Anda di halaman 1dari 7

U

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. TRFICO DE DROGAS. A MEDIDA CAUTELAR DA PRISO PREVENTIVA OCUPA O LTIMO PATAMAR DAS CAUTELARES, SOMENTE DECRETVEL QUANDO NO FOREM SUFICIENTES E ADEQUADAS AS CAUTELARES DIVERSAS. APLICADOS OS ARTIGOS 282, I E II E 319 I, IV E V, DO CPP. 1. Com o advento da Lei 12.403/2011, a priso preventiva a ltima cautelar a ser aplicada. Antes dela, devem ser verificadas a necessidade e a adequao das medidas alternativas priso preventiva. Portanto, a priso preventiva ocupa o ltimo patamar da cautelaridade, na perspectiva de sua excepcionalidade, cabvel quando no incidirem outras medidas cautelares (art. 319 do CPP). O artigo 282, 6 claro: a priso preventiva ser aplicada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar. No se decreta a priso preventiva para depois buscar alternativas. Aps, verificado que no o caso de manter o sujeito em liberdade sem nenhuma restrio (primeira opo), h que ser averiguada a adequao e necessidade das medidas cautelares alternativas ao recolhimento ao crcere (segunda opo). Somente quando nenhuma dessas for vivel ao caso concreto que resta a possibilidade de decretao da priso processual (terceira opo). 2. No caso concreto, a cautelaridade est satisfeita com a aplicao das medidas previstas no artigo 319, I, IV e V, do Cdigo de Processo Penal. RECURSO DESPROVIDO.

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO N 70049184237 MINISTERIO PUBLICO ODAIR JOSE DA SILVA

TERCEIRA CMARA CRIMINAL COMARCA DE CAXIAS DO SUL RECORRENTE RECORRIDO

ACRDO
1

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME

Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Terceira Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, em negar provimento ao recurso em sentido estrito. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio (Presidente), os eminentes Senhores DESA. CATARINA RITA KRIEGER MARTINS E DES. FRANCESCO CONTI. Porto Alegre, 28 de junho de 2012.

DES. NEREU JOS GIACOMOLLI, Relator.

RELATRIO
DES. NEREU JOS GIACOMOLLI (RELATOR) Trata-se de recurso em sentido estrito oferecido pelo Ministrio Pblico contra deciso que concedeu ao acusado a liberdade provisria. Em razes de recurso, sustentou o Ministrio Pblico a necessidade de priso para garantia da ordem pblica. Afirmou ter sido apreendida droga com o imputado. Postulou o decreto de priso do ru. Vieram as contrarrazes e a deciso foi mantida. Nesta Corte, foi oferecido parecer. o relatrio.

VOTOS
DES. NEREU JOS GIACOMOLLI (RELATOR) Eminentes Colegas: 2

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME

A irresignao recursal diz respeito necessidade de priso para a garantia da ordem pblica. Essa a deciso recorrida:
Vistos. Trata-se de pedido de liberdade provisria formulado pela defesa pblica em favor do flagrado. Segundo afirma, no esto presentes os requisitos da priso preventiva, que em nosso sistema uma exceo e configura uma execuo antecipada da pena a ser eventualmente imposta. Postula, ainda a aplicao de alguma das medidas cautelares diversas da priso. Ocorre que h priso preventiva decretada pela juza em regime de planto judicirio e tais circunstncias certamente foram levadas em conta por ocasio da anlise da priso em flagrante. De outro lado, embora se verifique a ocorrncia do fumus comissi delicti, uma vez que houve priso pelos policiais, entendo que no esto presentes os requisitos necessrios para que o flagrado seja mantido preso. Isso porque a priso preventiva em nosso sistema cada vez mais uma exceo, que deve estar suficientemente fundamentada para ser decretada. Para que o indivduo permanea preso deve haver justificativa plausvel. Gravidade do delito no suficiente para tal, pois a priso cautelar seria adiantamento de pena. Contudo, no h como se afastar do fato narrado no expediente, no qual h notcia de trfico de drogas, embora a quantidade da droga apreendida no seja expressiva. Assim, a soluo mais adequada a aplicao de medida alternativa diversa da priso, exigindo-se do investigado uma contra-cautela. Ante tais fundamentos, com fulcro nos artigo 319, incisos I, IV e V, todos do Cdigo de Processo Penal e com redao dada pela Lei n. 12.403/2011, concedo ao acusado ALCIDES RODRIGO FERREIRA o benefcio da liberdade provisria, mediante compromisso de comparecimento a todos os atos do processo, e ainda medida cautelar diversa da priso, consistente em: a) comparecimento mensal em juzo, para informar endereo e justificar atividades; b) proibio de ausentar-se da Comarca por perodo superior a 15 dias sem comunicao ao juzo, at o julgamento de futura ao penal que vier a ser promovida pelo Ministrio Pblico, c) recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga; tudo sob pena de decretao da priso preventiva. Expea-se o alvar de soltura se por outro no estiver preso, sendo que o investigado deve ficar ciente das condies ora impostas. Intimem-se.

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME Comunique-se autoridade policial. Depois, aguarde-se a remessa do inqurito policial, no prazo legal, com posterior vista ao Ministrio Pblico.

