Anda di halaman 1dari 9

ENSINO E APRENDIZAGEM DO FENMENO DA ILUMINAO NA ARQUITETURA COM MODELOS FSICOS:

Ateli da Caixa de Sapatos


RESUMO
Consideraes a respeito da iluminao natural influenciam todo o processo de projeto arquitetnico, incorporando aspectos conceituais, estticos e tcnicos. Iluminao natural assume significado na arquitetura de forma relacional, ou seja, somente quando o arquiteto compreende as intenes na maneira como uma edificao iluminada naturalmente, junto com as estratgias empregadas para tal, ele estar apto a conceber suas prprias intenes e os meios para realiz-las. O arquiteto precisa adquirir um bom conhecimento sobre o fenmeno da iluminao para estimar os efeitos causados por decises de projeto. Esta pesquisa procurou aplicar um mtodo inovador de ensino do fenmeno da luz natural para estudantes de graduao de Arquitetura utilizando um ambiente de prototipagem fsica. Neste sentido, prottipos fsicos de ambientes internos so construdos com caixas de sapatos e lentes (olho mgico) com ngulo de abertura de 200 so usadas para visualizao. O objetivo desta oficina de proporcionar a busca da integrao da teoria da iluminao natural com a prtica de projeto, visando criar conexo com a utilizao dos conceitos projetuais em ateli. Os estudantes so estimulados a desenvolver projetos rpidos aplicando a teoria em contextos reais e diversificados. Desta forma se gera experimentao e investigao, orientada cuidadosamente pelos professores atravs de roteiros elaborados para auxiliar este processo. Algumas das vantagens desta oficina so o tempo de aplicao, insumos de baixo custo e a integrao com a prtica de desenho. O mtodo aplicado proporciona aos estudantes rpida visualizao tridimensional dos efeitos sobre a iluminao natural produzidos por diferentes opes de projeto, tais como, aberturas, elementos de transmisso e reflexo de luz, que so desenvolvidas e verificadas visualmente com o auxlio da lente olho mgico e/ou por fotografia digital. A oficina foi aplicada em disciplinas de iluminao no curso de graduao da UFSC e universidades na Colmbia. Os resultados alcanados demonstram que os exerccios so rapidamente assimilados pelos estudantes, auxiliando-os a compreender o fenmeno da iluminao natural na arquitetura de uma forma divertida.

1. INTRODUO
Consideraes a respeito da iluminao natural influenciam todo o processo de projeto arquitetnico, incorporando aspectos conceituais, estticos e tcnicos. Iluminao natural assume significado na arquitetura de forma relacional, ou seja, somente quando o arquiteto compreende as intenes na maneira como uma edificao iluminada naturalmente, junto com as estratgias empregadas para tal, ele estar apto a conceber suas prprias intenes e os meios para realiz-las. O arquiteto precisa adquirir um bom conhecimento sobre o fenmeno da iluminao para estimar os efeitos causados por decises de projeto (PEREIRA & NASPOLINI, 2004; PEREIRA et al, 2005). Por outro lado, a formao do profissional de arquitetura envolve tanto disciplinas de carter prtico, quanto terico-prtico. As primeiras geralmente visam aperfeioar a prtica projetual em ateli e as segundas devem, em tese, subsidiar as primeiras. Entretanto, em contraste situao dinmica do ateli, estas tendem a serem oferecidas num formato mais convencional. As disciplinas de ateli so vistas como aquele lugar onde os estudantes podem soltar seus impulsos criativos, enquanto as disciplinas de tecnologia (do segundo grupo) so frequentemente percebidas com aquelas que disponibilizam informaes que colocam limitaes nos tais impulsos. As disciplinas terico-prticas, entre outros objetivos, devem buscar uma integrao com a prtica de projeto visando criar uma conexo com a utilizao dos conceitos projetuais em ateli. Alm disso, podem estimular o aluno com relao aplicao da teoria em contextos reais e diversificados. Uma forma de integrao entre a teoria e a prtica, adicionar nestas disciplinas elementos de experimentao dos atelis, estimulando o aluno experimentao e investigao atravs de roteiros cuidadosamente elaborados pode auxiliar neste processo. Consistentemente a isto, o aluno estimulado a ver a tecnologia no como algo a ser incorporado ao projeto arquitetnico, mas sim como algo que tem capacidade de inspirar e condicionar o projeto (ATANASIO, 2006).

