Anda di halaman 1dari 3

RPM 36 - Elipse, sorrisos e sussurros

file:///F:/36/5.htm

Elipse, Sorrisos e Sussurros Renato J.C. Valladares Universidade Santa rsula, RJ Introduo Ao lermos o artigo de Wagner [1] sobre as antenas parablicas, baseado na propriedade bissetora da parbola, no podemos deixar de lembrar que as elipses tambm tm uma propriedade similar. Essa propriedade usada na construo de refletores odontolgicos, aparelhos de emisso de certos raios usados em medicina ou nas salas de sussurros existentes .... em certos museus americanos de cincia e nos castelos de alguns monarcas europeus excntricos... [2]. Por outro lado, para cuidar do sorriso dos pacientes, muitos dentistas usam uma luminria com espelho elptico que possui a propriedade de concentrar os raios luminosos em um ponto, que ajustado pelo dentista para iluminar o dente que est sendo tratado. Conseguem-se, assim, duas vantagens: A primeira concentrar o mximo de luz onde se est trabalhando, e a segunda evitar que os raios luminosos ofusquem o paciente, o que aumentaria o desconforto causado pelo tratamento dentrio. De maneira diferente dos holofotes comuns, como os faris de carro, que refletem os raios luminosos em uma mesma direo (valendo-se, para isso, de um espelho parablico), os holofotes dentrios se valem de espelhos elpticos para concentrar os raios luminosos emitidos pela lmpada em um determinado ponto. Isso ocorre devido propriedade refletora da elipse, que ser estudada neste artigo. Essa mesma propriedade explica o funcionamento de diversos aparelhos de emisso de raios usados em tratamentos mdicos, como, por exemplo, o de radioterapia, cujos raios devem destruir os tecidos doentes sem afetar os tecidos sadios que se encontram ao redor. J as salas de sussurros so construes de forma oval onde esto marcados dois pontos no cho. Duas pessoas em p, uma em cada um desses pontos, podem se comunicar em voz sussurrada, inaudvel no restante da sala. Isso tambm decorre da propriedade refletora da elipse. A forma da sala de fundamental importncia. Ao projet-la, fixam-se dois pontos P e Q, que ficam na altura da cabea das pessoas que vo se comunicar. A seguir, toma-se uma elipse E que admita P e Q como focos, e a sala construda de tal maneira que qualquer plano que passe por esses pontos intercepte a sala segundo uma elipse congruente com a escolhida. Na figura abaixo mostramos uma seo da sala dos sussurros por um plano que passe por P e Q.

1 de 3

24/6/2008 09:40

RPM 36 - Elipse, sorrisos e sussurros

file:///F:/36/5.htm

Isso possibilita desenvolver todo o nosso estudo na elipse E, que por ser uma figura plana pode ser considerada em um plano previamente fixado. Pela prpria definio de elipse, a soma das distncias de um ponto da curva aos focos constante. Assim, todas as ondas sonoras emitidas em um dos focos que, ao se refletirem nas paredes da sala, cheguem ao segundo foco, tero percorrido a mesma distncia e, por isso, chegaro ao mesmo tempo. J a propriedade bissetora, que estudaremos adiante, garante que todo som emitido em um dos focos se dirigir aps a reflexo exatamente para o outro foco. Assim, conjugando essas duas propriedades, conclumos que todas as ondas sonoras emitidas em um dos focos chegaro ao mesmo tempo no outro foco, o que, sem dvida, proporciona uma amplificao natural do som, explicando o funcionamento das salas de sussurros. Passemos ento a estudar a propriedade bissetora da elipse. Propriedade bissetora da elipse: Seja uma elipse E com focos P e Q e seja um ponto . Nesse caso a reta r, tangente a E em X, forma ngulos iguais com os raios focais PX e QX .

Demonstrao: Consideraremos duas leis fsicas sobre a reflexo. A primeira diz que o ngulo de incidncia e o ngulo de reflexo em um plano so iguais. A outra lei diz que a reflexo em cada ponto de uma superfcie se comporta como se fosse no plano tangente superfcie, no respectivo ponto. Lembramos que, tal como na circunferncia, uma reta tangente elipse se e somente se intersecta esta somente no ponto de tangncia. Denotando a distncia entre dois pontos R e S por e caracterizando a elipse E como o lugar geomtrico dos pontos X que satisfazem a propriedade mtrica, (constante), segue-se que um ponto A no estar na elipse se e somente se . Logo, uma reta r ser tangente elipse E em um ponto X se e somente se intersectar E em X e qualquer que seja o ponto A em r, , se tenha: . Seja, agora, um ponto X na elipse E e tomemos uma reta r (bissetriz de um dos ngulos formados pelas retas PX e QX) passando por X de tal forma que o ngulo

2 de 3

24/6/2008 09:40

RPM 36 - Elipse, sorrisos e sussurros

file:///F:/36/5.htm

entre PX e r seja igual ao ngulo entre QX e r. Se mostrarmos que r tangente a E em X, teremos mostrado a propriedade bissetora, devido unicidade da tangente elipse por um de seus pontos.

Seja X um ponto de E. Ento , onde k uma constante. Tomemos sobre e r um ponto consideremos o ponto simtrico de P em relao a r. ento mediatriz de . Logo, e tambm . Por construo, a reta r faz ngulos iguais com XP e XQ e, pela simetria, os ngulos AXP e so tambm iguais. Da, os segmentos XQ e fazem ngulos iguais com r e, portanto, os pontos , X e Q so colineares. Segue-se ento: (desigualdade no tringulo ) A reta r

Como , conclumos que X o nico ponto de r que pertence elipse, o que mostra que essa reta tangente em X a essa elipse. Observao: A demonstrao da propriedade bissetora nos permite concluir que uma elipse est perfeitamente determinada quando so conhecidos um foco, uma tangente com o ponto de tangncia. De fato, observando a figura anterior temos , que o comprimento do eixo maior da elipse.

NR: Este artigo teve sua redao modificada por membros do Comit Editorial da revista, com a concordncia do autor. Referncias Bibliogrficas
[1] Wagner, Eduardo. Porque as antenas so parablicas. RPM 33 pgs. 11 a 15. [2] Simes, George. Clculo com geometria analtica. Vol 2. So Paulo: Mc Graw Hill, 1985.

3 de 3

24/6/2008 09:40

Anda mungkin juga menyukai