Anda di halaman 1dari 16

Direito Administrativo II

Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304 PONTOS QUE SERO ABORDADOS NA P2: A. QUESTES OBJETIVAS: 1. DESAPROPRIAO: Procedimento de direito pblico pelo qual o poder Pblico transfere para si a propriedade de terceiro, por razes de utilidade, de necessidade pblica, ou de interesse social, normalmente mediante o pagamento de justa e prvia indenizao. 65. A ao de desapropriao:

Segundo o professor Hely Lopes desapropriao transferncia compulsria de propriedade particular (ou pblica de entidade de grau inferior para o superior) para o Poder Pblico ou seus delegados, por utilidade ou necessidade pblica ou, ainda, por interesse social, mediante prvia e justa indenizao em dinheiro (CF, art. 5, XXIV), salvo as excees constitucionais de pagamento em ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, no caso de rea urbana no edificada, subutilizada ou no utilizada (CF, art. 182, 4, III), e de pagamento em ttulos da dvida agrria, no caso de reforma agrria, por interesse social (CF, art. 184)
(a) pode ser promovida por concessionrios de servio pblico.

A competncia para promover a desapropriao, providenciando todas as medidas e exercendo as atividades que culminaro na transferncia da propriedade, mais ampla, alcanando alm das entidades da Administrao direta e indireta, os agentes delegados do Poder Pblico, como os concessionrios e permissionrios.
(b) visa declarao de utilidade pblica ou interesse social.

Utilidade pblica, necessidade pblica e interesse social so pressupostos para a desapropriao.


(c) no pode recair sobre bens mveis.

Em regra, a desapropriao pode ter por objeto qualquer espcie de bem de valorao patrimonial. O bem desaproprivel pode ser mvel ou imvel, corpreo ou

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

incorpreo. Admite-se que a desapropriao incida sobre: o espao areo; o subsolo; as aes; quotas ou direitos de qualquer sociedade etc.

(d) no pode ser extinta pela aceitao do preo pelo expropriado.

Esta opo est errada por dois motivos ou porque o examinador falou em expropriado pensando em Expropriao (tambm denominada desapropriao confiscatria) o artigo 243 da Constituio Federal prev a expropriao de glebas em que sejam encontradas plantaes ou cultivos de plantas psicotrpicas de forma ilegal. Na expropriao no ocorrer o pagamento de qualquer indenizao, sendo este instituto uma exceo ao princpio da pessoalidade da pena que prev que no exceder da pessoa do apenado a pena cominada. Ou considerando que a desapropriao efetivada mediante um procedimento administrativo, na maioria das vezes, acompanhado de uma fase judicial. Esse procedimento tem incio com a fase administrativa, em que o Poder Pblico declara seu interesse na desapropriao e d incio s medidas visado transferncia do bem. Se houver acordo entre o Poder Pblico e o proprietrio do bem, o que raro, o procedimento esgota-se nessa fase.

52 - No que concerne interveno do Estado sobre a propriedade privada, correto afirmar que:

A interveno do Estado na propriedade pode ser entendida como a atividade estatal que tem por fim ajustar, conciliar o uso da propriedade particular com os interesses da coletividade. o Estado, na defesa do interesse pblico, condicionando o uso da propriedade particular.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
Servido administrativa
Ato singular com indivduo determinado Natureza Jurdica Direito real

Requisio
Ato singular com indivduo determinado Direito no real

Ocupao temporria
Ato singular com indivduo determinado Direito de Carter no real = requisio

Limitao Administrativa
Atos legislativos ou administrativos de carter geral

Tombamento
Ato singular com indivduo determinado

Desapropriao
Ato singular com indivduo determinado

Incidncia Bem imvel Bens mveis, imveis e servios Bem Imvel

Propriedades indeterminadas imveis, bens e atividades particulares Interesses pblicos abstratos (bemestar social, bons-costumes, segurana e sade da coletividade)

Bens mveis e imveis

Motivao Necessidade de realizao de obras e servios pblicos normais.

