Anda di halaman 1dari 10

EXERCCIOS DE BIOLOGIA

EVOLUO E ORIGEM DA VIDA


www.vestibular1.com.br Vestibular1 O Portal do vestibular
Parte I: Lamarckismo e Darwinismo 1. (UFGO) H alteraes estruturais decorrentes da adaptao de uma espcie, em resposta a novas necessidades impostas por mudanas ambientais, e essas alteraes so transmitidas prole. Esta idia faz parte da teoria de: a) Lamarck. b) Darwin. c) Wallace. d) Lyell. e) Malthus. a) lei do uso e desuso. b) herana dos caracteres adquiridos. c) hiptese do aumento da populao em progresso geomtrica. d) hiptese do aumento de alimento em progresso aritmtica. e) seleo natural. 7. (UFMG-MG) "De tanto comer vegetais, o intestino dos herbvoros aos poucos foi ficando longo." Essa frase est de acordo com qual destas teorias? a) Darwinismo b) Mutacionismo c) Lamarckismo d) Mendelismo e) Neodarwinismo

2. (UFRN) A caracterstica - musculatura desenvolvida - adquirida por um halterofilista dever ser transmitida a seus descendentes. Esta afirmao se baseia na teoria evolucionista enunciada por: a) Lineu. b) Darwin c) Malthus. d) Lamarck. e) Mendel.

8. (PUC-SP) Na tentativa de explicar o mecanismo atravs do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que a causa da variao e, para o segundo, esse mesmo fator o que seleciona. O fator mencionado acima: a) a grande capacidade de reproduo dos organismos vivos. b) so as variaes hereditrias transmissveis. c) o uso e o desuso. d) o ambiente. e) a reproduo sexuada. 9. (UFRS) O grfico abaixo descreve um fenmeno que deu a Darwin a idia do mecanismo da seleo natural como determinante da evoluo.

3. (UFRS) Os princpios a seguir relacionados referem-se teoria da evoluo das espcies. I. Adaptao ao meio. II . Seleo natural . III. Mutao. IV. Lei do uso e desuso. V. Herana dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) II, III e V.

4. (UnB) Entre os princpios bsicos abaixo, o nico que no faz parte da teoria da evoluo de Darwin : a) O nmero de indivduos de uma espcie mantm-se mais ou menos constante no decorrer das geraes. b) A seleo dos indivduos de uma espcie se faz ao acaso. c) Os indivduos de uma espcie apresentam variaes em suas caractersticas. d) No decorrer das geraes, aumenta a adaptao dos indivduos ao meio ambiente. e) O meio ambiente o responsvel pelo processo de seleo. 5. (Vunesp-SP) Em relao evoluo biolgica, observe as afirmativas abaixo: I. A girafa evoluiu de ancestrais de pescoo curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforo do animal para alcanar as folhas das rvores mais altas. II. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoo de comprimentos variveis. Aps vrias geraes, o grupo mostrou um aumento no nmero de indivduos com pescoo mais comprido, devido seleo natural. III. Os indivduos mais adaptados deixam um nmero maior de descendentes em relao aos no-adaptados. IV. As caractersticas que se desenvolvem pelo uso so transmitidas de gerao a gerao. Assinale: a) se I, II e III estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin; b) se I e III estiverem de acordo com Lamarck e II e IV com Darwin. c) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin; d) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck; e) se I , II , I II e IV estiverem de acordo com Darwin. 6. (Cesgranrio-RJ) Em um ambiente qualquer, os indivduos com caractersticas que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivncia tm maior probabilidade de atingir a poca de reproduo. Assim, em cada gerao, podemos esperar um pequeno aumento na proporo de indivduos de maior viabilidade, isto , que possui maior nmero de caractersticas favorveis sobrevivncia dos mais aptos. Esse texto se relaciona No grfico, as linhas A e B descrevem, respectivamente, os aumentos: a) de uma populao e de seus recursos alimentares. b) de duas espcies em competio. c) das espcies predadoras e das espcies parasitas. d) das espcies hospedeiras e das espcies parasitas. e) da poluio ambiental e de uma populao causadora desta poluio. 10. (F. OBJETIVO-SP) O principal ponto positivo do Darwinismo foi: a) a descoberta das mutaes. b) o estabelecimento da lei do uso e do desuso. c) a descoberta da origem das variaes. d) o conceito de seleo natural. e) a determinao da imutabilidade das espcies. 11. Considere os seguintes fatos relacionados com a evoluo das espcies: (I) lei do uso e do desuso; (II) seleo natural; (III) herana dos caracteres adquiridos; (IV) mutao; (V) isolamento de girafas. A hiptese de Lamarck era fundamentada em: a) I e III b) I, III e IV c) I, III, IV e V d) I, III e V e) I, II e V 12. (UFAC) A lei do uso e desuso e a transmisso das caractersticas adquiridas caracterizam o: a) lamarckismo. b) criacionismo. c) darwinismo. d) fixismo. e) mendelismo. 13. (UNEB-BA) "A formao de um novo rgo no corpo o resultado de uma nova necessidade." Nesta afirmao, est implcita a teoria proposta por:

a) Darwin. b) Oparin. c) Mendel. d) Pasteur. e) Lamarck. 14. (MACK-SP) As teorias da transmisso hereditria dos caracteres adquiridos e da seleo natural foram propostas, respectivamente por: a) Darwin e Lamarck. b) Lamarck e Darwin. c) Darwin e Weismann. d) Weismann e Darwin. e) Lamarck e Mendel. 15. (PUC-RJ) Lamarck (1744-1829) foi um dos nicos a propor, antes de Darwin, uma hiptese bem elaborada para explicar a evoluo. Analise as trs afirmaes abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribuida(s) a Lamarck: I. A falta de uso de um rgo provoca a sua atrofia e, conseqentemente, o seu desaparecimento. II. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados so eliminados, perpetuando-se os mais fortes. III. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma gerao a outra. Marque a opo correta: a) somente I b) somente II c) somente III d) somente I e II e) somente I e III 16. (OSEC-SP) "Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais rpteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condies as patas deixaram de ter utilidade e passaram at a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, aps um longo tempo, desapareceram por completo". Este texto exemplifica a teoria denominada: a) seleo natural. b) morganismo. c) darwinismo. d) lamarckismo. e) fixismo. 17. (UFRS) As afirmativas abaixo esto baseadas em teorias evolutivas. I. As caractersticas adquiridas ao longo da vida de um organismo so transmitidas aos seus descendentes. II. Uma ginasta que desenvolveu msculos fortes, atravs de intensos exerccios, ter filhos com a musculatura bem desenvolvida. III. 0 ambiente seleciona a variabilidade existente em uma populao. IV Em uma ninhada de ces, o animal mais bem adaptado s condies de vida existentes sobreviver por mais tempo e, portanto, ter oportunidade de gerar um nmero maior de cezinhos semelhantes a ele. A alternativa que contm, respectivamente, idias de Lamarck e de Darwvin : a) I e II. b) I e IV. c) III e II. d) III e IV. e) IV e II. 18. (UFRN) August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem geraes e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele rgo perfeitamente normal. Dessa experincia pode-se concluir que: a) as espcies so fixas e imutveis. b) quanto mais se utiliza determinado rgo, mais ele se desenvolve. c) a evoluo se processa dos seres vivos mais simples para os mais complexos. d) a seleo natural e as mutaes so fatores que condicionam a evoluo dos seres vivos. e) os caracteres adquiridos do meio ambiente no so transmitidos aos descendentes. 19. (Ceeteps-SP) "Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados s condies ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espcie, os indivduos no so exatamente iguais entre si.

Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da populao." Esse texto est de acordo com o conceito: a) fixista. b) da transmisso de caracteres adquiridos. c) da gerao espontnea. d) naturalista. e) da seleo natural. 20. (PUC/Campinas-SP) Considere a seguinte afirmativa: "Entende-se por ____________ a maior sobrevivncia dos indivduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que esto em competio com outros menos adaptados". Para complet-la corretamente, a lacuna deve ser preenchida por: a) mutao. b) migrao. c) variabilidade. d) seleo natural. e) oscilao gentica. 21. (U. Caxias de Sul-RS) "As populaes crescem em progresso geomtrica, enquanto as reservas alimentares crescem em progresso aritmtica." Quem chegou a essa concluso foi: a) Charles Darwin. b) Jean Lamarck. c) Thomas Malthus. d) Ernst Haeckel. e) Gregor Mendel. 22. (Unisinos-RS) Existem, pelo menos, dois gneros de siris habitando o litoral gacho e um deles, o Arenaeus, se confunde facilmente com a areia do fundo do mar, j que a sua carapaa assume cor e desenho semelhante. Essa semelhana: a) resultante do tipo de sua alimentao. b) resultante da seleo natural. c) absolutamente fortuita. d) lembra a origem evolutiva dos animais que foram originrios do solo. e) devida forma que o animal passa a ter para poder se defender. 23. (F Dom Bosco-DF) Analise as proposies: I. As girafas ficaram com o pescoo comprido para comerem as folhas situadas em rvores altas. II. Algumas girafas, por terem pescoo comprido, podiam comer as folhas situadas em rvores altas. III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida custa de muito exerccio, dever ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposies podem ser atribudas respectivamente a: a) Lamarck, Lamarck, Darwin. b) Darwin, Lamarck, Lamarck. c) Lamarck, Darwin, Lamarck. d) Darwin, Darwin, Darwin. e) Lamarck, Lamarck, Lamarck. 24. (UEPA) Dos postulados abaixo, qual deles est mais diretamente relacionado a Charles Darwin? a) As caractersticas adquiridas pelo uso so transmitidas de gerao em gerao. b) Um rgo ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impe tal necessidade. c) A evoluo resulta de modificaes nos genes dos indivduos, que por sua vez sero transmitidas aos seus descendentes. d) A mutao uma alterao na seqncia de bases do DNA. e) Atravs da seleo natural, as espcies sero representadas por indivduos cada vez mais adaptados. 25. (Unifor-CE) Considere os itens que seguem. I. Comprovao da transmisso das caractersticas adquiridas. II. Desenvolvimento do conceito de adaptao dos indivduos ao meio ambiente. III. Descoberta dos mecanismos responsveis pela variabilidade gentica de uma populao. A contribuio de Lamarck teoria da evoluo reside em: a) I apenas. b) II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III. 26. (U. Catlica de Salvador-BA) Considere as afirmaes a seguir: I. As garas desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o

corpo fora da gua. II. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por no precisarem mais da viso. III. As girafas aumentaram o comprimento dos pescoos esticando-se para atingir as folhas no topo das rvores. possvel considerar compatvel com a teoria de Lamarck: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas I e III. e) I, II e III. 27. (Cesupa/Cesam-PA) Em Manchester, cidade inglesa, no sculo passado os troncos das rvores dos arredores da cidade eram cobertos por mariposas da espcie Biston betularia de cor clara. Com o decorrer dos anos veio a instalao de complexos industriais, e a poluio (fumaa e fuligem) enegreceu os troncos das rvores; atualmente os troncos das rvores apresentam um grande nmero de mariposas escuras, e as mariposas claras esto muito reduzidas. Analise abaixo duas explicaes sobre a mudana das mariposas. Explicao I As mariposas de cor escura foram favorecidas porque no poderiam ser mais visualizadas facilmente e comidas pelos predadores, passando a reproduzir-se e a constituir a maior parte da populao de mariposas. Explicao II As mariposas de cor clara necessitaram adquirir a cor escura para se confundir com os troncos e se proteger dos predadores, transmitindo aos descendentes esta caracterstica, e desta maneira ocorreu a mudana de cor das mariposas. Aps a anlise podemos afirmar que: a) a explicao I lamarckista e a II darwinista. b) a explicao I darwinista e a II lamarckista. c) ambas so lamarckistas. d) ambas so darwinistas. e) as explicaes no so nem lamarckistas e nem darwinistas. 28. (U. Gama Filho-RJ) Observe a explicao de um paleontlogo para o surgimento de carapaas em tartarugas. "Tudo comeou h 245 milhes de anos com o Pareiassauro. Esse lagarto herbvoro tinha uma digesto muito lenta e precisava se entupir de comida. Ento desenvolveu a carapaa para se proteger dos predadores enquanto fazia sua demorada digesto." A idia de que os seres vivos desenvolvem caractersticas para se adaptar ao meio ambiente est ligada a: a) Darwin. b) Lamarck. c) Malthus. d) Mendel. e) Oparin. 29. (Osec-SP) O autor do livro Origem das espcies : a) Lamarck. b) Mendel. c) Wallace. d) Lineu. e) Darwin. 30. (UEBA) A idia de uma seleo natural, segundo a qual os organismos mais bem adaptados ao meio tm maiores chances de sobrevivncia e produzem um nmero maior de descendentes, a base: a) da teoria lamarckista, apenas. b) da teoria darwinista, apenas. c) da teoria neodarwinista, apenas. d) das teorias lamarckista e darwinista. e) das teorias darwinista e neodarwinista. 31. (CESGRANRIO-RJ) A seleo natural constituiu a base da teoria da evoluo de Darwin. Existem vrios requisitos para o processo da seleo natural: I. Existncia de organismos capazes de se reproduzirem. II. Existncia de diferenas hereditrias entre os organismos. III. Ausncia da interao dos organismos com o ambiente. Assinale a) se somente a afirmativa I for correta; b) se somente a afirmativa II for correta, c) se somente a afirmativa III for correta;

