Anda di halaman 1dari 26

1

Universidade Anhanguera-Uniderp
Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DAS CIDADES

VANESSA PINHEIRO BEZERRA

CAMPO GRANDE/MS 2011

VANESSA PINHEIRO BEZERRA

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DAS CIDADES

Monografia apresentada ao Curso de PsGraduao lato sensu TeleVirtual em Direito Ambiental e Urbanstico, na modalidade Formao para o Magistrio Superior, como requisito parcial obteno do grau de especialista Urbanstico. Universidade Anhanguera-Uniderp Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes em Direito Ambiental e

Orientador: Prof. RICARDO PEDRO GUAZELLI ROSARIO

CAMPO GRANDE/MS 2011

TERMO DE ISENO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de direito e que se fizerem necessrios, que isento completamente a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes, e os professores indicados para compor o ato de defesa presencial de toda e qualquer responsabilidade pelo contedo e idias expressas na presente monografia. Estou ciente de que poderei responder administrativa, civil e criminalmente em caso de plgio comprovado. Campo Grande, 11 de maio de 2011.

VANESSA PINHEIRO BEZERRA

RESUMO

Este trabalho traz consideraes pertinentes para traar um caminho de entendimento acerca da poltica urbana rumo cidade sustentvel. Define a funo social da propriedade urbana, enfatizando a qualidade de vida e a justia social. Discorre sobre o termo sustentabilidade e suas dimenses. Em seu captulo dois aborda questes ligadas ao crescimento urbano sustentvel, principalmente sobre a poltica urbana. Finalizando, o trabalho aborda as questes envolvendo a temtica das cidades sustentveis, definindo a importncia do plano diretor e os instrumentos de poltica urbana. Palavras-chave: Funo social da propriedade urbana, sustentabilidade, crescimento urbano sustentvel, plano diretor, instrumentos de poltica urbana, cidade sustentvel.

ABSTRACT

This work provides relevant considerations to determine a way of understanding the urban policy towards the sustainable city. Defines the social function of urban property, emphasizing quality of life and social justice. Discusses the term sustainability and its dimensions. In his chapter two discusses issues related to sustainable urban growth, especially on urban policy. Finally, the paper addresses the issues surrounding the topic of sustainable cities, defining the importance of the master plan and urban policy. Key words: Social function of urban property, sustainability, sustainable urban growth, the master plan, urban policy, sustainable city.

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO 1 1. Funo Social da Propriedade Urbana 1.1. Qualidade de vida 1.2. Justia Social 1.3. Sustentabilidade CAPTULO 2 2. Crescimento Urbano Sustentvel 2.1 Polticas Urbanas CAPTULO 3 3. Construindo uma cidade sustentvel 3.1 Previso constitucional da poltica Urbana 3.2 Participao da sociedade 3.3 Plano Diretor 3.4 Pressupostos essenciais construo de uma cidade sustentvel. 3.4.1 Crescimento sustentvel 3.4.2 Dicotomia proteo ambiental / desenvolvimento social 3.4.3 Dilogo entre a Agenda 21 brasileira e as atuais opes de desenvolvimento 3.4.4 Inovao e disseminao das boas prticas

1 2 2 2 3 5 7 7 7 10 10 10 11 12 13 13 13 14 14

2 CM

3.4.5 Fortalecimento da democracia 3.4.6 Informao para tomada de deciso 3.5 Zoneamento Urbano 3.6 Instrumentos para uma cidade sustentvel CONCLUSO REFERNCIAS

14 14 15 16 18 19

INTRODUO

O suficiente para todos e para sempre. Esta expresso extrada da Carta da Terra resume tudo o que j foi construdo em matria de desenvolvimento scio-ambiental no Brasil. O que se busca o equilbrio entre a preservao ambiental e o desenvolvimento econmico. essa dicotomia motivadora que impulsiona o poder pblico e a sociedade a trabalharem juntos para se obter um denominador comum, que no caso o desenvolvimento sustentvel. O Brasil no estava preparado para a exploso demogrfica urbana to acelerada. E essa forma de ocupao ocorrida e que no foi planejada, acarretou problemas dos quais as cidades padecem atualmente. H um grande desafio pela frente: adequar as cidades existentes aos modelos delineados pela legislao considerados modelos de cidades sustentveis, que primam pela justia social e a qualidade de vida digna para seus habitantes.