Interesse Pblico

Perigo pblico iminente

Proteger o patrimnio cultural brasileiro

Carter

Definitividade

transitoriedade

transitoriedade

Definitividade

Traisntrio durante o processo de tombamento. Com o trmino de processo assume o carter de Definitividade No h indenizao

Definitividade

Indenizao

Prvia e condicionada (se houver prejuzo)

Ulterior (somente se houver dano)

Varia de acordo com a modalidade, se for vinculada a desapropriao, haver dever indenizatrio, s haver se ocorrer prejuzo ao proprietrio Sim

No h indenizao.

Autoexecutoriedade

No

Sim

No

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304
Instituio Acordo ou sentena judicial Ato administrativo que independe de autorizao judicial Lei ou regulamento Poder de Polcia Processo Administrativo assegurado o contraditrio ao proprietrio

A - a requisio de bens mveis e fungveis impe obrigaes de carter geral a proprietrios indeterminados, em benefcio do interesse geral, no afetando o carter perptuo e irrevogvel do direito de propriedade.

Requisio o instrumento de interveno estatal mediante o qual, em situao de perigo pblico iminente, o Estado utiliza bens mveis, imveis ou servios particulares com indenizao ulterior, se houver dano. Segundo Hely Lopes, requisio a utilizao coativa de bens ou servios particulares pelo Poder Pblico por ato de execuo imediata e direta da autoridade requisitante e indenizao ulterior, para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitrias. No artigo 5, XXV da Constituio atual h previso expressa do instituto em comento. Objeto abrange bens mveis, imveis e srvios particulares. Numa situao de iminente perigo pblico (calamidade pblica, p.ex.), poder o Poder Pblico requisitar o uso de imvel particular, dos equipamentos e dos servios mdicos de determinado hospital privado etc.; A requisio instituto de natureza transitria sua extino dar-se- to logo desaparea a situao de perigo pblico iminente que justificou sua instituio.
B - o tombamento implica a instituio de direito real de natureza pblica, impondo ao proprietrio a obrigao de suportar um nus parcial sobre o imvel de sua propriedade, em benefcio de servios de interesse coletivo.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

A servido administrativa um nus real sobre determinada e especfica propriedade privada, mediante indenizao do Poder Pblico (se houver prejuzo para o proprietrio), para propiciar a execuo de algum servio pblico. Tombamento a modalidade de interveno na propriedade por meio da qual o Poder Pblico procura proteger o patrimnio cultural brasileiro.

C a servido administrativa afeta o carter absoluto do direito de propriedade, implicando limitao perptua do mesmo em benefcio do interesse coletivo.

Exemplos: A instalao de redes eltricas, de redes telefnicas e a implantao de gasodutos e oleodutos em reas privadas para execuo de servios pblicos; a colocao em prdios privados de placas e avisos para a populao, como nome de ruas; a colocao de ganchos em prdios para sustentar a rede eltrica, etc.

D - as limitaes administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polcia do Estado, gerando para os proprietrios obrigaes positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exerccio do direito de propriedade ao bem-estar social.

51 - A modalidade de interveno estatal que gera a transferncia da propriedade de seu dono para o Estado A - o tombamento. B - a desapropriao. C - a servido administrativa. D - a requisio. 49 - Assinale a opo correta acerca de desapropriao. A - A desapropriao indireta, forma legtima de interveno na propriedade, realizada por entidade da administrao indireta.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

Desapropriao indireta o fato administrativo por meio do qual o Estado se apropria de bem particular, sem observncia dos requisitos da declarao e da indenizao prvia.
B - Os bens pblicos no podem ser desapropriados.

Os bens pblicos podem ser objeto de desapropriao pelas entidades estatais superiores, desde que haja autorizao legislativa para o ato expropriatrio e seja observada a hierarquia poltica entre estas entidades. Assim a Unio pode desapropriar bens dos estados, dos municpios e do Distrito Federal; os estados podem desapropriar bens dos municpios; os bens da Unio no so passveis de expropriao; os municpios e o Distrito Federal no tm poder de desapropriar os bens das demais entidades federativas.
C - Em caso de desapropriao por interesse social para fim de reforma agrria, deve haver indenizao, necessariamente em dinheiro, das benfeitorias teis e das necessrias.

