Anda di halaman 1dari 80

TVABERTA

MAPEAMENTO
AGNCIANACIONALDOCINEMA

2010

Estudoelaboradopelaequipeda SuperintendnciadeAcompanhamentodeMercadoSAM/ANCINE FichaTcnica FernandoLucasPrudenteMartins


EspecialistaResponsvel

RobertodosReisPerez
CoordenadordeMdiasEletrnicas

MarcosdeRezende
SuperintendentedeAcompanhamentodeMercado

AmandaCosta HelenaBarbosa
EquipedeApoio

GustavoGindre CarolinaTeixeiraRibeiro BrunoCunha LeonardoMartinsLima


EquipedeReviso


Este trabalho foi elaborado durante o ano de 2010, sob a superviso do Diretor Paulo Alcoforado.Nosmesesdejaneiroefevereirode2011,foidisponibilizadoparaostcnicosda Agncia Nacional do Cinema, com o objetivo de receber sugestes e comentrios. As contribuiesrecebidasforamanalisadaseincorporadaspelaequipederevisodorelatrio. AgradecemosacolaboraodosfuncionriosdaAgnciae, em especial,a RodrigoCamargo, MarcosViniciusFariaeMarceloGodoy.Publicadoem06deabrilde2011.

ndice 1. 2. 3. Apresentao Segmento de Mercado Audiovisual Radiodifuso de Sons e Imagens TV Aberta O Marco Regulatrio Atual 3.1. Definies 3.2. rgos gestores e reguladores 3.2.1. Ministrio das Comunicaes 3.2.2. Agncia Nacional de Telecomunicaes 3.2.3. Congresso Nacional 3.3. Sistema de outorgas 3.3.1. Tipo de Outorga 3.3.2. Educativas e comerciais 3.3.3. Geradoras, retransmissoras e repetidoras 3.3.4. Renovao e cancelamento 3.4. Propriedade 3.5. Contedo 3.5.1. Obrigaes e Limites 3.6. Frequncias para televiso 4. Cadeia de Valor 4.1. Produo 4.2. Programao 4.3. Distribuio 5. Panorama do Setor 5.1. Perfil: Caractersticas Tcnicas e Composio das Redes 5.2. Audincia e Publicidade 5.3. Pesquisa FGV Abert e o financiamento do setor 5.3.1. Pesquisa FGV - Abert e a grade de programao 5.3.2. Acompanhamento da Grade de Programao pela ANCINE 6. TV Digital 6.1. A Discusso do Modelo 6.2. A Implantano 7. Cenrios 4 4 5 5 6 6 7 8 8 9 9 13 14 15 17 17 18 20 21 22 23 25 26 28 33 35 37 40 40 44 47 50

Anexos

Mapeamento - TV Aberta - 2010

1. Apresentao O objetivo desse estudo proporcionar um mapeamento do mercado de TV Aberta, identificando, quando possvel, seus agentes econmicos, as tecnologias de transmisso, o modelo de negcio e o cenrio atual de mercado.

O trabalho se baseia em informaes e estudos desenvolvidos por pesquisadores de temas relacionados com o mercado de TV Aberta, alm de stios das emissoras de TV, Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL), Agncia Nacional do Cinema (ANCINE) e Ministrio das Comunicaes (MiniCom).

2. Segmento de Mercado Audiovisual Radiodifuso de Sons e Imagens TV Aberta

A Radiodifuso de Sons e Imagens (TV Aberta) compreendida como o conjunto de atividades encadeadas, realizadas por diversos um ou vrios agentes econmicos, necessrias prestao do servio de radiodifuso de sons e imagens, que consiste na oferta de contedos e obras audiovisuais em grades horrias especficas, por difuso linear, segundo linha editorial prpria, ofertados ao consumidor final de forma gratuita.1

As emissoras podem ser comerciais ou de finalidade educativa e cultural. As comerciais possuem seus servios financiados predominantemente por venda de espaos publicitrios. As emissoras educativas e culturais se caracterizam por servios financiados substancialmente por recursos pblicos, prestao de servios ou publicidade institucional cuja outorga de explorao do servio de radiodifuso de sons e imagens foi executada pela Unio, estados, municpios, universidades e fundaes pblicas.

Portaria n342, de 11 de dezembro de 2009. http://www.ancine.gov.br/media/Portaria342_SAD.pdf. Acesso em: 16 de fevereiro de 2011.

Mapeamento TV Aberta - 2010

3. Marco Regulatrio

Embora o principal instrumento regulador da atividade de radiodifuso de sons e imagens permanea sendo o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (CBT), de 1962, alterado ao longo de quase cinquenta anos por decretos e leis, a Constituio Federal (CF) de 1988 estabeleceu competncias, regras, procedimentos e princpios relativos s concesses de rdio e TV, criando um captulo especfico sobre a Comunicao Social2.

At hoje, porm, muitos aspectos trazidos pela Constituio permanecem sem regulamentao, como o caso do estmulo a produo independente e regional, da vedao do monoplio e oligoplio, do equilbrio entre os sistemas pblico, privado e estatal. O conjunto de leis e decretos que desde 19623 trataram da matria, trazem um complexo de normas que sero analisadas a seguir sob os seguintes aspectos: definies; rgos gestores e reguladores; sistema de outorgas, propriedade; contedo e frequncias.

H ainda uma peculiaridade em relao ao carter das emissoras. A Constituio Federal prev, em seu artigo 223, a complementaridade entre os sistemas pblico, privado e estatal. Apesar deste artigo nunca ter sido regulamentado e de no haver qualquer definio sobre o modelo de outorga, de gesto ou de financiamento destes sistemas e, consequentemente, destas modalidades de radiodifuso (ou a quem elas se aplicam), a Lei 11.652/2008 estabeleceu princpios e objetivos para a radiodifuso pblica. Com essa nova lei tambm foi criada a Empresa Brasil de Comunicao (EBC), vinculada a Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica, com a finalidade de prestar servios para essa modalidade.

3.1. Definies

Segundo a ANATEL, os servios de radiodifuso, em especial os relacionados TV aberta, compreendem:


2 3

Ver Anexo 01 Ver Anexo 02

Mapeamento TV Aberta - 2010

Televiso (TV) - tipo de servio de radiodifuso destinado transmisso de sons e imagens, por ondas radioeltricas; Televiso digital - Sistema de televiso com transmisso, recepo e processamento digitais, podendo exibir programas por meio de equipamento digital ou de aparelho analgico acoplado a uma Unidade Receptora Decodificadora (URD); Ancilares de TV - Retransmisso de Televiso (RTV): o servio destinado a retransmitir, de forma simultnea, os sinais de estao geradora de televiso para a recepo livre e gratuita pelo pblico em geral; - Repetio de TV: o servio destinado ao transporte de sinais de sons e imagens oriundos de uma estao geradora de televiso para estaes repetidoras ou retransmissoras ou, ainda, para outra estao geradora de televiso, cuja programao pertena mesma rede; - Servios Auxiliares de Radiodifuso e Correlatos (SARC): so aqueles executados pelas concessionrias ou permissionrias de servios de radiodifuso para realizar reportagens externas, ligaes entre estdios e transmissores das estaes, utilizando inclusive transceptores portteis. So considerados correlatos ao servio auxiliar de radiodifuso os enlaces-rdio destinados a apoiar a execuo dos servios de radiodifuso tais como: comunicao de ordens internas, telecomando e telemedio.

3.2. rgos gestores e reguladores

3.2.1. Ministrio das Comunicaes

O Ministrio das Comunicaes (MiniCom) quem administra as concesses de TV aberta. de sua responsabilidade a fiscalizao da explorao dos servios de radiodifuso nos aspectos referentes ao contedo de programao das emissoras, bem como a composio societria e administrativa. Tambm sua atribuio instaurar procedimento administrativo visando apurar infraes de qualquer natureza referentes aos servios de radiodifuso, adotando as medidas necessrias ao efetivo cumprimento das sanes aplicadas aos executantes do servio.
Mapeamento TV Aberta - 2010 6

A responsabilidade por toda operao referente aos servios de radiodifuso da Secretaria de Servios de Comunicao Eletrnica. Alm de formular e propor polticas, diretrizes e metas relativos radiodifuso, a Secretaria de Servios de Comunicao Eletrnica quem faz a avaliao tcnica, operacional, econmica e financeira das pessoas jurdicas executantes dos servios de radiodifuso e a fiscalizao da explorao dos servios de radiodifuso e de seus ancilares e auxiliares nos aspectos referentes ao contedo de programao das emissoras, bem como composio societria e administrativa e s condies de capacidade jurdica, econmica e financeira das pessoas jurdicas executantes desses servios.4 Ela se subdivide no Departamento de Outorga de Servios de Comunicao Eletrnica e no Departamento de Acompanhamento e Avaliao de Servios de Comunicao Eletrnica.

Apesar da fiscalizao da radiodifuso ser uma atribuio do MiniCom, em 2007 foi firmado o Convnio n 01/20075 em que o rgo delega ANATEL a competncia para executar a fiscalizao em relao a alguns aspectos tcnicos e de contedo. Ainda assim, somente em janeiro de 2011 o Ministrio publicou parecer definitivo, encerrando uma longa indefinio jurdica, motivada por sucessivas discordncias entre a Consultoria Jurdica do Minicom e a Procuradoria da Anatel em relao s competncias de cada um dos rgos6. O novo parecer definiu que, materialmente, cabe a Anatel proceder outorga de autorizao de uso de radiofreqncia para o servio de radiodifuso, bem como certificao de equipamentos destinados explorao de servio de radiodifuso. Correlatamente, a Agncia poder fiscalizar e aplicar sanes a irregularidades definidas pelo Convnio alm de instaurar e conduzir o processo administrativo.

3.2.2. Agncia Nacional de Telecomunicaes

Criada pela Lei Geral de Telecomunicaes (Lei 9.472/97), que dispe sobre a organizao dos servios de telecomunicaes, o papel atribudo ANATEL em relao TV aberta bastante tcnico. Conforme o art. 211 da mesma lei, foi excluda de sua competncia:

4 5 6

Fonte: Decreto 5.220, de 30/09/2004. Estrutura Regimental da Secretaria de Servios de Comunicao Eletrnica do MiniCom. Disponvel em http://www.mc.gov.br/images/o-ministerio/legislacao/instrucao/Convenio-012007.pdf. Acesso em 25 fev. 2011. Registrada no Parecer n 0036 1-16/2011 da Advocacia Geral da Unio

Mapeamento TV Aberta - 2010

a outorga dos servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens, permanecendo no mbito de competncias do Poder Executivo, devendo a Agncia elaborar e manter os respectivos planos de distribuio de canais, levando em conta, inclusive, os aspectos concernentes evoluo tecnolgica.

Assim, cabe a ANATEL a administrao do espectro, com a manuteno do plano com a atribuio, distribuio e destinao de radiofrequncias. Tambm sua funo expedir licenas de instalao e funcionamento das estaes transmissoras de radiodifuso sonora e de sons e imagens, fiscalizando-as permanentemente. Caso constate alguma infrao, deve comunicar ao MiniCom, encaminhando-lhe cpia dos autos de constatao, notificao, infrao, lacrao e apreenso.

3.2.3. Congresso Nacional

A Constituio Federal estabelece a necessidade que a aprovao das outorgas seja apreciada pelo Congresso Nacional. O mesmo vale para a renovao das outorgas. Do MiniCom, o pedido vai para Casa Civil da Presidncia, que burocraticamente assina a renovao, encaminhando o processo para o Congresso Nacional.

Na apreciao pela Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica (CCTCI) apenas as decises pela no renovao vo a Plenrio. As decises favorveis sero apreciadas pelo conjunto dos deputados se houver recurso de pelo menos 10% dos parlamentares.

3.3. Sistema de outorgas

A televiso classificada como servio de radiodifuso de sons e imagens, regulamentado pelo Decreto 52.795/63, que definiu:
os servios de radiodifuso tm finalidade educativa e cultural, mesmo em seus aspectos informativo e recreativo, e so considerados de interesse nacional, sendo permitida, apenas, a explorao comercial dos mesmos, na medida em que no prejudique esse interesse e aquela finalidade.

Mapeamento TV Aberta - 2010

A Unio quem deve outorgar a prestao de servios s entidades interessadas. H diferentes enfoques possveis para compreender o sistema de outorga, que podem ser autorizaes, permisses ou concesses. Tambm podem ser classificadas como educativas ou comerciais e ainda caracterizarem-se como geradoras, retransmissoras e repetidoras.

3.3.1. Tipo de outorga

As definies dos tipos de outorga surgem no Decreto 52.026/63 que regulamentou, pela primeira vez, o CBT. Nesse perodo ainda no havia separao entre os regulamentos de radiodifuso e telecomunicaes de modo que as definies sobre os tipos de outorga valeram para ambos servios. A separao definitiva veio a ocorrer somente em 1997, aps as telecomunicaes terem sido privatizadas e passarem a ser reguladas exclusivamente pela Lei Geral de Telecomunicaes.

O Decreto 97.057/88 alterou as definies estabelecidas originalmente, explicitando os seguintes conceitos:

Tabela 1 - Definio dos conceitos dos servios de radiodifuso


Tipo
Autorizao

Definio
Ato administrativo pelo qual o Poder Pblico competente outorga a terceiros a faculdade de explorar em nome da Unio, por conta prpria, e por tempo determinado, servios de telecomunicaes. Ato administrativo de natureza contratual pelo qual o Poder Pblico competente outorga a terceiros a faculdade de explorar, em nome da Unio por tempo determinado e por conta prpria, servios pblicos de telecomunicaes, servios de radiodifuso sonora de carter nacional ou regional, servios de radiodifuso de sons e imagens, e servios especiais de teledifuso por onda radioeltrica Ato administrativo pelo qual o Poder Pblico competente outorga a terceiros a faculdade de explorar em nome da Unio, por conta prpria, os servios pblico-restrito, limitado interior, de radioamador, especial, e de radiodifuso sonora de carter local.

Concesso

Permisso

Fonte: Decreto 97.057/88 Elaborao prpria.

3.3.2. Educativas e comerciais

O sistema de outorgas de radiodifuso regulamentado pelo Decreto 52.795/63 foi alterado pelo Decreto 2.108/96, que estabeleceu a exigncia de licitao aos interessados a executar o servio de radiodifuso de sons e imagens. Este mesmo

Mapeamento TV Aberta - 2010

decreto dispensou o processo licitatrio para televises e rdios com fins exclusivamente educativos.

No processo de licitao para emissoras comerciais, o MiniCom publica edital contendo:

1. Objeto da licitao; 2. Valor mnimo da outorga de concesso ou permisso; 3. Condies de pagamento pela outorga; 4. Tipo e caractersticas tcnicas do servio; 5. Localidade de execuo do servio; 6. Horrio de funcionamento; 7. Prazo da concesso ou permisso; 8. Referncia regulamentao pertinente; 9. Prazos para recebimento das propostas; 10. Sanes; 11. Relao de documentos exigidos para a aferio da qualificao econmicofinanceira, da habilitao jurdica e da regularidade fiscal; 12. Quesitos e critrios para julgamento das propostas; 13. Prazos e condies para interposio de recursos; 14. Meno expressa quando o servio vier a ser executado em localidade situada na Faixa de Fronteira; 15. Nos casos de concesso, minuta do respectivo contrato, contendo suas clusulas essenciais.

Para ser habilitada, a entidade interessada, dever apresentar os seguintes documentos7:

1. Habilitao jurdica; 2. Qualificao econmico-financeira; 3. Regularidade fiscal; 4. Nacionalidade e outras exigncias relacionadas com os scios e dirigentes.

O detalhamento de cada item da documentao exigida est descrito nos pargrafos 1 a 6 do Decreto 52.795/63.

Mapeamento TV Aberta - 2010

10

No caso das outorgas para emissoras com finalidade exclusivamente educativa, h dispensa de licitao, mas manuteno da documentao exigida.

Aps a habilitao, segue-se a etapa de classificao das propostas, que leva em considerao os seguintes quesitos tcnicos:

1. Tempo destinado a programas jornalsticos, educativos e informativos - mximo de 15 pontos; 2. Tempo destinado a servios noticiosos - mximo de 15 pontos; 3. Tempo destinado a programas culturais, artsticos e jornalsticos a serem gerados na prpria localidade ou no municpio ao qual pertence a localidade objeto da outorga - mximo de 30 pontos; 4. Prazo para incio da execuo do servio objeto da outorga, em carter definitivo - mximo de 40 pontos. Outros quesitos podero ser previstos no edital, com pontuao somada no superior a 20 pontos. Somente sero classificadas as propostas que atendam s condies mnimas estabelecidas para cada um dos quesitos e somem, no mnimo, 50 pontos para o grupo A, 60 para o grupo B e 70 para o grupo C.

A classificao final das proponentes feita de acordo com a mdia ponderada da pontuao obtida nos quesitos tcnicos e da proposta de preo pela outorga8, de acordo com os pesos estabelecidos no edital.

No caso das emissoras educativas, no h processo licitatrio e o requerimento para obteno de prestao de servios dirigido ao MiniCom anexando os seguintes documentos:

1. No caso de pessoa jurdica de direito pblico interno: cpia da lei na qual esteja prevista a disponibilidade de recursos financeiros destinados ao

empreendimento;

Baseados em preos mnimos do ndice de Potencial de Consumo (IPC) de cada regio que calculado anualmente pela IPC Marketing Editora, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) entre outros. Esto disponveis no site do Ministrio das Comunicaes os valores vencedores do processo licitatrio em trs cidades brasileiras para classe Especial (100 a 1600 kW de potncia): Juazeiro do Norte-CE (R$ 3.192.000,00), Recife-PE (R$ 5.150.000,00) e Porto Alegre-RS (R$ 4.710.000,00). (http://www.mc.gov.br/radiodifusao/licitacoes-1997-e-2002). Consulta realizada em 19 ago. 2010.

Mapeamento TV Aberta - 2010

11

2. No caso de fundao ou universidade: estatutos e alteraes devidamente registrados na repartio competente. Esses estatutos devem contar com dispositivos que indiquem que o servio de radiodifuso ser executado sem finalidade comercial, alm de declarao do representante legal de que a entidade dispe de recursos financeiros para o empreendimento, no caso de fundaes. Cada diretor da entidade deve apresentar os seguintes documentos:
a. Ato de nomeao ou comprovante de eleio; b. Prova de que brasileiro; c. Certides dos cartrios cveis e criminais e do de protestos de ttulos nos

locais de residncia nos ltimos 5 anos, bem assim das localidades onde exera ou haja exercido, no mesmo perodo, atividades econmicas;
d. Prova de cumprimento das obrigaes eleitorais, mediante certido

fornecida pela Justia Eleitoral;


e. Declarao que no participa da direo de outra executante do mesmo

tipo de servio de radiodifuso, no municpio onde se pretende instalar a estao, nem de quaisquer empresas de radiodifuso, em outros municpios, em excesso aos limites fixados no artigo 12 do Decreto-Lei 236, de 28 de fevereiro de 1967, caso a entidade venha a ser contemplada com a outorga;
f. Declarao que no est no exerccio de mandato eletivo que lhe

assegure imunidade parlamentar, nem exerce cargo de superviso ou assessoramento na Administrao Pblica, do qual decorra foro especial;
g. Declarao de compromisso de executar servio de radiodifuso

sonora/de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos9 e cumprir as obrigaes constantes da Portaria Interministerial 651, bem como as exigncias constantes da legislao especfica de radiodifuso.

