Anda di halaman 1dari 16

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA

EDITAL N 41/2004 DRH SELAP RECSEL CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE

BIBLIOTECRIO PESQUISADOR JUDICIRIO


CLASSE R

PARTES DA PROVA
Conhecimentos Especficos Lngua Portuguesa Tpicos de Legislao Microinformtica

QUESTES
01 a 30 31 a 50 51 a 60 61 a 70

RGO EXECUTOR:

Fundao de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Inscrio

Nome do Candidato

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS Proibida a reproduo, ainda que parcial, sem a prvia autorizao da FAURGS

LEIA COM ATENO AS INSTRUES NO VERSO.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA

EDITAL N 41/2004 DRH SELAP RECSEL

INSTRUES
1. Esta PROVA consta de 70 questes objetivas, assim distribudas: Conhecimentos Especficos 30 questes; Lngua Portuguesa 20 questes; Tpicos de Legislao 10 questes, e Microinformtica 10 questes. 2. Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou apresente qualquer defeito, solicite ao Fiscal da sala que o substitua. 3. Para cada questo objetiva existe apenas uma alternativa correta, a qual dever ser assinalada, com caneta esferogrfica de cor azul ou preta, na FOLHA DE RESPOSTAS. 4. Preencha com cuidado a FOLHA DE RESPOSTAS, evitando rasuras. 5. Durante a prova, no ser permitido ao candidato qualquer espcie de consulta em livros, cdigos, revistas, folhetos ou anotaes, nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagem e calculadora. 6. Ao terminar a prova, entregue a FOLHA DE RESPOSTAS ao Fiscal da sala. 7. A durao da prova de quatro horas, j includo o tempo destinado ao preenchimento da FOLHA DE RESPOSTAS. Ao final desse prazo, a Folha de Respostas ser imediatamente recolhida. 8. O candidato somente poder retirar-se do recinto da prova aps transcorrida 1 (uma) hora do seu incio. 9. A desobedincia a qualquer uma das recomendaes constantes nas presentes instrues poder implicar a anulao da prova do candidato.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01. Um dos conceitos de marketing aceitos na literatura corrente da rea de que um processo (A) gerencial para promoo e venda de produtos e/ou servios em organizaes com fins lucrativos exclusivamente. (B) gerencial que busca a identificao das necessidades do usurio/cliente e que procura adiantar-se a elas com uma oferta que assegure que sejam totalmente satisfeitas. (C) gerencial e promocional que tem em vista a alocao de produtos em segmentos estratgicos da sociedade. (D) administrativo aplicvel especialmente a empresas voltadas para a promoo de produtos com vistas possibilidade de rentabilidade mxima. (E) administrativo de pesquisa e promoo de servios aplicvel a qualquer tipo de organizao para a otimizao de seus recursos. 02. corrente o entendimento de que liderana gerencial o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas s tarefas dos membros do grupo. Considere as seguintes implicaes relacionadas a essa definio. I - Envolvimento de outras pessoas. II - Distribuio de poder desigual entre os lderes e os membros do grupo. III - Diferentes formas de poder para influenciar de vrios modos o comportamento das pessoas. IV - Reconhecimento de um lder nato para coordenar o processo de direo e organizao do grupo. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I e II. Apenas III e IV. Apenas I, II e III. Apenas II, III e IV. I, II, III e IV.

04. O veculo de comunicao oficial de atos administrativos e jurisdicionais, editais e expedientes relativos Justia Estadual de 1 e 2 Graus do Estado do Rio Grande do Sul o (A) Dirio da Assemblia Legislativa. (B) Dirio Oficial do Estado. (C) Dirio Oficial do Municpio. (D) Dirio da Justia da Unio. (E) Dirio da Justia. 05. Com relao publicao de jurisprudncia, correto afirmar que (A) despachos e decises so publicados no Dirio da Justia. (B) o inteiro teor de acrdo publicado no Dirio da Justia. (C) todos os repositrios autorizados de jurisprudncia so exaustivos quanto cobertura, pois publicam o inteiro teor de todos os acrdos de um Tribunal. (D) os precedentes de smulas no podem ser classificados como jurisprudncia. (E) as smulas do Tribunal de Alada do Estado do Rio Grande do Sul no mais podem ser obtidas, pois o egrgio Tribunal foi extinto. 06. Se um usurio de uma biblioteca jurdica necessitar do inteiro teor de determinada deciso do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), ele poder obt-lo (A) consultando exclusivamente a Revista de Jurisprudncia do TJRS on-line. (B) consultando somente os repositrios autorizados e o Dirio da Justia. (C) consultando o portal do TJRS e em repositrios autorizados. (D) solicitando somente ao Departamento de Jurisprudncia do TJRS. (E) solicitando somente ao Departamento Processual do TJRS. 07. A fonte oficial de publicao da legislao estadual o (A) Dirio Oficial do Estado. (B) Dirio da Justia. (C) Dirio da Assemblia Legislativa. (D) Dirio Oficial do Municpio. (E) Dirio do Congresso Nacional.