A desapropriao rural tem por fim transferir par a o Poder Pblico imvel qualificado como rural para fins de reforma agrria, ou qualquer outro fim compatvel com a poltica agrcola e fundiria, fundada no atendimento da funo social da propriedade (vide artigos 184 e 186 da CF). A competncia para a desapropriao rural por interesse social exclusiva da Unio, em razo de ser a matria rural de interesse nacional. No caso de desapropriao rural para fins de reforma agrria, a indenizao no segue a regra geral prevista no art. 5, XXIV, da CF, que somente aplicvel aos casos de desapropriao por utilidade pblica e interesse social de modo geral. Como regra, temos que a indenizao na desapropriao rural para fins de reforma agrria dever ser prvia e justa, mas no em dinheiro e sim em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei. Porm, as benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro.
D - A desapropriao de imveis urbanos pode ser feita mediante prvia e justa indenizao, permitindo-se administrao, caso haja autorizao legislativa do Senado Federal, pag-la com ttulos da dvida pblica.

Art. 182, 4 da CF: facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

no utilizado que promova seu adequado aproveitamento sob pena sucessivamente de: ... III - desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais.
57 - Carlos, morador de Ouro Preto MG, proprietrio de casaro cujo valor histrico foi reconhecido pelo poder pblico. Aps regular procedimento, o bem foi tombado pela Unio, e Carlos, contrariado com o tombamento, decidiu mudarse da cidade e alienar o imvel. Na situao hipottica apresentada, Carlos A - pode alienar o bem, desde que o oferea, pelo mesmo preo, Unio, bem como ao estado de Minas Gerais e ao municpio de Ouro Preto, a fim de que possam exercer o direito de preferncia da compra do bem.

No caso de alienao do bem tombado, o Poder Pblico tem direito de preferncia: antes de alienar o bem tombado, deve o proprietrio notificar a Unio, o Estado e o Municpio onde se situe, para exercerem, dentro de trinta dias, seus direito de preferncia; caso no seja observado o direito de preferncia, ser nula a alienao, ficando autorizado o Poder Pblico a seqestrar o bem e impor ao proprietrio e adquirente multa de 20% (vinte por cento) do valor do contrato.
B - no pode alienar o bem, visto que, a partir do tombamento, o casaro tornou-se bem inalienvel. C - pode alienar o bem livremente, sem qualquer comunicao prvia ao poder pblico. D - somente pode alienar o bem para a Unio, instituidora do tombamento. 55 - Acerca da interveno do Estado na propriedade, assinale a opo correta. A) A ocupao temporria no pode incidir sobre bens imveis. B) A servido administrativa um direito pessoal. C) No tombamento, modalidade de interveno restritiva da propriedade, no h mudana de propriedade. D) O direito de preempo municipal, por meio do qual se assegura ao municpio preferncia para aquisio do imvel urbano objeto de alienao onerosa entre particulares, no exemplo de limitao administrativa.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

Rio de Janeiro, 28 de 05 de 2010. __ aula.


SERVIDO NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: O decreto lei 3365/41 regula este ato. Na servido administrativa alguns atributos do direito de propriedade so partilhados com terceiros esta certido consubstancia um nus real de uso institudo pela Administrao para atendimento de interesse pblico mediante indenizao dos prejuzos suportados. Esta servido poder impor uma obrigao de faze. Seu fundamento declarado por necessidade pblica, utilidade pblica ou interesse social por ato declaratrio, por acordo ou sentena judicial. TOMBAMENTO a forma de interveno que tem por objetivo a proteo do patrimnio histrico e artstico determinando a sua inscrio nos chamados livros de tombo passando a ser considerado bem de interesse pblico. sempre uma restrio parcial no impedindo ao particular o exerccio de certos direitos inerentes ao domnio por isso em regra no d direito indenizao. O tombamento pode atingir bens de natureza mvel ou imvel, material ou imaterial, pblico ou privado at mesmo paisagens. O rgo controlador desta espcie de interveno o IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico Artstico Nacional) .

2. CONTRATAO DIRETA:

Ver artigos 25 e 26 da Lei 8666.


