Anda di halaman 1dari 2

15/08/12

13 C O N IC da U N A E RP : C onfirmao dos Dados

Inscrio de trabalho para o


Etapa 3 de 4

CONFIRMAO DOS DADOS INFORMADOS


Por favor, verifique cuidadosamente os dados abaixo, leia o Termo de Concordncia de Participao no evento e, ao final, siga as instrues.

Dados do Trabalho
Tipo de apresentao do trabalho

Apresentao tipo Painel


Ttulo

PROPOSTA DE JOGO ELETRNICO PARA AUXILIO NO ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAO


A utor(es)

MORAES, B. O.; TOBASI, B. H.


Orientador(es)

LAFFRANCHI, M. M.
Instituio/Empresa de origem do(s) autor(es)

UNIFEB

muito difcil de assimilar certos assuntos quando no temos um contato direto com o material ensinado, por exemplo, na rea da programao, onde vrios assuntos so conceituais e de difcil abstrao por parte dos alunos, porm jogos fornecem ao jogador um mundo virtual, onde vrios conceitos podem ser abordados de forma visual, possibilitando com que muitos jogadores possam trabalhar em cima de um desafio a fim de resolv-lo de forma otimizada. De acordo com fontes pesquisadas, nosso crebro apenas ir se lembrar de episdios que nos impressionem e simplesmente ignorar situaes com pequenas mudanas. Aes cotidianas como ir para a sala de aula e assistir aulas, por muitos, aps certo perodo de tempo acabam por serem apagadas do nosso crebro, porm atravs de um jogo, possvel vivenciar vrios tipos de experincias. Jogos so timos ambientes para o aprendizado no apenas pela diverso e sim por exigirem tomadas de decises rpidas, objetivos segmentados e cooperao entre jogadores aumentando o trabalho em equipe. O objetivo principal a integrao do contedo de linguagem de programao com um jogo em que o jogador dever aprender a programar para passar de fase. O jogo foi desenvolvido na engine grfica Unity que possibilita a criao de jogos em um ambiente 3D e toda a programao foi feita utilizando a linguagem C#. Para aumentar a realidade do ambiente foi utilizada uma linguagem no fictcia, PHP, e com isso os algoritmos so executados em um servidor externo, fazendo com que todos os cdigos sejam checados em um ambiente real de programao. O jogo desenvolvido abordar todos os fundamentos da programao em um ambiente 3D com viso em primeira pessoa, aumentando a sensao de imerso do jogador. Foi lanada uma demonstrao do jogo, que pode ser adquirida pelo link [https://dl.dropbox.com/u/84014225/theGame.zip] com apenas uma fase onde ensina os fundamentos da programao para os jogadores, ao terminar esta primeira etapa vrios dados so enviados para um servidor para que seja checado o desempenho do jogador. Com esses dados ser possvel avaliar o desempenho do jogador com relao ao aprendizado na linguagem de programao.
A gncias de fomento

Resumo (conte ndo 2183 caracte re s)

Palavras-chave

jogo eletrnico, ensino/aprendizagem, linguagem de programao


Curso relacionado

Sistemas de Informao (noturno) Dados de Envio


w w w 5.unaerp.br/cccad/confirmacad.asp

15/08/12

13 C O N IC da U N A E RP : C onfirmao dos Dados

Nome (contato)

Bruno Ono de Moraes


E-mail

bruno.moraes@email.com
Telefone

(17) 3331-1644

TERMO DE CONCORDNCIA DE PARTICIPAO NO


1. C aso os dados do trabalho inform ados nos cam pos do form ulrio no e ste jam de acordo com as Instrue s de Pre e nchim e nto contidas no Form ulrio de Envio, autorizo(am os) a C om isso C ie ntfica do a ade qu-los de form a a garantir a padronizao pr -e stabe le cida para a publicao nos Anais do C ongre sso e na pgina de Pe squisa dos Trabalhos. 2. Estou(am os) cie nte (s) de que o trabalho e nviado se r avaliado pe la C om isso C ie ntfica do , que notificar via e -m ail poste riorm e nte , e m data a se r divulgada no site do e ve nto, o(s) autor(e s) do trabalho quanto ao se u pare ce r. 3. Estou(am os) cie nte (s) de que som e nte os trabalhos avaliados com o 'Ace itos', te ro os se us re spe ctivos pain is, autorizados a se re m e x postos e m local, data e horrio a se re m de sginados pe la C om isso C ie ntfica, be m com o a sua incluso dos se us dados no Anais do . Tam b m e stou(am os) cie nte (s) de que a C om isso O rganizadora re se rva-se no dire ito de no pe rm itir a fix ao de pain is que no e ste jam de acordo com as norm as e padre s por e la e stabe le cidos e divulgados no site do e ve nto. 4. C oncordo(am os) e m disponibilizar os dados inform ados nos cam pos: Ttulo, Autor(e s), Instituio de O rige m do(s) Autor(e s), O rie ntador(e s), R e sum o, Ag ncias de Fom e nto, Palavras-C have , C urso R e lacionado, Nom e (contato) e E-m ail, para divulgao na hom e page de Pe squisa aos Trabalhos inscritos. 5. Estou(am os) cie nte (s) de que a C om isso O rganizadora do utilizar o e -m ail com o form a de contato com os autore s dos trabalhos. Assim se ndo, confirm o(am os) que o e nde re o de e -m ail inform ado no cam po E-m ail do form ulrio de inscrio, e st digitado corre tam e nte e que o m e sm o e ncontra-se ativo/vlido no se u re spe ctivo dom nio/prove dor. Estou(am os) tam b m cie nte (s) de que a C om isso O rganizadora do e ve nto, no pode r se r re sponsabilizada por e ve ntuais proble m as que possam vir a ocorre r na m anute no da conta de e -m ail no prove dor/dom nio, que a im possibilite de contatar o(s) autor(e s). 6. Estou(am os) cie nte (s) de que , ao confirm ar o e nvio dos dados clicando no boto 'C onfirm ar os Dados' , e stare i(e m os) concordando com todos os ite ns constante s no pre se nte Te rm o de C oncordncia de Participao no .

Instrues: 1. Caso deseje retornar ao Formulrio de Inscrio e editar os dados e alter-los, clique no boto 'Alterar os Dados'. 2. Para efetivar o envio do trabalho e o aceite ao Termo de Concordncia de Participao no , clique no boto 'Confirmar os Dados'. Im portante: aps clicar em 'Confirmar os Dados' voc ser redirecionado para uma pgina onde constar o n de inscrio do trabalho. Caso esta pgina no seja exibida, a efetivao do cadastro no foi concluda com sucesso.
A teno: som e nte confirm e o e nvio de ste trabalho se e le foi re visado pe lo se u O rie ntador e tam b m , com a e x pre ssa autorizao de le .

Confirmar os Dados

Alterar os Dados

w w w 5.unaerp.br/cccad/confirmacad.asp

Anda mungkin juga menyukai