Anda di halaman 1dari 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS CURSO DE LETRAS

MAYLA TRINDADE DINIZ LE06142-62

PROJETO DE PESQUISA UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA ATRAVS DA OBRA CONFESSO QUE VIVI DE PABLO NERUDA.

So Lus 2009

MAYLA TRINDADE DINIZ

PROJETO DE PESQUISA UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA ATRAVS DA OBRA CONFESSO QUE VIVI DE PABLO NERUDA.

Projeto de pesquisa apresentado disciplina de Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Pedaggica (MTPP), ministrada pelo professor Dr. Jos Erasmo Campello.

So Lus 2009

SUMRIO

1 PROBLEMA................................................................................................. 4 2 OBJETIVOS: .................................................................................................. 6 2.1 Geral ............................................................................................................ 6 2.2 Objetivos Especficos ....................................................................................6 3 HIPTESES ................................................................................................... 7 4 REVISO DE LITERATURA .......................................................................... 7 5 METODOLOGIA ............................................................................................. 9 6 CRONOGRAMA ........................................................................................... 10 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................... 11 ANEXO A QUESTIONRIO PARA PROFESSORES .............................. 12

1 PROBLEMA Diante da necessidade de novas propostas interdisciplinares para o estudo literrio se faz necessrio um estudo de metodologias que tenham o objetivo de auxiliar educadores na tarefa de formar cidados emancipados a partir do estudo de obras literrias de forma crtica. A proposta consiste em elaborar de forma interdisciplinar um estudo literrio em busca de conhecimentos histricos, literrios, sociais etc., bem como a identificao das influncias que contriburam na construo da obra, envolvendo as disciplinas: Lngua Portuguesa, Histria, Literatura Brasileira e Estrangeira, Sociologia etc. necessrio buscar uma educao dirigida para a formao do ser humano de forma mais abrangente, tendo-o como um ser total, isto , no fragmentado. O trabalho com projetos dentro da escola pretende ensinar a professores e alunos a estabelecer um dilogo entre as vrias abordagens culturais de forma interativa. Para isso aprender a pensar com clareza nas coisas e em seus contextos imprescindvel, pois a abordagem interdisciplinar uma cincia e uma arte de dialogar. O conceito de interdisciplinaridade tem sofrido usos excessivos, por vezes imprecisos, que podem gerar sua banalizao. Como forma de evitar ambigidades, necessrio esclarecer como a interdisciplinaridade se apresenta no ambiente educacional atual. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma condio fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade contempornea. A partir de propostas e sugestes ser mostrado que a interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre atividades (disciplinares e interdisciplinares) com lgicas diferentes, buscando um equilbrio entre a anlise fragmentada e a sntese simplificadora. Aprender a adentrar no mago da abordagem cientfica e estabelecer ligaes entre as diferentes disciplinas, desenvolvendo a capacidade de unir-se, adaptar-se s exigncias educacionais e sociais com flexibilidade, capacidade de atualizar-se constantemente, com criatividade e sabendo agir de forma cooperativa.

O trabalho com as disciplinas de forma integrada est mudando antigos paradigmas da educao do ensino no Brasil especialmente o superior. Contudo, o trabalho dos docentes exige mais envolvimento com os contedos, no s de sua rea, mas do mdulo em que est inserido. Trata-se de um caminho menos longo em direo ao futuro da educao. Uma formao de qualidade no se constri mais pela soma das partes, mas por sua integrao. Isso gera uma diferena significativa na qualidade das relaes, dos nexos e das apreenses do aluno. Por isso, to importante investir e apostar nessa nova metodologia objetivando um trabalho coerente e coeso. Assim com a prtica do dilogo com outras reas do conhecimento chegaremos s relaes e s conexes de idias, percebendo, sentindo e pensando de forma interdisciplinar, transpondo barreiras e ousando para inovar, criar e principalmente passar da subjetividade para a intersubjetividade. Ainda que o discurso da interdisciplinaridade seja difundido entre as mais diferentes reas da educao com o intuito de fazer com que os futuros profissionais da rea alcancem melhores resultados em sala de aula, muito comum a rejeio desse novo mtodo em funo da falta de informaes suficientes sobre essa, ainda dita nova, prtica. Em parte, porque alguns professores preferem manter-se ligados e isolados em seu universo, tambm, porque o trabalho em equipe ainda no aceito por muitos deles e ainda por medo de encarar o novo o diferente da rotina, por insegurana etc. Todavia a partir de erros e acertos, possvel instituir novas possibilidades, muitas vezes, bem-sucedidas. Neste contexto, a integrao curricular, processo de aprendizagem que busca a aproximao do trabalho dos docentes de diferentes disciplinas, vem conquistando espao nas universidades e escolas e ainda que muito lentamente, conquistando professores. No entanto, por mais bem intencionada que seja a proposta, assim como em todo processo de mudana, foroso um perodo de adaptao, tanto por parte do corpo discente como, essencialmente, dos docentes. Isto porque os professores de hoje foram educados sob o antigo sistema. Desse modo, desenvolver profissionais sob uma nova viso torna-se uma tarefa ainda mais rdua. Para se adequar a este novo modelo, importante que os

