[5,5]) da referida matriz. Ler uma matriz A com 4 linhas e 5 colunas, armazenando nessa matriz os valores das temperaturas em graus Celsius. Construir uma matriz B de mesma dimenso, sendo que cada elemento da matriz B dever ser o valor da temperatura em graus Fahrenheit de cada elemento correspondente da matriz A. Apresentar ao final a matriz A e B. Ler uma matriz A com 5 linhas e 5 colunas. Construir uma matriz B de mesma dimenso, sendo que cada elemento da matriz B dever ser o dobro de cada elemento correspondente da matriz A, com exceo para os valores situados na diagonal principal (posies B [1,1], B[2,2], B[3,3], B[4,4] e B[5,5]) os quais devero ser o triplo de cada elemento correspondente da matriz A. Apresentar ao final a matriz B. Ler uma matriz A com 6 linhas e 5 colunas. Construir uma matriz B de mesma dimenso, que dever ser formada do seguinte modo: para cada elemento par da matriz A dever ser somado 5 e para cada elemento mpar da matriz A dever ser subtrado 4. Apresentar ao final as matrizes A e B. Escrever um algoritmo que l uma matriz 5 por 5 e calcula as somas: dos elementos da 4 linha da matriz e mostra dos elementos da 2 coluna da matriz e mostra dos elementos da diagonal principal e mostra de todos os elementos da matriz e escreve.

12 Ler 20 elementos para uma matriz qualquer, considerando que ela tenha o tamanho de 4
linhas por 5 colunas, em seguida enviar para uma funo que cria uma segunda matriz que a transposta da primeira. Apresentar a matriz transposta.

13 Ler uma matriz A com 5 linhas e 4 colunas. Construa uma matriz B de mesma dimenso,

onde cada elemento da matriz B dever ser o fatorial de cada elemento correspondente da matriz A. Apresentar ao final as matrizes A e B. 14 Escrever um algoritmo que l uma matriz 6 por 3 e divide todos os elementos pelo valor do maior elemento da matriz. Mostrar a matriz lida e a matriz modificada. 15 Ler duas matrizes A e B, cada uma com uma dimenso para 12 elementos. Construir uma matriz C de duas dimenses, sendo que a primeira coluna da matriz C dever ser formada pelos elementos da matriz A multiplicados por 2 e a segunda coluna dever ser formada pelos elementos da matriz B subtrados de 5. Apresentar a matriz C.

Anda mungkin juga menyukai