Anda di halaman 1dari 16

Preciza Ambiental Reciclagem Ltda.

Tratamento e Beneficiamento de Resduos Slidos Urbanos

Imagens captadas no dia 25/4/2012 no Lixo de So Gabriel da Cachoeira AM - Brasil, por FMonteiro.

Muitas pessoas tentam sobreviver do Lixo nas piores condies. Neste documento apresentamos uma soluo para este problema. Antes de ser enviado aos aterros sanitrios, o resduo domstico ou industrial tem que ser tratado com segurana, sustentabilidade, e proporcionando um trabalho digno para quem est diretamente envolvido nesta atividade. O tratamento adequado, o beneficiamento e a transformao deste lixo passa a ser um desafio coletivo que ajuda o ecossistema que gravita em torno deste pedao triste de nossa sociedade urbana. Com isso, ganharemos todos, cidados pagantes de impostos, autoridades constitudas e meio ambiente. Na imagem acima observamos ndios brasileiros procurando alimentos e produtos reciclveis. Isto ocorre em cidades que esto em plena selva Amaznia.

Amaznia pede socorro no s pelo desmatamento mas, tambm, pela contaminao. Sistema Preciza Ambiental:
Sem incinerao. Sem odores e sem urubus. Sem Chorume. Sem emisso de lquidos e gases poluentes. Sem chamin e, por isso, nenhum tipo de poluio visual ou atmosfrica. Sem desperdcios, permitindo maiores benefcios econmicos e sociais. Sem poluio (sem detritos de carvo, cinzas, poluio fretica e dioxina). Soluo limpa, objetiva e econmica. Fcil operao e geradora de empregos. Na medida certa para aes sociais e projetos de recuperao de Lixes.

So Paulo, SP Brasil - http://residuosurbano.blogspot.com/ - www.precizaambiental.com.br - (11) 6542-4200

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


SISTEMA MODERNO QUE TRANSFORMA O LIXO EM PRODUTO APROVEITVEL, LIMPANDO OS ATERROS SANITRIOS, DESCONTAMINANDO OS LIXES, GERANDO LUCRO SOCIAL E ECONMICO. ORIGEM A empresa PRECIZA AMBIENTAL E RECICLAGEM LTDA., nasceu de uma parceria multidisciplinar formada entre Engenheiros Industrial, Qumico e Eletrnico, Tcnicos Ambientalistas e Mercadolgicos, proporcionando uma verdadeira fuso de experincias profissionais e tecnolgicas com o objetivo de desenvolver equipamentos e produtos que compem uma soluo tecnicamente moderna.
A. Neste documento voc ir conhecer um processo ecolgico, descontaminado, estabilizado, limpo e pronto para ser usado na transformao de Lixo em produtos reutilizveis pelo homem, sem agredir os animais e a natureza. Implantao simples e com processo eficiente. Sem odor, queima, fumaa, insetos ou urubus. Com o produto do processamento pronto para voltar ao mercado consumidor como material reciclvel e de baixo custo agregado. Com excelente relao custo-benefcio econmico, social e ambiental.

B.

C.

1. O PROCESSO PRECIZA AMBIENTAL: TRATAMENTO, BENEFICIAMENTO E RECICLAGEM DOS RESDUOS SLIDOS URBANOS.
H dcadas o mundo aumenta de forma acelerada, os passivos ambientais e de sade pblica, decorrentes do crescimento acelerado e quase sempre desordenado da expanso urbana. Este um problema comum a todos os pases e suas cidades, independentemente da situao econmica. Assim, tambm ficam desordenados os conceitos de tratamento do lixo urbano. Na mesma medida em que aumentou o crescimento populacional e, proporcionalmente, a densidade demogrfica urbana, apareceram as dificuldades e as consequncias ocasionadas pela falta de uma tecnologia adequada como alternativa aos mtodos tradicionais de tratamento e destinao dos Resduos Slidos Urbanos. Desde os aterros sanitrios permitidos, passando pelos lixes clandestinos, principalmente nos pases menos desenvolvidos, at a incinerao dos dejetos de lixo nos pases mais desenvolvidos, tornou-se evidente que nenhuma destas solues consegue satisfazer plenamente as exigncias ambientais adequadas que resguardem a sade pblica e o ecossistema global. Os aterros sanitrios licenciados pelas prefeituras municipais para as empresas particulares, terceirizadas para o recolhimento de lixo urbano, tem se constitudo em um problema crescente para as cidades, por falta de sistemas mais eficientes. Os lixes ou aterros clandestinos so verdadeiramente problemas disseminados na maioria dos pases reconhecidamente pobres e, tambm, nos emergentes. Alm de incorporar problemas semelhantes, possuem o agravante de permitir que pessoas, incluindo crianas, passem o dia revirando os lixos ali depositados, em busca de alimentos aproveitveis para consumo prprio ou objetos reciclveis com algum valor econmico para trocar ou vender. Alm do aspecto deprimente, essa atividade gera srios problemas de sade nessa parcela da populao j sofrida. Sabe-se, que de acordo com a FAO-ONU, para cada 1 dlar gasto em saneamento bsico, economiza-se cerca de 4 dlares em sade publica, neste contexto, esta includo o lixo urbano.

