Anda di halaman 1dari 11

PROJETO DE URBANISMO II - 3 BIMESTRE ____ / _____ Prof.

: Ana Flavia Galinari

_____ /

ESTUDO DIRIGIDO LEI FEDERAL N 6766/99 Parcelamento do solo urbano 1) Quais so as formas de se fazer o parcelamento do solo urbano? Art. 2. O parcelamento do solo urbano poder ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposies desta Lei e as das legislaes estaduais e municipais pertinentes.

2) O que um loteamento? 1 - Considera-se loteamento a subdiviso de gleba em lotes destinados a edificao, com abertura de novas vias de circulao, de logradouros pblicos ou prolongamento, modificao ou ampliao das vias existentes.

3) O que um desmembramento? 2- considera-se desmembramento a subdiviso de gleba em lotes destinados edificao, com aproveitamento do sistema virio existente, desde que no implique na abertura de novas vias e logradouros pblicos, nem no prolongamento, modificao ou ampliao dos j existentes.

4) Considerando estas duas formas de parcelamento do solo urbano, qual delas se aplicar ao trabalho desenvolvido neste semestre? Loteamento

5) O que um lote? 4o Considera-se lote o terreno servido de infra-estrutura bsica cujas dimenses atendam aos ndices urbansticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe. (Includo pela Lei n 9.785, de 1999)

6) Os parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) dever conter necessariamente redes de esgotamento sanitrio. A afirmao est correta? sim 6o A infra-estrutura bsica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistir, no mnimo, de: (Includo pela Lei n 9.785, de 1999) I - vias de circulao; (Includo pela Lei n 9.785, de 1999) II - escoamento das guas pluviais; (Includo pela Lei n 9.785, de 1999) III - rede para o abastecimento de gua potvel; e (Includo pela Lei n 9.785, de 1999) IV - solues para o esgotamento sanitrio e para a energia eltrica domiciliar. (Includo pela Lei n 9.785, de 1999)

7) Onde no permitido o parcelamento do solo? Pargrafo nico - No ser permitido o parcelamento do solo: I - em terrenos alagadios e sujeitos a inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas; Il - em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados; III - em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigncias especficas das autoridades competentes; IV - em terrenos onde as condies geolgicas no aconselham a edificao; V - em reas de preservao ecolgica ou naquelas onde a poluio impea condies sanitrias suportveis, at a sua correo.

8) Quais os requisitos mnimos que um loteamento deve atender? Art. 4. Os loteamentos devero atender, pelo menos, aos seguintes requisitos: I - as reas destinadas a sistemas de circulao, a implantao de equipamento urbano e comunitrio, bem como a espaos livres de uso pblico, sero proporcionais densidade de ocupao prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem.(Redao dada pela Lei n 9.785, de 1999)

II - os lotes tero rea mnima de 125m (cento e vinte e cinco metros quadrados) e frente mnima de 5 (cinco) metros, salvo quando o loteamento se destinar a urbanizao especfica ou edificao de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos rgos pblicos competentes; III - ao longo das guas correntes e dormentes e das faixas de domnio pblico das rodovias e ferrovias, ser obrigatria a reserva de uma faixa no-edificvel de 15 (quinze) metros de cada lado, salvo maiores exigncias da legislao especfica; (Redao dada pela Lei n 10.932, de 2004) IV - as vias de loteamento devero articular-se com as vias adjacentes oficiais, existentes ou projetadas, e harmonizar-se com a topografia local.

9) O que so equipamentos comunitrios? Identifique e localize em mapa aqueles presentes na rea de abrangncia da rea a ser loteada? 2 - Consideram-se comunitrios os equipamentos pblicos de educao, cultura, sade, lazer e similares.

10) Qual a lei especfica municipal, a que se refere a presente lei para a cidade de Londrina? Plano diretor

11) Em que condies caber aos Estados disciplinar a aprovao pelos Municpios de loteamento e desmembramentos? Art. 13. Aos Estados caber disciplinar a aprovao pelos Municpios de loteamentos e desmembramentos nas seguintes condies: (Redao dada pela Lei n 9.785, de 1999) I - quando localizados em reas de interesse especial, tais como as de proteo aos mananciais ou ao patrimnio cultural, histrico, paisagstico e arqueolgico, assim definidas por legislao estadual ou federal; Il - quando o loteamento ou desmembramento localizar-se em rea limtrofe do municpio, ou que pertena a mais de um municpio, nas regies metropolitanas ou em aglomeraes urbanas, definidas em lei estadual ou federal; III - quando o loteamento abranger rea superior a 1.000.000 m.

Pargrafo nico - No caso de loteamento ou desmembramento localizado em rea de municpio integrante de regio metropolitana, o exame e a anuncia prvia aprovao do projeto cabero autoridade metropolitana.

