Anda di halaman 1dari 13

ATENO: Esta apostila uma verso de demonstrao, contendo 13 pginas.

. A apostila completa contm 40 pginas e est disponvel para download aos usurios que participarem da promoo em

http://www.acheiconcursos.com.br

APOSTILA PARA CONCURSOS PBLICOS

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


e

CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO


DIREITO PENAL

Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em

www.acheiconcursos.com.br

Contedo: 1. Doutrina completa e questes comentadas sobre a Lei 9.613 de 1998 (Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de Lavagem de Dinheiro).

Legislao atualizada e comentada; 26 questes extradas de concursos anteriores; 14 questes comentadas didaticamente.

www.acheiconcursos.com.br

Crimes contra o sistema nanceiro: gesto fraudulenta e gesto temerria

Francisco Monteiro Rocha Jnior*

Introduo
O objetivo desta a la a anlise da Lei 7.492/86, que dispe sobre os crimes contra o sistema financeiro nacional. Especificamente, analisaremos o crime de gesto fraudulenta, previsto no seu respectivo artigo 4..

Crime de gesto fraudulenta de instituio financeira


Analisemos a redao do artigo 4. da Lei 7.492/86:
Art 4. Gerir fraudulentamente instituio financeira: Pena - Recluso, de 3 (trs) a 12 (doze) anos, e multa.

Bem jurdico
O bem jurdico tutelado pela Lei 7.492/86 o sistema financeiro nacional. Em relao ao delito do artigo 4., tenta-se coibir a perpetrao de fraudes nas atividades de gesto das instituies financeiras, buscando a proteo, um perfeito desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais. Para melhor aclarar o tema, veja-se o seguinte precedente do Supremo Tribunal Federal:
[...] 7. Exige-se que o administrador cuide da higidez financeira da instituio financeira que, por sua vez, se encontra inserida no Sistema Financeiro Nacional, da a preocupao em coibir e proibir a gesto fraudulenta, pois do contrrio h srio risco de funcionamento de todo o sistema financeiro. Assim, o bem jurdico protegido pela norma contida no artigo 4., da Lei 7.492/86, tambm a sade financeira da instituio financeira.

www.acheiconcursos.com.br

Crimes contra o sistema financeiro: gesto fraudulenta e gesto temerria

A repercusso da runa de uma instituio financeira, de maneira negativa em relao s outras instituies, caracteriza o crime de perigo. (STF, HC 95515, Rel. Min. Ellen Gracie, 2.T., julgado em 30/09/2008, publicado em 24/10/2008)

Conceito de instituio financeira


A lei de crimes contra o sistema financeiro nacional definiu instituio financeira no seu artigo 1.:
Art. 1. Considera-se instituio financeira, para efeito desta lei, a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que tenha como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no, a captao, intermediao ou aplicao de recursos financeiros de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios.

Por sua vez, importante tambm analisarmos o pargrafo nico, que d os contornos de quais so as instituies financeiras por equiparao:
Pargrafo nico. Equipara-se instituio financeira: I - a pessoa jurdica que capte ou administre seguros, cmbio, consrcio, capitalizao ou qualquer tipo de poupana, ou recursos de terceiros; II - a pessoa natural que exera quaisquer das atividades referidas neste artigo, ainda que de forma eventual.

Sujeitos do delito
Sujeito ativo prprio
Como explica Juliano Breda (2002, p. 85), a gesto fraudulenta eminentemente um delito prprio, exigindo-se o domnio do fato por, no mnimo, uma das pessoas elencadas no artigo 25 da Lei 7.492/86, que assim dispe:
Art. 25. So penalmente responsveis, nos termos desta lei, o controlador e os administradores de instituio financeira, assim considerados os diretores, gerentes (Vetado).

Este tem sido o entendimento da jurisprudncia brasileira, como se v no seguinte precedente do Supremo Tribunal Federal:
[...] A gesto fraudulenta crime prprio cujo sujeito ativo poder ser todo aquele que tiver poderes para gerir a instituio financeira, conforme definido no artigo 25 da Lei 7.492, de 1986. O crime de gesto fraudulenta crime de mo prpria. No caso, o terceiro, estranho aos quadros da instituio financeira, responde pelo crime previsto no artigo 19 da Lei 7.492, de 1986. Precedente do Plenrio do STF (HC 93553/SP, Rel. Min. Marco Aurlio).