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM

Lixo cidade de Tabatinga AM Brasil.- Dia 27/4/2012 - Imagens e textos por Fmonteiro.

Com o processo que apresentaremos a seguir, os lixes deixaro de existir. Este sistema poder ser aplicado tambm no lixo j depositado, mediante anlise e projeto bem delineado.

Os lixes apresentam condies ideais (gua, abrigo e alimento), para proliferao de inmeros agentes patognicos (micro vetores e macro vetores) que utilizam o lixo como nicho ecolgico. Este ambiente favorece o aparecimento de doenas respiratrias, epidrmicas ou doenas intestinais em formas variadas de transmisso como: leptospirose, tuberculose, ascaridase, amebase, gastrenterites (coliformes fecais), peste bubnica, tifo murino, febre tifoide, clera, malria, febre amarela, dengue, leishmaniose, giardase, tenase, cisticercose e toxoplasmose. As usinas de incinerao de lixo representam talvez a soluo de maior passivo ambiental, por lanar gases nocivos e poluentes na atmosfera com impacto imediato na depreciao da qualidade do ar, e causando degradao da camada de oznio. Existem tambm outros mtodos como compostagem (chins, Beccari), pirlise, outras variaes menos eficazes, com elevados custos de produo. e

Alm da necessidade de reas extensas e de considervel valor econmico, que so cada vez mais raras dentro dos permetros urbanos, essas instituies processadoras de lixo se deparam com rigorosas exigncias ambientais, tanto para aumentar as reas de utilizao em aterros j existentes, quanto para obter autorizao para implantar novos aterros, os quais comumente situados em regio de mananciais ou prximos a regies de influncia do sistema hdrico, responsvel pelo abastecimento de gua potvel. O custo que envolve o ciclo que compreende desde a coleta urbana at a armazenagem hermtica nos aterros sanitrios, que se situam cada vez mais distantes significativo, e consome grande parcela dos oramentos municipais. Sob o aspecto ambiental e econmico, o fato de que os sistemas atuais permitem o aproveitamento do gs metano gerado pelos aterros para gerao de energia, no significativo. Nosso processo permite a instalao do sistema de tratamento e beneficiamento de resduos em vrios locais urbanos. Pois, cada cidade ter um projeto especfico, customizado, atendendo s suas caractersticas de tamanho, produo de resduo e qualidade do resduo. Deste modo, o produto final do processo atender especificamente ao planejado, podendo ser estendida a planta instalada, na medida do aumento da demanda. A Preciza Ambiental uma empresa voltada a oferecer soluo moderna e tecnologicamente adequada ao tratamento e beneficiamento dos resduos slidos

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


urbanos, possibilitando o recebimento e revalorizao dos mesmos. Aps o tratamento, o resduo torna-se totalmente estabilizado, sem oferecer nenhum perigo de contaminao ambiental. A proposta deste projeto demonstrar a viabilidade tcnica e econmica do negcio, baseado na operao de recebimento de resduos domsticos dando a estes a destinao mais adequada do ponto de vista ambiental, tcnico e econmico. Esta tecnologia permite uma revalorizao econmica, pois, aps o tratamento adequado do resduo gera um subproduto que matria prima para a fabricao de artefatos de concreto com valor comercial extremamente atraente. O lixo orgnico aps o tratamento e beneficiamento, torna-se um produto completamente natural, ecologicamente utilizvel, de simples aplicabilidade, e com custo muito baixo para a implementao em projetos sociais. O sistema Preciza Ambiental oferece uma alternativa ecolgica e moderna para o lixo domstico, que pode ser rapidamente difundida sem a necessidade de incinerao, transformando os resduos em p estabilizado e livre de contaminaes.

Sntese do Sistema e Operao:


A operao consiste em receber os resduos orgnicos e prepara-los para um tratamento qumico e mecnico. Esta operao ocorrer rigorosamente nos parmetros descritos no projeto apresentado, utilizando a formulao da Preciza Ambiental para estabilizar e descontaminar a totalidade do volume recebido no local de tratamento e beneficiamento. Este local, daqui para frente, ser denominado Usina. Local onde ser instalado todo o sistema, os equipamentos e a infraestrutura pertinentes, que constam no projeto destinado a atender as necessidades do cliente. Na Usina, os resduos sero estabilizados e descontaminados no mesmo dia de sua chegada. O tratamento e beneficiamento tm caractersticas especiais. Durante todo o processo ser mantido um srio controle e monitoramento eletrnico, principalmente na adio e mistura dos reagentes qumicos que podero chegar at 350C durante o perodo determinado pelos sensores ou pr-estabelecido manualmente, conforme o programa estabelecido em projeto. Assim, o produto final poder ser micronizado, tornando-se um p seco e descontaminado, cuja granulometria permite ser armazenado por tempo indeterminado em silo ou ser transformado em produtos facilmente comercializveis. A este produto final chamaremos de p ecolgico. O p ecolgico poder ser agregado ao cimento e produzir vrios artefatos destinados construo civil, tais como: blocos, telhas, tijolos, caladas, ladrilhos, bloquetes para pavimentao de ruas e avenidas, entre outros. Poder tambm ser agregado a lama do petrleo e produzir briquetes para queima em auto-forno, e ainda, poder ser comercializado como agregado em sistemas de impermeabilizaes. Sua comercializao poder ser em bags ou a granel para utilizao como base de estradas, rodovias e terrenos que recebero camada asfltica ou aterramento para construo de prdios ou casas e etc.

Utilizaes e Negcios:
Este processo autossustentvel, tecnicamente moderno e de fcil aplicabilidade. Nosso objetivo proporcionar uma soluo adequada s prefeituras que necessitam dar um destino ecologicamente satisfatrio ao Lixo Urbano, favorecendo o cumprimento da LEI N 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010, sancionada em dez. de 2010, pelo ento presidente Lula. A Preciza Ambiental foca, principalmente, em dois seguimentos do mercado consumidor: Primeiro, oferecer equipamentos com dimenses compatveis com a demanda dos municpios e aterros sanitrios. Segundo, observamos que existe uma

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


oportunidade de mercado (construo civil), que tambm poder ser sugerido como negcio. Por isto, apresentamos uma soluo para o tratamento de resduos slidos (orgnicos), gerados pelos Supermercados, Restaurantes, Padarias, Aougues, Frigorficos, Peixarias, Universidades e Shopping Centers, Presdios, Condomnios, Vilas, Navios de passageiros ou Transatlnticos, e qualquer local que produz grande quantidade de lixo. Estes segmentos no produzem tanto lixo quanto uma cidade, mas a Usina poder ser customizada para qualquer demanda, adequando-se completamente s diversas situaes. Os produtos resultantes do processo podero ser comercializados em qualquer escala, critrio do administrador. Observamos que este sistema tambm poder ser usado por empresas particulares que administrem uma usina de lixo ou prestem servio de Tratamento e Beneficiamento dos resduos slidos como negcio para empresas ou instituies. A tecnologia aplicada patenteada pela Preciza Ambiental Reciclagem Ltda. internacionalmente aceita, sendo reconhecidamente uma excelente opo para os projetos de tratamento de resduos slidos urbanos. Podendo facilmente integrar-se ao sistema destinado ao sequestro de carbono (CO). A proposta de cada projeto, delineado individualmente, com caractersticas reais e rigorosamente focado visa a atender as prioridades de cada cliente e de mostrar a viabilidade tcnica e econmica do sistema, baseado na operao de recebimento de resduos slidos urbanos (orgnicos). Isto possibilita a destinao mais adequada do ponto de vista ambiental, tcnico e econmico, alm de criar empregos diretos e indiretos populao local.

A. LOCALIZAO E DESCRIO DO EMPREENDIMENTO.


O empreendimento ser avaliado aps um levantamento tcnico criteriosamente realizado, objetivando o processamento de toda a quantidade de resduos slidos coletados durante o perodo de 24 horas, ou seja, o processamento ocorrer no mesmo dia da coleta. Outro item significativo durante o levantamento ser a facilidade de implantao de um ou mais locais que abrigaro os maquinrios, bem como toda a infraestrutura necessria: energia eltrica, nvel e tipo de gua existente no local, vias de acesso, tamanho da rea local disponvel com a finalidade de receber os resduos slidos. Cada comunidade um projeto especfico. Neste local dever existir rea para recebimento de resduos, rea de produo e rea de armazenamento e expedio de produtos e, tambm, prdio para a administrao, totalizando uma rea que ser explicitada em m de rea construda no memorial descritivo junto ao projeto. Toda a rea edificada, bem como o empreendimento, dever estar regularizada perante a Prefeitura local. Todo o complexo dever obter as licenas de instalaes homologadas junto aos rgos municipais, estaduais e do meio ambiente.

B. POR QUE MANTER O EMPREENDIMENTO?


Os custos so reduzidos pelo fato do resduo ser transformado em matria-prima utilizvel na fabricao de material de uso na construo civil. Os insumos utilizados no processo so baratos e no possuem um tempo pr-determinado de vida til. O subproduto to durvel quanto o cimento e seus agregados (areia, pedras, etc).

