Anda di halaman 1dari 21

N-1965

REV. A

MAI / 99

MOVIMENTAO DE CARGA COM GUINDASTE


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Esta Norma a Revalidao da reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC 23
Inspeo de Sistemas e Equipamentos em Operao

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

21 pginas

N-1965

REV. A

MAI / 99

PGINA EM BRANCO

N-1965
PREFCIO

REV. A

MAI / 99

Esta Norma PETROBRAS N-1965 REV. A MAI/99 a Revalidao da Norma PETROBRAS N-1965 REV. JUN/84, no tendo sido alterado o seu contedo. 1 OBJETIVO 1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a execuo dos servios de movimentao de carga em terra, com utilizao de guindastes mveis. 1.2 Esta Norma se aplica a servios de movimentao de carga com guindaste, a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Mandatrios.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-133 PETROBRAS N-269 PETROBRAS N-1590 PETROBRAS N-1596 PETROBRAS N-1597 PETROBRAS N-1644 PETROBRAS N-2161 ABNT NB 27 ANSI B30.5 3 DEFINIES Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 a 3.24. 3.1 Acessrios de Movimentao Qualquer dispositivo utilizado na movimentao de carga, situado entre a carga e o cabo de elevao, tais como: moites, estropos, manilhas, balanas, grampos, destorcedores, olhais de suspenso, cintas e ganchos. 3.2 Cabo de Carga (Hoist Rope) Cabo principal de levantamento. - Soldagem; - Montagem de Vaso de Presso; - Ensaio No-Destrutivo - Qualificao de Pessoal; - Ensaio No-Destrutivo - Lquido Penetrante; - Ensaio No-Destrutivo - Visual; - Construo de Fundaes e Estruturas de Concreto Armado; - Inspeo em Servio de Cabos de Ao; - Prova de Carga Direta sobre Terreno de Fundao; - Crane, Locomotive and Truck Cranes.

N-1965

REV. A

MAI / 99

3.3 Cabo Estacionrio (Pendant Line - Jib Stay Line) Cabo auxiliar que mantm constante a distncia entre os pontos de amarrao dos 2 componentes unidos por este cabo (tirante, estaiamento do jibe).

3.4 Cabo do Jibe (Whip Line ou Auxiliary Hoist Line) Cabo auxiliar de levantamento.

3.5 Cabo da Lana (Boom Hoist Wire Rope) Cabo de levantamento da lana.

3.6 Capacidade Nominal da Mquina Capacidade mxima indicada pelo fabricante para uma determinada configurao, isto , comprimento de lana e raio de carga definidos ou exigidos pela norma de fabricao da mquina.

3.7 Capacidade da Mquina (Rated Load) Capacidade indicada na tabela de carga do fabricante para uma determinada configurao, isto , comprimento da lana e raio de carga definidos.

3.8 Carga (Load) Todo e qualquer corpo, objeto de movimentao.

3.9 Jibe (Jib) Extenso fixada ponta da lana com a finalidade de aumentar o raio de carga da mquina.

3.10 Lingada (Sling) Conjunto de estropo(s) com manilha(s) utilizado para amarrar a carga ao gancho.

3.11 Moito (Block) Polia ou polias formando um conjunto nico mvel que serve para acoplar o cabo de carga a(s) lingada(s).

N-1965

REV. A

MAI / 99

3.12 Moito Principal (Load Block-Lower ou Hock Block) Conjunto formado por moito, manilha ou gancho, este com ou sem destorcedor (Swivel), suspenso pelo cabo de carga.

3.13 Moito Secundrio (Load Block-Upper) Conjunto formado por moito, manilha ou gancho, este com ou sem destorcedor (Swivel), fixado na ponta da lana.

3.14 Obstculo Qualquer acidente topogrfico, instalaes eltricas e subterrneas, construo ou unidade industrial que interfira com a movimentao de carga.