03. Considere as seguintes formas bsicas quanto gerao, ao registro e recuperao da documentao jurdica. I II III IV V - Inteiro teor de acrdo, legislao e bibliografia. - Jurisprudncia, legislao e doutrina. - Sentena, coletnea legislativa e doutrina. - Formas interpretativa, normativa e descritiva. - Ementa de acrdo, legislao e doutrina.

Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I e III. Apenas I e V. Apenas II e III. Apenas II e IV. Apenas IV e V.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

08. A legislao estadual de hierarquia superior constituda por I - decretos legislativos e ordens de servio do Governador.

12. A determinao de pontos de acesso para obras de carter legal, segundo o captulo 21 do AACR2, encontra amparo em um grupo de regras identificadas como (A) (B) (C) (D) (E) especiais. gerais. analticas. especficas. bsicas.

II - resolues e portarias do Tribunal de Contas do Estado. III - leis ordinrias e resolues de Plenrio e de Mesa da Assemblia Legislativa. IV - resolues e portarias de Secretarias Estaduais. V - decretos e emendas constitucionais. Quais itens esto corretos? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e III. Apenas I, III e V. Apenas II, III e IV. Apenas II, IV e V. Apenas III, IV e V.

13. Catalogao o processo biblioteconmico que possibilita, em uma biblioteca jurdica, a representao da doutrina, da jurisprudncia e da legislao e que tem como objetivo (A) prever o acesso informao codificada para uso posterior do contedo do documento. (B) apresentar as mensagens caractersticas dos acervos de acordo com a preferncia dos leitores. (C) vincular as mensagens contidas nos itens s mensagens internas dos usurios. (D) oferecer alternativas para um grupo de usurios que desconhece a rea de atuao da biblioteca. (E) estabelecer critrios para a seleo de documentos no-existentes no acervo documental. 14. O assunto Costumes dos madrugadores da cidade de Porto Alegre, de acordo com a ordem da citaopadro, tem a seguinte notao: (A) (B) (C) (D) (E) 3923789-056.82(816.51) 392-056.823789 (816.51) 392(816.51)-056.823789 392789 (816.51-056.82) 392-056.82(816.513789)

09. A legislao de hierarquia inferior consituda por I - atos das Disposies Constitucionais Transitrias.

II - boletins do Conselho Superior do Ministrio Pblico. III - medidas provisrias. IV - resolues do Conselho Nacional de Segurana Pblica. V - resolues do Tribunal de Contas da Unio. Quais itens esto corretos? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas I, IV e V. Apenas II, IV e V. Apenas III, IV e V.

10. No processo de desenvolvimento de colees, a aquisio de material bibliogrfico representa uma importante prtica que inclui (A) (B) (C) (D) (E) seleo e compra. compra e desfazimento. permuta e descarte. doao solicitada e avaliao. doao espontnea e permuta.

15. No grfico abaixo, esto ilustrados trs tipos de relaes conceituais, as quais so representadas em linguagens de indexao. Essas relaes esto inidicadas pelas setas x, y, z.

11. Em instituies pblicas, a eliminao definitiva de material bibliogrfico deve ser realizada segundo legislao especfica. Esse quesito bsico para (A) (B) (C) (D) (E)
4

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de relao que est representado na ordem de citao das setas. (A) (B) (C) (D) (E) Superordenao, subordinao e coordenao. Poliierarquia, associao e coordenao. Superordenao, subordinao e hierarquizao. Subordinao, coordenao e poliierarquia. Coordenao, associao e superordenao.
FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

a conservao. a avaliao. o remanejamento. o descarte. o desfazimento.

16. Em um tesauro jurdico, encontrado o descritor crime preterdoloso, assim representado: CRIME PRETERDOLOSO UP TG1 TG2 TR TR TR TR CRIME PRETERINTENCIONAL CRIME DELITO CULPA DOLO LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE MOTIVO SUPERVENIENTE

18. Segundo a NBR 6028/03 Resumo, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), qual o tipo de resumo que necessita de uma anlise do documento redigida por um especialista? (A) (B) (C) (D) (E) Avaliativo. Informativo. Indicativo. Crtico. Lgico.

Nesse descritor, tem-se que (A) CRIME PRETERINTENCIONAL o descritor; CRIME um termo mais geral do que CRIME PRETERDOLOSO; CULPA, DOLO, LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE e MOTIVO SUPERVENIENTE so descritores especficos. (B) CRIME PRETERINTENCIONAL o descritor; DELITO um termo mais geral do que CRIME PRETERDOLOSO; CULPA, DOLO, LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE e MOTIVO SUPERVENIENTE so descritores relacionados por associao a CRIME PRETERDOLOSO. (C) CRIME PRETERINTENCIONAL um no-descritor; DELITO um termo mais geral do que CRIME PRETERDOLOSO; CULPA, DOLO, LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE e MOTIVO SUPERVENIENTE so descritores especficos. (D) CRIME PRETERINTENCIONAL o descritor; DELITO um termo mais geral do que CRIME PRETERDOLOSO; CULPA, DOLO, LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE e MOTIVO SUPERVENIENTE so descritores relacionados por associao a CRIME PRETERDOLOSO. (E) CRIME PRETERINTENCIONAL um no-descritor; CRIME um termo mais geral do que CRIME PRETERDOLOSO; CULPA, DOLO, LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE e MOTIVO SUPERVENIENTE so descritores relacionados por associao a CRIME PRETERDOLOSO. 17. A qualidade da indexao deve ser testada I - pela anlise dos resultados da recuperao.

