Anda di halaman 1dari 23

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Voltar para Curso Tcnico em Msica (Centro Paula Souza - Ourinhos) - aulas de violo Voltar para Material de apoio - Curso de Violo e guitarra - USC (BAURU-SP) - 2006. Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net.

DIGITAO

SISTEMTICA
Marcelo Mello

Intervalos e alteraes Arpejos Arpejos - progresses Escalas menores Walking bass Pentatnicas Mudana de posio / intervalo de quarta
Para alm das "decorebas" de padres de digitao de escalas no brao da guitarra e do baixo, acredito que o estudo destes elementos deveria ajudar no entendimento de conceitos de teoria musical e na forma como eles se aplicam ao estudo destes instrumentos. O prprio significado da palavra escala em termos musicais pouco divulgado,e muitos j foram obrigados a estudar com afinco exerccios e padres que pouco sabem pra que servem. Na minha opinio, o conceito e o uso de escalas se baseia em noes de harmonia, que so exploradas em outro texto. Aqui, o importante ser perceber como a forma de colocao dos dedos na guitarra pode ajudar a entender teoria musical e tambm os mecanismos presentes na arte guitarrstica. Em primeiro lugar, as cordas do baixo e da guitarra (quase inteira) so afinadas com um intervalo de quatro notas entre elas, o que chamado de intervalo de QUARTA. Ex:

No exemplo acima as notas foram determinadas levando em conta a lgica das diferenas de altura entre as notas (e entre as casas do brao),a partir das notas das cordas soltas. A antiqssima tradio deste princpio na afinao (afinao por quartas) remonta ao violo de cinco cordas (sc. XVI), antes da adoo da 6a corda grave (MI). Como a nota que forma este intervalo de quarta estar sempre disponvel na corda mais aguda, podemos dizer que esto sempre disponveis trs notas diatnicas por corda, antes das notas se repetirem na prxima corda (ou sem trocar a posio dos dedos da mo). Se tomado sistematicamente, isto , se todas as notas forem produzidas de trs em trs, este pode ser considerado ento o princpio bsico da construo de uma digitao sistemtica:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

1/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Uma vez que as possveis combinaes de notas que formam as escalas maior e menor (as tradicionais do sistema musical europeu, presentes na quase totalidade da produo musical de hoje) so reproduzidas nas possveis combinaes das digitaes com trs notas por corda, podemos determinar modos de produzir tais escalas no instrumento diretamente a partir destas possveis combinaes. Haver ento apenas trs possibilidades de disposio de notas diatnicas dentro desta sistemtica de trs notas por corda, como nos exemplos abaixo (j indicando trs dedos em cada corda, para cada conjunto de trs notas):

1) Semitom/tom - ex:

2) Tom/semitom - ex:

3) Tom/tom - ex.:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

2/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

A ltima digitao pode ser chamada de expandida por usar uma abertura de dedos maior que o normal, isto , uma abertura no natural. Dependendo do gosto pessoal, a ltima digitao pode ser feita com os dedos 1-3-4, embora a abertura v se localizar entre os dedos 3-4, o que menos natural ainda que a abertura entre os dedos 1-2. claro, o uso de mais de trs notas seguidas em uma corda perfeitamente possvel de se realizar, mas embora alguns guitarristas tenham desenvolvido tcnicas neste sentido (ex. Pat Metheny, Jeff Beck), uma digitao sistemtica deve levar em conta que regies diferentes do brao levaro a diferentes posies da mo, e que, antes de se estudar a mudana de uma posio da mo para outra, deve-se estudar as possibilidades de cada posio, para cada regio do brao. Usaremos aqui a conveno comum para digitaes de instrumentos de corda em geral (ex. violino): a casa onde est o dedo indicador determina o nome da posio (casa V - 5a posio).