3.15 Patola (Outrigger) Braos extensveis ou fixos montados na mquina para aumentar a sua estabilidade e capacidade.

3.16 P da Lana (Inner ou Lowar Boom) Parte da lana fixada superestrutura da mquina.

3.17 Peso da Carga Aquele obtido atravs de pesagem da carga ou do desenho certificado de fabricao da carga.

3.18 Peso de Movimentao Peso total ou parcial mximo da carga acrescido do peso de todos os acessrios de levantamento (moites, balanas, manilhas) suspenso na ponta da lana de uma mquina durante uma operao de movimentao de carga. 3.19 Plano de Movimentao de Carga Um dos documentos, integrante do procedimento de movimentao de carga da executante, constitudo de desenho(s), em escala, com vistas de planta e elevao. 3.20 Procedimento de Movimentao de Carga da Executante Documento emitido pela firma executante que define os parmetros e as condies de execuo dos servios de movimentao de carga. 5

N-1965
3.21 Quadrantes

REV. A

MAI / 99

Regies definidas pelas retas que passam pelo centro de giro e da mquina pelos centros de apoio das sapatas das patolas estendidas.

3.22 Raio de carga Distncia entre o centro de giro da mquina e a vertical que passa pela ponta da lana e o centro de massa da carga suspensa.

3.23 Sobre-Cabine Quadrante que abrange a regio compreendida entre as patolas dianteiras.

3.24 Superestrutura Estrutura com parte rotativa onde so montados os mecanismos de acionamento da mquina e/ou cabine de operao.

4 DOCUMENTAO

4.1 Procedimento de Movimentao de Carga

4.1.1 O procedimento de movimentao de carga deve ser elaborado em conformidade com os documentos de projeto, com as recomendaes do fabricante dos equipamentos e com o item 4.1.2 e deve conter os seguintes itens mnimos, quando aplicveis.

4.1.1.1 Plano de movimentao de carga contendo, desenhos, escala, com vistas de planta e elevao, com, no mnimo, as seguintes informaes: a) coordenadas e elevao da base do equipamento, construes e eventuais obstculos (ateno especial a redes eltricas e instalaes subterrneas); b) dimenses e elevaes das extremidades do equipamento de movimentao de carga (contrapeso, caminho, lana, mastro e patolas/esteiras); c) detalhes de fixao e/ou estaiamento do equipamento de movimentao de carga; d) lista indicando quantidades, especificaes e capacidades de todos os materiais e acessrios de movimentao a serem utilizados na operao; e) indicao dos pontos de amarrao da carga; f) indicao do tipo de preparao do terreno na rea de operao, indicando inclusive a necessidade ou no do uso dos pranches (matis); g) seqncia de liberao do(s) equipamento(s) de movimentao de carga em funo da seqncia de montagem; 6

N-1965

REV. A

MAI / 99

h) posies iniciais e finais em coordenadas dos centros de giro e dos ps das lanas dos equipamentos de movimentao de carga, envolvidos nas fases de movimentao; i) indicao em metros dos raios de carga dos equipamentos de movimentao de carga envolvidos; j) indicao do acesso e deslocamentos dos equipamentos de movimentao de carga na rea de operao; k) indicar a folga mnima do moito com as polias da ponta da lana; l) vista(s) indicando a(s) seguinte(s) folga(s) mnima (s): - lana x carga; - lana(s) x obstculo(s); - cabo de carga x obstculos, - acessrios de movimentao x lana; - acessrios de movimentao x obstculos; m) dimenses e posies da carga em cada fase de operao; n) peso da carga; o) peso de movimentao; p) tabela indicando para cada fase de movimentao e para cada equipamento de movimentao de carga envolvido, os seguintes dados: - modelo e capacidade nominal do equipamento de movimentao de carga; - tipo e composio da lana; - tipo e composio do mastro; - tipo e composio do jibe; - raios de trabalho e correspondentes capacidades; - tipo de contrapeso; - tabela de carga utilizada; - fatores de segurana utilizados nos clculos de dimensionamento dos acessrios de movimentao. 4.1.1.2 Memria de clculo de acessrios de levantamento (balanas, olhais). 4.1.1.3 Memria de clculo de peso de levantamento e do centro de gravidade da carga. 4.1.1.4 Memria de clculo da verificao estrutural da pea a ser levantada em relao ao ponto de amarrao. 4.1.1.5 Memria de clculo das presses atuantes pelo equipamento de movimentao de carga sobre o terreno. 4.1.1.6 Memria de clculo de verificao de resistncia estrutural de juntas soldadas no acoplamento. 4.1.1.7 Relatrio de prova de carga direta sobre terreno de fundao (ABNT NB 27) nas reas de operao de movimentao de carga. 4.1.1.8 Memorial descritivo abordando todas as fases de movimentao de carga.