Ao receber a outorga, a entidade emissora dever arcar com duas taxas: Taxa de Fiscalizao de Instalao (TFI) no momento da emisso do certificado de licena vlida por 15 anos; e a Taxa de Fiscalizao de Funcionamento (TFF), paga anualmente, que corresponde a 50% do valor da TFI. Por fim, h a contribuio Preo

Os programas de carter recreativo, informativo ou de divulgao desportiva podero ser considerados educativo-culturais, se neles estiverem presentes elementos instrutivos ou enfoques educativo-culturais identificados na sua apresentao.

Mapeamento TV Aberta - 2010

12

Pblico pelo Direito de Uso de Radiofreqncia (PPDUR), taxa regulamentada pela Resoluo 387/2004 da ANATEL e paga no momento da emisso das licenas.

3.3.3. Geradoras, retransmissoras e repetidoras

Outra importante classificao para a compreenso do sistema de outorgas a que define as geradoras de televiso, das retransmissoras e repetidoras, regulamentada pelo Decreto n 2.593/98. A diferena fundamental entre geradoras e retransmissoras e repetidoras que as primeiras so autorizadas a produzir contedo prprio e as demais apenas retransmitem o contedo gerado por outras emissoras. Para as duas ltimas necessria apenas uma autorizao, enquanto para as geradoras necessria uma outorga de concesso ou permisso, a depender de sua abrangncia.

Na definio do Decreto n 2.593/98, portanto, estao geradora a estao radiodifusora que realiza emisses portadoras de programas que tem origem em seus prprios estdios. Por sua vez, a estao retransmissora de televiso o conjunto de receptores e transmissores, incluindo equipamentos acessrios, capaz de captar sinais de sons e imagens e retransmiti-los, simultaneamente, para recepo pelo pblico em geral. O servio de retransmisso aquele destinado a retransmitir, de forma simultnea, os sinais de estao geradora de televiso, para a recepo livre e gratuita pelo pblico em geral.

J o servio de repetio (RPTV) aquele que se destina ao transporte de sinais de sons e imagens oriundos de uma estao geradora de televiso para estaes repetidoras ou retransmissoras ou, ainda, para outra estao geradora de televiso, cuja programao pertena a mesma rede, funcionando como uma ponte de sinais para e entre geradoras e retransmissoras.

importante no confundir os conceitos de geradora, retransmissora e repetidora com os conceitos de cabea de rede e afiliadas, utilizados pelas emissoras em suas relaes comerciais. Uma cabea de rede, que uma geradora, pode possuir relao contratual com outras vrias geradoras e o objeto do contrato entre ambas a marca e a programao que sero negociadas e no a possibilidade de produzir ou no

Mapeamento TV Aberta - 2010

13

contedos, um dos pontos centrais que diferencia geradoras de retransmissoras e repetidoras.

vedada para retransmissoras e repetidoras a veiculao de programao prpria, cabendo somente geradora a possibilidade de inserir publicidade destinada a determinada regio.

3.3.4. Renovao e cancelamento

O processo de renovao das outorgas da radiodifuso est embasado no artigo 223 da Constituio Federal que concede essa responsabilidade ao poder executivo, embora determine que essa autorizao s passe a valer quando for aprovada pelo legislativo.

O CBT diz que as concesses podem ser renovadas por perodos sucessivos e iguais, se os concessionrios houverem cumprido todas as obrigaes legais e contratuais, mantidas a mesma idoneidade tcnica, financeira e moral, e atendido o interesse pblico.

O Decreto 88.066/83 deu nova redao Lei 52.785/72, que alterava os prazos estabelecidos no CBT, estabelecendo novos parmetros para a renovao de outorgas para explorao de servios de radiodifuso de sons e imagens (televiso aberta). A nova norma manteve a renovao em perodos sucessivos de 15 anos para as concesses de radiodifuso, sendo obrigatria a manifestao da emissora que pretendam renovar suas outorgas.

A inovao do decreto se d na possibilidade de obteno de uma licena precria se o rgo competente no lhe fizer exigncia ou no decidir sobre o pedido at a data prevista para o trmino da concesso ou permisso, dando a possibilidade de uma outorga permanecer mais de 15 anos em funcionamento.

Quando o pedido formalizado, o MiniCom encaminha para Casa Civil da Presidncia, que burocraticamente assina a renovao e envia o processo para o Congresso Nacional. Dentro da Cmara dos Deputados a CCTCI que julga o mrito da
Mapeamento TV Aberta - 2010 14

renovao. Os critrios usados pela CCTCI esto definidos pelo Ato Normativo Interno n 01, modificado em julho de 2007, que abriu espao para a realizao de audincias pblicas10, alm de incluir o resumo das eventuais denncias contra a emissora feitas ao MiniCom11.

Da CCTCI, o processo precisa passar pela Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania (CCJC). De l, segue para o Senado Federal, onde ser analisado pela Comisso de Comunicao Social. Aps a aprovao, o processo volta para a Casa Civil para que seja publicado o decreto presidencial que oficializa a renovao da outorga.

De acordo com a Constituio Federal, a no renovao de uma outorga de radiodifuso depende de 2/5 do Congresso Nacional em votao nominal. J em relao ao cancelamento, a CF determina que o contrato de concesso ou permisso para prestao do servio de rdio ou televiso s pode ser cancelado, antes de vencido o prazo, por meio de deciso judicial. Esse dispositivo confere ao servio de radiodifuso uma natureza diferenciada em relao aos demais servios pblicos.

As 35 infraes previstas no artigo 122, do Decreto 52.795/63, incorrem em penalidades que vo da multa, passando pela suspenso at a cassao da outorga, estabelecidas nos artigos 128 a 133 do mesmo decreto.

3.4. Propriedade

Desde 1967, o Decreto n 236 estabeleceu limites em relao ao nmero de outorgas que cada entidade pode ter. No caso da radiodifuso de sons e imagens, cada entidade s poder ter concesso ou permisso para executar, em todo o pas, dentro dos seguintes limites:

II - Estaes radiodifusoras de som e imagem - 10 em todo territrio nacional, sendo no mximo 5 VHF e 2 por Estado.

10 11

A audincia pblica, se convocada, precisa ser detalhadamente justificada pela Cmara dos Deputados. Ver anexo 3.

Mapeamento TV Aberta - 2010

15

No so computadas as estaes repetidoras e retransmissoras de televiso, pertencentes s estaes geradoras. Ao dispor sobre os limites concentrao da propriedade ficam explcitos na lei que no podero ter concesso ou permisso s entidades das quais faa parte acionista ou cotista que integrem o quadro social de outras empresas executantes do servio de radiodifuso, alm dos limites j fixados. Alm disso, nenhuma pessoa poder participar da direo de mais de uma empresa de radiodifuso, em localidades diversas, em excesso aos limites estabelecidos. Ao tratar, mais uma vez, da concentrao de propriedade, notadamente das organizaes de sistemas de redes, o Decreto estabelece em seu Art.12:
7 As empresas concessionrias ou permissionrias de servio de radiodifuso no podero estar subordinadas a outras entidades que se constituem com a finalidade de estabelecer direo ou orientao nica, atravs de cadeias ou associaes de qualquer espcie.

Dois aspectos relativos propriedade previstos na Constituio Federal, como a vedao de concesses a deputados federais e senadores (art. 54) e a vedao de monoplios e oligoplios ( 5, art. 220) seguem sem uma regulamentao que permita uma fiscalizao do Poder Pblico e do Judicirio sobre o uso das concesses. O prprio MiniCom no considera as redes formadas com a afiliao contratual de emissoras como constituindo subordinao com a finalidade de estabelecer direo ou orientao nica. Em relao possibilidade de parlamentares serem concessionrios, em nota enviada ao Congresso em Foco12 a Secretaria de Servios de Comunicao Eletrnica (SSCE) do MiniCom afirmou que A Constituio no veda a propriedade. O parlamentar s no pode ser gerente ou diretor de meio de comunicao neste caso como em outros casos, a famlia no est impedida. No h previso legal para esse impedimento. Soma-se isso a interpretao do artigo 54 da Constituio Federal que ao proibir deputados e senadores de exercerem cargo, funo, emprego remunerado ou contrato com permissionrios de concesso pblica diz que os mesmos esto ressalvados

12

Disponvel em http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=32376

Mapeamento TV Aberta - 2010

16

dessa limitao quando o contrato obedecer a clusulas uniformes

13

. Assim, tantos

as limitaes impostas pelo Decreto-Lei n 236/67 quanto os princpios constitucionais concentrao na radiodifuso se tornaram historicamente incuas. Outros importantes marcos legais que dizem respeito propriedade so a Emenda Constitucional 036/02 e a Lei 10.610/02, que estabelecem e regulamentam que:
Pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao.

A comunicao ao Congresso Nacional de alterao de controle societrio de empresas de radiodifuso ser de responsabilidade do rgo competente do Poder Executivo, tendo em vista que as concessionrias e permissionrias de servios de radiodifuso devero apresentar at o ltimo dia til de cada ano, ao rgo competente e aos rgos de registro comercial ou de registro civil de pessoas jurdicas, declarao com a composio de seu capital social, incluindo a nomeao dos brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos titulares, direta ou indiretamente, de pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante. No poder exercer a funo de diretor ou gerente de concessionria, permissionria ou autorizada de servio de radiodifuso quem esteja no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial. (Lei n 10.610, de 20/12/2002) 3.5. Contedo

3.5.1. Obrigaes e limites

Desde o CBT, em 1962, h obrigaes e limitaes relativas ao contedo que ser transmitido pelas televises, que estabelece que os servios de radiodifuso esto subordinados s finalidades educativas e culturais, sendo que o tempo destinado publicidade no pode ultrapassar 25% do total dirio. Alm disso, as emissoras so obrigadas a cumprir no mnimo 5% para transmisso de servio noticioso.
13

Entende-se como aquelas que se estabelecem indistintamente a todos os cidados, os chamados "contratos de adeso", aonde no se transige na prestao do servio e no seu preo, aderindo s condies do contrato, tais como: fornecimento de telefone, luz, gua, contrato de transporte, seguros, servios bancrios, etc.

Mapeamento TV Aberta - 2010

17

O Decreto n 52.795/63 avanou nessa regulamentao estabelecendo a obrigao de reservar 5 (cinco) horas semanais para a transmisso de programas educacionais.

A Constituio Federal estabeleceu, mais tarde, no art. 220, que a propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente, j indicando que a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias estar sujeita a restries legais.

No artigo 221, a CF estabelece que:


a produo e a programao das emissoras de rdio e televiso atendero aos seguintes princpios:

I - preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas;

II - promoo da cultura nacional e regional e estmulo produo independente que objetive sua divulgao;

III - regionalizao da produo cultural, artstica e jornalstica, conforme percentuais estabelecidos em lei;

IV - respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia.

Outro aspecto relacionado a contedo apontado pela CF, j regulamentado antes da sua publicao, o direito de resposta. O art. 220 aponta para a possibilidade de defesa em relao a programas ou programaes de rdio e televiso que contrariem o disposto no art. 221 e o Decreto n 52.795/63, entre os artigos 154 e 161, assegura e regulamenta o direito de resposta a quem for ofendido pela radiodifuso.

3.6. Frequncias para televiso

A transmisso da televiso feita pelo ar, por meio de faixas de freqncias do espectro eletromagntico. As faixas de frequncia mais baixas so as audveis e as mais altas os raios csmicos.

Mapeamento TV Aberta - 2010

18

VHF: Freqncia Muito Alta (Very Hight Frequency) Esta faixa vai desde 30 MHz (Mega Hertz) at 300 MHz. nela que encontram-se as freqncias utilizadas pelo Rdio FM e TV aberta, desde o canal 2 at o canal 13.

UHF: Freqncia Ultra Alta (Ultra Hight Frequency) Esta faixa vai desde 300 MHz at 3.000 MHz (ou 3 GHz: Giga Hertz) Os canais em TV transmitidos por UHF esto dentro desta faixa.

Tabela 2 - Faixas de freqncias do espectro eletromagntico


Faixa
ELF VF VLF LF MF HF VHF UHF SHF EHF Ondas Milimtricas Raios Infravermelhos Luz visvel Raios Ultravioletas Raios "X" Raios "Gama" Raios "Csmicos"
Fonte: ANATEL
14

Desde
30 Hz 300Hz 3KHz 30 KHz 300 KHz 3 MHz 30 MHz 300 MHz 3 GHz 30 GHz acima de 10 11 Hz 10 15 Hz 10 15 Hz 10 17 Hz 10 19 Hz 10 22 Hz

At
300 Hz 3 KHz 30 KHz 300 KHz 3 MHz 30 MHz 300 MHz 3 GHz 30 GHz 300 GHz 300 GHz 10 15 Hz 10 15 Hz 10 16 Hz 10 20 Hz -----

Comprimento da onda
10 7 metros 10 6 metros 10 5 metros 10 4 metros 10 3 metros 10 2 metros 10 metros 1 metro 10 - 1 metros 10 - 2 metros 10 - 4 metros 0,7 - 6 metros 0,4 - 6 metros 10 - 8 metros 10 - 9 metros 10 - 13 metros 10 - 14 metros

14

responsabilidade da ANATEL administrar o Plano Bsico de Frequncias, atualmente disponvel em: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=98580&assuntoPublicacao=Quadro%20de %20Atribui%E7%E3o%20&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=radiofrequencia/qaff.pdf

Mapeamento TV Aberta - 2010

19

4. Cadeia de Valor

As figuras a seguir tratam da cadeia de valor e de um modelo de fluxo de receitas existentes na TV aberta brasileira.

A cadeia de valor da TV aberta pode ser analisada atravs de suas quatro fases seqenciais: produo de contedo, programao, distribuio/entrega e consumo. (figura 1)

Figura 1 - Cadeia de Valor na TV Aberta


Estdio
Servidores de Contedo
Armazenamen to

Transmisso

Recepo

Criao

Produo

Processa mento

Organizao

Distribuio

Entrega (radiodifuso)

Recepo

Fruio

Produo de Contedo Produtora de Contedo

Programao Programadora

Distribuio e Entrega
Distribuidora Radiodifusora

Consumo Usurios

Prestadora Telecom Repetidora

Geradora

Geradora Local Retransmissora

Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicaes - CPqD Estudo de Juliano C. DallAntonia maio 2005

A cadeia de valor do mercado de TV aberta brasileira considerada verticalizada. Os atores que formam as redes de televiso participam tanto da produo, programao quanto da entrega do contedo audiovisual. (figura 2)

Mapeamento TV Aberta - 2010

20

Figura 2 - Fluxo de Receitas na TV Aberta

Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicaes - CPqD Estudo Cadeia de Valor - www.fndc.org.br

As emissoras de televiso aberta no Brasil so geralmente organizadas em redes nacionais de televiso, formadas por uma cabea de rede, que monta a grade de programao, e por um conjunto de emissoras afiliadas que transmitem parte ou a totalidade da grade. Emissoras afiliadas que possuem grande rea de cobertura se organizam tambm em redes regionais (exemplo: RBS afiliada da TV Globo na Regio Sul do Brasil). 4.1. Produo Na fase da produo encontramos trs atores importantes: ncleos de produo das redes de televiso, produtoras independentes e produtoras internacionais. Roteiristas, finalizadores, estdios de dublagem e agncias de publicidade, entre outros, que atuam nessa etapa, geralmente assumindo papis associados a um dos atores principais. A emissora lder em audincia (TV Globo) possui desde 1995 o maior ncleo televisivo da America Latina, com rea total de 3,99 milhes de metros quadrados (Central Globo de Produo Projac) contendo dez estdios de gravao e cidades cenogrficas para suas produes.
Mapeamento TV Aberta - 2010 21

Ainda na dcada de 90, o SBT, ento seu principal concorrente, tambm construiu um grande centro de televiso, o CDT, (231.000 m sendo 85.000 m de rea construda) sendo o terceiro maior centro televisivo do Brasil. Em maro de 2005, a Rede Record criou um ncleo tambm no Rio, chamado RecNov (Record Novelas), cuja rea de 280.000 m, sendo o segundo maior do Brasil. 4.2. Programao Na fase da programao, a programadora realiza as atividades referentes s etapas de armazenamento e de organizao da grade de programao. Na organizao ocorre a insero dos comerciais, principal fonte de receitas das redes abertas de televiso.

O principal valor de troca nessa cadeia a audincia, logo, as emissoras elaboram grades de programao com o objetivo de atingir o maior nmero de pessoas possveis e com isso obter um preo de anncio mais valorizado.

O modelo de precificao dos horrios comerciais o ndice CPM, que mede o custo por milhares de domiclios atingidos por um anncio nas diferentes mdias para determinar o valor de meio-minuto de anncio de acordo com a faixa horria.

A TV Globo a emissora que possui a grade de programao mais slida de todas as televises brasileiras e vem sendo copiada pela Record e SBT, suas principais concorrentes. Novela das seis, das sete, jornal nacional, novela das oito, seriados e filmes no final da noite e programas de auditrio nos finais de semana tem sido o carrochefe desse modelo de programao.

O modelo de grade de programao infere que o telespectador tem uma atitude mais passiva, no entanto, com o advento do controle remoto, da internet e do avano tecnolgico dos equipamentos, essa mxima tende a se enfraquecer. 4.3. Distribuio A necessidade de alcanar grande nmero de audincia, a restrio da disponibilidade de espectro magntico e a ausncia do impedimento legal, faz com que as redes invistam em desenvolver estaes afiliadas, a fim de obter insero em todo mercado

Mapeamento TV Aberta - 2010

22

de TV, em instncias locais e regionais. Essas afiliadas basicamente oferecem audincia s emissoras, em troca de programao, gerando assim mais audincia e anncios a ambas.

Na prtica, isso faz com que a maior parte das geradoras se comporte como meras retransmissoras, embora legalmente no o sejam. Nem mesmo tais redes possuem figura jurdica, apenas se associam convenientemente se abstendo de gerar seu prprio contedo ou de promover espao para produes regionais independentes. Essa a relao fundamental que define o mercado, no entanto, nem a ANATEL nem o MiniCom possuem o mapeamento atualizado dessas redes. A formao das redes nacionais de televiso requer pensar em dois planos: o comercial e o poltico. A soma destes dois fatores afeta tanto a distribuio geogrfica das autorizaes de servio de Retransmisso de Televiso (RTV) outorgadas para prefeituras, como a opo dos governos locais por servir a esta ou quela emissora. Na prtica, as prefeituras municipais de Norte a Sul do pas do suporte formao das redes nacionais de televiso, ou seja, a infraestrutura pblica acaba favorecendo os interesses dos negcios privados. Este, portanto, o perfil da TV comercial brasileira traado pelo estudo do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicao15 (Epcom). Ao interiorizarem as programaes das emissoras, as RTVs ampliam a audincia das redes e lhes do carter ao mesmo tempo nacional e local. No setor privado, estes so fortes valores a serem agregados ao preo dos espaos publicitrios. No entanto, h um limite claro no interesse das emissoras em bancarem a montagem e manuteno das RTVs: pequenos municpios, com economias frgeis ficam de fora dos planos das redes. Este limite imposto pela forma como as grandes redes nacionais se organizam: cabeas de rede gerando programaes nacionais e geradoras regionais afiliadas, que inserem algumas poucas horas de programas e publicidade locais. As RTVs esto, em sua maioria, ligadas s geradoras regionais. Para as cabeas de rede, que negociam os grandes contratos publicitrios de cobertura nacional, parece bom negcio aumentar sua rea de cobertura. J para estas emissoras regionais no
15

Estudo realizado pelo pesquisador James Gergen.

Mapeamento TV Aberta - 2010

23

h muita vantagem em gastar com antena, transmissor e manuteno em localidades que no tenham anunciantes de interesse regional.