professores compreendam que seu aprendizado tambm tem importncia, no deve ser dispensado e sim renovado. A partir desta renovao e no de uma negao ou excluso de seu passado acadmico que os professores podem criar novas metodologias para o processo de ensino. Pensar desta forma no tarefa simples, principalmente quando h uma cobrana por parte da instituio de ensino, ou mesmo dos alunos, que inseridos neste novo processo, tambm necessitam de incentivo e, ao mesmo tempo, exigem resultados dos professores. No fcil se adaptar. As dificuldades so grandes e inmeras, desde a elaborao da aula at uma interao com os outros professores.

2 OBJETIVOS: 2.1 Geral Apresentar uma proposta interdisciplinar de trabalho com a obra Confesso que vivi de Pablo Neruda. 2.2 Objetivos Especficos Destacar a importncia do trabalho interdisciplinar em sala de aula; Apontar algumas inferncias que se apresentam ao longo da obra e que Apresentar a importncia da interpretao crtica do texto literrio de Propor uma estratgia de trabalho interdisciplinar na escola atravs da

fazem dessa obra um rico exemplo de conexes interdisciplinares; forma interdisciplinar; obra Confesso que vivi de Pablo Neruda.

3 HIPTESES De que forma a interdisciplinaridade constitui-se enquanto mecanismo para aprofundar as questes sobre leitura e interpretao?

O atual quadro educacional brasileiro encontra-se defasado. De que forma a interdisciplinaridade contribui para a integrao entre aluno e matria estudada? O que constitui o trabalho interdisciplinar e de que forma ele pode ser trabalhado pelos docentes? A interdisciplinaridade d significado ao contedo escolar rompendo a diviso estabelecida com as disciplinas proporcionando resultados mais satisfatrios?

4 REVISO DE LITERATURA O currculo do ensino fundamental e mdio brasileiro passou por um conjunto de mudanas importantes e polmicas, nos ltimos anos surgiram novas idias e muitas mudanas para o ambiente educacional. Uma das mais polmicas novidades a interdisciplinaridade, ainda tida erroneamente como uma estratgia somente para grandes projetos, mas possvel coloc-la em prtica entre dois ou mais professores ou at mesmo sozinho atravs de um projeto interdisciplinar no qual:
[...] a especificidade das reas devidamente aproveitada e, como no existe o compromisso com a formao de um profissional, o estabelecimento de conexes mais livres e menos normativas propiciado. Ainda a valorizao da leitura ser mais facilmente incorporada ao conjunto de atitudes do aluno [...]. (KLEIMAN, 2003, p. 100)

Os professores que adotam essa metodologia optam por atividades interdisciplinares baseadas em um trabalhando direcionado para a valorizao da leitura de textos e de mundo, com o objetivo de levar seus alunos a uma reorganizao de suas idias e atitudes em um processo de conscientizao. Esta conscientizao no pra simplesmente no reconhecimento imediato da situao, mas prepara os homens, no plano da ao, para a luta contra os obstculos sua humanidade. (FAZENDA, 2003, p. 40).

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n 9.394/96) permite s escolas e professores maior flexibilidade para alcanar seus objetivos e assim, j possvel que a escola decida o que mais conveniente de acordo com sua realidade e a necessidade de seus alunos. Permite at que se abandone o conformismo do confinamento do ensino pelas paredes da escola e das disciplinas, tornando-o uma ferramenta para usufruir e compreender as informaes culturais, sociais e econmicas da sociedade em que o aluno est inserido. Com isso o ensino passa a ser justificvel e til no que se refere sua aplicabilidade no cotidiano de cada aluno. Ou pelo menos isso o que deveria ocorrer, pois na maioria dos casos a escola continua autoritria e cerceante.
Apesar da flexibilizao curricular em todos os nveis exigida pela LDB, mantm-se a hegemonia do livro didtico que apresenta o conhecimento de maneira linear, seqencial, dividido em unidades arbitrrias, e critica-se o aluno por no saber estabelecer relaes entre o que aprendeu na escola e a realidade. D-se nfase ao trabalho individual e lamenta-se a inexistncia do esprito coletivo, da solidariedade. (KLEIMAN, 2003, p.14)

