Anda di halaman 1dari 18

HISTRIA DAS RELIGIES MUNDIAIS

SEMINRIO TEOLGICO DE RESENDE

HINDUISMO
pastor.jroberto@hotmail.com

O FENMENO RELIGIOSO:
Se h um fenmeno comum s sociedades humanas, esse fenmeno o que chamamos de religio. No h no mundo uma cultura em que no ocorra o fenmeno da religio. De uma ou de outra forma as manifestaes de natureza religiosa tm estado presentes na vida humana. Apesar das diferentes atitudes de repulsa que caracterizam a negao dos elementos religiosos, as menes apontam para o fato de que o ser humano busca ligar-se ao transcendente como se mantivesse com tal elemento uma ligao umbilical, da qual retira os recursos vitais para a sua existncia.

HINDUISMO Fundador = no h. Ano de fundao = as razes do hindusmo remontam a 1.500 a.C. Textos sagrados = Livro dos Vedas. Estatstica = 80% da populao da ndia hindusta; 10% so muulmanos; 4% so cristos; e 6% so de outros grupos religiosos. Nvel mundial = 13% da populao mundial hindusta.

AS RAZES HISTRICAS DO HINDUSMO


Achados arqueolgicos no vale do rio Indo indicam que houve ali uma civilizao avanada, bem anterior chegada dos arianos, certo que essa civilizao local tambm contribuiu para o hindusmo. Podemos afirmar que as crenas do hindusmo foram formadas na miscigenao cultural dos povos locais com os povos arianos. O primeiro perodo do hindusmo chamado de perodo vdico em razo dos hinos cantados pelos sacerdotes. Esses hinos eram chamados de vedas que significa conhecimento. Num perodo posterior, provavelmente entre 1000 e 500 a.C, surgiram os upanishads, escritos com a forma de dilogos entre o mestre e o discpulo. nesse perodo que foi introduzida a noo de Brahman, a fora espiritual essencial sobre a qual se baseia todo o universo. por essa razo que se diz que todos nascem do Brahman, vivem no Brahman, e retornam ao Brahman...

PRINCIPAIS ENSINAMENTOS

Deuses
Brahman o principio e a realidade ltima de tudo o que existe; o universo em sua totalidade um s com a divindade. Brahman toma a forma de trs divindades: Brahman, Vishnu e Shiva; respectivamente o criador, o sustentador e o destruidor.

Apesar de Brahman ser o deus principal, a multiplicidade do hindusmo leva seus seguidores a acreditar num nmero infindvel de divindades a tal ponto que as aldeias elegem suas divindades locais.

Deusas
O hindusmo tem uma srie de deusas. Alguns estudiosos adotam a teoria de que essa abundncia de deusas no passa da expresso de uma grande e poderosa divindade feminina, a rainha do universo ou deusa me. Sua manifestao mais conhecida Kali, a deusa negra, adorada, sobretudo, no leste da ndia e a quem se sacrificam animais. O alto status de Kali no mundo dos deuses evidente pelas imagens que a mostram pisoteando o corpo de Shiva.

Outra deusa importante Bhrata Mata ou Bhartamata, a divindade nacional do moderno estado da ndia.
Na cidade de Varanasi, grande centro de peregrinao do hindusmo, h um templo especial que lhe dedicado. Ali, em vez de uma representao da deusa, est exposto um mapa da ndia.

Divindades menores
A maioria das aldeias tem seus templos dedicados a Vishnu ou a Shiva. Esses deuses se concentram em questes maiores, universais, e em geral, so homenageados nos grandes festivais. Num nvel mais domstico as pessoas costumam visitar pequenos templos dedicados a divindades menos importantes. Esses deuses menos importantes so mais fceis de se aproximar. Vemos, portanto que h deuses para questes universais e deuses para questes pessoais.

Ser humano A concepo que o hindusmo desenvolve a respeito do ser humano est intimamente vinculada a uma compreenso ampla que privilegia os entendimentos sobre:

1. Carma 2. Reencarnao 3. Sistema de Castas

Carma e reencarnao
O homem tem uma alma imortal que no lhe pertence. Depois da morte a alma volta a aparecer pelo renascimento, no necessariamente na forma humana, podendo, tambm, vir a nascer num animal. O conceito que explica esse eterno vai e vem da alma o carma (ato ou ao) do ser humano, referindo-se tanto s aes como aos pensamentos, s palavras e aos sentimentos. Desse modo entende-se que o carma determinante. O carma como se fosse uma lei natural da existncia. Colhe-se aquilo que se planta, e justamente isso que explica as diferenas entre as pessoas. O ser humano responsvel por si mesmo e de posse de seu livre arbtrio est apto a produzir as mudanas necessrias com vistas a uma melhor existncia posterior, quando renascer.