Mapeamento TV Aberta - 2010

24

5. Panorama do Setor A TV aberta composta, segundo dados da ANATEL16, por 498 emissoras sendo, 295 geradoras de TV Comerciais e 201 Educativas17, e 10.208 retransmissoras distribudas no territrio nacional, alcanando 95,7% dos domiclios, conforme tabela 3.

Na figura 4 destacamos a distribuio das emissoras de TV quanto sua finalidade, se Comercial ou Educativa.
Tabela 3 Penetrao de aparelhos televisivos no Brasil por UF - 2009
UF Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal Brasil Percentual (%) 90,7 90,4 93,1 94,0 89,8 98,0 86,9 87,3 85,8 94,2 96,1 96,3 95,5 94,8 96,1 90,6 96,3 97,6 98,9 98,3 95,5 98,1 97,6 95,9 92,7 95,7 99,0 95,7

Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) 2009.

16 17

Fonte:http://www.anatel.gov.br dados de 2009 consulta feita em janeiro de 2011. Ver anexo 4.

Mapeamento TV Aberta - 2010

25

Figura 4 Emissoras Comerciais e Educativas

201; 41%

295; 59%

TV Educativa

TV Comercial

Fonte: ANATEL Dados constantes no anexo 4 deste relatrio.

5.1. Perfil: Caractersticas Tcnicas e Composio das Redes

No anexo 5 relacionamos as emissoras de televiso aberta por localidade e estado da federao, entretanto no foi possvel estabelecer um vnculo entre uma emissora afiliada, por exemplo, a RBS (vinculada a Globo) e suas retransmissoras. No stio da ANATEL h apenas duas opes de vnculos: a) cabea de rede e emissoras prprias e afiliadas;18 b) cabea de rede e retransmissoras.

Ressalvamos que o conceito do termo cabea de rede no tcnico ou jurdico, embora seja comumente usado para designar o nome da emissora que produz uma programao nacional e conta com um grupo de outras emissoras (afiliadas) para a retransmitirem. A relao contratual entre uma cabea de rede e suas afiliadas, embora existente, desconhecida pelos rgos de Governo. Com informaes da ANATEL, elaboramos um quadro19 com o nmero de emissoras prprias, afiliadas e retransmissoras que formam as redes de televiso aberta. A seguir, ilustramos com grficos as relaes entre elas:

18 19

Ver anexo 6 Ver anexo 7

Mapeamento TV Aberta - 2010

26

Figura 5 As cabeas de rede e suas emissoras (prprias e afiliadas)

Independente (sem vnculo) 14,95% Radiobras 2,66% Padre Anchieta 4,65% TV Omega (Rede TV!) 4,98% Record 9,97%

Outras 5,32%

Globo 31,23%

Bandeirantes 9,63%

SBT 16,61%

Fonte: ANATEL Elaborao Prpria Dados extrados do anexo 7 deste relatrio.

Figura 6 As cabeas de rede e suas retransmissoras


Independente (sem vnculo) 5,31% Radiobras 1,74% Padre Anchieta 5,00% TV Omega (Rede TV!) 1,72% SBT 16,17% Outras 17,76% Globo 31,67%

Record 8,16%

Bandeirantes 12,47%

Fonte: ANATEL Elaborao Prpria Dados extrados do anexo 7 deste relatrio.

Mapeamento TV Aberta - 2010

27

Figura 7 As cabeas de rede com suas emissoras prprias, afiliadas e retransmissoras

Independente (sem vnculo) 17,37%

Outras 5,62% Globo 31,66%

Radiobras 1,77% Padre Anchieta 4,99% TV Omega (Rede TV!) 1,82%

Record 8,22%

Bandeirantes 12,38%

SBT 16,18%

Fonte: ANATEL Elaborao Prpria Dados extrados do anexo 7 deste relatrio.

Dentre as redes, apenas a Rede Globo e o SBT esto presentes em todos os 27 Estados da Federao (incluso o Distrito Federal). A Record est em 21, Bandeirantes em 20, TV Cultura em 12 e Rede TV! em 11 Estados20.

O quadro acima denota uma questo: qual seria o conceito utilizado pela ANATEL para classificar uma emissora como prpria ou afiliada j que no art. 12 do Decreto n 236 existe clara limitao de propriedade sobre as estaes radiodifusoras de som e imagem (10 em todo territrio nacional, sendo no mximo 5 VHF e 2 por Estado).

5.2. Audincia e Publicidade A forte presena das maiores redes de TV aberta nos Estados no significa que a audincia esteja dividida proporcionalmente entre esses. Dados do Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE) em 2009 ressaltam uma sensvel diferena na participao de audincia entre as redes de TV (figura 8).

20

Fonte: TELECO www.teleco.com.br/TV_redes.asp

Mapeamento TV Aberta - 2010

28

Figura 8 Participao de Audincia em Relao ao Total de Aparelhos de TV Ligados


Pblica 1,90% Outras 12,51%

Rede TV! 2,45% Bandeirantes 5,19%

Globo 47,92%

Record 14,33%

SBT 15,70%
Fonte: Anurio de Mdia 2009 pgina 85 Mdia Workstation Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE)

Dados do primeiro trimestre de 2010 apontam que o faturamento conjunto das emissoras alcanou a marca dos R$ 3,43 bilhes (ante R$ 2,6 bilhes do primeiro trimestre de 2009), elevando a participao da TV aberta a inditos 63% do total do bolo publicitrio, conforme dados do projeto Inter-Meios21, no entanto, no encontramos mais detalhes (tipo, quantidade de obras, origem, produo regional) sobre essa veiculao.

Em 2009, o mercado publicitrio atingiu a cifra de R$ 30,552 bilhes de faturamento ante R$ 29,388 bilhes em 2008, conforme levantamento executado pela PricewaterhouseCoopers22.

A TV aberta participa com 60,9% de todos os investimentos, resultando R$ 13,6 bilhes de faturamento. Desse total, quase 40% esto concentrados no eixo Rio So Paulo, conforme quadro a seguir.

Stio da Revista Meio&Mensagem reportagem de Eliane Pereira consulta feita em 25 de maio de 2010. Para chegar ao total movimentado pelo mercado, a PricewaterhouseCoopers computa os dados de faturamento de cerca de 90% dos veculos do mercado. O restante estimado a partir desses dados por extrapolao. A esse montante adicionado um valor estimado para a produo das peas (anncios e filmes comerciais) que so veiculados nesses espaos (calculado em 19% do total). O resultado o bolo publicitrio total (mdia+produo).
22

21

Mapeamento TV Aberta - 2010

29

Tabela 4 - Faturamento de mdia na TV Aberta


TV Aberta Norte Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Centro Oeste Faturamento Direto Faturamento Agencia Total Brasil Faturamento Direto Faturamento Agencia Total 669.018.420,15 12.900.324.522,58 13.569.342.942,73 100,00 100,00 100,00 42.221.250,59 1.104.447.863,89 1.146.669.114,48 6,31 8,56 8,45 33.062.780,45 475.123.298,97 508.186.079,42 65.774.946,97 1.684.146.325,71 1.749.921.272,68 46.533.218,84 1.094.745.817,24 1.141.279.036,08 83.718.504,81 1.418.765.687,10 1.502.484.191,91 201.241.244,78 3.688.110.488,90 3.889.351.733,68 80.867.940,67 1.603.259.595,89 1.684.127.536,56 115.598.533,04 1.831.725.444,88 1.947.323.977,92 4,94 3,68 3,75 Nordeste 9,83 13,06 12,90 6,96 8,49 8,41 Rio de Janeiro 12,51 11,00 11,07 30,08 28,59 28,66 12,09 12,43 12,41 Sul 17,28 14,20 14,35 Faturamento (R$) 2009 Percentual de Participao (%)

Sudeste (Exceto RJ e SP)

Capital (SP) e Grande So Paulo

Interior de So Paulo

Fonte: Projeto Inter-Meios e Revista Meio e Mensagem

Em recente publicao da Revista Meio e Mensagem, o suplemento especial Agncias e Anunciantes23 apresenta dois rankings: um de anunciantes e outro de agncias publicitrias.

23

Publicao de 31 de maio de 2010.

Mapeamento TV Aberta - 2010

30

A partir das informaes constantes no suplemento, elaboramos um quadro onde se interelacionam a TV aberta, os anunciantes e as agncias.

Tabela 5 Os trinta maiores anunciantes e suas agncias de publicidade - 2009


Anunciante
Casas Bahia Unilever Brasil Ambev Caixa (Gfc) Danone Hypermarcas Petrobras (Gfc) Cervejaria Petrpolis Bradesco Insinuante Tim Brasil Coca-Cola Ford Fiat Procter E Gamble Reckitt Benckiser Volkswagen Avon Vivo Colgate-Palmolive Grupo Po De Aucar General Motors Claro LOral Banco Do Brasil (Gfc) Ita Peugeot Citron Sky Brasil Ponto Frio Hyundai Caoa Total

TV Aberta Agncia R$ MIL *com % desconto Faturamento


895.709 626.228 299.490 290.549 204.353 188.132 177.272 162.516 151.768 146.580 141.498 140.981 136.701 131.705 124.846 124.223 120.838 106.508 104.633 101.505 99.066 96.077 95.641 92.820 85.303 85.124 75.469 64.311 46.174 43.492 5.159.512 76% 79% 80% 83% 99% 66% 79% 93% 53% 94% 64% 71% 65% 51% 83% 76% 65% 83% 59% 71% 65% 53% 58% 78% 65% 56% 58% 53% 37% 19% YR Jwt Ogilvy E Mather Brasil Africa Borghierh / Lowe YR My Propaganda F Nazca S E S Multi Solution YR Neogama / Bbh Propeg Neogama / Bbh Ogilvy E Mather Brasil Jwt Leo Burnett Matosgrey (Grey Brasil) Publicis Brasil Euro Rscg Brasil Almap Bbdo 141 Soho Square Africa YR Pa Publicidade Mccann Erickson Ogilvy E Mather Brasil Mccann Erickson Artplan Africa Euro Rscg Brasil Giovanni Draftfcb Fischer America + Fala Z Mais Dm9ddb Mccann Erickson Giovanni Draftfcb Salles Chemistri F Nazca S E S Publicis Brasil Master Dpz Loducca Publicidade Dm9ddb Media Contacts Age Agncia Click Ideia3 Mccann Erickson Jwt Wunderman Giovanni Draftfcb F Nazca S E S Leo Burnett Agncia Click One Digital Ppr Heads Fischer America + Fala Novas / B New Content F.Biz Borghierh / Lowe Cubo Cc

Legenda
Empresas Ou Grupos Nacionais Holdings Internacionais Interpublic Omnicom Aegis Media Wpp Publicis Havas

Nota: *O levantamento tem como base o cruzamento de informaes de dois estudos: Projeto Inter-Meios (faturamento dos veculos) e IBOPE Monitor que trabalha com os preos constantes das tabelas desses veculos. A PricewaterhouseCoopers compatibiliza os dois estudos resultando nos valores convertidos (com desconto) de forma que as verbas de agncias e anunciantes tornam-se mais prximas da realidade do mercado.

Fonte: Revista Meio e Mensagem Suplemento Especial Agncias e Anunciantes 31.05.2010.

Mapeamento TV Aberta - 2010

31

Fica evidenciada a concentrao do mercado publicitrio em seis grandes grupos (bureaus de mdia) internacionais. Quanto a isso, Robert Mcchesney24 aponta que a consolidao da indstria publicitria global to pronunciada quanto a da mdia global e as duas esto relacionadas.

Ricardo Monteiro, CEO da Euro RSCG, ligado ao Havas (grupo espanhol considerado o stimo maior do mundo na rea de comunicao) aponta o paradoxo do modelo brasileiro de publicidade que apresenta mltiplos sistemas de bonificao montados pelos veculos (TV principalmente) que acabam por remunerar as agncias: ganhar dinheiro sendo pago pelos veculos e no pelos clientes diretamente.

Ele corrobora com Mcchesney quando afirma que a compra de mdia encontra-se concentrada em quatro grandes empresas ou holdings, que em seu conjunto, concentram mais de 70% do mercado de mdia global. Monteiro afirma que tudo isso faz parte de uma lgica inexorvel dos mercados, principalmente desse mercado (publicitrio), um dos mais concentrados do mundo.

Esse modelo paradoxal de negcio (remunerao de agncias de publicidade pelos veculos de mdia) possui amparo legal: Decreto n 57.690/66 que aprovou o regulamento para a execuo da Lei n 4.680/65, com as alteraes previstas no Decreto n 4.563/02, alm das disposies publicadas pelo Conselho Executivo das Normas Padro (CENP).

No artigo 11 do Decreto n 57.690/66 est escrito: O Veculo de Divulgao fixar, em Tabela, a comisso devida aos Agenciadores, bem como o desconto atribudo s Agncias de Propaganda.

J o artigo 15 do referido decreto diz: O faturamento da divulgao ser feito em nome do Anunciante, devendo o Veculo de Divulgao remet-lo Agncia responsvel pela propaganda.

24

Artigo Mdia global, neoliberalismo e imperialismo, no livro organizado por Denis de Moraes intitulado Por Uma Outra Comunicao Rio de Janeiro: Record. 2003.

Mapeamento TV Aberta - 2010

32

Dentre as disposies normativas do CENP explicitada na norma C.N. 00725 temos que:
s Agncias de Propaganda que receberem o Certificado de Qualificao Tcnica do CENP e que estiverem regulares com essa entidade, portanto, tendo demonstrado perante esta entidade dispor, em carter permanente, de estrutura profissional e tcnica, bem como de um conjunto mnimo de informaes e dados de mdia, quando obrigados a tanto de acordo com o Anexo A das Normas-Padro e que no tiverem os efeitos dessa certificao suspensos total ou parcialmente, os Veculos de Comunicao devero conceder-lhes o "desconto padro de agncia" estabelecido pelo item 2.5.1 das Normas-Padro e pelos Decretos 57.690/66 e 4.563/02, correspondente a 20% sobre o valor da mdia efetivamente negociada (grifo nosso).

Dessa forma, h uma regra geral: o Veculo fatura contra o Anunciante aos cuidados da Agncia, pelo valor bruto. A Agncia efetua a cobrana do valor em causa junto ao Anunciante, repassa ao Veculo o valor lquido e retm para si, valor equivalente ao desconto padro de agncia que a ela concedido pelo Veculo por fora do art. 11, caput e pargrafo nico, da Lei n 4.680/65 e do art. 11, caput e 2 do Decreto n 57.690/66.

5.3. Pesquisa FGV Abert e o financiamento do setor

A Fundao Getlio Vargas (FGV) realizou pesquisa entre as emissoras de televiso, a pedido da Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso (Abert), com a finalidade de desenhar um perfil da atividade de radiodifuso no pas. Foram contatadas 351 emissoras, mas somente 148 responderam ao questionrio com informaes qualitativas e quantitativas (dados de 2007) 26.

A venda de espaos publicitrios e merchandising compem quase 95% das receitas das emissoras (figura 9).

Disponvel no site do CENP: www.cenp.com.br/PDF/CN_07.pdf Pesquisa disponvel no site da ABERT (www.abert.org.br). No h informaes mais detalhadas sobre a metodologia da pesquisa quanto aos critrios utilizados que caracterizariam uma programao regional, local, bem como a classificao dos gneros destes.
26

25

Mapeamento TV Aberta - 2010

33

Figura 9 Composio das Receitas das Emissoras de TV

Fonte: Pesquisa sobre televiso no Brasil FGV/Abert

Parece haver certo equilbrio quanto origem dessas receitas entre os diversos agentes interessados na compra de espao publicitrio. Destaque para o setor de varejo (35.4%) e governo estatal (13,6%). Os investimentos das emissoras so concentrados em equipamentos (62,8%) e nos imveis/instalaes (17,6%). (figura 10)
Figura 10 Origem das Receitas e Investimentos das Emissoras de TV

Fonte: Pesquisa sobre televiso no Brasil FGV/Abert

Mapeamento TV Aberta - 2010

34

Na composio das despesas, destacamos que os direitos de exibio e autorais esto em terceiro lugar (12,7%), atrs dos custos comerciais/marketing (15,4%) e das despesas gerais e administrativas (56,6%). (figura 11)

Figura 11 Composio das Despesas das Emissoras de TV

Fonte: Pesquisa sobre televiso no Brasil FGV/Abert

5.3.1. Pesquisa FGV - Abert e a grade de programao

Quanto ao contedo exibido pelas emissoras de TV, a pesquisa aponta que 74,4% da programao originada na cabea de rede nacional; j as cabeas de rede regional no influenciam tanto na grade (6,6%), ficando a cargo das emissoras locais 19% da produo veiculada na rede. Tem-se, portanto, um indcio do volume do produto audiovisual regional, no entanto, no encontramos informaes sobre o quanto destes foi realizado de forma independente. (figura 12).

Mapeamento TV Aberta - 2010

35

Figura 12 Diviso do Contedo Exibido pelas Emissoras de TV

Fonte: Pesquisa sobre televiso no Brasil FGV/Abert

Ainda sobre o contedo local e em rede, a pesquisa mostra que o jornalismo e o esporte local superam o produto da rede na grade de programao. J as novelas, sries e cinema so majoritariamente fornecidos pelas cabeas de rede. (figura 13)
Figura 13 Diviso dos Gneros e Formatos na Grade de Programao Local e em Rede das Emissoras de TV

Fonte: Pesquisa sobre televiso no Brasil FGV/Abert

Mapeamento TV Aberta - 2010

36

Na pesquisa FGV/Abert no h informaes relativas ao pas de origem do produto audiovisual. No h informaes mais detalhadas sobre a metodologia da pesquisa quanto aos critrios utilizados que caracterizariam uma programao regional, local, bem como a classificao dos gneros destes. 5.3.2. Acompanhamento da Grade de Programao pela ANCINE

O acompanhamento feito pela Superintendncia de Acompanhamento de Mercado (SAM) da ANCINE monitorou a grade de programao das emissoras cabeas de rede nacionais. Esse estudo denota que os programas de televiso tm origem brasileira (figura 14) enquanto as obras cinematogrficas, inclusive sries e minissries, so estrangeiras em sua maioria (figura 15).

Figura 14 Origem dos Programas da Televiso Aberta Brasileira em 2009

Brasil 89,4%

Outros 1,0% Inglaterra 0,8% Canad 1,2% Estados Unidos 6,6%

Mxico 1,1%

Fonte: Grade de programao no site das emissoras cabeas de rede (Band, CNT, Globo, SBT, Record, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta) Elaborao prpria

Mapeamento TV Aberta - 2010

37

Figura 15 Origem das Sries e Minissries da TV Aberta Brasileira em 2009


Argentina 0,3%

Mxico 1,1% Dinamarca Austrlia 1,2% 1,8% Canad 2,0% Inglaterra 4,8% Brasil 16,5%

Japo 0,2%

China 0,2% Ucrnia 0,2% Frana 0,0%

Estados Unidos 71,7%

Fonte: OCA Observatrio Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Disponvel em http://www.ancine.gov.br/oca/rel_programastv.htm

Quanto ao gnero27 dos programas, o monitoramento revelou a seguinte diviso (figura 16):

Figura 16 Gneros dos Programas Exibidos na TV Aberta Brasileira em 2009


Publicidade*** 9,1% Informao 15,6% Educao 4,2%

Outros** 16,0%

Entretenimento * 55,1%

* Esto inclusos 57 (cinquenta e sete) programas classificados como filmes. ** Compreende as subcategorias Religioso, Especial e Eventos. ***A Categoria Publicidade engloba as subcategorias Poltico, Sorteio e Telecompra. Fonte: OCA Observatrio Brasileiro do Cinema e do Audiovisual. Disponvel em http://www.ancine.gov.br/oca/rel_programastv.htm

A classificao da programao foi adaptada a partir do seguinte estudo: ARONCHI DE SOUZA, Jos Carlos. Gneros e Formatos na Televiso Brasileira. So Paulo: Summus, 2004

27

Mapeamento TV Aberta - 2010

38

Atravs desse monitoramento, destacamos a presena de programas religiosos e de telecompra em 2009 (tabela 6). Nesse monitoramento, o total de horas dos programas inclui os intervalos comerciais que contm as obras publicitrias.

