Anda di halaman 1dari 11

AUTORA: ALDA ERNESTINA DOS SANTOS

RIO DE JANEIRO, 2012

Como j vimos nas unidades anteriores do mdulo II, toda a matria constituda por tomos, e em uma viagem pela tabela peridica observamos a existncia de diversos elementos qumicos, cada um constitudo por seus respectivos tomos. Com o desenvolvimento desta unidade perceberemos que os diferentes elementos qumicos tendem a se combinar entre si para formar novas substncias, e como veremos adiante esta combinao s possvel devido a existncia das chamadas ligaes qumicas, contedo que ser discutido ao longo desta unidade. Tenham todos um bom estudo.

Uma ligao qumica nada mais que a ligao estabelecida entre dois elementos qumicos ou mais para formar um novo composto. Clculos matemticos revelam que os elementos qumicos so muito mais estveis (tem menos energia) quando se encontram ligados a outros elementos, do que quando isolados. Desta forma um elemento qumico preferir se ligar a outro elemento, a ficar sozinho, pois quando se liga a outro elemento ou a um tomo dele mesmo, adquire maior estabilidade. Na figura 1 observamos a interao da eletrosfera de dois tomos formando um novo composto, a interao entre os eltrons destes dois tomos faz surgir uma fora que faz com que estes agora fiquem unidos e no mais sozinhos, a esta fora chamamos de ligao qumica.

Figura 1: Representao esquemtica da ligao entre dois tomos.


Fonte: clpires.vilabol.uol.com.br

Para entendermos melhor as ligaes qumicas indispensvel discutirmos sobre os gases nobres (elementos da famlia 8A ou 18 da tabela peridica) e a chamada regra do OCTETO, que diz que um tomo atingir a estabilidade quando apresentar um total de 8 eltrons na camada de valncia (ltima camada eletrnica do tomo). Vejamos alguns exemplos abaixo com a distribuio de eltrons por camadas dos gases nobres.

He (Hlio) K= 2 Ne (Nenio) K=2; L= 8 Ar (Argnio) K= 2; L= 8; M= 8

Kr (Kriptnio) K=2; L=8; M=18; N=8 Xe (Xennio) K=2; L=8; M=18; N=18; O= 8 Rn (Radnio) K=2; L=8; M=18; N=32; O=10; P=8

Como podemos notar nos exemplos acima, o nico gs nobre que no apresenta 8 eltrons em sua camada de valncia o hlio, isto porque ele contm um total de apenas 2 eltrons. Os gases nobres so considerados compostos praticamente inertes (no reagem com outros elementos), pois apresentam 8 eltrons em sua camada de valncia, o que lhes conferem maior estabilidade que os demais elementos qumicos. Os tomos buscam sempre a estabilidade e por isso fazem as ligaes qumicas, buscando atingir um total de 8 eltrons em sua camada de valncia e ficar com a configurao igual a de um gs nobre. Considerando-se a regra do octeto podemos prever o comportamento de alguns elementos qumicos como Na, Cl, Ca, O, dentre outros. Vejamos os exemplos abaixo. O sdio (Na) contm 11 eltrons e desta forma apresenta a seguinte distribuio eletrnica: K=2; L=8; M=1, segundo a regra do octeto um tomo mais estvel quando apresenta 8 eltrons em sua camada de valncia, desta forma fica fcil perceber que para o Na se tornar mais estvel precisaria perder seu ltimo eltron, que est na camada M, pois assim terminaria com os 8 eltrons da camada L, seguindo este raciocnio podemos dizer que a tendncia do Na ao se ligar a outro elemento qumico ser perder 1 eltron. Para o cloro (Cl) observamos o contrrio, ao se ligar a um outro elemento qumico tender a ganhar 1 eltron, vamos ver sua distribuio eletrnica: K=2; L=8; M=7. Como pode ser observado o cloro apresenta 7 eltrons em sua ltima camada, para atingir o octeto teria duas alternativas, ou perder os 7 eltrons da camada M ou ganhar 1 eltron para completar sua camada M com 8 eltrons, na sua opinio o que mais fcil de acontecer?