19. Considerando a NBR 6023/02 Referncias, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), analise os objetivos abaixo. I - Estabelecer os elementos a serem includos nas referncias.

II - Fixar a ordem dos elementos das referncias. III - Estabelecer as convenes para transcrio de informaes originadas dos documentos. IV - Orientar a preparao e a compilao das referncias. V - Normatizar as descries usadas nos catlogos e nos ndices de bibliotecas. Quais se incluem entre os da referida Norma? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e V. Apenas III, IV e V. Apenas I, II, III e IV. Apenas II, III, IV e V. I, II, III, IV e V.

20. Quanto preparao da referncia de um documento de acordo com a NBR 6023/02 Referncias, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), considere as seguintes designaes e suas definies. I - Captulo: diviso de um documento, numerada.

II - Autor: pessoa fsica ou entidade responsvel pela criao do contedo intelectual de um documento. III - Documento: qualquer suporte que contenha informao registrada e que possa servir para consulta, estudo ou prova. IV - Monografia: item no seriado, completo, constitudo de uma s parte. V - Publicao peridica: publicao editada em unidades fsicas sucessivas e destinada a ter continuidade em um prazo definido. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e IV. Apenas II, III e IV. Apenas II, III e V. Apenas III, IV e V. I, II, III, IV e V.
5

II - pelo clculo da relao entre a revocao e a preciso. III - pelo contato direto com os usurios. IV - pela especificidade e exaustividade da indexao. Quais itens esto corretos? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas II e IV. Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II, III e IV. I, II, III e IV.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

21. Segundo a NBR 10520/02 Citaes, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), as notas de referncia indicam as fontes consultadas na elaborao de um documento. Considere as seguintes exigncias para indicao das notas de referncia. I II - A primeira identificao de uma citao deve apresentar seus dados de forma completa. - As indicaes subseqentes primeira podem ser referenciadas de forma abreviada por meio de expresses latinas. - As expresses latinas loco citato, opere citato e ibidem so aplicveis tanto s notas de referncia quanto ao texto. - As notas de referncia devem ser indicadas por meio de algarismos arbicos. - As indicaes numricas das notas de referncia devem ser iniciadas a cada nova pgina. Apenas I, II e IV. Apenas I, III e IV. Apenas I, III e V. Apenas II, III e IV. I, II, III, IV e V.

24. Entre os servios de notificao corrente elaborados pelas bibliotecas participantes da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) do Congresso Nacional, encontram-se (A) o fornecimento de cpias de documentos e os peridicos de resumos. (B) a comutao bibliogrfica e os guias de bibliotecas jurdicas brasileiras. (C) os boletins de novas aquisies e os sumrios de peridicos. (D) as pesquisas doutrinrias e os boletins de novas aquisies. (E) os sumrios de peridicos e os ementrios de jurisprudncia. 25. A gerao e a manuteno da Biblioteca Jurdica Virtual, integrante da Rede Prossiga, compete (A) (B) (C) (D) biblioteca do Conselho da Justia Federal. biblioteca do Supremo Tribunal Federal. rede de bibliotecas dos Tribunais Superiores. s bibliotecas do Senado e da Cmara dos Deputados em parceria. (E) a todas as bibliotecas jurdicas do Distrito Federal. 26. Entre os sistemas internacionais de informao jurdica, o de escopo comercial o (A) (B) (C) (D) (E) Law Library of Congress. Global Legal Information Network. LexisNexus. EULLISA. LLRX.com.

III

IV V

Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E)

22. Analise as fontes a seguir: I II III IV V - Bibliografia Brasileira de Cincias Jurdicas e Dicionrio de Processo Civil (Jos Cretella Neto). - Dicionrio Jurisprudencial (Dagma Paulino dos Reis) e Enciclopdia Saraiva de Direito. - Enciclopdia Jurdica (Leib Soibelman) e Novo Dicionrio de Latim Forense (Gilberto Caldas). - Legislao Informatizada Saraiva e Vocabulrio Controlado Bsico (Rede Virtual de Bibliotecas). - Vocabulrio Jurdico (Plcido e Silva) e Dicionrio das Licitaes Pblicas (Jos Cretella Jnior).