66 - A inexigibilidade da licitao A - reduz-se s hipteses exaustivamente previstas em lei. B - decorre da inviabilidade de competio verificada no caso concreto. C - no admitida no direito brasileiro. D - no exige justificativa e ratificao

3. INDENIZAO RESPONSABILIDADE CIVIL TEORIAS CONTRATUAIS: FATO DO PRINCIPE (GERAL) X FATO DA ADMINISTRAO 83 - Empresa pblica de transporte coletivo firmou contrato com rede de distribuio de combustveis para que, pelo prazo de 24 meses, fornecesse gs

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304 natural veicular para sua frota de nibus, pagando, por metro cbico de gs, o valor mdio cobrado pelo mercado segundo levantamento feito pela ANP. No nono ms de vigncia do contrato, o principal fornecedor de gs ao Brasil teve de suspender o fornecimento do produto devido a graves problemas poltico-sociais internos. A contratada se v impossibilitada de cumprir a avena nos termos pactuados. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. A - Aplica-se ao caso a teoria da impreviso. B - A empresa fornecedora de combustveis ter de ressarcir a empresa pblica pelos prejuzos causados pela paralisao de sua frota por fora da clusula rebus sic stantibus. C - A contratada no dever arcar com qualquer nus pelo inadimplemento do contrato por se tratar de fato do prncipe. D - A empresa pblica poder buscar reparao financeira junto Corte Interamericana de Direito OEA. 51 - Referentemente aos contratos administrativos, assinale a opo correta. A - A presena da administrao pblica na relao contratual suficiente para se qualificarem avenas no contrato administrativo.

Contrato administrativo seria o ajuste firmado pela administrao pblica, agindo nesta qualidade, com particulares, ou com outras entidades administrativas, nos termos estipulados pela prpria administrao pblica contratante, em conformidade com o interesse pblico, sob regncia predominante do interesse pblico. Contrato da administrao seria o ajuste firmado entre a administrao pblica e particulares, no qual a administrao pblica no figura na qualidade de poder pblico, sendo tal ajuste, por isso, regido predominantemente pelo direito privado.
B - O princpio da continuidade do servio pblico impede que o contratado suspenda, sob a alegao de falta de pagamento, o servio que presta administrao pblica. C - As clusulas exorbitantes possibilitam administrao pblica alterar unilateralmente o contrato administrativo, exceto no que se refere manuteno do equilbrio econmico-financeiro. as clusulas econmico-financeiras. D - A modificao da finalidade da empresa contratada pela administrao para prestao de servios implica automtica resciso do contrato administrativo.ES 55 - O governo de um estado contratou determinada empresa para a construo da sede de uma das suas secretarias. A obra tinha prazo definido para o incio,

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304 porm a empresa no pde comear o servio dentro do prazo estipulado em contrato porque a administrao pblica no entregou, em tempo hbil, o local da obra, tampouco expediu as ordens de servio necessrias, o que impediu que a empresa iniciasse a obra no prazo previsto, descumprindo, portanto, clusula contratual. Considerando a situao hipottica apresentada, correto afirmar que, apesar do descumprimento do prazo, a empresa contratada est isenta de sanes administrativas, de acordo com a hiptese de:

Teoria de impreviso Caracteriza o inadimplemento do contrato administrativo o descumprimento total ou parcial de suas clusulas por qualquer das partes, administrao pblica ou contratado.
A - fato do prncipe. B - fato da administrao. C - lea econmica. D - lea ordinria ou empresarial.

4. MODALIDADES DE LICITAO: 50 - As modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993 no incluem A - prego. B - concurso. C - leilo. D - tomada de preos.
Art. 22. Da Lei 8666/93 So modalidades de licitao: I - concorrncia; II - tomada de preos; III - convite; IV - concurso;

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304
V - leilo.

