Anda di halaman 1dari 5

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE DIREITO

CINCIA POLTICA Estuda os fundamentos tericos da formao do Estado moderno: a justificativa racional da soberania, as teorias contratualistas, o constitucionalismo, formas dominao, poder e autoridade. A histria da formao do Estado moderno. A formao do Estado brasileiro e o conceito de neopatrimonialismo. Formas e Sistemas de Governo. As grandes mudanas polticas e econmicas na sociedade contempornea. A globalizao e a crise do Estado Moderno. COMUNICAO E EXPRESSO A leitura como vnculo leitor/texto, atravs da subjetividade contextual, de atividades de retextualizao e de integrao com estudos lexicais e gramaticais inerentes s temticas culturais da lngua portuguesa. FILOSOFIA DO DIREITO Estabelecer os pressupostos bsicos da Filosofia enquanto cincia, sua necessidade e sua conexo com o Direito. INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA Estudo da lgica, dos processos lgicos e as regras da lgica. Estudo da metodologia para a compreenso da pesquisa cientfica, a estrutura bsica do conhecimento humano e a elaborao de um projeto de pesquisa. Conhecer e entender os recursos e ferramentas dos ambientes virtuais, para aplicao em pesquisa na Internet e domnio de tecnologias de comunicao e da informao. TEORIA DO DIREITO I Estudar a teoria da norma jurdica; Estabelecer o Direito como Cincia e seu carter fenmeno; Verificar os pressupostos da teoria do ordenamento jurdico e as condies de interpretao do Direito. DIREITO CIVIL I PARTE GERAL Construo do conhecimento do sistema do Direito Privado e articulao normativa entre Cdigo Civil e demais fontes do Direito. A disciplina objetiva apresentar os princpios e valores fundantes do sistema do Direito Privado, tendo a dignidade da pessoa como valor fonte, bem como as diretrizes da eticidade, socialidade e operabilidade, permitindo a interao entre o Direito e o contexto cultural, econmico e social. DIREITO CONSTITUCIONAL I Anlise dos conceitos e das funes da Constituio. Estudo da interpretao e aplicao dos princpios fundamentais, dos direitos e garantias fundamentais. Identificao das caractersticas basilares da organizao do Estado Brasileiro. INTRODUO ECONOMIA Conceitos fundamentais da Economia. Evoluo histrica das cincias econmicas. Introduo s anlises micro e macroeconmica. Noes de economia monetria. Funes econmicas do setor pblico. Relaes econmicas internacionais. Aspectos do

desenvolvimento econmico. SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE Estuda os fundamentos tericos, filosficos e conceituais das Cincias Sociais (Antropologia, Cincia Poltica e Sociologia), bem como sua aplicabilidade como recurso analtico ao contexto nacional e internacional para a compreenso dos fenmenos sociais, polticos e culturais das sociedades contemporneas, em especial da sociedade brasileira. TEORIA DO DIREITO II Fundamentao Histrica do Direito; Conexo entre Direito e Sociedade; Antropologia do Direito. CULTURA RELIGIOSA O fenmeno religioso, sua importncia e implicaes na formao do ser humano e da sociedade. As principais religies universais: histria e cultura. O cenrio religioso brasileiro: principais correntes, movimentos e tendncias. Religio e interdisciplinaridade: aspectos antropolgicos, sociais, filosficos, psicolgicos. Reflexo crtica dos valores humanos, sociais, ticos e espirituais. Perspectiva global da viso crist de ser humano e de mundo. DIREITO CIVIL II OBRIGAES Estudo das relaes de carter patrimonial e transitrio que se estabelecem entre os indivduos de uma comunidade, produzindo efeitos no mundo jurdico. DIREITO CONSTITUCIONAL II Estudo da organizao dos Poderes Pblicos, das funes essenciais justia e dos instrumentos de defesa do Estado e das instituies democrticas. Interpretao dos princpios constitucionais da tributao e das finanas pblicas, bem como da interveno do Estado na atividade econmica e na ordem social. DIREITO INTERNACIONAL Abordagem dos fundamentos do Direito Internacional, pblico e privado, suas fontes, sujeitos e objeto, bem como sua relao com o direito interno e as formas de soluo de controvrsia. DIREITO PENAL I Introduo crtica ao Direito Penal Brasileiro, tendo como dispositivo de anlise a interpretao da lei penal diante das garantias fundamentais preconizadas na Constituio Federal. DIREITO ADMINISTRATIVO I Estudar o conjunto de princpios e regras e as decises judiciais que regem e orientam a atuao da Administrao Pblica no Brasil, bem como sua relao jurdica com os Administrados. DIREITO CIVIL III - RESPONSABILIDADE CIVIL Estudo da responsabilidade civil a partir de sua perspectiva histrica, seus fundamentos dogmticos e o direito a indenizao como direito fundamental.