27. As bases de dados de referncias compreendem os seguintes tipos: (A) base de dados catalogrficos, base de dados referenciais e base de dados de fontes. (B) base de dados bibliogrficos, base de dados catalogrficos e base de dados de fontes. (C) base de dados bibliogrficos, base de dados numricos e base de dados multimdias. (D) base de dados bibliogrficos, base de dados catalogrficos e base de dados referenciais. (E) base de dados de fontes, base de dados de texto integral e base de dados numricos. 28. Sobre o formato MARC, possvel afirmar que (A) foi desenvolvido pela Fundao Biblioteca Nacional. (B) composto por quatro elementos principais: entrada, campos, diretrio e arquivos. (C) compatvel com a primeira edio do Cdigo de Catalogao Anglo-Americano. (D) a estrutura de seu registro deliberadamente simples para permitir o mnimo de flexibilidade na descrio bibliogrfica. (E) cada campo precedido de um pargrafo (tag) de trs caracteres e dois indicadores numricos.
FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

Quais so consideradas obras de referncia da rea jurdica? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I, II e III. Apenas I, II e IV. Apenas II, III e IV. Apenas II, III e V. Apenas III, IV e V.

23. A Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) do Congresso Nacional disponibiliza bases de dados de I II III IV V - artigos de peridicos e de jornais. - autores padronizados. - jurisprudncia. - legislao. - obras raras.

Quais itens esto corretos? (A) (B) (C) (D) (E)


6

Apenas I, II e III. Apenas I, II e V. Apenas II, III e IV. Apenas II, IV e V. Apenas III, IV e V.

29. A fase de implementao no desenvolvimento de um sistema de informao envolve diferentes atividades. Essas atividades so as seguintes:

LNGUA PORTUGUESA
Instruo: As questes de nmeros 31 a 50 referem-se ao texto abaixo. 01. As categorias que um leitor traz para uma leitura e as 02. categorias nas quais essa leitura colocada as cate03. gorias cultas sociais e polticas, alm das categorias fsi04. cas em que uma biblioteca se divide modificam-se cons05. tantemente e afetam umas ____ outras, de maneira que 06. parecem, ao longo dos anos, mais ou menos arbitrrias 07. ou mais ou menos imaginativas. Cada biblioteca uma 08. biblioteca de preferncias, e cada categoria escolhida 09. implica uma excluso. 10. H bibliotecas cujas categorias no esto de acordo 11. com a realidade. O escritor francs Paul Masson, que 12. trabalhara como juiz nas colnias francesas, notou que 13. a Biblioteca Nacional de Paris tinha deficincias de livros 14. em italiano e latim do sculo XV e decidiu remediar o 15. problema, compilando uma lista de livros apropriados 16. sob uma nova categoria que salvaria o prestgio do ca17. tlogo uma categoria que ......... somente livros cujos 18. ttulos ele inventara. Quando perguntaram-lhe que utili19. dade teriam livros que no existiam, Masson deu uma 20. resposta indignada: Ora, no esperem que eu pense 21. em tudo!. 22. Uma sala determinada por categorias artificiais, tal 23. como uma biblioteca, sugere um universo lgico, um 24. universo de estufa onde tudo tem o seu lugar e defini25. do por ele. Numa histria famosa, o escritor Borges le26. vou esse raciocnio ______ ltimas conseqncias, ima27. ginando uma biblioteca to vasta quanto o universo. Nes28. sa biblioteca (que, na verdade, multiplica ao infinito a 29. arquitetura da velha Biblioteca Nacional de Buenos Aires, 30. da qual Borges era o diretor cego), no h dois livros 31. idnticos. Uma vez que as estantes ......... todas as com32. binaes possveis do alfabeto e, assim, fileiras e filei33. ras de algaravia indecifrvel, todos os livros reais ou 34. imaginveis esto representados: a histria ........... do 35. futuro, as autobiografias dos arcanjos, o catlogo fiel da 36. Biblioteca, milhares e milhares de catlogos falsos, a 37. demonstrao da falcia desses catlogos, uma verso 38. de cada livro em todas as lnguas, as intercalaes de 39. cada livro em todos os livros.... No final, o narrador de 40. Borges (que tambm bibliotecrio), perambulando pelos 41. exaustivos corredores, imagina que a prpria Biblioteca 42. faz parte de outra categoria dominante de bibliotecas e 43. que a quase infinita coleo de livros repete-se periodi44. camente pela eternidade. E conclui: Minha solido ale45. gra-se com essa elegante esperana. 46. Salas, corredores, estantes, prateleiras, fichas e ca47. tlogos computadorizados supem que os assuntos so48. bre os quais nossos pensamentos se demoram so enti49. dades reais, e, por meio dessa suposio, determinado 50. livro pode ganhar um tom e um valor particulares. Clas51. sificado como fico, As Viagens de Gulliver, de Jonathan 52. Swift, um romance de aventuras engraado; como 53. sociologia, um estudo satrico da Inglaterra no sculo 54. XVIII; como literatura infantil, uma fbula divertida so55. bre anes e gigantes e cavalos que falam; como fanta56. sia, um precursor da fico cientfica; como literatura 57. de viagem, um roteiro imaginrio; como clssico, uma 58. parte do cnone literrio ocidental. Categorias so ex59. clusivas; a leitura no o ou no deveria ser. No 60. importa que classificaes tenham sido escolhidas; cada 61. biblioteca tiraniza o ato de ler e fora o leitor o leitor 62. curioso, o leitor alerta _____ resgatar o livro da cate63. goria a que foi condenado.
Manguel, Alberto. Uma Histria da Leitura. So Paulo: Cia. das Letras, 1997. p. 226-227.