d) se somente as afirmativas I e II forem corretas; e) se somente as afirmativas II e III forem corretas 32. (UFPB) Segundo a teoria darwinista, a afirmao que explica de maneira mais correta a resistncia de bactrias aos antibiticos : a) Os antibiticos levam formao de bactrias resistentes. b) Todas as bactrias adaptam-se aos antibiticos. c) Os antibiticos selecionam as bactrias resistentes. d) 0 uso inadequado de antibiticos provoca mutaes nas bactrias. e) As bactrias tornaram-se resistentes aos antibiticos devido ao contato com eles. 33. (UFRS) Sabe-se que, atualmente, mais de vinte espcies de insetos desenvolveram resistncia aos inseticidas; metade destas espcies constituda de parasitas de culturas agrcolas e a outra metade por vetores de doenas. Em vertebrados, a resistncia surge mais lentamente que nos insetos. 0 aparecimento de populaes resistentes aos inseticidas pode ser explicado: a) pela herana dos caracteres adquiridos b) pelo aparecimento de mutaes induzidas c) pelo isolamento reprodutivo entre as populaes. d) pela lei do uso e desuso. e) pela seleo natural. Parte II: Mutaes 1. Analise as seguintes afirmativas: I - A seleo natural tende a limitar a variabilidade da espcie pela eliminao dos caracteres no adaptativos. II - Um animal qualquer bem-sucedido na luta pela existncia se sobreviver at a reproduo. III - As recombinaes cromossmicas e as mutaes resultam em populaes com menor variabilidade gentica. IV - A variabilidade gentica funo direta das mutaes cromossmicas e independe das recombinaes cromossmicas. Esto CORRETAS: a) I e III b) II e III c) Ill e IV d) I e II e) II e IV 2. Com relao s mutaes, qual a alternativa correta? a) reduzem a variabilidade gentica. b) surgem para adaptar os seres. c) agem da mesma forma que a seleo natural, isto , so de efeito muito rpido. d) so ao acaso sempre produzindo genes deletrios. e) podem aumentar a sua taxa devido a agentes do meio ambiente como o calor e a radiao. 3. Considere a seguinte frase a ser completada: Sem ( I ) no h variabilidade; sem variabilidade no h ( II ) e, conseqentemente, no h ( III ). Os termos que substituindo os nmeros tornam essa frase logicamente correta so: a) b) c) d) e) (I) = evoluo (I) = evoluo (I) = mutao (I) = mutao (I) = seleo (II) = seleo (II) = mutao (II) = evoluo (II) = seleo (II) = mutao (III) = mutao (III) = seleo (III) = seleo (III) = evoluo (III) = evoluo

4. (COVESP) As mutaes genticas desempenham grande papel na evoluo. Assinale a alternativa que no explica corretamente o papel das mutaes. a) A mutao a fonte primria da variabilidade do mundo vivo. b) Se no ocorressem mutaes, a evoluo orgnica no teria acontecido. c) A mutao no ocorre ao acaso, isto , novas formas de genes s aparecem de acordo com as necessidades dos organismos. d) A evoluo uma prova de que os genes sofrem mutao pois s a variabilidade trazida por elas torna possvel a seleo natural. e) 0 resultado de uma mutao a origem de uma molcula de DNA com uma nova seqncia de bases. 5. (Fuvest-SP) Nas cianofceas no se conhece nenhum processo de reproduo sexuada. Nesse grupo a variabilidade gentica causada especialmente por. a) recombinao gentica. b) mutao.

c) permutao. d) conjugao. e) cruzamentos seletivos. 6. (CESESP-PE) A mutao um fator de evoluo que a) reduz a variedade gentica. b) aumenta e reduz a variedade gentica. c) aumenta a variedade gentica. d) ocorre na natureza. sempre produzindo genes prejudiciais. e) age da mesma maneira que a seleo natural, Isto , tem efeito rpido. 7. (UFRS) Contaminaes ambientais com material radiativo, como aconteceu em Chernobyl (Ucrnla), em 1986, so perigosas para os seres vivos porque: a) provocam mutaes. b) causam diminuio da oxigenao das clulas. c) Impedem o envelhecimento celular. d) aceleram muito o metabolismo da sntese protica. e) estimulam muito o crescimento celular.