CAPTULO 1 1 FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE URBANA

De acordo com o Estatuto da Cidade, em seu art. 39, a propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade, expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidados quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas. Pode-se subtrair desse dispositivo o trip de sustentao para o entendimento do conceito de cidades sustentveis: qualidade de vida, justia social e desenvolvimento das atividades econmicas. A propriedade urbana no pode ser considerada como um direito absoluto, ilhado de qualquer fator conseqente e dependente do exerccio desse direito. A funo social da propriedade deve estar em conformidade com o objetivo global do desenvolvimento sustentvel que o crescimento econmico e social duradouro, que no dilapide o patrimnio natural das naes ou perturbe desastradamente os equilbrios ecolgicos.

1.1 Qualidade de vida

Nas cidades, principalmente nas de maior porte, as aes do homem ocorrem de forma intensa e rpida, provocando modificaes, muitas vezes irreversveis, com prejuzos para o ambiente e para si prprios.

Mota, Suetnio. Urbanizao e Meio Ambiente. 3 Ed. Rio de Janeiro, Editora ABES, 2003, p. 28.

As aes do homem, aqui consideradas no processo de urbanizao, quando realizadas de forma desordenadas, desrespeitando as diretrizes fundamentais, podem afetar diretamente e comprometer a qualidade de vida. A qualidade de vida est garantida quando se consideram na equao crescimento x sustentabilidade, as necessidades biolgicas e culturais. O prprio Estatuto da Cidade, em seu art. 2, determina as diretrizes gerais na utilizao da poltica urbana. Mas podemos sintetizar essa idia de qualidade de vida no inciso I do referido artigo. Esse garante o direito cidade sustentvel, que o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer. O que se quer garantir a vida em sua plenitude, que ultrapassa a mera sobrevivncia fsica. 1.2 Justia Social uma garantia constitucional fundamental dignidade da pessoa humana. Buscar a justia social satisfazer a esse princpio. No contexto de ordenamento urbanstico essa busca deve significar a institucionalizao do justo na cidade. Esse tema abrange vrios aspectos quanto ao surgimento e desenvolvimento de uma cidade. Sabendo-se que o xodo para a cidade marcada principalmente pela busca de melhores condies de vida. Se esse processo no se der de forma bem planejada pode acarretar grandes aberraes sociais nas localidades urbanas. Um quadro muito sintomtico do desequilbrio social a excluso social e segregao espacial das cidades. A excluso social um dos grande problemas ambientais das cidades. O Estatuto da Cidade, em seu art. 2, define as diretrizes que devem ser seguidas pelo municpio ao elaborar sua poltica urbana, todas voltadas para garantir cidades justas, em que todos, pobres ou ricos, desfrutem dos benefcios de urbanizao.

Machado, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo, Malheiros Editores, 2005, p. 367

No existe sustentabilidade onde grande parte da populao encontra-se marginalizada. Na atual conjuntura brasileira esto margem da sociedade, no apenas os moradores das periferias, os desempregados, os famintos, os que no possuem acesso aos servios pblicos de sade e educao, mas tambm todos aqueles que se encontram encarcerados entre quatro paredes, pela perda cada vez maior de valor que tem sofrido o espao pblico, notadamente pela degradao e diminuio dos espaos comunitrios e de lazer, e pelo crescimento da violncia urbana.