(A) definio dos requisitos do sistema, elaborao do projeto e implementao e avaliao do sistema. (B) definio dos objetivos, definio dos requisitos do sistema e avaliao inicial, manuteno e evoluo do sistema. (C) definio dos objetivos, definio dos requisitos do sistema, preparao e planejamento, instalao do equipamento, instalao do programa e criao das bases de dados. (D) preparao e planejamento, instalao do equipamento, instalao do programa, criao das bases de dados, treinamento de pessoal e entrada em operao do sistema. (E) anlise das necessidades iniciais, estudo de viabilidade, preparao e planejamento, instalao do equipamento, instalao do programa, criao das bases de dados e treinamento de pessoal. 30. As redes e os consrcios de bibliotecas podem compartilhar determinados servios. Considere os abaixo citados. I - Intercmbio de registros catalogrficos.

II - Fornecimento de documentos impressos. III - Emprstimo interbibliotecrio. IV - Fornecimento de documentos eletrnicos. Quais esto corretos? (A) Apenas I. (B) Apenas II e III. (C) Apenas I, II e III. (D) Apenas II, III e IV. (E) I, II, III e IV.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

31. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto (linhas 17, 31 e 34). (A) (B) (C) (D) (E) incluia contm minuciosa inclua contm minunciosa inclua contm minuciosa inclua contm minunciosa incluia contm minuciosa

36. A segunda palavra de cada uma das alternativas abaixo poderia substituir a respectiva palavra do texto sem causar alterao de significado, EXCEO DE (A) (B) (C) (D) (E) implica (linha 09) acarreta. compilando (linha 15) reunindo. indecifrvel (linha 33) incompreensvel. falcia (linha 37) preciso. suposio (linha 49) conjectura.

32. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com trao contnuo no texto (linhas 05, 26 e 62). (A) (B) (C) (D) (E) s s s as as s s as s as a a a

37. Considere as seguintes afirmaes relativas ao significado de palavras do texto. - O emprego do advrbio periodicamente nas linhas 43 e 44 contribui para a frase no sentido de especificar que a repetio da coleo de livros seria uma ocorrncia aleatria por toda a eternidade. II - A expresso estudo satrico na linha 53 permite a interpretao de que, com relao sociedade inglesa do sculo XVIII, As viagens de Gulliver uma obra jocosa, que ironiza e ridiculariza as caractersticas de tal sociedade. III - O emprego da palavra precursor na linha 56 informa que a obra ali comentada anterior e pioneira com relao s obras de fico cientfica. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III. I

33. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmao INCORRETA acerca das informaes contidas no texto. (A) Diferentes categorizaes por que passam os livros no processo de leitura e na catalogao parecem, por vezes, arbitrrias. (B) Para o escritor Paul Masson, o prestgio de uma biblioteca dependia da incluso, em seu catlogo, de ttulos do sculo XV em italiano e em latim. (C) O escritor cego Borges foi diretor da Biblioteca Nacional de Buenos Aires. (D) Borges previa a construo de uma biblioteca eterna, na qual todos os livros poderiam ser encontrados. (E) Jonathan Swift escreveu Viagens de Gulliver, livro que faz parte do cnone literrio ocidental. 34. Considere os seguintes conceitos. I - categorizao II - preferncia III - tirania Quais deles esto associados s bibliotecas, de acordo com o texto? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas I e II. Apenas I e III. Apenas II e III. I, II e III.

38. A forma verbal que poderia substituir condenado (linha 63), sem que fosse necessria qualquer outra alterao na estrutura da respectiva frase, (A) (B) (C) (D) (E) destinado. classificado. situado. localizado. colocado.

39. Considere as seguintes afirmaes sobre o emprego da forma verbal inventara na linha 18. I - O uso do tempo verbal da forma inventara supe uma relao entre dois eventos no passado, localizando a formulao dos ttulos num momento anterior sua incluso na lista. II - A forma inventara poderia ser substituda, sem prejuzo do significado expresso na frase original, por tinha inventado. III - No haveria alterao de significado caso a forma verbal inventaria substitusse inventara, estabelecendo-se, assim, no perodo, harmonia entre o tempo verbal desse verbo e o da forma salvaria (linha 16). Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. I, II e III.
FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

35. Assinale a alternativa em que se estabelece uma relao correta entre um pronome e o segmento do texto que tal pronome retoma. (A) cujos (linha 17) uma categoria (linha 17) (B) lhe (linha 18) O escritor francs Paul Masson (linha 11) (C) ele (linha 25) um universo lgico (linha 23) (D) que (linha 40) Borges (linha 40) (E) que (linha 63) o livro (linha 62)
8

40. Caso a palavra categorias (linha 10) fosse substituda por categorizao, quantas outras palavras na frase deveriam sofrer ajustes para fins de concordncia? (A) (B) (C) (D) (E) Uma. Duas. Trs. Quatro. Cinco.

