Anda di halaman 1dari 26

Crimes e improbidade na licitao

Poder Pblico - escaninhos obscuros Paradoxos 1. escndalos s/ apurao 2. aes e condenaes de pequenos gestores

Ex: ao civil pblica por improbidade administrativa no prestao de contas - formalismo, excesso, abuso

Administrao Pblica - Demnios - Santos Demnio exorcizado Contratos, terceirizaes, convnios, compras

Santos que resolvem tudo - concurso pblico - nomeao efetivos - cargos em comisso - temporrios

Legislao punitiva - Lei 8666/93 - Lei Improbidade Administrativa - Decreto Lei 201/67

Crimes nos Processos Licitatrios. Lei 8.666/93 art. 89 e seguintes

Dos Tipos Penais

Art. 89. Dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade:
Pena - deteno, de 3 (trs) a 5 (cinco) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumao da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Pblico.

Art. 90. Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinao


ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao: Pena - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Art. 91. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio:

Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Art. 92. Admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao ou vantagem, inclusive prorrogao contratual, em favor do adjudicatrio, durante a execuo dos contratos celebrados com o Poder Pblico, sem autorizao em lei, no ato convocatrio da licitao ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterio da ordem cronolgica de sua exigibilidade, observado o disposto no art. 121 desta Lei: ( Pena - deteno, de dois a quatro anos, e multa.

Art. 93. Impedir, perturbar ou fraudar a realizao de qualquer ato de procedimento licitatrio: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Art. 94. Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - deteno, de 2 (dois) a 3 (trs) anos, e multa. Art. 95. Afastar ou procura afastar licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo: Pena - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem se abstm ou desiste de licitar, em razo da vantagem oferecida.

Art. 96. Fraudar, em prejuzo da Fazenda Pblica, licitao instaurada para aquisio ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente: I - elevando arbitrariamente os preos; II - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada; III - entregando uma mercadoria por outra; IV - alterando substncia, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida; V - tornando, por qualquer modo, injustamente, mais onerosa a proposta ou a execuo do contrato: Pena - deteno, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Art. 97. Admitir licitao ou celebrar contrato com empresa ou profissional declarado inidneo: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. Incide na mesma pena aquele que, declarado inidneo, venha a licitar ou a contratar com a Administrao.

Art. 98. Obstar, impedir ou dificultar, injustamente, a inscrio de qualquer interessado nos registros cadastrais ou promover indevidamente a alterao, suspenso ou cancelamento de registro do inscrito: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Licitao observncia da lei. No so edital Principais problemas: Compra parcelada/fragmentada Alimentos Medicamentos com receita Contratao de obras Fases modalidade anual Conjunto autorizao por fases

- Notrio conhecimento - objeto especfico, no genrico - singularidade - nico fornecedor - Posto combustvel - Farmcia - Contratos e convnios c/ Hospitais - Convnios autorizados porlei - OSCIPS e OS

Lei de Improbidade - Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: - VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente;

Penas II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos;

Decreto Lei 204/68 Art. 1 So crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judicirio, independentemente do pronunciamento da Cmara dos Vereadores: XI - Adquirir bens, ou realizar servios e obras, sem concorrncia ou coleta de preos, nos casos exigidos em lei Pena - com a pena de deteno, de trs meses a trs anos.

Do Processo e do Procedimento Judicial

Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei so de ao penal pblica incondicionada, cabendo ao Ministrio Pblico promov-la. Art. 101. Qualquer pessoa poder provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministrio Pblico, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstncias em que se deu a ocorrncia. Pargrafo nico. Quando a comunicao for verbal, mandar a autoridade reduzi-la a termo, assinado pelo apresentante e por duas testemunhas. Art. 102. Quando em autos ou documentos de que conhecerem, os magistrados, os membros dos Tribunais ou Conselhos de Contas ou os titulares dos rgos integrantes do sistema de controle interno de qualquer dos Poderes verificarem a existncia dos crimes definidos nesta Lei, remetero ao Ministrio Pblico as cpias e os documentos necessrios ao oferecimento da denncia.

Art. 103. Ser admitida ao penal privada subsidiria da pblica, se esta no for ajuizada no prazo legal, aplicando-se, no que couber, o disposto nos arts. 29 e 30 do Cdigo de Processo Penal. Art. 104. Recebida a denncia e citado o ru, ter este o prazo de 10 (dez) dias para apresentao de defesa escrita, contado da data do seu interrogatrio, podendo juntar documentos, arrolar as testemunhas que tiver, em nmero no superior a 5 (cinco), e indicar as demais provas que pretenda produzir. Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusao e da defesa e praticadas as diligncias instrutrias deferidas ou ordenadas pelo juiz, abrir-se-, sucessivamente, o prazo de 5 (cinco) dias a cada parte para alegaes finais.

Art. 106. Decorrido esse prazo, e conclusos os autos dentro de 24 (vinte e quatro) horas, ter o juiz 10 (dez) dias para proferir a sentena. Art. 107. Da sentena cabe apelao, interponvel no prazo de 5 (cinco) dias. Art. 108. No processamento e julgamento das infraes penais definidas nesta Lei, assim como nos recursos e nas execues que lhes digam respeito, aplicar-se-o, subsidiariamente, o Cdigo de Processo Penal e a Lei de Execuo Penal.

Anda mungkin juga menyukai