A utilizao de modelos fsicos em escala reduzida (maquetes) para a aprendizagem da iluminao natural na arquitetura pode ser considerada uma ferramenta de anlise de desempenho que aproxima a prtica projetual em sala de aula. Ela possui extrema importncia, pois serve para predizer o comportamento da luz no ambiente, numa altamente realista relao de causa e efeito, ou seja, qual o impacto produzido por determinada opo de projeto. Por esta razo, a utilizao de maquetes se faz presente em diversos cursos de arquitetura. Em alguns casos, como de algumas universidades americanas e canadenses, essa utilizao ocorre com significativa freqncia para diferentes finalidades de ensino (FONTEIN, 1997; MILLET & LOVELAND, 1997; STANNARD, 1997). A maioria dos cursos busca aliar a experimentao para as anlises quantitativa e qualitativa da luz atravs de ensaios e exerccios estruturados para tal. O uso do modelo reduzido como auxlio no projeto de iluminao natural, permite uma melhor percepo e avaliao da variao dos nveis de iluminncia no interior dos ambientes, seja com as medies, seja atravs da simples visualizao do resultado.

2. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO: AMBIENTE DE PROTOTIPAGEM


Um caminho para a integrao entre a teoria e a prtica do projeto, adicionar elementos de experimentao nas disciplinas terico-prticas. Alm disso, estimular o aluno experimentao e investigao com roteiros cuidadosamente elaborados tambm pode auxiliar neste processo. O docente, ao invs de ditar paradigmas ou de criar cmodas receitas de projeto, deve incitar o aluno investigao, pesquisa e experimentao, fazendo-o percorrer vrios caminhos que permitiro novas reflexes, num contnuo processo de aprendizagem, vivncia projetual e, principalmente, amadurecimento pessoal (RUFINONI, 2002). Uma das caractersticas da investigao com modelos fsicos que ela apresenta um enfoque altamente investigativo na direo da manipulao espacial. A maquete fsica, vista como um prottipo, pode ser considerada como um modelo funcional construdo a partir de intenes e especificaes preliminares, para simular a aparncia e a funcionalidade de algum produto, ainda que de forma simplificada e incompleta. Desta forma, um ambiente de prototipagem pode ser definido como aquele onde o projetista pode conceber e testar diversas caractersticas (estticas, ambientais, funcionais e tcnicas) do modelo, em fases preliminares de desenvolvimento. So listados abaixo alguns conceitos gerais de prototipagem adaptados arquitetura:
i)

O prottipo utilizado para ser examinado e discutido em geral apenas pelos usurios/equipe de desenvolvimento. Ele no feito para ser apresentado a ningum que no pertena a esta equipe. A razo principal que o prottipo se encontra, ainda, na fase de desenvolvimento. Uma das melhores maneiras de testar uma soluo arquitetnica, enquanto ainda h tempo de fazer alteraes, desenvolver um prottipo; a idia construir um modelo, que simula a aparncia e funcionalidade da opo de projeto, bem como trs tona muitos dos problemas de integrao que podero advir. desempenho, sero obtidas as respostas a tempo de alterar o projeto, se necessrio, antes de estar completamente desenvolvido.

ii)

iii) Um prottipo permite que seja determinado o que precisa sofrer alteraes. Fazendo-se testes de

O conceito da utilizao de modelos fsicos em escala vai ao encontro da definio de prottipo; este serve de ferramenta rpida de verificao sem as preocupaes estticas de uma maquete final de projeto. A inteno que se possa observar rapidamente o resultado sobre o carter da iluminao e se efetue ou no modificaes at se chegar ao efeito final desejado. Esta pesquisa, portanto, procurou aplicar um mtodo pedaggico inovador de ensino e prtica do fenmeno da luz natural para estudantes de graduao de Arquitetura utilizando um ambiente de prototipagem fsica.