ESTUDO DIRIGIDO LEI MUNICIPAL N 7483/98 Parcelamento do solo

1) Quais os objetivos da lei municipal N7483/98, lei de parcelamento do solo do municpio de Londrina? Art. 2 Esta lei tem como objetivos: I orientar o projeto e a execuo de qualquer empreendimento que implique parcelamento do solo para fins urbanos; II prevenir a instalao ou expanso de assentamentos urbanos em reas inadequadas; III evitar a comercializao de lotes desprovidos de condies para o desempenho de atividades urbanas; IV assegurar a existncia de padres urbansticos e ambientais de interesse da comunidade, nos processos de parcelamento do solo para fins urbanos.

2) O que rea institucional ou destinada a equipamento comunitrio? II rea institucional ou destinada a equipamento comunitrio aquela reservada em um loteamento para edificaes e instalao de equipamentos para fins especficos de utilidade pblica, tais como educao, cultura, sade e segurana, voltados ao atendimento s necessidades bsicas da populao, e transferida ao Poder Pblico por ocasio do registro do projeto de loteamento e/ou por outra forma de aquisio legalmente instituda;

3) O que rea lquida ou comercializvel? V rea lquida ou comercializvel a obtida subtraindo-se da rea total as reas para a rede viria e para espaos livres de uso pblico e outras reas destinadas a integrar o patrimnio do Municpio;

4) O que uma gleba? XVII gleba uma poro de terra, com localizao e configurao definidas, que no resultou de processo regular de parcelamento do solo para fins urbanos; 5) Quais os aspectos considerados pelo poder pblico para fazer o exame do pedido de Consulta Prvia de Viabilidade Tcnica para parcelamento do solo para fins urbanos? Art. 9 O Poder Pblico examinar o pedido de Consulta Prvia de Viabilidade Tcnica para parcelamento do solo para fins urbanos, considerando obrigatoriamente os seguintes aspectos: I existncia de elementos, no entorno ou na rea objeto de pedido de aprovao de parcelamento, que representem riscos segurana de pessoas e ao ambiente; II traado um crculo de 1.500m (mil e quinhentos metros) de raio centrado na gleba a lotear, pelo menos 20% (vinte por cento) dos lotes em loteamentos vizinhos devem estar ocupados h mais de cinco anos com a liberao para construo; III traado um crculo de 800m (oitocentos metros) de raio centrado na gleba a lotear, nele dever constar pelo menos uma escola de primeiro grau construda e em funcionamento, com capacidade tcnica instalada de modo suficiente a absorver aumento de demanda da ordem de 20% (vinte por cento) da ocupao projetada do novo empreendimento; IV se, decorrente da aprovao, surgir a necessidade de investimentos pblicos diretos ou indiretos maiores do que 30% (trinta por cento) do total de investimentos a serem realizados pelo empreendimento privado ou pblico, sero avaliados os custos referentes a: a) obras de galerias de guas pluviais em vias de acesso ao loteamento; b) obras de terraplanagem nas vias de acesso ao loteamento; c) obras de pavimentao asfltica nas vias de acesso ao loteamento; d) construo de escolas, creches, postos de sade e outros prprios pblicos destinados ao atendimento s necessidades bsicas da comunidade; e) construo ou adequao de bueiros, pontes ou viadutos para transposio de crregos, estradas, vias frreas ou qualquer obstculo fsico que exigir tal providncia nas vias de acesso ao loteamento;

f) remanejamento ou extenso de linhas de energia eltrica; g) instalao de iluminao pblica em vias de acesso aos loteamentos; h) construo de sistemas individualizados de coleta e tratamento de esgotos sanitrios ou extenso de emissrios para interligao na rede existente; i) construo de sistemas de coleta e tratamento de efluentes industriais; j) construo de guias e sarjetas em vias de acesso aos loteamentos.

6) Quais informaes devem estar presentes em uma consulta prvia de viabilidade tcnica para parcelamento de gleba para fins urbanos expedida pelo IPPUL? Art. 12. Aps o recebimento da Consulta Prvia de Viabilidade Tcnica de parcelamento do solo, o interessado estar habilitado a requerer do IPPUL a expedio de diretrizes urbansticas bsicas para o loteamento, apresentando, para este fim, requerimento acompanhado de trs vias da planta do imvel e outros documentos, conforme especificao a ser definida pelo Poder Pblico, devendo ser apresentados, anexos ao requerimento, os documentos necessrios expedidos pelos rgos nomeados na Consulta Prvia de Viabilidade Tcnica de parcelamentos

7) Quais recomendaes urbansticas devem ser respeitadas nos projetos de loteamento? Art. 28. Os projetos de loteamento devero obedecer s seguintes recomendaes urbansticas: I respeito ao stio natural e hidrografia; II articulao com o sistema virio principal e definio de hierarquia interna; III distribuio equilibrada de reas livres, favorecendo as conexes e otimizando sua utilizao; IV criao de sistema de quadras e lotes, favorecendo a centralidade e a criao de vias e locais comunitrios; V distribuio de equipamentos fundamentada na demanda e favorecendo a acessibilidade; VI qualificao da paisagem, atendendo aos aspectos econmicos e funcionais, sem ignorar os aspectos estticos, formais e simblicos;

VII fortalecimento da identidade, mediante a valorizao da memria e da criao de lugares e espaos de fcil reconhecimento; VIII previso de vias alternativas paralelas s arteriais para estabelecimento de binrios ou trinrios.