O exemplo mais familiar de seqncia de localizaes das notas no brao seria com o uso das notas nas cordas soltas, num padro quase obrigatrio no ensino do instrumento:

isto ento que se chama de escala no brao do instrumento, ou seja, o padro de repetio de dedos para produzir as notas da teoria musical. Mais do que simplesmente localizar pontos no brao, a seqncia ajuda a manter regular a passagem entre as notas, mais estvel, influi na forma como sero executas as frases musicais no diferentes estilos, em suma, participa ativamente da prpria estrutura musical. Esta digitao, porm, no usa trs notas na 4a corda, por causa do intervalo de tera (3 notas) entre a corda SOL e a corda SI. Embora esta situao seja primeira vista de importncia menor (no estudo do baixo, por exemplo, a nota SI produzida na corda SOL na 4a casa, totalizando trs notas por corda), este padro no foi encontrado a partir de um padro entre dedos, mas s entre cordas. A reduo de possibilidades de combinao a apenas 3 no se realiza, nem sua relao com a escala fica clara. Para realizar plenamente uma digitao sistemtica, porm, precisaremos de trs notas por corda (sistematicamente!), e assim, surge uma nova digitao na qual a primeira e segunda cordas no sero tocadas soltas. Como

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

3/22

12/8/2010
no exemplo a seguir:

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Dessa forma, uma digitao sistemtica de trs notas por corda (relacionada a uma afinao com intervalos de quarta entre as cordas) leva em conta uma compensao na relao por teras entre as cordas SOL-SI. A seqncia esttica da digitao (dada pelas cordas soltas) se interrompe, e a mo se movimenta uma casa abaixo:

Variaes desta digitao so tambm so encontradas facilmente em materiais didticos para guitarra, sobre suas vantagens e desvantagens, etc., mas disso falamos depois. Poucos parecem perceber, entretanto, que este padro resulta numa seqncia especfica de tons e semitons, indicvel numa seqncia de digitaes:

Tom-tom Tom-tom Tom-tom Tom-semitom Tom-semitom Semitom-tom

1 - 2-4 1 - 2-4 1 - 2-4 1-3-4 1-3-4 1-2-4

(indicaes de acordo com a ordem das cordas na tablatura - 6a corda embaixo, 1a corda acima) claro, com as cordas soltas, no foram necessrias estas digitaes. Para determinar seqncias de trs notas em outras regies que o uso de uma digitao sistemtica comea a ficar mais proveitoso. Por exemplo, deslocando apenas uma nota como incio da digitao da mesma escala (do maior), surge um padro que parece bastante diverso:

Tom-tom 1 - 2-4
kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc. 4/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Tom-semitom 1-3-4 Tom-semitom 1-3-4 Semitom-tom 1-2-4 Semitom-tom 1-2-4 Tom-tom 1 - 2-4
possvel ento determinar padres similares da mesma escala para cada uma das posies no instrumento (1a, 2a etc), ou seja, a partir de cada nota da escala:

(sendo que esta ltima digitao, situada na casa XII, comea a repetir, uma oitava mais aguda, a digitao com cordas soltas) Antes de sair pelo mundo tocando estes padres pra cima e para baixo at cansar, o mais importante perceber um padro de repetio das digitaes facilmente identificvel, mesmo com a compensao na posio da mo nas cordas mais agudas. A digitao expandida aparece trs vezes seguidas em cordas subseqentes, e as outras duas digitaes, duas vezes seguidas, de acordo com esta ordem mnima:

(Tom-tom (Tom-tom Tom-tom Tom-semitom Tom-semitom Semitom-tom


kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

1 - 2-4) 1 - 2-4) 1 - 2-4 1-3-4 1-3-4 1-2-4


5/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Semitom-tom Tom-tom Tom-tom

1-2-4 1 - 2-4 1 - 2-4

Os parntesis da digitao acima indicam o incio da repetio do padro, formado portanto por uma seqncia de sete digitaes de cordas. Observe que esta ordem no segue uma seqncia especfica de cordas, como as digitaes mais comuns para guitarra (e, um pouco menos, para contrabaixo). Este um modelo universal de construo de escalas para cordas com afinaes em quartas (ou seja, com trs notas por corda), a partir de qualquer corda, em qualquer ponto do brao. Se na escala diatnica tradicional so sete notas por escala, sero sete os possveis incios da escala (da digitao da escala), e portanto, sero sete as possibilidades diferentes de seqncias de digitaes, isto , de cordas. Todas variaes, trechos, de um mesmo padro que se repete indefinidamente:

Os diferentes padres de digitao diagramados para cada regio do brao correspondero, portanto, a diferentes aplicaes desta mesma frma ao brao do instrumento, indicveis tanto a partir da digitao especfica quanto dentro do molde geral:

