Anda di halaman 1dari 3

Publicado no jornal Democrata, So Jos do Rio Pardo, edio de 19/8

Lcia Vito quer mudanas na Semana Euclidiana. E agora?


"Na verdade somei mais fracassos que vitrias em minhas lutas, mas isso no importa... Horrvel seria ter ficado ao lado dos que nos venceram nessas batalhas" (Darcy Ribeiro em O Brasil como Problema)

Um plano maquiavlico estaria em curso na Casa de Cultura Euclides da Cunha para modificar, daqui para frente, a histria da Semana Euclidiana. No se trata de alteraes na estrutura do movimento, de modificaes nas datas ou coisas parecidas. mais que isso: Lcia Vito decidiu que os valores que fizeram a histria da Semana Euclidiana chegar aos 100 anos estariam desgastados e podem ser descartados para dar lugar a outros. Basta verificar que as homenagens da Casa, neste centenrio, so para nomes de relativa importncia, mas desconhecidos do pblico rio-pardense. Ela quer liquidar os valores locais, j mortos. Foi o que entendi de sua fala nas solenidades da conferncia Oficial dia 14 de agosto no Centro Cultural talo Brasileiro. Lcia Vito, a Diretora de Cultura, no falou sobre os problemas que sua atitude (ou de seu grupo?) podero causar a um evento que, em outras pocas, serviu para colocar So Jos do Rio Pardo no mapa. Descontando a ousadia desse plano, comea a fazer sentido o fato da Diretora de Cultura esquecer-se que o Dr. Oswaldo Galotti e o mestre Herslio ngelo significam para as tradies culturais da cidade. O criador da Semana Euclidiana foi, simplesmente, banido da programao. dificlimo seguir as pegadas do mdico na organizao de um programa da Semana Euclidiana, mas no por isso que a cidade deva se desvencilhar dele. Seria mais inteligente e conveniente livrar-se da pessoa que quer as modificaes... Fatos dessa natureza enfrentam a realidade e s com muito esforo a Lcia Vito vai conseguir sua inteno de comear nova era para o euclidianismo local. Mesmo porque seu apogeu pode estar perto do fim. No desfile, por exemplo, a APAE prestou sua homenagem ao Dr. Oswaldo Galotti, mostrando-o populao em seu carro alegrico. Durante a Conferncia Oficial, o professor Mrcio Jos Lauria traou rasgados elogios ao mdico sanando a proposta da Casa Euclidiana para com o criador da Semana Euclidiana nos idos de 1938. Os nomes que a Lcia Vito est homenageando no foram citados, pelo que sei, por ningum. Mas no foi s de Galotti que Lcia Vito fez questo de esquecer. Ela tambm no tomou conhecimento, de acordo com a programao oficial, do mestre Herslio ngelo, um cone da cultura euclidiana em So Jos do Rio Pardo. A Diretora de Cultura, Lcia Vito no conseguiu, ainda, perceber que o movimento euclidiano s chegou aos 100 anos porque muita gente trabalhou muitssimo para isso. A seriedade, a dedicao e a nobreza dessas pessoas, todas arroladas na conferncia do professor Mrcio Jos Lauria, foram os grandes responsveis por essa extensa caminhada de 100 anos. Qualquer pessoa minimamente informada reconheceria esse fato e cuidaria melhor desses protagonistas. O carinho a esses professores