N-1965

REV. A

MAI / 99

4.1.1.9 Certificado do teste de todos os acessrios de movimentao. 4.1.2 O procedimento de movimentao de carga da executante deve atender, ainda, aos seguintes requisitos adicionais: a) as folgas entre lana e carga, lana e obstculos, cabo de carga e obstculos, acessrios de movimentao de lana, acessrios de movimentao e obstculos devem ser de, no mnimo, 500 mm; b) moito no deve forar as polias da ponta da lana, em qualquer fase do levantamento da carga; c) deve ser prevista proteo para pontos onde os cabos entram em contato com a carga; d) em nenhum instante da movimentao, a capacidade da mquina deve ser superada pelo peso de movimentao; e) equipamento de movimentao de carga deve operar dentro dos quadrantes permitidos pelo fabricante; f) as lingadas no devem introduzir componentes de fora inadmissveis na carga; g) as capacidades dos acessrios de movimentao a serem utilizados devem ser compatveis com as cargas aos quais esto sujeitos. 4.2 Ficha de Identificao de Equipamentos de Movimentao de Carga A ficha deve conter, no mnimo, as seguintes informaes, quando aplicveis (ver modelo no ANEXO A): a) b) c) d) e) f) identificao; caractersticas; contrapeso; indicao do hormetro; relao de acessrios; data de liberao.

4.3 Ficha de Inspeo para Liberao de Equipamentos de Movimentao de Carga A ficha deve conter informaes sobre as inspees a serem realizadas contendo os seguintes itens: a) cabine do equipamento de movimentao quanto a funcionamento, trincas, empenos e amassamentos; b) conjunto moto-propulsor (motor, conversor de torque e transmisso) quanto a funcionamento, vazamentos, trincas, amassamentos e regulagens; c) sistema de locomoo sobre esteiras quanto a funcionamento, desgaste, empeno e regulagens; d) mesa de giro, quanto a funcionamento, desgastes, trincas e regulagens; e) lana, mastro e jibe quanto a desgaste, empeno, amassamentos e trincas quando forem detectados empeno e/ou amassamento; f) cabos de ao quanto a desgaste, amassamento, fios rompidos, reduo de dimetro do cabo, corroso, gaiola de passarinho, soltura de pernas e dobramento;