Outro padro facilmente identificvel o da relao entre as digitaes das notas tnicas. Numa digitao sistemtica, no importa onde se esteja no brao do instrumento, a prxima tnica da escala estar numa digitao imediatamente superior ltima tnica:

claro, esta tcnica aplicvel a qualquer tonalidade; mais que isso, a compreenso e visualizao das digitaes como trechos da estrutura da escala facilita tambm sua visualizao em termos de graus, para alm de uma tonalidade especfica:

Com isso, os exerccios voltados especificamente para a digitao sistemtica (da escala maior, por exemplo) no precisam determinar a priori as notas especficas que o compem, e sim os graus da escala correspondente. E, para isso, ser necessrio apenas determinar uma seqncia de notas nota com uma tnica especfica, deixando a determinao do tom e da digitao correspondente de acordo com o contexto da aplicao do exerccio e do estudo do instrumento de uma forma geral. Da mesma forma, o desenvolvimento e o estudo de quaisquer estruturas musicais baseadas em escalas (ou seja, quase todas as seqncias musicais) podero seguir a estrutura da digitao de sua escala correspondente. Na verdade, pode-se postular que qualquer estrutura musical (especialmente uma estrutura monofnica, de uma nota de cada vez) possa ser traduzida em uma estrutura de digitao.

Exerccios:
1. a 7., com uma nota tnica previamente determinada, de acordo com a digitao indicada, comeando cada exerccio em duas cordas diferentes;

TOPO

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

6/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Relaes com estruturas musicais INTERVALOS E ALTERAES


Na minha opinio, qualquer estudo de digitaes na guitarra e outros instrumentos de corda com traste deve evidenciar e desenvolver sua relao com as estruturas musicais, especialmente estruturas meldicas (ver o texto O que so estruturas musicais?). De fato, diferentemente da maioria dos outros instrumentos musicais, os instrumentos de corda com traste no precisam necessariamente, em suas atividades de leitura e execuo, associar uma nota musical com um lugar especfico no sistema do instrumento (como uma chave em um instrumento de sopro, ou uma tecla em um instrumento de teclado), mas pode ao invs disso associar a nota com a seqncia estrutural das notas da msica (da melodia, do acorde) a ser executada. E, na medida em que a Digitao Sistemtica repete e organiza (sistematicamente...) as relaes entre as notas de uma escala, as relaes e variaes de notas dentro da escala devero ser automaticamente transformadas em relaes e transformaes na digitao. J tive contato com vrios instrumentistas (guitarristas, baixistas etc.) que consideram que a digitao e a leitura de partituras nestes instrumentos mais difcil que em outros, pelas possibilidades de encontrar uma mesma nota musical em diferentes lugares do brao do instrumento (ex. a nota fa na 1 casa da 1 corda, ou na 6 casa da 2 corda). Essa dificuldade s aparente, na medida em que no se percebe que as diferentes notas faro parte de uma estrutura musical coerente, que pode ser transposta para o instrumento musical, entre outras formas, atravs da digitao. O sistema tonal e tambm o sistema de notao (partituras) tm origens conceituais e mesmo histricas aproximadamente coincidentes, que correspondem noo de tnica e de grau (ver o texto sobre Princpios bsicos de harmonia). De fato, a leitura de partituras, especialmente em instrumentos como a guitarra, pode ser considerada no como uma transcrio de notas simplesmente, mas mais especificamente de graus de uma escala; e estes graus podem corresponder, de forma automtica, a dedos da digitao. Assim, a leitura de partituras na guitarra deveria corresponder a uma transposio das propriedades do contorno meldico da partitura para propriedades similares da digitao:

Na medida em que a Digitao Sistemtica repete e organiza (sistematicamente...) os graus e as relaes entre as notas de uma escala, as relaes e variaes de notas dentro da escala devero ser automaticamente transformadas em relaes e transformaes na digitao. Alguns dos exemplos mais imediatos desta propriedade so as relaes de intervalo entre as notas, que so definveis como relaes entre graus de uma escala (ver o texto sobre Princpios de harmonia). Assim, os saltos que representam os intervalos sero transformados em saltos na Digitao Sistemtica:

- Intervalo de tera: pula um dedo da digitao; - Intervalo de quarta: repete o mesmo dedo na corda adjacente; - Intervalo de quinta: pula um dedo da digitao, na corda adjacente; etc.
Da mesma forma, as alteraes cromticas (sustenidos e bemis) ocasionais (ou ocorrentes) correspondero a alteraes de graus da escala, que sero traduzveis em alteraes da digitao na nota alterada. O importante que as mudanas correspondam a uma alterao do grau da escala envolvido, e sua digitao especfica correspondente, de acordo com o padro de trs notas (graus) por corda (uma nota no dedo 1, uma nota no dedo 2 ou 3, uma nota no dedo 4):

O ltimo exemplo, na tonalidade de mi maior, resulta numa distoro da digitao expandida. Na verdade, vrios problemas podem ser associados digitao expandida, principalmente a que vem antes da tnica maior; e devem ser tratadas com cuidado (ver captulo sobre Problemas na digitao sistemtica). Apesar disto, ainda altamente recomendvel alterar a digitao de acordo com as alteraes da escala, pelo nvel de compreenso e visualizao que esta metodologia traz. Na verdade, a maior parte das alteraes cromticas de uma seqncia musical pressupe a mudana da escala envolvida na msica, e com isso a alterao da digitao de acordo vai criar na maior parte das vezes uma nova seqncia de digitao, que corresponder digitao da nova escala, numa metodologia aplicvel a diferentes situaes (modos eclesisticos, emprstimos modais etc. ver o texto sobre Princpios bsicos de harmonia).

Exerccios:
11. a 14. e 16 a 20., em modo maior e com a tnica situada em trs dedos diferentes, comeando em duas cordas diferentes para cada exerccio, com uma ou mais de uma tonalidade determinada; 15., com uma nota tnica previamente determinada, de acordo com a digitao indicada, comeando cada exerccio em duas cordas diferentes; 21. a 23., leitura primeira vista, de acordo com a tonalidade do trecho musical,

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

7/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE


comeando cada exerccio em duas cordas diferentes; A melodia de A paz (Gilberto Gil) ou Misty (Erroll Garner / Johnny Burke), , de acordo com a tonalidade do trecho musical, a partir de uma tnica em duas cordas diferentes;

TOPO

ARPEJOS
Arpejo a execuo das notas de um acorde em ordem sucessiva, uma depois da outra. As trades, a base conceitual da formao dos acorde mais comuns de nossa cultura musical, so organizadas a partir de intervalos de tera (para conceituao de intervalos, acordes, trades etc., ver a seo de Princpios de harmonia). Ento, a Digitao Sistemtica de arpejos de uma trade na guitarra ou no baixo, em suas vrias possibilidades, ir basicamente usar notas com intervalos de teras entre si, ou seja, saltando sempre um dedo da digitao:

A digitao de acordes menores ser bastante parecida:

claro que a repetio do mesmo dedo antes da tnica torna esta digitao pouco gil para um estudo, digamos assim, sistemtico. A meu ver, este problema pode ser solucionado no estudo de ttrades, ou seja, acordes com quatro notas, com intervalos de teras sobrepostos (trades com a stima acrescentada). A trade maior com a stima maior ocorre nos graus I e IV da escala maior:

A trade maior com stima ocorre no grau V da escala (acorde de stima da dominante):

Os acordes menores podem ser tambm (todos, sem exceo) acrescentados de stima:

Neste tipo de estudo, o mais importante ser realizar o arpejo sempre visualizado dentro da ordem da Digitao Sistemtica das escalas diatnicas. Assim, no s acrescentado um novo recurso tcnico na guitarra, a ser usado em composio, improvisos, estudos de velocidade etc., mas este recurso tambm pode ser muito facilmente (sistematicamente, diria eu) alternado com a escala normal. Da mesma forma, se a Digitao Sistemtica um estudo baseado na estrutura da escala (nos graus) e no em sua realizao concreta, como nas digitaes tradicionais, (as notas, ou mesmo os dedos), os arpejos na Digitao Sistemtica podem ser facilmente associados aos acordes dos graus da escala, ou seja, ao campo harmnico:

I7M

IIm7

IIIm7 IV7M

V7

Vim7

VIIm(b5)7
8/22

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Neste caso, uma mesma digitao de acorde (por exemplo, acorde com stima maior, ou menor com stima) pode ser feita levando em conta diferentes localizaes dentro da seqncia de digitao, a partir de diferentes graus. Nos exemplos abaixo, os arpejos dos acordes do campo harmnico de do maior esto indicados, independentemente da corda ou da regio do brao, para digitaes comeadas com o dedo 1:

Com o dedo 2:

E com o dedo 4:

Note-se tambm que as diferentes digitaes de um mesmo tipo de acorde, com um mesmo dedo como fundamental (ex. os acordes de Re menor e Mi menor acima) vo ser decorrentes de diferentes localizaes na escala. Isto , estes arpejos sistemticos levam em conta no s o tipo de acorde a ser arpejado, mas tambm o grau da escala a que pertencem. O arpejo de determinado acorde levar a determinada escala (a determinado grau de determinada escala) , de forma quase automtica (sistemtica). Ex. Re menor como grau VI da escala de Fa maior e como grau III da escala de Si maior:

Exerccios:
24. a 25., em modo maior e com a tnica situada em trs dedos diferentes, comeando em duas cordas diferentes para cada exerccio, com uma ou mais de uma tonalidade determinada; Arpejos dos acordes das msicas All of me (Simmons) e/ou Corcovado (Tom Jobim), de preferncia com a tnica de cada acorde situada em trs dedos diferentes.

TOPO

ARPEJOS - PROGRESSES
Levando em conta que as principais relaes de progresso de acordes na msica tonal so as progresses em quartas, interessante observar um possvel encadeamento de ttrades em uma progresso deste tipo (quartas):

Assim, em uma progresso natural de ttrades em quartas, uma tera mantida igual, e a outra move-se um grau abaixo, caracterstica que pode ser considerada para a mesma progresso em quartas a partir de outros graus:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

9/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Com isso, entre as mltiplas formas de exercitar a progresso de arpejos, uma que particularmente convidativa por sua regularidade (sua sistematicidade...) a da alternncia de teras descendentes. Em um movimento ascendente, o movimento mais natural provavelmente o de quarta ascendente entre uma tnica e outra, que coincide com o salto de quartas padro entre cordas da Digitao Sistemtica. Mltiplas combinaes entre estes duas formas de encadeamento (por teras descendentes alternadas e quartas ascendentes), aliadas a alteraes da escala ou do acorde, podero enriquecer muito as possibilidades de progresses de acordes arpejados.

Exerccios:
26., em modo maior e comeando com trs dedos diferentes, em duas cordas diferentes, com uma ou mais de uma tonalidade determinada; 27. a 30., em modo maior e comeando com trs dedos diferentes, comeando em duas cordas diferentes para cada exerccio, com uma ou mais de uma tonalidade determinada; 31. a 33., leitura primeira vista, de acordo com a tonalidade do trecho musical, comeando cada exerccio em duas cordas diferentes; 34. a 35., comeando com trs dedos diferentes, em duas oitavas diferentes.

TOPO

ESCALAS MENORES
primeira vista, as propriedades de uma Digitao Sistemtica parecem estar associadas escala diatnica. Mas tambm acho possvel encontrar seqncias regulares de notas em vrios (ou talvez em quaisquer) tipos de escala, sempre resultando em regularidades tambm nas formas de toc-las. O prprio conceito musical de escala um conceito relacionado no s com a ordem das notas, mas tambm com uma estrutura cclica, que em um certo ponto se inicia novamente. As escalas menores podem ser consideradas um primeiro caso bastante importante e imediato de aplicao, j que elas esto inter-relacionadas, em sua origem e sua organizao, com as escalas maiores que foram as escalas estudadas at aqui. As relaes entre as escalas maiores e menores, e sua derivao dos antigos modos eclesisticos, so abordadas no texto sobre Harmonia. Na digitao, enquanto que a escala menor natural ser coincidente com a escala de sua relativa maior, o mais importante aqui ser determinar as principais conseqncias das alteraes nas escalas menores harmnicas e meldicas. Estas alteraes, dentro da escala, correspondero a mudanas dos graus, que sero convertidos (sistematicamente) em relaes de digitao. Assim, as alteraes podero ocorrer em trs digitaes diferentes, correspondentes s trs localizaes possveis, dentro da digitao, dos graus alterados da escala:

L MENOR HARMNICA

L MENOR MELDICA

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

10/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Nos grficos acima, as notas alteradas da escala menor esto em negrito, correspondendo a alteraes dos dedos a que os graus esto associados. Convm lembrar, ento, que a Digitao Sistemtica principalmente uma tentativa de visualizar melhor os graus da escala, para alm de qualquer limitao do brao do instrumento:

Ser oportuno ento lembrar tambm algumas caractersticas da Digitao Sistemtica, que estaro presentes tambm no estudo destas escalas menores: os graus de uma escala so associados sistematicamente aos dedos da digitao, tomados trs a trs; com isso, cada grau poder ocupar trs posies diferentes na digitao, correspondentes s trs possibilidades de digitao na corda; como a digitao se repete sistematicamente por todo o brao, sempre da mesma forma, a necessidade de se estudar isoladamente cada rea do brao deve ser transformada em um estudo de oitavas simples, com trs digitaes possveis, e depois a combinao de diferentes oitavas; as relaes de intervalos, de acordes e de progresses de acordes devem ser transformadas em relaes de digitao, sistematicamente. E, no estudo destas digitaes, talvez ainda seja importante lembrar que essas escalas nunca aparecem puras, isoladas dentro de uma composio musical inteira, salvo nos manuais empoeirados de teoria musical. A escala menor sempre uma s, e seu aspecto mutante, numa viso funcional, se devem antes de tudo ao jogo de tenses harmnicas. Disso tudo, viro conseqncias interessantes na relao entre as escalas maiores e menores. Compare, por exemplo, os dois exemplos abaixo; ambos so arpejos do mesmo acorde, o grau V das escalas maior e menor. A digitao, porm, resulta em diferenas importantes na relao entre a digitao do acorde e a digitao da escala. Sero ento freqentes relaes de ambigidade e/ou de discrepncia entre as escalas maiores e menores sero comuns, dentro da Digitao Sistemtica.

Exerccios:
1. a 6., 11. a 20., 24. a 30., 34. a 35., nos mesmos moldes do exerccio original (comeando com trs dedos diferentes, em duas cordas diferentes, com uma ou mais de uma tonalidade determinadas), mas executando todos os

exerccios em modo menor, harmnico e meldico;


kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc. 11/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

TOPO

WALKING BASS
Em prticas musicais tpicas de escalas maiores, a digitao tradicional de um acorde do violo ou da guitarra, em algumas cordas, pode ser contraposta escala sistemtica em outras cordas. Um exemplo bastante tpico e importante a prtica de walking bass, para acompanhamento pelo violo por guitarra. Nesse caso, A formao de linhas de walking bass estudada em outro texto (da Apostila de baixo eltrico). Aqui, o importante vincular a digitao da escala, nas cordas mais graves, s possibilidades de acordes. Levando em conta que o sistema de formao de acordes mais difundido o chamado de CAGED (introduzido na Apostila de violo e guitarra), sero cinco as possibilidade bsicas de distribuio da escala no brao, correspondentes s possibilidades de digitao do dedo da nota fundamental do acorde:

1- C7M DERIVADO DE LA

2- C7M DERIVADO DE SOL

3- C7M DERIVADO DE MI
kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc. 12/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

4- C7M DERIVADO DE RE

5- C7M DERIVADO DE DO

Estes princpios de possibilidades de derivaes, que indicam possibilidades de digitao a partir da digitao determinada na fundamental do acorde, podem ser aplicados tambm a outro tipos de acorde, das mesmas derivaes. Por exemplo:

C7 derivado de MI

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

13/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Cm7 derivado de DO

claro que as digitaes da escala no vo corresponder, a princpio com as do acorde. Outro princpio de adaptao ser ento o de que a digitao preponderante ser a da escala, e que os outros dedos do acorde se adaptaro ao dedo usado para a escala:

Assim, cada caso de derivao, para cada tipo de acorde, ter suas posies especficas de digitao. A vantagem deste pensamento que todas as aplicaes dadas digitaa sistemtica (correspondncia de intervalos, sistematicidade, princpio de igualdade entre vrios ponto do brao etc.) tambm se aplicar s relaes em walking bass exemplificadas aqui.

