Anda di halaman 1dari 8

Disartria

Disturbio no controle muscular dos mecanismos que envolve a produo da voz, que so respirao, fonao, ressonncia, articulao e prosdia. Decorrente a uma leso snc ou snp. Caracteristicas comuns: impreciso articulatria, monoaltura, monointensidade e velocidade de fala lenta. A alterao vai alm de uma distrbio da articulao da fala e sim alterao nas cinco bases da voz ( respirao, fonao, ressonncia, articulao e prosdia). Tendo como sinnimo a disartrofonia e disfonia neurogenica. Disartria Flcida: Apresenta como caracterstica a voz soprosa, monoaltura, articulao imprecisa das consoantes e hipernasalidade, havendo emisso nasal, inspirao audvel, qualidade vocal rouca e frases curtas. Entretanto suas caractersticas variam de acordo a sua leso de base neurolgica. Sua leso ocorre no SNP, onde o neurnio motor inferior esta comprometidos. Sendo leso em qualquer ponto de conduo nervosa: corpo celular, axnio, juno mioneural ou musculo, leso nos nervos cranianos (XII, X, V) ou disfunes dos nervos espinais. Disartria Espstica: Caracterizada pela voz spera com esforo, emisso tensaestrangulada, monotonia, articulao imprecisa das consoantes e hipernasalidade. A musuculatura da fala esta sempre comprometida nos trs nveis: Fonatorio, Articulatorio e Ressonancia. Podendo apresentar monoaltura, monointensidade, frases curtas, vogais distorcidas, tonicidade excessiva, choro ou riso indiferenciados (devido a leso na labilidade emocional, na rea corticobulbar bilateral, onde o choro e o riso incontrolado devido a ausncia no trato espinhal de inibir esse ato.) Disartria Causada pela leso no neurnio motor superior bilateral, que pode ocorrer em qualquer pomto do trato corticobulbar. Quando ocorre no sistema Piramidal a leso caractersticas como fraqueza, lentido na execuo dos movimentos. Quando ocorre no sistema Extra piramidal apresenta a fraqueza associada ao aumento do tnus musucular, espasticidade e reflexos musculares anormais. Disartria do neurnio motor superior unilateral: Em um nvel mais leve da disartria espastica, devido o comprometimento unilateral do neurnio motor superior, acarretanto na alterao na articulao dos fonemas bilabiais, qualidade vocal rouca, velocidade lenta, hipernasalidade leve e quebra articulatria irregular. A leso unilateral acarreta alterao apenas na parte inferior da musculatura da face, sem trazer alteraes no controle do veu paliativo, laringe e mandbula apresentando alteraes leve de fonao e ressonncia.

Disartria Hipocintica: Principais caractersticas: monoaltura, diminuio de prosdia, monointensidade, voz montona, qualidade vocal Rouca e ou Soprosa, alteraes de fluncia, impreciso articulatria, pausas inapropriadas. PArksion, doena de base degenerativa professiva e lenta que atinge as estruturas do gnglio basal, trazendo comprometimento do sistema extrapiramidal. Ela caracterizada por uma trade clssica: tremor, bradicinesia e rigidez. OS gnglios basal responsvel pelo direo dos movimentos, o curso e a amplitude dos movimentos que so planejado no crtex cerebral e atravs as conexo ao tlamo. Disartria hipercintica: Esta disartria se caracteriza pela qualidade vocal aspereza, com distoro na articulao das vogais, interrupes articulatrias irregular e alterao de prosdia. Estas disartria pode ser disartria hipercineica em distonia ou em coreia. A distonia pode produzir diferentes efeitos na fala, em decorrncia das contraes musculares relativamente lentas e imprecisas. Os movimentos da coreia h caractersticas de produo de movimentos rpidos, tensos e travados, consoantes imprecisas, intervalos longos, variao na frequncia, tbm possui voz spera, apresenta incoordenao respiratria muito evidente. Sua leso tambm se encontra no sistema extrapiramidal, principalmente no gnglio basal ou suas conexes, que so fundamentais para o planejamento de programao dos movimentos j aprendidos. Principais doenas Coreia de Sydenham, Coreia de Huntington, distonia, tremor vocal essencial... Disartria Ataxica A voz apresenta sinais de asperesa com esforo, qualidade vocal tensaestrangulada, interrupes articulatrias irregular, acentuao execessiva, tremor vocal, variao de prosdia, alterao na fonao sustentada e diadococinesia. O comprometimento neurolgico leso cerebelares, podendo ser leses no cerebelo ou nas vias neurais que conectam o cerebelo as outras estruturas do SNC. Disartria Mista Obtem caractersticas de todas as outros tipos de disartria, havendo leso em mltiplas reas do SNC e SNP, apresentando diversos graus de comprometimento.