Muito recentemente nos defrontamos com catstrofes da natureza que resultam em muitas mortes e famlias inteiras desabrigadas. Essas tragdias foraram a sociedade e o poder pblico a olhar mais profundamente o problema da ocupao irregular nas cidades. Sabemos que a ocupao dessas reas, onde ocorreram as tragdias, que so reas denominadas APPs, feita de forma desordenada e sem nenhum respaldo legal. Mas como no h um justo acesso aos centros urbanos, a populao carente, que no possui recursos para adquirir uma propriedade segura, arrisca-se nessas reas que so potencialmente candidatas a desastres ecolgicos se ocupadas indevidamente. Diante disso importante fazer valer o Estatuto da Cidade e o plano diretor, que vo garantir o combate a segregao , a excluso territorial, a cidade desumana, desigual e ambientalmente predatria. H a necessidade de adoo de polticas pblicas visando a erradicar o dficit habitacional e a proporcionar melhores condies de vida s populaes urbanas. Uma cidade prspera e vivel economicamente, deve-se pautar pela adoo e implementao de planos diretores participativos, com o objetivo de construir cidades includentes, democrticas e sustentveis, com as seguintes diretrizes: a) incluso territorial, que visa assegurar aos pobres o acesso terra urbanizada e bem localizada, garantindo tambm a posse segura e inequvoca de moradia das reas ocupadas por populao de baixa renda; b) gesto democrtica para oferecer instrumentos que assegurem a participao efetiva de quem vive e constri a cidade nas decises e na implementao do plano; c) Justia social,

Viana, Marcos Vincius Rocha. Desenvolvimento e Direito a cidade Sustentvel. Centro de Cincias. Departamento de Direito Privado/Monitoria.

Visando a distribuio mais justa dos custos e benefcios do desenvolvimento urbano. No seguimento desse raciocnio podemos dizer que o desenvolvimento das atividades econmicas deve-se dar de forma sustentvel, no visando apenas o lucro, mas sim, considerando-se as limitaes locais e os anseios das populaes urbanas.

1.3 Sustentabilidade

Partindo-se da definio de que desenvolvimento sustentvel aquele que atenda s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades, vemo-nos forados a encarar um horizonte muito mais amplo na questo da sustentabilidade. A noo de sustentabilidade contida no Relatrio Brundtland rompe com a idia da preservao ambiental como sinnimo de intocabilidade dos recursos naturais. Neste documento a noo de sustentabilidade construda a partir de diferentes dimenses, as quais devem ser consideradas no planejamento do desenvolvimento. Essas dimenses devem alicerar toda uma poltica de comportamento que garanta um inter-relao necessria de justia social, qualidade de vida, equilbrio ambiental e ruptura com o atual padro de desenvolvimento. O preceito de sustentabilidade comporta dimenses ecolgica, social, econmica, cultural e espacial ou territorial. A sustentabilidade ecolgica consiste na preservao das fontes de recursos naturais e energticos, garantindo um uso equilibrado do meio ambiente com o mnimo impacto possvel. O que implica que, na escolha de sistemas de produo, deve-se privilegiar os que combinam duas qualidades essenciais para a sustentabilidade baixo consumo de energia, com menor efeito poluidor, quer seja no volume de dejetos produzidos, quer seja em termos de grau de impacto ambiental gerado. A sustentabilidade social visa garantir o princpio basilar que a funo social. Todo desenvolvimento deve vir atrelado ao objetivo de garantir igualdade de

condies a todos. Para tanto, a alocao dos esforos deve ser em gerar dinmicas que reduzam a excluso social e ampliem os mecanismos para promover uma maior igualdade na sociedade. A sustentabilidade econmica garante que o aspecto econmico deva estrutura-se em uma distribuio e gesto mais eficientes dos recursos e por um fluxo regular de investimento pblico e privado. A medida da eficincia econmica seria o equilbrio macrossocial, e no mais a lucratividade empresarial. Neste critrio econmico para a sustentabilidade inclui-se a necessidade de equilbrio no desenvolvimento inter-setorial e capacidade de modernizao dos meios de produo, pressupondo-se autonomia na gerao e disseminao do conhecimento. A sustentabilidade cultural deve garantir que na busca por modelos de desenvolvimento, se preze a pluralidade de solues e a valorizao da diversidade das culturas locais. o equilbrio entre o respeito tradio e a busca de inovao. A sustentabilidade espacial sugere minimizar a densidade geogrfica, a ocupao desordenada de populaes, a concentrao de atividades e a centralizao do poder. Objetiva o equilbrio na relao cidade/campo. Na realidade pode-se resumir toda a idia de sustentabilidade em uma simples frase que se encontra na Carta da Terra: O suficiente para todos e para sempre.