N-1965

REV. A

MAI / 99

g) sistema eltrico quanto a funcionamento de buzina, lanternas, faris; h) sistema pneumtico quanto a funcionamento, vazamentos internos e externos e amassamentos; i) sistema hidrulico quanto a funcionamento, vazamentos internos e externos, desgastes e regulagens; j) transmisso do cavalo (caminho) quanto a funcionamento, vazamentos, desgastes, trincas e empenos; k) direo hidrulica quanto a funcionamento e vazamentos; l) extintor de incndio (data de validade do carregamento). 4.4 Relatrio de Inspeo e Teste de Liberao Os relatrios de inspeo e teste para as inspees de liberao do equipamento e dos acessrios de movimentao e dos servios de movimentao de carga devem ter o seguinte contedo mnimo: a) itens inspecionados (tipo, extenso e resultado da inspeo); b) testes operacionais executados. 4.5 Certificado de Teste de Capacidade da Mquina Deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) configurao geomtrica da lana (comprimento da lana, mastro, patolas, quando aplicvel); b) raio de carga; c) cargas utilizadas; d) resultados obtidos. 5 MOVIMENTAO DE CARGA 5.1 O recebimento do equipamento de movimentao de carga deve ser feito de acordo com o item 9.1. 5.2 As operaes de movimentao de carga devem ser executadas de acordo com o plano de movimentao de carga da executante (ver item 4.1.1.1). 5.3 A operao de movimentao de carga deve ser executada o mais prximo possvel do solo, com o equipamento de movimentao posicionado em terreno firme, uniforme e com os seus dois eixos principais nivelados, de acordo com as recomendaes do fabricante e, quando aplicvel, as patolas do equipamento de movimentao devem estar estendidas e apoiadas. 5.4 O nmero de voltas de cabo deve ser compatvel com a capacidade do equipamento e estar de acordo com a tabela de carga do fabricante ou documentos de projetos. 9

N-1965

REV. A

MAI / 99

5.5 No permitida a movimentao simultnea da carga atravs da lana e do jibe.

5.6 Nos casos de movimentao de carga utilizando guindaste montado sobre caminho no devem ser executadas movimentaes no quadrante sobre-cabine.

5.7 As operaes de movimentao de carga devem ser inspecionadas de acordo com o item 9.2. 6 SEGURANA OPERACIONAL

6.1 A rea deve ser isolada s pessoas estranhas aos servios de movimentao.

6.2 Os cabos de ao a serem utilizados nos servios de movimentao de carga devem estar de acordo com os itens 8.4 e 9.3.3.

6.3 A lana, mastro, contrapeso, cabos ou qualquer componente da mquina de movimentao de carga, devem observar a TABELA 1. TABELA 1 - DISTNCIA MNIMA EM RELAO AOS CABOS DE ALTA TENSO Voltagem (kV) at 6,6 de 6,6 a 11 de 11 a 50 de 50 a 66 de 66 a 100 de 100 a 138 Distncia (m) 2,5 2,7 3,0 3,2 4,6 5,2

6.4 Os trabalhos de movimentao de carga no devem ser executados em dias de chuva, ventos fortes ou condies adversas de iluminao. 6.5 O operador do equipamento de movimentao de carga no deve se afastar da cabine de comando durante a operao de movimentao. 6.6 Durante a execuo dos servios a lana no deve estar apoiada em nenhum ponto. 6.7 O iamento da carga deve ser feito com a mesa de giro destravada.

10

N-1965

REV. A

MAI / 99

6.8 No devem existir ferramentas ou peas soltas sobre e/ou dentro da carga a ser movimentada.

6.9 A tabela de carga deve estar disposio na cabine do operador.

6.10 Para o caso de mquinas operando em locais propcios queda de descargas atmosfricas ou em estaes de chuva deve ser feito aterramento conectando-se o cabo de 1/2 entre o p da lana e a malha terra ou barra de aterramento.

6.11 Durante a execuo dos servios, a carga no deve passar por cima de pessoas.

6.12 O iamento de pessoas, por mquinas de movimentao de carga, s pode ser feito com utilizao de gaiolas com guarda-corpos.

7 SINALIZAO

7.1 Durante a execuo dos servios devem ser utilizados sinais padronizados pela ANSI B30.5 e conforme FIGURA B-1 do ANEXO B, a menos que seja utilizado sistema de comunicao sonora (telefone, rdio ou equivalente).

7.2 Para operaes no cobertas pelos sinais do ANEXO B, devem ser previstas adies aos sinais padronizados. Estas devem ser previamente acordadas entre operadores, sinaleiro e responsvel pela execuo dos servios.