Se voc respondeu que seria ganhar 1 eltron, acertou em cheio, sem dvida muito mais favorvel para o Cl ganhar 1 eltron, do que perder os 7 eltrons da camada M, dificilmente um tomo perde mais que 3 eltrons. Segue a abaixo a relao de alguns elementos qumicos, com sua distribuio eletrnica e seu comportamento em perder ou receber eltrons. K (Potssio) K=2; L=8; M= 8; N= 1. tem tendncia a PERDER 1 eltron da camada N Ca (Clcio) K= 2; L=8; M=8; N=2. tem tendncia a PERDER os 2 eltrons da camada N F (Flor) K=2; L=7. tende a RECEBER 1 eltron para ficar com 8 eltrons na camada N I (Iodo) K=2; L=8; M=18; N= 18; O=7. tende a RECEBER 1 eltron para ficar com 8 na camada O. Agora que j discutimos um pouco sobre gases nobres, regra do octeto e distribuio eletrnica, podemos de fato falar sobre ligaes qumicas, como se formam, quais os tipos e suas principais caractersticas. Como j foi dito anteriormente ligaes qumicas so as foras que mantm tomos unidos quando estes se combinam para formar novos compostos, tais ligaes podem se dar de 3 maneiras diferentes, pela TRANSFERNCIA de eltrons; pelo COMPARTILHAMENTO de eltrons ou pela DISPERSO de eltrons, estas ligaes so classificadas respectivamente como: inica, covalente e metlica.

LIGAO INICA a ligao inica ocorre quando Metais que tem tendncia a perder eltrons interagem com Ametais que tendem a ganhar eltrons, desta forma o Metal doa eltrons para o Ametal, tem-se como exemplo a formao do cloreto de sdio (NaCl) nosso sal de cozinha. Neste caso o Na doa 1 eltron para o Cl, formando um composto inico. A ligao inica tem como principal caracterstica a

TRANSFERNCIA de eltrons, onde um elemento (metal) doa eltrons para o outro (ametal).

+
Figura 2: Representao da formao do composto inico NaCl, a partir de Na e Cl.
Fonte: Alda Santos

Na figura 2 observamos que o Na (sdio) doa 1 eltron de sua camada M para o tomo de Cl (cloro) que completa sua camada M com 8 eltrons e torna-se muito mais estvel. Esta transferncia de eltrons faz surgir duas espcies carregadas (Na+ e Cl-), a carga positiva no Na indica que ele perdeu um eltron, j a carga negativa no Cl nos diz que ele ganhou um eltron do Na. Toda vez que um tomo perde ou recebe eltrons ele transforma-se em um ON, que nada mais que uma espcie carregada. Um on pode ser formado nas seguintes situaes: I) quando um tomo PERDE eltrons e passa a ter carga POSITIVA, neste caso o on formado chamado de CTION. II) quando um tomo GANHA eltrons e passa a ter carga NEGATIVA, o on formado chamado de NION.

Resumindo a figura 2, podemos dizer que um tomo de Na doa 1 eltron para o tomo de Cl, formando o ction Na+ e o nion Cl- que formam o composto inico NaCl (Cloreto de Sdio). Este um belo exemplo de ligao inica, pois um metal (Na) doa eltrons para um ametal (Cl), formando ons, da o nome ligao inica, pois tem como resultado a formao de ons. Nos compostos inicos os ons se organizam em uma estrutura cristalina e so mantidos por forcas eletrostticas, que resultam da atrao entre cargas de sinais opostos, por isso so as ligaes mais fortes que existem , muito mais fortes que as ligaes covalentes e metlicas.

Figura 3: Estrutura cristalina do cloreto de sodio (NaCl).


Fonte: http://www.infopedia.pt/mostra_recurso.jsp?recid=8386&docid=10660100

Conforme pode ser observado na figura 3 o NaCl apresenta uma estrutura na qual os ctions Na+ (bolinhas menores) so atrados pelos nions Cl- (bolinhas maiores), como estes apresentam cargas de sinais opostos h uma atrao eltrica muito forte entre eles, o que determina algumas das principais propriedades dos compostos inicos, como: altos pontos de fuso e ebulio; so slidos duros com forma cristalina; timos condutores de eletricidade quando lquidos; alta solubilidade em gua.

Pelo fato de a ligao inica ser muito forte, para que os compostos inicos sejam fundidos (passem de slidos a lquidos) necessria grande quantidade de energia. Como voc certamente j deve ter observado que ao preparar algum doce ou melado o acar (composto molecular) derrete facilmente ao esquentarmos no fogo, isto, pois as ligaes que o constituem (ligaes covalentes) so ligaes mais fracas, j o sal de cozinha (NaCl) que um composto inico impossvel de ser derretido no fogo, pois apresenta um alto ponto de fuso. Por serem formados por ons era de se esperar que os compostos inicos fossem bons condutores de eletricidade, e de fato so, no entanto s conduzem eletricidade no estado lquido, o que obvio, j que no estado slido os ctions e os nions esto ligados e por isso no h eltrons livres, sendo assim os cristais de NaCl no conduziro eletricidade, no entanto se pegarmos um copo com gua e solubilizarmos estes cristais, a soluo formada ser uma boa condutora de eletricidade. Ao serem colocados em gua as atraes eletrostticas que mantm os ons ligados nos compostos inicos so enfraquecidas e os ons ficam livres, isto justifica a alta solubilidade dos compostos inicos em gua.

