Anda di halaman 1dari 2

RESUMO DE GRAMTICA P1/T3 Assunto: sujeito e concordncia verbal (32 a 35) Anlise sinttica a seo dentro da gramtica que

ue analisa as palavras e as suas funes dentro de uma frase. Uma frase um conjunto de palavras qualquer que tem sentido, uma orao est relacionada com ao, ou seja, uma frase que possui verbo. Perodo um conjunto de oraes. Toda orao frase, mas nem toda frase orao.

Sujeito inexistente: em frases como Choveu em Brusque, Anoiteceu em Brusque e Havia muitos alunos na sala, no existe sujeito. PORM ESSES VERBOS NEM SEMPRE TRAZEM SUJEITO INEXISTENTE, a frase Choveram perguntas durante a aula possui sujeito.

Sujeito
Sujeito o termo (ou o conjunto de termos) dentro de uma orao que faz o verbo flexionar, ou seja, o sujeito definir a flexo do verbo. O sujeito pode ser de vrios tipos, dependendo da estrutura da frase. 1. Tipos de sujeito Para identificar o sujeito dentro de uma frase, pergunte ao verbo. Sujeito simples: est presente na frase e composto por um s ncleo. Maria andou no Camaro amarelo. Sujeito composto: est presente na frase e composto por dois ou mais ncleos.

UMA DICA IMPORTANTE para ver se voc destacou o sujeito corretamente, alterar ele para o plural/singular e corrigir a frase, se o verbo no flexionou ento aquele no o sujeito, se o verbo flexionou, aquele o sujeito. Choveram perguntas naquela aula Supondo que no sabe se o sujeito perguntas, mude a frase: Choveram pergunta naquela aula Choveu pergunta naquela aula Na primeira frase, ficou estranho para ler, ou seja, o verbo deve flexionar junto, ento pergunta o sujeito. 2. Concordncia Verbal Concordncia verbal o mesmo visto na dica importante acima, quando dentro da frase o verbo e o sujeito devem estar na mesma pessoa. Voc chegou na esquina Eu e voc chegamos na esquina Nesse caso, some eu + voc, que vai resultar em ns, e conjugue o verbo dessa forma. A dor e o sofrimento incomodam ou A dor e o sofrimento incomoda Aqui voc pode usar qualquer uma das duas formas, pois dor e sofrimento so quase que sinnimos. Para no confundir, use incomodam.

Maria e Jucira andaram no Camaro amarelo. Sujeito oculto: o sujeito que no est presente na frase, porm pode ser subentendido atravs dos verbos na frase. EU Andei no Camaro amarelo. Sujeito indeterminado: quando ele no est presente na frase e o verbo est conjugado na terceira pessoa do plurar. No possvel definir, por ser muito generalizado. Quebraram o vidro do Camaro amarelo. Quando existir verbo na terceira pessoa junto da partcula SE, o sujeito indefinido. O verbo deve ser transitivo indireto ou intransitivo. Vive-se bem em Brusque

Questionrio bsico 01. Assinale a alternativa onde o sujeito no foi corretamente grifado: a) Um pressentimento terrvel tomou conta de todos. b) Nenhum colega meu esteve na festa. c) De vez em quando, novos interessados se apresentavam. d) Todas as cartas estavam sobre a mesa. e) Carolina chorava compulsivamente. 02. (UEPG-PR) S num caso a orao sem sujeito. Identifique-a: a) Faltavam trs dias para o batismo. b) Houve por improcedente a reclamao do aluno. c) Sobrou tempo suficiente para as comemoraes. d) Choveu intensamente nesse fim de semana. e) Roubaram o carro do meu pai. 03. (PUC-SP) Identifique a alternativa que contm uma orao sem sujeito: a) Ontem fez muito calor. b) Vive-se bem em apartamentos. c) Existem muitos apartamentos venda. d) O dia de ontem foi muito quente. e) Vendem-se apartamentos. 04. "Anoitecia silenciosamente." Nesta orao temos: a) Sujeito simples b) Orao sem sujeito. c) Sujeito indeterminado. d) Sujeito oculto. 05. (BB) Concordncia verbal incorreta: a) V. Ex. generoso. b) Mais de um jornal comentou o jogo. c) Elaborou-se timos planos. d) Eu e minha famlia fomos ao mercado. e) Os Estados Unidos situam-se na Amrica do Norte.

GABARITO: ADABC

Anda mungkin juga menyukai