Anda di halaman 1dari 12

CURSO TCNICO

RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO


Empresa: Instituto Tcnico de Barueri Professor Munir Jos Supervisor: Elisabete

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

N. do relatrio: 2 Curso Tcnico em Redes Computadores. Srie Turma: IRD3EM 18/05/2010 15/06/2010

de

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERODO DE:

Relao das atividades desenvolvidas no perodo acima determinado. Nosso grupo se reuniu para elaborao do trabalho nos dias: 18 de maio para a inicializao do estudo de caso. 23 de junho para desenvolvimento do trabalho. 27 de julho para a reviso do trabalho e concluso. Sites utilizados para pesquisa:
http://www2.dc.uel.br/nourau/document/?view=563 http://www.voip.negocios-de-valor.com/ http://www.ipnews.com.br/voip/referencas/corporacoes/

IDENTIFICAO DOS COMPONENTES DO GRUPO Nomes: N. Chamada Bassam Hassan Zoghbi 03 Daniela Valentim de Souza 05 Klisman Bareze de Almeida Tavares 17 Maria Luara Oliveira do Nascimento 19 Wesley de Araujo 30 Whalison Bruno Cordeiro Gomes 31

Total

de

N. RM 02328 02332 02343 02336 02349 02292

horas perodo

no

11h00min

Carimbo, N DO CREA e assinatura do Professor Orientador.

Visto do Coordenador do Curso (ITB)

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Estudo de Caso O VoIP embora venha se popularizando cada vez mais, ainda desconhecido por grande parte da populao que simplesmente no tem interesse ou porque possui alguma fobia tecnolgica; muitas vezes o grande problema para utilizar novas ferramentas a resistncia do usurio em realizar novas adaptaes. A falta de divulgao sobre o assunto ainda um dos fatores que promovem a escalada mais vagarosa do VoIP ao mercado, de fato a mdia vem realizando reportagens cada vez mais frequentes sobre a tecnologia e embora todas as empresas telefnicas j possuam um produto pronto para oferecer aos seus clientes, ainda no se observa nenhuma delas fazendo enorme esforo para divulgar o VoIP, como realizado para vender, por exemplo, aparelhos telefones celulares ou pacotes empresariais, o motivo disso no nenhum segredo, isso ocorre porque as empresas faturam muito mais com as ligaes convencionais do que utilizando o VoIP. Algumas cidades levam vantagens quando o assunto custo, ou seja, o menor preo est ligado localizao geogrfica da cidade, pois alguns pases e cidades possuem taxas menores devido a impostos ou por ter uma maior quantidade de concorrncia, como o caso da cidade de Curitiba no Paran que possui chamadas locais a dois centavos por minuto enquanto em outras localidades o preo aumenta exponencialmente, contudo, ainda com essa diferena de valores se torna atualmente muito mais vantajoso realizar uma chamada utilizando o VoIP do que o telefone convencional, isso acontece devido a pouca necessidade de investimento, as empresas que prestam esses servios no precisam, pois desfrutam da prpria internet para trafegar os dados, barateando significativamente o valor da ligao final, tornando a competitividade das empresas telefnicas junto com os provedores de VoIP mais visvel, afinal cada ano milhares de empresas vm aderindo utilizao da internet para realizar suas chamadas telefnicas substituindo o telefone, o que mostra um mercado tentador com um potencial enorme para ser explorado, o resultado um mercado competitivo que atrai os custos para baixo, fugindo assim dos monoplios das grandes empresas telefnicas. Entretanto as empresas telefnicas se tornam criativas para manter e conquistar novos clientes, realizando assim planos empresariais atraentes que ajudam na reduo de custos; essas ligaes telefnicas so economicamente viveis quanto s ligaes utilizando a internet, por isso antes de se abandonar o telefone tradicional e se juntar aos demais usurios da Voz sobre IP, deve-se verificar os planos das