Resumindo as principais caractersticas das ligaes inicas Como ocorre: Transferncia de eltrons Espcies que se ligam: Metais (M) e Ametais (A) Tipo de fora: Atrao eletrosttica (muito forte) Compostos formados: Compostos inicos Ex: CaCl2, MgBr2, KI, KCl, NaF, etc.

LIGAO COVALENTE a ligao COVALENTE ocorre quando dois ou mais AMETAIS se ligam, ou quando o HIDROGNIO se liga a um ametal, ou se liga a ele mesmo. Ao contrrio da ligao inica no h transferncia de eltrons, mas sim um COMPARTILHAMENTO, de forma que os tomos envolvidos compartilham seus eltrons formando pares eletrnicos. As ligaes covalentes so muito mais fracas que as ligaes inicas, pois neste caso no h atrao eletrosttica, o que faz com que a ligao seja menos resistente e possa ser mais facilmente rompida, desta forma os compostos formados por ligaes covalentes apresentam pontos de fuso e ebulio bem menores que os compostos inicos.

Figura 4: Exemplos de ligaes covalentes.


Fonte: Alda Santos.

Na figura 4 vemos a ligao covalente entre H e Cl formando o acido clordrico (HCl) e entre dois tomos de Cl formando o cloro gasoso (Cl2), como vimos anteriormente as ligaes inicas ocorrem entre metais (que tende a perder eltrons) e ametais (que tende a ganhar eltrons). No caso das ligaes covalentes os tomos envolvidos so aqueles que para completar 8 eltrons na camada de valncia no precisam perder nem ganhar eltrons, basta apenas compartilh-los, vejamos o exemplo do HCl: o hidrognio (H) tem apenas 1 eltron, mas alcana a estabilidade somente quando completa 2 eltrons na sua camada de valncia, pois assim atinge a configurao do gs nobre hlio (He) . Desta forma ento muito mais favorvel ao H compartilhar seu nico eltron com um outro tomo e ficar com 2 eltrons na camada de valncia, do que do-lo a um outro tomo qualquer. Sendo assim o H ligar-se- a outros elementos qumicos ou a ele mesmo atravs de ligaes covalentes, onde compartilhar seu eltron. Da mesma forma o Cl que possui 7 eltrons na camada de valncia preferir compartilhar 1 eltron com o H e ficar com 8 eltrons do que perder seus 7 eltrons. Do mesmo modo

dois tomos de Cl compartilham um par de eltrons e formam um novo composto, o Cl2 , que muito mais estvel que os dois tomos de Cl separados, pois quando compartilham um par de eltrons entre si, adquirem a configurao eletrnica do gs nobre argnio (Ar). Como j vimos anteriormente ao ser estabelecida uma ligao inica, formam-se ons que se combinam para ento formar os compostos inicos, no caso das ligaes covalentes tem-se a formao de molculas, por isto os compostos formados por este tipo de ligao so chamados de compostos MOLECULARES e apresentam as seguintes propriedades. Baixos pontos de fuso e ebulio; Maus condutores eltricos ; Ocorrem nos 3 estados fsicos da matria; Pouco solveis em gua. Todas estas propriedades so facilmente justificveis: os baixos pontos de fuso e ebulio j eram esperados j que ligaes covalentes so ligaes bem mais fracas que as ligaes inicas, por isso requerem menor energia, isto justifica o fato de conseguirmos derreter o acar (composto molecular) no fogo e no conseguirmos fazer o mesmo com o sal de cozinha (composto inico). Os compostos covalentes (ou moleculares) so pssimos condutores de eletricidade, isto porque ao contrrio dos compostos inicos no apresentam cargas e muito menos eltrons livres, o que os impossibilitam de conduzir energia eltrica. Enquanto a maioria dos compostos inicos slida a temperatura ambiente, dependendo da forca da ligao covalente que mantm os tomos ligados os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados slido, lquido e gasoso. Ao contrrio dos compostos inicos os compostos moleculares so pouco solveis em gua, exceto os compostos moleculares polares. De acordo com os tomos que compartilham os eltrons, as ligaes covalentes so classificadas em dois tipos: APOLAR quando os tomos ligados so do mesmo elemento, por exemplo, H2, Cl2, F2, etc. POLAR quando os tomos ligados so de elementos diferentes, por exemplo, H2O, HCl, SO2, CO2, etc.