Em que parte da curva resistentes ao DDT ? a) I b) II c) III d) IV e) V

evidenciada a seleo dos indivduos

7. Assinale a alternativa correta: Parte III: Neo-Darwinismo 1. Uma exploso populacional de gafanhotos tem como conseqncia imediata: a) o aumento de variabilidade gentica. b) a reduo de presso seletiva. c) a especiao. d) a formao de barreiras ecolgicas. e) a formao de barreiras reprodutivas. 2. (CESGRANRIO-RJ) A teoria sinttica ou moderna para explicar o mecanismo da evoluo considera como fatores principais: a) mutao, recombinao gnica e seleo natural. b) mutao, oscilao gnica e adaptao. c) segregao cromossmica, recombinao e especiao. d) migrao, seleo natural e adaptao. e) segregao cromossmica, especiao e oscilao gnica. 3. Duas raas, X e Y, isoladas geograficamente, depois de determinado tempo passaram a viver numa mesma rea e houve cruzamentos interraciais. Constatou-se que o hbrido do cruzamento X e Y tinha viabilidade baixa. Este fato pode levar: a) extino das raas b) fuso das duas raas, com o aparecimento de uma terceira. c) ao acentuamento da diferena entre X e Y, com uma conseqente especiao. d) ao aumento numrico dos indivduos da raa X e diminuio dos indivduos da raa Y. e) ao aumento numrico dos indivduos da raa Y e diminuio dos indivduos da raa X. 4. As fmeas das araras so fortemente atradas pela cor vermelha dos machos. Essa colorao dada pelo pigmento lipocroma. Este seria um exemplo de: a) isolamento mecnico b) seleo natural c) isolamento temporal d) deriva gentica e) balanceamento gnico 5. Durante um tratamento com antibitico, o mdico observou que seu paciente apresentou sensvel melhora at o 7 dia . A partir da, a infeco comeou a aumentar e aos 12 dias o antibitico no era mais eficaz. Qual das alternativas melhor explica o fato? a) Bactrias submetidas a antibiticos tornaram-se dependentes deles para seu crescimento. b) Pequenas doses de antibitico desenvolvem resistncia em bactrias. c) Bactrias resistentes foram selecionadas pelo uso de antibitico. d) O antibitico modificou o ambiente e provocou mutao nas bactrias. e) As bactrias adaptaram-se ao meio com antibitico. 6. Em uma localidade infestada por mosquitos, aplicou-se DDT durante vrios meses seguidos. Contagens peridicas da populao desses insetos deram o seguinte grfico: a) A idia de que os seres vivos sofreriam mudanas com o decorrer do tempo estava presente na hiptese de Lamarck e de Darwin. b) A descoberta de fsseis de animais, durante a viagem de Darwin no navio Beagle, quase arruinou a teoria evolutiva desse cientista. c) A moderna teoria da evoluo, ao aceitar como fatores evolutivos a mutao e a recombinao gnica, descarta o papel da seleo natural. d) As diferenas fenotpicas entre indivduos de uma mesma populao refletem apenas as diferenas genotpicas pois no sofrem a ao do meio ambiente. e) O fenmeno de oscilao gentica, que afeta a freqncia gnica de uma populao, independe da seleo natural. 8. (UFSC) A respeito da evoluo dos seres vivos, incorreto afirmar: a) A seleo natural atua selecionando os caracteres determinados por genes dominantes. b) Segundo Lamarck, os caracteres adquiridos por influncia do meio podem ser herdados. c) Seleo natural, mutaes, imigraes, emigraes e oscilao gentica so mecanismos que conduzem evoluo. d) Entre as evidncias que comprovam a evoluo dos seres vivos, podemos citar os fsseis, os rgos vestigiais e as estruturas homlogas. e) Indivduos da mesma espcie so aqueles capazes de se intercruzarem produzindo descendentes frteis. 9. (UFMG) Famoso exemplo de evoluo o dos tentilhes, tipo de ave encontrado nas Ilhas Galpagos por Darwin. Diferentes espcies de tentilhes habitam as diversas ilhas do arquiplago. A principal diferena entre as espcies refere-se forma do bico. Verificou-se que essa forma variou conforme o tipo de alimento disponvel em cada ilha. Acredita-se que todas as espcies de tentilhes de Galpagos possuam um mesmo ancestral. Todas as afirmaes seguintes constituem explicaes certas das etapas da evoluo dos tentilhes, exceto uma: a) A migrao para ilhas diferentes determinou um isolamento geogrfico. b) Mutaes diferentes ocorreram em cada ilha, determinadas pelo alimento disponvel. c) Em cada ilha, a seleo natural eliminou os mutantes noadaptados. d) Novas mutaes foram se acumulando nas populaes de cada ilha. e) Os tentilhes de cada ilha tornaram-se to diferentes que se estabeleceu isolamento reprodutivo. 10. (Acafe-SC) A teoria evolucionista, proposta por Darwin, foi enriquecida a partir de novos conhecimentos cientficos, dando origem Teoria Sinttica da Evoluo. Segundo essa teoria, os principais fatores evolucionistas so: a) seleo natural, diviso celular e lei do uso e do desuso. b) mutao gentica, recombinao gentica e seleo natural. c) respirao celular diviso mittica e recombinao gnica. d) seleo artificial, diviso mittica e crossing over. e) transmisso das caractersticas adquiridas mutao gnica e diviso celular. 11. (Fuvest-SP) So mecanismos responsveis pelo aumento da variabilidade gentica dos organismos: a) a mutao, a seleo natural e a partenognese. b) a mutao, a autogamia e a recombinao gnica. c) a mutao, a segregao independente dos cromossomos e a recombinao gnica.

d) a seleo natural, a segregao independente dos cromossomos e a autogamia. e) a seleo natural, a recombinao gnica e a partenognese. 12. (E Anhembi Morumbi-SP) A teoria sinttica da evoluo ou neodarwinismo: a) foi formulada por Darwin. b) foi formulada por Mendel. c) foi formulada por Lamarck. d) incorpora a idia de seleo natural luz da Gentica. e) interpreta a evoluo luz da teoria de herana dos caracteres adquiridos, de Lamarck. 13. (U. Gama Filho-RJ) Doenas "antigas", como a tuberculose e a pneumonia, esto em franco ressurgimento. Segundo dados da OMS (Organizao Mundial de Sade), trs milhes de pessoas morrem a cada ano de tuberculose. (Revista Veja, 21/9/1994.) A resistncia de bactrias a antibiticos justificada em uma das opes abaixo. Indique-a. a) O uso indiscriminado de antibiticos provoca mutaes nas bactrias. b) Os antibiticos selecionam as bactrias resistentes. c) Os antibiticos levam formao de bactrias resistentes. d) As bactrias se acostumam aos antibiticos. e) As bactrias desenvolvem substncias especficas contra os antibiticos. 14. (E E C. L. Belo Horizonte-MG) Um dos fatores evolutivos que tendem a aumentar a variabilidade gentica da populao a: a) migrao. b) oscilao gentica. c) seleo natural. d) mutao gnica. e) adaptao darwiniana 15. (U. Ribeiro Preto-SP) Como resultado da evoluo, as espcies tendem a ficar cada vez mais bem adaptadas ao ambiente onde vivem. Essas adaptaes constituem uma conseqncia automtica de: a) intensas mutaes, rpidas e bruscas. b) mutaes no nvel do material gentico, acumuladas lenta e progressivamente. c) influncias estritas do ambiente, sem alterao do patrimnio gentico da espcie. d) maior intensidade do ritmo reprodutivo das espcies. e) tipos diversos de alimentos. 16. (UEPA) "A cincia admite como verdadeiro o processo de evoluo e considera responsveis pela mesma as mutaes e a seleo natural". O texto refere-se teoria denominada: a) mutacionismo. b) darwinismo. c) lamarckismo. d) neodarwinismo. e) fixismo. 17. (Fuvest-SP) Um estudante levantou algumas hipteses para explicar por que em alguns rios de caverna os peixes so cegos. Qual delas est de acordo com a teoria sinttica da evoluo? a) No ambiente escuro das cavernas, os olhos se atrofiaram como conseqncia da falta de uso. b) Os olhos, sem utilidade na escurido das cavernas, se transformaram ao longo do tempo em rgos tteis. c) No ambiente escuro das cavernas, os peixes cegos apresentaram vantagens adaptativas em relao aos no cegos. d) A falta de luz nas cavernas induziu mutao deletria drstica, que levou regresso dos olhos num curto espao de tempo. e) A falta de luz nas cavernas induziu mutaes sucessivas que ao longo de muitas geraes levaram regresso dos olhos. 18. (PUC-MG) "Quanto maior for a variabilidade gentica de uma populao, maior ser a capacidade dela se adaptar s adversidades do meio." Essa afirmao e: a) falsa, porque a variabilidade tem valor individual e no populacional. b) verdadeira, pois maior variabilidade gentica indica maior capacidade de resposta s mudanas ambientais c) falsa, porque o meio que determinar no indivduo as mudanas genticas necessrias e apropriadas ao momento. d) verdadeira, porque corresponde aos preceitos elaborados por Lamarck na teoria de uso e desuso.