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

empresas telefnicas da regio oferecem, pois em alguns casos um plano empresarial se encaixa perfeitamente ao perfil da empresa sendo at mais em conta do que prprio VoIP, o porqu disso se revela quando analisamos as chamadas telefnicas, atualmente a grande vantagem do VoIP est em ligaes a longa distncia, j que lembrando a idia de que no nenhum tipo de modismo ou simplesmente renovao, mas sim a diminuio de custos desnecessrios para os quais muitas empresas ou mesmo residncias deixam boa parte de seu lucro ou salrio. Outra questo importante saber quando realizar a implantao. Atualmente existe um valor mnimo que faz com que a migrao se torne favorvel, na verdade deve-se realizar um mapeamento das contas telefnicas, e definir para onde so realizadas a maioria das chamadas, localizar o provedor de VoIP que melhor se encaixa no perfil da empresa, essa etapa de extrema importncia, pois no caso de uma escolha mal sucedida pode-se obter o resultado inverso do desejado realizando um aumento significativo nos gastos telefnicos. Situao da Rede Corporativa da Matriz

Dois Servidores (DC e Mail Server) rodando Windows Server 2003 Exchange Server. 100 Estaes de trabalho rodando Windows XP Profissional. Uma conexo com Internet (ADSL) de dois Mbps. Aplicativos (Microsoft Office 2003, Microsoft Outlook) PABX Analgico 50 Funcionrios administrativos e 100 em ambiente de produo. Gasto atual com ligaes telefnicas R$40.000,00 sendo:

40% Internacionais 25% Locais 35% Interurbanas Situao da Rede Corporativa das Filiais Dois Servidores (DC e Mail Server) rodando o Windows Server 2000 e Exchange Server. 8 Estaes de trabalho rodando Windows XP Professional.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

1 conexo com a internet (ADSL) de dois Mbps. Aplicativos (Microsoft Office 2003, Microsoft Outlook). PABX Analgico. 10 Funcionrios Administrativos. Abaixo est o exemplo da topologia VoIP que ser utilizado :

URA (Unidade de Resposta Audvel) uma tecnologia disponvel em centrais telefnicas que efetuam um atendimento eletrnico, ou seja, reproduz uma gravao com opes o qual o usurio interage digitando as opes mencionadas.

A vantagem nesta tecnologia a triagem on-line de acordo com o assunto do cliente, que encaminhado imediatamente aps teclar a opo. Tambm h a reduo de custo pelo fato de no haver a necessidade de ter uma ou mais pessoas para efetuar esta tarefa e a certeza da disponibilidade de um atendimento vinte e quatro horas, sete dias por semana e tambm de possuir os controles de ligaes.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Tambm possvel acoplar outras funcionalidades junto a esta, como por exemplo, horrios de atendimento, encaminhamento de e-mail com gravao do recado em caso do ramal no atender ou estiver ocupado.

Implantao do VoIP na Empresa Para a implementao do VoIP nessa empresa, ser necessrio um planejamento bem estruturado e, para que o projeto seja bem sucedido fundamental contar com uma anlise cuidadosa e uma avaliao da rede e das necessidades dos usurios, medindo e monitorando o ambiente continuamente.

Basicamente, seguiremos cinco passos que devem ser considerados no planejamento para implantao de um ambiente VoIP:

1. Verificar se a rede ir suportar VoIP: Quando mudamos a comunicao por voz de circuitos dedicados para protocolo IP, a voz , de certa maneira, forada a competir com tudo o que h na rede corporativa. Para evitar conflitos entre voz e dados, a nossa rede precisar ser ajustada de forma a priorizar voz e acomodar a largura de banda destinada aos outros servios que utilizam rede (A Largura de Banda ser aumentada para 4 Mbps).

Por isso, fundamental que determinemos o estado atual da rede para acomodar VoIP. Essa avaliao nos ajudar a determinar quais segmentos da rede precisam ser reconfigurados ou atualizados para suportar os requisitos de voz.

2. Programar a soluo de maneira modular: No iremos programar o ambiente de VoIP na empresa inteira de uma s vez. Faremos um piloto antes de colocar o VoIP em operao em toda a empresa, ou implementar a soluo por partes.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

O piloto e a implementao modular permitem que a empresa confira se o sistema est funcionando corretamente e faa pesquisas junto aos funcionrios para avaliar a satisfao do usurio, disponibilidade e qualidade.

3. Criar mapas de servio da rede e ajustar os acordos de nvel de servio: Durante a fase de primplementao, devemos elaborar mapas da rede e definir os acordos de nvel de servio junto aos departamentos e clientes externos.

Com o devido inventrio da rede na forma de um mapa de servios, conseguimos detectar possveis gargalos e reas da rede que precisam ser atualizadas ou ampliadas para suportar o trfego extra.

importante definir os requisitos com antecedncia para atender s expectativas dos envolvidos, dos departamentos de tecnologia e dos usurios finais, cujos comentrios ajudaro em uma experincia melhor no ambiente VoIP.

