Anda di halaman 1dari 8

Alimentos Transgnicos

Alimentos Geneticamente Modificados: so alimentos criados em laboratrios com a utilizao de genes (parte do cdigo gentico) de espcies diferentes de animais, vegetais ou micrbios. Organismos Geneticamente Modificados: so os organismos que sofreram alterao no seu cdigo gentico por mtodos ou meios que no ocorrem naturalmente. Engenharia Gentica: cincia responsvel pela manipulao das informaes contidas no cdigo gentico, que comanda todas as funes da clula. Esse cdigo retirado da clula viva e manipulado fora dela, modificando a sua estrutura (modificaes genticas). Com o aprimoramento e desenvolvimento das tcnicas de obteno de organismos geneticamente modificados e o aumento da sua utilizao, surgiram ento, dois novos termos para o nosso vocabulrio: biotecnologia e biossegurana. Biotecnologia o processo tecnolgico que permite a utilizao de material biolgico para fins industriais. A biossegurana a cincia responsvel por controlar e minimizar os riscos da utilizao de diferentes tecnologias em laboratrios ou quando aplicadas ao meio ambiente.

CONCEITO O termo transgnico significa a transferncia de genes de um organismo para outro, produzindo uma nova substncia. A tcnica que permite tal procedimento chama-se engenharia gentica ou tecnologia do DNA recombinante. Organismos geneticamente modificados (OGM) so plantas, animais ou microorganismos que sofrem alterao gentica atravs da tcnica do DNA recombinante. Os OGM podem ou no ser transgnicos. Quando o organismo recebe genes de outros da prpria espcie, ele considerado geneticamente modificado; quando a transferncia de genes entre espcies diferentes, alm de geneticamente modificados, so tambm transgnicos.

NOES SOBRE A PRODUO DE OGM Os genes so unidades do DNA (cido desoxirribonuclico), que se encontra no ncleo das clulas e responsvel pela transmisso das diversas caractersticas aos descendentes. Para se chegar ao OGM necessrio: identificao do gene que possui a caracterstica desejada; multiplicao desse gene; modificao do gene; preparao do organismo receptor; seleo, regenerao da planta e fixao da caracterstica desejada.

VANTAGENS A biotecnologia abrange vrias tcnicas que utilizam o DNA recombinante para gerar produtos ou servios. Dessa forma, a biotecnologia proporciona avano na produo de alimentos e uma interveno especfica nos problemas nutricionais mundiais. Universidades na Sua e Alemanha esto testando um tipo de arroz modificado, que ao tornarse rico em carotenides, pode ajudar a combater a deficincia de vitamina A. No Canad e EUA produz-se leo de soja com alto teor de cido olico, tipo de gordura vegetal mais saudvel para o organismo. No Brasil, a Embrapa responsvel por vrios avanos tecnolgicos como: milho com maior teor de metionina (melhora nutricional); variedades de feijo que resistem s pragas e herbicidas; mamo resistente ao vrus que provoca uma doena chamada mancha anelar.

RISCOS POTENCIAIS Um dos efeitos adversos mais temidos a possibilidade dos indivduos adquirirem resistncia a antibiticos, sofrerem reaes alrgicas e serem vtimas da toxicidade dos produtos. Outro tipo de preocupao seria o impacto ambiental que os OGM poderiam causar. Existe o receio de que genes com caractersticas de resistncia a antibiticos, presentes em algum alimento modificado, possam ser transferidos para microorganismos do trato intestinal em homens e animais. pouco provvel que esses genes sejam transferidos, uma vez que demandaria uma conjuno de eventos extremamente rara. O mtodo de engenharia gentica permite a transferncia precisa de um nico gene para a espcie receptora e dessa forma capaz de evitar eventuais episdios de alergia. Existe uma metodologia para testar em OGM substncias de importncia nutricional, antinutricional e toxicolgica. Os protocolos para a verificao da toxicidade dos alimentos produzidos por biotecnologia no diferem daqueles usados para analisar a segurana de qualquer produto.