Tabela 6 - Programas Religiosos e de Telecompra Exibidos na TV Aberta 2009 Emissoras


CNT TV Gazeta Rede TV! Band Record TV Brasil TV Globo TV Cultura SBT

Religioso
3587:45:00 1405:00:00 2759:55:00 1856:50:00 1828:20:00 129:35:00 49:50:00 49:00:00 0:00:00

%
30,8% 12,0% 23,7% 15,9% 15,7% 1,1% 0,4% 0,4% 0,0%

Telecompra
1838:00:00 3765:05:00 643:10:00 557:00:00 0:00:00 0:00:00 0:00:00 0:00:00 0:00:00

%
27,0% 55,3% 9,5% 8,2% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%

Total Horas
5425:45:00 5170:05:00 3403:05:00 2413:50:00 1828:20:00 129:35:00 49:50:00 49:00:00 0:00:00

%*
64,1% 58,8% 38,6% 28,0% 21,5% 1,8% 0,6% 0,6% 0,0%

Total

11666:15:00

100,0%

6803:15:00

100,0%

18469:30:00

24,1%

* Percentual de horas que as subcategorias Religioso e Telecompra ocuparam no tempo efetivo de cada emissora. O total de horas inclui os intervalos comerciais que contm as obras publicitrias. O valor do percentual total representa o quanto das subcategorias Religioso e Telecompra ocuparam no tempo efetivo de todas as emissoras monitoradas (Band, CNT, Globo, SBT, Record, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta). Fonte: OCA Observatrio Brasileiro http://www.ancine.gov.br/oca/rel_programastv.htm do Cinema e do Audiovisual. Disponvel em

Mapeamento TV Aberta - 2010

39

6. TV Digital

6.1. A Discusso do Modelo

As discusses sobre o modelo de TV Digital que estreou em So Paulo no dia 02 de dezembro de 2007, percorreram mais de treze anos. Nesse perodo foram publicados dois decretos presidenciais e o Plano Bsico de Distribuio de Canais de TV Digital (PBTVD).

O perodo de 1994 a 2003 foi marcado pelos testes desenvolvidos pelos engenheiros brasileiros, sob demanda da ANATEL, em conjunto com a academia, que avaliaram os trs sistemas que estavam em debate no mundo: o norte-americano (ATSC), o europeu (DVB) e o japons (ISDB).

Ao final desse perodo, em 27 de novembro de 2003, o Decreto 4.901/03 que institu o Sistema Brasileiro de Televiso Digital - SBTVD publicado. O decreto dividido entre 21 objetivos enumerados no seu art. 1 e a criao de comits (desenvolvimento e consultivo) e um grupo gestor, que integram o SBTVD, com suas respectivas competncias. Ao Comit de Desenvolvimento do SBTVD compete, entre outros objetivos, supervisionar os trabalhos do Comit Gestor (encarregado da gesto operacional e administrativa) e apresentar relatrio sobre o Modelo de Referncia e o padro de televiso digital a ser adotado no pas, ouvindo o Conselho Consultivo a quem cabe propor as aes e as diretrizes fundamentais relativas ao SBTVD. Em dezembro de 2003, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnolgico das Telecomunicaes (Funttel), vinculado ao MiniCom, assinou convnio com a Fundao CPqD Centro de Pesquisas em TV Digital, para elaborao do Modelo de Referncia a ser adotado pela televiso digital terrestre no Brasil.

Paralelamente, o Comit de Desenvolvimento designou a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como responsvel pelos convnios com instituies de pesquisas e desenvolvimento encarregadas de propor solues e propiciar a expanso de

Mapeamento TV Aberta - 2010

40

tecnologias brasileiras e da indstria nacional relacionadas tecnologia de informao e comunicao. Em 2004, a FINEP lanou 20 chamadas pblicas, nas quais foram selecionados 22 projetos envolvendo 79 instituies e 1.200 pesquisadores. Organizados sob a forma de consrcios inter-regionais, essas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico receberam o aporte de R$ 38,5 milhes. Todos esses estudos foram observados pelo comit consultivo28 do SBTVD, a quem caberia propor aes e as diretrizes fundamentais relativas ao SBTVD. Seus membros29, designados pelo Ministro das Comunicaes, so representantes de entidades que desenvolvam atividades relacionadas tecnologia de televiso digital (conforme pargrafo primeiro e caput do art. 5 do Decreto).

A Fundao CPqD, sob coordenao do Grupo Gestor, realizou a integrao dos resultados das pesquisas feitas pelos consrcios e produziu a anlise das alternativas de modelo de implantao e explorao do sistema digital, denominado Modelo de Referncia30 emitido em 13 de fevereiro de 2006.

A partir desses estudos foi possvel incorporar novidades tecnolgicas nacionais e favorecer seu aproveitamento dentro do sistema TV digital brasileira, como a implementao do middleware Ginga31.

O conselho consultivo funcionou no perodo de agosto/2004 a janeiro/2006. Associao Brasileira de Cinematografia (ABC), Associao Brasileira de Educao a Distncia (ABED), Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso (ABERT), Associao Brasileira da Indstria Eltrica e Eletrnica (ABINEE), Associao Brasileira das Instituies de Pesquisa Tecnolgica (ABIPTI), Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), Associao Brasileira de Emissoras Pblicas, Educativas e Culturais (ABPEC), Associao Brasileira dos Produtores Independentes de Televiso (ABPI-TV), Associao Brasileira de Televiso por Assinatura (ABTA), Associao Brasileira de Televiso Universitria (ABTU), Associao das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informao, Software e Internet (ASSESPRO), Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrnicos (ELETROS), Federao Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Federao Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicaes (FITTEL), Frum Nacional pela Democratizao da Comunicao (FNDC), Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Rede de Informaes para o Terceiro Setor (RITS), Sociedade Brasileira de Computao (SBC), Sociedade Brasileira pelo Progresso da Cincia (SBPC), Sociedade Brasileira de Telecomunicaes (SBrT), Sociedade Brasileira de Engenharia de Televiso e Telecomunicaes (SET), Sociedade para Promoo da Excelncia do Software Brasileiro (SOFTEX), e Unio Nacional de Emissoras e Redes de Televiso (UNETV). 30 Modelo de Referncia: disponvel em http://www.fndc.org.br/arquivos/Modelo_referencia.pdf 31 O middleware aberto Ginga uma camada de software intermediria, entre o sistema operacional e as aplicaes. Ele tem duas funes principais: uma tornar as aplicaes independentes do sistema operacional da plataforma de hardware utilizados. A outra oferecer um melhor suporte ao desenvolvimento de aplicaes. Ou seja, o Ginga o responsvel por dar suporte interatividade. A arquitetura da implementao de referncia do middleware Ginga pode ser dividida em trs grandes mdulos: Ginga-CC (Common Core), o ambiente de apresentao Ginga-NCL (declarativo) e o ambiente de execuo Ginga-J (procedural). Apesar de receber a cunha de nipo-brasileiro, somente duas aplicaes so brasileiras: Ginga-NCL (PUC-RJ) e o Ginga-J (UFPB), sendo esse ltimo baseado na linguagem Java pode ter que vir a pagar licena de uso de APIs, interfaces de aplicaes, baseadas na linguagem, desenvolvida pela Sun Microsystems. (disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginga_(middleware)
29

28

Mapeamento TV Aberta - 2010

41

Em 29 de junho de 2006, ainda sem o parecer32 do conselho consultivo, foi publicado o Decreto Presidencial 5.820 que estabeleceu a implantao do Sistema Brasileiro de TV Digital. O padro japons foi escolhido.

A consignao dos canais dar-se- s concessionrias e autorizadas cuja explorao do servio esteja em regularidade com a outorga, observado o estabelecido no Plano Bsico de Distribuio de Canais de Televiso Digital - PBTVD33.

No artigo stimo o decreto concede um canal digital para cada emissora, assim descrito:
Art. 007 - Ser consignado, s concessionrias e autorizadas de servio de radiodifuso de sons e imagens, para cada canal outorgado, canal de radiofreqncia com largura de banda de seis megahertz, a fim de permitir a transio para a tecnologia digital sem interrupo da transmisso de sinais analgicos.

Em 21 de agosto de 2006, o Ministrio Pblico Federal (MPF) ajuizou ao civil pblica requerendo a nulidade total ou parcial (art. 5 ao 10) do Decreto n 5.820/06. Para o MPF:
"ao cuidar dos prazos relacionados 'consignao' dos canais digitais s emissoras radiodifusoras, a R invadiu a competncia exclusiva do Congresso Nacional para deliberar sobre a renovao das concesses". "Como as outorgas e posteriores renovaes das emissoras de TV brasileiras obedecem a calendrios distintos, o prazo da "consignao" dos canais digitais deve, obrigatoriamente (sob pena de afronta ao art. 223 da Constituio) ser o mesmo do contrato de outorga ou renovao da concesso do servio de radiodifuso. Caso contrrio, o Poder Concedente estaria promovendo uma verdadeira
32

Conforme o Decreto de 2003, o conselho consultivo deveria ser consultado antes da deciso, pois sua competncia principal era a de propor as aes e as diretrizes fundamentais relativas ao SBTVD (art. 5). 33 O PBTVD foi aprovado pela Resoluo n. 407da ANATEL e publicado no DOU em 30/06/2005 e tem como princpio bsico garantir ao telespectador que hoje assiste televiso transmitida com tecnologia analgica, as mesmas condies de recepo para a TV Digital, ou seja, o novo Plano dever assegurar, para cada emissora em operao, a possibilidade de transmisso simultnea nos formatos analgico e digital, com a mesma rea de cobertura e na mesma faixa de freqncias. O PBTVD possui anexos: Anexo I: 1802 canais em 279 localidades, cuja distribuio independe da tcnica de modulao adotada; Anexo II: 91 canais em 27 localidades, que passaro a integrar o PBTVD caso a tcnica de modulao de transmisso possibilite o reuso de freqncia em reas adjacentes ou parcialmente superpostas; Anexo III: 91 canais para as mesmas localidades do anexo II, na impossibilidade do reuso de freqncia (Excludo pelo Ato n. 63.907, de 5 de maro de 2007, em virtude da adoo do padro de sinais do ISDB-T); e Anexo IV: relao de canais analgicos constantes do PBTV e PBRTV cujo pareamento est coberto pelo PBTVD. Com a publicao do Decreto 5.820, a ANATEL adequou o PBTVD s novas diretrizes, inclusive quanto aos novos canais para uso da Unio e a destinao dos canais de 60 ao 69 para utilizao, em carter primrio, pelo servio de radiodifuso de Sons e Imagens;

Mapeamento TV Aberta - 2010

42

"renovao branca" de todas as concesses pblicas de radiodifuso do pas, sem a imprescindvel manifestao do Congresso Nacional".

Entretanto, a ao34 no obteve xito e a petio foi julgada inepta em funo do seu objetivo principal (nulidade do Decreto) ser de controle abstrato e de competncia exclusiva do Superior Tribunal Federal (STF).

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apoiado pela Procuradoria Geral da Repblica (PGR) entrou no STF com uma Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) em 21 de setembro de 2007 alegando que os dispositivos do Decreto so inconstitucionais por violarem o disposto no 5 do artigo 220 da Carta Magna, - que veda o monoplio ou oligoplio dos meios de comunicao -, bem como por entender que a televiso digital novo servio de radiodifuso, e no continuidade do servio atual, demandando, portanto, apreciao e deliberao da outorga da concesso pelo Congresso Nacional, nos termos do artigo 223 da Constituio Federal. No dia 05 de agosto de 2010 os ministros do STF decidiram, por sete votos a um, manter as regras de implantao do SBTVD e a transio da transmisso analgica para a digital, vencendo o argumento de que o decreto apenas estabeleceu a transio do servio de radiodifuso analgico para o digital, sem mudana no conceito de concesso do servio.

O novo decreto prev, ainda, no art. 13 a explorao dos servios de radiodifuso de sons e imagens em tecnologia digital pela Unio e a criao dos seguintes canais:
I - Canal do Poder Executivo: para transmisso de atos, trabalhos, projetos, sesses e eventos do Poder Executivo; II - Canal de Educao: para transmisso destinada ao desenvolvimento e aprimoramento, entre outros, do ensino distncia de alunos e capacitao de professores; III - Canal de Cultura: para transmisso destinada a produes culturais e programas regionais; IV - Canal de Cidadania: para transmisso de programaes das comunidades locais, bem como para divulgao de atos, trabalhos, projetos, sesses e eventos dos poderes pblicos federal, estadual e municipal.

34

Processo n 2006.38.00.026780-0/Classe 7100. Relatrio e sentena disponvel em http://www.itvproducoesinterativas.com.br/pdfs/legislacao/Sentenca-MG.pdf

Mapeamento TV Aberta - 2010

43

Em 25 de outubro de 2007, atravs do decreto n 6.246, criada a EBC Empresa Brasileira de Comunicao, uma empresa pblica vinculada Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica, com o objetivo de implantar e gerir os canais pblicos. No momento, o Conselho Curador da EBC tem debatido a implantao do Operador de Rede Pblica de TV Digital. O projeto prev uma

plataforma de transmisses em sistema digital que ser utilizada por todas as emissoras pblicas e estatais federais, o que vai baratear custos e acelerar a migrao para a nova tecnologia. Esta plataforma dever ser utilizada pelos canais da EBC e tambm pela TV Cmara, TV Senado, TV Justia e pelas novas redes previstas pelo decreto da TV Digital: o Canal da Educao (MEC), o Canal da Cultura (Minc) e Rede da Cidadania (TVs digitais municipais). Televises estaduais, como as educativas que formam rede com a TV Brasil em sistema analgico, tambm podero optar pela operao conjunta.

As emissoras privadas podero alugar segmentos da plataforma para a transmisso digital nas regies onde ainda no tenham instalado sistemas prprios de transmisso digital.

6.2. A Implantao

Em relao implantao, segundo o decreto, primeiramente o governo concederia canais digitais s geradoras das capitais. Em uma segunda etapa, ganhariam canais digitais as geradoras das cidades do interior. Depois disso seriam consignados os canais digitais para as retransmissoras. No entanto, algumas retransmissoras digitais foram autorizadas a funcionar antes mesmos que todas as geradoras estivessem digitalizadas.

O Cronograma de implantao, conforme disposto na Portaria do MiniCom no. 652 de 10 de outubro de 2006, ficou assim:

Mapeamento TV Aberta - 2010

44

Figura 17 Cronograma de Implantao da TV Digital no Brasil

Fonte: http://www.dtv.org.br/materias.asp?menuid=3&id=11 consulta em 13/07/2010

Figura 18 Implantao da TV Digital no Brasil (junho de 2010)

Fonte: Elaborao CCV / ANCINE dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso - SRD

No anexo 8 explicitamos a relao das emissoras digitais brasileiras por estado da federao, de acordo com consulta feita em junho de 2010 no site da ANATEL.

Mapeamento TV Aberta - 2010

45

Na Amrica Latina, dez pases j adotaram o padro ISDB-T (Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Costa-Rica, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela), o Mxico seguir o padro americano (ATSC) e o Uruguai adotou o padro europeu (DVB-T/H). Cuba ainda no escolheu o sistema digital.

Mapeamento TV Aberta - 2010

46

7. Cenrios

Espera-se uma amplificao do debate sobre o marco regulatrio do setor de radiodifuso derivados das discusses e propostas realizadas na Conferncia Nacional de Comunicao (CONFECOM), bem como do Frum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), alm dos seminrios anuais de Polticas de

(Tele)Comunicaes, organizado pela revista Teletime e pelo Centro de Estudos de Polticas de Comunicao da Universidade de Braslia (Ccom/UnB).

Prev-se pouca e lenta mobilidade do parque industrial (estaes emissoras) entre as maiores redes de TV: Rede Globo, Record, SBT e Bandeirantes. H 3.173 canais vagos (sem vnculo agente econmico) no stio da ANATEL para o setor de radiodifuso.

A ANATEL detm dados tcnicos e administrativos sobre as emissoras e suas redes, mas no emite estudos sobre propriedade cruzada nas suas relaes. Mesmo quanto fiscalizao das outorgas vencidas, encontramos muitas em situao irregular com at vinte anos espera de providncias35.

A lder em audincia (TV Globo) e, consequentemente, em contratos publicitrios, permanecer inalcanvel pelos prximos anos.

A TV Aberta, seguida pela mdia mvel (se aliadas, melhor ainda), continuar como a melhor plataforma de negcios devido a sua penetrao, ao contrrio da Internet ou TV Paga; entretanto, uma possvel aprovao do Projeto de Lei da Cmara n 116 de 2010 PLC 116 (entrada das Teles) aliada a execuo do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) (entrada da Telebrs) podero alterar o resultado da partilha do bolo publicitrio nos prximos anos. H, ainda, cerca de 300 projetos no Congresso Nacional que impactam nos segmentos de mdia e publicidade36, inclusive sobre cotas de exibio de programa cultural local (PL 7.075).

35 36

Ver anexo 9. Revista Meio & Mensagem de 17 de maio de 2010, pginas 34 e 35.

Mapeamento TV Aberta - 2010

47

Alm disso, eventos como a Copa do Mundo e as Olimpadas no Brasil tendero a impulsionar todo o mercado audiovisual (infra-estrutura, tecnologia e

produtos/servios).

Programas de entretenimento continuaro liderando a preferncia, no entanto, com formatos ao vivo, alm de reality-show de pessoas comuns. Programas hbridos (gneros e formatos misturados) tambm tero espao na televiso.

As janelas entre a exibio de obras cinematogrficas no cinema, DVD, TV Paga e TV Aberta tendem a diminuir.

A digitalizao do contedo um caminho sem-volta, assim como a convergncia entre as mdias, conforme o desejo do consumidor/usurio. A tela de TV j se apresenta como um portal convergente com servios de dados e voz sobre IP. O contedo em 3D e o ultra high definition se popularizaro em breve.

Com o sinal digital e o uso de compresses mais avanadas de vdeo, uma geradora poderia enviar programaes diferenciadas para cada uma de suas retransmissoras, sem a necessidade de ter uma estrutura para gerar contedo em cada localidade. Seria possvel, por exemplo, ter publicidade local nas cidades onde no h geradora, aumentando a gama de anunciantes potenciais das emissoras.

Continuar o crescimento na exportao do contedo audiovisual brasileiro tendo como precursoras as novelas da Globo e mais recentemente canais internacionais, inclusive de emissora pblica (TV Brasil)37.

Prev-se uma melhoria no sistema de medio de audincia. O IBOPE, recentemente, anunciou a ampliao da cobertura de TV de 52 para 126 mercados monitorados, a partir de junho de 2010 e a incluso do meio de TV Paga no servio de checking. No novo processo, o contedo transmitido pelas redes de televiso gravado durante as 24 horas do dia e transmitido em blocos de 30 minutos ao centro de controle do IBOPE.
37

O canal internacional da TV Brasil comeou a ser transmitido no dia 24 de maio de 2010 para um contingente de 560 milhes de pessoas de 49 pases da frica, com objetivo de divulgar informaes sobre o pas, sua cultura e seu povo. O acordo firmado com a Multichoice, maior operadora de TV paga no sistema DTH (via satlite) africana e ser disponibilizado no pacote bsico, ou seja, sem custos adicionais para os assinantes.