A realidade educacional brasileira tem urgncia de mudanas reais, em vista disso os contedos a serem trabalhados so possuidores de trs caractersticas distintas: os contedos conceituais, os procedimentais e os atitudinais, que visam levar o aluno a estabelecer relaes entre o vivido e estudado. Os contedos conceituais visam o saber conhecer: so o incio, atravs deles os alunos entram em contato com conceitos (fatos e princpios). Assim, so responsveis pela construo da aprendizagem, pelas informaes, so as bases para assimilao e organizao dos acontecimentos da realidade. Porm preciso mais que estar de posse dos contedos conceituais, com eles os alunos detm os fatos, mas no podem lidar com os mesmos de forma prtica, nesse momento que o professor propor atividades que o levem a aplicar tais informaes, utilizando para isso os contedos procedimentais. Os contedos procedimentais visam o saber fazer, chegar a uma meta atravs de aes. Diferente do que ocorre na maioria das vezes, necessria

a interveno do professor, pois este no um processo individual. Saber resolver no quer dizer compreenso do contedo, uma aprendizagem mecnica no o objetivo da educao atual, mas sim fornecer instrumentos para que os alunos possam solucionar diferentes questes. Quanto aos contedos atitudinais, visam o saber conviver com os outros: esto presentes em todo conhecimento escolar, includos no costume dirio e proporcionam aos alunos adotarem uma postura crtica perante o que apreendem. De posse dos fatos e de como resolv-los, imprescindvel que os alunos tenham atitudes prticas perante eles e no relacionamento com os outros indivduos, cabe ao professor propor atividades prticas que proporcionem aos alunos essas atitudes. Por ltimo est o saber ser que depende diretamente dos trs contedos anteriores para ser aprimorado, pois a educao deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivduo: valores e atitudes, buscando formar indivduos autnomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relaes interpessoais, de comunicarem-se e de intervirem de forma consciente na sociedade. Diante do fato de ser o homem pluralista (ser total formado por diversas caractersticas individuais e distintas), o professor necessita tornar-se um investigador e adaptar-se s necessidades de seus alunos, atravs de estratgias diferenciadas, e com isso, alcanar um nvel mais alto de aprimoramento das capacidades e habilidades de seus alunos. Por isso indispensvel ressaltar a importncia de um mecanismo que prepare minimamente os professores para essa prtica interdisciplinar, seja pela leitura ou pela troca de experincias com outros professores em seminrios, palestras ou cursos de formao continuada, entre outros. O trabalho interdisciplinar baseado na pesquisa, no conhecimento mltiplo e para obter esse conhecimento mltiplo e integrado necessrio ler, porque a leitura nos aproxima da cultura, ou melhor, de mltiplas culturas e, neste sentindo, sempre uma contribuio essencial para a cultura prpria do leitor. (SOL, 1998, p. 46)

importante trabalhar os contedos na escola em conjunto, sem distino, mantendo uma relao contnua e imparcial. Uma linha a ser seguida, permeada pela incansvel ateno do professor, que auxilia na compreenso, organizao, realizao e postura perante os fatos desenvolvendo atitudes crticas e conscientes.
Uma educao que procura desenvolver a tomada de conscincia e a atitude crtica, graas qual o homem escolhe e decide, liberta-o em lugar de submet-lo, de domestic-lo, de adapt-lo, como faz com muita freqncia a educao em vigor num grande nmero de pases do mundo, educao que tende a ajustar o indivduo sociedade, em lugar de promov-lo em sua prpria linha. (FREIRE, 1980, p. 35).

Paulo Freire j percebia as falhas na educao em vigor na dcada de 80, notava as limitaes e imposies de contedos pouco ou nada relacionveis com a realidade dos educandos, educao esta que no permitia a liberdade crtica, a anlise das condies sociais reais para a construo da conscincia cidad. Com isso possvel afirmar que o processo de aprendizagem deve partir do conhecimento que o aluno traz de sua vivncia diria e, a partir da o professor pode trabalh-lo, formando juntamente com seus alunos novos conhecimentos crticos, construdos em um processo de conscientizao em que:
O importante no o contedo das disciplinas, mas sim o ato de educar, a educao como ao, uma ao que executa e espera. Mas esta ao, esta prxis, s tem sentido se for uma ao libertadora, uma ao cultural para a liberdade; no uma doutrinao, mas uma ao que seja produto de uma adeso consciente. Uma educao coercitiva, apenas transmissora, no transformadora, robotiza. (FAZENDA, 2003, p. 40).

A ao do professor interdisciplinar conquista, encanta, seduz ao mundo da leitura, leitura de mundo, leva o aluno a pesquisar, a envolver-se mais com sua prpria cultura, atravs da busca consciente de novos conhecimentos. Diante disso importante levar em conta as mudanas de atitude como base para a elaborao do projeto interdisciplinar, pois o mtodo interdisciplinar muito varivel, flexvel e suscetvel a passar por modificaes sempre que for necessrio, objetivando melhores resultados quanto formao

dos educandos, assim o professor tambm passa por mudanas e adaptaes constantes. Segundo Japiass (1991 apud SOMMERMAN, 2006, p. 30):
A Interdisciplinaridade um mtodo de pesquisa e de ensino suscetvel de fazer com que duas ou mais disciplinas interajam entre si, esta interao podendo ir da simples comunicao das idias at a integrao mtua dos conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organizao da pesquisa.