44. Na primeira coluna, so apresentadas algumas justificativas para o emprego de sinais de pontuao; na segunda coluna, so citados alguns empregos de vrgula no texto. Correlacione-os. (1) (2) (3) (4) (5) Isolar adjunto adverbial deslocado. Separar oraes coordenadas. Isolar orao adjetiva explicativa. Separar elementos de uma mesma funo sinttica. Isolar aposto.

41. O adjetivo particulares (linha 50) aparece no plural porque (A) o segmento os assuntos (linha 47) aparece no plural. (B) os segmentos nossos pensamentos (linha 48) e entidades reais (linhas 48 e 49) esto no plural. (C) modifica simultaneamente os substantivos tom e valor (linha 50). (D) o ttulo do livro a que se refere o pargrafo As Viagens de Gulliver est no plural. (E) h uma enumerao de possveis interpretaes do livro de Swift na frase seguinte. 42. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo. A conjuno ______ poderia aparecer, entre vrgulas, imediatamente depois da palavra leitura na linha 59, tornando explcita a relao de _______ existente entre esta orao e a orao anterior. (A) (B) (C) (D) (E) apesar disso condio no entanto simultaneidade contudo oposio outrossim concesso contudo adio

( ) Vrgulas da linha 06 ( ) Vrgulas das linhas 11 e 12 ( ) Vrgulas da linha 46 A seqncia numrica correta na segunda coluna, de cima para baixo, (A) (B) (C) (D) (E) 1 3 4. 2 5 4. 3 5 4. 4 5 2. 5 3 1.

45. No perodo que se inicia na linha 22 e vai at a linha 25, as alteraes abaixo sugeridas manteriam a correo e o significado original, EXCEO DE (A) substituio de por (linha 22) por pelas. (B) substituio de tal como (linhas 22 e 23) por a exemplo de. (C) substituio de um universo lgico, um universo de estufa (linhas 23 e 24) por um universo de estufa, um universo lgico. (D) substituio de onde (linha 24) por no qual. (E) antecipao de por ele (linha 25) para imediatamente antes de (linha 24). 46. Considere as seguintes afirmaes sobre a estrutura de palavras do texto. I - As palavras imaginativas (linha 07), imaginveis (linha 34) e imaginrio (linha 57) pertencem mesma famlia.

43. Assinale a sugesto de mudana no texto que acarretaria ERRO de pontuao. (A) Substituio dos travesses das linhas 02 e 04 por parnteses. (B) Substituio do travesso da linha 17 por vrgula. (C) Supresso dos parnteses da linha 40 e adio de uma vrgula imediatamente depois de Borges, na mesma linha. (D) Adio de vrgula imediatamente depois da palavra computadorizados na linha 47. (E) Substituio do ponto-e-vrgula da linha 60 por doispontos.

II - Originado de um verbo, o adjetivo indecifrvel (linha 33) tem sufixo e prefixo em sua estrutura. III - A partir da palavra categoria, forma-se um verbo por meio do mesmo sufixo que ocorre em tiraniza (linha 61) . Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e III. I, II e III.
9

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

47. Todas as palavras abaixo so formadas por sufixo, EXCEO DE (A) (B) (C) (D) (E) francs (linha 11). somente (linha 17). exaustivos (linha 41). corredores (linha 46). valor (linha 50).

TPICOS DE LEGISLAO
51. A aceitao expressa do cargo pblico pelo servidor chama-se (A) (B) (C) (D) (E) posse. nomeao. lotao. exerccio. investidura.

48. Considere as seguintes possveis alteraes no texto. I - Substituio da forma verbal implica (linha 09) por leva.

II - Substituio do segmento esto de acordo (linha 10) por correspondem. III - Substituio do segmento faz parte (linha 42) pela forma verbal pertence. IV - Insero da palavra acerca imediatamente depois de satrico (linha 53). Quais delas acarretariam o emprego obrigatrio do sinal indicativo de crase em seu respectivo contexto? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas I e IV. Apenas II e III. Apenas III e IV.

52. O julgamento de recurso especial contra deciso dos Tribunais dos Estados que contrariar tratado ou lei federal compete ao (A) (B) (C) (D) (E) Supremo Tribunal Federal. Superior Tribunal Militar. Superior Tribunal de Justia. Tribunal Superior do Trabalho. Tribunal Superior Eleitoral.

53. Os Tribunais de Justia dos Estados compem-se de (A) Desembargadores escolhidos dentre os Juzes de Direito e os Advogados nomeados pelo Presidente do Tribunal. (B) Desembargadores escolhidos dentre os Juzes de Direito aprovados em concurso pblico. (C) Desembargadores escolhidos dentre os Juzes de Direito e os Membros do Ministrio Pblico nomeados pelo Governador. (D) Desembargadores escolhidos dentre os Juzes de Direito, Advogados e os Membros do Ministrio Pblico. (E) Desembargadores e Juzes de Direito nomeados pelo Presidente do Tribunal. 54. Tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo o territrio nacional (A) os Tribunais de Justia e os Tribunais Regionais Federais. (B) o Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores. (C) o Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Regionais Federais. (D) o Superior Tribunal de Justia, o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Federais. (E) os Tribunais de Justia, o Superior Tribunal de Justia e o Tribunal Superior do Trabalho.