3. METODOLOGIA
O exerccio da caixa de sapatos tem como objetivo principal a concepo e avaliao qualitativa da iluminao natural em edificaes, sendo aplicado na disciplina Conforto Ambiental Iluminao, do curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Este exerccio permite fazer projetos de arquitetura interior, usando a luz natural como ferramenta de desenho, numa oficina simples, que introduz os alunos numa atividade de observao direita e a anlise do fenmeno da luz. As principais ferramentas utilizadas para a gerao e anlise das maquetes/prottipos foram caixas de papelo e lentes tipo olho mgico. A caixa tem dimenses aproximadas de 25 cm x 25 cm x 40 cm, essas medidas podem ser variveis e geralmente se apresentam em modelos de caixas de sapatos, disponveis no mercado, razo pela qual o exerccio denominado de Caixa de Sapatos (Figura 1). A lente um elemento usado geralmente como visor de portas tendo uma abertura angular de 200, que permite ver completamente, um espao interior. (Figura 2).

Figura 1: Caixa de Sapatos.

Figura 2: Lente Olho Mgico.

Quando o prottipo, feito com uma caixa de sapatos, e as lentes mgicas so integrados, tem-se uma ferramenta de simulao fsica do fenmeno de luz natural. A lente disposta adequadamente proporciona a viso do interior da caixa, que muito aproximada imagem de um espao real. Assim, a caixa de sapatos possibilita um caminho de introduzir os alunos num mtodo experimental de avaliao qualitativa da iluminao na arquitetura. Alm do prottipo da caixa de sapatos e a lente, outros elementos complementam o desenvolvimento desta oficina, tais como folhas de cartolina preta de 25 cm x 25 cm, canetas de tinta branca, lpis de cores claras, estiletes, tesouras, materiais translcidos como plsticos ou barras de silicone, papis metlicos, e demais elementos conforme a criatividade e o entusiasmo dos alunos. Todos os elementos para esta oficina so de fcil obteno e baixo custo, geralmente cada grupo de alunos pode usar at 3 caixas de sapatos, seja pela compra das caixas ou pela reciclagem das mesmas.

3.1. Descrio da oficina da Caixa de Sapatos.


A oficina da Caixa de Sapatos apresentada na disciplina Conforto Ambiental - Iluminao, como exerccio de introduo ao trabalho final, que se realiza com maquetes em escala reduzida de espaos reais. Esta oficina tem como principal objetivo que os alunos investiguem, experimentem, simulem e avaliem qualitativamente a manipulao da luz e sombra como materiais bsicos de projeto, tendo como meta a criao de ambientes dramticos atravs da iluminao natural. Uma das vantagens desta oficina a possibilidade de mostrar na prtica, caractersticas da iluminao natural na arquitetura, que foram introduzidas teoricamente, nas etapas tericas da disciplina. A observao do fenmeno, no interior das caixas, atravs da lente, faz com que a luz assuma a condio de matria, que pode ser trabalhada, modelada e representada no desenho, quase como um elemento slido, sempre que integrada ao espao interior. Outra vantagem desta oficina a possibilidade de explorar a criatividade e a capacidade de improvisao dos alunos. Para isso, na aula prvia ao desenvolvimento da oficina, informada a importncia de ter em mos todos os elementos de trabalho e a formao dos grupos, mas no se revela aos alunos o objetivo da oficina. Desta forma, sempre se tem uma dose de surpresa para o incio do trabalho.