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


C. NOSSO SISTEMA PERMITE:
a) Degradar a matria orgnica e estabiliz-la; b) Encapsular os metais pesados, estabilizar os lixiviados. (Forte Descontaminao). c) Neutralizar germes e bactrias, acabar com odores e poluentes. d) Processar o chorume para seu aproveitamento e estabilizao. O processo de estabilizao dos resduos composto por um nmero de operaes que mudaro as caractersticas qumicas destes resduos. Podendo ou no haver a interao qumica entre o resduo e o aditivo utilizado. Desta forma pode-se afirmar que este processo, em relao aos demais, possui uma grande vantagem: Elimina para sempre o passivo ambiental que pesava sobre o gerador de resduo. A estabilizao uma operao que limita a solubilidade, a mobilidade dos poluentes, a capacidade de evoluo e, alm disso, elimina a toxicidade dos resduos. Os mecanismos que asseguram a estabilizao so mltiplos e vo da simples captura de gua livre a reaes qumicas entre o resduo e a matriz, passando pela captura puramente fsica. Baseado neste principio, esta etapa do processo garante que as molculas potencialmente solveis e evolutivas do resduo, se tornem mais estveis e imveis, portanto, menos agressivas ao meio ambiente que as originais. A etapa seguinte do tratamento consiste na solidificao do material estabilizado. Solidificao e uma tcnica de converso de materiais reduzidos a p em blocos macios, ou furados conforme o molde desejado. Conforme j descrevemos em itens acima, o produto resultante adicionado a propores adequadas ao cimento, areia e gua resulta na produo de artefatos de cimento, como blocos, lajotas, briquetes, caladas, meio fio, sarjetas, vigas pr-moldadas, base para assentamento asfltico e poder tambm ser usada para aterramento de terrenos midos, pois trata-se de produto hidrofbico e etc.

D. O SISTEMA PERMITE A PREVENO DA POLUIO, INCLUINDO A VISUAL.


A construo das Usinas totalmente compatvel com as regras ambientais, medindo menos do que 10 metros de altura, incluindo o silo, e no necessitando de chamins. Este tipo de tratamento de resduo economicamente vivel com a revalorizao do processamento do lixo orgnico, uma soluo flexvel e sob medida aos anseios ecolgicos. uma resposta adequada para estados, municpios e empresas que desejam implementar polticas de valorizao dos resduos slidos, procurando no somente solues ecolgicas mas, tambm, econmicas. A tecnologia inovadora, com poluio zero, e agregando a valorizao do lixo por mltiplos aspectos. Essas caractersticas flexveis permitem construir unidades adaptadas no somente para regies rurais, mas tambm cidades de alta densidade demogrfica, adaptando-se tanto as necessidades dos estados, municpios e empresas em desenvolvimento como tambm aos mercados consumidores em perptuo e vido desenvolvimento. Alm disso, a implementao da tecnologia muito simples e no requer um alto nvel tcnico da fora de trabalho, que pode ser facilmente treinvel. Para a implementao, necessita-se dos itens saber: localizao apropriada, eletricidade, gua e os reagentes que so produto da reao fsico-qumica, (PR1+PR2).

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


O potencial mercado da tecnologia PRECIZA AMBIENTAL extremamente amplo, com aplicabilidade simples, objetiva e de resultados prticos, rpidos e rentveis.

1.2 ALTERNATIVA LIMPA E ECONMICA, UM SISTEMA ECOLGICO.


O sistema Preciza Ambiental permite 100% da valorizao do Lixo Orgnico, tudo por intermdio da utilizao das mquinas e dos reagentes (PR1+PR2) produzidos pela Preciza Ambiental Reciclagem Ltda. Dispomos de uma usina (CASE), instalada em nosso laboratrio de teste e desenvolvimento, onde mediante programao antecipada podemos receber sua visita para conhecer o processo de Tratamento e Beneficiamento de Resduos Slidos Urbanos, oferecido pela Preciza Ambiental, onde ser possvel vossa senhoria conhecer e analisar os procedimentos de produo do sistema. Trata-se de uma usina reduzida, e que serve de laboratrio para desenvolvimentos de projetos especiais. O Tratamento e Beneficiamento de Resduos Slidos aplicado aos resduos orgnicos que permitem a Industrializao de Artefatos para a construo civil, nosso sistema tambm esta apto ao processamento de p de serragem, tipo maravalha transformando-o em produtos comerciais, por isto, durante o planejamento e coletas dos dados para a elaborao do projeto de sua usina necessrio que seja definido com exatido todos os processos de fabricao e destinao ser dado aos reciclveis e dos produtos a serem fabricados aps o beneficiamento do Lixo, pois o tipo de mquina a ser desenvolvida ser inerente a sua necessidade de operao e custos.