7.3 Apenas uma pessoa deve sinalizar ao operador do guindaste.

8 FABRICAO DE ACESSRIOS DE MOVIMENTAO DE CARGA

8.1 Devem ser utilizados na fabricao de olhais, chapas, chapas de ligao (link-plates, tri-plates), balanas, estropos e manilhas, materiais que tenham certificado.

8.2 Os olhais devem ser fabricados de modo que a direo da resultante dos esforos que atuam sobre o olhal seja coincidente com a direo de laminao de chapa principal do olhal.

8.3 Os furos em olhais devem ser usinados para garantir o contato contnuo dos olhais com os pinos das manilhas ou chapas de ligao.

11

N-1965

REV. A

MAI / 99

8.4 No dimensionando dos acessrios de movimentao devem ser considerados os valores de eficincia de ligao dos terminais fornecidos pelo fabricante do acessrio.

8.5 Na soldagem dos acessrios de movimentao devem ser utilizados procedimentos de soldagem qualificados e a soldagem deve ser de acordo com a norma PETROBRAS N-133.

8.5.1 Os soldadores e operadores de soldagem devem estar qualificados de acordo com a norma PETROBRAS N-133.

8.5.2 As soldas devem ser inspecionadas de acordo com o item 9.2.

8.6 Na fabricao dos estropos, o torque das porcas e a quantidade de grampos (clips) a serem utilizados devem estar de acordo com os catlogos dos fabricantes dos grampos e na falta desses os valores apresentados na TABELA C-1 do ANEXO C.

9 INSPEO 9.1 Inspeo para Liberao 9.1.1 O equipamento de movimentao de carga deve ser submetido a uma inspeo de liberao para o trabalho conforme as recomendaes contidas nos manuais do fabricante. 9.1.1.1 Os cabos de ao devem ser inspecionados conforme critrios estabelecidos na norma PETROBRAS N-2161.

9.1.1.2 As manilhas e clips, no recebimento, devem ser inspecionados de acordo com o item 9.3.4.

9.1.2 Devem ser executados testes operacionais no equipamento, conforme recomendao do fabricante, para os seguintes itens: a) b) c) d) e) f) g) h) i) freios; embreagens; controles; mecanismos de abaixamento e levantamento de carga; mecanismos de abaixamento e levantamento da lana; mecanismos de giro; mecanismos de deslocamento; dispositivos de segurana; teste de capacidade.

12

N-1965

REV. A

MAI / 99

9.1.2.1 No teste de capacidade devem ser verificados 2 pontos da tabela de carga: um na regio limitada pela estabilidade e outro na regio limitada pela resistncia do material. 9.1.2.2 O certificado de teste de capacidade deve estar de acordo com o item 4.5. 9.1.3 Os relatrios de inspeo e testes devem estar de acordo com o item 4.4. 9.2 Fabricao de Acessrios de Movimentao na Obra 9.2.1 Para o caso de olhais, chapas, chapas de ligao (link-plates, tri-plates), as soldas de fixao dos olhais carga devem ser inspecionados por ensaios no-destrutivos na seguinte extenso mnima: a) 100 % de ensaio visual, de acordo com a norma PETROBRAS N-1597; b) 100 % de ensaio por lquido penetrante, de acordo com a norma PETROBRAS N-1596. Nota: No caso de reutilizao dos acessrios, estes devem ser reinspecionados atravs dos ensaios no-destrutivos de acordo com o item 9.2.1.

9.2.2 Os inspetores e operadores de ensaios no-destrutivos devem estar qualificados de acordo com a norma PETROBRAS N-1590. 9.3 Servios de Movimentao de Carga 9.3.1 Antes de cada jornada de trabalho ou quando for realizada uma movimentao de carga de alta responsabilidade, deve ser verificada a mquina quanto a: a) b) c) d) e) f) o adequado funcionamento do freio e da embreagem; nveis de leo combustvel, leo lubrificante, fludo refrigerante; nvel de gua das baterias; instrumento de painel de comando; a correta amarrao da carga; o correto nivelamento da mquina.