Sendo a interdisciplinaridade um mtodo de pesquisa que visa alm da interao e da integrao a transformao social, a obra Confesso que vivi de um autor como Pablo Neruda, criativo e rico em seu modo de escrever com suas mltiplas faces: escritor, poeta, militante, romntico etc. um timo exemplo no desafio de transformao de [...] um contexto real, uma forma de vida, no objetivo do contexto terico, contedo educacional (FAZENDA, 2003, p. 37), e na busca pela ampliao do conhecimento e nvel crtico dos alunos, atravs da integrao e interao de contedos e metodologias de diversas disciplinas.
Entendemos por atitude interdisciplinar uma atitude ante alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de reciprocidade que impele troca, que impele ao dilogo, ao dilogo com pares idnticos, com humildade ante a limitao do prprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes; atitude de desafio, desafio ante o novo, desafio em redimensionar o velho; atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas; atitude, pois de compromisso em construir sempre da melhor forma possvel; atitude de responsabilidade, mas sobretudo, de alegria, de revelao, de encontro, enfim, de vida. (FAZENDA, 2003, p. 75).

Diante da problemtica percebida no currculo do ensino fundamental e mdio: a fragmentao, linearidade e alienao do conhecimento, nada mais justo que buscar prticas diferenciadas baseadas na perspectiva de que a escola no tem somente o dever de informar, mas de proporcionar ferramentas necessrias para que os alunos consigam compreender as vrias informaes apresentadas pelo mundo, para que eles alcancem o controle de sua aquisio de saberes e de sua formao. E por isso a leitura como atividade integradora de saberes (leitura interdisciplinar) necessria para a construo de novos

saberes e precisa exercer seu papel na escola atravs das aes de todos os membros da mesma. importante lembrar sempre que em um trabalho interdisciplinar no basta reunir disciplinas em um projeto para ser interdisciplinar. O sucesso da prtica interdisciplinar depende de todos que trabalham a proposta. No se pode deixar de ser coerente e humilde para analisar-se, revendo a prpria prtica diariamente, para com isso renovar-se. Assim possvel ao professor construir seu conhecimento e o conhecimento de seus alunos. A importncia do trabalho interdisciplinar est exatamente e, principalmente, em no se limitar aos professores e alunos e sala de aula. Essa forma de trabalho pode transpor todas essas barreiras e mudar a sociedade, no entanto, mais adequado e possvel que ele seja iniciado na sala de aula onde os olhares sero modificados e ampliados mais facilmente. O professor ser o primeiro, no se permitindo olhar para uma nica direo, no ficando preso somente a um contedo especfico, indo sempre em busca de novos conhecimentos e com isso sempre ter a possibilidade de ampliar o seu campo de conhecimento. Com essa prtica mais cedo ou mais tarde ir influenciar seus alunos no exerccio da arte de pesquisar. As aes interdisciplinares pois esta precisam de suma ser baseadas numa para a combinao de atividades, as quais dentro do contedo sejam aplicadas a contextualizao social, importncia conscientizao dos alunos a respeito da sociedade em que esto inseridos. As transformaes sociais se consolidam atravs de aes cotidianas nos projetos, so os pequenos atos que se transformam em grandes gestos numa rede de transformaes e renovaes de idias que podem gerar futuras modificaes sociais. As discusses e comparaes dos contedos relacionados s situaes reais do cotidiano, as situaes de misria, violncia, destruio da natureza de modo geral, sensibilizam a alunos e professores na busca por melhores condies de vida e isso gera novas atitudes. Segundo Fazenda (2002, p.8):
A primeira condio da interdisciplinaridade o desenvolvimento da sensibilidade, neste sentido tornando-se particularmente necessria uma formao adequada que pressuponha um treino na arte de entender e esperar, um desenvolvimento no sentido da criao e da

imaginao. [...] Interdisciplinaridade no se ensina nem se aprende, apenas vive-se, exerce-se e, por isso, exige uma nova Pedagogia, a da comunicao.