Inorgnicos Reciclveis: Lavagem e Beneficiamento de Garrafas PET, Alumnio, Pregos, Arruelas, Plsticos, Papeis e Papeles secos, Borrachas, Madeiras, Vidros, Lmpadas, Couro, Ltex, Pano, Algodo, Eletrnicos, Baterias, materiais retirados da demolio em prdios e casas, tais como tijolos quebrados, sobras de reboco, vigas, etc. Orgnicos Tratveis: Legumes, Verduras, Frutas, Papeis molhados ou midos, Carnes Gado, Peixes, Frango e outras, Fraldas descartveis, Urinas, Lodo Humano e Animais, restos de aves e animais, Ossos, Chorume, Algas e Aquticas, folhas, podas de arvores, etc.
Observaes importantes, leia com ateno:
No ano de 2010 foi aprovada pelo Governo Federal a Poltica Nacional de Resduos Slidos (PNRS). A aprovao da PNRS um marco importante no Brasil em relao destinao dos resduos slidos e mudar a rotina dos governos, empresas e cidados em geral. Adequar-se nova lei 12.305 fundamental tanto para rgos pblicos como privados, pois alm de evitar punies legais, reduzir custos e uso de recursos naturais, bem como criar novos empregos e renda, alm da proteo e importncia que o meio ambiente tanto merece, temos a obrigao de manter, como um legado aos futuros seres advindos de nossas famlias. fundamental que o administrador publico, observe que a sua ateno imprescindvel para que somente seja descartado no aterro sanitrio o lixo orgnico que for antecipadamente tratado e estabilizado, para que no produza gazes e chorume, que so os piores agressores ao meio ambiente, pessoas e animais, considerados passivos de alta periculosidade, altamente contaminante. Os resduos reciclveis devero ser processados pelas cooperativas de catadores, proporcionando uma ao de humanizao social.

Veja a seguir imagens do tratamento realizado em nossa Case (Usina reduzida). A CASE (exemplo), foi construda, especificamente com o objetivo de realizarmos estudos tcnicos e de produo, para aperfeioamento e testes de funcionamento do sistema de tratamento e beneficiamento dos resduos slidos urbanos em toda sua amplitude, bem como o desenvolvimento dos reagentes qumicos e bacteriolgicos utilizados para a estabilizao e descontaminao do Lixo, destruindo os Lixiviados e

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


bactrias que habitam todos os tipos de orgnicos em decomposio, e que podem agredir o ser humano, os animais e a prpria natureza. Alm de proporcionar o encapsulamentos dos metais pesados iniciando o processo de oxidao, at chegar a estabilizao. Nosso sistema simples e objetivo. Estabilizar o lixo orgnico transformando-o no p ecolgico, que poder tomar vrias destinaes, tais como blocos para a construo civil, base para o assentamento de camada asfltica, substituio de parte do cimento na construo civil, fabricao de canaletas e tubos para guas pluviais, vigotas, telhas, paredes, etc. Este processo complementa as usinas de reciclagem j existentes, aumentando os ganhos e implementando novos negcios, com rentabilidade segura.
A Baixo Imagens da Usina Laboratrio, onde o sistema foi desenvolvido e testado:
Esteira seletiva resduos Orgnicos Triturador Primrio Depsito de reagentes e cmara

Moega, Esteira Seletiva, Triturador

Elevadora, Cmara Reao

Orgnicos Estabilizados

Antes de passar no micronizador

P de lixo tratado e estabilizado

Os equipamentos a serem implantados nos projetos dos clientes no tem as caractersticas dos a cima demonstrados, a cmara de reao em ao inoxidvel, com recursos de controle eletroeletrnicos.

Relao de Lixo orgnico testado, que podero ser usados neste sistema: Verduras, legumes, frutas, carnes animal, peixes, frangos, pedaos de cartilagem, papeis leves e molhados, fezes, caldos oriundos da triturao de orgnicos, folhagem hmida em geral, folhas e caules triturados oriundos de podas de arvores.

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


Cuidado: materiais que no podem ser inseridos junto com o lixo orgnico: Ferro, ao, lata, pregos e parafusos, Alumnio, Vidros em geral, Lmpadas, Borracha, Plstico, madeira arvores, papel, papelo, jornais e revistas, algodo, tecidos, material hospitalares, tampa de garrafas, isopor, baterias de carro de lanterna ou celulares, circuitos eletrnicos em geral. Estes materiais, passam por processo de reciclagem e so vendidos para as empresas ou entidades que trabalham com reciclagem especfica para cada tipo de material, valorizando ainda mais a utilizao dos produtos reciclveis.

1.3 PRODUTO COM MLTIPLAS APLICAES.


Caractersticas da tecnologia do PRECIZA AMBIENTAL: Aproveitamento total do lixo tratado, gerando lucros compensadores, com gerao de produtos e emprego, um projeto social de fato. Uma nova via que possibilita o fechamento de depsitos de lixo. Acabando com a contaminao dos Aterros Sanitrios e Lixes. Um novo mercado para empresas construtoras aumentar receitas. Um produto que pode ser usado como adubo ou como corretivo de solo.