49. Assinale a alternativa na qual as duas palavras do texto citadas tm o emprego de acento grfico determinado pela mesma regra. (A) (B) (C) (D) (E) arbitrrias (linha 06) preferncias (linha 08) francs (linha 11) deficincias (linha 13) idnticos (linha 31) tambm (linha 40) histria (linha 34) indecifrvel (linha 33) imaginveis (linha 34) fbula (linha 54)

50. Considere as possveis verses do perodo que se inicia na linha 44. I - E conclui ao dizer que minha solido se alegraria com tal elegante esperana.

II - E conclui dizendo que minha solido se alegrava com aquela elegante esperana. III - E conclui dizendo que sua solido se alegra com essa elegante esperana. Quais reproduzem o significado expresso em discurso direto no original do texto? (A) (B) (C) (D) (E)
10

Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas II e III. I, II e III.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

55. Alm dos da Justia Militar, so rgos do Poder Judicirio do Estado do Rio Grande do Sul (A) o Tribunal de Justia, os Juzes de Direito, o Tribunal do Jri, os Pretores, os Juzes de Paz e os Juizados Especiais. (B) os Juzes de Direito, o Tribunal de Justia, o Tribunal de Contas e os Pretores. (C) a Presidncia do Tribunal de Justia, a Corregedoria-Geral de Justia, a Casa Civil e os Tribunais de Contas. (D) o Tribunal de Justia, o Tribunal de Alada e o Tribunal de Contas. (E) os Desembargadores, os Juzes de Direito, os Pretores e os Membros do Ministrio Pblico. 56. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, est INCORRETO afirmar que compete privativamente aos Tribunais (A) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos. (B) organizar suas secretarias e os servios auxiliares e dos juzos que lhes forem vinculados. (C) prover os cargos necessrios administrao da Justia. (D) criar e extinguir cargos e fixar sua remunerao. (E) prover os cargos de Juiz de carreira na forma prevista na Constituio. 57. Comisso de Biblioteca do TJRS somente NO compete (A) orientar e inspecionar os servios da Biblioteca. (B) opinar sobre as aquisies e as permutas de obras. (C) regulamentar o emprstimo de obras. (D) supervisionar a confeco do Manual de Linguagem Jurdica. (E) aplicar penas disciplinares aos servidores lotados na Biblioteca. 58. Considerando as proibies legais impostas ao servidor pblico da Justia do Estado do Rio Grande do Sul, apenas uma, dentre as assertivas abaixo, NO pertinente. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) Opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio. Promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. Ausentar-se do servio durante as horas do expediente com prvia autorizao do chefe imediato. Utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio pblica em atividades particulares ou polticas. Exercer poltica partidria no local de trabalho.

59. NO se inclui entre os deveres do servidor pblico da Justia do Estado do Rio Grande do Sul (A) (B) (C) (D) (E) tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias pessoais. manter conduta compatvel com a moralidade administrativa. zelar pela economia do material e preservao do patrimnio pblico. cumprir com zelo e presteza os encargos das suas atribuies. cumprir ordens superiores, inclusive as manifestamente ilegais.

60. O rgo maior de inspeo e disciplina em primeira instncia e de planejamento da organizao e da administrao judicirias em primeira e segunda instncias do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul (A) (B) (C) (D) (E) o rgo Especial do Tribunal de Justia. o Conselho da Magistratura. o Tribunal Pleno. a Corregedoria-Geral da Justia. a Comisso de Jurisprudncia.
11

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

MICROINFORMTICA
61. Observe o diretrio abaixo ilustrado, que contm sete arquivos listados.

Usando-se o recurso Pesquisar do Windows XP, qual texto dever ser digitado na janela de busca para que apaream todos os arquivos? (A) Bibl?.? (B) Bibl*.* (C) Bibl?.* (D) Bibl??????.* (E) Bibl??????.??? 62. As pginas da Internet visitadas so armazenadas por opo em pastas do computador. Como possvel saber se a pgina que se est olhando no navegador a ltima verso ou se foi modificada depois que se esteve conectado a ela? (A) Verificando a hora da pgina. (B) Utilizando o menu Ferramentas > Opes da Internet..., selecionando a guia Geral e clicando o boto Limpar histrico. (C) Utilizando o menu Editar > Localizar > Ultimas alteraes. (D) Utilizando a combinao de tecla Crtl + seta para cima. (E) Utilizando o menu Exibir > Atualizar (F5). 63. Pode-se inserir um Hiperlink em um texto no MS Word, bastando, para isso, selecionar o texto e acionar o menu Inserir > Hiperlink e, logo aps, preencher os parmetros solicitados. O que um Hiperlink? (A) um link para textos de outros documentos do Word. (B) um atalho para um editor de texto de pginas HTML. (C) uma palavra que estar sempre em destaque para ser lembrada e diferenciada das demais. (D) uma palavra ou texto que serve de atalho para Meus favoritos. (E) uma palavra ou texto que estar em destaque e cujo link, ao ser pressionado, juntamente com a tecla Crtl, exibir a pgina da Internet associada no Internet Explorer.
12 FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

