Anda di halaman 1dari 5

DIREITO CIVIL DIA 21 DE JUNHO PROFESSOR FLVIO TARTUCE

1- (XLII Concurso MP/RS) "A compra de "B" uma pequena loja de vesturio, incluindo instalaes e mercadorias existentes, obrigando-se "B", verbalmente, a auxiliar o comprador nos primeiros dias de funcionamento do estabelecimento comercial, permitindo a utilizao de seu CGC para pedidos de novas mercadorias at se regularizasse a situao junto aos fisco, tudo com fins de garantir condies para a normal comercializao dos produtos. Posteriormente, sem motivo razovel, "B" cancela todos os pedidos de mercadorias ainda no recebidas, inviabilizando a continuidade, normal do negcio e a percepo dos frutos esperados. Isso considerado, dizendo-se que: I A no titular de direito subjetivo prestao de indenizao em face de "B", porque o contrato de compra e venda compreendia apenas as instalaes e mercadorias existentes na loja poca do negcio. II - "A" no titular de direito subjetivo prestao de indenizao em face de "B, porque se tratando de contrato comutativo, restou concludo com o pagamento do preo e entrega das instalaes e mercadorias existentes na loja poca do negcio, no subsistindo para "B" quaisquer outros deveres acessrios, anexos, secundrios ou laterais. III - "A titular de direito subjetivo prestao de indenizao em face de "B, porque a relao obrigacional um processo dinmico, no se exaurindo com a entrega das instalaes e mercadorias existentes na loja poca do negcio. IV - "A titular de direito subjetivo prestao de indenizao em face de "B", por infrao aos deveres anexos ou secundrios de conduta que so informados pelo princpio da boa-f objetiva. Est correto afirmar-se que: (a) somente a assertiva I est correta. (b) somente as assertivas I e II esto corretas. (c) somente as assertivas III e IV esto corretas. (d) somente a assertiva III est correta. (e) somente a assertiva IV est correta. 2- (TJ/SC_2003) Nos contratos de compra e venda, assinale, dentre as respostas abaixo, a nica alternativa correta: a) condio de validade do contrato a fixao de preo certo no prprio instrumento contratual. b) A fixao de preo no pode ser feita em funo de ndices e parmetros, ainda que suscetveis de objetiva determinao. c) O preo corrente nas vendas habituais do vendedor critrio vlido de atribuio do preo, quando a venda foi feita sem fixao do preo ou de critrios vlidos para a sua determinao e no houver tabelamento oficial para o objeto do contrato. d) Todas as alternativas so corretas. e) Nenhuma das alternativa correta.

3- (TJ/SC_2002) Com relao aos contratos de compra e venda, examine as afirmaes abaixo, assinalando a correta:

DIREITO CIVIL DIA 21 DE JUNHO PROFESSOR FLVIO TARTUCE

a) nula a clusula que deixar a fixao do preo ao arbtrio de terceiro; b) A fixao do preo pode ser deixada taxa do mercado; c) A fixao do preo pode ser deixada ao exclusivo arbtrio do vendedor; d) A fixao do preo pode ser deixada ao exclusivo arbtrio do adquirente; e) At a tradio da coisa, os riscos do preo correm por conta do vendedor. 4- (TJ/ES_2003) Assinale a alternativa correta: A) Emptio spei uma das modalidades de compra e venda aleatria, que se verifica quando uma das prestaes pode falhar, havendo para cada uma das partes a chance de ganho ou perda; B) No contrato de empreitada, o empreiteiro tem o direito e exigir do empreitante que aceite a obra uma vez concluda nos termos contratuais; C) O exerccio do direito da prelao est sujeito a prazo prescricional; D) A hipoteca, no direito brasileiro, no se extingue quando se opera a resoluo do domnio; E) O possuidor de m f tem direito de indenizao pelas benfeitorias teis , mas no lhe assiste direito de reteno em relao a elas. 5- (TJ/ES_2003) Assinale a alternativa correta: A) Se o contrato contm a clusula solvet et repete no pode ser argida a exceptio non adimpleti contractus; B) Tratando-se de contrato aleatrio, retratando a emptio rei speratae, o alienante ter direito a todo o preo, mesmo de coisa que nada vier a existir; C) Tratando-se de compra e venda de imvel, na modalidade ad corpus e ocorrendo excesso de rea, provando o vendedor o desconhecimento da exata rea vendida, no caba ao comprador completar o valor correspondente ao preo ou devolver o excesso; D) As arras dadas ao contrato impedem seja estipulado o direito de arrependimento; E) No contrato de seguro de vida, o segurado, no tocante indicao de beneficirio, no sofre qualquer limitao quanto s pessoas. 6- (TJ/MT_2004) Assinale a opo correta sobre os ofcios de justia do foro extrajudicial e de seus titulares. A) Os oficiais de registro, tambm chamados de tabelies, so agentes pblicos cujas declaraes so dotadas de f pblica. B) Lavrar escrituras pblicas d e compra e venda de bens imveis uma competncia exclusiva do oficial de registro de imveis. C) O ingresso na atividade notarial restrita a bacharis em direito e depende da prvia aprovao em concurso de provas e ttulos. D) Um notrio somente pode reconhecer firmas de pessoas que tenham domiclio em municpio abrangido pela comarca na qual se situe o ofcio em que o notrio atue. 7- (20 Concurso MPF) ASSINALE A ALTERNATIVA CERTA: (a) ( ) A discusso entre credores do insolvente somente pode versar sobre a preferncia entre eles disputada. (b) ( ) No contrato a ttulo oneroso pode o credor, ao contratar, exigir que o rendeiro lhe preste garantia real, ou fidejussria. (c) ( ) Se vier a perecer, em razo de vcio oculto e preexistente, a coisa objeto do contrato de compra e venda que j se encontra em poder do adquirente, tem aplicao a regra res perit domino.