A. POSSVEIS USURIOS FASE 1:


Companhias particulares que cuidam de lixo domstico e de aterros sanitrios, Estados e Municpios que cuidam de seus lixos, construtoras e condomnios privados.

B. POSSVEIS USURIOS FASE 2:


Na agricultura para correo de solo, pois sua composio mineral contm mais de 3% de diferentes fertilizantes: N (nitrognio), P (fsforo), K (potssio), sob diferentes padres, quando na forma granulada e facilmente dispensvel. Excelente na utilizao como cal orgnica e condicionador anticido, estabilizando de forma adequada o PH do solo. O contedo de metais pesados em mdia 130 ppm, mais abaixo que a exigncia padro na Europa, que de 4000 ppm; 3 toneladas de p ecolgico, equivalente a 1 tonelada de uria. A recomendao de uso de 6 tons por hectare contra 15 tons de composto ou 20 tons de esterco animal, para agir como um condicionador anticido estabilizando o PH do solo.

1.4 - A PRECIZA AMBIENTAL REPRESENTA UMA INICIATIVA PIONEIRA


Alm de oferecer padres internacionais, nosso sistema representa uma iniciativa pioneira, antecipando exigncias reguladoras. Considerando que nesse momento, o futuro ecolgico do planeta uma prioridade mundial, a Preciza Ambiental oferece uma soluo de limpeza ambiental e permite que cada comunidade gerencie de forma autnoma e sustentvel os seus Resduos Slidos, alm de melhorar a sade do planeta e, consequentemente, do seu povo. Cada Projeto assume caractersticas locais ou regionais, realizado minucioso levantamento tcnico, com a finalidade de otimizao do sistema a ser implantado.

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


Separao dos reciclveis inorgnicos, esteira de seleo:

Imagens meramente ilustrativas - Fonte Internet

Na seleo, o Lixo Orgnico segue na esteira para o processo de tratamento e beneficiamento, e o Lixo Inorgnico, retirado selecionado e comercializado, alguma sobra de resduo no comercivel, volta para o sistema, triturado e segue para tratamento e aproveitamento em outros seguimentos de comercializao.

2. FABRICA DE BLOCOS, LAJOTAS, VIGAS PR-MOLDADAS.


MQUINA PARA FABRICAO DE BLOCOS E LAJOTA DE PAVIMENTAO.

Mquina automtica, indicada para fbrica de blocos. Pode fabricar tambm bloco, canaletas, lajotas de laje, blocos para pavimentao, com at 30cm de largura por 40cm de comprimento.

Nmero de funcionrios recomendado: 1 operador de mquina; 1 operador para betoneira; 2 ajudantes para o transporte dos palets com os blocos ou utilizao de correia transportadora, com ao contnua e automatizada. A adio de mquinas em regime de trabalho paralelo poder elevar em mais de 100% a produo diria. Maquina para fabricao de Telhas com p ecolgico e cimento.

Imagens Fonte Internet apenas Ilustrativa

Imagens Fonte Internet meramente Ilustrativas

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM

Alguns Modelos de Blocos para fabricao.

Blocos para vedao de parede, p ecolgico e cimento.

Blocos feito com p ecolgico e cimento.

Imagem Fonte Internet meramente Ilustrativas

3. EDIFICAES
Galpo industrial estruturas metlicas, bases e armaes.

rea com cobertura: Conforme projeto especfico ao Cliente. Na imagem abaixo observamos galpo duplo com total de rea construda de 3.800m. O modelo ideal e a infraestrutura sero apresentados no projeto relativo a cada cliente.

Imagens meramente Ilustrativas - Fonte Internet

10

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


A. DEMANDA ELTRICA MDIA DE UMA USINA 10 Ton./Hora.

Potncia total de arranque inicial: 270 kWh (aproximadamente) Potncia em funcionamento: 205 kWh (aproximadamente) Projeto eltrico especfico e automao para cada localidade.

B. Caractersticas de Produo: Uma planta (Usina) Preciza Ambiental caracterizada pela simplicidade construtiva porque no requer instalaes complexas, e totalmente flexvel e modular. 1. A capacidade de tratamento de uma unidade pequena de 2 ton/hora. 2. As usinas com caractersticas de mdio porte so de 10, 20 e 30 ton por hora. 3. A caracterstica de grande porte varia entre 50 ton/hora a 1000 ton/hora, todas as usinas so equipadas com sistema de separao e reciclagem dos resduos coletados. Diversas unidades complementares podem ser adicionalmente instaladas, como ampliao de projeto, assim formando o complexo destinado a atender as caractersticas pertinentes a seu projeto e a facilitar a ampliao ou upgrade de verso.

