Anda di halaman 1dari 2

IDENTIFICAO DE NORMAS TCNICAS

QUALIDADE E NORMALIZAO Para as organizaes do mundo atual, questes relacionadas com a qualidade tm sido vitais no que diz respeito ao planejamento estratgico com vistas melhoria contnua, comercializao e lucro.

NORMAS ISO A International Organization for Standardization uma federao internacional formada por organismos de normalizao nacionais de diversos pases do mundo. uma organizao no governamental, que foi estabelecida em 1947, com sede em Genebra, na Sua.

ISO 9000 Um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto materiais, produtos, processos e servios.

FAMLIA ISO 9000 ABNT NBR ISO 9000:2005: Descreve os fundamentos de sistemas de gesto da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. ABNT NBR ISO 9001:2008: Especifica requisitos para um Sistema de Gesto da Qualidade, onde uma organizao precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicveis, e objetiva aumentar a satisfao do cliente. ABNT NBR ISO 9004:2010: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficcia como a eficincia do sistema de gesto da qualidade. O objetivo desta norma melhorar o desempenho da organizao e a satisfao dos clientes e das outras partes interessadas. Segundo a norma ABNT NBR ISO 9000:2005, oito princpios de gesto da qualidade foram identificados: Foco no cliente: organizaes dependem de seus clientes e, portanto, recomendvel que atendam as necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas, Liderana: lderes estabelecem a unidade de propsito e o rumo da organizao. Convm que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propsito de atingir os objetivos da organizao.

Envolvimento de pessoas: pessoas de todos os nveis so a essncia da organizao, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefcio da organizao. Abordagem de processo: um resultado desejado alcanado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados so gerenciados como um processo. Abordagem sistmica para gesto: identificar, entender e gerenciar os processos interrelacionados como um sistema contribui para a eficcia e eficincia da organizao no sentido desta atingir os seus objetivos. Melhoria contnua: convm que a melhoria contnua do desempenho global da organizao seja seu objetivo permanente. Abordagem factual para tomada de deciso: decises eficazes so baseadas na anlise de dados e informaes. Benefcios: mtuos nas relaes com os fornecedores: uma organizao e seus fornecedores so interdependentes, uma relao de benefcios mtuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.

Um produto, entendido como o resultado de um sistema empresarial, seja tangvel como os produtos em si (um bem), ou intangvel como os servios, apresenta caractersticas que devem ser compatveis com os requisitos dos clientes. Essas caractersticas so bastante amplas. Basicamente, podem ser definidas em trs tipos: qualidade em si (intrnseca), preo e atendimento. De fato, os clientes, ao adquirir qualquer produto, esperam ter suas necessidades atendidas ao menor custo e com um adequado servio ou atendimento (local certo, forma certa, prazo certo e cordialidade). Qualidade representa um atributo de produtos e servios que atendem s necessidades de quem os usa. Gesto da qualidade significa um modo de organizao das empresas para sempre garantir produtos com qualidade, buscando a satisfao das pessoas envolvidas com a empresa, sejam clientes, donos, colaboradores, fornecedores ou a prpria comunidade. Significa uma filosofia administrativa, um modo de gesto, definindo uma organizao para uso dos recursos de forma adequada, sejam materiais, financeiros e materiais, visando a agregar valor ao produto. Qualidade total representa um meio para as empresas atingirem seus objetivos.

Anda mungkin juga menyukai