CAPTULO 2 2 CRESCIMENTO URBANO SUSTENTVEL

A Constituio de 1988, em seu art. 182, define de modo bem claro todo o procedimento a ser observado no planejamento urbano. A primeira diretriz apontada pela constituio a necessidade de implantao de polticas de desenvolvimento urbano. Estabelece tambm que essa poltica de responsabilidade do poder pblico dos Municpios. Esse artigo foi regulamentado pelo Estatuto da Cidade em 2001. Com isso instituiu-se o plano diretor, que segundo a constituio o instrumento bsico de poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. Com o advento da constituio de 1988 a propriedade privada j no considerada um valor absoluto, se agrega a ele um valor limitante, que a funo social.
No art. 182, a constituio estabelece um conjunto de princpios, responsabilidades e obrigaes do poder pblico e de instrumentos jurdicos e urbansticos a serem aplicados e respeitados com o objetivo de reverter o quadro de degradao ambiental e das desigualdades sociais nas cidades, possibilitando uma condio digna de vida para a populao urbana.4

2.1 Polticas Urbanas

Conforme o Estatuto da Cidade, em seu art. 2, a poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e de

Canepa, Carla. Cidade Sustentveis. So Paulo. PCS Editora, 2007, p. 105.

propriedade urbana. Na preservao atualidade enfrentamos grandes urbano desafios para equacionar ambiental/desenvolvimento sustentvel/desenvolvimento

econmico/justia social. Cidades como Nova Friburgo, Rio de Janeiro e So Paulo so exemplos claros do crescimento desordenado, ocupaes ilegais e grandes dficits habitacionais e suas srias conseqncias. utopia acreditar que se possa reverter totalmente esse quadro desolador dos grandes centros urbanos, mas se faz urgente a necessidade de medidas mitigadoras que suavizem as conseqncias. A poltica urbana um conjunto de regramentos que se destaca pela busca do uso regular da propriedade urbana individual em prol do coletivo, o bem estar do cidado, a segurana e o equilbrio ambiental do municpio. Uma das diretrizes do Estatuto da Cidade, notadamente destacvel para se obter uma cidade vivel o art. 2, inciso IV: planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuio espacial da populao e das atividades econmicas do municpio e do territrio sob sua rea de influncia, de modo a evitar e corrigir as distores do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente. Pode se dizer que sintetizar todas as diretrizes legais para se obter o equilbrio urbano ambiental. O planejamento do desenvolvimento das cidades se d pelo plano diretor, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, em seus artigos 39 a 42. A distribuio espacial da populao e das atividades econmicas se concretiza pelo zoneamento econmico ecolgico e o parcelamento do solo. Aqui se destaca a lei de uso e ocupao do solo, que disciplina a matria e define a distribuio espacial das atividades scio-econmicas e da populao, atravs do zoneamento. atravs da poltica de parcelamento de solo que se deve preservar o acesso justo s zonas de habitao, garantindo que todos possam ter condies dignas de moradia, evitando assim as ocupaes irregulares. Tambm nesse processo que se determinam as APPs, reas que devem ser protegidas, visando a conservao ambiental, levando-se em conta os recursos hdricos e suas plancies de inundaes, encostas, ecossistemas costeiros, reas de recarga de aqferos, reas de amortecimento de cheias, terrenos suscetveis eroso, locais com

vegetao natural ou de valor paisagstico, reas de importncia histrico-cultural etc. Por fim, vale citar o parcelamento do solo, regulamentado pela Lei 6.766, que garante uma distribuio adequada dos lotes, equipamentos e vias pblicas, no sentido de proteger a qualidade ambiental.

10

CAPTULO 3 3 CONSTRUINDO UMA CIDADE SUSTENTVEL

Cidade sustentvel a cidade onde as realizaes e os avanos em desenvolvimento social, econmico e fsico so feitos para durar. Uma cidade sustentvel possui uma reserva durvel de recursos naturais das quais depende o desenvolvimento. Uma cidade sustentvel mantm uma segurana durvel diante de desastres naturais que possam ameaar o desenvolvimento (permitindo-se somente riscos aceitveis).5

Pode-se acrescentar a essa definio que uma cidade sustentvel aquela que adota polticas compromissadas em garantir a justia social. Para Celso Ribeiro Bastos a natureza de uma cidade no pode ser processada apenas na base econmica: a cidade , antes de tudo, um resultado social. At 1988, no havia uma legislao especfica, to necessria, para fazer frente aos grandes problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades.