DIREITO EMPRESARIAL I Estudo da definio conceitual de empresa, empresrio e tipos societrios, bem como dos contratos empresariais e dos direitos de propriedade industrial. DIREITO PENAL II O estudo - relacionado com as garantias e os direitos fundamentais de um arcabouo estrutural dos Direitos Humanos - sobre a Teoria Geral do crime (tipicidade ilicitudeculpabilidade), bem como suas causas de excluso. TEORIA GERAL DO PROCESSO Estudo do direito processual como cincia, suas caractersticas e fontes. Compreenso do fenmeno jurisdicional, do processo como construo do direito do caso concreto, da ao como agir jurisdicional para a composio do conflito, e da participao da cidadania na prestao jurisdicional. DIREITO ADMINISTRATIVO II Licitao e Contrato Administrativo; Domnio Pblico; Interveno na Propriedade e a Atuao no Domnio Econmico; Responsabilidade Civil da Administrao e o Processo Administrativo. DIREITO CIVIL IV CONTRATOS Estudo da teoria geral dos contratos, dos contratos em espcie, da liberdade contratual e da funo social dos contratos. DIREITO EMPRESARIAL II Estudo da teoria geral dos ttulos de crdito, formas de cobrana e efeitos da sua emisso, bem como a abordagem da empresa em crise, especialmente no tocante recuperao judicial, recuperao extrajudicial e a falncia. DIREITO PENAL III O estudo, frente ao arcabouo estrutural dos Direitos Humanos, da resposta penal ao autor da conduta punvel, compreendendo o exame das teorias da pena, dos tipos de penas e sua aplicao, das medidas de segurana, da execuo penal e seus incidentes, alm das causas extintivas da punibilidade. DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Estudo da relao processual a partir de sua pluralizao subjetiva atravs dos institutos de interveno de terceiros e de seu desenvolvimento no tempo e no espao. Anlise e crtica da distino entre processo e procedimento e o desdobramento entre as formas de cognio plenria e sumria. DIREITO CIVIL V - FAMLIA Estudo do Direito de Famlia, seus efeitos pessoais e patrimoniais a partir da perspectiva da evoluo social, afetiva e econmica. DIREITO DO TRABALHO I Constituio, evoluo e estrutura do direito do trabalho. Formao, execuo, alterao, suspenso e interrupo do contrato individual de trabalho.