O desenvolvimento da oficina ocorreu em etapas, com o objetivo de conduzir aos alunos criao, materializao e representao de uma idia arquitetnica, fundamentada no uso da luz natural como principal ferramenta de projeto, de um espao interior. As etapas da oficina foram: 1. Formulao do exerccio e seleo do espao interior para o projeto. 2. Desenho e representao das idias em plantas e esboos. 3. Trabalho experimental na caixa de sapatos. 4. Representao final do projeto 5. Seminrio de socializao e avaliao. 3.1.1 Etapa de Formulao A formulao do exerccio comea com uma apresentao geral da oficina, onde so expostos os objetivos e os alcances que se deseja obter, so apresentadas as etapas do trabalho e sua durao. Logo a seguir, cada grupo faz a seleo do espao interior com o qual ir trabalhar. Cada grupo desenvolve o projeto de um espao diferente, tendo como opes sugestes feitas pelos docentes ou pela turma em geral, tais como: espaos religiosos, comerciais, domsticos, escritrios, culturais e artsticos. A definio do espao interior para o trabalho gera um compromisso com a idia de arquitetura, alm de fornecer elementos de expresso, forma e funo, que facilitam a incorporao do fenmeno da luz, em cada espao em particular. Esta oficina efetivamente complementa o ensino do fenmeno da luz natural, constituindo-se num exerccio de projeto contendo todas as suas complexidades e manifestaes, usando a luz natural para o desenvolvimento deste. A formulao da oficina permite explorar, alm dos aspetos relacionados luz e a arquitetura, alguns preconceitos que os alunos tm com relao ao desempenho do fenmeno num espao interior e, especialmente, na capacidade de representao de algo dinmico e em constante mutao que a luz natural em sua interao com a arquitetura. A representao uma das maiores habilidades que o arquiteto deve desenvolver para estabelecer a comunicao direita com clientes e demais profissionais que trabalham na rea do ambiente construdo. O arquiteto deve ter a capacidade de pr-visualizar e transmitir os conceitos, alm da comprovao dos mesmos, possibilitada pelo uso de uma maquete ou do prprio espao real.

3.1.2 Etapa de Desenho e Representao.


A segunda etapa da oficina a elaborao de esboos, plantas e perspectivas, que permitam entender a idia original de cada espao, para fundamentar os conceitos de iluminao que sero desenvolvidos, a partir dos espaos selecionados na etapa 1. Esta representao grfica deve ser coerente, com a funo e a imagem que se tem daqueles lugares. Esta etapa da oficina apresentada como um desafio para os alunos, onde eles, com o auxlio de desenhos grficos, desenvolvem um projeto de arquitetura interior, para materializar a luz desde as aberturas de admisso, at os planos interiores que a recebem. Assim, os alunos tm a necessidade de tomar decises para conseguir resultados satisfatrios, relacionados com a funo que caracteriza cada espao. Para ter controle do tempo da oficina, cada grupo de alunos tem de 25 a 35 minutos de assessoramento pessoal com os docentes. (Figura 3 (a, b, c, d, e, f)).

Figura 3: Representao grfica feita pelos alunos na segunda etapa do exerccio.

Nesta segunda etapa da oficina, os alunos usam cartolinas pretas e canetas brancas, para representar o fenmeno da luz. No final da etapa, cada grupo entrega pelo menos uma imagem geral de seu projeto, apresentando os detalhes das aberturas e as intenes do trabalho associadas iluminao que desejam verificar na caixa de sapatos. Ainda que o formato das imagens seja livre, recomenda-se que todos os alunos apresentem os seus esboos em folhas de cartolina preta com 25 cm x 25 cm. As imagens caracterizam compromissos que os grupos de alunos assumem com o desenvolvimento da oficina, pois o objetivo do trabalho conseguir na prtica experimental reproduzir o projeto planejado na caixa de sapatos, especialmente quanto ao desempenho da luz no interior de cada espao.

3.1.3 Etapa de Trabalho Experimental


A terceira etapa da oficina a prtica experimental com a caixa de sapatos. Os alunos atuam diretamente nas superfcies das caixas, fazendo aberturas e desenhos de elementos para captar luz natural, alm de fazer intervenes nas paredes internas da caixa. A partir das idias planejadas na etapa anterior, o trabalho experimental dirigido reproduo dos conceitos j estabelecidos, e no fazer intervenes sem razo, num exerccio de ensaio e erro, que carece do compromisso de pensar e fazer arquitetura. (Figura 4)

e Figura 4: Trabalho experimental nas caixas de sapatos.

