Anda di halaman 1dari 3

UNIVATES CENTRO UNIVERSITRIO CURSO: Engenharia Ambiental DISCIPLINA: Qumica para a Engenharia PROFESSORA: Jane Herber SEMESTRE: 2012/B

B Exerccios - Tabela Peridica


1. O elemento cloro (17C) ocorre na gua do mar na forma de cloreto de sdio, NaC, de cloreto de potssio, KC, e de cloreto de magnsio, MgC2. usado na produo de cido clordrico, HC(aq), na fabricao do inseticida BHC (benzeno 3. A distribuio eletrnica de um tomo Y, no estado fundamental, apresenta o subnvel mais energtico 4s1. Com relao a este tomo, pode-se afirmar que ele: I. Apresenta um eltron na camada de

hexaclorado), do solvente clorofrmio, CHC3(), de desinfetantes e alvejantes como o hipoclorito de sdio, NaCO(aq). Com relao posio do cloro na Tabela Peridica, determine o nmero do grupo, o nome da famlia e o nmero do perodo ao qual esse elemento pertence, e classifique-o como metal ou no-metal.

valncia. II. III. Pertence famlia peridica 14. Pertence famlia peridica 1, localizado

no 4. perodo. IV. um elemento metlico. Possui nmero atmico 20. a) I e II esto corretas. I, II e V esto corretas. I, III e IV esto corretas. III, IV e V esto corretas. Todas esto corretas.

Respostas: b) Nmero do grupo: ___________________ c) Nome da famlia:_____________________ Perodo: _____________________ Classificao: ____________________ 2. O elemento glio (Ga), encontrado em 4. Considere um determinado elemento qumico cujo subnvel mais energtico o 5s2. Seu nmero atmico e grupo em que est localizado na Tabela Peridica so, respectivamente: a) Sabendo que o glio pertence ao grupo 13 (3A) e ao 4. perodo da Tabela Peridica, e considerando-o determine: a) o seu nmero atmico: __________ b) o nmero de eltrons no subnvel de maior energia: _____________________ c) o nmero de eltrons na camada de valncia: _________________________ d) a classificao como metal ou no-metal: ___________ II. Esse elemento pertence famlia do 14 nitrognio 7 N . III. A distribuio eletrnica dos seus eltrons termina em 5p3. IV. O eltron mais energtico desse tomo encontra-se em um orbital degenerado. 5. Sobre o tomo de antimnio considere as seguintes afirmativas: no estado fundamental, b) c) d) e) 20; 2 38; 2 38; 1 39; 2 20; 1 d) e)

quantidades mnimas junto aos minrios de alumnio, usado em termmetros de

quartzo, em memrias de computador e em fotodiodo para laser.

122 51 Sb ,

I. um elemento qumico que pertence ao 4. perodo da tabela peridica.

( )

II.

O nmero quntico do ltimo eltron 5,0,0,+1/2.

III.

Os metais 28Ni, do bloco s.

29Cu

79Au

so elementos

III. Assinale a alternativa correta. a) Somente verdadeiras. b) as afirmativas I e V so

mais fcil tirar um eltron do clcio (20Ca) do que do berlio (4Be).

Com base nessas afirmaes e conhecendo as propriedades peridicas dos elementos, assinale a alternativa que apresenta somente

Somente as verdadeiras.

afirmativas

II

so

afirmaes corretas. a) b) c) d) e) I e IV. II e III. III e IV. I e III. II, III e IV.

c)

Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras.

d)

e)

9. 6. tomos do elemento qumico potssio, que possuem 20 nutrons, esto no quarto

perodo da tabela peridica, na famlia dos metais alcalinos. Em relao a seus ons, correto afirmar que: a) b) c) d) e) tm Z = 18. tm 20 eltrons e A = 40. tm 18 eltrons e A = 39. so ctions bivalentes. tm A = 38.

A tabela peridica uma ferramenta importante para aqueles que lidam com a Qumica. Consultando-a, pode-se, por exemplo, concluir que I. o flor mais eletronegativo do que o ferro. o tomo neutro de clcio e o tomo neutro de magnsio tm o mesmo nmero de eltrons de valncia. a solubilidade do cloreto de sdio em gua a 25 aproximadamente 35 g de C sal/100 g de gua.

II.

III.

correto o que se conclui em: 7. Analisando as propriedades peridicas dos elementos: Hlio (2He), Flor (9F), Csio (55Cs), smio (76Os) e Potssio (19K), correto afirmar que: a) b) c) o Csio o mais eletronegativo. d) o Potssio o de menor raio. e) o Flor possui a maior 1. energia de ionizao. o Flor o mais denso. o Hlio possui a maior 1. energia de ionizao. 10. Com relao Tabela Peridica e suas propriedades, numere a coluna da direita com base nas informaes da coluna da esquerda. I, II e III. I e II, apenas. a) b) c) I, apenas. II, apenas. III, apenas.

d) e)

8.

Considere as seguintes afirmaes: I. O gs nobre hlio (2He) o nico gs nobre que no apresenta configurao s2 p6 no nvel de valncia. O 6C possui maior raio atmico que o 50Sn.

II.

1. 2.

Famlia A ou zero Famlia B

( ( (

) ) )

Aumenta de acordo com o nmero atmico do elemento. Apresenta(m) nmero atmico inferior a 92. Seus eltrons mais energticos esto situados em subnveis

3. Cisurnicos s ou p. 4. 5. Eletronegatividade Massa atmica

( (

) )

Denomina(m)-se elementos de transio. Atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao.

Assinale a seqncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 3, 2, 1, 5, 4. 1, 5, 3, 4, 2. 5, 2, 4, 1, 3. 5, 3, 1, 2, 4. 4, 2, 5, 3, 1.

12. Enuncie a verso moderna da lei peridica. 13. Dos elementos a seguir, quais so considerados elementos representativos: Mg, Ti, Fe, Se, Ni, Br? 14. Quais dos seguintes elementos so elementos de transio: Sr, Ru, As, W, Ag, Al ? 15. Por que forma deixados espaos vazios na tabela de Mendeleev? 16. Escolha o maior tomo: Ge, Sb, Sn e As. Justifique. 17. Defina potencial de ionizao. 18. Qual o smbolo e o nome do elemento localizado no 4 perodo da famlia dos metais alcalino terrosos? 19. Qual o smbolo e o nome do elemento localizado no 3 perodo da famlia dos halognios? 20. Indique o nome da famlia e o nmero do perodo em que se encontra o elemento tungstnio na tabela peridica. 21. Coloque os elementos abaixo em ordem crescente de raio atmico. Ca, Al, Cl, Fe, Li. 22. Organize os elementos do exerccio anterior em ordem decrescente de eletronegatividade.

Anda mungkin juga menyukai