Fazem ligaes covalentes os tomos dos elementos que no demonstram tendncia em perder ou ganhar eltrons, mas sim compartilh-los, sendo os ametais e o hidrognio seus principais representantes. So ametais os elementos das colunas 4A, 5A, 6A e 7A, uma caracterstica importante destes elementos que eles apresentam 4 ou mais eltrons na camada de valncia, por isso mais fcil compartilhar seus eltrons, do que perder ou ganhar eltrons para atingirem a configurao do gs nobre mais prximo. O hidrognio apesar de no ser um ametal faz preferencialmente ligaes covalentes, isto porque tem apenas 1 eltron e torna-se estvel quando tem 2 eltrons na camada de valncia, por isso prefere compartilhar seu nico eltron e no do-lo a outro elemento. Em muitas das vezes para se tornar estvel o tomo de um elemento qumico precisa compartilhar seus eltrons com mais de um tomo, como por exemplo, no caso do H2S (cido sulfdrico) que formado quando o tomo de enxofre (S) compartilha seus eltrons com dois tomos de hidrognio. O enxofre possui 6 eltrons na camada de valncia e desta forma precisaria de mais 2 eltrons para obedecer a regra do octeto, se ele se ligar a apenas um tomo hidrognio, vai ficar com 7 eltrons, precisando ainda de mais 1, este problema resolvido quando ele compartilha seu eltron com mais um tomo de hidrognio, observe na figura 5, como se forma a molcula de H2S, aps compartilharem seus eltrons tanto o S quanto o H tornam-se mais estveis, por isso possvel a ligao covalente entre eles.

Figura 5: Formao da molcula de H2S.


Fonte: Alda Santos.

Resumindo as principais caractersticas das ligaes covalentes Como ocorre: Compartilhamento de eltrons Espcies que se ligam: Ametal com Ametal; H com Ametal ou H com ele mesmo Tipo de fora: Fraca atrao eletrnica Compostos formados: Compostos covalentes ou moleculares Ex: HCl, NO2, SO2, H2 etc.

LIGAO METLICA - como o prprio nome sugere, as ligaes metlicas ocorrem entre metais. Quando dois ou mais metais se ligam forma-se a chamada LIGA METLICA. Quando os metais se ligam entre si ocorre uma liberao parcial de seus eltrons de valncia e formam-se ctions, que formam ento as chamadas CLULAS UNITRIAS. Estes ctions (ons positivos) formados ficam

completamente rodeados por eltrons, que ficam em movimento e por isto so chamados de eltrons livres. Pode-se dizer ento que o metal nada mais que um aglomerado de ctions e tomos neutros, dispersos em um MAR DE ELTRONS, a ligao metlica justamente a fora resultante da atrao entre cargas opostas e que mantm os metais ligados. A figura 6 mostra a representao da ligao metlica, onde as bolinhas maiores representam os ctions, que so rodeados pelos eltrons (bolinhas menores).

Figura 6: Representao esquemtica da ligacao metlica.


Fonte: http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/p3.php

Os metais e ligas metlicas apresentam caractersticas nicas, devido ao tipo de ligaes que fazem, dentre elas: Brilho devido aos eltrons livres em sua estrutura, os metais e ligas metlicas so capazes de absorver e irradiar a luz, desta forma emitindo brilho; Altos pontos de fuso e ebulio a ligao metlica forte e desta forma exige elevadas temperaturas para que haja fuso e/ou ebulio; Ductibilidade capacidade de serem transformados em fios e lminas; Condutividade eltrica por apresentarem eltrons livres os metais e ligas metlicas so timos condutores de eletricidade;

A ligao metlica bastante presente em nosso dia a dia, ela quem torna possvel a formao de ligas metlicas de uso comum em nosso cotidiano, tais como: ouro de jias constitudo por 75% de ouro e 25% de cobre; lato uma mistura de cobre e zinco, presentes em materiais como armas e torneiras; ao normal constitudo por ferro e pequenssima quantidade de carbono; ao inoxidvel mistura de ferro, 18% de cromo e 8% de nquel, usado em materiais como talheres, panelas, vages de metr, dentre outros. Os metais so os elementos mais abundantes da tabela peridica, so os elementos das famlias 1A, 2A, 3A, 4A (somente Sn e PB), 5A (somente Bi) e todas as famlias do complexo B (metais de transio).

Resumindo as principais caractersticas das ligaes metlicas Como ocorre: Disperso de eltrons Espcies que se ligam: metais com metais Tipo de fora: Fraca atrao eletrnica Compostos formados: Ligas metlicas como bronze (Cu + Sn), ouro (Au + Cu), ao inoxidvel (Fe + Ni + Cr).

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ATKINS, P.; JONES, L. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. New York: Bookman, 2012. 1048p.

RUSSEL, J.B. Qumica Geral. 2 ed, v. 1. New York : Pearson, 2004. 662p.

MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H. Qumica Volume nico. 1 ed. Belo Horizonte: Scipione, 2008. 398p.

Anda mungkin juga menyukai