Anda di halaman 1dari 5

Gesto em Recursos Humanos - Tecnlogo Disciplina: Sade e Segurana no Trabalho / Benefcios e Assistncia Social Professora: Mara Lcia Torres

Bibliografias bsicas: ARAUJO, Lus Cesar G. 2006 Atlas; CHIAVENATO, Idalberto 2006 3 Aula Assunto: Sade do Trabalho / Higiene do Trabalho
Refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental do trabalhador, preservandoo dos riscos de sade inerentes s tarefas do cargo e ao ambiente fsico onde so executadas. Sade do trabalho est relacionada com o diagnstico e com a preservao de doenas ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variveis: o homem e seu ambiente de trabalho. Ciclo de atividades da sade do trabalho: Medicina preventiva: objetivos 4a preveno e o controle de doenas; providncias 4programas de educao sanitria, instruo quanto ao uso de materiais e de condutas dirias, acompanhamento por intermdio de exames regulares, medidas profilticas e outros procedimentos; Algumas medidas da medicina preventiva: 4 Analisar a fadiga dos empregados, indicando as medidas preventivas; e 4 Proceder ao levantamento das doenas profissionais e leses traumticas e estudos epidemiolgicos, analisando os resultados com vista s atividades preventivas. Preveno sanitria: objetivos vigilncia sanitria sobre o ambiente a fim de no representar riscos vida, assegurando condies ambientais adequadas, possibilitando a tomada de medidas coercitivas em tempo hbil, impedindo sua proliferao; Algumas medidas para a preveno sanitria:

4Realizar inquritos sanitrios e a divulgao de


1

assuntos de higiene e medicina do trabalho; 4Colaborar com os rgos competentes no estabelecimento de normas de higiene e medicina do trabalho. Medicina ocupacional: objetivos 4adaptar as pessoas a sua funo, prevenindo-as contra os riscos de agentes prejudiciais sade; providncias 4realizao de exames mdicos, desenvolvimento de programas e treinamentos de reabilitao e readaptao e primeiros socorros; Algumas medidas para a medicina ocupacional: 4Realizar exames pr-admissionais, peridicos e especiais, inclusive provas biolgicas, radiolgicas e outras exeqveis para os fins previstos; e 4estudar as causas do absentesmo. Desenvolvimento, acompanhamento e manuteno da sade do trabalho nas organizaes: no apenas se preocupar em executar as atividades tpicas, mas em ir alm e desenvolver, acompanhar e manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho; Ambiente de Trabalho O trabalho das pessoas profundamente influenciado por tres grupos de condioes: ambientais de trabalho: como iluminao, temperatura, rudo etc. Condies de tempo: como durao da jornada de trabalho, horas extaras, perodos de descanso etc. Condies sociais: como organizao informal, status etc. Sade do trabalho ocupa-se do primeiro grupo: as condioes ambientais de trabalho, embora no se descuide totalmente dos outros dois grupos. Condies ambientais de trabalho refere-se s circuntncias fsicas que envolvem o empresago enquanto ocupante de um cargo, na organizao. o ambiente fsico que envolve o empregado, enquanto ele desempenha um cargo. Elementos pertencentes ao ambiente de trabalho:
Condies

Iluminao:

Refere-se quantidade de luminosidade que incide no local de trbalho do empregado. No se trata da iluminao em geral, mas quantidade de luz no ponto do focal do trabalho. Assim, os padres de iluminao so estabelecidos de acordo com o tipo de tarefa visual que o empregado deve executar: quanto maior a consentrao visual do empregado em detalhes e mincias tanto mais necessria luminosidade no ponto focal de trabalho. Objetivos:
conciliar a reduo de acidentes e erros de produo, com o bem-estar das pessoas da organizao obedecendo a critrios tcnicos; providncias 4evitar diversos problemas individuais, por exemplo: a cefalia (dor de cabea), fadigas e problemas oculares;

Ser suficiente e ser constante e uniformente distribuida

- Rudo: O rudo considerado um som ou barulho. O som constitudo pela freqncia e intensidade. A frequncia do som o nmero de vibraes por segundo, emitidas pela fonte de rudo, e medida em ciclos por segundo (cps). A intensidade do som medida por decibis (db). H restries quanto influncia do rudo (perodo de exposio e variao de volume) podendo causar perda parcial ou completa de audio. Ex: telefonistas; O efeito desagradvel do rudo depende da: Intencidade do som, Variao dos rtmos ou irregularidades Frequncia ou tom dos rudos A intensidade do som varia enormente. A menor vibrao sonora audvel corresponde a 1 decibel (1db), enquanto os sons extremamente fortes costumam provocar sensao dolorosa a partir de 120 db.

O nvel mximo de intensidade de rudo permitido legalmente em ambiente fabril de 85 decibis. Acima disto, o ambifente considerado insalubre. Os rudos entre 85 e 95 decibis podem produzir danos auditivos crnicos, diretamente proporcionais s intensidades, frequncias e tempos de exposio. O controle dos rudos visa eliminao, ou, pelo menos, reduo dos sons indesejveis. Genericamente, os rudos industriais podem ser:

Contnuos (como mquinas, motores ou ventiladores), Intermitentes (como prensas, ferramentas pneumticas, forjas) Variveis (como pessoas que falam, manejo de ferramentas ou materiais) Os mtodos utilizados para o controle dos rudos na indstria, podem ser includos em uma das cinco classificaes:

Eliminao do rudo no elemento que o produz, mediante reparao ou novo desempenho da mquina, engrenagens, polias, correias etc.; Separao da fonte do rudo, mediante anteparos ou montagem das mquinas e demias equipamentos sobre molas, feltros ou amortecedores de rudos Encerramento da fonte de rudo dentro de paredes prova de rudos Tratamento dos tetos, parede e solos em forma acstica para a absoro de rudos Equipamento de proteo individual (EPI), como protetor auricular.

-Temperatura: Existe pessoas que trabalham sob temperaturas elevadas como o caso da proximidade de fornos de siderurgias e de cermica, de forjarias etc, nos quais o ocupante precisa vestir roupas adequadas para protejer a sade. E em outro extremo , existe cargos cujo local de trabalho impe temperaturas baixssimas, como em frigorficos, que exigem roupas adequadas para a proteo.Nesse dois casos podem causar fadigas e outros problemas de sade, alm reduo na qualidade do trabalho, a insalubridade constitui a caracterstica principal destes ambientes de trabalho. As organizaes tm de fornecer EPIs e constatar se esto sendo utilizados e se esto em condies de uso.

- Umidade consequncia do alto grau de teor de higromtrico do ar. Existem condies ambientais de elevada umidade do local de trabalho, como o caso da maioria das tecelagens que exigem alta grao hidromtrica para tratamento dos fios. Porm, existem condies ambientais de pouca ou nenhuma presena de umidade, como o caso das indstria cermicas onde o ar chamado de seco. Neste dois casos extremos, a insalubridades tambm constitui a caractersticas principal.
4

Riscos pertencentes ao ambiente de trabalho: -NR-9: Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. -Riscos fsicos: as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som; -Riscos qumicos: as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo (pele ou por ingesto); -Riscos biolgicos: Consideram-se agentes biolgicos as bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros.

Anda mungkin juga menyukai