Exerccios:
38., nas derivadas indicada de um acorde sobre uma mesma nota determinada, nos acordes maior com stima maior, maior com stima e menor com stima. do exerccio original (comeando com trs dedos diferentes, em duas cordas diferentes, com uma ou mais de uma tonalidade determinadas), mas executando

todos os exerccios em modo menor, harmnico e meldico;

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

14/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

TOPO

PENTATNICAS
As escalas pentatnicas criam uma nova questo dentro do esquema da Digitao Sistemtica, de escalas com quantidades de notas diferentes das da escala maior (a base para a Digitao Sistemtica). Na verdade, so vrios os tipos possveis de escala pentatnica, que surge na tradio musical de culturas as mais variadas (chinesa, europia, africana etc.). A escala pentatnica tradicionalmente aceita a vinda do folclore europeu, forma por cinco notas de intervalos desiguais entre si:

Uma das principais caractersticas das escala pentatnicas a ausncia de notas com intervalos de semitom, que funcionem como sensveis da escala (VII grau), um conceito prprio da harmonia. Por isso, as funes e a dinmica harmnicas (isto , a tenso e o relaxamento harmnicos) so mais enfraquecidos nas escalas pentatnicas. Teoricamente, qualquer nota da escala pode funcionar como tnica. Mas o uso desta escala tem estado mais associado s escalas pentatnicas maiores e menores, correspondentes mesma relao que h entre as escalas tonais maiores e menores (ex.: DO maior / LA menor):

PENTATNICA MENOR

PENTATNICA MAIOR

Para um instrumento com cordas afinadas em quartas, ser importante encontrar relaes de intervalos de quarta entre as notas, tal como na prpria Digitao Sistemtica:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

15/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Se o intervalo de quarta vai representar o salto entre uma corda e outra (como na Digitao Sistemtica), sero s duas as possibilidades de colocao de notas no brao. Exemplos possveis nas escalas acima:

Se uma escala pentatnica tem cinco lugar diferentes de onde pode comear a digitao da escala, sero 5 padres possveis de disposio para a mesma escala:

1)

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

16/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

2)

3)

4)

5)

De acordo com os modelos acima, seria possvel propor uma digitao sistemtica de cinco cordas subseqentes (derivadas das cinco cordas da escala), usando apenas as possibilidades de diferena de um tom (dedos 1-3) e semitom (dedos 1-4). Mas a real direo de um estudo de Digitao Sistemtica, para alm de qualquer decoreba, a organizao e a diferenciao de estruturas musicais (escalas, frases, acordes etc.) a partir de um modelo primrio, baseado em quartas de acordo com a disposio do brao da guitarra e do contrabaixo. Este ento pode ser considerado um princpio importante para a Digitao Sistemtica de qualquer escala: tentar faz-la se apresentar como uma variao da escala maior, ou de uma escala com digitaes de trs dedos por corda. Assim a seqncia de dois tons subseqentes pode ser reproduzida com a digitao expandida, criando um exemplo como o abaixo:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

17/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Muitas da digitaes de escalas pentatnicas que se encontra por a usam digitaes mais regulares para os dedos da mo esquerda, com o uso por exemplo dos dedos 2-4 em certos lugares como um tom de diferena, como no exemplo c) acima. Uma Digitao Sistemtica, porm, permite associar posio dos dedos a escala, os graus e a localizao dentro destes graus mesmo que de uma forma um pouco mais desconfortvel em relao posio dos dedos. Ex.: frase de blues (fonte: Jim Fergusson, All blues soloing for jazz guitar).