Diante dessa afirmativa percebe-se que o processo interdisciplinar baseado na sensibilizao atravs da comunicao em diversos nveis, meios e dilogos constantes so indispensveis desde os primeiros passos da implantao deste mtodo em uma sala de aula ou escola, pois para que ele seja efetivamente implantado necessrio que os envolvidos o conheam minimamente, somente conhecendo-o se sensibilizaro e o aplicaro de forma correta, vivenciando cada etapa e evoluindo de acordo com cada passo. Com o propsito de integrar os indivduos nessa sociedade que se forma, a educao pelo texto e pelo contexto: leituras, dilogos e vivncias devem direcionar suas aes, aprofundando seus conhecimentos a respeito das constantes transformaes do mundo e ampliando sua viso crtica. Inter-relacionar no somente integrar, globalizar, perdendo-se de vista a especificidade de cada objeto de conhecimento. Uma ao pedaggica interdisciplinar requer, antes de tudo, uma atitude interdisciplinar, integrada entre pessoas e inter-relacionada entre os contedos. Interdisciplinaridade fazse, antes, entre os indivduos para, s depois, concretizar-se na inter-relao entre as disciplinas. No significa a integrao de contedos, mas a interrelao entre as disciplinas, considerando-se seus objetivos e metodologias prprias.
[...] nada mais importante e significativo do que uma idia cujo tempo chegou. A interdisciplinaridade corresponde a essa imagem no contexto do ensino, que leva construo da necessria e urgente humanizao pela viso globalizadora, da o porqu de sua importncia. (LCK, 1999, p.89).

Diante do exposto por Lck (1999) contextualizar pode ser um dos primeiros passos para humanizar, conscientizar pelo contexto real um excelente meio de se entender e conseqentemente se fazer entender. Esta uma perspectiva que se constri em parceria, para a independncia, isto , para uma melhor formao geral: Como expe Fazenda (2002, p. 42). Inicialmente, o objetivo de permitir aos estudantes melhor desenvolver suas atividades, melhor assegurar sua orientao, a fim de definir o papel que devero desempenhar na sociedade. tambm necessrio que

aprendam a aprender. importante que se situem no mundo de hoje, criticando e compreendendo as inumerveis informaes que os agridem cotidianamente. Por estas razes torna-se fundamental um enfoque interdisciplinar, pois ele ir permitir a identificao entre o vivido e o estudado, desde que o vivido resulte de inter-relaes de mltiplas experincias. Tais experincias devem promover a curiosidade, a criatividade nas produes, a difuso de experincias inovadoras (entre professores, entre alunos e entre professores e alunos) gerando subsdios que permitam o desenvolvimento das habilidades e competncias dos professores e alunos e o exerccio efetivo da cidadania. Somente interdisciplinares se realizadas superar de os forma adequada as atividades e podero obstculos epistemolgicos

institucionais, isto , superaro a organizao dos conhecimentos em funo das disciplinas e superaro tambm o comodismo que acarreta na rigidez das estruturas institucionais.

5 METODOLOGIA Ao trabalhar textos variados com alunos de ensino mdio e ensino fundamental possvel diversificar os trabalhos e os conhecimentos adquiridos, utilizando-se cada texto inter-relacionado com outros textos de acordo com o enfoque das disciplina e com a necessidade de informaes complementares aos textos trabalhados. O Professor de Lngua Portuguesa deve coordenar os trabalhos interdisciplinares, j que a Lngua Portuguesa liga-se a todas as disciplinas e deve perme-las, embasando o trabalho de professores e alunos; e ainda porque uma das graves falhas do processo educacional no levar em conta a grande importncia da Lngua na aprendizagem das demais disciplinas. Cada docente deveria exigir mais rigor na expresso escrita e oral dos discentes durante os estudos de sua matria, mas na maioria das vezes, no o que ocorre, da a necessidade de mais dedicao e ateno s atividades de leitura e escrita. Essa coordenao deve buscar a soluo dos problemas de

compreenso dos textos, para que seja possvel uma organizao mais centrada na leitura. A resposta para as dificuldades que muitos alunos apresentam em Histria, Matemtica, Geografia, Cincias e demais disciplinas, em muitos casos, bvia: os alunos no sabem ler o texto e, portanto, no o compreendem; s vezes, sequer entendem a linguagem do professor quando este expe o contedo de sua matria. Diante dessa constatao, possvel explorar muitos dos textos daquelas disciplinas em Lngua Portuguesa, ocasio em que o Professor de Portugus pode vir em auxlio dos colegas, desenvolvendo habilidades na anlise de textos dos outros componentes curriculares. Muitas das deficincias observadas no estudo de vrias disciplinas procedem muito mais do no-entendimento do texto que propriamente da compreenso dos conceitos, que so facilmente assimilados, quando o aluno consegue decodificar a exposio do professor ou a do manual. Uma eficiente coordenao entre Lngua Portuguesa e demais matrias do currculo, pode solucionar numerosos problemas de aprendizagem, de certo modo, resultantes de um trabalho isolado das disciplinas, o qual no faz mais que aprofundar as falhas, sem que o professor se d conta do fenmeno, que tanto o angustia, quando constata tantas dificuldades em determinadas classes. Assim cada disciplina deve ficar com as seguintes funes: Lngua Portuguesa: Trabalhar a leitura dos diversos textos disponveis na obra, a estrutura da redao, a expresso oral e orientar sobre a estrutura a organizao da obra e seus textos, de forma interdisciplinar, isto , sempre relacionando com outros textos e atividades que propiciem a melhor compreenso dos contedos, alm de coordenar os grupos e a articulao do projeto. Histria e Geografia: Destacar os pontos mais importantes da histria do Chile e outros pases no decorrer de cada texto, inclusive sua caractersticas geogrficas, datas, fatos polticos e sociais, personagens reais e relacion-los realidade socioeconmica, poltica e cultural brasileira da mesma poca, atravs de textos e atividades em classe e extraclasse que

