Anda di halaman 1dari 5

1.

ANLISE DO PROBLEMA PROPOSTO

Qualquer tipo de projeto s pode ser elaborado quando h alguma situao no satisfatria, pode-se dizer ento que, projetar planejar uma soluo a um determinado problema. A questo a ser trabalhada deve ser analisada minuciosamente, levantando todos os dados e observaes importantes para poder se desenvolver uma soluo vivel, tanto em relao a custos quanto a recursos. O problema a ser trabalhado na disciplina "Projeto Mecnico" foi apresentado aos alunos do 6 semestre do curso "Projetos Mecnicos", no dia 23/08/2012, pelos professores Iber Luis Martins e Fausto Correa de Lacerda. Trata-se do seguinte:

O dono de uma distribuidora alimentcia possui um galpo que funciona como estoque de seus produtos, onde so armazenados sobre pallets de 1m x 1,2m. h algum tempo, os negcios da empresa comearam a crescer e, conseqentemente, seu estoque aumentou. No galpo h um mezanino, no qual se deseja estocar produtos j que o andar inferior est comeando a ficar saturado. Para isso preciso que se desenvolva um equipamento que transporte a carga do andar inferior ao mezanino em um determinado tempo. Os dados para execuo do projeto so os seguintes:

Carga a ser Elevada (Q): 5500 [Kg] Altura do Mezanino (h): 8 [m] Tempo de Transporte (t): 14 [s]

01

2. CLCULOS DO SISTEMA

Antes de se definir qual a melhor soluo ao problema, se deve analisar a quantidade de trabalho e potncia requerida para efetuar o servio.

2.1. Clculo do Trabalho

Se define trabalho como sendo a medida de energia transferida por uma fora ao longo de um deslocamento, por exemplo, uma partcula "Q" se encontra inicialmente na posio "A". Uma fora constante "F1" atua na partcula fazendo com que ela se desloque at um ponto "B". A energia transferida de "F 1" para "Q" durante todo o deslocamento, definido como TRABALHO.

O trabalho uma grandeza escalar que pode ser positiva, negativa ou nula. Positiva quando a fora atua no sentido do deslocamento, ou seja, h energia sendo acrescentada ao corpo (trabalho motor). Negativa quando o sentido da fora contrrio ao do deslocamento, no caso a energia est sendo retirada do corpo (trabalho resistente). O trabalho tambm pode ser nulo, quando a fora aplicada no gera deslocamento. Para calcular o trabalho () de uma fora constante, deve-se multiplicar a componente da fora no sentido do deslocamento (F1) pela amplitude do deslocamento (D). A unidade dada em Joules [J], sendo que 1 [J] = 1 [N.m]. = F1 [N] . D [m]

02

Aplicando o conceito apresentado no desenvolvimento do projeto, temos que: Uma determinada fora "F1" atua sobre uma carga de massa igual a 5.500 Kg fazendo com que ela se desloque 8 m na vertical numa velocidade constante.

Alm de "F1" h uma outra fora atuando sobre a carga, denominada peso. O peso nada mais que a massa do corpo multiplicada a acelerao da gravidade que, por conveno, adota-se 9,81 [m/s]. Sua unidade de medida em Newtons [N]. P = m [kgf] . 9,81 [m/s] P = 5500 [kgf] . 9,81 [m/s] P = 53955 [N] Para efeito de clculo de "F1", utiliza-se o mesmo princpio de "P", onde uma fora massa de um corpo multiplicada a uma acelerao. F = m [kgf] . a [m/s] Como a velocidade constante, no h acelerao. Portanto "F 1" igual a massa da carga, ou seja: F1 = m [kgf] F = 5500 [kgf] ou F = 53955 [N]

03

Com a fora determinada, j se pode calcular o trabalho. Sendo "F" a fora atuante e "h" o deslocamento, tem-se: = F [N] . h [m] = 53955 [N] . 8 [m] = 431,640 [KJ]

2.2. Clculo de Potncia

O conceito de trabalho no diz nada a respeito de quanto tempo ele demora para ser realizado. O que define a taxa de transferncia de energia de uma fora a POTNCIA, por exemplo, um motor com maior potncia consegue elevar uma carga a uma determinada altura, num tempo menor se comparado a um outro motor de baixa potncia. Os dois motores realizam o mesmo trabalho, porm o mais potente faz isso numa maior velocidade. O clculo da potncia como mencionado acima, a relao entre trabalho [J] e tempo [s]. Sua unidade de medida em Watts [W], podendo ser convertida para cavalo vapor (1 cv = 735,5 W).

[ ] [ ]

Aplicando o conceito acima no desenvolvimento do projeto, temos que:

[ [ ]

P = 30831,42 [W] ou P = 41,91 42 [cv]

04

3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. TIPLER, Paula A.; MOSCA, Gene. Fsica para Cientistas e Engenheiros: volume 1 - mecnica, oscilaes e ondas, termodinmica. 6. ed. traduo: Paulo Machado Mors. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 2. PIQUEIRA, Jos Roberto Castilho; ANDRADE, Luis Ricardo de Arruda de; Fsica: mecnica. 2. ed. So Paulo: Grfica e Editora Anglo LTDA, 2002. 3. Catlogo WEG - Guia de Motores Eltricos.

05

Anda mungkin juga menyukai