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

www.acheiconcursos.com.br

Crimes contra o sistema financeiro: gesto fraudulenta e gesto temerria

O que se v do precedente, que se o autor do fato no estiver compreendido no artigo 25 a conduta fraudulenta de particular na obteno de financiamento se subsume ao tipo penal do artigo 19 da mesma lei, que assim dispe:
Art. 19. Obter, mediante fraude, financiamento em instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.

Sujeito ativo por equiparao


Analisemos o 1. do artigo 25 da Lei em comento:
1. Equiparam-se aos administradores de instituio financeira (Vetado) o interventor, o liquidante ou o sndico.

A equiparao se fundamenta no princpio de que os deveres dos liquidantes, interventores e sndicos equiparam-se aos do administrador, sendo de extrema responsabilidade e importncia ao sistema financeiro (BREDA, 2002, p. 74). Assim, se suas gestes forem permeadas por fraudes, respondem, tambm, em conformidade com a norma do artigo 4., pelo delito de gesto fraudulenta.

Sujeito passivo
O sujeito passivo de um crime o titular do bem jurdico penalmente tutelado e ofendido com a conduta do sujeito ativo, no caso, o Estado enquanto principal gestor econmico por intermdio das autoridades de fiscalizao. Em segundo plano, os clientes ou investidores, titulares da poupana popular administradas pelas instituies financeiras (BREDA, 2002, p. 90).

Autoria e participao
O Cdigo Penal, em seu artigo 29, imputa a responsabilidade criminal a todos que, de forma consciente, concorrem para a realizao do crime. Nesse sentido, ser autor ou coautor do delito de gesto fraudulenta de instituio financeira todo agente com poderes de administrao que concorreu para a consecuo continuada das fraudes.

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

www.acheiconcursos.com.br

Crimes contra o sistema financeiro: gesto fraudulenta e gesto temerria

E ser partcipe aquele que concorre para o crime sem possuir as qualidades exigidas pelo tipo penal, desde que exista no concurso um agente com poderes de gesto (BREDA, 2002, p. 89). De todo modo, para a caracterizao da gesto fraudulenta ser necessrio individualizar a rea da instituio responsvel pelas prticas ilcitas, restringindo a incidncia da imputao queles que detinham o domnio especfico de gesto e comando das operaes bancrias ou financeiras antijurdicas, ou seja, os responsveis diretos pela prtica do ncleo do tipo, representado pelo verbo gerir (BREDA, 2002, p. 96).

Tipo objetivo
A censura penal dirigida aos agentes de mercado que controlam as instituies bancrias e financeiras com a execuo de fraudes relevantes no cotidiano das empresas. O carter abstrato da descrio tpica faz com que sejam subsumidas uma infinidade de prticas do mercado financeiro. (BREDA, 2002, p. 94-95).

Crime de perigo abstrato


O crime de gesto fraudulenta deve ser classificado como de perigo abstrato, principalmente pela inexistncia de descrio do perigo a ser criado. Isso no significa inexigir-se que a conduta seja apta a produzir o perigo ao sistema financeiro, instituio ou ao investigador. A potencialidade do perigo deve ser comprovada, no a sua ocorrncia concreta (BREDA, 2002, p. 58). Veja-se a jurisprudncia nesse sentido:
6. O tipo penal contido no artigo 4. , da Lei 7.492/86, consiste em crime de perigo, no sendo necessria a produo de resultado naturalstico em razo da gesto fraudulenta [...] 8. Em no se tratando de crime de dano, a figura tpica da gesto fraudulenta de instituio financeira no exige a efetiva leso ao Sistema Financeiro Nacional, sendo irrelevante se houve (ou no) repercusso concreta das operaes realizadas na estabilidade do Sistema Financeiro Nacional. [...] (STF, HC 95515, Rel. Min. Ellen Gracie, 2. T., julgado em 30/09/2008, publicado em 24/10/2008)

Crime habitual imprprio: gerir


Explica Bitencourt (2010, p. 39) que Gerir significa dirigir, administrar, gerenciar, exercer a gesto de instituio financeira.