propiciem vivncias reais, que tornaro as aulas muito mais interessantes, prticas e eficientes no que se refere ao aprendizado. Espanhol: Identificao do vocabulrio da Lngua Espanhola encontrado nos textos e discusso da realidade brasileira comparada com a dos pases de lngua espanhola, focando aspectos da cultura e sociedade e suas influncias no Brasil, bem como audio de msicas que expressem manifestaes polticas e sociais em Espanhol ou em Portugus desde que possam ser relacionadas s lutas por melhores condies sociais, isto desde que possam ser comparadas s lutas sociais narradas na obra. As atividades a serem realizadas e distribudas precisam ser discutidas pelos professores nas reunies de planejamento e, depois de definidas, devem ser apresentadas aos alunos no incio do semestre. As atividades elaboradas podero ser divididas em duas etapas: a primeira consiste na ampliao do conhecimento de mundo, atravs da exibio de filmes, peas de teatro, visitas a exposies (Feira do Livro, Festival de Literatura - GEIA), mostras e museus; tudo isso em horrios diferentes dos horrios de aulas em sala, na escola. A segunda etapa consiste na realizao de trabalhos em grupo ligados vida em sociedade, enfatizando o objetivo das atividades interdisciplinares: educar para a vida em sociedade, para a mudana social atravs da conscientizao. Os educandos realizando estas duas etapas participaro ativamente da construo de seus conhecimentos, sero desafiados a analisar, pesquisar, comparar, produzir, desenvolver suas mltiplas inteligncias, percebendo e vivenciando sua realidade dentro e fora do ambiente escolar, visando o estudo do meio social e do meio ambiente. Integrando assim, de forma interdisciplinar a realidade da comunidade realidade da escola. As atividades interdisciplinares desta proposta so baseadas na LDB Captulo II, dos Fins da Educao Nacional, Art. 2, que diz que:
A educao nacional, instrumento da sociedade para a promoo do exerccio da cidadania, fundamentada nos ideais de igualdade, liberdade, solidariedade, democracia, justia social, e felicidade humana, no trabalho como fonte de riqueza, dignidade e bem-estar universais, tem por fins: I - o pleno desenvolvimento aperfeioamento; do ser humano e seu

II- a formao de cidados capazes de compreender criticamente a realidade social e conscientes de seus direitos e responsabilidades, desenvolvendo-lhes os valores ticos e o aprendizado da participao; III- o preparo do cidado para a compreenso e o exerccio do trabalho, mediante acesso, cultura, ao conhecimento cientfico, tecnolgico e artstico e ao desporto; IV- a produo e difuso do saber e do conhecimento; V- a valorizao e promoo da vida; VI- a preparao do cidado para a efetiva participao poltica; VII- o fortalecimento da soberania do pas, da unidade e soberania nacional e da solidariedade internacional, pela construo de uma cidadania, contrria explorao, opresso ou desrespeito ao homem, natureza e ao patrimnio cultural da humanidade.

Fazenda (2002, p. 8) diz que a interdisciplinaridade:


[...] uma relao de reciprocidade, de mutualidade, que pressupe uma atitude diferente a ser assumida frente ao problema do conhecimento, ou seja, a substituio de uma concepo fragmentria para unitria do ser humano. uma atitude de abertura, no preconceituosa, onde todo o conhecimento igualmente importante. Pressupe o anonimato, pois, o conhecimento pessoal anula-se frente ao saber universal. uma atitude coerente, que supe uma postura nica frente aos fatos, na opinio crtica do outro que fundamenta-se a opinio particular. Somente na intersubjetividade, num regime de co-propriedade, de interao, possvel o dilogo, nica condio de possibilidade da interdisciplinaridade. Assim sendo, pressupe uma atitude engajada, um comprometimento pessoal.

Diante disso possvel notar o quo importante um trabalho verdadeiramente interdisciplinar, isto um trabalho que ultrapasse as barreiras, os limites do conhecimento e da criatividade, um trabalho que estimule o dilogo e conseqentemente atitudes crticas, renovadoras e inovadoras que provoquem mudanas sociais em todos os nveis, por isso esta proposta deve ser desenvolvida de acordo com cada realidade e reelaborada sempre que necessrio. Esta uma proposta flexvel que busca adaptar e adaptar-se sempre, para o bem dos educandos, da sociedade e da divulgao da cultura.