8) Quais reas no so admitidas para o parcelamento e devem ser municipalizadas por ocasio do parcelamento da gleba? Art. 29. As reas ao longo das margens dos corpos dgua, numa largura mnima de 30m (trinta metros), acrescidas de faixas de proteo ambiental permanente, as nascentes num raio de 50m (cinqenta metros), os grotes e terrenos onde houve explorao mineral e as reas de deposio de substncias txicas ou nocivas vida animal e vegetal no sero admitidas para loteamento e devero ser municipalizadas por ocasio do parcelamento do restante da gleba, conforme mapeamento do Zoneamento ambiental elaborado pelo IPPUL e pela Autarquia Municipal do Ambiente (AMA). Pargrafo nico. Nas reas citadas neste artigo no podero ser construdas edificaes pblicas ou privadas.

9) Identifique e classifique a percentagem das reas a ser passada para o domnio pblico em um loteamento. Art. 31. A percentagem de reas da gleba a ser passada para o domnio pblico de, no mnimo, 35% (trinta e cinco por cento) do total a ser parcelado.

10) Quais condies devem ser respeitadas para as reas livres de uso pblico e aquelas destinadas a instalao de equipamentos comunitrios ou institucionais transferidas para o municpio? 3 Os espaos livres de uso pblico e as reas de uso institucional devero ter acesso por via oficial de circulao com 15m (quinze metros) de largura, no mnimo.

11) Qual a maior dimenso das quadras permitida por lei?

Art. 35. A maior dimenso das quadras no poder ser superior a 250m (duzentos e cinqenta metros), exceto nas quadras com lotes maiores de 15.000m2 (quinze mil metros quadrados), lindeiras a rios, nas rodovias, vias expressas e outras barreiras, onde o limite mximo ser de 500m (quinhentos metros). Pargrafo nico. Para atender ao disposto neste artigo, podero ser abertas vias especiais, desde que atendidas as necessidades dosistema virio. 12) Com relao s dimenses de profundidade e largura do lote, pode-se dizer que quanto maior a declividade, maiores sero as dimenses admitidas. Identifique na lei, as especificaes que confirmam esta afirmao. Art. 36. Respeitadas as dimenses mnimas estabelecidas para os lotes pela legislao de Uso e Ocupao do Solo, sero ainda observados os seguintes critrios para a determinao das dimenses mnimas exigveis para aprovao de projetos de parcelamento do solo para fins urbanos: I a profundidade mnima admissvel de 15m (quinze metros) em terrenos cuja declividade mdia seja no mximo 5% (cinco por cento), medida no sentido do comprimento do lote, e, a partir desse valor, para cada ponto percentual verificado na declividade do terreno deve-seadicionar 1,50m (um metro e cinqenta centmetros) profundidade mnima estabelecida; II a largura mnima admissvel de 5m (cinco metros) em terrenos cuja declividade mdia seja inferior a 10% (dez por cento), verificada no sentido da largura, e, no intervalo entre 10% (dez por cento) e 20% (vinte por cento), para cada ponto percentual verificado na inclinao do terreno, deve-se adicionar 0,50m (cinqenta centmetros) largura mnima estabelecida. 13) Descreva todas as especificaes obrigatrias estabelecidas por lei relativas as vias de circulao de qualquer loteamento. Art. 42. As vias de circulao de qualquer loteamento devero: I garantir a continuidade do traado das vias existentes nas adjacncias da gleba, conforme diretrizes expedidas pelo Poder Pblico; II garantir que o percurso entre a testada de qualquer lote e uma via com quatro ou mais faixas de rolamento, medido pelo eixo das vias de acesso ao lote, no seja superior a 700m (setecentos metros); 1 s vias locais, a critrio do IPPUL, podero ser aplicados os procedimentos previstos no artigo 43.

2 As vias coletoras devem apresentar entre si uma distncia nunca superior a 350m (trezentos e cinqenta metros).

ESTUDO DIRIGIDO LEI MUNICIPAL N 7486/98 Sistema virio


1) Qual a finalidade desta lei?

Art. 1 Esta lei estabelece os critrios para a definio e hierarquizao do sistema virio do distrito sede do Municpio.