Para conhecer o tamanho ideal da Usina adequada ao seu projeto, observe os clculos a baixo:
A Quantidade de habitantes X peso de lixo produzido por habitante dia (1,5 kg. regio sul) exemplo: cidade com 50.000 Habitantes: 50.000 hab X 1,5 kg. dia = 75.000 kg dia = 75 ton. 30% Reciclveis = 52.5 ton/dia : 24 h/dia. = 2.188 kg/hora Usina Ideal = PZ02 - 02 ton./h. B Todas as Usinas so produzidas com tolerncia de at 10%, visando a Implementao de expanso, consciente com segurana e rentabilidade programada.

Tabela de Produtividade das Usinas de Tratamento e Beneficiamento de Resduos Slidos.


COLETA DIA
02 Ton./H. - 48 Ton. 05 Ton./H. 120 Ton. 10 Ton./H. 240 Ton. 20 Ton./H. 480 Ton. 30 Ton./H. 720 Ton. 40 Ton./H. 960 Ton. 50 Ton./H. - 1.200 Ton.

TIPO Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70%

DIA 14.4 Ton. 33.6 Ton. 36 Ton. 84 Ton. 72 Ton. 168 Ton. 144 Ton. 336 Ton. 216 Ton. 504 Ton. 288 Ton. 672 Ton. 360 Ton. 840 Ton.

MS 316.8 Ton. 739.2 Ton. 792 Ton. 1.848 Ton. 1.584 Ton. 3.696 Ton. 3.168 Ton. 7.392 Ton. 4.752 Ton. 11.088 Ton. 6.336 Ton. 14.784 Ton. 7.920 Ton. 18.480 Ton.

ANO 3.801.6 Ton. 8.870.4 Ton. 9.504 Ton. 22.176 Ton. 19.008 Ton. 44.352 Ton. 38.016 Ton. 88.704 Ton. 57.024 Ton. 133.056 Ton. 76.032 Ton. 177.408 Ton. 95.040 Ton. 221.760 Ton.

As instalaes tcnicas so simples, confiveis e com baixo custo de manuteno. A construo e instalao de uma unidade de tratamento requer em mdia 180 dias de trabalho, incluindo nesse prazo a entrega e instalao dos equipamentos, conforme o projeto delineado

11

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


para cada cliente. Neste perodo dever ser requerida a Licena Ambiental, liberando o local para instalao.

incondicional a realizao de anlise tcnica pelo Departamento Tcnico e de Engenharia da PRECIZA AMBIENTAL, com anuncia da Sec. de Meio Ambiente da Prefeitura e do Estado, (SEMA).
Quantidade de p ecolgico produzido por usina em um dia: Quantidade de Blocos (Tijolos) produzidos por dia:
Tamanho Usina 02 Ton./H. - 48 Ton. 05 Ton./H. 120 Ton. 10 Ton./H. 240 Ton. Resduos Dia TON. P Dia BLOCOS DIA

Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70%
Resduos

14.4 Ton. 33.6 Ton. 36 Ton. 84 Ton. 72 Ton. 168 Ton.


P Dia

33,6 Ton. 84 Ton. 168 Ton.


BLOCOS DIA

4.200 Un. 10.500 Un. 21.000 Un.


BLOCOS Ms

Tamanho Usina 02 Ton./H. - 48 Ton. 05 Ton./H. 120 Ton. 10 Ton./H. 240 Ton.

Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70% Reciclvel 30% Orgnico 70%

14.4 Ton. 33.6 Ton. 36 Ton. 84 Ton. 72 Ton. 168 Ton.

4.200 Un 10.500 Un 21.000 Un

92.000 Un. 231.000 Un. 462.000 Un.

Os Blocos, bloquetes e ladrilhos produzidos com o p ecolgico podem chegar no mnimo 40% mais barato que os outros.
Imagem Ilustrativa Fonte Internet

Podero ser produzidos bloquetes e ladrilhos com desenhos e cores especiais para aplicaes em caadas e pavimentao de ruas, avenidas e estradas. Blocos intertravados.

Imagens Fonte Internet

Toda aquela montanha de Lixo foi transformada em p, em produto descontaminado podendo ser utilizado na fabricao de tijolos, bloquetes, vigas, tambm ser adicionado ao cimento na construo civil, ser utilizado no reboco das paredes, na juno dos tijolos etc. Os custos da construo civil sero bem mais econmicos. Pode substituir o cimento em 40%.

12

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


RESULTADO OBTIDO COM A UTILIZAO DO LIXO, QUE TRATADO COMPLETAMENTE APROVEITADO. O MATERIAL ESTABILIZADO SERVE COMO MATRIA PRIMA FINAL NA CONSTRUO CIVIL, COM RENDIMENTOS EXTRAORDINRIOS.
RUA PAVIMENTADA COM LAJOTA, TIPO BLOQUETE FEITA COM O RESULTADO DO TRATAMENTO DO LIXO URBANO. Estas imagens foram feitas em 10 de Abril 2.010, 12 anos aps a implantao da rua pavimentada, e apresenta-se em perfeitas condies de utilizao segurana.