Etapas de atividades interdisciplinares.


1 Etapa Leitura de captulos 2 Etapa Elaborao de um projeto de conscientizao da populao Ludovicense, a respeito de um problema social atual, sob a orientao dos professores, sendo que este trabalho deve constar de duas etapas: a escrita e a prtica. Leitura de notcias de jornal. Visita exposies, feiras de livros e bibliotecas. Audio de msicas de manifestos antigas e atuais (Geraldo Vandr - Pra no dizer que no falei das flores, Lcio Barbosa - Cidado (Z Ramalho), Gabriel o Pensador - Bala Perdida ) e demais manifestaes seja possvel. Obs: As atividades de leituras e visitas a bibliotecas abranger para do a trabalho objetivam conhecimentos elaborao escrito. O segundo trabalho escrito deve resumir a biografia do autor: aspectos histricos e culturais do perodo em que o autor viveu, alm de sua contribuio social. culturais: A Orquestra, por exemplo, caso

especficos da obra Confesso que vivi de Pablo Neruda, cada sala pode ser dividida em grupos, cada grupo pode fazer a leitura, interpretao e reflexo sobre o texto, o que multiplica a leituras quantidade de sala e na

conseqentemente o nmero de reflexes a respeito de cada tema, retirado dos textos, sendo que cada um deve ser sempre relacionado realidade social atual, seja ela brasileira ou Ludovicense. Presena em peas de teatro (Joo do Vale, Artur Azevedo etc.), sendo que as peas devem seguidas ser de relacionadas aulas para a a temas sociais e devem ser reflexo sobre o enredo. Visita a museus e ao centro histrico de So Lus com o objetivo de refletir sobre a realidade social Ludovicense de tempos passados e sobre a realidade atual. Exibio de filmes: O Carteiro e o Poeta, com objetivo de refletir sobre a vida de Pablo Neruda, seu engajamento

poltico,

exlio

as

Obs.: escrita

Todos

os

trabalhos ser

de e

mudanas sociais; Olga, A lista de Shindler etc., todos seguidos de reflexo crtica.

observao,

interpretao

devem

orientados

pelos professores.

Plano de atividades interdisciplinares.


PLANO INTERDISCIPLINAR (Ensino Mdio) Contedos: Os acontecimentos geogrficos, presentes histricos, polticos no e texto

aspectos lingsticos

narrativo de Pablo Neruda. Componentes Curriculares: Lngua Portuguesa, Lngua

Espanhola, Geografia e Histria. Professores: Objetivos: X, X, X e X. Desenvolver comunicao. a Ler capacidade e de

interpretar

textos; expressar-se oralmente com correo e clareza. Utilizar as tecnologias bsicas da informao: computador, TV etc. Conhecer, significao. Compreender e valorizar as analisar e criticar

diferentes contextos histricos e sua

diferentes culturas e etnias.

Aps fazer a leitura do Caderno 3: OS CAMINHOS DO MUNDO (por exemplo) e de seus captulos: O vagabundo de Valparaso; Cnsul do Chile num buraco; Mont-parnasse, Viagem ao Oriente e lvaro. Os alunos sero orientados pelo professor de portugus a buscar na internet ou pesquisar em livros fotografias e a biografia do autor e em seguida elaborar um resumo da mesma. Tambm sero orientados pelo mesmo a identificar: os acontecimentos histricos, aspectos geogrficos, polticos e lingsticos presentes no texto de Pablo Neruda e ainda sero convidados a identificar qual o tipo de texto trabalhado pelo autor e suas caractersticas. Os alunos faro pesquisas sobre o significado das palavras encontradas relativas ao vocabulrio da Lngua Espanhola presentes no texto (em dicionrios ou mesmo na internet) sob a orientao do professor de Espanhol e faro uma listagem dos aspectos histricos, culturais e polticos relativos ao Chile e, em seguida, estabelecero uma comparao crtica com os aspectos culturais e polticos brasileiros, podendo relacionlos com msicas antigas e atuais. Sero estabelecidas discusses a respeito dos acontecimentos histricos, aspectos geogrficos e polticos, durante as aulas de Geografia e Histria e durante as leituras nas aulas de Portugus. Estes aspectos positivos ou negativos de cada pas podem ainda ser relacionados com msicas, poesias, filmes e novelas de poca. Por fim os alunos devero criar uma apresentao (oral e escrita), mostrando as pesquisas realizadas por eles, destacando as caractersticas do texto lido, o vocabulrio em lngua estrangeira (atravs de teatro, por exemplo) a classe a que pertencem cada palavra e seu significado. Devero expor suas anlises a respeito dos problemas atuais na sociedade brasileira e possveis solues e ainda identificar um problema social presente em sua prpria cidade e propor uma soluo vivel, seja atravs de campanhas de conscientizao ou de uma ao mais direta elaborada pela classe. Os trabalhos sero apresentados de forma oral e escrita e as apresentaes e devem ser assistidos por todos que fazem parte da escola e

(se possvel) da comunidade. Obs.: A leitura de cada captulo dever ser acompanhada de textos cientficos especficos complementares, relativos a cada disciplina trabalhada para que facilitem a compreenso dos mesmos, bem como o melhor aproveitamento do contedo pelos alunos que ainda no conheam suficientemente o assunto. Alm disso, devem ser complementadas com visitas, audies de msicas etc.