DIREITO CIVIL DIA 21 DE JUNHO PROFESSOR FLVIO TARTUCE

(d) ( ) O titular de crdito empenhado pode receber o pagamento independente da anuncia do credor pignoratcio. Resposta: B 8- (26 Concurso MP/DFT) Assinale a alternativa incorreta, de acordo com a disciplina do Cdigo Civil. A - O testamento ato personalssimo e que no pode ser modificado aps a declarao de vontade do testador. B - Entre os contratos tpicos ou nominados disciplinados pelo Cdigo Civil encontram-se a doao, compra e venda, mandato, comisso e corretagem. C - possvel o nascituro figurar como donatrio em contrato de doao. D - No mtuo, espcie de emprstimo, h transferncia de domnio da coisa emprestada. E - O contrato de compra e venda pode ser aleatrio . 9- (MP/BA_2004) No que pertine classificao, o contrato de compra e venda se apresenta da seguinte forma: A) Gratuito, bilateral, formal e aleatrio. B) Oneroso, translativo, bilateral e comutativo. C) Unilateral, translativo, oneroso e de execuo diferida. D) Bilateral, oneroso, formal e aleatrio. E) Comutativo, unilateral, de execuo simultnea. 10- (44 Concurso MP/MG) Assinale a alternativa CORRETA. a) O direito do promissrio comprador adjudicao compulsria no se condiciona ao registro do compromisso de compra e venda no cartrio de imveis; b) o casamento um ato jurdico nico e solene, como o a escritura pblica de compra e venda de bem imvel, celebrado por partes capazes; c) havendo conflitos de interesses entre pai e filho, sendo aquele detentor do poder familiar, o juiz, ex officio, nomear curador especial, ciente da querela; d) pelo novo Cdigo Civil podem os parentes consangneos e afins, e o cnjuge ou companheiro pedir uns aos outros alimentos de que necessitam para viver; e) na sucesso ab intestato, o autor do patrimnio exerce seu direito de disposio da poro disponvel por intermdio de testamento vlido. 11- (44 Concurso MP/MG) Analise as proposies abaixo. I - Na assuno de dvida no pode o novo devedor opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo; II - as despesas com o depsito, quando julgado procedente, correro por conta do credor e, se improcedente, por conta do devedor; III - a finalidade da clusula penal prefixar as perdas e danos e no pode exceder o valor da obrigao principal; IV - no contrato de compra e venda com pagamento vista, o vendedor no obrigado a entregar a coisa antes de receber o preo; V - cessa o mandato pela revogao, pela renncia, pela morte ou interdio de uma das partes, pelo trmino do prazo ou pela concluso do negcio. Esto CORRETAS: a) somente I, II e III; b) somente I, IV e V; c) somente II, III e V; d) somente III, IV e V; e) todas as proposies.