Classificao:
Disartria flcida

Emisso oral Qualidade vocal: ROUCA. Hipernasalidade, voz soprosa, monoaltura, articulao imprecisa das consoantes, frases

Localizao da leso

Etiologias

Leso no neurnio TC, Disturbios motor inferior, ou seja Vasculares, AVC em Leso no SNP. Sendo tronco enceflico, leso em qualquer ponto Esclerose Lateral de conduo nervosa, Amiotrofica (ELA), corpo celular, axnio, Esclerose Multipla

curtas.

juno mioneural ou Sindrome de Guilainmusculo, leso nos Barr Flacidez, fraqueza, nervos cranianos (XII, X, atrofia e fasciculaes. V) ou disfunes dos nervos espinais. Disartria espstica Qualidade Vocal: spera com esforo, emisso tensa estrangulada. Monotonia, articulao imprecisa e hipernasalidade. Quebra de frequncia, frases curtas, tonicidade expressiva Ocorre a espasticidade e a fraqueza e velocidade reduzida dos movimentos. Leso no neurnio ELA, AVCs mltiplos, motor superior bilateral, TC, AVC de tronco que pode ocorrer em enceflico, esclerose qualquer pomto do trato mltipla. corticobulbar Leso Piramidal: Apresenta fraqueza e lentido na execuo do movimento. Leso Extra Piramidal: Apresenta fraqueza e espasticidade muscular junto a movimentos anormais.

Disartria do neurnio Consoantes Leso unilateral do AVC na regio cortical, motor superior imprecisas, voz rouca, neurnio motor superior. subcortical ou no tronco unilateral velocidade lenta, enceflico, tumores e quebras articulatrias TC. irregulares e hipernasalidade Disartrias hipocintica Monoaltura, diminuio Leso nos gnglio basal. de prosdia, monointensidade, Aspereza e soprosidade Variavel mudana na velocidade de fala Leso no sistema Disartrias hipercintica Voz spera, consoantes extrapiramidal e vogais imprecisas, principalmente no quebra articulatria gnglio basal e suas irregular, Qualidade conexes. Vocal TensaEstrangulada. Monoaltura Disartrias ataxica O A voz presenta comprometimento neurolgico sinais de asperesa com esforo, qualidade vocal leso cerebelares, podendo ser leses no cerebelo ou nas tensa-estrangulada, vias neurais que conectam o interrupes articulatrias cerebelo as outras estruturas irregular, acentuao do SNC PARKINSON

Coreia de Sydenham, Coreia de Huntington, distonia, tremor vocal essencial...

execessiva, tremor vocal, variao de prosdia,


alterao na fonao sustentada e diadococinesia. Disartria mista Obtem havendo leso em caractersticas de todas as mltiplas reas do SNC outros tipos de disartria. e SNP, apresentando diversos graus de comprometimento.

Avaliao de disartria Para avaliarmos as alteraes que aaprecem nas desordens motoras da fala, devemos considerar aspectos como gama, fora, amplitude e velocidade de cada um dos movimentos envolvidos nesse complexo processo. A avaliao feita com gravao da voz, com meios subjetivos como impresso acstica da voz e objetiva com dados mensurveis . Analisando as cinco bases motoras da fala : fonao, articulao, prosdia, respirao, ressonncia. Independente do caso essencial uma avaliao neurolgica e otorrina previamente par ao diagnostico fonoaudiologico ocorra. Respirao Capacidade vital, tipo e investigados. velocidade da respirao devem ser

O tipo pode ser, torcica, abdominal, mista, clavcula e/ou inversa (expanso torcica durante a expirao) comumente encontrado em alteraes neurolgicas. A Velocidade medida por ciclos por minutos, um ciclo respiratrio nada mais do que uma inspirao e expirao. Normalmente contamos os ciclos realizados durante 30 seg e multiplicamos por dois para obtermos a media por minutos. A Capacidade Vital deve ser medida com a ajuda de um espirometro e , considerando se que encontramos uma alterao por estarmos avaliando especificamente pacientes disartricos, deve estar no mnimo em 80%.