Plano de atividades interdisciplinares.


AULA INTERDISCIPLINAR (Ensino Mdio) Contedo: Anlise do Captulo O vagabundo de Valparaso do Caderno 3 do livro Confesso que vivi (Pablo Neruda). Componente Curricular: Lngua Portuguesa (Histria e

Geografia). Professor de Portugus: Objetivos: X. Desenvolver a capacidade de

comunicao, leitura e interpretao de textos narrativos; expressando-se oralmente com clareza. Utilizar as tecnologias bsicas da informao. Elaborar snteses e textos crticos e informativos.

Fazer a leitura coletiva do captulo O vagabundo de Valparaso do Caderno 3: OS CAMINHOS DO MUNDO, com a turma dividida em pequenos grupos, que socializaro a leitura e opinies. Orientar os alunos a buscarem na internet ou pesquisarem em livros fotografias e a biografia do autor e em seguida elaborar um resumo desta. Orientar tambm para a identificao dos acontecimentos histricos, aspectos geogrficos, polticos e lingsticos presentes no texto de Pablo Neruda e ainda convid-los a identificar qual o tipo de texto trabalhado pelo autor e suas caractersticas. Os encontradas alunos faro pesquisas sobre da o significado Lngua das palavras caso

relativas

ao

vocabulrio

Portuguesa,

desconheam seus significados, presentes no texto (em dicionrios ou mesmo na internet) sob a orientao do professor e faro uma listagem de tais palavras para em seguida localiz-las em letras de msicas antigas e atuais e/ou poesias. Sero estabelecidas discusses a respeito dos acontecimentos histricos, aspectos geogrficos e polticos, durante as leituras. Por fim o professor mediar os trabalhos dando as devidas orientaes para o sucesso da apresentao final (oral e escrita) em que os alunos apresentaro as pesquisas realizadas por eles, suas anlises a respeito dos problemas atuais na sociedade brasileira e possveis solues e ainda apresentaro um problema social presente em sua prpria cidade e uma soluo vivel, seja atravs de campanhas de conscientizao ou de uma ao mais direta elaborada pela classe.

6 CRONOGRAMA Atividades/2009 Reviso de Literatura Elaborao Projeto do Abr Mai X X X X Jun Jul X X X Ago Set X X Out X Nov Dez

Pesquisa de Campo Anlise dos Dados Redao Monografia da

X X

X X X X X X X

Reviso Final Defesa Monografia da

X X

REFERNCIAS BRANDO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n 9.394/96, comentada e interpretada, artigo por artigo. So Paulo: Avercamp, 2007. FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? So Paulo: Paulus. 2003.

FREIRE, Paulo. Concientizao: teoria e prtica da libertao uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. So Paulo, Moraes, 1980. JIMNEZ, Jos Olvio; MORALES, Carlos Javier. La Prosa Modernista Hispanoamericana: introducin crtica y antologia. Madrid: Alianza, 1998. NERUDA, Pablo. Confesso que vivi: memrias. Trad. SAVARY, Olga. 9.ed. So Paulo/ Rio de Janeiro: DIFEL, 1979. SILVA, Jos Maria da; Silveira, Emerson Serra da. Apresentao de trabalhos acadmicos: normas e tcnicas .3. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. SOL, Isabel. Estratgias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SOMMERMAN, Amrico. Inter ou transdisciplinaridade?: da fragmentao disciplinar ao novo dilogo entre os saberes. So Paulo: Paulus, 2006. KLEIMAN, ngela; SILVIA, E. Moraes. Leitura e Interdiscilplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

ANEXO A QUESTIONRIO

QUESTIONRIO PROJETO DE PESQUISA


Uma proposta interdisciplinar para o ensino de lngua portuguesa atravs da obra Confesso que vivi de Pablo Neruda.

Questionrio

1. 2.

Qual a sua formao acadmica? Que mtodo voc utiliza predominantemente em sala de aula? Por que

julga-o mais eficiente? 3. 4. O que voc entende por trabalho interdisciplinar? Que tipos de atividades interdisciplinares so desenvolvidas na sua aula

e com que inteno/objetivo?

Anda mungkin juga menyukai