e) questionvel, pois no h evidncias seguras do real valor da variabilidade gentica. 19. (U. Catlica de Salvador-BA) Considere as afirmaes: I. O ambiente seleciona os organismos mais adaptados s suas condies. II. As modificaes sofridas pelos rgos durante a vida do organismo so transmitidas aos descendentes. III. As fontes responsveis pela grande variabilidade entre os indivduos da mesma espcie so: mutao e recombinao. IV. Quanto mais um rgo usado, mais ele se desenvolve. O neodarwinismo aceita apenas: a) I. b) l e II c) I e III. d) II e IV. e) III e IV. 20. (PUC-MG) Considere os seguintes itens: I. Reproduo panmtica. II. Populao pequena. III. Ocorrncia de seleo natural. IV. Ausncia de mutaes. So condies para que uma populao no evolua: a) I, II, III e IV. b) I e IV apenas. c) II e III apenas. d) I e II apenas. e) III e IV apenas. 21. (Unirio) O neodarwinismo admite como principais fatores evolutivos de uma espcie: a) imutabilidade e herana dos caracteres adquiridos. b) uso e desuso dos rgos, seleo natural e herana dos caracteres adquiridos. c) seleo natural, conservao da espcie e reproduo. d) mutao, recombinao gnica e seleo natural. e) adaptao, eliminao dos menos aptos, e uso e desuso dos rgos. 22. (UFES) Um pesquisador, submetendo uma populao de moscas a diferentes doses de raios X, observou o seguinte resultado em relao ao nmero de mutaes: Dose de raios X 0 20 40 60 80 100 Nmero de mutaes 3 25 38 51 74 82

Qual dos grficos abaixo representa melhor os resultados observados?

23. (UFF-RJ) Sabe-se que antibiticos muito teis por ocasio de seu aparecimento perderam a eficcia no tratamento das infeces. Tambm no laboratrio linhagens de microorganismos sensveis a determinados antibiticos passam a se desenvolver, apesar da ao destes.

Assinale a interpretao correta para o aparecimento da resistncia dos microorganismos aos antibiticos: a) 0 excesso de antibitico causa quebras cromossmicas no organismo doente, diminuindo sua resistncia natural. b) Os microorganismos sofrem mutaes por ao do antibitico e passam a se multiplicar mais rapidamente. c) H seleo dos microorganismos resistentes ao antibitico, que se multiplicam, enquanto os suscetveis morrem. d) 0 excesso de antibitico induz mutaes no organismo doente, que se torna suscetvel aos microorganismos. e) Os microorganismos vo se habituando presena do antibitico, medida que entram em contato com ele. 24. (FMU-SP) A teoria sinttica (ou atual) da evoluo admite que: I. as alteraes provocadas pelo ambiente nas caractersticas fsicas de um organismo adulto so transmitidas aos seus descendentes: II. os indivduos de uma mesma espcie so diferentes entre si. III. a mutao um fator evolutivo. Observando as afirmativas acima, assinale: a) se apenas I e II estiverem corretas b) se apenas I e III estiverem corretas c) se apenas II e III estiverem d) se apenas I estiver correta e) se apenas II estiver correta 25. (UnB) Todas as opes abaixo so pertinentes moderna teoria da evoluo, exceto: a) Os organismos que se reproduzem assexuadamente so os que tm maior probabilidade de evoluir. b) Em qualquer ambiente, os indivduos com caractersticas para aumentar sua capacidade de sobrevivncia tm mais probabilidade de atingir a poca de reproduo. c) A adaptao uma caracterstica ecolgica, pois consiste na interao de um determinado organismo a um determinado ambiente. d) A evoluo resulta de modificaes numa populao e no em apenas um indivduo. 26. (Fuvest-SP) Observe as frases abaixo: I. Os membros de uma populao natural de uma mesma espcie se cruzam livremente. II. Subespcies de uma mesma espcie so separadas por mecanismos de isolamento reprodutivo. III. 0 isolamento geogrfico de populaes de uma mesma espcie pode levar formao de novas espcies. Quais dessas afirmaes esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.

