Anda di halaman 1dari 6

Administrao Mercadolgica

Tendencias do Mercado

Aluanny Braz Ferreira

Trabalho com exigncia parcial da disciplina Adm. Mercadolgica ministrada pelo Professor Augusto no curso de Administrao do lll semestre.

Bertioga-SP 2012

Sumrio

Ttulo l : Administrao Mercadolgica Ttulo ll: Globalizao Ttulo lll: Tendencias do mercado nacional e global Ttulo lV:Tendencias do mercado ( profissional) Final: Referencias Bibliograficas

Bertioga-SP 2012

Administrao Mercadolgica

Primeiramente vou explicar o que Administrao Mercadolgica e como podemos ultilizar esta ferramenta, lembrando que um contedo introdutrio do Marketing. Mercadologia: o estudo do mercado e compreende o exame e conhecimento das condies e tendncias do mercado para que, em consequncia, se possa orientar com acerto a poltica comercial (Guerreiro, administrao mercadolgica Princpios e mtodos, p.13) , sendo assim podemos compreender de que a administrao o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratgias organizacionais. Dessa forma, a Administrao mercadolgica visa gerenciar todo o planejamento do mercado a fim de realizar uma deteco mercadolgica das necessidades do consumidor e levar a ele os produtos ou servios da forma que o mesmo deseja, em sntese, Adm. Mercadolgica um instrumento utilizado para entender a percepo do cliente que serve para auxiliar na tomada de deciso, soluo de problemas e realizar planejamentos.

Globalizao Explicado o que Administrao mercadolgica, vou discorrer sobre suas tendencias , iniciando este assunto vou falar um pouco sobre a GLOBALIZAO e sua consequncias, com este fenmeno samos da Era produto , e entramos na Era do Cliente, ou seja na era produto era sempre a empresa que vendia; Hoje na Era do Cliente , o cliente que determina o que quer, buscando sempre preo, qualidade e satisfao, assim mas consciente dos seus direitos, ns (clientes), passamos a ditar as regras do mercado , e o que no podemos esquecer que nesta Era Cliente so as empresas que tem que se adaptar ao mercado, nunca o mercado a empresa (como antes). Comecei falando da globalizao neste segundo tpico porque um assunto que esta muito relacionado ao trabalho,acima pude expor o que Adm. Mcd, podemos perceber que a Adm.mcd estuda esta Era Cliente ( o cliente determina o que quer e como quer). A partir do momento em que as empresas vem se adaptando ao mercado muito importante que ela seja futurista para que se adapte com maior facilidade se antecipando as outras. E com a Era Cliente , chegou tambm a Era do Servios, fazendo da Prestao de Servios um diferencial. Ao comprar um produto os clientes buscam alga mais , algo que demostre o quanto so importantes para a empresa, e quanto a empresa esta disposta a fazer por eles, pois o resultado de toda e qualquer atividade, independente de seu setor de execuo, exerce um impacto sobre a qualidade percebida pelo cliente.

Tendencias do Mercado Nacional e Global (empresas)


Introduo: Acima expus o quanto a globalizao influenciou cada vez mas a utilizao da Adm. mcd nas empresas, neste contexto vou falar de algumas tendencias nacionais e globais. 1 O Brasil vive um momento de plena expanso de suas atividades econmicas em praticamente todos os setores da economia, seja infraestrutura, servios ou indstria. Nesse cenrio to positivo, o que o ano de 2012 deve trazer para a indstria de tecnologia e seus usurios. O mercado de tecnologia da informao est cada vez mais aquecido, desta forma aumentar ainda mais o nmero de vagas para pessoas capacitadas na rea de TIC, sem falar nas empresas da rea de tecnologia.

Os TABLETS hoje, esse novo item eletrnico j est estabelecido e um dos principais sonhos de consumo na sociedade atual. No Brasil, estima-se que j foram vendidos cerca de 500 mil tablets. Embora no exista ainda nenhum dado oficial, a previso para o mercado nacional que essa quantidade mais que duplique em 2012, apenas em importaes legais. O mercado brasileiro de tablets em 2012 dever ter ainda um impulso adicional, devido desonerao fiscal para equipamentos produzidos no Brasil o que, com o cmbio estvel, poder reduzir o preo final em at 30%.

2 Empresas STARTUP'S:Existem diversas conceituaes para o que seja uma empresa startup. Neste artigo, consideramos startup as empresas de pequeno porte, recm-criadas ou ainda em fase de constituio, com atividades ligadas pesquisa e desenvolvimento de idias inovadoras, cujos custos de manuteno sejam baixos e ofeream a possibilidade de rpida e consistente gerao de lucros. (www.mundosebrae.com.br). Alm disso, o negcio desenvolvido pela startup deve ser vivel, ou seja, que ele ser no s sustentvel, mas que apresente tambm potencial de sucesso. Este novo modelo vem ganhando cada vez mas fora , pois trata-se de empresas inovadoras e em sua maioria so empresas ligadas ao ramo tecnlogico ou empresas de informao , como citado acima um mercado que esta bem aquecido. Falando de inovao as Startup's Verdes tambm vem ganhando mercado com a tendncia de empresas que adotam a sustentabilidade como parte estratgica em seus negcios est cada vez mais evidente no surgimentos de startups verdes .Em setores como o de combustveis o mercado to promissor que existem investidores especializados. AKhosla Ventures, da Califrnia, por exemplo, procura empresas e startups de tecnologia,entre outras, que reduzam a emisso de Co. Uma palavra que obrigatoriamente est ligada essas startups a inovao. inovando que elas nascem e conseguem se projetar. Se, dentro do conceito de sustentabilidade, precisamos achar novas solues para a sociedade, exatamente a que surgem as oportunidades. E a inovao deve estar presente desde o comeo.