9.3.2 Quando a carga a ser movimentada for equipamento a ser instalado em base de concreto, antes do incio da movimentao, deve ser verificado se a base do equipamento est de acordo com os Captulos 13 e 15 da norma PETROBRAS N-1644 e itens 7.3 e 7.4 da norma PETROBRAS N-269. 9.3.3 Os cabos de ao utilizados nos servios de movimentao devem ser inspecionados conforme prescries constante na norma PETROBRAS N-2161.

13

N-1965

REV. A

MAI / 99

9.3.4 As manilhas e grampos (clips) devem ser inspecionados quanto ao desgaste conforme estabelecido na norma PETROBRAS N-2161. 9.3.5 Deve ser verificado se a lana, mastro, contrapeso, cabos ou qualquer componente do equipamento de movimentao de carga est posicionado em relao aos cabos de alta tenso, de acordo com o estabelecido no item 6.3. 9.3.6 Antes da liberao do equipamento de movimentao deve ser feito um exame dimensional ou topogrfico para garantir que a carga j posicionada (equipamentos, conjuntos de estruturas metlicas) est dentro das tolerncias dimensionais especificadas. Nota: Quando a carga a ser movimentada for conjuntos de estruturas metlicas, devem ser previstas marcaes no conjunto para permitir o acompanhamento topogrfico dos servios de movimentao.

9.3.7 Para conjuntos de estruturas metlicas, quando o acoplamento do conjunto for atravs de soldas de fixao, antes da liberao do equipamento de movimentao, deve ser verificado se as soldas esto executadas na extenso necessria a resistirem s cargas atuantes.

9.3.8 O servio de movimentao de carga deve ser iniciado aps o recebimento do termo de liberao da base, quando aplicvel.

_____________ /ANEXO A

14

N-1965
ANEXO A

REV. A

MAI / 99

FICHA DE IDENTIFICAO DE GUINDASTE A-1 - IDENTIFICAO Fabricante: Representante: Capacidade Nominal: A-2 - CARACTERSTICAS A-2.1 - Auto propulsor ! Sobre pneus ! Sobre esteiras ! A-2.2 - Tipo da lana Telescpica Treliada Sobre caminho ! Modelo: N. de Srie: (toneladas)

! !

Comprimento mximo Comprimento mximo

m m (ver A2.2.1)

A-2.2.1- Composio da lana, em ps: P Ponta Selees intermedirias (quantidade de peas) 10 20 30 50

A-2.2.2- Composio do jibe, em ps: P 10 A-2.3 -Contrapeso (em kg): A-2.4 -Guincho: auxiliar A-2.5 - Hormetro: caminho A-2.6 -Relao de acessrios Item
Descrio Nmero da Pea Quantidade

20

Ponta 30 1 ! frontal guindaste ! 2

Selees intermedirias (quantidade de peas)

A-3 DATA DE RECEBIMENTO

____/____/____
Visto _____________

/ANEXO B 15

N-1965

REV. A

MAI / 99

PGINA EM BRANCO

16

N-1965

REV. A

MAI / 99

ANEXO B - FIGURAS

Pare Brao estendido palma para baixo, mova a mo para direita e para a esquerda.

Trave Tudo Segure as mos em frente ao corpo.

Movimento Lento Use uma das mos para indicar qualquer sinal de movimento e coloque a outra mo parada na frente. (ex.: iar lentamente)

Iar Com o antebrao na vertical, dedo indicador apontando para cima, movimente a mo em pequenos crculos horizontais.

Arriar Com o brao estendido para baixo, indicador apontando a mo em pequenos crculos na horizontal.

Use o Cabo de Carga Bata com punho na cabea e use ento os sinais convencionais.