Na definio das polticas de monitoramento, avaliao de desempenho e gerenciamento da rede e do sistema VoIP faz-se necessrio o uso de mtricas para o monitoramento do tempo de operabilidade da rede e o tempo de resposta da rede e dos aplicativos.

Os dados coletados so utilizados para avaliar aspectos relacionados aos servios como retardo, jitter e tempo de operabilidade. Os relatrios confirmam se todos os requisitos e expectativas foram atendidos.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

4. Levar em conta a Qualidade da Experincia (QoE). A Qualidade da Experincia (QoE) uma forma de medirmos a percepo do usurio quanto qualidade da experincia de telefonia.

Com o QoE possvel verificar o desempenho sob a tica do usurio final, medindo at que ponto a rede est atendendo aos seus requisitos. Com base no QoE, o departamento de TI ter mais subsdios e ser capaz de agir rpido em caso de problemas como qualidade de voz, intermitncia e assuntos tcnicos.

5. Anlise, reavaliao e repetio: As redes no so estticas, da a importncia de programarmos um processo de monitoramento constante. Qualquer mudana na infra-estrutura ou nos padres de uso tem impacto em toda a rede. Ativar e desativar servidores, atualizar hardware ou virtualizar partes do ambiente pode interferir nos servios de VoIP.

O monitoramento constante, a avaliao das operaes de TI e a apresentao de relatrios sobre os nveis de servio fornecero as informaes necessrias para a resoluo rpida de panes na rede e problemas com o sistema.

Essa anlise tcnica apoiar os planos de aprimoramento dos servios que sustentaro a implementao VoIP, para que os usurios no sofram degradao de desempenho nas chamadas.

Grande parte do gerenciamento dos sistemas e aplicativos VoIP podem ser automatizados de forma a viabilizar a avaliao e o monitoramento consistente de acordo com os devidos referenciais. Esses referenciais permitem que monitoremos o desempenho e a disponibilidade, assim como prevenir, diagnosticar e resolver problemas.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Software e Hardware Utilizados na Implantao

Telefone IP Enterprise 1200 Grandstream duas linhas R$ 619,00 (cada).

Contratao de uma operadora Voip (ex.digimax).

Instalao o Skype nas estaes.

Troca dos PABX analgicos em PABX digitais.

Funcionamento aps a implementao do Voip:

A empresa no ter seu funcionamento modificado j que os equipamentos com tecnologias VoIP, tem funcionamento bem semelhantes aos comuns, com isso os funcionrios no precisam passar por um curso de qualificao para usar a tecnologia VoIP.

Custo Beneficio

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

O custo beneficio nas ligaes internacionais varia entre 60% 90% de economia. Se antes, em telefonia normal, a empresa gastava R$ 16.000,00, com a telefonia VoIP ela economizar em torno de R$12.000, j no caso das ligaes interurbanas, a economia gira em torno de 40% a 60%, se antes em telefonia normal essa empresa gastava R$ 14.000,00, com a telefonia VoIP ela economizar R$ 7.500,00, e por fim nas ligaes locais a empresa gastava R$ 10.000,00 e com a utilizao do VoIP a economia gira em torno de 25% a 50%, ou seja, a economia vai ser em media de R$ 3.750,00

Ao todo com a telefonia VoIP ela ir economizar R$23.250,00, ou seja, com uma conta bsica, os outros R$ 16.750,00 que eram gastos com telefonia podero ser utilizados em outros investimentos da empresa.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO
Topologia de Rede Inicial

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Essa era a topologia de rede utilizada na rede local, antes da implantao do VoIP, Possua dois servidores, um de e-mail e outro DC, alm de 100 estaes de trabalho, com uma conexo ADSL de 2 Mbps.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Topologia da Rede depois da Implantao do VoIP

Essa ser a topologia de rede utilizada depois da implantao do VoIP nessa empresa em questo , aumentamos a conexo com a internet para 4 Mbps, implantamos os Telefones IPs, e um PABX IP.

Obs. Essas topologias so adaptadas apenas com o objetivo de facilitar a visualizao do que foi feito e quais foram s modificaes.

CURSO TCNICO
RELATRIO MENSAL DE ATIVIDADES ESTAGIRIO EFETIVO

INSTITUTO TECNOLGICO DE BARUERI

Anda mungkin juga menyukai