resumiu-se na entrega de uma medalha em solenidade cansativa dia 14, no Centro Cultural. Achei pouco. Algum j pensou se a Casa de Cultura pedisse s escolas que representassem cada um desses professores durante o desfile, incentivando, atravs de um concurso bem premiado, os alunos a pesquisarem sobre suas vidas (dos mestres) para mostrar ao povo de So Jos do Rio Pardo valores a serem reconhecidos e seguidos? Imaginaram o comrcio local, expondo em suas vitrines fotos deles com um verbete explicativo sobre sua colaborao para a cultura local? Acredito que os riopardenses viveriam mais intensamente o momento do centenrio do movimento nesta SE. Ao invs desse resgate da importncia da cultura e de seus protagonistas, o centenrio do movimento euclidiano procurou desmerecer quem o criou, sustentou e fez sua histria. Tudo na SE deste ano deveria girar em torno dessas pessoas. Repito: tudo; o desfile, o Ciclo de Estudos, os recitais, exposies, jogos, etc. Seria esse o tema da SE. Seria essa a forma de fazer justia. O orador oficial, Mrcio Jos Lauria, que ocupa essa Tribuna pela terceira vez, como salientou seu apresentador, Paulo Herculano, alm da intimidade estimulada por anos a fio com as mais diversas situaes relacionadas ao euclidianismo, de seu conhecimento e envolvimento com a causa, fez exatamente assim, relacionou e falou desses mestres em sua orao, exaltando-os. Acredito que, enquanto a Lcia Vito estiver frente da Casa de Cultura Euclides da Cunha ficar difcil uma proposta que abrigue os reais interesses do euclidianismo na cidade. E esse fato recair sobre a gesto de Joo Cunha que quer voltar ao cargo, ano que vem.

MUDANAS 1 - Lcia Vito quer mudanas nos rumos do euclidianismo em So Jos do Rio Pardo. Dia 14, aps a conferncia oficial foram entregues medalhas a pessoas e entidades que, de alguma forma, estariam vinculadas ao euclidianismo em So Jos do Rio Pardo. Foram tantas que registro comentrio de quem estava prximo de mim naquele momento: "est havendo uma banalizao nesta outorga". E a coisa no fica por a. Segundo Vito, as entregas continuaro at o final do ano. Preparem-se. MUDANA 2 - No sei por que carga d'gua fui um desses agraciados. Lcia Vito, a que quer mudanas no euclidianismo, disse que foi pelo meu trabalho frente da Casa de Cultura Euclides da Cunha. De fato trabalhei l em trs gestes alternadas, somando 14 anos de servio. Uma delas teve o mandato ampliado de 4 para 6 anos. Estranhei porque o diretor da Casa remunerado com dinheiro pblico, deve trabalhar pelo menos 8 horas por dia e est l para cumprir sua obrigao. Portanto, no precisa de comendas, elogios ou que tais. Fui um dos primeiros a ser chamado para receber a tal honraria mesmo sem saber exatamente o que aconteceria naquele momento. No recebi convite formal para ser "homenageado" com a tal medalha. As coincidncias no existem mas, digamos que por coincidncia, quem me entregou a medalha foi a diretora de cultura, Lcia Vito. Enquanto eu pensava na ironia que significava aquele momento percebi imediatamente a inteno da Lcia Vito, que quer mudar os rumos do euclidianismo em So Jos do Rio Pardo. Depois de segredar em meu ouvido que reconhecia meu trabalho, o que quase me furou os tmpanos, a diretora que quer mudar os rumos do euclidianismo em So Jos do Rio Pardo entregou-me uma medalha sem o Diploma que, afinal, o que justificaria a homenagem. Sabia que tudo aquilo era mentira e no passava de um plano, uma blasfmia. No me choquei muito porque conheo h tempo as deficincias da Lcia Vitto. Mas me dou ao direito de no conviver com desaforos. Falei o que tinha que falar, lembrei-me de quem quis homenagear (Dr. Oswaldo Galotti, Herslio ngelo e Dr. Agripino Ribeiro da Silva) e voltei ao meu lugar. Valeu. Enquanto a demorada entrega se processava fiz reflexes sobre aquele abuso, indelicado e sem motivos, que me deixou constrangido. No pedi para ser "homenageado" e, portanto, tenho o direito de indignar-me contra a falta de escrpulos. Aos poucos fui transformando meu constrangimento em d daquela figura dominadora e ao mesmo tempo solitria que precisa de aparatos como esse para poder viver. E essa figura que quer mudanas no movimento euclidiano!!! E foi com esse pensamento que resolvi a questo: deixei a medalha sobre uma cmoda ou coisa parecida perto da porta que d entrada para cozinha do CCIB e fui para casa. Um desprezo que transportei de maneira significativa para a atitude da pobre Lcia Vito.