FIGURA B-1 - SINAIS MANUAIS PARA CONTROLE DE OPERAES COM EQUIPAMENTO DE MOVIMENTAO DE CARGA (CONTINUA)

17

N-1965

REV. A

MAI / 99

Use Cabo de Carga Auxiliar Bata no cotovelo com uma das mos; use ento os sinais convencionais.

Suspender a Lana

Arriar a Lana

Brao estendido, dedos Brao estendido, dedos cerrados, polegar apontando cerrados, polegar apontando para baixo. para cima.

Giro Brao estendido apontando com o dedo na direo do giro da lana.

Suspender a Lana e Arriar e Carga Com o brao estendido e o polegar apontando para cima flexione os dedos para dentro e para fora, enquanto for desejado o movimento da carga.

Arriar a Lana e Suspender a Carga Com o brao estendido, polegar apontando para baixo, flexione os dedos para dentro e para fora, enquanto for desejado o movimento da carga.

FIGURA B-1 (CONTINUAO) - SINAIS MANUAIS PARA CONTROLE DE OPERAES COM EQUIPAMENTO DE MOVIMENTAO DE CARGA (CONTINUA) 18

N-1965

REV. A

MAI / 99

Deslocamento (Sobre Trilhos ou Carros) Brao estendido, mo aberta e um pouco levantada, fazendo movimento de empurrar na direo do deslocamento.

Estender a Lana (Lanas Telescpicas) Ambos os punhos na frente do corpo com os polegares apontando para fora.

Recolher a Lana (Lanas Telescpicas ) Ambos os punhos na frente do corpo com os polegares apontando para dentro.

Deslocamento (Com Ambas Esteiras) Ambos os punhos na frente do corpo, fazendo movimento circular, um sobre o outro, indicando o sentido do deslocamento (para frente ou para trs).

Deslocamento (Com Uma Esteira) Trave a esteira do lado indicado pelo punho erguido. Desloque a esteira oposta no sentido indicado pelo movimento circular do outro punho, girando verticalmente, na frente do corpo. DE DE

FIGURA B-1 (CONCLUSO) - SINAIS MANUAIS PARA CONTROLE OPERAES COM EQUIPAMENTO MOVIMENTAO DE CARGA _____________

/ANEXO C 19

N-1965

REV. A

MAI / 99

PGINA EM BRANCO

20

N-1965

REV. A

MAI / 99

ANEXO C - TABELA

TABELA C-1 - USO DE GRAMPOS NA FABRICAO DE ESTROPOS Tamanho do Clips (pol.) 1/8 3/16 1/4 5/16 3/8 7/16 1/2 9/16 5/8 3/4 7/8 1 1 1/8 1 1/4 1 3/8 1 1/2 1 5/8 1 3/4 2 2 1/4 2 1/2 2 3/4 3 Quantidade Mnima de Clips 2 2 2 2 2 3 3 3 3 4 4 5 6 6 7 7 7 7 8 8 9 10 10 Comprimento de Cabo para a Laada (mm) 85 (3 1/4) 95 (3 3/4) 120 (4 3/4) 135 (5 1/4) 165 (6 1/2) 180 (7) 295 305 305 460 485 660 865 940 1120 1220 1295 1345 1805 1855 2135 2540 2690 (11 1/2) (12) (12) (18) (19) (26) (34) (37) (44) (48) (51) (53) (71) (73) (84) (100) (106) Torque das Porcas (N.m)

20 40 60 90 90 130 130 175 305 305 305 490 490 490 585 800 1020 1020 1020 1020 1630

Notas:

1) Se o nmero de clips a ser usado for maior que o constante da TABELA C-1, o comprimento do cabo deve ser aumentado proporcionalmente. 2) Esses valores so para grampos com corpo em ao forjado e parafuso U em ao trefilado a frio e rosca rolada.

_____________

21

Anda mungkin juga menyukai