Anda di halaman 1dari 4

1.

EVOLUO HISTRICA DO CONCEITO DE MEIO AMBIENTE A natureza ser o fulcro de nossa dissertao, visto que, contrariando o ttulo da presente seo, entendemos ser esta o embrio da significao de meio ambiente. A evoluo da percepo de tal ideia, nas diferentes pocas da humanidade, considerando-a a partir da Idade Antiga, elucida-nos a gnese atual do conceito do tema do presente trabalho. O ambiente como ser exposto posteriormente conceito mais abrangente que tem sua origem no final do sec. XX. A partir daqui analisaremos, em linhas gerais e de maneira pontual, o aparecimento do conceito de natureza e a conseqente relao do homem com a mesma. A Priori, faz-se mister esclarecer que partimos do pressuposto acolhido por Bessa que a conceituao de meio ambiente/natureza um produto cultural que sempre serviu como um paradigma para a organizao da sociedade durante seu processo de desenvolvimento. O surgimento da ideia de natureza coincidente com o da filosofia num processo denominado, por Pa Bessatunes, de especulao filosfica. Na antiga Grcia, buscava-se uma universalidade que servisse de base para o desenvolvimento intelectual da poca. A natureza, ento, serviu para tal fim. Na poca homrica, ela era percebida como algo incompreendido, extraordinrio cujos mistrios o homem no ousava perscrutar. Isso comeou a mudar a partir do rompimento com tradio Homrica mediante a introduo, da ideia de uma natureza ativa, viva que refletia a fora e a vibrao do homem. A observao dos fenmenos constantes em diferentes lugares permitiu a criao dos termos, introduzidos pelos filsofos pr-socrticos, fsis(Natureza), cosmos(ordem natural )e nomos (lei natural). De modo geral, os pensadores dessa escola no distinguiam as convenes humanas daquilo que no provinha da atividade do homem. Foi com os sofistas que o amadurecimento se deu de maneira mais notvel. Neste perodo a natureza evolui lado a lado com o conceito de Direito Natural - que embrionariamente surgia. A Grcia passava por expanso cultural, econmica e social. O homem diferencia, a partir da, a natureza dele mesmo e desassocia o papel dos deuses como expresso da mesma. Observa-se o inicio de uma espcie de viso antropocntrica onde o homem estava respaldado por leis que eram anteriores a ele mesmo. Esse apontamento exemplificado analisando a obra Antgona, de Sfocles, cuja personagem rompe com a ordem vigente para, movida por uma ordem superior a ela e aos prprios deuses, enterrar seu irmo.

Scrates e Plato diferenciaram as convenes humanas daquilo que decorria da natureza. Conjuntamente com o aprofundamento do conceito de direito natural, estabeleceram que a sociedade devia estruturar-se e direcionar-se consoante com os princpios fundamentais encontrados na natureza. Vale destacar ainda, a antecipao de Aristteles de uma perspectiva que tem papel importante no conceito de meio ambiente que ser analisado posteriormente. Esse filsofo concebia a cidade como lugar natural, visto que era nela que o homem realizava-se como ser poltico que era. Sendo assim, sem esta, no haveria o prprio homem. Assim sendo percebe-se que o homem grego no cria uma preocupao com o meio em que vive, no sentido de preserv-lo, mas deve-se ponderar que poca a percepo dos recursos era bem diferente, pois a demanda econmica e social para sua utilizao era pequena. J na Idade Mdia, o homem definiu o mundo natural como possuidor de uma espcie de alma, de um animus que de alguma forma tinha noo do mal e do bem. Isso, calcado numa cultura intrinsecamente ligada com a religio em dualidade com a razo, justificou o envolvimento de, p.e, animais em processos equivalentes aos judiciais na atualidade. O caso saldara-se por uma vitria dos insetos, defendidos, valha a verdade, pelo advogado que lhes fora designado, em conformidade como procedimento da lei, pelo prprio juiz episcopal. Este ltimo, argumentando no caso que os animais criados por Deus possuam o meso direito que os homens de se alimentar de vegetais, recusando-se a excomungar os carunchos ... (FERRY, Luc. A nova ordem Ecolgica. Editora ensaio, p.7)

Por outro lado, o Renascimento deixou como herana uma viso racionalista natural em que o homem se via como integrante da natureza e devia buscar a preservao de si e dos outros atravs do uso das cincias que, ento, se desenvolviam. No perodo das grandes navegaes o natural era se apropriar dos novos espaos fsicos que se descobriam. O conceito de natureza passou a ter um valor mais fsico do que abstrato, ainda que este permanecesse. A relao que os povos nativos mantinham com a natureza no influenciou de imediato o modo dos conquistadores conceberem e relacionarem-se com o mundo natural. Nessa poca, na qual a Europa estava no centro do mundo, os viajantes que voltavam do Ocidente tiveram papel importante na disseminao da percepo oriental, sobretudo indiana e budista quanto ao tema.

Rousseau, neste contexto, traz a baia a ideia de que o racionalismo coloca o homem em posio de destruidor da natureza, da surge o dualismo entre natureza e sociedade. Diz que o homem no seu Estado natural era bom (Bom selvagem), mas perverteu-se ao civilizar-se. Vivendo em comunidade, de maneira harmnica, o homem poderia retornar a sua base. Na contemporaneidade, centramos nossa observao nos pases que realizaram sua industrializao primeira. Estes, sobretudo a Inglaterra e os Estados Unidos, foram palco do surgimento de pensamentos e iniciativas voltados valorizao do meio natural e sua preservao. Na Inglaterra o contexto era de grande poluio urbana, mudana no espao fsico rural com a domesticao de animais-, aumento de doenas causadas pela carncia de saneamento e o enfeiamento do espao urbano. Este contexto provocou alguns intelectuais que, na verdade, defendiam a fauna e a flora visando no a valorizao dos mesmos, mas a manuteno de hbitos recreativos, de lazer e estticos dos nobres. Salienta-se ainda a extrema despreocupao com o sofrimento das classes menos abastadas que foram as mais atingidas com essas transformaes. As primeiras manifestaes da preocupao se expresso atravs das leis: 1273 lei que proibia a queima de carvo; 1861 legislao contra a poluio hdrica; 1875 leis que visavam a proteo a sade.

Os Estados Unidos tambm tem sua preocupao com o ambiente motivado pelo exaurimento dos recursos naturais, sobretudo durante a marcha para o Oeste. Neste perodo, houve a intensificao de ocupao de terras virgens, a expanso de ferrovias e a crescente instalao de construtoras. Thoreau (1817-1862) surge em oposio esta nova realidade. De formao poltica anarquista e abolicionista, conjugou em sua teoria o desapego aos bens materiais, a liberdade individual e a proteo a natureza. Defendeu que o homem se livraria de hbitos destruidores como a caa assim como o fez com a prtica canibal. Entendia que o uso dos recursos era necessrio para que o homem chegasse sua pureza, mas que o devia fazer de maneira moderada. Mesmo com essas inovaes no se afastou de teoria baseada no utilitarismo e no lazer humano. Surge tambm nos Estados Unidos duas correntes presentes at hoje nas discusses que envolvam meio ambiente: a conservacionista e a preservacionista. Essencialmente, esta visa preservar a

natureza intocada, qualquer interveno vista como m; e a primeira defende o uso racional dos recursos. Assim esperamos ter contribudo para o entendimento da gnese do conceito de meio ambiente que passamos analisar a seguir.

Anda mungkin juga menyukai