DIREITO CIVIL DIA 21 DE JUNHO PROFESSOR FLVIO TARTUCE

12- (XLIV Concurso MP/RS) Considerando o novo Cdigo Civil e as seguintes assertivas: I - Incorre em nulidade o negcio jurdico quando apresente objeto indeterminvel. II - Nulifica o negcio jurdico ofensa cometida contra lei imperativa, que tanto pode dar-se por ofensa frontal ou direta, convencionando-se o que a lei probe (agere contra legem), como a partir de negcio jurdico lcito e vlido que, por via reflexa, atinge o resultado proibido (agere in fraudem legis). III - nulo o contrato de compra e venda se a fixao do preo resta com o exclusivo arbtrio de uma das partes. IV - nulo o negcio jurdico praticado direta e pessoalmente por quem, em razo de causa transitria, no possa exprimir a sua vontade. V - nulo o negcio jurdico por vcio resultante de dolo. Assinale a alternativa correta: (A) Somente as assertivas I, II, III e IV esto corretas. (B) Somente as assertivas I, III e V esto corretas. (C) Somente as assertivas II, III e V esto corretas. (D) Somente as assertivas I, II, e IV esto corretas. (E) Todas as assertivas esto corretas. 13- (XLIV Concurso MP/RS) A, consumidor, com a finalidade no revelada de transportar substncias entorpecentes que provocam dependncia psquica e fsica, celebra com B, fornecedor, contrato de compra e venda de material prprio para transporte de objetos, sem anunciar ao vendedor o seu propsito, que somente vem a ser descoberto por este aps a consumao do contrato. Ante essas consideraes e o novo Cdigo Civil, assinale a alternativa correta: (A) H nulidade do negcio em razo de motivo ilcito, sendo a invalidade decorrente do fato de o consumidor destinar o bem negociado prtica de um delito. (B) A compra e venda considerada como negcio com objeto ilcito ante a presuno de participao do vendedor no projeto criminoso. (C) No sendo comum (razo determinante assumida por ambas as partes) o propsito de destinar o objeto adquirido para fins ilcitos ao tempo da declarao de vontade, no resta afetada a validade do negcio. (D) O motivo passou categoria de causa, provocando a nulidade porque ilcito. (E) O negcio jurdico est viciado por falso motivo, determinante para a prtica do ilcito. 14- (Defensoria Pblica/MA_2003) Acerca do contrato preliminar correto afirmar que (A) no tem fora obrigatria, podendo qualquer das partes d-lo por desfeito mediante notificao judicial. (B) no comporta em qualquer hiptese execuo especfica e seu descumprimento apenas enseja o pagamento de perdas e danos. (C)) deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado, exceto quanto forma. (D) deve observar, sob pena de nulidade, a forma do contrato a ser celebrado, em virtude da regra segundo a qual o acessrio segue o principal. (E) tem a mesma funo do sinal ou arras na venda e compra. 15- (XLII Concurso MP/RS)

DIREITO CIVIL DIA 21 DE JUNHO PROFESSOR FLVIO TARTUCE

Uma empresa de vendas de eletrodomsticos publicou em jornal de grande circulao local um anncio contendo oferta de fornos microondas por preo proporcional e convidativo, sem, contudo, indicar o nmero de unidades disponveis. Inmeros consumidores acorreram a loja, mas o estabelecimento comercial, alegando que a publicidade foi veiculada com erro no preo e que no dispunha de aparelhos para atender demanda, recusou-se venda pelo preo anunciado. Cedendo aos pedidos dos consumidores e do Procon, a empresa vendeu os aparelhos pelo preo da oferta, mas, posteriormente, props ao de anulao das vendas. Isso posto, correto afirmar-se que: (a) o negcio jurdico anulvel, porque houve erro-obstculo. (b) o negcio jurdico anulvel, porque houve erro-vcio. (c) aplica-se publicidade a disciplina prpria dos atos jurdicos, inclusive a do erro, porque o fato publicitrio depende da vontade para produzir efeitos, sendo relevantes os vcios que possam afetar a vontade de sua produo. (d) o negcio jurdico vlido e eficaz, porque a publicidade, contato social de consumo, produziu vinculao jurdica negocial e obrigaes, mesmo antes de celebrado contrato de compra e venda dos eletrodomsticos. (e) lcita a recusa da empresa a vender os eletrodomsticos anunciados, porque no h falar em responsabilidade pr-negocial no direito brasileiro. Gabarito: 12345678C C B A A C B A 9- B 10- A 11- E 12- A 13- C 14- C 15- D

Anda mungkin juga menyukai