DIREITO PENAL IV Estudo acerca da Parte Especial do Cdigo Penal desde os ngulos dogmtico, criminolgico e poltico-criminal. DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Estudo do processo de conhecimento, com avaliao dogmtica e crtica de suas fases intermediria de julgamento conforme o estado do processo e probatria. Anlise do sistema probatrio processual civil e estudo da sentena como prestao jurisdicional e do instituto da coisa julgada enquanto garantia constitucional. Discusso sobre o sistema dos Juizados Especiais Cveis e, no mbito das revises jurisdicionais, da ao rescisria. DIREITO PROCESSUAL PENAL I Estudo da Teoria Geral do Direito Processual Penal, tendo em vista ademais a Investigao Preliminar, a Ao Penal, a Jurisdio e suas delimitaes de competncia, bem como as conseqentes Questes Incidentais no processo penal. COMPORTAMENTO HUMANO O estudo das organizaes, seu comportamento aparente e subjacente, a cultura organizacional e o comportamento humano manifesto nos relacionamentos interpessoais, motivao e personalidade, uso do poder e liderana, Planejamento, Perfil do empreendedor e competncias valorizadas no mercado de trabalho. DIREITO CIVIL VI SUCESSES Estudo da destinao do patrimnio da pessoa natural em razo do fato morte, dos efeitos da sucesso legtima e testamentria. DIREITO DO TRABALHO II Contraprestao do trabalho prestado. Extino do contrato individual de trabalho. Direito coletivo e relaes coletivas de trabalho. DIREITO PROCESSUAL CIVIL III Estudo do sistema recursal cvel, a partir de uma teoria geral de recursos, inspirada pela efetividade e tempestividade do processo, harmonizada com as garantias da ampla defesa e do contraditrio. Anlise dos recursos cveis em espcie, sob uma abordagem dogmtica. DIREITO PROCESSUAL PENAL II A abordagem acerca da Teoria Geral das Provas Processuais Penais, dos Procedimentos em matria penal, da Sentena Penal, bem como das Prises. ESTGIO SUPERVISIONADO I CIVIL Realizao de atividades prticas, reais e simuladas, proporcionando ao aluno conhecer e exercitar as funes dos diversos operadores jurdicos na cvel. DIREITO CIVIL VII COISAS As relaes jurdicas reais, estudo da posse, propriedade e sua funo social a partir da perspectiva constitucional.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV Estudo da jurisdio executiva como uma das formas de prestao jurisdicional efetiva e tempestiva, com nfase no conhecimento dos fundamentos tericos da execuo e desenvolvimento da dogmtica no procedimento de cumprimento de sentena e no processo de execuo de ttulos extrajudicias. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO I Conceito; princpios; formas de solues dos conflitos laborais; organizao e competncia da justia do trabalho. Dissdio individual: petio inicial; resposta do ru; audincia; produo de prova; sentena e coisa julgada. DIREITO PROCESSUAL PENAL III Abordagem temtica sobre os Vcios Processuais Penais, os Recursos e Aes Autnomas de Impugnao em matria penal, bem como os meios de impugnao em Execuo penal. ESTGIO SUPERVISIONADO II CIVIL Realizao de atividades prticas, reais e simuladas, proporcionando ao acadmico conhecer e exercitar a elaborao de recursos cveis. TRABALHO DE CURSO EM DIREITO I Abordagem da metodologia da pesquisa cientfica aplicada ao Direito, especialmente no tocante ao projeto de monografia jurdica e seus pressupostos. DIREITO PROCESSUAL CIVIL V Estudo da jurisdio de urgncia pelos seus principais mecanismos, o instituto da antecipao de tutela e o processo cautelar, bem como de procedimentos especiais de jurisdio contenciosa, com foco no devido processo legal e na prestao jurisdicional efetiva e tempestiva. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II Dissdio individual: Recursos e execuo. Procedimentos especiais: ao rescisria; mandado de segurana; consignao em pagamento; inqurito para apurao de falta grave. Medidas cautelares: pressupostos: competncia; liminar; procedimento; sentena; recursos. Dissdio coletivo: instaurao; resposta do demandado; reconveno; instruo; sentena; recursos; reviso; ao de cumprimento. DIREITO TRIBUTRIO I Estudar o sistema tributrio nacional e sua estrutura, contextualizado no mbito dos direitos fundamentais do contribuinte, frente esfera federal, estadual e municipal. PSICOLOGIA JURDICA O estudo da Psicologia Jurdica enquanto rea de conexo entre o direito e a psicologia, bem como a identificao de seus principais institutos.

Anda mungkin juga menyukai