53 - Com base nas modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens abaixo. I - Leilo a modalidade de licitao realizada entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. No cabvel, entretanto, para bens semoventes e bens imveis. , ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19... II Concorrncia a modalidade de licitao que permite a participao de interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para a execuo de seu objeto. III Convite a modalidade de licitao entre, no mnimo, trs interessados do ramo, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade e da qual podem participar tambm aqueles que, mesmo no estando cadastrados, manifestem seu interesse com antecedncia de at 48 de 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. IV Tomada de preos a modalidade de licitao realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Esto certos apenas os itens A - I e II. B - I e III. C - II e IV. D - III e IV. 5. FORMAS DE INTERVENO DO ESTADO: Vide item 1. 67 - As limitaes administrativas A - conferem sempre direito indenizao. B - tm carter individualizado sobre determinado imvel.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304 C - tm efeito geral e, em regra, no geram direito a indenizao. D - s podem ser institudas por sentena,

6. MODALIDADES DE LICITAO

7. BENS PBLICOS: 49 - Acerca das espcies de bens pblicos, assinale a opo correta. A - As correntes de gua que banhem mais de um estado so bens da Unio. B - Os terrenos de marinha acrescidos pertencem ao primeiro ente federado que os descobrir. C - So bens da Unio os recursos naturais da plataforma continental, sendo esta medida a partir da costa at o limite de 12 milhas martimas. D - As terras devolutas so bens exclusivos da Unio.

B. DISCURSIVAS: 1. TEORIAS CONTRATUAIS. 2. TEORIAS CONTRATUAIS

Rio de Janeiro, 19 de 05 de 2010. ___ aula. UNIDADE V CONTRATOS Lei 8987/95 (Concesso) Art. 35 extino do contrato Lei 11.070/2004 (Lei da parceria pblico-privada PPP) todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da administrao e particulares, em que haja um acordo de vontade para a formao de um vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas. A administrao pode celebrar contratos em regimes diferenciados, ou seja, pblico ou privados. Contrato administrativo espcie do gnero contrato da administrao, e que obedece o regime jurdico de direito pblico, com incidncia de norma derrogatria de

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

direito comum em prol do interesse pblico sobre o privado com a presena de clusula exorbitante como regra. Caractersticas genricas da Teoria Geral dos Contratos Consensualidade; Formalidade; Onerosidade; Comutatividade; Intuito personae; Bilateralidade. CARACTERSTICAS ESPECFICAS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS A participao do Poder Pblico como parte; A finalidade a consecuo do Interesse Pblico; A obedincia; A presena de clusula exorbitante (baseada na Supremacia do Direito Pblico sobre o privado) Clusulas Exorbitantes Nos contratos administrativos reconhece-se privilgios, ou seja, deveres-poderes como art. 58 da Lei 8666/93 podendo haver a modificao da execuo dos contratos, o acompanhamento do processo, a imposio de sanes estipuladas e de natureza unilateral.

Rio de Janeiro, 21 de 05 de 2010. ___ aula. TEORIAS FORMADORAS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1 - Teoria da mutabilidade ou rebus sic stantibus Esta teoria adveio do Direito Romano e perdurou durante sculos, tendo em vista os modelos estatais enfraquecidos quando comparados com a organizao poltica atual, sendo assim, os contratos realizados por este Estado tinham pouco poder coercitivo. Segundo esta espcie, qualquer evento ordinrio ou extraordinrio, poderia ser suficiente para modificar as clausulas contratuais para manuteno da equao econmico financeira.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

Perdurou at o sc. XVIII com a aplicao da teoria da imutabilidade (pacta sunt servanda), do Cdigo de Napoleo. 2 Teoria da imutabilidade Segundo esta teoria presente nas relaes negociais do sc. XVIII, qualquer das alias, mesmo as extraordinrias, seriam insuficientes como razo para modificao do contrato, mesmo que levasse runa qualquer dos contratantes. 3 Teoria da impreviso Esta teoria, contemporaneamente, aplicada na maioria dos pases do mundo e trata da possibilidade da modificao do contrato quando houver alias extraordinrias, ou seja, caso fortuito, fora maior ou fato do prncipe. Fatos previsveis no momento da assinatura do contrato, mesmo que ocorram ao longo os efeitos do pacto devero ser suportados. Fato do prncipe a circunstancia extraordinria ensejadora de alterao contratual e alm disso com a possibilidade de indenizao ao particular por ter sido este evento produzido pelo Estado. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS EM ESPCIES 1 Contrato de Servios 2 Contratos de fornecimento 3 Contratos de obras pblicas Obs.: nestas espcies o Estado contrata uma empresa ganhadora da licitao para executar o objeto do contrato, contudo, em nome do prprio Estado. 4 Contrato de atribuio Neste contrato, o Estado nada ganha, da sua natureza especial, como por exemplo um contrato de uso especial realizado pela Adm. e uma Fundao privada que efetua pesquisas em determinada ilha. 5 Contrato de colaborao Esta espcie expressa a vontade do particular em contratar com a Adm. sem que tenha interesse econmico, motivado apenas pelo sentimento patriota. 6 Contrato de gerenciamento Esta espcie tem como objeto a gesto administrativa de determinada entidade pblica por um particular normalmente aquela que tem como objeto a exteriorizao de um servio de utilidade pblica. Sendo controverso quanto entidades que executam servios essenciais, como nos casos de gerenciamento de hospitais.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