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

www.acheiconcursos.com.br

Crimes contra o sistema financeiro: gesto fraudulenta e gesto temerria

Gerir, enfim, pressupe o comando decisrio no desenvolvimento do objeto social da instituio. A fraude consiste em um conjunto de prticas constantemente empregadas durante esse exerccio, aptas a iludir, enganar o sujeito passivo, lesionando ou pondo em risco o bem jurdico protegido (BREDA, 2002, p. 101). de se atentar para o fato de que o verbo gerir deve ser lido luz da prpria conceituao de instituio financeira oferecida pelo diploma no artigo 1., que define os atos essenciais ao sistema financeiro e Lei 7.492/86. O crime deve ser compreendido como habitual, de realizao comissiva ou omissiva, como inclusive indica a jurisprudncia brasileira: O crime do artigo 4., caput, da Lei 7.492/86 exige habitualidade, o que incompatvel com a continuidade delitiva. O abuso de confiana circunstncia inerente ao tipo. (TRF4, ACR 2000.70.07.001248-0, Oitava Turma, Rel. para Acrdo Luiz Fernando Wowk Penteado, D.E. 17/09/2009)

Elemento normativo do crime: fraude


H elemento normativo do tipo no crime em referncia que a fraude. Por fraude, deve-se entender o ardil, o meio iludente empregado para disfarar, dissimular determinada operao financeira, situao patrimonial ou estado de fato da instituio (BREDA, 2002, p. 105). H que se reparar no ponto o entendimento que o Supremo Tribunal Federal d ao tema:
[...] 9. A fraude, no mbito da compreenso do tipo penal previsto no artigo 4. , da Lei 7.492/86, compreende a ao realizada de m-f, com intuito de enganar, iludir, (...) produzindo resultado no amparado pelo ordenamento jurdico atravs de expedientes ardilosos. A gesto fraudulenta se configura pela ao do agente de praticar atos de direo, administrao ou gerncia, mediante o emprego de ardis e artifcios, com o ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA intuito de obter vantagem indevida. [...] (HC 95515, Rel. Min. Ellen Gracie, 2. T., julgado E CONTM APENAS UM 24/10/2008). DO CONTEDO ORIGINAL. em 30/09/2008, publicado em TRECHO

O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER Tipo subjetivo OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .

Quanto ao dolo exigido, toda doutrina sustenta ser bastante o dolo genrico, inexistindo qualquer outro elemento subjetivo. Por outro lado sustenta Breda (2002, p. 106) que
[...] dentro de uma abordagem sistemtica do ordenamento jurdico penal, pode-se afirmar que a fraude continuada em instituio financeira deve ser punida somente se for
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 5

www.acheiconcursos.com.br
CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E DE LAVAGEM DE DINHEIRO QUESTES DE CONCURSOS 01. (OAB, Cespe - Exame de Ordem - 2008) Acerca do crime de lavagem de dinheiro, previsto na Lei n 9.613/1998, assinale a opo incorreta. a) O crime d e lavagem d e dinhei ro p ressupe a e xistncia de uma co nduta antece dente, que no precisa se r, necessa riamente, crim inosa, mas q ue deve estar prevista n o rol exemplificativo da lei acima citada. b) Esse crim e constitui atividade compl exa, que env olve trs fa ses: a introd uo do din heiro ilcito no sistema fina nceiro, prom ovendo o distanciamento dos re cursos de sua ori gem; a transformao, quando, por meio de negcios, ocultada a procedncia dos recursos; e a integrao, quando os bens aparentemente regulares so incorporados ao sistema econmico. c) No p rocesso por crime de lavagem de dinheiro, no se aplica o disposto no art. 366 do Cdigo de Processo Pe nal, qu e e stabelece que o pro cesso e o curso do prazo p rescricional fiq uem suspensos caso o acusado, citado por edital, no comp area nem con stitua advog ado, situa o em qu e o processo deve seguir sua revelia. d) Esse crim e admite a o controlada, pela qual a ordem de pri so de pessoas ou da ap reenso ou sequestro d e bens, di reitos ou valo res pode r ser suspensa pel o juiz, ouvid o o Minist rio Pblico, quando a sua execuo imediata possa comprometer as investigaes. 02. (OAB-GO - Exame de Ordem - 2007) Assinale a opo correta com relao lavagem de capitais. a) Os efeitos da condenao incluem a perda, em favor da Unio, dos bens, direitos e valores objetos do crime. A lei, porm, no faz ressalva ao direito do lesado ou de terceiro de boa-f. b) O processo e o jul gamento d os crimes de lav agem de capital dep endem do processo e d o julgamento dos crimes antecedentes lavagem. c) No pro cesso po r cri me de lavagem de capita l, aplica-se o CPP no que tange su spenso do processo e do curso da prescrio, na hiptese do ru que no co nstituiu advogado e no foi encontrado para receber intimaes. d) Os crimes de lavagem de capital so insuscetveis de fian a e liberd ade provisria e, e m caso d e sentena condenatria, o juiz deve decidir fundamentadamente se o ru pode apelar em liberdade. 03. (TRF-4 Regio - Juiz Federal - 2008) Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I. O crime de lavagem de dinheiro pode ter como crime antecedente o trfico ilcito de entorpecentes, o terrorismo, crimes contra a Administrao Pblica e de sonegao fiscal. II. No se pune a lavagem de dinheiro sem a ocorrncia de crime antec edente taxativamente previsto em lei. III. A ocultao caracterizadora da lavagem de dinheiro d-se tambm pelo ostensivo gasto do produto do crime. IV. Como n orma mista, a lei definid ora do tipo p enal do crime de lavagem de dinheiro tem aplicao retroativa condicionada ao benefcio do agente. a) Est correta apenas a assertiva II. b) Est correta apenas a assertiva IV. c) Esto corretas apenas as assertivas I e III. d) Esto incorretas todas as assertivas. 04. (OAB-SP - Exame de Ordem - 2006) Crimes que constituem antecedentes do crime de lavagem de dinheiro: a) trfico ilcito de substncias entorpecentes ou drogas afins e contra o sistema financeiro nacional. b) contra o sistema financeiro nacional e contra o sistema tributrio. c) terrorismo e roubo. d) extorso mediante sequestro e roubo
30

