Anda di halaman 1dari 2

RESENHA DO TEXTO: GESTO EM EAD: A IMPORTNCIA DA VISO SISTMICA E DA ESTRUTURAO DOS CEADS PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS DE:

: RIBEIRO, TIMM e ZARO Luciane Melli1 1- Gesto em EaD: modelos adequados:


As tecnologias de informao e comunicao - TICs passaram a ser incorporadas ao arsenal de atividades pedaggicas sem que os docentes percebam que esto educando a distncia. (). A elaborao de programas de educao a distncia para um grande nmero de estudantes encerra desafios relacionados s necessidades de logstica, suporte de tutoria, produo de material e etc. (Ribeiro, Timm, Zaro,p.01 -02)

Como afirma a epgrafe, a Educao a distncia (EAD) com o uso das TICS2, pode auxiliar a elaborao de programas de Ead para um nmero extenso de estudantes que compem uma diversidade de experiencias em educao. Uma abordagem profissional de gesto deve preocupar-se alm da infra-estrutura tecnolgica, como tambm se ocupar em realizar um planejamento eficaz, adequado e dinmico, que tenha sucesso no apenas no atendimento aos alunos, como tambm aos profissionais da Ead. Quando pensamos em implantar um curso a distncia, devemos levar em considerao vrios aspectos. O planejamento e a estruturao estratgicas devem dar conta do atendimento aos clientes internos(professores, tutores, etc) e, tambm, dos externos(acadmicos, entre outros). Segundo (Ribeiro, Timm e Zaro, p. 4):
A problemtica central de um CEAD est relacionada dificuldade de elaborar-se, de forma cientfica, um plano de trabalho para o Centro que, realmente, atenda as necessidades de todos os clientes ( internos e externos). As indefinies so muito amplas, principalmente para os CEADs que iniciam suas atividades, os quais precisam identificas suas prioridades, desde a estruturao de plos at a identificao do melhor modelo de negcios para ofertar aos parceiros, passando pela identificao de prioridades na capacitao de todos os atores envolvidos nos processos.

De acordo com os autores, tais questes esto sendo resolvidas apenas com base na experincia pessoal dos gestores Ead, j que ainda no exista uma metodologia cientfica empregada no auxilio desses profissionais. Na nossa opinio, apenas a experincia profissional do gestor no suficiente para trazer sucesso a esses planos de trabalho. Afinal de acordo com os autores do artigo citado anteriormente( Ribeiro, Timm e
1

Luciane Melli publicitria, Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, rea de concentrao Lingustica e Semitica, aluna da ps graduao em Metodologias de Educao a distncia da uniemail: lumelli.tutora.ead@gmail.com Tecnologias da informao e comunicao.

Zaro, p. 4):

Instituies privadas e pblicas investem na educao a distncia

geralmente preocupando-se com a escolha do ambiente de aprendizagem e com as tecnologias a serem adotadas. Ou melhor, no se pode ocupar apenas das tecnologias, ou tambm da rea pedaggica, ambas devem estar em conjunto, para o maior sucesso dos cursos Ead. Como nos afirmam (Ribeiro, Timm e Zaro, p. 5):
() muito mais que a escolha tecnolgica ou plataforma, o planejamento e execuo de um projeto de educao a distncia requerem um trabalho de organizao detalhado, que se desdobra em inmeras tarefas, com suas particularidades. As exigncias variam de acordo com a natureza do curso, o tipo de aluno, as tecnologias envolvidas, entre outros itens, ou seja, o desenho de um curso de educao a distncia ir variar de acordo com as demandas, as quais so dinmicas e se alteram ao ritmo das mltiplas situaes. Isto impede que a uma situao educacional possa construir uma soluo nica de EAD que d conta de todos os problemas existentes em educao a distncia.

A soluo proposta pelos autores descritos acima a de que os cursos a distncia devem contemplar e atender as demandas de alunos, professores, instituies, entre outras exigncias, ponto a qual, devemos concordar. Um curso de publicidade a distncia, por exemplo, no pode se valer apenas de aulas tericas, j que a propaganda necessita de uma base prtica extremamente relevante para o processo de aprendizagem e, tambm, de execuo. Portanto, a gesto em Ead de extrema importncia, para que tais aspectos sejam levados em considerao. Afinal, dentre as muitas funes citadas por Ribeiro, Timm e Zaro, como o monitoramento do desempenho da infra-estrutura at a integrao com rgos pblicos e privados, o papel do Cead de extrema importncia para o melhor desenvolvimento dos cursos Ead. Ao estabelecer a estrutura que melhor condiz com o curso em questo e tambm com a escola em si, os Ceads acabam por se transformar em estruturas fundamentais para o melhor aproveitamento desse ensino. Concluimos ao ler o texto de Ribeiro, Timm e Zaro, que sem uma estrutura adequada e um bom planejamento, o Cead pode trazer mais problemas que solues para os cursos distncia. Contudo, quando o trabalho feito de maneira correta, essa estrutura pode trazer consigo, grandes mudanas e motivaes para as equipes envolvidas.

Anda mungkin juga menyukai