TOPO

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

18/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

MUDANA DE POSIO / INTERVALO DE 4


Para alm de uma mera repetio do mesmo dedo em cordas subseqentes (que, na verdade, sempre recomendada como evitvel em qualquer princpio de tcnica de guitarra e baixo), a execuo de intervalos de quarta deve indicar uma mudana de digitao de uma corda para outra, que acarreta automaticamente numa mudana de posio da mo, para cima ou para baixo no brao do instrumento. Exemplos:

Em uma Digitao Sistemtica, claro, as possibilidades dentro deste princpio sero calculadas. As possibilidades de clculo devero incluir: a direo da mudana de posio dentro do brao do instrumento; a digitao sendo mudada; e tambm o intervalo mudado (quarta justa ou aumentada). Porm, j as propriedades sistemticas desta digitao devero integrar e simplificar estas possibilidades de acordo com o grau sendo tocado e com a seqncia de dedos seguidos oude dedos disjuntos. E, nos casos abaixo, para fins de simplificao, dever ser considerado sempre um salto de quarta ascendente, do grave para o agudo. Uma mudana de posio sistemtica envolver necessariamente um dods dedos centrais da digitao (o dedo 2 ou o dedo 3). As possibilidades de mudana envolvero as possiblidades de combinao entre estes dois dedos e os dedos extremos da digitao (1 e 4), combinados em cordas subseqentes. Uma mudana de dedos decrescente dever implicar num mudana de posio ascendente, e uma mudana crescente de dedos dever implicar numa mudana de posio descenden-te.

dedos 1-2 ex.:

dedos 1-2 ascendente

dedos 1-2 descendente

dedos 3-4 ex.:

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

19/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE


dedos 3-4 ascendente

dedos 3-4 descendente

dedos 1-3 ex.:

dedos 1-3 ascendente

dedos 1-3 descendente

dedos 2-4 ex.:

dedos 2-4 ascendente

deds 2-4 descendente

4 AUMENTADA
Como o intervalo de 4 aumentada implica em um salto numa casa adiante da nota original, em cordas subseqentes, numa Digitao Sistemtica ele ficar restrito ao um movimento descendente, o que descarta a possibilidade de se fazer um salta sistemtico de 4 aumentada a partir do dedo 4, e sempre entre dedos disjuntos. A exceo fica com a equivancia entre os dedos 2 e 3 na digitao, o que implica na possibilidade de seqncia destes dedos, ou seja, em no mudar a posio:

Dedos 1-3

Dedos 2-4

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

20/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE


Dedos 2-3 (mesm posio)

PROPRIEDADES
Dos exemplos, pode-se deduzir algumas propriedades bsicas das mudanas de posio:

- as mudanas ascendentes consistem numa repetio da digitao anterior; - mudanas de posio usando os dedos 1-2 (dedos seguidos), numa outra digitao, usaro os dedos 2-4 (dedos disjuntos), e o mesmo em relao aos dedos 1-3-4; - em geral, um salto de dedos seguidos na digitao ascendente usar os mesmos dedos seguidos numa digitao descendente invertida, isto , um salto entre os dedos 1-2 ser equivalente a um salto entre os dedos 2-1; e o mesmo vale para digitaes de dedos disjuntos. Exceo: saltos entre os graus III-VI:

COMPENSAO DA AFINAO
Em determinados casos, o movimento descendente de mudana de posio (ex. dedos 1-2) pode resultar num exemplo interessante de relao da Digitao Sistemtica com outros sistemas de digitao de escalas, como o CAGED. Por exemplo:

uma escala de SOL MAIOR, com uma mudana de posio descendente (dedos 12):

cria um padro, que, com a compensao da afinao, numa aplicao corda 2:

reproduz a digitao das derivadas de DO no sistema CAGED:


(para mais material sobre o sistema CAGED, consulte minha Apostila de Violo e Guitarra).

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

21/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE

Exerccios:
39., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 4, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir de trs cordas diferentes, sem envolver a corda 2 (par no criar problemas de compensao de afinao - ver o texto). 40., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 1, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir de cinco cordas diferentes. 41., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 4, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir das cordas 5 e 6. 42., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 1, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir das cordas 1 e 2.

ltima atualizao - 2006-05-26.

TOPO

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

22/22

12/8/2010

DIGITAO SISTEMTICA - MARCE


41., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 4, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir das cordas 5 e 6. 42., em modo maior e comeando com dois dedos diferentes (o 1, e o 2 ou o 3), a partir de qualquer grau da escala (e de preferncia em mais de uma tonalidade), a partir das cordas 1 e 2.

ltima atualizao - 2006-05-26.

TOPO

kinghost.net/mmgtr_digsist_avanc.

23/22

Anda mungkin juga menyukai