www.acheiconcursos.com.br

05. (OAB-RJ - Exame de Ordem - 2007) A lavagem de dinheiro consiste na ocultao ou dissimulao da natu reza, origem, lo calizao, disposi o, mo vimentao ou propri edade de be ns, direito s ou valores que so provenientes, direta ou indiretamente, de diversos crimes arrolados no artigo 1 da Lei n 9.613/1998. Esses crimes no incluem a) trfico ilcito de substncias entorpecentes e terrorismo. b) contrabando e extorso mediante sequestro. c) corrupo e crime contra o Sistema Financeiro Nacional. d) quadrilha ou bando e crime contra a ordem tributria. 06. (OAB-RS - Exame de Ordem - 2007) De a cordo com a Lei n 9.613/1 998, que di spe sob re o s crimes de .lavagem. de dinheiro, no constitui delito antecedente indispensvel configurao do tipo a) roubo majorado. b) terrorismo e seu financiamento. c) trfico ilcito de substncias entorpecentes ou drogas afins. d) contrabando ou trfico de armas, munies ou material destinado a sua produo. 07. (OAB, Cespe - Exame de Ordem - 2006) conduta do agent e que oculta ou dissimul a natureza, origem, local izao, disp osio, movi mentao ou prop riedade de ben s proveni entes, direta ou indiretamente, do crime de terrorismo corresponde a crime a) de lavagem de dinheiro. b) contra o sistema financeiro. c) contra a administrao pblica. d) de responsabilidade fiscal. 08. (TJ-SC - Juiz - 2007) Os crimes ante cedentes constituem eleme ntos i ntegrativos d o crime de lavagem de dinheiro. So tipos penais antecedentes para fins de caracterizao, em tese, dos crimes previstos no artigo 1 da Lei n 9.613/98: I. Trfico de influncia, corrupo ativa e contrabando. II. Resistncia, desobedincia e desacato. III. Trfico de maquinismo para a produo de substncia entorpecente. IV. Atos de improbidade administrativa. V. Quadrilha ou bando. So corretas: a) As proposies I, II e V esto corretas. b) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. c) Somente as proposies I e III esto corretas. d) As proposies I, III e V esto corretas. e) As proposies I e II esto corretas. 09. (BACEN, FCC - Procurador - 2006) Conforme estabelece a Lei 9.613, de 3 de maro de 1998 (Lei de Lavagem de Dinheiro), a) os crimes disciplinados na Lei so insuscetveis de fiana e liberdade provisria. b) o pro cesso e o julgam ento dos crimes p revistos na Lei dep endem d o proce sso e julg amento do s crimes antecedentes e que servem para caracteriz-los. c) o processo e o julgam ento dos crimes previs tos na Lei s o sempre da comp etncia da Justi a Federal.