3.1 Previso Constitucional da poltica urbana.

Com o advento da Constituio Federal, o poder constituinte forou o poder pblico e a sociedade a olhar de forma mais responsvel e comprometida para o dilema crescimento urbano/desenvolvimento sustentvel. O art. 182, da constituio de 1988, rompeu com o paradigma de que o

http://hq.unhabitat.org/programmes/sustainablecities/general.asp

11

direito a propriedade privada um direito absoluto, agregando ao seu valor a funo social da propriedade. O constituinte ainda foi mais fundo, previu restries administrativas punitivas (parcelamento ou edificao compulsria; imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica) ao proprietrio que no promova o adequado aproveitamento do solo urbano. Outro ponto importante foi estabelecer a obrigatoriedade do plano diretor nas cidades com mais de vinte mil habitantes. O plano diretor o instrumento de poder municipal destinado a concretizar, de forma efetiva, as polticas pblicas de desenvolvimento e expanso urbana. A poltica pblica, conforme o art. 182, CF/88, tem como objetivo fundamentalmente o pleno desenvolvimento das funes sociais de cidade e o bemestar de seus habitantes.

3.2 Participao da sociedade

O Estatuto da Cidade, em seu art. 2, II, prev, entre outras diretrizes da poltica urbana, a gesto democrtica por meio de participao da populao atravs dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. A gesto pblica se manifesta como o direito sociedade de se pronunciar e fiscalizar as aes do governo. Segundo o estatuto a gesto pblica se apresenta em duas formas: Os Conselhos municipais, estaduais e nacional de desenvolvimento urbano so rgos administrativos colegiados, que tm carter deliberativo e consultivo com representantes da sociedade e do poder pblico. Temos tambm as audincias e consultas pblicas.

12

3.3 Plano Diretor

Em seu art. 40, o Estatuto da Cidade estabelece que o plano diretor deve ser aprovado por lei municipal, portanto de competncia exclusiva dos municpios. o instrumento bsico de poltica de desenvolvimento e expanso urbana. Para atender o carter de eficincia, a lei que institui o plano diretor deve ser revista a cada 10 anos. Embora a lei exija o carter obrigatrio somente para as cidades com mais de 20.000 habitantes, seria interessante que cada cidade possusse este instrumento de poltica urbana. o plano diretor que contm as diretrizes para o crescimento econmico e social justo e ecologicamente equilibrado. Na elaborao do plano diretor fundamental a participao popular que garantida pelo poder municipal, atravs de conselhos com ampla participao dos diversos segmentos da sociedade, e, tambm por meios das audincias pblicas. Com esse instrumento a cidade ganha voz para dizer o que precisa ser mudado e como deve ser mudado, buscando sempre a qualidade de vida e dignidade de seus habitantes. Pois reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Para se concretizar uma cidade sustentvel o plano diretor deve fornecer meios que visem a garantir e incentivar a participao popular na gesto do municpio; deve tambm apontar rumos para um desenvolvimento local economicamente vivel, socialmente justo e ecologicamente equilibrado; propor solues para a melhoria da qualidade de vida local; apresentar diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, sade, educao, equipamentos urbanos, habitao popular sejam adequadamente distribudos e beneficiem toda a populao; propor diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, as reas verdes e o patrimnio histrico local.
O plano diretor , consequentemente, um instrumento norteador dos futuros empreendimentos da prefeitura, para o racional e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade. No esttico, dinmico e evolutivo. Na fixao dos objetivos e na orientao do desenvolvimento do Municpio, a lei suprema e geral que estabelece as prioridades nas realizaes do governo local, conduz e ordena o crescimento da cidade, disciplina e controla as atividades urbanas em benefcio do bem-estar social.6

13

3.4 Pressupostos essenciais construo de uma cidade sustentvel.

Esses pressupostos nasceram de um documento formulado no seminrio nacional dobre o meio ambiente em 1999. Num processo de elaborar polticas para gesto urbana, esses pressupostos se tornaram marcadores fundamentais para delinear os contornos de uma cidade justa e eficiente.