7 Contrato de gesto o ator do negocial que objetiva traar um plano de procedimento, metas determinadas, objetivos gerais e especficos e aporte de natureza financeira para execuo de um servio determinado, tal como ocorre com as agncias reguladoras que antes eram simples autarquias ou fundaes. Ex.: ANATEL, ANAC, ANAEL, ANA, ANS... 8 Contrato de Concesso Este negcio jurdico tem como objeto a realizao de uma obra, servio ou uso por uma empresa ganhadora da licitao que s poder ser a concorrncia, executando por sua prpria conta e riscos. Tem em seu edital as normas definidoras do seu procedimento, tratando do objeto e da espcie de critrio a ser utilizado. A Lei 8987/95 a lei das concesses e traz caractersticas especiais para a concorrncia divergentes lei 8666/93, tais como: lances verbais, a classificao antes da habilitao e a insero de um novo critrio ou da menor tarifa cobrada ao usurio. Embora a responsabilidade civil do negcio seja da concessionria, esta poder solicitar ao Estado, ressarcimento atravs de ao de regresso quando este for ocupado. Para a concesso, necessria autorizao da legislao especfica. A concorrncia a nica espcie de licitao possvel neste procedimento. A lei 11.079/04 trouxe a chamada concesso especial baseada na parceria pblico privada (PPP), inserindo uma srie de inovaes. FORMAS DE EXTINO DO CONTRATO (conf. Art. 35 Lei 8997/95) I Advento do termo contratual a data final do contrato. II Encampao Quando a ADM. extinguir, unilateralmente, o contrato por razes de interesse pblico, devendo indenizar o particular. III Caducidade Quando a empresa descumprir clusula contratual, devendo esta indenizar a Adm. IV Resciso Pode ser consensual, por via judicial ou d pleno direito, ou seja, quando houver circunstancias que impossibilitem o cumprimento dos negcios. V - Anulao Quando presente, vcio insanvel. VI Falncia ou extino da empresa.

Direito Administrativo II
Professor Cludio Cupertino / e-mail: ccuper@ig.com.br Marcia da Costa Motta / matrcula 31071290 / Celular: 8108-7304

Contrato de concesso esse negcio jurdico tem como objeto a realizao de uma obra servio ou uso uma empresa ganhadora da licitao (vide art. 175 da CRFB) que s poder ser da modalidade concorrncia executando por sua conta e risco. Tem em seu edital as normas definidoras do seu procedimento tratando do objeto da espcie de critrio a ser utilizado. A lei 8987/95 a Lei das Concesses e traz caractersticas pessoais para a concorrncia divergente a Lei 8666/93 (vide art. 115 da Lei 8666/93) como lances verbais a classificao antes da habilitao e insero de um novo critrio, o de menor tarifa cobrada do usurio. Embora a resposta do negcio civil seja da concessionria, esta poder solicitar ao Estado ressarcimento atravs de ao de regresso, quando este for culpado. Para a concesso necessria a autorizao. A concorrncia a nica espcie de licitao possvel nesse procedimento. A Lei 11.079/04 trouxe a chamada concesso especial baseada na parceria pblico-privada (PPP) inserindo uma srie de inovaes.

Anda mungkin juga menyukai