O sistema de castas

Religiosamente as castas indicam o grau de pureza ou impureza de uma pessoa. O surgimento do conceito de castas confuso. O fato a ressaltar a chegada dos arianos ndia, com lngua, cultura e traos fisionmicos diferentes. A diferena propiciou um sistema de identificao pela cor. As classificaes tiveram ampliao medida que a organizao se fazia necessria, de modo que se chegou a uma estratificao com quatro classes sociais: os videntes, os administradores, os produtores e os servidores. Cada casta tem sua regra particular. Se algum quebrar as regras de sua casta resta-lhe os rituais de purificao, sendo o mais comumente conhecido um banho num dos rios sagrados da ndia. Os efeitos do sistema de castas e suas regras influenciaram diretamente a base da diviso do trabalho na comunidade. Certas atividades e trabalhos so to impuros que somente determinadas castas podem realiz-los. Essas castas tm o dever de ajudar os outros a manterem sua pureza. A casta mais alta a dos sacerdotes (ou brahmanes) e a mais baixa a dos prias.

Vida e morte

Para se libertar da roda das encarnaes h trs caminhos: 1. A via do sacrifcio, 2. A via do conhecimento e 3. A via da devoo.

A via do sacrifcio Acredita-se que atos religiosos sacrificiais so necessrios para incrementar a fertilidade, a manter a ordem universal e propiciar a possibilidade de libertao do constante nascer-renascer; integrando-se em definitivo ao Brahman. A via do conhecimento Uma das formas de libertar-se do ciclo do renascimento atravs da compreenso ou conhecimento; enfatiza-se que a ignorncia que aprisiona o ser humano a esse ciclo. O caminho para a libertao em Brahman compreender a verdadeira natureza da existncia. A via da devoo Esse caminho para a libertao encontrou sua expresso maior no Bhagavad Gita um poema catequtico. Essa terceira via a que predomina na ndia moderna e o livro Bhagavad Gita o seu texto sagrado, ocupando lugar supremo na conscincia do indiano mdio. Para ser um devoto preciso: cumprir os rituais sagrados; buscar o conhecimento; e contemplar.

Mundo

O mundo no uno, mas plural. H diversos mundos interconectados. H mundos superiores e mundos inferiores Terra. Os mundos so o lugar em que as almas cumprem a inexorvel lei do carma. Elas, as almas, transitam por esses mundos de acordo com seus mritos adquiridos ou no. O mundo o espao onde o bem e o mal, o prazer e a dor, conhecimento e ignorncia se entrelaam em propores quase iguais. No faz parte do propsito do universo ser um paraso, mas o espao onde o esprito do homem possa viabilizar seu aprendizado de integrao ao transcendente. Toda a expresso do universo pode ser traduzida em duas palavras: maya e lila, respectivamente, mgica e dana.


1.

Escolas Tradicionais do pensamento hindu


Vaiseshica Defende que a libertao do ser humano se d pela compreenso das leis da natureza.

2.

Nyaya A libertao do ser humano se d pelo conhecimento por meio do raciocnio lgico.

3.

Samkhya A libertao do ser humano ocorre quando se alcana a unio da alma individual como o transcendente por meio da conscincia que se desvencilha das preocupaes mundanas e materiais.

4. Mimansa A libertao do ser humano ocorre medida que os escritos sagrados forem adequadamente interpretados, e, em conseqncia, produzirem o justo agir, o darma. 5. Vedanta A libertao decorrncia da correta compreenso do transcendente e dos conhecimentos espirituais, possibilitada pela igualdade entre a alma individual e o transcendente. 6. Bhakti A libertao do ser humano possvel em razo das atitudes devocionais que permitem a unio entre a alma individual e o transcendente, embora sejam diferentes.

Correntes hindus modernas


Em meados do sculo XX, surgiu na Europa e nos Estados Unidos um grande interesse pela espiritualidade oriental. Esse interesse atingiu seu ponto culminante nas dcadas de 60 e 70. Surgiram vrios movimentos apresentando o modo hindusta de ver e viver a vida. Esses movimentos estavam centrados na personalidade de algum mestre (guru) carismtico, venerado como um avatar (homem santo). Destacam-se:

1.

Meher Baba pregava o amor puro, desinteressado.

2.

Bhaktivedanta Swami Prabhupada - (Hare Krishna) pregam ascetismo rigoroso, iluminao por meio do estudo dos textos sagrados, e canto de mantras sagrados.

4.

Maharishi Mahesh Yogi (Guru dos Beatles) ensinava um mtodo simples de meditao que se baseia num mantra pessoal (uma palavra ou frase) repetida diversas vezes; hoje esse mtodo conhecido como meditao transcendental.
Maharj Ji o menino guru pregava a iluminao interior, seus ensinamentos eram voltados para o eu interior de cada ser humano. Bhagwan Shri Rajneesh Tambm conhecido como Osho, foi o guru dos hipes. Ministrava a doutrina do amor livre, da sexualidade desinibida, e dos atos impulsivos. Sua meditao dinmica, uma de suas tcnicas de liberao de energia reprimida o riso. Sathia Assay Baba.... (prxima aula debate sobre suas prticas e ensinamentos)

5.

6.

7.

Anda mungkin juga menyukai