Mapeamento TV Aberta - 2010

48

Em seguida, cada insero recebe uma assinatura digital que corresponde unicamente ao udio e vdeo do comercial. Essa assinatura devolvida para cada localidade, que rastreia o contedo para reconhecimento dos comerciais. Atualmente, o Monitor coleta mais de 4,5 milhes de dados por ms e possui em sua base, mais de 280 mil anunciantes cadastrados e um milho de assinaturas. A tecnologia utilizada capaz de reconhecer 100 mil filmes a cada 16 milisegundos.

Em funo de possveis mudanas na cadeia de valor e dos nveis de interatividade, espera-se o surgimento de novas oportunidades de negcios voltadas explorao das funcionalidades advindas da TV digital.

Exemplos: o o o o o o Produtor de metacontedo; Datacenters; Agregadoras; Provedores de servios de telecom e de valor adicionado; Comrcio eletrnico pela TV; Provedores de TV interativa (contedos da programao modificados pela atuao direta dos usurios); o Provedores de portais.
Figura 19 Mudanas de valor dos servios audiovisuais para 2012

Fonte: The end of television as we know it Estudo feito pela IBM com dados de 2005.

Mapeamento TV Aberta - 2010

49

Anexos
Anexo 1 Artigos da Constituio Federal que fazem referncia comunicao social e s concesses de radiodifuso.

Foco

Redao Art. 21. Compete Unio: XII - explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso: a) os servios de radiodifuso sonora, e de sons e imagens; Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concesso, permisso e autorizao para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens, observado o princpio da complementaridade dos sistemas privado, pblico e estatal. 1 - O Congresso Nacional apreciar o ato no prazo do art. 64, 2 e 4, a contar do recebimento da mensagem. 2 - A no renovao da concesso ou permisso depender de aprovao de, no mnimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votao nominal. 3 - O ato de outorga ou renovao somente produzir efeitos legais aps deliberao do Congresso Nacional, na forma dos pargrafos anteriores. 4 - O cancelamento da concesso ou permisso, antes de vencido o prazo, depende de deciso judicial. 5 - O prazo da concesso ou permisso ser de dez anos para as emissoras de rdio e de quinze para as de televiso. Art. 224. Para os efeitos do disposto neste captulo, o Congresso Nacional instituir, como seu rgo auxiliar, o Conselho de Comunicao Social, na forma da lei. Art. 21. Compete Unio: XVI - exercer a classificao, para efeito indicativo, de diverses pblicas e de programas de rdio e televiso; Art. 220. A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio. 3 - Compete lei federal: II - estabelecer os meios legais que garantam pessoa e famlia a possibilidade de se defenderem de programas ou programaes de rdio e televiso que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente. 4 - A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias estar sujeita a restries legais, nos termos do inciso II do pargrafo anterior, e conter, sempre que necessrio, advertncia sobre os malefcios decorrentes de seu uso.

Competncias e procedimentos

Contedo

Mapeamento TV Aberta - 2010

50

Foco

Redao Art. 221. A produo e a programao das emissoras de rdio e televiso atendero aos seguintes princpios: I - preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas; II - promoo da cultura nacional e regional e estmulo produo independente que objetive sua divulgao; III - regionalizao da produo cultural, artstica e jornalstica, conforme percentuais estabelecidos em lei; IV - respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia. Art. 54. Os Deputados e Senadores no podero: I - desde a expedio do diploma: a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b) aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades constantes da alnea anterior; II - desde a posse: b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a"; Art. 220. A manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio. 5 - Os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio.

Propriedade

Art. 222. A propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 36, de 2002) 1 Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 36, de 2002) 4 Lei disciplinar a participao de capital estrangeiro nas empresas de que trata o 1. (Includo pela Emenda Constitucional n 36, de 2002) 5 As alteraes de controle societrio das empresas de que trata o 1 sero comunicadas ao Congresso Nacional. (Includo pela Emenda Constitucional n 36, de 2002)

Mapeamento TV Aberta - 2010

51

Anexo 2 Conjunto de Leis e Decretos


Legislao Lei n 4.117/62 Decreto n 52.026/63. Decreto n 52.795/63. Decreto-Lei n 236/67. Decreto n 61.312/67 Objeto Institui o Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes Aprova o Regulamento Geral para Execuo da Lei n 4.117/62. Aprova Regulamento dos Servios de Radiodifuso. Complementa e modifica a Lei nmero 4.117/62. Prov sbre a utilizao das emissoras de televiso nos programas de alfabetizao. Prorroga o prazo das concesses e permisses para a execuo dos servios de radiodifuso sonora que especifica e d outras providncias. Aprova o Regulamento dos Servios Especiais de Repetio e de Retransmisso de Televiso. D nova regulamentao Lei n 5.785, de 23 de junho de 1972, e renovao das concesses outorgadas para explorao de servios de radiodifuso de sons e imagens (televiso) Altera dispositivos do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto n 52.795/63. Altera os Ttulos I, II e III do Regulamento Geral para e execuo da Lei n 4.117/62. Altera dispositivos do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto n 52.795/63, e modificado por disposies posteriores. Dispe sobre a organizao dos servios de telecomunicaes, a criao e funcionamento de um rgo regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional n 8, de 1995. Aprova o Regulamento dos Servios de Retransmisso e de Repetio de Televiso, ancilares ao Servio de Radiodifuso de Sons e Imagens. Estabelece critrios para outorgas de concesses, permisses e autorizaes para execuo dos servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens, com finalidade exclusivamente educativa. Dispe sobre a participao de capital estrangeiro nas empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, conforme o 4o do art. 222 da Constituio, altera os arts. 38 e 64 da Lei no 4.117/62, o 3o do art. 12 do Decreto-Lei no 236/67, e d outras providncias. D nova redao ao art. 11 do Regulamento dos Servios de Radiodifuso, aprovado pelo Decreto no 52.795, de 31 de outubro de 1963. Regulamenta o art. 19 da Lei no 9.637, de 15 de maio de 1998, que dispe sobre o recebimento de recursos e a veiculao de publicidade institucional por organizaes sociais que exercem atividades de rdio e televiso educativa, e d outras providncias. Outros marcos importantes Decreto n 5.820/06 Dispe sobre a implantao do SBTVD-T, estabelece diretrizes para a transio do sistema de transmisso analgica para o sistema de transmisso digital do servio de radiodifuso de sons e imagens e do servio de retransmisso de televiso, e d outras providncias. Institui os princpios e objetivos dos servios de radiodifuso pblica explorados pelo Poder Executivo ou outorgados a entidades de sua administrao indireta; autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasil de Comunicao EBC; altera a Lei no 5.070, de 7 de julho de 1966; e d outras providncias.

Lei n 5.785/72 Decreto n 81.600/ 78 Decreto n 88.066/83. Decreto n 91.837/85. Decreto n 97.057/88. Decreto 2.108/96.

Lei n 9.472/97 Decreto n 2.593/98.

Portaria Interministerial n 651/99

Lei n 10.610/02 Decreto n 4.438/02

Decreto n 5.396/05

Lei n 11.652/08

Mapeamento TV Aberta - 2010

52

Anexo 3 Rotina para anlise dos processos de radiodifuso na CCTCI


Com a aprovao do Ato Normativo n 1, de 2007, por deciso da Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica, existem duas categorias de processos de outorga: os encaminhados ao Congresso Nacional antes do dia 1 de julho de 2007; aqueles enviados ao Congresso Nacional aps o dia 1 de julho de 2007. Fazem parte do primeiro grupo os 191 processos que estavam em estoque na comisso no dia da aprovao do ato, alm dos que vierem a ser encaminhados ao Congresso ao longo deste ms de junho. No segundo grupo esto todos os processos que derem entrada no Congresso Nacional a partir do dia 1 de julho.

Cada um desses grupos est sujeito a diferentes exigncias documentais, abaixo descritas:

A) Processos enviados ao Congresso Nacional antes do dia 1 de julho de 2007.

A1) Outorgas de radiodifuso comercial: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - cpia do edital que abriu a concorrncia; - cpia de todos os documentos apresentados pela entidade vencedora da concorrncia, em atendimento aos termos do edital, relativos habilitao jurdica, qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e nacionalidade e outras exigncias relacionadas com os scios e dirigentes; - cpia das propostas tcnica e de preo da entidade vencedora da concorrncia;

A2) Renovao de outorgas de radiodifuso comercial: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - documentao do processo de renovao desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica; - declarao da entidade de que no infringe as vedaes do 5 do art. 220 da Constituio Federal5; - certido de quitao ou prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS; - prova de regularidade para com as Fazendas Municipal e Estadual, para com a Fazenda Federal (certido relativa a tributos fornecida pela Receita Federal e certido quanto dvida ativa da Unio); - cpia da Relao Anual de Informaes Socias RAIS; - documentos atualizados revelando a composio acionria da emissora e eventuais alteraes havidas em seu contrato social durante o perodo de vigncia da outorga, ou no caso de fundao, cpia atualizada do estatuto.

A3) Outorgas e renovaes de outorgas de radiodifuso educativa e da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes;

Mapeamento TV Aberta - 2010

53

- cpia de todos os documentos integrantes do processo de outorga ou de renovao, desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica;

A4) Outorgas e renovaes de outorga de radiodifuso comunitria: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - cpia de todos os documentos integrantes do processo de outorga ou de renovao, desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica; - no caso de processo de outorga, relao das entidades que se candidataram, com a indicao da vencedora e dos critrios adotados para a escolha;

B) Processos enviados ao Congresso Nacional depois do dia 1 de julho de 2007 (sublinhamos os itens acrescentados pelo Ato Normativo n 1, de 2007).

B1) Outorgas de radiodifuso comercial: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - cpia do edital que abriu a concorrncia; - cpia de todos os documentos apresentados pela entidade vencedora da concorrncia, em atendimento aos termos do edital, relativos habilitao jurdica, qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e nacionalidade e outras exigncias relacionadas com os scios e dirigentes; - cpia das propostas tcnica e de preo da entidade vencedora da concorrncia; - cpia da minuta do contrato ou do termo de concesso ou permisso, e respectivos adendos; - extrato da tramitao do processo no Poder Executivo em que constem as seguintes informaes, entre outras: descrio sucinta das aes realizadas na tramitao do processo no Ministrio das Comunicaes e na Presidncia da Repblica, bem como os respectivos prazos de tramitao; resumo das eventuais denncias apresentadas durante o processo licitatrio e providncias adotadas pelo Poder Executivo para sua apurao, ou a declarao da no existncia de denncia; pendncias da emissora verificadas na tramitao do processo e prazo de cumprimento das exigncias; - cpia dos recursos apresentados em todas as etapas do processo licitatrio contra a entidade vencedora, bem como das decises do Ministrio das Comunicaes que opimaram pelo no provimento aos recursos.

B2) Renovao de outorgas de radiodifuso comercial: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - documentao do processo de renovao desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica; - declarao da entidade de que no infringe as vedaes do 5 do art. 220 da Constituio Federa; - certido de quitao ou prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS;

Mapeamento TV Aberta - 2010

54

- prova de regularidade para com as Fazendas Municipal e Estadual, para com a Fazenda Federal (certido relativa a tributos fornecida pela Receita Federal e certido quanto dvida ativa da Unio); - cpia da Relao Anual de Informaes Socias RAIS; - documentos atualizados revelando a composio acionria da emissora e eventuais alteraes havidas em seu contrato social durante o perodo de vigncia da outorga, ou no caso de fundao, cpia atualizada do estatuto; - cpia do contrato ou termo de concesso ou permisso, e respectivos adendos; - extrato da tramitao do processo no Poder Executivo em que constem as seguintes informaes, entre outras: descrio sucinta das aes realizadas na tramitao do processo no Ministrio das Comunicaes e na Presidncia da Repblica, bem como os respectivos prazos de tramitao; resumo das eventuais denncias apresentadas durante o processo licitatrio e providncias adotadas pelo Poder Executivo para sua apurao, ou a declarao da no existncia de denncia; pendncias da emissora verificadas na tramitao do processo e prazo de cumprimento das exigncias;

B3) Outorgas e renovaes de outorgas de radiodifuso educativa e da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - cpia de todos os documentos integrantes do processo de outorga ou de renovao, desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica; - em caso de outorga ou renovao de outorga de radiodifuso educativa para fundao, demonstrao de vinculao entre a fundao e instituio de ensino; - em caso de renovao de outorga de outorga de radiodifuso educativa para fundao, certificado expedido pelo Ministrio da Educao ou por instituio por ele autorizado que ateste o cumprimento das finalidades educativas da outorga.

B4) Outorgas e renovaes de outorga de radiodifuso comunitria: - exposio de motivos do Ministro das Comunicaes; - cpia de todos os documentos integrantes do processo de outorga ou de renovao, desde a petio inicial at o parecer conclusivo do Ministrio das Comunicaes e da Presidncia da Repblica; - no caso de processo de outorga, relao das entidades que se candidataram, com a indicao da vencedora e dos critrios adotados para a escolha; - cpia dos recursos apresentados contra a entidade vencedora, bem como das decises do Ministrio das Comunicaes que opinaram pelo no provimento aos recursos. Outra novidade a criao de um critrio de aceitabilidade para os documentos e certides que fazem parte dos processos de renovao. Caso o processo seja recebido pelo Congresso Nacional nos trs primeiros anos do perodo de renovao, as certides e documentos sero considerados vlidos. J se esse tempo for excedido, a Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica dever solicitar emissora a atualizao desses documentos e certides. Importante ressaltar que o corpo tcnico da Comisso e a Consultoria Legislativa ir realizar uma anlise prvia do cumprimento das exigncias do Ato Normativo n 1, de 2007. Os relatores, portanto, recebero

Mapeamento TV Aberta - 2010

55

em seus gabinetes 43 processos j previamente avaliados, nos quais haver a minuta de voto pela aprovao no caso de cumprimento das exigncias ou, no caso de seu descumprimento, uma minuta com voto pela rejeio. Porm, em ambos os casos, a orientao da Comisso preparada com o intuito de fornecer subsdios para o relator, que poder discordar da recomendao e proferir parecer diferente do contido na minuta, de acordo com a sua opinio sobre o tema.

Audincias pblicas O relator do processo poder requerer a realizao de audincia pblica para tratar da outorga ou da renovao de outorga de radiodifuso. Para tanto, dever justificar a convenincia e oportunidade da realizao da audincia, fundamentando seu pedido com base no interesse pblico envolvido, abrangncia do servio prestado, penetrao da programao da emissora e existncia de fatos ou indcios relevantes de irregularidades, conforme estabelece o art. 6 do Ato Normativo n 1, de 2007.

Prazos da relatoria O relator tem um prazo regimental de 5 sesses para proferir seu parecer sobre o processo de outorga ou de renovao de outorga de radiodifuso. Decorrido o prazo sem que o relator tenha se manifestado, o Presidente da Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica enviar ofcio ao relator informando-o sobre a expirao do prazo. Caso o relator no apresenta argumentao que justifique a ampliao do prazo para proferir seu parecer, o Presidente poder avocar para si a relatoria do processo, segundo o que dispe o art. 5 do Ato Normativo n 1, de 2007.

Mapeamento TV Aberta - 2010

56

Anexo 4 Quantitativo das Emissoras de TV Comercial e Educativa por Estado da Federao:


Ministrios das Comunicaes - Emissoras de Televiso UF Total
AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO Brasil 4 3 6 4 12 7 10 7 14 10 23 8 8 8 7 9 7 28 13 5 7 2 22 17 3 40 4 288 7 1 1 2 1 1 1

TV Comercial Fase C Total Geral


4 4 6 4 12 8 10 8 14 10 24 10 8 8 7 9 7 28 13 5 7 2 23 17 3 40 4 295 8 10 2 36 1 188

TV Educativa Total
1 2 1 1 4 8 2 7 7 3 50 3 3 2 3 5 3 16 7 3 1 8 1

Fase C

Total Geral
1 2 1 1 4 9 2 7 7 3 58 3 3 2 3 5 3 17 7 3 0 0

9 10 2

38 1

13

201

Total - emissoras outorgadas com decreto legislativo Fase C - processo em tramitao no Congresso Nacional aguardando decreto legislativo As outorgas e consignaes para entidades federais - TV Cmara, Senado Justia e EBC, esto contidas nas TVs Educativas Fonte: ANATEL, Sistema de Controle de Radiodifuso (SRD) janeiro de 2011 Fonte: Radiodifuso Uma Abordagem Numrica (pgina 49)

Mapeamento TV Aberta - 2010

57

Anexo 5 Relao das Emissoras de TV Analgicas por Estado da Federao

UF
AC AC AC AL AL AL AM AM AM AM AM AM AM AP AP AP AP BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA BA CE CE CE CE CE CE CE CE DF DF DF DF DF DF DF

Localidade
Rio Branco Rio Branco Rio Branco Macei Macei Macei Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Macap Macap Macap Macap Salvador Salvador Vitria da Conquista Juazeiro Barreiras Itabuna Feira de Santana Teixeira de Freitas Salvador Salvador Itabuna Salvador Fortaleza Aracati Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia

Entidade
RADIO TV DO AMAZONAS LTDA RADIO E TELEVISAO NORTE LTDA SOCIEDADE ACREANA DE COMUNICACAO FRONTEIRA LTDA SAMPAIO RADIO E TELEVISAO LTDA TV GAZETA DE ALAGOAS LTDA TV PAJUCARA LTDA RADIO E TELEVISAO RIO NEGRO LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA FUNDACAO EVANGELICA BOAS NOVAS FUNDACAO TELEVISAO E RADIO CULTURA DO AMAZONAS SOCIEDADE DE TELEVISAO MANAUARA LTDA SOCIEDADE DE TELEVISAO MANAUARA LTDA TELEVISAO A CRITICA LIMITADA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA BEIJA FLOR RADIODIFUSAO LTDA TV AMAZONIA LTDA Z SISTEMA EQUATORIAL DE COMUNICACOES LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DA BAHIA LTDA TELEVISAO BAHIA LTDA TELEVISAO CONQUISTA LTDA TELEVISAO NORTE BAIANO LTDA TELEVISAO OESTE BAIANO LTDA TELEVISAO SANTA CRUZ LTDA TV SUBAE LTDA TELEVISAO SUL BAHIA DE TEIXEIRA DE FREITAS S.A. INSTITUTO DE RADIODIFUSAO EDUCATIVA DA BAHIA TELEVISAO ITAPOAN SOCIEDADE ANONIMA TV CABRALIA LTDA TV ARATU S/A TELEVISAO VERDES MARES LTDA FUNDACAO VALE DO JAGUARIBE GOVERNO DO ESTADO DO CEARA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA TV DIARIO LTDA FUNDACAO DE TELEDUCACAO DO ESTADO DO CEARAFUNTELC TV CIDADE DE FORTALEZA LTDA TV JANGADEIRO LTDA TV OMEGA LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S/A CABLE-LINK OPERADORA DE SINAIS DE TV A CABO LTDA CAMARA DOS DEPUTADOS SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC RADIO E TELEVISAO CAPITAL LTDA

Mapeamento TV Aberta - 2010

58

UF
DF DF ES ES ES ES ES ES ES GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG

Localidade
Braslia Braslia Vitria Vitria Linhares Cachoeiro de Itapemirim Vitria Vitria Vitria Goinia Itumbiara Goinia Catalo Porangatu Jata Rio Verde Luzinia Anpolis Goinia Goinia Goinia Goinia Timon Imperatriz Balsas So Lus Cod Santa Ins So Lus Imperatriz So Lus So Lus Belo Horizonte Uberlndia Belo Horizonte Montes Claros Ituiutaba Uberlndia Varginha Juiz de Fora Governador Valadares Arax Betim Patos de Minas Divinpolis Uberlndia Viosa Conselheiro Lafaiete

Entidade
RADIO E TELEVISAO CV LTDA TV STUDIOS DE BRASILIA S/C LTDA TELEVISAO CAPIXABA LTDA A GAZETA DO ESPIRITO SANTO RADIO E TV LTDA SISTEMA NORTE DE RADIO E TELEVISAO LTDA TELEVISAO CACHOEIRO LTDA RADIO E TELEVISAO ESPIRITO SANTO TELEVISAO VITORIA S/A NASSAU EDITORA RADIO E TV LTDA REDE GOIANIA DE RADIO E TELEVISAO LTDA SPC SISTEMA PARANAIBA DE COMUNICACOES LTDA TELEVISAO ANHANGUERA S.A. TELEVISAO PIRAPITINGA LTDA TELEVISAO PLANALTO CENTRAL LTDA TELEVISAO RIO FORMOSO LTDA TELEVISAO RIVIERA LTDA TV LUZIANIA LTDA TV TOCANTINS LTDA FUNDACAO MINISTERIO COMUNIDADE CRISTA AGENCIA GOIANA DE COMUNICACAO TELEVISAO GOYA LTDA TV SERRA DOURADA LTDA SISTEMA TIMON DE RADIODIFUSAO LTDA RADIO MIRANTE DO MARANHAO LTDA RADIO RIO BALSAS LTDA TELEVISAO MIRANTE LTDA TV ITAPICURU LTDA RADIO ELDORADO LTDA EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC RADIO CURIMA LTDA RADIO E TV DIFUSORA DO MARANHAO LTDA RADIO RIBAMAR LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DE MINAS GERAIS LTDA REDE MINEIRA DE RADIO E TELEVISAO LTDA GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A INTERVISAO EMISSORAS DE RADIO E TELEVISAO LTDA RADIO TELEVISAO DE UBERLANDIA LTDA RADIO TELEVISAO DE UBERLANDIA LTDA TELEVISAO SUL DE MINAS LTDA TV JUIZ DE FORA LTDA TV LESTE LTDA TV UNIAO DE MINAS LTDA FUNDACAO CULTURAL MANGABEIRAS FUNDACAO EDUCATIVA E CULTURAL ALTO PARANAIBA FUNDACAO JAIME MARTINS FUNDACAO RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DE UBERLANDIA FUNDAO RADIO E TELEVISO EDUCATIVA E CULTURAL DE VICOSA - FRATEVI FUNDACAO RADIO E TV LAFAIETE EDUCATIVA E CULTURAL

Mapeamento TV Aberta - 2010

59

UF
MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MS MS MS MS MS MS MS MS MT MT MT MT MT MT PA PA PA PA PA PA PA PB PB PB PB PB PB PB PE PE PE PE PE PE PE PE

Localidade
Mateus Leme Juiz de Fora Alfenas Belo Horizonte Belo Horizonte Ituiutaba Belo Horizonte Varginha Uberaba Belo Horizonte Campo Grande Corumb Campo Grande Ponta Por Dourados Campo Grande Campo Grande Campo Grande Cuiab Cuiab Rondonpolis Cuiab Cuiab Rondonpolis Belm Santarm Belm Belm Belm Belm Belm Joo Pessoa Joo Pessoa Campina Grande Joo Pessoa Campina Grande Joo Pessoa Joo Pessoa Recife Petrolina Caruaru Recife Vitria de Santo Anto Recife Recife Caruaru

Entidade
TV SERRA AZUL LTDA TV TIRADENTES LTDA FUNDACAO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS FUNDACAO TV MINAS CULTURAL E EDUCATIVA TELEVISAO SOCIEDADE LIMITADA REDE VITORIOSA DE COMUNICACOES LTDA SOCIEDADE RADIO E TELEVISAO ALTEROSA LTDA TV MINAS SUL LTDA REGIONAL CENTRO SUL DE COMUNICACOES S/A TV OMEGA LTDA SOCIEDADE CAMPOGRANDENSE DE TELEVISAO LIMITADA TELEVISAO CIDADE BRANCA LTDA TELEVISAO MORENA LTDA TELEVISAO PONTA PORA LTDA TELEVISAO CIDADE MODELO LTDA FUNDACAO ESTADUAL JORNALISTA LUIZ CHAGAS DE RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DE MATO GROSSO DO SUL REDE MS INTEGRACAO DE RADIO E TELEVISAOLTDA REDE CENTRO OESTE DE RADIO E TELEVISAO LTDA RADIO E TELEVISAO BRASIL OESTE LTDA TELEVISAO CENTRO AMERICA LTDA REDE BRASILEIRA DE RADIO E TELEVISAO LTDA TV GAZETA LTDA TELEVISAO CIDADE VERDE S/A TELEVISAO RONDON LTDA SISTEMA CLUBE DO PARA DE COMUNICACAO LTDA RADIO E TV TAPAJOS LTDA TELEVISAO LIBERAL LTDA FUNDACAO DE TELECOMUNICACOES DO PARA RADIO E TELEVISAO MARAJOARA LTDA RADIO E TELEVISAO GUAJARA LTDA TVSBT CANAL 5 DE BELEM S/A RADIO E TELEVISAO O NORTE LTDA TELEVISAO CABO BRANCO LTDA TELEVISAO PARAIBA LTDA EMPRESA DE TELEVISAO JOAO PESSOA LTDA TELEVISAO BORBOREMA LTDA TELEVISAO TAMBAU LTDA SOCIEDADE PARAIBANA DE COMUNICACAO LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S.A. (GLOBOPAR) RADIO E TELEVISAO GRANDE RIO FM STEREO LTDA REDE NORDESTE DE COMUNICACAO LTDA FUNDACAO DE APOIO A GERACAO, PRODUCAO, CRIACAO E DIFUSAO DE RADIO E TV FUNDACAO JOSEFA ALVARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NASSAU EDITORA RADIO E TV LTDA DETELPE-DEPARTAMENTO DE TELECOMUNICACOESDE PERNAMBUCO

Mapeamento TV Aberta - 2010

60

UF
PE PE PI PI PI PI PI PI PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ

Localidade
Recife Recife Floriano Teresina Parnaba Teresina Teresina Teresina Cascavel Curitiba Maring Londrina Paranava Curitiba Londrina Maring Foz do Iguau Ponta Grossa Cascavel Guarapuava Cascavel Ponta Grossa Colorado Paranagu Maring Curitiba Curitiba Londrina Toledo Cornlio Procpio Maring Curitiba Curitiba Londrina Foz do Iguau Apucarana Pato Branco Rio de Janeiro Barra Mansa Nova Friburgo Cabo Frio Rio de Janeiro Resende So Gonalo So Gonalo Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Entidade
TV E RADIO JORNAL DO COMMERCIO LTDA TV OMEGA LTDA TELEVISAO ALVORADA DO SUL LTDA TV RADIO CLUBE DE TERESINA SA FUNDACAO 14 DE AGOSTO FUNDAO RDIO E TELEVISO EDUCATIVA DO PIAU JET RADIODIFUSAO LTDA TELEVISAO PIONEIRA LTDA RADIO E TELEVISAO TAROBA LTDA TELEVISAO BANDEIRANTES DO PARANA LTDA TELEVISAO ICARAI LTDA TELEVISAO LONDRINA LTDA RADIO E TELEVISAO IMAGEM LTDA SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA TELEVISAO CULTURA DE MARINGA LIMITADA TV CATARATAS LTDA TV ESPLANADA DO PARANA LTDA TV OESTE DO PARANA LTDA TV OESTE DO PARANA LTDA FUNDAO CANAL 20 FUNDACAO EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA FUNDACAO EDUCACIONAL E CULTURAL DE COLORADO TVCI-TV COMUNICACOES INTERATIVAS LTDA FUNDACAO CULTURAL NOSSA SENHORA DE LOURDES DE MARINGA RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DO PARANA TVE RADIO E TELEVISAO OM LTDA RADIO E TELEVISAO OM LTDA RADIO TV INDEPENDENCIA SUDOESTE LTDA TV INDEPENDENCIA NORTE DO PARANA LTDA. TV INDEPENDENCIA NORTE DO PARANA LTDA. TV INDEPENDENCIA S/A RADIO E TELEVISAO IGUACU SA TELEVISAO CIDADE LTDA TELEVISAO NAIPI LTDA TELEVISAO TIBAGI LTDA FUNDACAO CULTURAL CELINAUTA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DO RIO DE JANEIRO LTDA SOCIEDADE DE TELEVISAO SUL FLUMINENSE LTDA CANAL E TRANSMISSOES INTERTV LTDA EMPREENDIMENTOS RADIODIFUSAO CABO FRIO LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S/A TV RIO SUL LTDA. FUNDACAO EDUCATIVA DE RADIODIFUSAO FUTURA FUNDACAO UNIVERSO FUNDACAO VENEZA DE RADIO E TV EDUCATIVA TV CORCOVADO S/A EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC

Mapeamento TV Aberta - 2010

61

UF
RJ RJ RJ RJ RJ RJ RN RN RN RN RN RN RO RO RO RO RO RO RO RR RR RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS SC SC SC

Localidade
Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro Campos dos Goytacazes Nova Friburgo Rio de Janeiro Rio de Janeiro Natal Natal Natal Natal Natal Natal Porto Velho Porto Velho Porto Velho Pimenta Bueno Cacoal Porto Velho Porto Velho Boa Vista Boa Vista Porto Alegre Passo Fundo Caxias do Sul Porto Alegre Santa Cruz do Sul Santa Rosa Erechim Bag Cruz Alta Santa Maria Rio Grande Pelotas Uruguaiana Cachoeira do Sul Porto Alegre MORRO DOIS IRMAOS Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Carazinho Pelotas Santa Maria Porto Alegre Florianpolis Joaaba Joinville

Entidade
RADIO JORNAL FLUMINENSE DE CAMPOS LTDA TELEVISAO RECORD DO RIO DE JANEIRO LTDA TV PLANICIE LTDA TVSBT CANAL 03 DE NOVA FRIBURGO LTDA. TVSBT CANAL 11 DO RIO DE JANEIRO LTDA TV OMEGA LTDA TELEVISAO NOVOS TEMPOS LTDA TELEVISAO CABUGI LTDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE TROPICAL COMUNICACAO LTDA TV PONTA NEGRA LTDA CABUGINET COMUNICACOES LTDA SISTEMA MERIDIONAL DE COMUNICACAO LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA AMAZONIA CABO LTDA SISTEMA TROPICAL RONDONIENSE DE COMUNICACOES LTDA TV ALLAMANDA LTDA RBN - REDE BRASIL NORTE DE TELEVISAO LTDA REDE DE RDIO E TELEVISO TIRADENTES LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA REDE TROPICAL DE COMUNICACAO LTDA RADIO E TV PORTOVISO LTDA RADIO E TV UMBU LTDA RBS PARTICIPAES S.A. RBS PARTICIPAES S.A. RBS TV SANTA CRUZ LTDA RBS TV SANTA ROSA LTDA TELEVISAO ALTO URUGUAI SA TELEVISAO BAGE LTDA TELEVISAO CRUZ ALTA LTDA TELEVISAO IMEMBUI SA TELEVISAO RIO GRANDE SA TELEVISAO TUIUTI SA TELEVISAO URUGUAIANA LTDA TELEVISAO CACHOEIRA DO SUL LTDA TELEVISAO GUAIBA LTDA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL FUNDACAO CULTURAL PIRATINI RADIO E TELEVISAO EMPRESA PORTOALEGRENSE DE COMUNICACAO LTDA TELEVISAO NORTE DO RGS LTDA TV PAMPA ZONA SUL LTDA TV SANTA MARIA LTDA TVSBT CANAL 5 DE PORTO ALEGRE S/A FIRENZE COMUNICACAO E PRODUCAO LTDA TELEVISAO JOACABA LTDA CIA CATARINENSE DE RADIO E TELEVISAO

Mapeamento TV Aberta - 2010

62

UF
SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SE SE SE SE SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP

Localidade
Florianpolis Cricima Chapec Blumenau Balnerio Cambori Rio do Sul Florianpolis Xanxer Itaja Florianpolis Chapec Blumenau Lages Aracaju Aracaju Aracaju Aracaju So Paulo So Paulo Taubat Campinas Ribeiro Preto Presidente Prudente So Paulo Cachoeira Paulista Campinas Ribeiro Preto So Carlos So Paulo Mogi das Cruzes Santos Sorocaba Bauru Presidente Prudente So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos Santos So Paulo Pirassununga Guarulhos So Paulo Aparecida Mogi das Cruzes Cubato So Vicente

Entidade
RBS PARTICIPAES S.A. RBS TV CRICIUMA LTDA TELEVISAO CHAPECO S/A TV COLIGADAS DE SANTA CATARINA S A FUNDACAO DE RADIODIFUSAO RODESINDO PAVAN FUNDACAO OSNY JOSE GONCALVES TELEVISAO CULTURA SOCIEDADE ANONIMA TELEVISAO XANXERE LTDA TV VALE DO ITAJAI LTDA TV O ESTADO FLORIANOPOLIS LTDA TV O ESTADO LTDA TV TOP LTDA TELEVISAO LAGES LTDA FUNDACAO JOAO PAULO II RADIO TELEVISAO DE SERGIPE SA FUNDACAO APERIPE DE SERGIPE TELEVISAO ATALAIA LTDA ABRIL RADIODIFUSAO S/A RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES LTDA RADIO E TELEVISAO TAUBATE LTDA RADIO E TV BANDEIRANTES DE CAMPINAS LTDA SISTEMA CLUBE DE COMUNICAO LTDA TELEVISAO BANDEIRANTES DE PRESIDENTE PRUDENTE LTDA CANAL BRASILEIRO DA INFORMACAO CBI LTDA FUNDACAO JOAO PAULO II EMPRESA PAULISTA DE TELEVISAO S/A EMPRESA PAULISTA DE TELEVISAO S/A EMPRESA PIONEIRA DE TELEVISAO LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S.A. RADIO E TELEVISAO DIARIO DE MOGI LTDA SAT SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICACAO-SANTOS LTDA TV ALIANCA PAULISTA S.A. TV BAURU S/A TV FRONTEIRA PAULISTA LTDA TV SAO JOSE DO RIO PRETO S/A TV VALE DO PARAIBA LTDA EMPRESA DE COMUNICACAO PRM LTDA FUNDACAO CASPER LIBERO FUNDACAO CULTURAL 'PADRE LUIZ BARTHOLOMEU' FUNDACAO ERNESTO BENEDITO DE CAMARGO FUNDACAO EVANGELICA TRINDADE FUNDACAO NOSSA SENHORA APARECIDA FUNDACAO SOCIEDADE COMUNICACAO CULTURA E TRABALHO FUNDACAO TV EDUCATIVA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS UNIVERSIDADE SANTA CECILIA - UNISANTA

Mapeamento TV Aberta - 2010

63

UF
SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP TO TO TO TO

Localidade
So Paulo Americana So Paulo Bauru Franca So Jos do Rio Preto So Paulo Limeira Araraquara Araatuba Campinas Sorocaba Santos Ja Ribeiro Preto So Paulo So Paulo So Jos do Rio Preto Araguana Gurupi Palmas Araguana

Entidade
FUNDACAO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA DE RADIO E TVS EDUCATIVAS TV CARIOBA COMUNICACOES LTDA RADIO E TELEVISAO RECORD S.A TV RECORD DE BAURU LTDA TV RECORD DE FRANCA S/A TV RECORD DE RIO PRETO S/A REDE 21 COMUNICACOES LTDA REDE FAMILIA DE COMUNICACAO LTDA REDE MULHER DE TELEVISAO LTDA SISTEMA ARACA DE COMUNICACAO LTDA TELEVISO PRINCESA D'OESTE DE CAMPINAS LTDA TELEVISAO SOROCABA LTDA TV DO POVO LTDA TV STUDIOS DE JAU S/A TV STUDIOS DE RIBEIRAO PRETO S/C LTDA TVSBT CANAL 4 DE SAO PAULO S/A TV OMEGA LTDA TELEVISAO INDEPENDENTE DE SAO JOSE DO RIO PRETO LTDA TELEVISAO ANHANGUERA DE ARAGUAINA LTDA TELEVISAO RIO FORMOSO LTDA FUNDACAO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS BOA SORTE RADIO E TELEVISAO LTDA

TO Palmas CENTRO NORTE DE COMUNICACAO LTDA Fonte: Elaborado a partir dos dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso SRD mdulo do Relatrio Entidade janeiro de 2011 http://sistemas.ANATEL.gov.br/srd/TelaListagem.asp?PagSRD=/SRD/Relatorios/Entidade/RelEntidadeRDS.asp&op=5&N umServico=230&SISQSmodulo=11870

Mapeamento TV Aberta - 2010

64

Anexo 6 Relao de Emissoras Prprias e Afiliadas Vinculadas s Redes 1 Abril (uma emissora)
Prpria/Afiliada
Prpria

UF
SP ABRIL RADIODIFUSAO S/A

Entidade

Localidade
So Paulo

2- Bandeirantes
Prpria/Afiliada UF Entidade Localidade

AL

SAMPAIO RADIO E TELEVISAO LTDA

Macei

AM ES GO MA MG MS MT Afiliada PA PB PR RJ RN RO RS SC

RADIO E TELEVISAO RIO NEGRO LTDA TELEVISAO CAPIXABA LTDA REDE GOIANIA DE RADIO E TELEVISAO LTDA SISTEMA TIMON DE RADIODIFUSAO LTDA REDE MINEIRA DE RADIO E TELEVISAO LTDA SOCIEDADE CAMPOGRANDENSE DE TELEVISAO LIMITADA RADIO E TELEVISAO BRASIL OESTE LTDA SISTEMA CLUBE DO PARA DE COMUNICACAO LTDA RADIO E TELEVISAO O NORTE LTDA RADIO E TELEVISAO TAROBA LTDA TELEVISAO ICARAI LTDA SOCIEDADE DE TELEVISAO SUL FLUMINENSE LTDA TELEVISAO NOVOS TEMPOS LTDA SISTEMA MERIDIONAL DE COMUNICACAO LTDA RADIO E TV PORTOVISO LTDA FIRENZE COMUNICACAO E PRODUCAO LTDA TELEVISAO JOACABA LTDA RADIO E TELEVISAO TAUBATE LTDA SISTEMA CLUBE DE COMUNICAO LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DA BAHIA LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DE MINAS GERAIS LTDA TELEVISAO BANDEIRANTES DO PARANA LTDA TELEVISAO LONDRINA LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES DO RIO DE JANEIRO LTDA RADIO E TELEVISAO BANDEIRANTES LTDA

Manaus Vitria Goinia Timon Uberlndia Campo Grande Cuiab Belm Joo Pessoa Cascavel Maring Barra Mansa Natal Porto Velho Porto Alegre Florianpolis Joaaba Taubat Ribeiro Preto Salvador Braslia Belo Horizonte Curitiba Londrina Rio de Janeiro So Paulo Campinas Presidente Prudente

SP BA DF MG PR Prpria RJ

SP

RADIO E TV BANDEIRANTES DE CAMPINAS LTDA TELEVISAO BANDEIRANTES DE PRESIDENTE PRUDENTE LTDA

3 - Canal Brasileiro (Joven Pan)