3.4.1 Crescimento sustentvel.

Significa permitir o desenvolvimento das cidades mitigando os impactos ambientais, sociais e econmicos.

3.4.2 Dicotomia proteo ambiental / desenvolvimento social

importante a promoo social das cidades, garantindo acesso justo aos espaos urbanos, lazer, educao, emprego, segurana etc, sem comprometer a integridade ambiental no espao urbano.

Meirelles, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. 13 Edio. So Paulo, Malheiros, 2003, p. 519

3.4.3 Dilogo entre a Agenda 21 brasileira e as atuais opes de desenvolvimento.

14

A cidade no um ser isolado em si mesmo, portanto, as polticas locais devem estar em harmonia em um contexto nacional.

3.4.4 Inovao e disseminao das boas prticas.

As aes de mitigao dos impactos ambientais devem ser equilibradas, com aes voltadas para a inovao e valorizao das prticas urbanas que apresentem componentes de sustentabilidade.7

3.4.5 Fortalecimento da democracia.

A democracia um pressuposto fundamental para a sustentabilidade. Expressa neste contexto a participao ativa da sociedade na gesto das cidades.

3.4.6 Informao para tomada de deciso

importante a conscientizao da populao para as questes envolvendo o desenvolvimento sustentvel. Pois atravs da informao que se tem a participao eficaz da sociedade na tomada de decises.

Canepa, Carla. Cidade Sustentveis. So Paulo. PCS Editora, 2007.

3.5 Zoneamento Urbano.

15

Consiste na repartio do territrio municipal vista da destinao da terra, do uso do solo ou das caractersticas arquitetnicas de projetar-se para fora do permetro urbano, visando a ordenar o uso de todo o territrio sob jurisdio municipal.8

um instrumento de poltica urbana, mais precisamente de planejamento espacial das cidades, previsto no Estatuto da Cidade no art. 4, III, c. atravs do zoneamento que se regula o uso, ocupao e arrendamento da terra urbana. Tambm promove mudanas nas frmulas de produo e consumo da cidade, promovendo assim, a diminuio dos custos e desperdcios. O papel do zoneamento dividir o territrio em zonas, de acordo com as necessidades de proteo, conservao e recuperao dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentvel. Por isso to importante no processo de elaborao de uma cidade sustentvel. Ele traa os contornos de uma cidade, determina as pontencialidades de cada rea. atravs do zoneamento que se define as APPs. Um dos grandes problemas das cidades so as ocupaes dessas regies consideradas inapropriadas para ocupao. No entanto, em virtude da segregao habitacional, a populao marginalizada se v forada a construir suas casas em encostas de morro, beiras de rios... Enfim resultando nas grandes tragdias que presenciamos sempre nas pocas de chuva. Tanto o zoneamento como os outros instrumentos da poltica urbana, se configuram como:

... O conjunto de princpios e aes que tm como objetivo assegurar a todos o direito cidade, entendido este como o conjunto de medidas que promovam a melhoria da qualidade de vida, mediante a adequada ordenao dos espaos urbanos, de modo a permitir a sua adequada fruio pelo homem, preservando-o do processo de espoliao urbana.9
8
9

Silva, Jos Afonso da. Direito Urbanstico Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2000, p. 231. Op. Cit., p. 201-202.