3Sustentabilidade:Consumidores querem marcas que respeitem o meio ambiente, diz pesquisa realizada com sete mil pessoas em vrios pases do mundo revela que 84% dos consumidores deixaria de comprar produtos de marcas que no respeitam o meio ambiente, e j que nesta Era Cliente so as empresas que adaptam ao mercado j podemos sentir uma enorme diferena em relao ao assunto, pois temos inmeras empresas que vem se adequando a este perfil e lanando campanhas publicitrias para mostrar aos seus consumidores que fazem parte deste modelo sustentvel e ecolgico.
4Carros Eltrico: j que estamos falando de sustentabilidade vou falar de uma tendencia no ramo automotivo que vem ganhando fora ao se encaixar neste perfil, que so eles os carros eltricos.Depois de roubar a cena nos sales de automveis em 2011, os veculos ecolgicos devem ganhar mais ateno este ano; preos ainda sero entrave popularizao. O aumento da disponibilidade e variedade de modelos eltricos e hbridos vai pr um fim nas especulaes sobre a viabilidade da tecnologia. Segundo a Pike Research, o ano de 2012 marcar a transio dos eltricos de um tempo de disponibilidade limitada (tanto em volume quanto em geografia) para uma alternativa de transporte sustentvel e crvel. Estima-se que as vendas globais de carros eltricos vo superar 257 mil unidades este ano. Bom se continuar falando sobre tendencias globais no vou parar por aqui, e vou comentar sobre inmeras delas que esto chegando a todo vapor, sem duvida tecnologia, informao e sustentabilidade so assuntos muito comentados no mercado atual, ento acima procurei reunir algumas tendencias( que foram citadas) , relacionadas a estes assuntos do mercado.

Tendencias do mercado ( o profissional)


Voc j parou para pensar por que, mesmo com tanta gente procurando emprego ou em busca de uma recolocao profissional, h tantas vagas sem preenchimento no mercado? Essa uma grande preocupao dos profissionais de RH e a resposta para essa pergunta uma s:a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Tendo em vista que a cada dia que passa o mercado fica mais competitivo, no estou me referindo em concorrncias entre empresas e sim entre profissionais, diante desta situao vamos pontuar algumas tendencias de um bom profissional preparado para o mercado. O mercado exige capitao continua, pois o mesmo no para. Tendencias 1- Consultoria profissional Para a analista e consultora profissional Lgia Guerra, as profisses relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais j esto sendo valorizadas hoje, e so boa aposta para o futuro. Profisses como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petrleo e Gs Engenharia Hdrica devem ter um mercado aberto por mais 10 ou 15 anos. 2 Alm disso, com a crescente necessidade de comunicao internacional, os profissionais de letra tambm devem ser valorizados. a globalizao. As pessoas precisam se comunicar, e as lnguas mais exticas, como o prprio mandarim [chins] estaro muito em alta. 3O lazer tambm j est ganhando terreno no mercado de trabalho na opinio da consultora. Cinema e Vdeo, alm das profisses que se envolvem com a rea editorial, devem crescer ainda mais. Nunca se deu tanto valor ao lazer como hoje. 4A consultora tambm aponta as profisses que envolvem tecnologia, como telecomunicaes e Cincia da Computao. Em baixa, estariam reas que hoje j possuem um excesso de profissionais. Psicologia, Jornalismo, Odontologia e Marketing, por exemplo, so reas que esto com muitos profissionais no mercado. No quer dizer que no haja vagas, mas os profissionais sero cada vez mais exigidos para ocupar esses postos de trabalho 5As profisses de Tecnologia da Informao (TI), h uma grande necessidade de agilidade nos processos e controles da informao. Alm disso, h crescimento de demanda na rea de servios, que implicam em formao tcnica com habilidades de relacionamento com os clientes. 6Alm disso, h uma demanda crescente na rea de Inteligncia de Mercado. uma rea que no implica necessariamente em uma formao especfica. Pode ter formao em Administrao, Engenharia, Marketing, entre outros. O bom profissional hoje muito distante do bom profissional do passado. Hoje necessrio comunicar, ser pr-ativo, e ter uma vida pessoal em equilbrio. O fato de no praticar esportes, por exemplo, pode influenciar no desempenho profissional, afinal quem tem melhor qualidade d vida tem mais sade consequentemente e mais feliz trabalha mais e da mais lucro. Maros Schlemm, consultor snior da Acta Educao, RH e Carreira, tambm atenta para o fato de que a graduao apenas um ponto de partida. O mercado olha muito para as competncias. Por exemplo, o profissional deve ser flexvel, ter capacidade de adaptao e conhecer outras lnguas, explica. E assim finalizo as tendencias para os profissionais e o trabalho.

Referencias bibliogrficas

www.administradores.com.br www.mundosebrae.com.br www.proatividadedomercado.com.br www.mundomarketing.com.br Livro: Guerreiro da Administrao Mercadolgica princpios e mtodos;

Bertioga-SP 2012

Anda mungkin juga menyukai