c) so diferenas entre populaes chamadas de variao em grupo. d) so diferenas entre indivduos de uma nica populao chamadas de variao individual. e) um tipo de variao estacional em animais. 4. (PUC-MG) Considere a seqncia abaixo: Populao original separao duas populaes evoluindo independentemente populaes morfologicamente distintas populaes voltando a viver juntas populaes se cruzando e originando descendentes frteis correto concluir que as duas populaes, formadas a partir de um nico estoque, so: a) espcies distintas, porm ainda se cruzam. b) da mesma espcie, possuindo idntico conjunto genotpico. c) espcies distintas, mas com o mesmo tipo de genes sexuais. d) exemplo tpico de um processo evolutivo de convergncia adaptativa. e) exemplo de um processo inicial de especiao, mas que no ocorreu. 5. (Cesgranrio) Encontram-se abaixo etapas de um processo de especiao. I. Quando a temperatura da regio se eleva, duas populaes se isolam nas encostas de montanhas diferentes. II. Uma espcie de pssaro, adaptada ao frio, habita todo um vale. III. As diferenas genticas acumuladas durante o perodo de isolamento no permitem que os membros das duas populaes se cruzem. IV. Aps milhares de anos, a temperatura volta a baixar e as duas populaes espalham-se pelo vale. A seqncia lgica dessas etapas : a) I, II, III, IV. b) II, I, III, IV c) II, I, IV, III d) II, III, IV, I e) IV, III, II, I. 6. (U. Caxias do Sul-RS) Ao fenmeno de formao de espcies novas, a partir de uma populao ancestral, originadas pelo estabelecimento de um isolamento geogrfico que permitiu a ocorrncia de mutaes dando lugar a raas geogrficas distintas, d-se o nome de: a) adaptao. b) seleo natural. c) especiao. d) isolamento reprodutivo. e) recombinao gnica. 7. (Cesgranrio) Analise as afirmativas a seguir, a respeito das mutaes. I. Sempre que o ambiente se torna desfavorvel, o ser vivo reage sofrendo uma mutao gnica. II. As mutaes transmitidas s geraes futuras so aquelas que ocorrem em clulas germinativas. III. As mutaes ocorridas em clulas somticas so de grande valor adaptativo para a perpetuao da espcie. Est(o) correta(s): a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) II e III apenas. 8. (Unifor-CE) Considere a seguinte situao: "Os indivduos de uma populao foram isolados, por uma barreira geogrfica, em dois grupos (A e B); aps um longo espao de tempo, a barreira desaparece e os dois grupos voltam a viver numa rea comum, porm os cruzamentos entre eles no so mais possveis". Com base nesses dados, possvel inferir que: a) haver extino de A e B. b) ocorrer aumento de A e diminuio de B. c) haver aumento de B e diminuio de A. d) as diferenas acumuladas em A e B desaparecero. e) A e B podero ser consideradas espcies diferentes. 9. (Unifor-CE) Considere o seguinte relato: Uma populao do continente coloniza duas ilhas.

Parte IV: Especiao 1. Numa regio, modificaes ambientais podem criar barreiras biogeogrficas que isolam, por exemplo, dois grupos de uma determinada populao. Seria mesmo possvel que, aps algum tempo, esses dois grupos originassem espcies diferentes, para cuja sobrevivncia e especiao concorreriam: a) variabilidade gentica e diferentes presses ambientais. b) capacidade de sofrer mutaes para ajustamento s novas condies ambientais. c) modificaes do metabolismo e escolha do novo ambiente. d) adaptaes individuais ao novo ambiente e sua transmisso hereditria. e) balano gnico e convergncia adaptativa. 2. (Vunesp) Especiao um processo de formao de novas espcies. O mecanismo diretamente responsvel pela especiao chamado: a) hibridao. b) isolamento reprodutivo. c) esterilizao. d) recombinao gnica. e) multiplicao celular. 3. (F. de Cincias Agrrias do Par-PA) Sobre a especiao, podemos afirmar que: a) o fenmeno pelo qual espcies distintas originam-se de uma nica espcie ancestral. b) um tipo de adaptao convergente.

1. (UECE) Constitui-se de fatos que, biologicamente, so conhecidos como evidncias da evoluo: a) a segunda lei de Mendel. b) a embriologia comparada. c) a lei do uso e do desuso de Lamarck. d) a primeira lei de Mendel. 2. (UC-PR) A mo humana e a pata anterior do cavalo, do ponto de vista embriolgico e funcional, so estruturas anatmicas: A adaptao aos diferentes ambientes das ilhas leva diferenciao das populaes A e B. a) filogeneticamente distintas. b) homoplsticas. c) convergentes. d) anlogas. e) homlogas. 3. (FATEC-SP) Os estudos de processos de evoluo dos seres vivos revelaram a existncia de estruturas homlogas e anlogas. Assinale a alternativa correta sobre essas estruturas: a) Duas ou mais estruturas so consideradas homlogas apresentam funes diferentes, mas as mesmas origens. b) Duas ou mais estruturas so consideradas anlogas apresentam origens e funes diferentes. c) Duas ou mais estruturas so consideradas homlogas apresentam funes guais, mas origens diferentes. d) Duas ou mais estruturas so consideradas anlogas apresentam funes e origens iguais. e) Duas ou mais estruturas so consideradas homlogas apresentam funes e origens iguais. quando quando quando quando quando

Se as populaes entrarem em contato, elas no podero mais intercruzar.

Esse relato descreve uma situao de: a) heterose. b) especiao. c) competio. d) convergncia adaptativa. e) recombinao gentica. 10. (U. Estcio de S-RJ) O isolamento reprodutivo entre duas populaes vizinhas da mesma espcie pode provocar a especiao, uma vez que: a) as populaes possuem habitats distintos, sem haver, porm, isolamento geogrfico. b) a taxa de mutaes adaptativas se altera. c) interrompe o intercmbio gentico entre elas. d) estimula o surgimento de novas subespcies nessas populaes. e) h um decrscimo na taxa de mutaes em cada populao. 11. (Unifor-CE) Um modelo de especiao pressupe a ocorrncia de: I. diversificao gnica; II. isolamento reprodutivo; III. isolamento geogrfico. At surgir uma nova espcie, a seqncia mais provvel dessas etapas : a) IIIIII. b) IIIIII c) IIIIII d) IIIIII e) IIIIII 12. (UFPR) Segundo a moderna gentica de populaes humanas, qual a mais realista das definies de raas? a) So populaes caracterizadas por marcantes diferenas fenotpicas. b) So populaes que diferem entre si relativamente s freqncias de traos hereditrios. c) So conjuntos de indivduos homozigotos relativamente a alelos condicionadores de caractersticas fenotpicas marcantes. d) So populaes que ocupam diferentes reas geogrficas. e) So agrupamentos geneticamente diferentes e que se encontram isolados de outros agrupamentos pertencentes mesma espcie. 13. (UFPA) Na borda norte e na borda sul do Grand Canyon habitam duas populaes de esquilos com diferenas morfolgicas marcantes que, em condies naturais, sem as barreiras geogrficas, no so capazes de se intercruzarem. As duas populaes constituem ______________ diferentes, devido principalmente a (ao) _________________ a) raas - isolamento reprodutivo b) espcies - isolamento reprodutivo c) raas - isolamento geogrfico d) espcies - isolamento geogrfico e) raas - diferenas morfolgicas. Parte V: Evidncias da Evoluo

4. (UFES) Com relao evoluo, observe as afirmativas abaixo: I- Fsseis so restos ou impresses deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente. II- A explicao mais lgica para as semelhanas estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes que eles descendem de um mesmo ancestral. III- A semelhana entre as protenas de diferentes seres vivos pode ser explicada admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum. IV- A teoria que admite que as espcies no se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo. Assinale: a) se apenas I, II e III estiverem corretas. b) se apenas II, III e IV estiverem corretas. c) se apenas I, IIl e IV estiverem corretas. d) se todas estiverem corretas; e) se todas estiverem incorretas. 5. (UFGO) Comparando as figuras abaixo podemos afirmar que so rgos anlogos:

a) 3 e 4. b) 2 e 3. c) 2 e 4.

d) 1 e 2. e) 1 e 4.