64. No processador de textos Word, deseja-se digitar pargrafos, conforme mostrado na figura abaixo.

desejado, ainda, que o Word organize o texto como na figura a seguir:

Para tanto, o recurso que deve ser aplicado ao texto, aps este ter sido selecionado, obtido com a seqncia de comandos no menu Formatar (A) Marcadores e numerao Numerada. (B) Marcadores e numerao Com marcadores. (C) Marcadores e numerao Vrios nveis. (D) Pargrafo Recuos e espaamento. (E) Pargrafo Quebras de linha e de pgina.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

13

65. Acompanha o pacote Office um corretor ortogrfico, o qual assinala erros ortogrficos, gramaticais ou semnticos durante a construo de qualquer documento (Word, Excel etc.). Na instalao padro, ao detectar um erro, o corretor faz um sublinhado no trecho que contm o erro com as cores verde ou vermelha. Sobre esses recursos utilizados pelo corretor ortogrfico, pode-se afirmar que o sublinhado (A) vermelho significa erro grave. (B) verde representa palavras em outros idiomas. (C) verde no representa erro, apenas advertncia. (D) verde representa erro de gramtica ou de semntica. (E) vermelho e o sublinhado verde representam a mesma coisa.

66. Na planilha Excel abaixo ilustrada, dispe-se dos valores de livros em dlar (coluna B), cuja cotao est na clula B7; deseja-se, porm, calcular seus preos em reais (coluna C).

A frmula para se calcular o preo em reais, que dever ser digitada em C2 e que, depois, ser copiada para C3, C4 e C5 com o recurso de Copiar e Colar, (A) = B2*B7 (B) = B$2*B$7 (C) = B$2*B7 (D) = B2*B$7 (E) = B2*$B7

14

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

67. Observe a planilha Excel a seguir:

Para que a referida planilha fique ordenada por ordem alfabtica na coluna A, resultando o que mostra a figura abaixo,

deve-se marcar a faixa

(A) A1:B8 e selecionar o comando Ordenar no menu Dados com a opo Crescente marcada. (B) A1:B8 e selecionar o comando Classificar no menu Dados com a opo Crescente marcada. (C) A1:B8 e selecionar o comando Classificar no menu Dados com a opo Decrescente marcada. (D) A1:A8 e selecionar o comando Classificar no menu Dados com a opo Crescente marcada. (E) A1:A8 e selecionar o comando Ordenar no menu Dados com a opo Crescente marcada.

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

15

68. No navegador (browser) Internet Explorer, deseja-se fixar a pgina de abertura para um determinado endereo (www.tj.rs.gov.br, por exemplo). Para tanto, coloca-se o endereo desejado na opo Pgina inicial, no menu/submenu (A) (B) (C) (D) (E) Ferramentas/Opes da Internet... Ferramentas/Arquivos recebidos. Favoritos/Adicionar a favoritos... Favoritos/Organizar favoritos... Janelas/Favoritos.

Instruo: Considere a figura a seguir para responder s questes de nmeros 69 e 70.

69. Os botes apontados pelas letras A, B e C tm, respectivamente, as seguintes funcionalidades: salvar a mensagem (A) na pasta Rascunhos enviar mensagem com Prioridade alta agregar a propriedade de sinalizador de acompanhamento. (B) em disco enviar mensagem com Prioridade alta agregar a propriedade de sinalizador de prioridade acompanhada. (C) em disco enviar mensagem com Prioridade baixa agregar a propriedade de sinalizador de acompanhamento. (D) na pasta Rascunhos enviar mensagem com Prioridade baixa agregar a propriedade de sinalizador de prioridade acompanhada. (E) na pasta Rascunhos enviar mensagem com Prioridade baixa agregar a propriedade de sinalizador de acompanhamento. 70. Assinale a afirmativa correta quanto interpretao da mensagem contida na figura. (A) A mensagem ser enviada para RobertoCarlos como cpia oculta, o que significa que Vanderleia e VanderleiCardoso no sabero que RobertoCarlos a recebeu e RobertoCarlos no saber que Vanderleia e VanderleiCardoso a receberam. (B) A mensagem ser enviada para Vanderleia, VanderleiCardoso e RobertoCarlos, sendo que Vanderleia, e VanderleiCardoso sabero de todos os recipientes da lista e RobertoCarlos no saber de nenhum por estar na lista da cpia oculta. (C) A mensagem ser enviada para RobertoCarlos como cpia oculta, o que significa que Vanderleia e VanderleiCardoso no sabero que RobertoCarlos a recebeu, mas RobertoCarlos saber que Vanderleia e VanderleiCardoso a receberam. (D) A mensagem est marcada para acompanhamento, o qual dever ser feito somente a partir de 25 de dezembro de 2004. (E) A mensagem s ser enviada em 25 de dezembro de 2004.

16

FAURGS - TRIBUNAL DE JUSTIA - BIBLIOTECRIO

Anda mungkin juga menyukai