Anda di halaman 1dari 5

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_11

Titulo do Procedimento:

VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS


Data de Aprovao: Verso: Autor: Aprovao:

11/05/2009

00

Elves Pinheiro, Natalia Canova e Gilmar Bertoloti

Gilmar Bertoloti

Observaes:

Atualizado em: 11/05/2009

Ttulo:

VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS


Cdigo: Emisso: Proponente:

PO_QSM_11 11/05/2009

Reviso N: Pgina N:

00 Pgina 2 de 5 Gilmar Bertoloti

Elves Pinheiro, Natlia Canova, Gilmar Bertoloti. I. INTRODUO

Aprovao:

O presente procedimento operacional foi elaborado em funo dos riscos a que esto sujeitos os colaboradores das atividades operacionais florestais e industriais da AMATA S.A. ao longo do trajeto de ida e volta s frentes de trabalho. Assim, torna-se imprescindvel implementar e padronizar um sistema de vistorias peridicas nos equipamentos e veculos prprios e de terceiros, identificando oportunidades de melhorias e definindo aes prticas para a soluo de eventuais problemas.

OBJETIVO Este Procedimento Operacional visa: Definir indicadores de desempenho e um padro de itens a serem avaliado em forma de um check list a ser utilizado como ferramenta de avaliao por gestores da AMATA e de EPS nas frentes operacionais para avaliar as condies existentes em equipamentos e veculos que transportam colaboradores; Padronizar procedimentos dos gestores para a aplicao de conceitos de segurana no transporte de colaboradores; Direcionar as EPS quanto aos procedimentos de vistoria de equipamentos e veculos a serem seguidos nas reas operacionais da AMATA.

II. DEFINIES CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes. SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes. EPS Empresa Prestadora de Servios CHECK LIST lista de indicadores a serem observados por gestores na anlise das condies dos equipamentos e veculos. GESTOR: profissional com cargo de chefia, quem comanda equipes ou faz gesto de contratos de prestao de servios. CNH - Carteira Nacional de Habilitao DNER Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Ttulo:

VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS


Cdigo: Emisso: Proponente:

PO_QSM_11 11/05/2009

Reviso N: Pgina N:

00 Pgina 3 de 5 Gilmar Bertoloti

Elves Pinheiro, Natlia Canova, Gilmar Bertoloti. III. INDICADORES DE DESEMPENHO

Aprovao:

No ANEXO I, foi definido um check list contendo indicadores de desempenho para auxiliar os gestores e mecnicos da AMATA e de EPSs na vistoria peridica sobre as condies existentes nos equipamentos e veculos, tanto coletivos (nibus), como individuais (veculos leves) que transportam colaboradores. A vistoria, quando possvel, dever ter o apoio de mecnico ou profissional especializado em mecnica e eltrica automotiva. Na avaliao de cada indicador, o gestor dever observar no mnimo as seguintes condies: 1. Motor: verificar, com apoio de mecnico e do motorista, se a potencia do motor compatvel com o esforo requerido dentro e fora das fazendas, a idade mdia do equipamento, alm do seu estado de conservao. Verificar o nvel de leo do crter e a data prevista para sua troca. 2. Sistema de Freios: avaliar a eficincia do freio do pedal e de mo com o equipamento em movimento e parado, bem como o nvel de leo no compartimento junto ao motor e da 3. Embreagem: avaliar folgas e rudos com o equipamento em movimento e parado. 4. Direo: avaliar as folgas existentes no volante, tanto com o equipamento em movimento com parado. 5. Espelhos retrovisores: avaliar se esto bem posicionados para facilitar a visibilidade por parte do motorista, alm das condies de conservao. 6. Vidros: avaliar se esto todos em perfeita ordem, inclusive o deslizamento das janelas e a vedao das borrachas. importante checar tambm os limpadores de pra-brisas, especialmente o ressecamento das borrachas. 7. Bancos: avaliar se esto bem fixados na carroceria, pintura, limpeza, conservao do revestimento e conforto proporcionado pelo estofamento (espuma) das poltronas. 8. Rodas e Pneus: avaliar estado de conservao, inclusive do estepe. Verificar a posio e o sistema de fixao do estepe, que no deve estar solto dentro do veculo. 9. Luzes e Lanternas: verificar se esto todas funcionando corretamente. 10. Buzina: verificar se est funcionando.

Ttulo:

VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS


Cdigo: Emisso: Proponente:

PO_QSM_11 11/05/2009

Reviso N: Pgina N:

00 Pgina 4 de 5 Gilmar Bertoloti

Elves Pinheiro, Natlia Canova, Gilmar Bertoloti.

Aprovao:

11. Lataria: avaliar o estado de conservao e pintura. 12. Limpeza e Organizao: verificar se o equipamento limpo e lavado periodicamente, principalmente em seu interior. 13. Bagageiro: verificar se ele existe, est organizado e limpo. 14. Motorista: avaliar se o mesmo possui CNH Carteira Nacional de Habilitao e se o nvel compatvel com o tipo de veculo e equipamento que mesmo conduz, bem como a data de validade. Avaliar o asseio e limpeza do motorista (roupa, barba/cabelo) e o interesse em servir bem os usurios. III: NOTAS IMPORTANTES: 1. CAMIONETE: somente permitido o transporte de colaboradores na carroceria de camionete se esse tipo de compartimento estiver de acordo com os padres estabelecidos pelo DNER, especialmente em relao s exigncias tcnicas sobre a capota metlica, padro dos bancos, nmero mximo de pessoas a serem transportadas por m2, etc. 2. USO DO BAGAGEIRO: terminantemente proibido o transporte de combustvel, ferramentas, caixas com refeies, insumos, materiais em geral no mesmo compartimento dos colaboradores. Tais itens devem ser transportados nos bagageiros. IV. PERIODICIDADE: a vistoria dever ser realizada pelo menos uma vez por ms. V. RESPONSABILIDADE: Gestores da AMATA e de EPSs.

Ttulo:

VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS


Cdigo: Emisso: Proponente:

PO_QSM_11 11/05/2009

Reviso N: Pgina N:

00 Pgina 5 de 5 Gilmar Bertoloti

Elves Pinheiro, Natlia Canova, Gilmar Bertoloti.

Aprovao:

ANEXO I: CHECK LIST COM OS INDICADORES E AES PROPOSTAS.


CHECK LIST PARA A VISTORIA DE EQUIPAMENTOS E VECULOS Placa/Cdigo: Marca/Modelo/ano: Item Avaliado 1. Motor 2. Sistema de Freios 3. Embreagem 4. Direo 5. Espelhos Retrovisores 6. Vidros 7. Bancos 8. Rodas e Pneus 9. Luzes e Lanternas 10. Buzina 11. Lataria 12. Limpeza Geral 13. Bagageiros 14. Motorista 15. Parecer Geral Comentrios Gerais: Nota (0 a 10) Motor Motorista: Avaliadores: CNH:

Oportunidades e Aes propostas

Assinatura Gestor Amata SGO - COR - 001

Assinatura Gestor EPS - Braflor

Assinatura Motorista

Anda mungkin juga menyukai