A reao dos alunos ao observar as primeiras aberturas atravs do olho mgico de total surpresa. Embora os primeiros resultados no coincidam com muitas das idias previamente planejadas, as possibilidades e a facilidade de trabalhar na caixa observando o resultado direitamente pela lente, permitem que cada grupo aperfeioe seu projeto. Assim, se complementa o desenho do espao

interior, usando a luz natural, para caracterizar a arquitetura, juntamente com todos os seus elementos de composio. Esta etapa sempre enriquece o processo de projeto dos alunos, pois o trabalho simples na caixa gera mais idias e possibilidades de experimentao. As avaliaes qualitativas de aberturas, superfcies, elementos de conduo e transmisso da luz, so integradas a um projeto especfico de arquitetura, com um mtodo muito gil, que pode ser desenvolvido num perodo de aproximadamente 60 minutos. possvel afirmar que a principal matria-prima deste trabalho experimental o entusiasmo dos alunos no desenvolvimento da oficina. Na experimentao so inseridos os princpios bsicos da iluminao na arquitetura vistos no contedo terico do curso, j integrados na concepo de um espao com funo e caracterizao prprias. Partindo das aberturas, at os planos interiores dos espaos, o exerccio permite a aplicao e avaliao de componentes de transmisso de luz como vidros, policarbonatos, plsticos e acrlicos translcidos, componentes de conduo como clarabias, dutos, ptios, cor e mobilirio. possvel considerar que nesta aula experimental todos os aspectos da iluminao natural na arquitetura podem ser revisados e avaliados qualitativamente, pelas mltiplas intervenes dos alunos, em diferentes espaos, gerando estudos comparativos de variveis arquitetnicas relacionadas com a iluminao. No transcurso desta etapa percebe-se de forma marcante a socializao de idias, pela possibilidade de olhar diretamente os efeitos da iluminao no interior das caixas, integrando professores e alunos. A turma em geral pode opinar e sugerir idias em todos os projetos, mantendo a individualidade de cada espao, pois cada grupo tem planejado um projeto diferente, com caracterizao particular do uso e funo da luz natural. Esta socializao se faz geralmente no ambiente externo, pois para uma melhor observao e avaliao dos resultados no interior das caixas, utiliza-se o cu natural. Esta oficina permite tambm inserir e avaliar dentro do processo de estudo da luz natural o controle da insolao direta, principal responsvel pela carga trmica excessiva e nveis de iluminao elevadas, que podem afetar o conforto trmico e visual dos ocupantes. Os alunos integram o controle solar no uso eficiente da iluminao, com elementos de sombra e difusores da luz direta do sol, que so avaliados diretamente no exterior sob os raios do sol e com o auxlio de um relgio de sol. No final desta etapa os alunos integram outros elementos para a caracterizao de seus espaos, tais como moblia e figuras que fortalecem o conceito de escala, no interior dos espaos, e que complementam a funo da iluminao em planos de trabalho como mesas ou escrivaninhas. Assim, uma simples caixa de papelo pode ter mltiplas opes de arquitetura interior. Com esta atividade, conclui-se a primeira aula destinada para a oficina.

3.1.4 Representao Final


Para a aula seguinte, cada grupo deve fazer uma imagem do resultado obtido no interior das caixas. Esta imagem tem como objetivo fortalecer a habilidade de representao do fenmeno da iluminao na arquitetura. Com esta imagem se faz uma avaliao comparativa da imagem da segunda etapa; assim, os alunos podem revisar, no desenvolvimento da oficina, como sua habilidade de representar o fenmeno da luz integrado na arquitetura interior evoluiu (Figura 5 (a, b, c)). Geralmente as representaes finais so mais precisas em relao ao desenho obtido na segunda etapa do exerccio.

Figura 5: Representaes finais do exerccio (a e b) e obteno de imagens digitais (c).