31

www.acheiconcursos.com.br
d) o p rocesso e o j ulgamento d os crimes previsto s n a Lei obedecero o p rocedimento especial d os crimes contra o sistema financeiro nacional estabelecido no Cdigo de Processo Penal. e) em caso de sentena condenatria, no se admitir apelao em liberdade. 10. (Polcia Civil - PB, Cespe - Agente - 2009) Acerca dos crimes de lavagem de capitais, assinale a opo incorreta. a) So objetos materiais do crime de lavagem: o bem, o direito ou o valor proveniente de crime. b) A lei exige a demonstrao da existncia da materialidade de um crime antecedente. c) Se gundo o STJ, a l ei privilegia a separao obrigatria das a es penais e a a utonomia do feit o referente lavagem de dinheiro, sob o argumento de que seria providncia indispensvel eficcia da legislao, j que, primei ro, o pro cedimento rel ativo infra o antece dente pode e star sujeito jurisdio d e outro pas e, segu ndo, necessrio que se re sguarde a persecuo crimi nal, ante a gravidade e a reiterao de delitos que desafiam o Estado. d) A p ena do crime de lavagem de dinheiro aumentada se esse crime cometido por intermdio de organizao criminosa. e) O delito de lavagem de dinheiro no punvel se isento de pena o autor do crime antecedente. 11. (Polcia Civil - RJ, NCE-UFRJ - Delegado - 2005) A o cultao de val ores p rovenientes de sua execuo representa a prtica de "lavagem de dinheiro" no seguinte crime: a) concusso; b) roubo; c) extorso; d) homicdio mediante paga; e) latrocnio. 12. (TRF-3 Regio, FCC - Analista Judicirio - 2007) Nos termos da Lei n 9.613, de 0 3 de maro de 1998, INCORRETO afirmar que a) so punveis os fatos nela previstos como crime, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime antecedente. b) os crimes nela disciplinados so insuscetveis de fiana e liberdade provisria. c) o p rocesso e julg amento do s cri mes n ela previstos o bedecem s di sposies re lativas a o procedimento comum dos crimes punidos com recluso, da competncia do juiz singular. d) o j uiz determinar a li berao do s bens, direito s e valores apreendidos ou se questrados q uando comprovada a licitude de sua origem. e) em caso de sentena condenatria, o ru no poder em nenhuma hiptese, apelar em liberdade.

GABARITO 01. A 11. A 02. D 12. E (...) 03. A 04. A ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA. 05. D O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTES DESTE ASSUNTO 06. A 07. A ESTO APENAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER 08. E OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br . 09. A 10. E

32

www.acheiconcursos.com.br
CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E DE LAVAGEM DE DINHEIRO QUESTES COMENTADAS DE CONCURSOS 01. (PF, Cespe - Delegado - 2002) Acerca do crime de lavagem de dinheiro, julgue o item a seguir em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) O depsito de cheques de terceiros recebidos pelo agente, como produto de concusso, em contascorrentes de pesso as ju rdicas s qu ais contava el e ter a cesso, basta para caracterizar a figura de lavagem d e capitais me diante o cultao da origem, da lo calizao e d a p ropriedade dos valo res respectivos. 02. (AGU, Cespe - Advogado - 2009) A respeito d e lavagem de dinhei ro e crim es contra o si stema financeiro nacional, julgue os seguintes itens em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) O processo e o j ulgamento d os crime s de lav agem de dinheiro ind ependem do processo e do julgamento dos crimes antecedentes, ainda que praticados em outro pas. b) Compete justia estadual o processo e o julgamento dos crimes de lavagem de dinheiro, ainda que o crime antecedente seja de competncia da j ustia federal, desde que no tenha sido praticado em detrimento de bens, servios ou intere sses da Unio, ou de sua s entidades autrquicas ou empresas pblicas. c) Nos crimes de lavagem de dinheiro, a pena no poder ser cumprida inicialmente em regime aberto, mesmo que haja colaborao espontnea do coautor ou partcipe com as autoridades, na prestao de esclarecimentos que conduzam apurao das infraes penais e de sua autoria. 03. (TRF-5 Regio, Cespe - Juiz Federal - 2007) A respeito dos crimes previstos na Lei de Lavagem de Capitais, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) Em caso de habitualidade criminosa ou de crime praticado por intermdio de organizao criminosa, sendo o crim e antecedente lavagem de ca pitais um crime contra o Sistema Financeiro Nacional, a pena ser aumentada de um a dois teros. b) Todos os crimes previstos n a mencionada lei so dolosos, admitindo-se, como ele mento su bjetivo do tipo, tanto o dolo direto como o dolo eventual, uma vez que a lei no aprese nta re stries ne sse sentido. c) A doutrina classifica os crimes de lavagem de capitais como crimes de mera conduta, bastando, para a consumao do crime, que o a utor pratique as condutas mencionadas nos tipos previstos na lei e m apreo. d) Considere a seguinte situao hipottica: Para ocultar a origem ilegal que no poderia justificar, um servidor pblico efetuou depsitos de cheques de tercei ros, rece bidos co mo pro duto de co ncusso, em conta s-correntes de pessoas jurdicas constitudas pa ra esse miste r, nas qu ais figurava com o s cio junta mente com sua esp osa, tendo livre acesso aos numerrios para posteriores investimentos. Nessa situao, o servidor pblico praticou, em tese, crime de lavagem de dinheiro. 04. (TRF-4 Regio - Juiz Federal - 2001) Assinalar a alternativa correta. A Lei n 9.613/98 prev a interdio de exerccio de funo pblica, como medida a ser aplicada pelo juiz, ao reconhecer procedncia de denncia por crime de l avagem de di nheiro ou o cultao de b ens, direitos ou valores. a) A lei apontada prev essa interdio como pena acessria, com durao igual ao dobro do tempo da pena privativa de liberdade imposta. b) A lei apon tada prev e ssa interdio como efeito da se ntena condenatria, com du rao igual ao dobro do tempo da pena privativa de liberdade imposta. c) A lei referida estabelece a medida de interdio como pena acessria pelo prazo correspondente ao da pen a imp osta, aind a q ue o se ntenciado obte nha prog resso para o regi me abe rto ou l ivramento condicional. d) A lei referida no estabelece a medida de interdio para dirigentes e gestores de pessoas jurdicas privadas.
33