Prpria/Afiliada
Prpria

UF
SP

Entidade
CANAL BRASILEIRO DA INFORMACAO CBI LTDA

Localidade
So Paulo

4 Cano Nova
Mapeamento TV Aberta - 2010 65

Prpria/Afiliada
Prpria

UF
SE SP FUNDAO JOO PAULO II FUNDAO JOO PAULO II

Entidade

Localidade
Aracaju Cachoeira Paulista

5 Globo
Prpria/Afiliada UF
AC AL AM AP

Entidade
RADIO TV DO AMAZONAS LTDA TV GAZETA DE ALAGOAS LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA TELEVISAO BAHIA LTDA TELEVISAO CONQUISTA LTDA

Localidade
Rio Branco Macei Manaus Macap Salvador Vitria da Conquista Juazeiro Barreiras Itabuna Feira de Santana Fortaleza Vitria Linhares Cachoeiro de Itapemirim Itumbiara Goinia Catalo Porangatu Jata Rio Verde Luzinia Anpolis Imperatriz Balsas So Lus Cod Montes Claros Ituiutaba Uberlndia Governador Valadares Arax Corumb Campo Grande Ponta Por Cuiab Santarm Belm Joo Pessoa Campina Grande Petrolina Caruaru Floriano Teresina

BA

TELEVISAO NORTE BAIANO LTDA TELEVISAO OESTE BAIANO LTDA TELEVISAO SANTA CRUZ LTDA TV SUBAE LTDA

CE

TELEVISAO VERDES MARES LTDA A GAZETA DO ESPIRITO SANTO RADIO E TV LTDA SISTEMA NORTE DE RADIO E TELEVISAO LTDA TELEVISAO CACHOEIRO LTDA SPC SISTEMA PARANAIBA DE COMUNICACOES LTDA TELEVISAO ANHANGUERA S.A. TELEVISAO PIRAPITINGA LTDA TELEVISAO PLANALTO CENTRAL LTDA TELEVISAO RIO FORMOSO LTDA TELEVISAO RIVIERA LTDA TV LUZIANIA LTDA

ES

GO

Afiliada

TV TOCANTINS LTDA RADIO MIRANTE DO MARANHAO LTDA MA RADIO RIO BALSAS LTDA TELEVISAO MIRANTE LTDA TV ITAPICURU LTDA INTERVISAO EMISSORAS DE RADIO E TELEVISAO LTDA RADIO TELEVISAO DE UBERLANDIA LTDA MG TV LESTE LTDA TV UNIAO DE MINAS LTDA TELEVISAO CIDADE BRANCA LTDA MS MT PA PB PE PI TELEVISAO MORENA LTDA TELEVISAO PONTA PORA LTDA TELEVISAO CENTRO AMERICA LTDA RADIO E TV TAPAJOS LTDA TELEVISAO LIBERAL LTDA TELEVISAO CABO BRANCO LTDA TELEVISAO PARAIBA LTDA RADIO E TELEVISAO GRANDE RIO FM STEREO LTDA REDE NORDESTE DE COMUNICACAO LTDA TELEVISAO ALVORADA DO SUL LTDA TV RADIO CLUBE DE TERESINA SA

Mapeamento TV Aberta - 2010

66

Prpria/Afiliada

UF

Entidade
RADIO E TELEVISAO IMAGEM LTDA SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA TELEVISAO CULTURA DE MARINGA LIMITADA TV ESPLANADA DO PARANA LTDA TV OESTE DO PARANA LTDA

Localidade
Paranava Londrina Maring Ponta Grossa Cascavel Guarapuava Cabo Frio Resende Natal Porto Velho Boa Vista Passo Fundo Caxias do Sul Porto Alegre Santa Cruz do Sul Santa Rosa Erechim Bag Cruz Alta Santa Maria Rio Grande Pelotas Uruguaiana Joinville Florianpolis Cricima Chapec Blumenau Aracaju Campinas Ribeiro Preto So Carlos Mogi das Cruzes Santos Araguana Gurupi Braslia Belo Horizonte Varginha Juiz de Fora Recife Curitiba Foz do Iguau Nova Friburgo Rio de Janeiro So Paulo Sorocaba Bauru Presidente Prudente So Jos do Rio Preto

PR

RJ RN RO RR

EMPREENDIMENTOS RADIODIFUSAO CABO FRIO LTDA TV RIO SUL LTDA. TELEVISAO CABUGI LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA RADIO TV DO AMAZONAS LTDA RADIO E TV UMBU LTDA RBS PARTICIPAES S.A. RBS TV SANTA CRUZ LTDA RBS TV SANTA ROSA LTDA

RS

TELEVISAO ALTO URUGUAI SA TELEVISAO BAGE LTDA TELEVISAO CRUZ ALTA LTDA TELEVISAO IMEMBUI SA TELEVISAO RIO GRANDE SA TELEVISAO TUIUTI SA TELEVISAO URUGUAIANA LTDA CIA CATARINENSE DE RADIO E TELEVISAO RBS PARTICIPAES S.A.

SC

RBS TV CRICIUMA LTDA TELEVISAO CHAPECO S/A TV COLIGADAS DE SANTA CATARINA S A

SE

RADIO TELEVISAO DE SERGIPE SA EMPRESA PAULISTA DE TELEVISAO S/A

SP

EMPRESA PIONEIRA DE TELEVISAO LTDA RADIO E TELEVISAO DIARIO DE MOGI LTDA SAT SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICACAO-SANTOS LTDA TELEVISAO ANHANGUERA DE ARAGUAINA LTDA TELEVISAO RIO FORMOSO LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S/A GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A TELEVISAO SUL DE MINAS LTDA TV JUIZ DE FORA LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S.A. (GLOBOPAR) SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA TV CATARATAS LTDA CANAL E TRANSMISSOES INTERTV LTDA GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S/A GLOBO COMUNICAO E PARTICIPAES S.A. TV ALIANCA PAULISTA S.A. TV BAURU S/A

TO DF MG PE PR Prpria RJ

SP TV FRONTEIRA PAULISTA LTDA TV SAO JOSE DO RIO PRETO S/A

Mapeamento TV Aberta - 2010

67

Prpria/Afiliada

UF

Entidade
TV VALE DO PARAIBA LTDA

Localidade
So Jos dos Campos

6 Independentes (sem vnculo)


Prpria/Afiliada UF
AM BA

Entidade
FUNDACAO EVANGELICA BOAS NOVAS TELEVISAO SUL BAHIA DE TEIXEIRA DE FREITAS S.A. FUNDACAO VALE DO JAGUARIBE

Localidade
Manaus Teixeira de Freitas Aracati Fortaleza Fortaleza Braslia Braslia Braslia Goinia Santa Ins Betim Patos de Minas Divinpolis Uberlndia Viosa Conselheiro Lafaiete Mateus Leme Dourados Rondonpolis Recife Vitria de Santo Anto Parnaba Cascavel Ponta Grossa Colorado Paranagu So Gonalo So Gonalo Rio de Janeiro Porto Velho Cachoeira do Sul Porto Alegre Morro Dois Irmos Porto Alegre Balnerio Cambori Rio do Sul Santos So Paulo Pirassununga Guarulhos

CE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARA TV DIARIO LTDA CABLE-LINK OPERADORA DE SINAIS DE TV A CABO LTDA

DF

CAMARA DOS DEPUTADOS SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

GO MA

FUNDACAO MINISTERIO COMUNIDADE CRISTA RADIO ELDORADO LTDA FUNDACAO CULTURAL MANGABEIRAS FUNDACAO EDUCATIVA E CULTURAL ALTO PARANAIBA FUNDACAO JAIME MARTINS

Prpria MG

FUNDACAO RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DE UBERLANDIA FUNDAO RADIO E TELEVISO EDUCATIVA E CULTURAL DE VICOSA - FRATEVI FUNDACAO RADIO E TV LAFAIETE EDUCATIVA E CULTURAL TV SERRA AZUL LTDA MS MT TELEVISAO CIDADE MODELO LTDA REDE BRASILEIRA DE RADIO E TELEVISAO LTDA FUNDACAO DE APOIO A GERACAO, PRODUCAO, CRIACAO E DIFUSAO DE RADIO E TV FUNDACAO JOSEFA ALVARES PI FUNDACAO 14 DE AGOSTO FUNDAO CANAL 20 PR FUNDACAO EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA FUNDACAO EDUCACIONAL E CULTURAL DE COLORADO TVCI-TV COMUNICACOES INTERATIVAS LTDA FUNDACAO EDUCATIVA DE RADIODIFUSAO FUTURA RJ FUNDACAO UNIVERSO FUNDACAO VENEZA DE RADIO E TV EDUCATIVA RO AMAZONIA CABO LTDA TELEVISAO CACHOEIRA DO SUL LTDA RS TELEVISAO GUAIBA LTDA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL SC FUNDACAO DE RADIODIFUSAO RODESINDO PAVAN FUNDACAO OSNY JOSE GONCALVES EMPRESA DE COMUNICACAO PRM LTDA SP FUNDACAO CASPER LIBERO FUNDACAO CULTURAL 'PADRE LUIZ BARTHOLOMEU' FUNDACAO ERNESTO BENEDITO DE CAMARGO

PE

Prpria (cont.)

Mapeamento TV Aberta - 2010

68

Prpria/Afiliada

UF

Entidade
FUNDACAO EVANGELICA TRINDADE FUNDACAO NOSSA SENHORA APARECIDA FUNDACAO SOCIEDADE COMUNICACAO CULTURA E TRABALHO FUNDACAO TV EDUCATIVA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS UNIVERSIDADE SANTA CECILIA - UNISANTA

Localidade
So Paulo Aparecida Mogi das Cruzes Cubato So Vicente

7 Padre Anchieta
Prpria/Afiliada UF
AM AP CE GO MS Afiliada PA PE PI PR RN RS Prpria SP

Entidade
FUNDACAO TELEVISAO E RADIO CULTURA DO AMAZONAS BEIJA FLOR RADIODIFUSAO LTDA FUNDACAO DE TELEDUCACAO DO ESTADO DO CEARA-FUNTELC AGENCIA GOIANA DE COMUNICACAO FUNDACAO ESTADUAL JORNALISTA LUIZ CHAGAS DE RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DE MATO GROSSO DO SUL FUNDACAO DE TELECOMUNICACOES DO PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FUNDAO RDIO E TELEVISO EDUCATIVA DO PIAU FUNDACAO CULTURAL NOSSA SENHORA DE LOURDES DE MARINGA RADIO E TELEVISAO EDUCATIVA DO PARANA TVE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FUNDACAO CULTURAL PIRATINI RADIO E TELEVISAO FUNDACAO PADRE ANCHIETA CENTRO PAULISTA DE RADIO E TVS EDUCATIVAS

Localidade
Manaus Macap Fortaleza Goinia Campo Grande Belm Recife Teresina Maring Curitiba Natal Porto Alegre So Paulo

8 Rdio e Televiso Alteroza


Prpria/Afiliada
Afiliada

UF
MG TV TIRADENTES LTDA

Entidade

Localidade
Juiz de Fora

9 Rdio e Televiso OM Ltda


Prpria/Afiliada
Afiliada

UF
RJ SP PR TV CORCOVADO S/A

Entidade
TV CARIOBA COMUNICACOES LTDA RADIO E TELEVISAO OM LTDA

Localidade
Rio de Janeiro Americana Curitiba Londrina

Prpria

10 Radiobrs
Prpria/Afiliada
Afiliada

UF
BA ES MG SE

Entidade
INSTITUTO DE RADIODIFUSAO EDUCATIVA DA BAHIA RADIO E TELEVISAO ESPIRITO SANTO FUNDACAO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS FUNDACAO TV MINAS CULTURAL E EDUCATIVA FUNDACAO APERIPE DE SERGIPE EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBC

Localidade
Salvador Vitria Alfenas Belo Horizonte Aracaju Braslia So Lus Rio de Janeiro

Prpria

DF MA RJ

Mapeamento TV Aberta - 2010

69

11 - Record
Prpria/Afiliada UF
AC AM BA CE DF ES GO MG Afiliada MS MT PA PB PE PI PR TV INDEPENDENCIA NORTE DO PARANA LTDA. TV INDEPENDENCIA S/A RJ RN RO RS SC RADIO JORNAL FLUMINENSE DE CAMPOS LTDA TROPICAL COMUNICACAO LTDA SISTEMA TROPICAL RONDONIENSE DE COMUNICACOES LTDA EMPRESA PORTOALEGRENSE DE COMUNICACAO LTDA TELEVISAO CULTURA SOCIEDADE ANONIMA TELEVISAO XANXERE LTDA TV VALE DO ITAJAI LTDA RJ Prpria SP TELEVISAO RECORD DO RIO DE JANEIRO LTDA RADIO E TELEVISAO RECORD S.A TV RECORD DE BAURU LTDA TV RECORD DE FRANCA S/A TV RECORD DE RIO PRETO S/A

Entidade
RADIO E TELEVISAO NORTE LTDA SOCIEDADE DE TELEVISAO MANAUARA LTDA TELEVISAO ITAPOAN SOCIEDADE ANONIMA TV CIDADE DE FORTALEZA LTDA RADIO E TELEVISAO CAPITAL LTDA TELEVISAO VITORIA S/A TELEVISAO GOYA LTDA TELEVISAO SOCIEDADE LIMITADA REDE MS INTEGRACAO DE RADIO E TELEVISAOLTDA TV GAZETA LTDA RADIO E TELEVISAO MARAJOARA LTDA EMPRESA DE TELEVISAO JOAO PESSOA LTDA NASSAU EDITORA RADIO E TV LTDA JET RADIODIFUSAO LTDA RADIO TV INDEPENDENCIA SUDOESTE LTDA

Localidade
Rio Branco Manaus Salvador Fortaleza Braslia Vitria Goinia Belo Horizonte Campo Grande Cuiab Belm Joo Pessoa Recife Teresina Toledo Cornlio Procpio Maring Curitiba Campos dos Goytacazes Natal Pimenta Bueno Porto Alegre Florianpolis Xanxer Itaja Rio de Janeiro So Paulo Bauru Franca
So Jos do Rio Preto

12 Rede 21
Prpria/Afiliada
Afiliada Prpria

UF
DF PE SP

Entidade
RADIO E TELEVISAO CV LTDA DETELPE-DEPARTAMENTO DE TELECOMUNICACOESDE PERNAMBUCO REDE 21 COMUNICACOES LTDA

Localidade
Braslia Caruaru So Paulo

13 Rede Boas Novas


Prpria/Afiliada
Afiliada

UF
PA

Entidade
RADIO E TELEVISAO GUAJARA LTDA

Localidade
Belm

Mapeamento TV Aberta - 2010

70

14 Rede Famlia
Prpria/Afiliada Prpria UF SP Entidade REDE FAMILIA DE COMUNICACAO LTDA Localidade Limeira

15 Rede Mulher
Prpria/Afiliada
Afiliada Prpria

UF
BA SP

Entidade
TV CABRALIA LTDA REDE MULHER DE TELEVISAO LTDA

Localidade
Itabuna Araraquara

16 SBT
Prpria/Afiliada UF
AC AL AM AP BA CE ES GO MA

Entidade
SOCIEDADE ACREANA DE COMUNICACAO FRONTEIRA LTDA TV PAJUCARA LTDA SOCIEDADE DE TELEVISAO MANAUARA LTDA TELEVISAO A CRITICA LIMITADA TV AMAZONIA LTDA TV ARATU S/A TV JANGADEIRO LTDA NASSAU EDITORA RADIO E TV LTDA TV SERRA DOURADA LTDA RADIO CURIMA LTDA RADIO E TV DIFUSORA DO MARANHAO LTDA REDE VITORIOSA DE COMUNICACOES LTDA

Localidade
Rio Branco Macei Manaus Manaus Macap Salvador Fortaleza Vitria Goinia Imperatriz So Lus Ituiutaba Belo Horizonte Varginha Campo Grande Cuiab Campina Grande Joo Pessoa Recife Teresina Curitiba Londrina Foz do Iguau Apucarana
Campos dos Goytacazes

MG

SOCIEDADE RADIO E TELEVISAO ALTEROSA LTDA TV MINAS SUL LTDA

MS MT Afiliada PB PE PI

REDE CENTRO OESTE DE RADIO E TELEVISAO LTDA TELEVISAO CIDADE VERDE S/A TELEVISAO BORBOREMA LTDA TELEVISAO TAMBAU LTDA TV E RADIO JORNAL DO COMMERCIO LTDA TELEVISAO PIONEIRA LTDA RADIO E TELEVISAO IGUACU SA

PR

TELEVISAO CIDADE LTDA TELEVISAO NAIPI LTDA TELEVISAO TIBAGI LTDA

RJ RN RO RR

TV PLANICIE LTDA TV PONTA NEGRA LTDA TV ALLAMANDA LTDA REDE TROPICAL DE COMUNICACAO LTDA TELEVISAO NORTE DO RGS LTDA

Natal Cacoal Boa Vista Carazinho Pelotas Santa Maria Florianpolis Chapec Blumenau Aracaju Araatuba

RS

TV PAMPA ZONA SUL LTDA TV SANTA MARIA LTDA TV O ESTADO FLORIANOPOLIS LTDA

SC

TV O ESTADO LTDA TV TOP LTDA

SE SP

TELEVISAO ATALAIA LTDA SISTEMA ARACA DE COMUNICACAO LTDA

Mapeamento TV Aberta - 2010

71

Prpria/Afiliada

UF

Entidade
TELEVISO PRINCESA D'OESTE DE CAMPINAS LTDA TELEVISAO SOROCABA LTDA TV DO POVO LTDA

Localidade
Campinas Sorocaba Santos Araguana Palmas Braslia Belm Nova Friburgo Rio de Janeiro Porto Alegre Ja Ribeiro Preto So Paulo

TO DF PA RJ Prpria RS

BOA SORTE RADIO E TELEVISAO LTDA CENTRO NORTE DE COMUNICACAO LTDA TV STUDIOS DE BRASILIA S/C LTDA TVSBT CANAL 5 DE BELEM S/A TVSBT CANAL 03 DE NOVA FRIBURGO LTDA. TVSBT CANAL 11 DO RIO DE JANEIRO LTDA TVSBT CANAL 5 DE PORTO ALEGRE S/A TV STUDIOS DE JAU S/A

SP

TV STUDIOS DE RIBEIRAO PRETO S/C LTDA TVSBT CANAL 4 DE SAO PAULO S/A

17 TV mega
Prpria/Afiliada UF
AP MA MG MT Afiliada PB PR RN RO SC CE MG Prpria PE RJ SP

Entidade
Z SISTEMA EQUATORIAL DE COMUNICACOES LTDA RADIO RIBAMAR LTDA REGIONAL CENTRO SUL DE COMUNICACOES S/A TELEVISAO RONDON LTDA SOCIEDADE PARAIBANA DE COMUNICACAO LTDA FUNDACAO CULTURAL CELINAUTA CABUGINET COMUNICACOES LTDA RBN - REDE BRASIL NORTE DE TELEVISAO LTDA REDE DE RDIO E TELEVISO TIRADENTES LTDA TELEVISAO LAGES LTDA TV OMEGA LTDA TV OMEGA LTDA TV OMEGA LTDA TV OMEGA LTDA TV OMEGA LTDA

Localidade
Macap So Lus Uberaba Rondonpolis Joo Pessoa Pato Branco Natal Porto Velho Porto Velho Lages Fortaleza Belo Horizonte Recife Rio de Janeiro So Paulo