MUDANA 3 - Meus espantos no pararam a. De repente, ouvi o nome do Dr. Oswaldo Galotti ser anunciado para receber a tal medalha. E o "representante" da famlia, filho de um irmo do Dr. Galotti foi chamado frente. Tratava-se de Manoel Francisco um primo que se afastou da famlia e passou a viver longe de todos e de quem no temos notcias. Nem de leve o Manoelzinho (como o chamvamos h 50 ou 60 anos) deve representar a famlia Galotti, mesmo sendo um deles. Aqui em So Jos do Rio Pardo h outros parentes que representariam melhor nosso modo de viver, nossas paixes, gostos, aflies, objetivos, nossa unio e valores. Percebi que aquele convite ao Manoelzinho seria mais uma afronta da Lcia Vitto ao Dr. Galotti. O Manoelzinho com certeza no nos representa, mas deve representar a maldade da Lcia Vito. Os dois se merecem, se entendem e se completam, com certeza. Usar o euclidianismo para afagar esse tipo de comportamento o fim da picada. Ser que as mudanas que Vitto est propondo so para dar guarida a coisas desse tipo? MUDANA 4 - Uma das mudanas que o movimento est experimentando a fartura de dinheiro gasto com atividades consideradas como euclidianas. Segundo Vitto, devero ser utilizados perto de 130 mil reais. No meu tempo, seria dinheiro suficiente para fazer duas semanas euclidianas melhores que a deste ano. No ano passado, a Cmara solicitou um balancete demonstrando o que foi gasto durante o perodo de 9 a 15 de agosto de 2011. O documento enviado ao legislativo pelo Marlon Callegari da Silva foi mais genrico que detalhista e no permitiu que se soubesse quanto foi gasto com cada maratonista. A dvida era que o dinheiro estaria sendo mal gasto. A nica coisa estabelecida nas despesas daquele balancete foi que apenas perto de 30 por cento foram dirigidos ao Ciclo de Estudos. Este ano, que eleitoral, o fato dever se repetir. Corremos o risco de saber que a festa predominou sobre a cultura, que os espetculos agradaram e que os foguetes so indispensveis a quem no tem o que dizer. A direo da festa euclidiana continua mudando... MUDANA 5 - Como o "esquecimento" declarado de nomes importantes para a histria do euclidianismo nestes 100 anos estava me aborrecendo, procurei diminuir o impacto desse transtorno para a cidade. Resolvi que daria uma sexta edio de Os Sertes ao Instituto de Pesquisas e Estudos Euclidianos "Dr. Oswaldo Galotti" que funcionava na Casa Euclidiana. O volume considerado to raro (ou mais) quanto a primeira edio. Essa doao seria simblica e significaria a materializao da participao do Dr. Galotti no centenrio do movimento que a Lcia Vito esforou-se para esconder. Na sexta-feira, 10, fui Casa Euclidiana para prestigiar o lanamento de livros escritos pela Marleine Marcondes, Celinha Franchi e Valentin Faccioli. Percebi, salvo melhor juzo, que o Instituto no estava mais por ali e, em seu lugar estava um tal Centro de Estudos Euclidianos, abrigado em uma sala escura. Achei aquilo um horror. No sabia, at aquele momento, que a Lucia Vito est disposta a mudar os rumos da Semana Euclidiana. Chegar a esse ponto de desrespeito ao Dr. Galotti o mximo. Dei meia volta em minhas intenes: vou deixar a doao para um momento em que a Casa esteja mais bem dirigida. Se isso no acontecer fico com o livro ou fao doao a entidade que saiba respeitar o valor das pessoas. Arrependo-me, hoje, de ter levado todo o acervo (mais de 1.500 livros, fotos, mapas e apontamentos) para um lugar como a Casa Euclidiana. Esse mesmo acervo era pretendido pela Universidade de So Paulo - USP, por ser uma referncia nacional e ter servido a muitos estudiosos em suas publicaes. Como a vontade do Dr. Galotti era que seu material de estudos ficasse em So Jos do Rio Pardo, na Casa Euclidiana, resolvi no desobedec-lo. Aps sua morte trouxe tudo para c. Esse acervo veio em duas Kombis abarrotadas, uma por conta da Prefeitura e outra por conta da famlia. Na poca no me passou pela cabea que, um dia, uma pessoa como a Lcia Vitto poderia estar frente do movimento euclidiano na cidade.

Anda mungkin juga menyukai