www.acheiconcursos.com.br

05. (Polcia Civil - RJ, CEPERJ - Delegado - 2009) Em cada um dos itens a se guir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo cuja assertiva esteja incorreta. a) Gil son, co m animus necandi, efetuou quat ro tiros em di reo a Ge nilson. No enta nto, ace rtou apenas um d eles. Logo e m segui da, u m poli cial qu e passava p elo lo cal levo u Ge nilson a o ho spital, salvando-o d a mo rte. Nessa situao, o crime pratic ado p or Gilson foi te ntado, se ndo co rreto afirmar que houve adequao tpica mediata. b) David, co m animus laedendi, desferiu du as fa cadas na m o de Gerso n, que, em con sequncia, passou a te r debilid ade permanente do mem bro. Ne ssa situao, David praticou crime de le so corporal de natureza grave, classificado como crime instantneo. c) Mo rgado, funcion rio pblico, cu mprindo or dem no ma nifestamente ilegal de seu sup erior hierrquico, aca bou por praticar cri me contra a administrao pblica. Ne ssa situ ao, apena s o superior hierrquico de Morgado ser punvel. d) Quatro indivduos compunham um grupo de extermnio procurado havia tempo pela polcia. Em certo momento, um dos integrantes do grupo dirigiu-se polcia e, v oluntariamente, forneceu informaes e provas que possibilitaram a pri so do grupo. Nessa situao, de acordo com a Lei dos Crimes Hediondos, o associado q ue denunciar autori dade o band o ou quad rilha dever se r den unciado e processado, mas dever ficar isento de pena, ao ser sentenciado. e) Wagner, funcionrio pblico, no p erodo de a gosto de 199 9 a novemb ro de 1999, pa ra dissimular a origem, a movimentao, a propriedade e a utiliza o de valores recebi dos em cheques provenientes de co ncusso, converte u-os em at ivos lcitos por meio de depsito em conta-corrente d a empresa Acessrios Veicul ares Ltd a., da qual era sci o-cotista, dand o a aparn cia de que o s n umerrios depositados eram oriundos de atividade normal da empresa, a fim de aplic-los no mercado financeiro. Nessa situao, Wagner responder pelo crime de lavagem de dinheiro. 06. (Polcia Civil - SC, ACAFE - Delegado - 2008) "Tcio" ocultou bens e valores provenientes de uma srie de vultosos estelionatos que ele sozinho praticara e os converteu em ativos lcitos. Esta conduta, isoladamente: a) Co nfigura crime de "l avagem" de bens e valores (L ei n 9.613/98), visto que suficiente pa ra configurao deste delito que haja leso ao sistema financeiro nacional. b) Configura crime de "lavagem" de bens e valores (Lei n 9.613/98), pois o rol constante do referido tipo penal meramente exemplificativo. c) Configura modalidade especial de receptao de bens e valores - Cdigo Penal. d) No configura crime de "lavagem" de bens e valo res (Lei n 9.613/98), pois o crime d e estelionato no est relacionado no referido tipo penal entre os crimes antecedentes lavagem. (Polcia Civil - PB, Cespe - Delegado - 2009) 07. Con siderando a l egislao a cerca do s crimes contra o mei o am biente, crimes contra a ordem tributria, cri mes contra o Sistema Fin anceiro Nacional (SF N) e o Cdi go El eitoral, a ssinale a op o correta. a) Ca so u m indivduo tenh a a guarda d omstica de espcie silve stre n o con siderada am eaada d e extino, que anteriormente apanhara, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, o juiz, con siderando as circunstncias, poder deixar de apli car a pena rel ativa ao cri me contra o meio ambiente praticado por esse indivduo. b) Nos crimes contra a ordem tributria, a delao premiada no prevista como causa de reduo da pena. c) Os crimes contra o SFN so de competncia da Justia Estadual, desde que no haja comprovao de prejuzo a bens da Unio. d) Nenhuma autoridade pode, desde 5 dias a ntes e at 48 ho ras depois do e ncerramento da eleio, prender o u d eter q ualquer eleitor, ainda qu e em virtude de se ntena criminal con denatria por crime inafianvel. e) Em ca so de crime eleitoral praticado por meio de imprensa, aplica-se a L ei de Impren sa e, no, o Cdigo Eleitoral, por fora do princpio da especialidade.

