Anda di halaman 1dari 1

Os princpios constitucionais da publicidade e da privacidade, que acabam entrando em rota de coliso.

A exemplo do STF, os outros tribunais partem do princpio de que os salrios do func ionalismo so pagos com o dinheiro arrecadado com a cobrana de impostos da populao. C onsequentemente, devem conhecer onde o seu dinheiro foi aplicado. Alm de destacar que mecanismos parecidos j existem em mais de 90 pases, A remunerao dos agentes pblicos constitui informao de interesse coletivo Ayr Quem atua na rea pblica no tem o mesmo grau de privacidade em relao a outros ci Essencialmente porque quem paga o salrio desse servidor o cidado afirma Cludio Abr amo, presidente da ONG Transparncia Brasil, de So Paulo. Tambm constam na lista de argumentos o fato de os gastos com folha de pagamento d o funcionalismo representarem 14% do PIB do pas, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Em relao ao agente poltico, o presidente, o governador, o ministro, me parece natu al a publicao. Mas, no caso daquele trabalhador que faz parte da carreira pblica, no h razoabilidade na publicao dos vencimentos. uma exposio visceral destaca Antnio A sto Mayer dos Santos, advogado especializado em Constituio. De acordo com presidente do STF, o assunto gira em torno de dois princpios consti tucionais: o direito fundamental de acesso informao pblica e o princpio da publicida de da atuao da administrao. Princpio que, para alm da simples publicidade do agir de t da a Administrao Pblica, propicia o controle da atividade estatal at mesmo pelos cid ados. Segundo o ministro Ayres Britto, as decises judiciais da Justia Federal do Distrit o Federal que impediram a publicidade dos salrios dos servidores vo contra esses p rincpios constitucionais, gerando grave leso ordem pblica.

A deciso favorvel AGU suspende liminares da 22 Vara da Justia Federal no Distrito Fe deral, mantidas pelo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1 Regio, des embargador Mrio Csar Ribeiro, que acolheram solicitao da Confederao dos Servidores Pbl cos do Brasil (CSPB). No pedido de Suspenso de Liminar (SL 623) apresentado pela Advocacia Geral da Unio , a entidade alegou que o prprio STF j havia considerado legtima a divulgao dos salrio s dos servidores municipais de So Paulo na internet. Segundo a AGU, o Portal da T ransparncia usado pelo governo para divulgar as informaes tem por objetivo "a socia lizao dos dados relativos aos gastos pblicos, em salutar respeito ao estado de dire ito democrtico". O ministro Ayres Britto cita trechos da deciso do Supremo nesse caso. Na ocasio, o Plenrio da Corte ressaltou que a prevalncia do princpio da publicidade administrati va outra coisa no seno um dos mais altaneiros modos de concretizar a Repblica enqua nto forma de governo.

a divulgao dos vencimentos dos servidores pblicos no viola a intimidade, a v rivada, a honra ou imagem da pessoa, porquanto os vencimentos pagos pelo P oder Pblico constituem informao de carter estatal, decorrente da natureza pblica do cargo e a respeito da qual toda a coletividade deve ter acesso

http://www.youtube.com/watch?v=LYgMN1NJJcM http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/SL_623.pdf

http://jus.com.br/revista/texto/22172/lei-de-acesso-a-informacao-e-divulgacao-do s-salarios-de-servidores-publicos

informao pblica (inciso XXXIII do art.5 , inciso II do 3 do art. 37 e 2 dos da Constituio Federal)

do

Anda mungkin juga menyukai