2) Qual a diferena entre uma ciclofaixa e uma ciclovia? VI ciclofaixa: faixa de rolamento destinada ao uso exclusivo de ciclistas; VII ciclovia: via pblica destinada ao uso exclusivo de ciclistas; 3) Qual a definio de faixa de domnio? X faixa de domnio: rea de terreno destinada, pelo Poder Pblico, a implantar e manter vias e equipamentos, definida entre alinhamentos prediais; 4) O que so faixas de rolamento e quais suas dimenses? XI faixa de rolamento: poro da pista destinada circulao de uma corrente de trfego de veculos, identificada atravs de pintura no pavimento, medindo entre 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros), no mnimo, a 3,50m (trs metros e cinqenta centmetros) de largura; 5) Quais critrios definem a hierarquia funcional do sistema virio? largura; XII hierarquia funcional: define a funo predominante de diferentes vias, visando a tornar compatvel o tipo de trfego que as vias atendem, exclusiva ou prioritariamente, com os dispositivos de controle de trnsito, com as caractersticas fsicas das vias (traado, seo, pavimentao) e com os padres de uso e ocupao do solo, em suas imediaes; 6) Espacialize as caractersticas de cada um das vias que compem o sistema virio , atravs de croquis e d sua definio?

Art. 3 As vias componentes do sistema virio so assim classificadas: contornos rodovirios, eixos estruturais, anel estrutural, vias arteriais, vias coletoras, vias locais, vias para pedestres ou passeio e ciclovias. 1 Contorno rodovirio o anel rodovirio prximo ao limitedo permetro de expanso urbana da cidade que tem como objetivo promover as ligaes rodovirias entre municpios vizinhos ou reas contguas e serve ao trfego de passagem ou regional. 2 Eixos estruturais so aquelas vias de maior capacidade de vazo que tm como objetivo promover a interligao viria entre diferentes quadrantes da cidade. 3 Anel estrutural a via interna que contorna a rea central da cidade e tem como funo estabelecer ligaes perimetrais entre diferentes quadrantes da cidade. 4 Via arterial a via que promove a ligao entre diferentes bairros ou setores da cidade onde a velocidade de servios menor e permite maior intensidade de trnsito. 5 Vias coletoras so as que ligam um ou mais bairros entre si e coletam ou distribuem o fluxo do trnsito a partir das vias arteriais e estruturais. 6 Via local aquela de distribuio do trfego internamente ao bairro e se liga quase sempre a uma via coletora. 7o Vias para pedestres so aquelas de passagem para transeuntes. 8o Ciclovia a via pblica destinada ao uso exclusivo de ciclistas. Art. 4 A estruturao viria depende das faixas carroveis, dos espaos de estacionamento e da sinalizao existente dos obstculos ao livre movimento de coisas ou pessoas, ou seja, funo da parte dinmica e esttica dos componentes da circulao. CAPTULO III DA CARACTERIZAO DOS COMPONENTES DO SISTEMA VIRIO Art. 5 Os componentes do sistema virio tem as seguintes caractersticas: I contornos rodovirios: faixa de domnio de 60,00m (sessenta metros) a 100,00m (cem metros), sendo seu perfil formado por via marginal, canteiro, rodovias com faixas de rolamento e canteiro comciclovia central em cada sentido de trfego, com rampa de no mximo 6%; II eixos estruturais e anis estruturais: faixa de domnio de 35,00m (trinta e cinco metros) a 50,00m (cinqenta metros), sendo seu perfil formado por passeio, faixa de estacionamento, faixas de

rolamento e ciclovia, em cada sentido de trfego, com rampa mxima de 8%; III vias arteriais: faixa de domnio de 28,00m (vinte e oito metros) a 34,00m (trinta e quatro metros), sendo seu perfil formado por passeio, faixa de estacionamento, faixas de rolamento e canteiro central, em cada sentido de trfego, com rampa mxima de 10%; IV vias coletoras: faixa de domnio de 18,00m (dezoito metros) a 25,00m (vinte e cinco metros), sendo seu perfil formado por passeio, faixa de estacionamento e faixas de rolamento, para cada sentido de trfego, podendo ser dotadas de canteiro central com rampa de 10%; V vias locais: faixa de domnio de 14,00m (quatorze metros) a 17,00m (dezessete metros), sendo seu perfil formado por passeio, faixa de estacionamento, faixa de rolamento em cada sentido e passeio, com inclinao mxima de 10%; VI vias para pedestres: classificadas como passeios, com largura mnima de 3,00m (trs metros); vielas, com largura mnima de 5,00m (cinco metros), e calades; VII ciclovias: faixas de rolamento com 1,40m (um metro e quarenta centmetros) por sentido de trfego.

Anda mungkin juga menyukai