Esta pavimentao foi realizada com Blocos, produzido com Lixo os resduos orgnicos descontaminado e estabilizado. O sistema de tratamento, descontaminao e beneficiamento da Preciza Ambiental Reciclagem Ltda. que na poca estava nic iniciando os testes e pesquisas com os materiais produzidos.

O mesmo material aproveitado para a fabricao de Lajotas e Bloquetes, utilizados em pavimentao de ruas e avenidas, poder ser utilizados em formato de tijolos na construo de muros, residncias, escolas, hospitais, creches, casas e edifcios. Todo o material tem caractersticas hidrofbicas (baixssima taxa de absoro de umidade), trata-se de produto muito resistente e economicamente vivel. O custo menor do que os materiais oferecidos no mercado. Este produto perfeito para projetos sociais, na utilizao de obras municipais, estaduais e federais, com custo adequado a cada regio do Brasil, pois trata-se da transformao da matria orgnica que era lixo, e agora ecologicamente descontaminado e estabilizado.

Imagens Ilustrativas pelo autor

13

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM


A PRECIZA AMBIENTAL, uma empresa 100% Brasileira, cujo foco exclusivamente o desenvolvimento e aperfeioamento tcnico de meios e instrumentos que tenham a finalidade de proteger e melhorar as condies do Meio Ambiente em que vivemos, e colaborar tecnologicamente com a substancial melhoria da qualidade de vida dos seres humanos que habitam nosso planeta. Acreditamos ser possvel a sensvel melhoria de vida por todos ns, a partir da Industrializao dos Resduos Slidos Urbanos e Industriais.

A PRECIZA AMBIENTAL, detm em seu quadro de colaboradores, Engenheiros, Tcnicos, Operadores de sistemas. Todos os participantes so preparados para vivenciar o dia-a-dia a escolha do mais adequado e melhor projeto para solucionar os problemas advindos dos Resduos Slidos Urbanos. Aqui, o mais importante dar soluo aos seus anseios, proporcionar a melhor alternativa, sempre em perfeito sincronismo com as condies prioritrias locais e de suas possibilidades.

A Preciza Ambiental est a sua disposio para promover o projeto ideal para sua cidade e para o seu negcio, contate-nos.

Preciza Ambiental Reciclagem Ltda.


CNPJ: 12026826/0001-09 - Insc. Estadual: 204238884110 Empresa 100% Brasileira

Jlio Cesar Curi Diretor Administrativo e Negcios Fone: TIM (16) 81318384 Fone: Fixo (11) 6542-4200 Escritrio SP. Email: julio@precizaambiental.com.br comercial@precizaambiental.com.br jcc

Flvio R. Monteiro Diretor de Operaes e Negcios Fone: TIM (11) 81005939 Fone: Fixo (11) 6542-4200 Escritrio SP. Email: flavio@precizaambiental.com.br sac@precizaambiental.com.br fmonteiro_sp

Jos Andres Pineda Soto Gerente Tcnico Comercial Pases Latinos Fone: +56 9 82584736 E-mail: jandres_ing@precizaambiental.com.br comercial@precizaambiental.com.br soto6969 Chile

Contatos comerciais da Preciza Ambiental Reciclagem Ltda.


http://residuosurbano.blogspot.com ( Filmes ) www.precizaambiental.com.br
comercial@precizaambiental.com.br sac@precizaambiental.com.br +55 11 6542-4200

14

PRECIZA AMBIENTAL RECICLAGEM

Contatos comerciais nos estados brasileiros: Preciza Ambiental Reciclagem Ltda.

Brasil

Ricardo Serpa
Agente Comercial So Paulo MT MS - PR TIM (13) 8126-4444 - Fixo (13) 3591-8457

Alexander Rafael
Agente Comercial RIO - AM - PA - RO TO TIM (21) 8362-9393 Fixo (21) 3406-7103

ricardo@precizaambiental.com.br comercial@precizaambiental.com.br ricardo.serpa

Alexander.rafael@hotmail.com comercial@precizaambiental.com.br atm.madeiras

Fabio Tirapani
Agente Comercial Joinville - SC RS

Marco Aurlio Barroso


Agente Comercial Manaus AM AP - RO TIM (92) 8209-4318 - Fixo (92) 3084-3555

TIM (47) 9656-7405 fabiotirapani@ig.com.br comercial@precizaambiental.com.br fabioluix

marcobarroso1962@hotmail.com comercial@precizaambiental.com.br marco.barroso2710

15

Anda mungkin juga menyukai