Pontos positivos dos alimentos transgnicos - Aumento da produo de alimentos; - Melhoria do contedo nutricional, desenvolvimento de nutricnicos (alimentos que teriam fins teraputicos); - Maior resistncia e durabilidade na estocagem e armazenamento Pontos negativos dos alimentos transgnicos - Aumento das reaes alrgicas; - As plantas que no sofreram modificao gentica podem ser eliminadas pelo processo de seleo natural, pois, as transgnicas possuem maior resistncia s pragas e pesticidas; - Aumento da resistncia aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto; - Apesar de eliminar pragas prejudiciais plantao, o cultivo de plantas transgnicas pode, tambm, matar populaes benficas como abelhas, minhocas e outros animais e espcies de plantas.

PERSPECTIVAS FUTURAS

A maioria das plantas geneticamente modificadas que j existem, tem caractersticas agronmicas melhoradas ou reproduo facilitada. Os animais por sua vez, apresentam maior crescimento ou novas enzimas que aumentam sua eficincia alimentar. Existe, entretanto expectativa para outras possibilidades como:

reduo dos nveis de toxinas naturalmente encontradas em vegetais culturas com menos pesticidas frutos mais resistentes fungos alimentos com altos teores de antioxidantes alimentos com melhor qualidade nutricional Alguns exemplos de alimentos que se beneficiariam com a modificao gentica:

Abacaxi: aumento no teor de acares Ameixa, mamo, melo, morango, pra: amadurecimento retardado Alface: menos deteriorao ps-colheita Arroz: maior teor de amido e melhoramento da protena Batata: maior teor de amido e maior resistncia doenas Brcolis: maior tempo de vida til Caf: reduo no teor de cafena Girassol: melhor qualidade protica Ma: aumento de carboidratos e alterao no amadurecimento Mandioca: melhor composio nutricional Tomate: alterao no perfil de acares, elevao na proporo de licopeno, aumento de enzimas antioxidantes Trigo: melhor digestibilidade e melhor qualidade protica Uva: incremento de sabor As expectativas atuais esto focadas na segunda gerao de produtos geneticamente modificados como o aumento de cido esterico em leos de milho e canola, que dispensa a hidrogenao qumica e consequentemente a formao de cidos graxos trans. Outra possibilidade muito valiosa, diz respeito criao de variedades com maior tolerncia a seca, salinidade do solo, frio ou calor, que permitam o cultivo de sementes em regies adversas, de forma a suprir a demanda mundial por alimentos. A populao ainda tem muito receio em aceitar e consumir produtos geneticamente modificados e esse medo se deve porque o novo sempre assusta, pois, um produto, ainda, desconhecido. Por isso, natural que as pessoas tenham receio das coisas novas, entendemos tambm que a populao ainda tenha dvidas quanto segurana desses produtos em virtude das campanhas que vm sendo disseminada pelos grupos que so contrrios a tecnologia por razes ideolgicas. Estas campanhas acabam servindo para prestar um servio sociedade uma vez que assustando as pessoas ao invs de educ-las.

Alguns pases que cultivam alimentos transgnicos Estados Unidos: melo, soja, tomate, algodo, batata, canola, milho. Unio Europia: tomate, canola, soja, algodo. Argentina: soja, milho, algodo. Desde o final da dcada de 70, pesquisadores do mundo inteiro aprenderam a transferir genes de um organismo para outro, seja ele animal ou vegetal, alterando suas caractersticas naturais. Com isso, tornaram possvel criar porcos com menos gordura na carne, plantar feijo com mais protena nos gros ou soja resistente a herbicidas. O lanamento da soja transgnica no mercado aquece a polmica sobre a biotecnologia em 1999. Essa planta tem em suas clulas um gene que no faz parte do organismo de nenhum vegetal. Retirado de uma bactria, a agrobacterium, ele controla a fabricao de uma protena, conhecida pela sigla EPSPS, que bloqueia a ao dos herbicidas. Isso permite eliminar o mato sem risco de prejudicar a planta cultivada. Os crticos dos alimentos geneticamente alterados dizem que a cincia no tem controle total sobre o funcionamento dos genes. Para eles, as pesquisas devem ser aprofundadas antes que os novos produtos sejam liberados. No caso da soja modificada, existe o temor de que a substncia EPSPS provoque efeitos inesperados no organismo dos consumidores, como alergias ou outro tipo de doena. Mesmo que o gene tenha sido preparado em laboratrio para funcionar apenas nas folhas, e no nos gros a parte comestvel da planta , no h como garantir que eles atuaro da forma programada. Alm da aplicao da biotecnologia pela indstria alimentcia, plantas e animais vm sendo alterados para outras finalidades, como a produo de tecidos. Uma das mais recentes novidades desse campo, lanada em 1999 nos EUA, um algodo que nasce colorido verde, vermelho ou amarelo , conforme o interesse do produtor. Outra linha de pesquisa avanada a da modificao de organismos para a produo de medicamentos. Na Esccia, o Instituto Roslin o mesmo que fez a clonagem da ovelha Dolly cria carneiros em cujo leite gerada uma droga que estimula a coagulao do sangue. Chamada de Fator IX, ela dever ser empregada no combate hemofilia.