Fonao
Esta avaliao feita com recursos tecnolgicos e sinais acsticos como qualidade vocal, frequncia, intensidade, ataque vocal e estabilidade de emisso. Qualidade vocal RASAT ou GRABS , assim como classificaes gurutal, bitonal, tremula, pastosa, branca, monotonia, crepitante. O ataque vocal onde ser isocrnico, brusco ou aspirado.

A intensidade pode ser adequada, alta ou baixa. Altura/frequncia pode ser adequada, grave ou aguda. Devem ser observadas ainda provveis instabilidades ou flutuaes na frequncia ou intensidade.

Ressonncia Objetivo desta avaliao consiste no movimento velar para a realizao de emisses continuas com velocidade adequada. solicitado a repetio de cinco /a/ com um intervalo de segundo entre eles e iremos observar se a realizao foi simetria, impresso acstica da simetria dos movimentos por gravao. Assim como a repetio de palavras que distinguem por trao de nasalidade (pau vs mau ; pato vs mato) e posteriormente avalia se a presena do trao de nasalidade foi mantido. Pode ocorrer Ressonncia Oral e Nasal normal (quando no alterao no trao) emisses orais e nasais no balanceadas e alterao de ressonncia como Hiponasalidade (ausncia do trao nasal), hipernasalidade de grau leve severo.
Disfonia de filtro ocorre devido a ressonncia do som se concentrar em maior rea das cavidades supra glote, como a faringe, seios nasais, o correto seria uma ressonncia equilibrada entre as cavidades. Essa classificao uma mistura das duas escritoras, so: Hipernasalidade, a regio do Nordeste tem uma tendncia a hipernasalisar a sua fala, elevando a voz mais pra cavidade nasal. Hiponasal, j na regio de So Paulo, tem maior tendncia a produzir uma voz mais na cavidade oral. Tem como caracterstica a pouca passagem de ar na cavidade nasal, podendo ser oriunda de obstruo nasal, apresentando os fonemas nasais distorcidos. Denesal, apresenta uma caracterstica onde os fonemas nasais no so produzidos, por no haver passagem de ar na cavidade nasal. Pode ser causada por uma rinite, alergia crnica. Rinofarinia fechada, subdividida em focos ressonontais; -Laringofarngea: apresenta como caracterstica uma voz abafada e baixa, constrio da laringe e faringe, e tem como caracterstica os ndulos ou plipos. Farngea- a voz estridente, incomoda, onde ocorre a compresso da rea da vula e a laringe, com caracterstica os agudos e a voz metlica. Exemplo a voz de Filo. Culde Sac- caracterizada pelo dorso as lngua comprimir a parede posterior da faringe dando a impresso de ter algo na boca, a traduo da nomenclatura fundo do saco. Nasal- uma voz fanha, pode ser oriunda de fissura ou incompetncia do esfinctervelofaringeo.

PS:

Articulao
Nesta avaliao deve haver trs diretrizes: avaliao dos movimentos isolados (quadro fontico) e alternados envolvendo a musculatura da face, avaliao dos movimentos da fala e, tambm, verificao quantitativa da inteligibilidade de fala. Os parmetros a serem observados so a fora, amplitude e velocidade esperadas, sesso simtricos, se h movimentos associados, se os movimentos so consistentes e regulares, se ocorre deteriorao progressiva na perfomace, se h tremor ou fasciculao (contraes musculares involuntrias) e quando estes ocorre. Para avaliao dos movimentos quanto gama, amplitude e velocidade, podemos utilizar os movimentos dos lbios, como series (sempre no mnimo cinco movimentos) de protuso e estiramento, estalidos sucessivos, entre outros. Esses movimentos podem ser , em seguida, solicitados junto com a emisso de fala, solicitando-se series de /pa/ e de /i-u/. Entre os movimentos de lngua, podemos solicitar uma series de lateralizao, protusao, retrao e elevao e abaixamento de ponta de lngua tocando os lbios. Para emisso de fala podemos pedir seies de /ka-ta/. Deve ser observado se a movimentos faciais associados, distoro de fonmicas. Avaliao da mensurao da resistncia lingual ativa (RLA). Nesta medida, temos que obeservar se o paciente consegue manter um movimento quando segue manter um movimento quando imposta resistencia ao mesmo. O paciente deve ser capaz de manter um dado movimento sem anormalidade por seis a sete segundos. Por sua vez a avaliao da inteligibilidade de fala ocorre o uso de monosslabos e de sentenas. (Distrbios neurolgicos adquiridos: Fala e deglutio-pag 80)

Prosdia.
Avalia se a capacidade de modulao de voz pelo paciente no seu aspecto mnimo, ou seja conseguir enfatizar a silaba tnica dentro das palavras. Na leitura de frases, observando a marcao de adequada ao trmino da sentenas. Observar a presena de pausas inadequadas para respirao, monotonia acentuada, decrscimo de entonao, inflexo prosdica. Monoaltura e monointensidade pode aparecer nos mais diversos graus. Monoaltura : Monointensidade: Avaliao de velocidade de fala, parmetro de observao de base, com durante a conversaoe durante a leitura de texto . A media da velocidade de fala em portugus no grupo controle, durante a fala espontnea, foi de 144,44

palavras por minuto e na leitura do texto padronizado foi por 150,94 palavras por minuto. Sensibilidade Realizao da avaliao de sensibilidade de forma simples (proposta de Drummond-1993) o paciente precisa indicar cada parte, tocando da mesma forma o local onde o estumo foi dado, o paciente encontra se de olhos fechados. O avaliador deve estar atento a alterao de sensibilidade do veu, lngua e lbios , uni e bilaterais. Para o diagnostico necessrio bases da anamnese e avaliao, fatores que influenciam no prognostico do paciente, sendo necessrio levar em conta os dados: - idade do inicio: congnitas ou adquiridas; -etiologia: vascular, traumtica, infecciosa, neoplsica, metablica. -curso natural: desenvolvimental, estvel, degenerativa ou exacerbantes; -local da leso: SNC ou SNP; -diagnostico neurolgico da doena; -patofisiologia subjacente: espasticidade, flacidez, tremor, rigidez, etc; -caracteristicas perceptuais da voz: frequncia, intensidade, qualidade e prosdia; -severidade discreta, moderada, severa ou estrema. TIPO DE DISARTRIA Disartria flcida (Sindrome Guillain-Barr) /SNP Disartria Espstica/SNC -Leso Piramidal -Leso Extrapiramidal Disartria do NMS unitaleral Disartria hipocintica (Parkinson) CARACTERISTICAS PRINCIPAIS Hipernasalidade, voz soprosa ou rouca. Impreciso articulao das consoantes, voz rouca, qualidade vocal Tensa-estrangulada. Quadro leve. Alterao no AMR(alternate motion rate). Articulao com amplitude diminuda, voz soprosa, aumento da velocidade de fala e possveis alteraes de fluncia. Distoro na produo das vogais, impreciso na articulao das consoantes, tenso a produo fonoarticulatoria, voz spera. Voz spera, alteraes da estabilidade vocal e alteraes prosdicas. Diversas caractersticas dos diferentes quadros.

Disartria hipercintica (Huntington) -Coreia -Distonia Disartria atxica

Disartria mista

Diagnostico diferencial entre Disartria e Apraxia A apraxia de fala uma dificuldade de origem central na execuo e sequencializao dos movimentos musculares necessrios para a fala. As vezes ele pode ser confundida com a disartria, mas ela na verdade so bem diferentes. Na disartria, o musculo esta afetado. Na apraxia o musculo esta bom; o problema esta no comando do movimento. A apraxia de fala vem isolada. No como a disartria que vem acompanhada da existncia de baba e de problemas de mastigao e de deglutio.

Anda mungkin juga menyukai