Anda di halaman 1dari 3

A Importncia da Literatura Infantil

Posted by Pedagogia ao P da Letra on out 18, 2011 in Educao, Literatura | 0 comments


A Importncia da Literatura Infantil

01- Tea um comentrio sobre a citao de monteiro Lobato Um pas se faz com homens e livros. Diz-se que um pas se faz com homens e livros. Expresso literalmente verdadeira, pois dos livros espera-se que contenham o que h de melhor no pensamento humano; dos homens, alm dos melhores pensamentos, o que o dignifica como homem: seus atos de coragem, justia, lealdade, solidariedade etc. Uma coisa certa: qualquer transformao passa necessariamente pelas palavras, para depois sair da abstrao e chegar a transformao concreta. E principalmente levando esta expresso para o mundo literrio infantil, evidentemente no podemos deixar de falar da essncia em relao as crianas. Lembrando que desde a infncia que a educao se inicia, no refiro-me aqui a educao do d licena, muito obrigado, etc, mas sim da educao para a vida, para exercer a cidadania, e dessa forma que ao se trabalhar desde cedo a literatura, iniciando com livros que mexem com a imaginao, como os contos de fadas, entre outros, estar proporcionando s crianas um meio destas desde pequenas, alm de viajarem pelo da imaginao, irem compreendendo alguns valores essenciais para o desenvolvimento da criticidade e do saber sobreviver num mundo cheio de desigualdade e hipocrisia como o nosso, afinal, cada conto, cada histria, traz uma mensagem escondida que depender daquele que vai acompanhar a criana em suas primeiras leituras, ajud-las a compreender.

02- A educao infantil realmente promove a educao da sensibilidade? Nos dias de hoje, percebe-se que as crianas comeam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traos e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes so oferecidas. No deve

haver me ou pai que no tenha se deslumbrado com as coisas feitas ou ditas por seus filhos pequenos. J aos dois ou trs anos as crianas so capazes de mostrar uma criatividade e sensibilidade impressionante. Por isso o trabalho da Educao Infantil tem um aliado incrvel, no caso a prpria criana, numa fase em que aprender a brincar puro prazer, e que a partir da pode-se desenvolver atividades inmeras que iro dentro da educao infantil oportunizar situaes, nas quais as crianas possam interagir em seu processo de construo do conhecimento, possibilitando assim, o seu desenvolvimento e integral. Na perspectiva da educao infantil todo o trabalho educativo deve ser orientado no sentido de criar condies para as crianas conhecerem, descobrirem e (re)significarem sentimentos, valores, idias, costumes e papis sociais, compreendendo este objetivo a educao infantil promove a educao da sensibilidade, pois nessa fase dos zero aos seis anos que elas esto prontas para desenvolverem todos os seus valores.

03- Elabore uma atividade para ser aplicada no Ciclo I que aborde a educao infantil. A atividade deve conter todos os itens de um plano de aula (objetivos, contedos, procedimentos, recursos, avaliao e referncias bibliogrficas). Objetivos:

Compreender a histria contada, ouvindo com ateno a mesma. Evidenciar ritmo e expresso oral em reconto de lendas. Identificar os elementos de uma lenda e saber como ilustr-la. Demonstrar criatividade na elaborao de murais e encenao da lenda apresentada. Demonstrar respeito mtuo na elaborao de trabalho em grupo. Contedos: Lenda do Saci-Perer Coordenao motora Criatividade Expresso oral Expresso corporal Procedimentos: Ouvir-se- a lenda do Saci-Perer, contada pela professora. Em seguida, far-se- um sorteio de trs alunos para que estes realizem o reconto. Separar-se- a sala em quatro grupos, dos quais dois faro a interpretao atravs de desenhos (composio de figuras relativa lenda), em um papelgrafo e os outros dois, tero de fazer uma pequena encenao teatral para apresentar sala. Assim, compondo quatro tipos de apresentao no final. Recursos:

Livro infantil com a lenda do Saci-Perer Papelgrafos Canetas hidrocor Lpis de cor Tesoura Papel sulfite

Giz de cera Tinta guache Avaliao: O educando ser avaliado mediante observao da participao de cada criana. Onde analisar-se- se cada uma alcanou os objetivos estabelecidos pela professora, onde ocorrer num processo de interao professor/aluno, partindo do conhecimento que cada criana j tem, buscando chegar competncia desejada.

Anda mungkin juga menyukai