Aps a observao do interior das caixas com o uso da lente, consegue-se ter uma melhor idia do comportamento da luz, embora o fenmeno da iluminao seja parte integral de nosso ambiente cotidiano. Esta representao final tambm pode ser complementada com fotografia digital (Figura 5(c)), embora as condies das lentes no gerem uma qualidade muito elevada, existem modelos de cmeras que podem registrar as imagens do interior das caixas, mesmo atravs dos olhos mgicos (Figuras 6 (a, b, c, d, e, f)).

Figura 6: Imagens finais obtidas no interior das caixas com cmara digital atravs dos olhos mgicos.

3.1.5 Seminrio e avaliao final


O exerccio termina com um seminrio de avaliao, no qual os grupos apresentam suas imagens de representao feitas nas etapas 2 e 4 da oficina, os espaos desenhados, e os resultados obtidos na caixa de sapatos. Neste seminrio, cada grupo faz uma exposio do processo do trabalho, falam das idias, os conceitos e a forma como desejavam fazer o desenho no interior da caixa, dos materiais e estratgias de iluminao aplicadas e, especialmente, das experimentaes feitas aps trabalhar diretamente com a caixa. So apresentados geralmente 6 ou 7 projetos diferentes, com desenhos e estudos de iluminao particulares aos espaos e suas funes (Figura 7).

b Figura 7: Seminrio Final.

Neste seminrio cada grupo fala das dificuldades e alternativas encontradas no processo do projeto. Com a apresentao de todos os projetos, a turma participa de todas as anlises feitas, com mltiplas variveis arquitetnicas relacionadas com a iluminao. Na avaliao final, so considerados os resultados obtidos e especialmente a participao, de todos os alunos nas diferentes etapas da oficina.

4. CONCLUSES
O exerccio da Caixa de Sapatos, alm de fortalecer o ensino da iluminao natural na arquitetura, em essncia uma oficina de projeto arquitetnico, que se apia na modelagem experimental com maquetes de pequeno formato. O processo ajudou a estimular e elevar o nvel de capacidade investigativa dos alunos e sua compreenso da luz natural com um material bsico na arquitetura, integrando toda a complexidade da arquitetura na criao de espaos com alta qualidade e funcionalidade. Assim, a luz natural passa a ser avaliada diretamente pela observao, em sua integrao com a arquitetura, num processo aplicado, por todos os alunos na modelagem com maquetes, como rplica da realidade. A possibilidade de fazer esta oficina, com elementos de baixo custo e fcil obteno, permite mltiplas experimentaes, na gerao de qualquer tipo de espao interior. Outro fato importante na valorizao desta oficina o tempo para o desenvolvimento de suas etapas. O exerccio pode ser feito em uma aula, ou ser ampliado at o nmero de aulas que o programa da disciplina permitir, visando aprofundar o estudo e avaliao qualitativa da iluminao natural na arquitetura. Esta oficina tambm foi aplicada com sucesso durante o ms de setembro de 2006, em disciplinas de conforto ambiental em arquitetura, ministradas por convite da Universidade Nacional de Colmbia Sede Medelln, e a Universidade Pontifcia Bolivariana, com alunos de sexta a dcima fases. Os resultados desta metodologia de ensino tm sido qualificados como altamente positivos por parte dos alunos, especialmente para o fortalecimento instrumental e conceitual no uso da luz natural na arquitetura. Com a elaborao de roteiros e sua aplicao pelos alunos, chegou-se s seguintes concluses a respeito da utilizao da caixa de sapatos como ambiente de prototipagem: Vantagens da utilizao da Oficina de Caixa de Sapato:

1. Baixo custo: A caixa de sapato uma embalagem que possui baixo custo e que a maioria das
pessoas tem em casa.

2. Opaco luz: Esta caracterstica muito importante, pois muitos materiais, como isopor, no
podem ser utilizados por permitir a passagem da luz.

3. Relativamente fcil de manusear: Como as superfcies so finas pode-se utilizar uma tesoura ou
estilete para efetuar as modificaes, no necessitando que os alunos utilizem equipamentos de maquetaria.

