Anda di halaman 1dari 18

Anterior

Sumrio

Prximo

CONJUNTOS, INTERVALOS E INTRODUO A FUNES E GRFICOS Clicando em acessados a medida que clicamos em cada um dos links. , o usurio

conduzido para uma tela onde os contedos esto separados por blocos, que so

A seguir sero descritas mais detalhadamente as principais atividades referentes a esses contedos, a fim de auxiliar a explorao deste material para o ensino da matemtica. Ao clicar no link:

: encontram-se atividades relacionadas a classificao dos nmeros de acordo com o conjunto numrico que pertencem.

O usurio deve clicar sobre cada um dos nmeros

, arrastando-os at o

conjunto numrico correspondente.

: Clicando neste link, disponibilizada uma tela com as possveis operaes a serem realizadas entre os conjuntos. Para acessar cada uma das opes, basta clicar sobre o link, que a atividade correspondente acionada.

: a atividade prope que o aluno clique e arraste o ponto visualizando a unio entre os conjuntos.

: a atividade prope que o aluno clique e arraste o ponto, visualizando a interseco entre dois conjuntos.

: a atividade prope que o aluno clique e arraste o ponto, visualizando a interseco entre trs conjuntos.

: a atividade prope que o aluno clique e arraste o ponto, visualizando simultaneamente a unio e a interseco de dois conjuntos.

: a atividade prope que o aluno clique e arraste o ponto visualizando o conjunto complementar de um conjunto em relao a outro.

: a atividade prope que o aluno reconhea a que posio do diagrama corresponde cada vetor. Para isto, deve ser clicado sobre a extremidade de cada vetor e arrastado at a posio correspondente no diagrama, observando quais so os elementos dos conjuntos A e B, bem como quais so os elementos comuns a ambos os conjuntos.

: prope um trabalho com as operaes entre intervalos.

esta

atividade

Para a realizao desta atividade o aluno dever completar as clulas de fundo azul, e com o

intervalo desejado e aps completar a clula adicionar enter. Dessa forma o intervalo ir se formar de acordo com os valores estabelecidos. Tambm so detalhados os valores correspondentes a unio, interseo e diferena entre os conjuntos. Alm das potencialidades descritas anteriormente, este material, pode ser utilizado na correo de exerccios j explorados em sala de aula.

atividade prope que o aluno clique sobre a extremidade do vetor e arraste-o at o conjunto B, observando qual a imagem que cada vetor deve assumir, considerando que um dos pares ordenados (5,10); podendo tambm ser explorada a lei da funo que admite os respectivos valores de domnio e imagem.

: demonstrada uma animao com os elementos que compem o par ordenado, a iniciar pelo plano cartesiano, origem, quadrantes, e outros, at chegar aos pontos que constituiro o par ordenado. Este material pode ser utilizado para introduo dos conceitos de plano cartesiano, origem, quadrantes, pontos, par ordenado, enfim todos os elementos que se relacionam a este contedo.

Clicando

em

ou

so

sugeridas

atividades

complementares, que pretender levar fixao dos contedos de forma interativa, atravs dos diferentes valores que podem ser atribudos as coordenadas, facilitando a construo de conceitos como a relao entre o sinal da abscissa e ordenada e o quadrante a que pertencem.

: parmetros que a compem.

esta

atividade prope a realizao de grficos de funes lineares a partir da informao dos

Para a realizao desta atividade o aluno dever completar as clulas de fundo branco , com os valores dos coeficientes linear e angular, bem como o

intervalo desejado e aps completar cada clula adicionar enter. Dessa forma se formar a nova lei da funo com o respectivo grfico, dentro do intervalo estabelecido pelo aluno. Abaixo segue uma comparao de grficos, atravs dos diversos valores que os coeficientes podem assumir podendo o aluno estabelecer relaes entre diferentes formas que o grfico pode admitir, com a modificao dos coeficientes.

Alm das potencialidades descritas anteriormente, este material, pode ser utilizado na correo de exerccios j explorados em sala de aula.

atividade prope que o aluno digite a lei da funo, observando o grfico e a tabela correspondentes, bem como os valores que a imagem assume segundo a lei da funo e o x relativo. A lei da funo deve ser digitada em deve ser acionado o boto indicado por , e logo aps , para que o grfico

correspondente seja traado. Para limpar a tela, deve ser acionado o boto .

Caso ocorram dvidas quanto forma de digitao da lei da funo, clicando sobre o boto a respeito acionada. , uma tela com informaes

: os valores dos parmetros a, b e c da funo quadrtica devem ser digitados nos espaos indicados por e em seguida deve ser , acionado o , boto

caso o usurio deseje observar apenas os valores das razes. Para observar o desenvolvimento deve ser pressionado o boto indicado por .

Para limpar a tela, deve ser acionado o boto

Caso ocorram dvidas quanto forma de digitao dos parmetros correspondentes a lei da funo, clicando sobre o boto respeito acionada. , uma tela com informaes a

Anterior

Sumrio

Prximo

Anda mungkin juga menyukai