Anda di halaman 1dari 4

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS INTERPRETAO TCNICA ICPC 15 Passivo Decorrente de Participao em Mercado Especfico Resduos de Equipamentos Eletroeletrnicos

Correlao s Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC 6

ndice REFERNCIAS INTRODUO CONTEXTO ALCANCE QUESTO CONSENSO VIGNCIA

Item IN1 IN2 15 67 8 9 10

ICPC_15

Referncias
Pronunciamento Tcnico CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro Pronunciamento Tcnico CPC 25 Provises, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

Introduo
IN1. A Interpretao IFRIC 6 foi emitida pelo International Accounting Standards Board (IASB) para uma situao especfica da Unio Europeia. Ocorre que muitas empresas brasileiras que tm investimentos societrios naquela regio precisam aplic-la, e suas investidoras no Brasil precisam reconhecer seus efeitos para fins de equivalncia patrimonial e consolidao das demonstraes contbeis. Por isso o Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC) deliberou emitir a presente Interpretao em total conformidade com sua verso original. Alm do comentado no item anterior, podem ocorrer situaes que se assemelhem a essas discutidas pela Interpretao em outras regies, inclusive no Brasil. Os princpios bsicos contidos nesta Interpretao tambm servem como fundamento para o registro contbil dessas situaes.

IN2.

Contexto
1. O item 17 do Pronunciamento Tcnico CPC 25 especifica que um evento que cria obrigao um evento passado que cria uma obrigao presente, para o qual a entidade no tenha alternativa realista seno liquidar a obrigao criada pelo evento. O item 19 do Pronunciamento Tcnico CPC 25 afirma que as provises devem ser reconhecidas apenas para obrigaes que surgem de eventos passados que existam independentemente de aes futuras da entidade. A Diretiva da Unio Europeia sobre Resduos de Equipamentos Eletroeletrnicos, que regulamenta coleta, tratamento, recuperao e descarte ambientalmente slido de resduos de equipamentos naquela regio, originou questes sobre quando o passivo pela desativao, segundo aquela Diretiva deve ser reconhecido. A Diretiva distingue entre resduos novos e histricos e entre resduos provenientes de residncias privadas e resduos de fontes diferentes de residncias privadas. Resduos novos esto relacionados a produtos vendidos aps uma determinada data (13 de agosto de 2005). Todos os equipamentos residenciais vendidos antes dessa data so considerados como originrios de resduos histricos, para as finalidades da Diretiva.

2.

3.

ICPC_15

4.

A Diretiva afirma que o custo de gerenciamento de resduos para equipamentos residenciais histricos deve ser suportado pelos fabricantes desse tipo de equipamento que estiverem no mercado durante um perodo a ser especificado na legislao aplicvel de cada pas-membro (o perodo de mensurao). A Diretiva declara que cada pas-membro estabelecer um mecanismo para que os fabricantes contribuam com os custos de forma proporcional, ou seja, na proporo de sua respectiva participao de mercado por tipo de equipamento. Diversos termos usados na Interpretao, tais como participao de mercado e perodo de mensurao, podem ser definidos de forma diferente na legislao de cada pas-membro. Por exemplo, a durao do perodo de mensurao pode ser de um ano ou de apenas um ms. Similarmente, a mensurao da participao de mercado e as frmulas para calcular a obrigao podem ser diferentes nas legislaes de cada pas. Entretanto, esses exemplos afetam somente a mensurao do passivo, que no faz parte do alcance da Interpretao.

5.

Alcance
6. Esta Interpretao fornece orientao sobre o reconhecimento, nas demonstraes contbeis de fabricantes, de passivos por gerenciamento de resduos previstos na Diretiva da Unio Europeia sobre Resduos de Equipamentos Eletroeletrnicos em relao s vendas de equipamentos residenciais histricos. A Interpretao no trata de resduos novos nem de perdas histricas provenientes de fontes que no sejam residncias privadas. O passivo por esse gerenciamento de resduos est adequadamente coberto pelo Pronunciamento Tcnico CPC 25. Entretanto, se na legislao local os novos resduos provenientes de residncias privadas forem tratados de forma similar aos resduos histricos provenientes de residncias privadas, os princpios da Interpretao se aplicam por referncia hierarquia nos itens 10 a 12 do Pronunciamento Tcnico CPC 23. A hierarquia do Pronunciamento Tcnico CPC 23 tambm relevante para outros regulamentos que impem obrigaes, de forma que similar ao modelo de atribuio de custo especificado na referida Diretiva.

7.

Questo
8. A Interpretao foi elaborada para determinar, no contexto da desativao prevista na Diretiva da Unio Europeia sobre Resduos de Equipamentos Eletroeletrnicos, o que constitui o fato gerador da obrigao, de acordo com o item 14(a) do Pronunciamento Tcnico CPC 25, para o reconhecimento de proviso para custos de gerenciamento de resduos: a fabricao ou venda de equipamentos domsticos histricos?
ICPC_15

a participao no mercado durante o perodo de mensurao? a no ocorrncia de custos na realizao de atividades de gerenciamento de resduos?

Consenso
9. A participao no mercado durante o perodo de mensurao o fato gerador da obrigao, de acordo com o item 14(a) do Pronunciamento Tcnico CPC 25. Como consequncia, o passivo por custos de gerenciamento de resduos para equipamentos domsticos histricos no surge quando os produtos so fabricados ou vendidos. Como a obrigao por equipamentos domsticos histricos est vinculada participao no mercado durante o perodo de mensurao e, no, produo ou venda dos itens a serem alienados, no h nenhuma obrigao, exceto e at que exista uma participao de mercado durante o perodo de mensurao. A poca do fato gerador tambm pode ser independente do perodo especfico no qual as atividades para realizar o gerenciamento de resduos so empreendidas e os custos relacionados incorridos.

Vigncia
10. Esta Interpretao deve ser aplicada em conjunto com a adoo inicial do Pronunciamento Tcnico CPC 25.

ICPC_15

Anda mungkin juga menyukai