34

www.acheiconcursos.com.br
08. Assinale a opo correta com base na legislao sobre os crimes de lavagem de dinheiro. a) O processo e o jul gamento d os crimes de lavagem de di nheiro dep endem do processo e do julgamento dos crimes antecedentes, a menos que praticados em outro pas. b) Compete justi a e stadual processar e jul gar os crimes de lavagem d e dinh eiro, se o crime antecedente for de competncia da justia federal. c) Os crimes de lavagem de dinheiro so insuscetveis de anistia, graa e fian a, no podendo o ru apelar em liberdade. d) A tentativa punida com a mesma pena do crime consumado. e) No caso de delao premiada prevista n a lei, presentes os re quisitos, a pena deve ser reduzida de um a doi s te ros e comea a ser cum prida em regi me abe rto, p odendo o jui z deixa r de aplic-la o u substitu-la por pena restritiva de direitos. 09. (Polcia Civil - RR, Cespe - Delegado - 2003) A respeito d os crime s co ntra a ord em tributria, julgue o item subsequente em (C) CERTO ou (E) ERRADO. a) O age nte que di ssimula a nature za e a orige m da propriedade de valore s provenientes diretamente do crime de furto, convertendo-os em ativos lcitos, comete o crime de lavagem de dinheiro. 10. (MP-RS - Promotor - 2009) Assinale a alternativa correta. a) So aspectos inerentes aos crimes de lavagem de c apitais (Lei n 9.6 13/98): ad mitem a tentativa; no pu nem a forma culposa; o sujeito ativo pode ser qualquer pe ssoa, n o se exigi ndo qualid ade especial. b) A l ei q ue define o s crimes re sultantes de preconceito d e raa ou de cor (Lei n 7. 716/89), po r coerncia e simetria com o ttulo do respectivo di ploma legal, prev punio apenas para as condutas que traduzam discriminao por conta justamente da raa ou da cor da pele. c) Nos term os da Lei n 11.34 3/2006 (Crim es de droga s), o j uiz, o bjetivando avali ar se a drog a apreendida d estina-se ao con sumo p essoal o u tr fico, atenta r para a nat ureza e q uantidade d a substncia a preendida, alm dos a ntecedentes do agente, porm, no po der sopesar, em seu desfavor, as suas circunstncias sociais e pessoais, sob pena do emprego de subjetivismo. d) O crime de genoc dio, nos termos da Lei n 8.072/90 (Crimes hediondos), s poder s er rotulado hediondo quando consumado. e) Em se tratando de crimes de agentes polticos municipais (Decreto-Lei n 201/67), a punio, a ttulo de culpa, ocorre, expressamente, sob a modalidade de negligncia. 11. (Polcia Civil - SC - Delegado - 2001) Assinale a alternativa CORRETA. a) O de psito de val ores oriundos d e crimes cont ra a Admini strao Pbli ca realizado em "parasos fiscais" matria da Lei n 9.613, de 03 de maro de 1998 - "Lei de lavagem de dinheiro". b) Os detentores de cargos pblicos no se sujeit am "Lei d e lavagem d e d inheiro", pois gozam de imunidade funcional. c) Sendo algum preso em flagrante delito por portar arma de fogo de porte restrito ou proibido, poder ser solto me diante fiana, em conformidade com a Lei n 9.437, de 20 de fev ereiro de 1997, e com o Cdigo de Processo Penal. d) O SINARM - Si stema Nacional de Armas foi in stitudo no mbito da P olcia Federal e das Polcias Civis, sendo coordenado pelo Ministrio da Justia. 12. (MP-AP, FCC - Promotor - 2006) Quanto a L ei n 9.6 13/98, conhecida como L ei de Lavagem de Dinheiro, n o ob stante o contid o no seu art. 1 q ue se trata de texto fechado (numerus clausus), podemos afirmar que: a) Para caracterizar o crime de lavagem de dinheiro, no importa o crime antecedente. b) Admite-se, excepcionalmente, a modalidade culposa. c) Qu aisquer crime s ou contravenes devem ser averiguados no contexto da Lei de lavagem de Dinheiro. d) Necessita de crime antecedente para sua caracterizao.
35