CONCLUSO
Visualiza-se que nos prximos anos pode-se ter ganhos expressivos em diversos setores da sociedade, como por exemplo nas indstrias de alimentos (produtos com maiores qualidades de cor, sabor, textura, rendimento) e farmacuticas (plantas que ofeream produtos farmacuticos ou de maior efeito mdico). Por outro lado preciso investir em cincia bsica para estabelecer protocolos adequados s condies ambientais e a biodiversidade prpria do territrio nacional. Devem ser criados mecanismos pblicos de controle, monitoramento e avaliao dos riscos ambientais e sociais causados pela biotecnologia e seus produtos. Muitas vezes o uso da engenharia gentica na agricultura justificada pelo aumento da populao mundial. Porm, de acordo com as Naes Unidas, o mundo produz uma vez e meia a quantidade de alimentos necessria para alimentar toda a populao do planeta. Apesar disso, uma em cada sete pessoas passa fome no mundo . o problema da fome est, portanto, intimamente ligado com as desigualdades sociais. Assim sendo, a engenharia gentica, pelo menos at o momento, no se mostrou capaz de ser uma alternativa para solucionar o problema. Pelo contrrio, a falsa idia de que a bioteconologia a soluo, permite que governos e indstrias se distanciem do seu compromisso poltico de lidar com as desigualdades sociais que levam fome. O futuro da pesquisa baseada na biotecnologia dever ser determinado por uma relao de foras, e no h razo para que os agricultores e o pblico em geral, devidamente fortalecidos, no consigam influenciar o rumo da biotecnologia para atingir os objetivos sustentveis.

INTRODUO

Alimentos transgnicos, enfocando aspectos de segurana e riscos potenciais ao consumidor, bem como questes de rotulagem e regulamentaes nacionais e internacionais. Os principais alimentos de origem vegetal e animal transgnico no mundo foram apresentados, assim como as modificaes e vantagens decorrentes de suas transformaes. So descritos os mecanismos de surgimento de riscos nesses organismos e os procedimentos de avaliao mundialmente adotados. Os parmetros de alergenicidade, toxicidade, surgimento de patgenos alimentares resistentes e alterao na qualidade nutricional dos alimentos so destacados pela sua importncia em relao segurana desses alimentos. A tecnologia do DNA recombinante, associada a outras tcnicas convencionais de melhoramento e manejo, apresenta enorme potencial para aumentar a produtividade agrcola, beneficiar o meio ambiente e melhorar a qualidade dos alimentos. No entanto, a inocuidade sob o ponto de vista toxicolgico e nutricional deve ser igualmente almejada durante o desenvolvimento de alimentos geneticamente modificados, levando-se em conta, acima de tudo, a segurana final do consumidor. O presente trabalho sobre o tema alimentos transgnico, enfocando aspectos de segurana e riscos potenciais ao consumidor, bem como questes de rotulagem e regulamentaes no Brasil e no mundo.

BLIBIOGRAFIA

http:// www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html http:// www.portaldeginecologia.com.br/modules. php http:// www.clinicaq.com.br/site/index.php http:// www.boasaude.uol.com.br/lib

Sites Relacionados:

http:// www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/010202_nut_alimentotransgenico.htm

SAUDE COLETIVA
UNINOVE
(1 semestre / 2010)

ALIMENTOS TRANSGNICOS

TURMA: A512
SEMESTRE 2010

SEMESTRE/ANO:

CURSO: VERGUEIRO

NUTRIO

UNIDADE:

ALUNO: ALUNO: ALUNO: ALUNO:

R. A. R. A. R. A. R. A.

PROFESSOR:

Anda mungkin juga menyukai