18 Vida
Prpria/Afiliada
Prpria

UF
SP

Entidade
TELEVISAO INDEPENDENTE DE SAO JOSE DO RIO PRETO LTDA

Localidade
So Jos do Rio Preto

Fonte: Elaborado a partir dos dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso SRD em janeiro de 2011 (http://sistemas.ANATEL.gov.br/srd/Telalistagem.asp?PagSRD=/SRD/Relatorios/TV/Tela.asp&op=5&SISQSmodulo=6293)

Mapeamento TV Aberta - 2010

72

Anexo 7 As Emissoras e suas Redes

Rede
Globo SBT Bandeirantes Record TV Omega (Rede TV!) Padre Anchieta Radiobras Rdio e Televiso OM Ltda. Rede 21 Cano Nova Rede Mulher Abril Canal Brasileiro (Joven Pan) Rede Famlia Vida Rede Boas Novas Independente (sem vnculo)

Prpria
15 8 9 5 5 1 3 2 1 2 1 1 1 1 1 0 45

Afiliada
79 42 20 25 10 13 5 2 2 0 1 0 0 0 0 1 0

Retransmissoras Total
2894 1477 1139 746 157 457 159 182 14 272 496 69 78 18 473 21 485 2988 1527 1168 776 172 471 167 186 17 274 498 70 79 19 474 22 530

Total

101

200

9.137

9.438

Fonte: Elaborado a partir dos dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso SRD em janeiro de 2011 (http://sistemas.ANATEL.gov.br/srd/Telalistagem.asp?PagSRD=/SRD/Relatorios/TV/Tela.asp&op=5&SISQSmodulo=629 3) e sites das emissoras

Mapeamento TV Aberta - 2010

73

Anexo 8 Relao das Emissoras e Canais Digitais Brasileiros por Estado da Federao

Estado
AC AC AC AC AC AC AL AL AL AL AL AL AM AM AM AM AM AM AM AM AM AP AP AP AP AP AP BA BA BA BA BA BA BA BA BA CE CE CE CE CE CE CE CE

Cidade
Rio Branco Rio Branco Rio Branco Rio Branco Rio Branco Rio Branco Macei Macei Macei Macei Macei Macei Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Manaus Macap Macap Macap Macap Macap Macap Salvador Salvador Salvador Salvador Salvador Salvador Salvador Salvador Salvador Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza Fortaleza

Entidade
Governo do Estado do Acre - Fundao deCultura e Comrcio Elias Mansour Rdio TV do Amazonas Ltda Sociedade Acreana de Comunicao Fronteira Ltda Rdio e Televiso Norte Ltda Rede Unio de Rdio e Televiso Ltda Sinal Brasileiro de Comunicao S/C Ltda Secretaria do Gabinete Civil Sampaio Rdio e Televiso Ltda TV Gazeta de Alagoas Ltda TV Pajuara Ltda Fundao Quilombo Elo Comunicao Ltda Fundao Televiso e Rdio Cultura do Amazonas Televiso A Crtica Limitada Rdio TV do Amazonas Ltda Fundao Evanglica Boas Novas Sociedade de Televiso Manauara Ltda Rdio e Televiso Rio Negro Ltda Rede Floresta Viva Comunicao Ltda Cmara dos Deputados Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Rdio TV do Amazonas Ltda Z Sistema Equatorial de Comunicaes Ltda TV Amaznia Ltda Fundao Semeador Beija Flor Radiodifuso Ltda Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Fundao Brasil Ecoar Instituto de Radiodifuso Educativa da Bahia - IRDEB Rdio e Televiso Bandeirantes da Bahia Ltda Televiso Bahia Ltda Televiso Diamante Ltda Televiso Itapoan S/A TV Aratu S/A Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda Cmara dos Deputados TV Omega Ltda Fundao de Teleducao do Estado do Cear - FUNTELC TV Cidade de Fortaleza Ltda Televiso Verdes Mares Ltda TV Jangadeiro Ltda Rede Unio de Rdio e Televiso Ltda TV Dirio Ltda Governo do Estado do Cear - Assemblia Legislativa do Estado do Cear

PBTVD
14 21 43 32 17 15 34 22 61* 39 28 39 24 46 29 21 25 43 61* 34 28 33 35 18 23 31

Mapeamento TV Aberta - 2010

74

Estado
CE CE CE DF DF DF DF DF DF DF DF DF DF DF DF DF ES ES ES ES ES ES ES GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO GO MA MA MA MA MA MA MG MG MG MG MG MG MG MG

Cidade
Fortaleza Fortaleza Fortaleza Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Braslia Vitria Vitria Vitria Vitria Vitria Vitria Vitria Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Goinia Anpolis Luzinia So Lus So Lus So Lus So Lus So Lus So Lus Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Fundao Demcrito Rocha Prefeitura Municipal de Fortaleza Cmara dos Deputados

Entidade

PBTVD
61* 15 26 28 23 21 24 39 61* 50 52 34 22 42 20 16 38 35 31 30 34 18 20 57 33 16 34 38 29 25 17

EBC Empresa Brasil de Comunicao S/A Rdio e Televiso Bandeirantes Ltda Rdio e Televiso CV Ltda Rdio e Televiso Capital Ltda Globo Comunicao e Participaes S/A. TV Studios de Braslia Ltda Cable-Link Operadora de Sinais de TV a Cabo Ltda Cmara dos Deputados Fundao Sara Nossa Terra Senado Federal Supremo Tribunal Federal Fundao Educativa Apoio Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda A Gazeta do Esprito Santo Rdio e TV Ltda Fund. Universit. de Pesq. Econom. e Sociais de V. Velha Nassau Editora Rdio e TV Ltda Rdio e Televiso Esprito Santo - RTV/ES Televiso Capixaba Ltda Televiso Vitria S/A Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Fundao Cultural e Eduativa Senhor Canedo Fundao Ministrio Comunidade Crist Fundao Rdio e Televiso Educativa e Cultural - RTVE Governo do Estado de Gois - AGECOM Rede Goinia de Rdio e Televiso Sistema Lageado de Comunicao Ltda. Televiso Anhangera S.A. Televiso Goya Ltda. TV Serra Dourada Ltda. Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda TV Tocantins Ltda TV Luzinia Ltda EBC - Empresa Brasil de Comunicao S/A Rdio e TV Difusora do Maranho Ltda Rdio Ribamar Ltda Televiso Mirante Ltda Fundao Nagib Haickel Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Fundao TV Minas Cultural e Educativa Fundao Vila Rica de Rdio e Televiso Educativa Globo Comunicao e Part. SA Rdio e Televiso Bandeirantes de Minas Gerais Ltda Sociedade Rdio e Televiso Alterosa Ltda TV mega Cmara dos Deputados

33 20 36 25 61*

Mapeamento TV Aberta - 2010

75

Estado
MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MG MS MS MS MS MS MS MS MT MT MT MT MT MT MT MT PA PA PA PA PA PA PA PA PB PB PB PB PB PB PB PE

Cidade
Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Uberlndia Uberlndia Uberlndia Ituiutaba Ituiutaba Ituiutaba Arax Arax Varginha Varginha Varginha Juiz de Fora Juiz de Fora Juiz de Fora Campo Grande Campo Grande Campo Grande Campo Grande Campo Grande Campo Grande Campo Grande Cuiab Cuiab Cuiab Cuiab Cuiab Cuiab Cuiab Cuiab Belm Belm Belm Belm Belm Belm Belm Belm Joo Pessoa Joo Pessoa Joo Pessoa Joo Pessoa Joo Pessoa Joo Pessoa Joo Pessoa Recife

Entidade
Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Empresa Brasil de Comunicao S/A - EBC *Canal Aguardando incluso no PBTVD Rede Mineira de Rdio e Televiso Ltda Fundao Rdio e Televiso Educativa de Uberlndia Rdio Televiso de Uberlndia Ltda Rede Vitoriosa de Comunicaes Ltda Rdio Releviso de Uberlndia Ltda Fundao Cultural e Educativa "Manoel Affonso Cancella" Fundao Educativa Sintonia Cultural TV Unio de Minas Ltda TV Minas Sul Ltda Televiso Sul de Minas S/A Rdio Bel Ltda TV Juiz de Fora Ltda TV Tiradentes Ltda Fundao Educativa Pio XII de Radiodifuso Fundao Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rdio e Televiso Educativa de Mato Grosso do Sul - FERTEL Televiso Morena Ltda Rede Centro Oeste de Rdio e Televiso Ltda Rede MS Integrao de Rdio e Televiso Ltda Sociedade Campograndense de Televiso Limitada Fundao Padre Kolbe de Rdio e Televiso Sistema de Comunicao Pantanal S/C Ltda EBC - Empresa Brasil de Comunicao S/A Fundao Altamiro Galindo Governo do Estado de Mato Grosso - Assemblia Legislativa Estadual Pantanal Som e Imagem Ltda Rdio e Televiso Brasil Oeste Ltda Televiso Centro Amrica Ltda Televiso Cidade Verde S/A TV Gazeta Ltda Fundao de Telecomunicaes do Par Rdio Guajara Ltda TVSBT Canal 5 de Belm S/A Televiso Liberal Ltda Rdio e Televiso Marajoara Ltda Sistema Clube do Par de Comunicao Fundao Nazar de Comunicao Fundao Nazar de Comunicao Fundao Virginius da Gama e Melo Televiso Tamba Ltda Televiso Cabo Branco Ltda Radio e Televiso O Norte Ltda Empresa de Televiso Joo Pessoa Ltda Sociedade Paraibana de Comunicao Ltda EBC - Empresa Brasil de Comunicao S/A TV e Rdio Jornal do Commercio Ltda

PBTVD
49 66*

28 30 32 30 30 23 42 30 42 30 28 32 21 21 36 41 38 26 21 22 35 20 31 19 17 35

Mapeamento TV Aberta - 2010

76

Estado
PE PE PE PE PE PE PE PE PI PI PI PI PI PI PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR PR RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ RJ

Cidade
Recife Recife Recife Recife Recife Recife Recife Recife Teresina Teresina Teresina Teresina Teresina Teresina Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Curitiba Londrina Londrina Londrina Londrina Apucarana Foz do Iguau Foz do Iguau Maring Maring Maring Maring Maring Cascavel Cascavel Cascavel Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Nassau Editora Rdio e TV Ltda TV Omega Ltda

Entidade

PBTVD
20 19 39 36 52 24 26 28 34 17 36 39 43 22 41 38 34 25 62* 42 23 47 30 21 35 41 32 29 41 35 39 21 24 61*

Sistema Associado de Comunicao Ltda Universidade Federal de Pernambuco Globo Comunicao e Participaes S.A. Fundao Vicente Campelo Fundao de Apoio Gerao, Produo, Criao e Difuso de Rdio e TV Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Fundao Rdio e Televiso Educativa do Piau TV Rdio Clube de Teresina SA Televiso Pioneira Ltda Jet Radiodifuso Ltda Fundao Rdio e Televiso Deputado Humberto Reis da Silveira Rdio e Televiso do Piau Ltda Fundao Champagnat Rdio e Televiso Educativa Do Paran Tve Rdio e Televiso Iguau S/A Rdio e Televiso OM Ltda Rdio e Televiso Rotioner Ltda Sociedade Rdio Emissora Paranaense S.A. Televiso Bandeirantes do Paran Ltda TV Independncia Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda Empresa Brasil de Comunicao S/A - EBC Sociedade Rdio Emissora Paranaense S.A Televiso Cidade Ltda Rdio e Televiso OM Ltda Televiso Londrina Ltda Televiso Tibagi Ltda TV Cataratas Ltda Televiso Naipi Ltda Televiso Icara Ltda Televiso Cultura de Maring Limitada TV Independncia Norte do Paran Ltda Fundao CESUMAR Fundao Cultural Nossa Senhora deLourdes de Maring Rdio e Televiso Tarob Ltda TV Oeste do Paran Ltda Fundao Canal 20 Fundao Veneza de TV e Rdio Educativa Globo Comunicao e Part. SA Radiobrs Empresa Brasileira de Comunicao S.A Rdio e Televiso Bandeirantes do Rio de Janeiro Ltda Televiso Record Do Rio de Janeiro Ltda TV Corcovado S.A TV mega Ltda. TVSBT - Canal 11 do Rio de Janeiro Ltda Cmara dos Deputados

Mapeamento TV Aberta - 2010

77

Estado
RN RN RN RN RN RN RN RO RO RO RO RO RR RR RR RS RS RS RS RS RS RS RS RS RS SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SC SE SE SE SE SP SP SP SP SP SP SP SP

Cidade
Natal Natal Natal Natal Natal Natal Natal Porto Velho Porto Velho Porto Velho Porto Velho Porto Velho Boa Vista Boa Vista Boa Vista Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Porto Alegre Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Florianpolis Joinville Joinville Joinville Aracaj Aracaj Aracaj Aracaj So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo Televiso Novos Tempos Ltda

Entidade
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Tropical Comunicao Ltda Televiso Cabugi Ltda TV Ponta Negra Ltda Cabuginet Comunicaes Ltda Televiso Independente de So Jos do RioPreto Ltda Rdio TV do Amazonas Ltda RBN - Rede Brasil Norte de Televiso Ltda TV Allamanda Ltda Rede de Rdio e Televiso Tiradentes Ltda Amaznia Cabo Ltda EBC Empresa Brasil de Comunicao S/A Rdio TV do Amazonas Ltda Rede Tropical de Comunicao Ltda Empresa Portoalegrense de Comunicao Ltda Fundao Cultural Piratini Rdio e Televiso Rdio e TV Portoviso Ltda RBS Participaes S. A. Televiso Guaiba Ltda TVSBT canal 5 de Porto Alegre S/A Universidade Luterana Do Brasil Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda Cmara dos Deputados Empresa Brasil de Comunicao S/A - EBC Firenze Comunicao e Produo Ltda Fundao Catarinense de Difuso Educativa e Cultural Jernimo Coelho Fundao Educar-Sul Brasil RBS Participaes s. A. Televiso Cultura S/A TV O Estado Florianpolis Ltda Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda Cmara dos Deputados Empresa Brasil de Comunicao S/A - EBC Cia Catarinense de Rdio e Televiso TV Cidade dos Prncipes S/C LTDA Fundao Cultural e Educacional de Itaja Fundao Aperipe de Sergipe Rdio Televiso de Sergipe S/A Televiso Atalaia Ltda Fundao Joo Paulo II Abril Radiodifuso S.A. Canal Brasileiro de Informao CBI Ltda. Fundao Evanglica Trindade Fundao Casper Lbero Fundao Padre Anchieta Centro Paulista de Rdio e TV Educativas Globo Comunicao e Participaes S.A. Rdio e Televiso Bandeirantes Ltda. Rdio e Televiso Record S.A.

PBTVD
32 34 36 39 14 36 23 17 26 32 34 21 28 50 17 61* 65* 32 33 31 30 21 61* 63* 33 31 33 35 41 31 15 vazio 17 24 18 23 20

Mapeamento TV Aberta - 2010

78

Estado
SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP SP TO TO

Cidade
So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo So Paulo Campinas Campinas Campinas Campinas So Jos do Rio Preto So Jos do Rio Preto So Jos do Rio Preto Santos Santos Santos Santos Taubat Taubat So Jos dos Campos So Jos dos Campos Araraquara Araraquara Sorocaba Sorocaba Mogi da Cruzes Mogi da Cruzes Ribeiro Preto Ribeiro Preto Ribeiro Preto Ribeiro Preto So Carlos So Carlos Palmas Palmas Rede 21 Comunicaes Ltda. TV mega Ltda. TVSBT Canal 4 de So Paulo S.A.

Entidade

PBTVD
22 29 28 39 63 42 vazio 16 28 32 42 26 33 23 19 45 28 23 40 16 35 26 35 54 42 16 42 23 -

Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda Empresa Brasil de Comunicao S/A - EBC Empresa Paulista de Televiso S/A Fundao Sculo Vinte e Um Rdio e TV Bandeirantes de Campinas Ltda Televiso Princesa DOeste de Campinas Ltda Televiso Independente de So Jos do Rio Preto Ltda TV Record de Rio Preto S/A Tv So Jos do Rio Preto S/A TV Mar Ltda TV do Povo Ltda SAT Sistema A Tribuna de Comunicao - Santos Ltda Empresa de Comunicao PRM Ltda TV Taubat S/A Rdio e Televiso Taubat Ltda Fundao Jos de Paiva Netto TV Vale do Paraba S/A Rede Mulher de Televiso Ltda Fundao Educativa e Cultural Julius August Marischen TV Aliana Paulista S/A Televiso Sorocaba Ltda Rdio e Televiso Dirio de Mogi Ltda Fundao Sociedade Comunicao, Cultura TV Studios de Ribeiro Preto S/C Ltda Empresa Paulista de Televiso S/A Sistema Clube de Comunicao Ltda Fundao Rdio e TV Educativa COC Empresa Pioneira de Televiso S/A Prefeitura Municipal de So Carlos Centro Norte de Comunicao Ltda Fundao Universidade do Tocantins

Fonte: Elaborado a partir dos dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso SRD mdulo do Relatrio de Radiodifuso Completo janeiro de 2011 http://sistemas.ANATEL.gov.br/srd/Telalistagem.asp?PagSRD=/SRD/Relatorios/Radiodifusao/RelRadioCompleto.asp&op=5&SISQ Smodulo=6463

Mapeamento TV Aberta - 2010

79

Anexo 9 Destaque de Entidades com Outorgas vencidas (176 entre 470 entidades do segmento da Radiodifuso)

Validade
20/06/1981 07/05/1985 29/01/1988 01/11/1988 04/02/1989 04/03/1991 17/03/1991 07/03/1992 04/06/1994 24/04/1995 31/07/1996 20/08/1996 29/09/1996 23/10/1996 21/12/1996 03/03/1997 07/06/1997 29/06/1997 29/07/1998 30/08/1998 11/11/1998 14/01/1999 26/09/1999

Entidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FUNDACAO DE TELEDUCACAO DO ESTADO DO CEARA-FUNTELC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EBC - EMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S/A RBS TV BAGE LTDA SAMPAIO RADIO E TELEVISAO LTDA RADIO E TELEVISAO ESPIRITO SANTO - RTV/ES RADIO JORNAL FLUMINENSE DE CAMPOS LTDA RADIO RIBAMAR LTDA RADIO GUAJARA LTDA TELEVISAO BANDEIRANTES DE PRESIDENTE PRUDENTE LTDA TV CORCOVADO S/A RADIO E TELEVISAO CV LTDA Z SISTEMA EQUATORIAL DE COMUNICACOES LTDA TV ARATU S/A DETELPE - DEPARTAMENTO DE TELECOMUNICACOES DE PERNAMBUCO TELEVISAO BORBOREMA LTDA INSTITUTO DE RADIODIFUSAO EDUCATIVA DA BAHIA - IRDEB FUNDACAO TELEVISAO E RADIO CULTURA DO AMAZONAS TV LESTE LTDA TELEVISAO A CRITICA LIMITADA REGIONAL CENTRO SUL DE COMUNICACOES S/A FUNDACAO APERIPE DE SERGIPE

26/12/1999 FUNDACAO DE ENSINO E TECNOLOGIA DE ALFENAS Fonte: Fonte: Elaborado a partir dos dados da ANATEL Sistema de Controle de Radiodifuso SRD mdulo de Outorga janeiro de 2011 http://sistemas.ANATEL.gov.br/srd/TelaListagem.asp?PagSRD=/SRD/Relatorios/Outorga/RelOutorga.asp&op=5&SISQSmodulo=6 250

Mapeamento TV Aberta - 2010

80

Anda mungkin juga menyukai