6. (UNICAMP) Com respeito aos termos homologia e analogia no podemos afirmar que: a) as asas da aves so anlogas e homlogas s asas dos morcegos. b) chamam-se rgos anlogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, desempenham a mesma funo. c) chamam-se rgos homlogos aqueles que, nos diferentes grupos animais, tm a mesma origem embrionria. d) as nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados quadrpedes e os membros superiores do homem so rgos homlogos. e) as asas dos morcegos, as asas das aves e as asas dos insetos so rgos homlogos. 7. (UFU-MG) Quando a semelhana entre estruturas animais no sinal de parentesco, mas conseguida pela ao da seleo natural sobre espcies de origens diferentes, fala-se em: a) convergncia adaptativa. b) isolamento reprodutivo.

c) irradiao adaptativa. d) isolamento geogrfco. e) alopatria. 8. (CESGRANRIO-RJ) Os esquemas abaixo representam trs animais pertencentes a Classes diferentes, que sofreram transformaes semelhantes para se adaptarem vida aqutica. Este um timo exemplo de:

d) so uma prova embriolgica da evoluo. e) possuem a mesma formao embriolgica. 13. (Unirio) O brao humano, a asa de uma ave, a nadadeira de uma baleia so estruturas encontradas em animais de espcies diferentes, mostrando aspectos diversos e funes distintas. Podemos afirmar que os rgos em questo: a) so homlogos, possuem a mesma origem embrionria e encerram a mesma anatomia interna. b) so homlogos, possuem a mesma origem embrionria e encerram anatomia interna distinta. c) so homlogos, possuem origem embrionria distinta e encerram a mesma anatomia interna. d) so anlogos, possuem a mesma origem embrionria e encerram anatomia interna distinta. e) so anlogos, possuem origem embrionria distinta e encerram a mesma anatomia interna.

a) irradiao adaptativa. b) especiao. c) evoluo convergente. d) raciao. e) isoIamento reprodutivo. 9. (FATEC-SP) Observe o esquema: Podemos afirmar que:

Parte VI: Gentica de Populaes 1. (FCMSC-SP) Em certo tipo de inseto, o gene que determina a cor escura dominante em relao ao que determina cor clara. Cinqenta casais de animais heterozigotos para esse gene foram libertados num deserto. Depois de alguns anos, encontrou-se uma populao na qual a proporo de indivduos era de 3 claros para 1 escuro. Pelos resultados, possvel concluir que houve: a) mutao. b) imigrao. c) dominncia. d) seleo natural. e) transmisso de caracteres adquiridos. 2. (Fuvest-SP) A freqncia de indivduos afetados por uma anomalia gentica autossmica recessiva, em uma dada populao, era 0,16. Constatou-se a diminuio dessa freqncia aps: a) a morte de 5% da populao total por falta de alimento. b) a imigrao de muitos indivduos homozigticos dominantes. c) o nascimento de 48 indivduos afetados entre 300 nascidos. d) o casamento preferencial de indivduos heterozigticos. e) o crescimento da populao devido diminuio da predao. 3. (U. Catlica de Pelotas-RS) Numa populao de 3 mil pessoas, onde o gene para o albinismo est presente numa freqncia de 0,2, esperase que haja: a) 40 indivduos albinos. b) 120 indivduos albinos. c) 960 indivduos normais. d) 1.200 indivduos albinos. e) 1.920 indivduos normais. 4. (Cesgranrio) Sabendo-se que a freqncia de um gene recessivo a, numa populao, 0,1, as freqncias genotpicas esperadas para essa populao, se estiver em equilbrio, sero: a) b) c) d) e) AA 0,9 0,81 0,81 0,72 0,25 Aa 0,09 0,18 0,09 0,18 0,50 aa 0,01 0,01 0,1 0,1 0,25

a) I e II so rgos homlogos. b) II e III so rgos anlogos. c) I e III so rgos homlogos. d) II e III so rgos homlogos. e) I, II e III apresentam a mesma origem embrionria 10. Os geneticistas conseguiram extrair o DNA de partes de osso que no estavam fossilizadas de um homem de Neanderthal, morto h mais de 30 mil anos. Comparando este DNA com o de um homem moderno eles concluiram que ns no somos descendentes do Neanderthal e sim que ele um parente prximo; ou seja, temos um ascendente em comum. Isso um tipo de prova a) anatmica b) comparativa c) paleontolgica d) embriolgica e) bioqumica 11. Com referncia analogia que se verifica entre certas estruturas orgnicas, como, por exemplo, a asa de um inseto e a de uma ave, podemos afirmar que essa analogia: a) indica claramente relaes evolutivas entre os dois seres, conseqentes de adaptaes s mesmas condies ambientais. b) indica relaes evolutivas, porm no resultantes de influncia ambiental c) no indica relaes evolutivas entre dois seres, nem resultante de condies ambientais semelhantes. d) no indica relaes evolutivas; so estruturas que evoluram independentemente e resultaram de adaptaes funcionais s mesmas condies ambientais. e) indica relaes evolutivas, conseqentes de um mesmo contedo gnico. 12. (Cesgranrio) Quanto aos rgos anlogos, podemos afirmar que: a) podem ser exemplificados pelas nadadeiras peitorais da baleia e pelo brao humano, apesar do seu aspecto diverso. b) so perfeitamente exemplificados pelas asas da borboleta e pelas do passarinho. c) so uma prova bioqumica da evoluo.

5. (UFSE) Em uma populao em equilbrio de Hardy-Weinberg, 64% dos indivduos so AA, 32% so Aa e 4% so aa. Qual a freqncia do gene A, nessa populao? a) 0,04 b) 0,20 c) 0,32 d) 0,64 e) 0,80 6. (PUC-SP) A anemia falciforme uma doena hereditria. As vtimas dessa doena em heterozigose so mais resistentes malria do que as pessoas normais. Face a esta situao nas regies onde a malria endmica a freqncia do gene responsvel por este tipo de anemia: a) oscila muito de uma gerao para outra. b) igual a 1 (100%). c) permanece inalterada nas populaes. d) tende a diminuir de uma gerao para outra. e) maior do que nas regies onde no h malria. 7. (PUC-SP) Uma populao que est em equilbrio de Hardy-Weinberg constituda por 2 000 indivduos. Sabe-se que 320 deles tm uma

certa anomalia, determinada por um gene autossmico recessivo Entre os indivduos normais dessa populao, qual o nmero esperado de Portadores do gene recessivo? a) 960. b) 480. c) 420. d) 320 e) 240.