16

3.6 Instrumentos para uma cidade sustentvel.

A idia da cidade sustentvel est bem definida no art. 2, I, do Estatuto da Cidade: Garantia do direito s cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento ambiental, infra-estrutura urbana, ao transporte e aos servios, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes. Seria essa a cidade utopia de Thomas More? A cidade sustentvel possvel, talvez no to perfeita em sua concepo como nos moldes do artigo supracitado. Para tanto, essencial a participao ativa e eficiente da sociedade e do governo. O prprio Estatuto da Cidade disponibiliza instrumentos que podem ser ferramentas eficientes no combate dos problemas de desigualdade social e territorial das cidades. Temos em nosso ordenamento as diretrizes gerais de poltica urbana, previstas no art. 2 e incisos. Como destaque pode-se sublinhar: a) Garantia de direito a cidade sustentveis, inciso I; b) Gesto democrtica que a concretizao do estado democrtico de direito, inciso II; c) Ordenao e controle do uso do solo, inciso VI; d) Regularizao fundiria, atravs do usucapio urbano coletivo, a concesso de uso especial para fins da moradia, a concesso de direito real de uso e as zonas especiais de interesse social. Alm das diretrizes temos os instrumentos que induzem, que asseguram o desenvolvimento urbano, garantam que a propriedade atenda a sua funo social. Assim temos: a) O plano diretor; b) Parcelamento e edificao compulsria que confere ao poder pblico o poder de obrigar os proprietrios a dar destinao correta disciplinada no plano diretor; c) IPTU progressivo, instrumento que busca a justia social, uma sano ao proprietrio que no destinou sua propriedade a uma funo social;

17

d) Desapropriao para fins de reforma urbana, neste caso o poder pblico municipal pode desapropriar o proprietrio que no cumprir com a obrigao de dar destinao social propriedade aps o trmino do prazo mximo de cinco anos de aplicao do IPTU progressivo; e) Direito de preempo, instrumento jurdico pelo qual o poder pblico tem a preferncia para aquisio de imvel urbano, objeto de alienao onerosa entre particulares, segundo s diretrizes da poltica urbana; f) Outorga onerosa do direito de construir, trata-se de uma limitao do direito de construir, assim o poder pblico estabelece um coeficiente bsico de aproveitamento, acima disso o proprietrio ter que oferecer uma contrapartida. Ainda no campo dos instrumentos do Estatuto, temos tambm os de regularizao fundiria: a) Usucapio urbano; b) Concesso de direito real de uso, aplicado aos terrenos pblicos para fins de urbanizao, industrializao, edificao, cultivo da terra etc., desde que a utilizao seja de interesse social; c) Zonas especiais de interesse social, esse instrumento envolve a ferida latente das cidades, que so as favelas, assentamentos e loteamentos irregulares. O objetivo determinar essas reas e promover a regularizao e recuperao ambiental. Por fim, temos os instrumentos de gesto democrtica da cidade: a) Conselhos de poltica urbana; b) Conferncias de cidade; c) Oramento participativo; d) Audincias pblicas; e) Iniciativa popular de projetos de lei; f) Estudo de impacto de vizinhana. Diante de todo esse arcabouo de informaes, a equao est resolvida. A receita do bolo est pronta. Construir uma cidade sustentvel possvel, necessrio apenas que os rgos competentes e a sociedade ponham as mos na massa.

18

CONCLUSO

O ideal de uma cidade sustentvel utpica dentro do contexto em que vivemos atualmente. Em muitas cidades do Brasil clara a impossibilidade de reverter a situao dado o grau de degradao e descaso do poder pblico ao longo dos anos. Entretanto, dispomos de um certo arsenal para paralisarmos esse processo destrutivo e a partir desse ponto construirmos cidades que garantam a dignidade da pessoa humana, to alardeada na constituio e a preservao ambiental. O Estatuto da Cidade um grande avano, mas preciso por em prtica suas diretrizes. A sociedade precisa cobrar mais, temos meios para se fazer ouvir a nossa voz.

19

REFERNCIAS

MOTA, Suetnio. Urbanizao e Meio Ambiente. 3 Ed. Rio de Janeiro, Editora ABES, 2003. CANEPA, Carla. Cidade Sustentveis. So Paulo. PCS Editora, 2007. FERNANDES, Edsio. A Nova ordem jurdico-urbanstica no Brasil. In Fernandes, Edsio; Alfonsin, Betnia. Direito Urbanstico: Estudos brasileiros e internacionais. Belo Horizonte, Del Rey, 2006. MATTOS, Liana Portilho. Funo Social da Propriedade e Plano Diretor. A efetividade da funo social da propriedade urbana luz do Estatuto da Cidade. Temas & Idias Editora, Rio de Janeiro, 2002. BESSA, Fabiane Bueno Lopes Netto. Estatuto da Cidade e Desenvolvimento Sustentvel: Necessidade de Plano Diretor para os Municpios com Menos de Vinte Mil Habitantes. Paran

Anda mungkin juga menyukai