A Lei 12.403, de 4 de maio de 2011 situa a priso processual como uma medida excepcional, cabvel quando no foi possvel aplicar outras medidas cautelares (art. 319 do CPP). O artigo 282, 6 claro: a priso preventiva ser aplicada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar. No se decreta a priso preventiva para depois buscar alternativas. Aps verificado que no o caso de manter o sujeito em liberdade sem nenhuma restrio (primeira opo), h que ser averiguada a adequao e necessidade das medidas cautelares alternativas ao recolhimento ao crcere (segunda opo). Somente quando nenhuma dessas for vivel ao caso concreto que resta a possibilidade de decretao da priso processual (terceira opo). O reconhecimento pelo legislador ordinrio da

excepcionalidade da priso processual tambm se infere do art. 310, II, do CPP. Ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever: a) relaxar a priso, quando esta for ilegal, restituindo a liberdade ao flagrado (primeira opo); b) conceder a liberdade provisria, sem fiana (segunda opo); c) conceder a liberdade provisria mediante termo de compromisso, quando o flagrado tiver cometido o delito nas condies do art. 23 do CP (terceira opo); d) conceder a liberdade provisria, com fiana (quarta opo); d) aplicar uma medida cautelar diversa do recolhimento ao crcere, nos termos do art. 319 do CPP (quinta opo) e, por ltimo, converter a priso em flagrante em priso preventiva, nos termos dos arts. 310, II e 312 do CPP (sexta opo). A Lei 12.403, de 4 de maio de 2011 introduziu, em nosso sistema jurdico-criminal, outras medidas restritivas, diversas do recolhimento ao crcere por meio da priso preventiva, por exigncia 4

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME

cautelar. So medidas alternativas ao encarceramento (priso preventiva), mas que no perdem o carter de cautelaridade e nem o de constrangimento ao suspeito, imputado ou acusado da prtica de um delito. indubitvel restar parcialmente afetado, em certas medidas cautelares, o direito de liberdade. Contudo, essa limitao, nesta nova arquitetura cautelar, no ocorre com o recolhimento priso, com o encarceramento. O Comit de Ministros do Conselho Europeu, j em 1965, emitiu a Resoluo (65)11, de 09 de abril, recomendando aos pases membros a substituio da priso preventiva por medidas alternativas. Dentre essas elencou: o controle domiciliar, a sada do domiclio somente com autorizao judicial, o comparecimento peridico na presena de autoridades, a retirada do passaporte e outros documentos. O tema novamente foi objeto da Recomendao (80) 11, de 27 de junho de 1980, do Conselho de Ministros, ao editar uma srie de princpios aplicveis s medidas alternativas, repisando as anteriores e enunciando outras: promessa de no obstaculizar a justia, obrigao de residir em determinado local, no frequentar determinados lugares, apresentao peridica, entrega de passaporte e documentos, cauo ou outras garantias. Que medida alternativa ser aplicada? A resposta legtima, partindo dos diplomas internacionais e da Constituio Federal, afasta as superficialidades encontradas nas pginas policiais dos jornais. Por isso, no mnimo h de ser considerado o contido no art. 282 do CPP: necessidade, adequao da medida s necessidades de acautelamento do caso concreto, optando-se sempre pela via menos gravosa ao sujeito, bem como dos pressupostos e requisitos da cautelaridade e princpios a elas aplicveis. Por isso, a acumulao de medidas situa-se num patamar de maior exigncia cautelar, como nas hipteses de descumprimento (art. 282, 4, do CPP), aproximativas da exigncia de recolhimento ao crcere.

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME

A necessidade de cautelaridade, aps constatada a presena dos pressupostos e requisitos gerais do fumus commissi delicti e do periculum libertatis, poder satisfazer-se com o comparecimento pessoal do sujeito em juzo. Para tanto, o magistrado fixar o prazo e as condies deste comparecimento, com o objetivo de verificar as atividades desenvolvidas pelo sujeito. Essa obrigao peridica, em determinadas situaes, poder atender s exigncias da cautelaridade, no caso concreto. A periodicidade e o tempo de durao da medida dependem da maior ou menor grau de exigncia da cautelaridade. A periodicidade e prazo do comparecimento devero considerar a situao familiar e laborativa do sujeito, bem como as distncias e possibilidades de deslocamentos em cada Comarca, evitando-se o descumprimento. As cautelares alternativas do art. 319 do CPP podem ser deferidas de forma isolada ou cumulativamente com outras, sempre que na dimenso das exigncias da cautelaridade. No concreto, irretocvel a deciso de Primeiro Grau que reconheceu a possibilidade de substituio da segregao pelas cautelares alternativas de comparecimento mensal em juzo, proibio de se ausentar da Comarca e o recolhimento noturno e nos dias de folga, todas sob pena de priso. Portanto, alm do comparecimento (art. 319, I, do CPP), adequada a medida do art. 319, IV, do CPP (proibio de ausentar-se da Comarca), alm da prevista no inciso V do mesmo artigo. Ante o exposto, voto por negar provimento ao recurso em sentido estrito.

DESA. CATARINA RITA KRIEGER MARTINS - De acordo com o(a) Relator(a). DES. FRANCESCO CONTI - De acordo com o(a) Relator(a). 6

NA

L DE JU

ST

TRIB

I A

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

RS

NJG N 70049184237 2012/CRIME

DES. NEREU JOS GIACOMOLLI - Presidente - Recurso em Sentido Estrito n 70049184237, Comarca de Caxias do Sul: " UNANIMIDADE, NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO ."

Julgador(a) de 1 Grau: SONALI DA CRUZ ZLUHAN

Anda mungkin juga menyukai