4. (UFRS) O desenho a seguir representa, de forma esquemtica, o aparelho que Miller usou em suas experincias, em 1953, para testar a produo de aminocidos a partir de uma mistura de metano, hidrognio, amnia e gua, submetida a descargas eltricas.

8. (CESESP-PE) A freqncia de um gene para um dado carter dominante numa populao em equilbrio 0,20. A freqncia de heterozigotos ser:' a) 0,04. b) 0.20. c) 0,32. d) 0,64. e) 0,80.

9. (UFMG) A condio correta para que o equilbrio de Hardy-Weinberg se verifique : a) A populao considerada deve ser bastante pequena. b) As migraes devem estar ocorrendo na populao. c) As mutaes devem estar ocorrendo na populao. d) Os genes alelos devem estar sujeitos a seleo natural. e) Os cruzamentos devem ocorrer de maneira casual. 10. (UFCE-modificada) Assinale as alternativas corretas para que o equilbrio de Hardy-Weinberg se verifique' I- necessrio que ocorram migraes na populao. II- A populao deve ser bastante grande para que se verifiquem as propores estatsticas. III- Os portadores de genes dominantes ou recessivos devem ter as mesmas chances de sobrevivncia. IV- necessrio que ocorram mutaes na populao. V- A populao deve apresentar reproduo sexuada e no deve haver preferncias por Indivduos nos cruzamentos sexuais. As corretas so: a) I, II, III b) I, III, IV c) II, III, IV d) II, III, V e) I, II, IV Abaixo so feitas quatro afirmaes: I Com essa experincia, Miller demonstrou que havia produo de aminocidos em condies semelhantes s que havia na atmosfera primitiva da Terra. II Como a circulao do material por dentro do aparelho est completamente isolada do meio externo, no houve possibilidade alguma de contaminao com outras substncias. III As substncias resultantes das reaes qumicas acumularam-se em C e D. IV Com essa experincia, Miller tambm descobriu a composio qumica da atmosfera primitiva da Terra. So corretas as afirmaes: a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I e III. e) II e III.

11. (UECE) A freqncia de um gene recessivo a, numa populao panmtica. 0,30 e a freqncia de seu alelo dominante A 0,70. A freqncia de indivduos heterozigotos nesta populao, de acordo com o equilbrio de Hardy-Weinberg : a) 0,49 b) 0,09 c) 0,42 d) 0,50 e) 0,25

5. H pouco mais de vinte anos, Miller e Urey demonstraram ser possvel obter-se aminocido a partir de amnia, metano, hidrognio e vapor-d'gua expostos a descargas eltricas, como supunha Oparin. Considerando-se amnia = A e aminocido = B, qual dos grficos representa melhor a variao na concentrao de ambos em funo do tempo?

Parte VII: Origem da Vida 1. Os primeiros seres surgidos na Terra, pela Teoria de Oparin, teriam sido: a) Hetertrofos e anaerbios b) Hetertrofos e aerbios c) Auttrofos e anaerbios d) Auttrofos e aerbios e) Auttrofos quimiossintetizantes e anaerbios 2. (CESGRANRIO-RJ) Em 1953, com um aparelho bem engenhoso, o pesquisador Stanley Miller acrescentou um elemento a mais para a compreenso da origem da vida. Reproduzindo as condies ambientais primitivas no seu aparelho, conseguiu obter aminocidos sem a participao de seres vivos, tendo usado para isso apenas: a) ADN, ATP, acetil-coenzima A e metano. b) ADN, ATP, oxignio, luz e calor. c) gua, nitrognio, carbono e fascas eltricas. d) metano, gua, NH3, H2 e descargas eltricas. e) gua, glicose, amnia e radiao luminosa. 3. (CESGRANRIO-RJ) Uma das hipteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substncia inanimada, em um ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Esta hiptese modernamente conhecida como: a) Gerao espontnea b) heterotrfica c) autotrfica d) epignese e) pangnese

6. Segundo a mais aceita hiptese sobre a origem da vida, a seguinte seqncia de acontecimentos pode ter levado formao de coacervados e material protenide: a) Formao de compostos orgnicos, formao de coacervado, simples fermentaes, atmosfera primitiva, fotossntese e respirao, controle pelo cido nucleico. b) Atmosfera primitiva, formao de compostos orgnicos, formao de coacervado, controle pelo cido nucleico, simples fermentao, fotossntese e respirao. c) Controle pelo cido nucleico; fotossntese e respirao, atmosfera primitiva, simples fermentao, formao de coacervado, formao de compostos orgnicos. d) Fotossntese e respirao, controle pelo cido nucleico, simples fermentaes, formao de coacervado, formao de compostos orgnicos, atmosfera primitiva. e) Atmosfera primitiva, formao de compostos orgnicos, controle pelo cido nucleico, formao de coacervado, simples fermentao, respirao e fotossntese.

GABARITO
Parte I Lamarckismo e Darwinismo

11121311-

A A C D D

21222322-

D A B C E

31323333-

C 4E 14C 24E D 4-

B 5B 15E 25-

C 6E 16B 26-

E 7D 17E 27-

C 8B 18B 28-

D 9E 19B 29-

A 10E 20E 30-

D D B

Parte II - Mutaes

5-

6-

7-

A A 8C 18A 9B 19B 10C 20B B

Parte III Neo-Darwinismo

111211111111111-

A 2C 12D 22A 2B 12B 2D 12D 2C A 2-

A 3D 13C 23D 3E 13E 3B 13C 3-

C 4B 14C 24A 4B A 4B B 4-

B 5D 15C 25E 5-

C 6B 16A 26C 6-

B 7D 17C C 7-

Parte IV Especiao

8-

9-

B 10-

Parte V Evidncias da Evoluo

D 5-

D 6-

C 7-

A 8-

C 9-

10-

Parte VI Gentica de Populaes

B 5-

6-

7-

A 8-

C 9-

10-

Parte VII Origem da Vida

D 3-

B 4-

5-

D 6-

10

Anda mungkin juga menyukai