4. Maquete quase pronta: A forma da caixa de sapato muito prxima forma de ambientes reais.
Desta forma, para anlises mais simplificadas que no envolvam modificao da geometria do ambiente, o ambiente se encontra praticamente pronto, precisando apenas encapar as superfcies internas e confeccionar as aberturas.

5. Leve: As maquetes feitas em madeiras compensadas geram alguns problemas de deslocamento,


principalmente devido ao seu peso. A caixa pode ser transportada com facilidade, devido a sua pequena espessura.

6. Menos transtorno e mais rapidez de anlise: O transtorno pode ser evitado de acordo com a
escolha do material utilizado na maquete. No caso da madeira, apesar do acabamento ser perfeito, o tempo gasto durante a confeco muito maior dificultando anlises expeditas. Desvantagens:

1. No possibilita tantas variaes: O formato da caixa no possibilita tantas variaes em termos


de geometria, a menos que sejam utilizados outros tipos de papel, como o papel paran, para maiores variaes.

2. No possibilita estudos precisos: A preciso vem do acabamento. A caixa pode ser bem feita,
embora as superfcies nem sempre sejam totalmente planas. Algumas caractersticas de fabricantes tambm podem resultar em pequenos reparos que nem sempre podero produzir bons resultados.

3. No possui espessura na escala: A espessura da caixa muito pequena impossibilitando um


estudo imediato envolvendo o parapeito da abertura. Este dever ser confeccionado, caso seja o objetivo. importante verificar que as desvantagens verificadas reforam o carter da utilizao da caixa de sapato como prottipo, mencionado anteriormente. A utilizao da caixa como modelo primitivo arquitetnico uma forma simples de predizer a performance da luz no espao interno.

5. BIBLIOGRAFIA
ATANASIO, Veridiana. Introduo de um Modelo Analtico do Fenmeno da Iluminao Natural na Arquitetura em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2006. 212f. Dissertao (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo, UFSC, Florianpolis. FONTEIN, Lucien. Teaching Lighting to Architecture Students: Technology as Design Inspiration, Proceedings of RIGHT LIGHT 4, IAEEL, Copenhagen, Denmark, Vol. 2, pp. 159163 GONZLEZ, A.; GARCIA, A.; SALAZAR, J., Estudios de Iluminacin en Modelos a Escala. Em: COTEDI 2005. IV Congreso Latinoamericano de Confort y Eficiencia Energtica en la Arquitectura. 23 al 27 de Mayo de 2005. Ciudad de Mxico, Mxico. IN07 pg 307. MILLET, M. & LOVELAND, J. Teaching Light: Its Importance in Architectural Education, Proceedings of RIGHT LIGHT 4, IAEEL, Copenhagen, Denmark, Vol. 2, pp. 169-173 PEREIRA, F.O.R.; NASPOLINI, Vicente. Experimentando o fenmeno da iluminao natural atravs da simulao computacional em edificaes emblemticas. In: Anais I Conferncia Latino-americana de Construo Sustentvel e X Encac. Anais... So Paulo: 2004 PEREIRA, F.O.R., LOPES, A. C., MARQUES, A., TEODORO, E., BATISTA J.O., SANTANA, M.V., FONSECA, R.W. & ATANASIO, V. Uma investigao sobre a considerao da iluminao natural nas diferentes etapas de projeto. In: Anais do VIII ENCAC / IV ELACAC, ANTAC. Anais... Macei/AL, 2005. RUFINONI, Manoela Rossinetti. Novos e velhos desafios no ensino de projeto arquitetnico caminhos para a formao de uma conscincia crtica. Sinergia Revista do Centro Federal de Educao Tecnolgica de So Paulo, So Paulo, v. 04, p. 11-15, 2002. STANNARD, Sandy. Designing With Light: A Studio Investigation, Proceedings of RIGHT LIGHT 4, IAEEL, Copenhagen, Denmark, Vol. 2, pp. 175-180

Anda mungkin juga menyukai