www.acheiconcursos.com.br

13. (MP-GO - Promotor - 2004) Dentre as proposies abaixo: I - A perda d e cargo, funo pbli ca ou mandato eletivo, quando cominada pena privativa de liberdade por tempo superior a quat ro (4) a nos, efeito automtico da conde nao, prescindindo de de clarao motivada na sentena. II - Nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica, a perda de cargo, funo pbli ca ou m andato eletivo po de ser aplicada quando a pe na privativa de liberdade for fixada em tempo igual ou superior a seis (6) meses. III - Constitui efeito da condenao a perda em favo r da Unio, ressalvado o direito do lesado ou do terceiro de b oa-f, d o pro duto do crime ou d e qu alquer bem ou valor qu e constitua p roveito auferid o pelo agente com a prtica do fato criminoso. IV - Con soante a l egislao pe nal em vigor, considera-se efe ito da condenao a in capacidade provisria (por at um ano) ou definitiva para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado. V - No s crimes de "lavagem" ou o cultao de bens, direitos e valore s, alm dos previstos no Cdigo Penal, constitui efeito da condenao a interdio de exerccio de cargo ou funo pblica de qualquer natureza e de diretor, de membro de conselho de administrao ou de ge rncia de pe ssoas jurdicas previstas na Lei n 9.613/1998, pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada. a) as alternativas I, II e IV so falsas; b) as alternativas II, III e IV so verdadeiras; c) as alternativas I, III e IV so falsas; d) todas as alternativas so verdadeiras. 14. (MP-RS - Promotor - 2002) Assinale a opo incorreta: a) O COAF - Con selho de Controle de Atividade Financeira - tem como finalidade receber, examinar e identificar as ocorrncias suspeitas de atividades ilcitas previstas na lei que dispe sobre os crimes de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores. b) A lei que dispe sobre os crime de lavagem de di nheiro contempla o instituto da delao premiada, permitindo o juiz reduzir a pena, deixar de aplic-la ou substitu-la por pena restritiva de direitos. c) O objeto jurdico no crime de lavagem de dinheiro garantir a estabilidade econmica e a sade do sistema financeiro. d) A lavage m de dinhei ro um pro cedimento criminoso com posto po r u ma plurali dade de atos, direcionados converso de valores e ben s ilcitos em ca pitais l citos e ple namente di sponveis ao s seus titulares. e) A L ei d e Lavagem de Dinheiro elen ca nos in cisos d o a rtigo p rimeiro um a l ista fe chada, numerus clausus, de delitos precedentes para sua conformao, entre eles: a sonegao fiscal e a receptao.

GABARITO e COMENTRIOS 01. CERTO A con cusso est ele ncada no a rt. 1 da Lei n 9. 613/98 como crime antecedente d a la vagem de dinheiro. (...) 02.

ESTO APENAS NA nesta hi ptese, a comp etncia ser da Justia Federal, b) ERRADO. Errada, pois,APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER nos exatos termos do art. 2, EM http://www.acheiconcursos.com.br . OBTER III, da Lei n 9.613/98.

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA. a) CERTO. Certa a assertiva, dada a autonomia do crime de lavagem de dinheiro com relao ao crime que lhe antecedente, nos termos do art. 2, II, da lei em estudo. O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTES DESTE ASSUNTO

c) ERRADO. Errado, pois, na hiptese de delao premiada, o agente poder ter a sua pena privativa de liberdade diminuda de um a dois tero s, comeando a ser cumprida em regime aberto, nos termos
36

Anda mungkin juga menyukai