Anda di halaman 1dari 9

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI Finanas Pblicas para AFRF

Aula Demonstrativa

Estimados (as) batalhadores (as),

chegada a hora da preparao intensiva para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Como vocs j devem estar carecas de saber, foi publicada no Dirio Oficial a autorizao para a realizao do concurso para preenchimento de 450 novas vagas. Ao meu entender este nmero pode ser at ser considerado baixo quando comparado com o quantitativo de vagas do concurso de 2005, no entanto, acredito fielmente que se trata apenas do incio do processo de (re) composio dos quadros de pessoal, tanto pelo crescente volume de aposentadorias que esto ocorrendo, quanto pela efetiva necessidade de pessoal adicional. bom lembrar que em 2002 foi divulgado um edital ainda no primeiro semestre e outro novo edital j no segundo semestre do mesmo ano. Toda esta descrio para estimul-los ainda mais a ir em frente, com todo o afinco possvel, tendo a dedicao e, mais do que tudo, persistncia de que a vitria ou melhor, a aprovao, ser a recompensa por tanto esforo e superao.

Falando um pouco da matria de Finanas Pblicas a ser estudada e analisada nestas aulas, destaco a vocs que toda a sua estruturao se dar de acordo com o contedo programtico do edital de 2005. Procuraremos direcionar as aulas tornando a matria a mais esmiuada possvel, direcionando-a ao entendimento do contedo e resoluo de questes tanto dos ltimos concursos para o prprio cargo de Auditor da Receita Federal quanto para as demais carreiras congneres, sempre dando nfase s questes de certames elaborados pela banca da ESAF.

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Adentrando a matria, iniciamos nossa aula falando um pouco a respeito da cobrana do tema Finanas Pblicas nas provas para Auditor. A interveno do Estado na economia se d por meio da imposio de tributos, sendo esta mesma interveno objetivada na arrecadao de recursos destinados ao atendimento das funes por este exercidas. A parte da matria finanas pblicas cobrada o ltimo edital para o concurso de AFRF refere-se aos princpios que norteiam a forma ideal bem como os objetivos que o Estado deve ter quando da imposio do nus tributrio.

Um outro ponto a se destacar o que se refere ao escopo de cobrana de Tpicos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. Na ltima prova ela se restringiu, de forma geral, aos pontos relacionados receita tributria, atividade fim do cargo de AFRF. Entendemos que este escopo deve ser ampliado j na prxima prova, motivo pelo qual deveremos abordar alguns tpicos distintos da anlise da receita to somente.

Gostaria de ressaltar a vocs que grande parte das anlises que realizaremos ao longo das aulas partiro de conceitos econmicos, sejam micro ou macroeconmicos. Devido a esta caractersitica recomendo fortemente o estudo da cadeira de economia, uma vez que, conforme pode ser verificado pelo prprio edital, as matrias encontram-se diretamente inter-relacionadas.

O calendrio inicialmente proposto do curso, sujeito a eventuais alteraes, ser o seguinte:

Aula 1 Dia 4 de junho de 2009

Contedo Programtico: 1. Os princpios tericos de tributao. 2. Impostos, tarifas, contribuies fiscais e parafiscais: definies.

Aula 2 Dia 18 de junho de 2009

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Contedo Programtico: 3. Tipos de impostos. Progressivos, Regressivos, Proporcionais. Diretos e Indiretos. 4. Carga Fiscal. Progressiva. Regressiva. Neutra. Carga Fiscal tima.

Aula 3 Dia 2 de julho de 2009

Contedo Programtico: 5. Impactos sobre o consumidor e a indstria de cada tipo de imposto. 6. Efeitos da ausncia ou do excesso de cobrana de impostos.

Aula 4 Dia 16 de julho de 2009

Contedo Programtico: 7. Lei de Responsabilidade Fiscal; Ajuste Fiscal; Contas Pblicas Dficit Pblico; Resultado nominal e operacional; Necessidades de financiamento do setor pblico.

Aula 5 Dia 30 de julho de 2009

Contedo Programtico: 8. Sistema Tributrio Brasileiro. Classificao da Receita Oramentria.

Descrito o funcionamento do curso bem como a matria componente de cada uma das aulas, passemos agora ao estudo inicial da matria de Finanas Pblicas.

Um abrao,

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

1. Definio das Finanas Pblicas, seus objetivos, metas e abrangncias

Podemos nos valer das palavras de um dos mais importantes estudiosos das finanas pblicas para assim defini-la: De acordo com Musgrave1, Finanas Pblicas a terminologia que tem sido tradicionalmente aplicada ao conjunto de problemas da poltica econmica que envolvem o uso de medidas de tributao e de dispndios pblicos.

Esta definio baseia-se no fato de que a necessidade da atuao econmica do poder pblico prende-se na constatao de que a simples existncia do sistema de mercado (consumidores versus produtores) no consegue cumprir

adequadamente algumas tarefas e funes que visam o bem-estar da populao. A maneira pela qual o Estado intervm no processo econmico dependente da srie de instrumentos pela qual este dispe, inclusive em termos do financiamento de suas atividades.

Sendo assim, podemos dizer que o estudo das Finanas Pblicas abrange a emisso de moeda e ttulos pblicos, a captao de recursos pelo Estado, sua gesto e seu gasto, para atender s necessidades da coletividade e do prprio Estado. Na captao dos recursos so estudadas as diversas formas de receitas, obtidas em decorrncia do patrimnio do Estado, do seu endividamento ou por fora do seu poder tributrio. Uma vez captados os recursos impe-se a sua administrao at o efetivo dispndio.

MUSGRAVE, R. A. Teoria das Finanas Pblicas. So Paulo. Atlas, 1974.

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

As fontes geradoras de receitas so a tributao, classificada como receita derivada do poder coercitivo do Estado e o endividamento pblico, representado pela emisso e resgate de ttulos da dvida pblica.

A capacidade do Estado de tomar emprstimos est substancialmente determinada pelo potencial de recursos compulsrios que, ano a ano, ele tem

condies de mobilizar da sociedade. Deste ponto ressalta-se o porque da tributao constituir um dos principais condicionantes do endividamento pblico.

Veremos no decorrer das aulas que as receitas utilizadas para aplicao nas chamadas despesas pblicas no so somente as tributrias, assim tambm chamada de receitas derivadas, mas tambm as chamadas receitas originrias, aquelas associadas explorao do patrimnio do Estado, como o prprio endividamento pblico.

2.

Funes do Governo

Conforme verificamos anteriormente, o Estado necessita financiar sua atividade intervencionista na sociedade. Essa atuao devida existncia do que agora denominamos de Falhas de Mercado, situao na qual a simples interao entre consumidores e produtores no leva a melhor alocao possvel dos recursos econmicos. Trata-se pois de mais um dos fundamentos no qual o prprio Estado se utiliza para arrecadar recursos visando direcionar a sua ao as funes bsicas por ele exercidas, assim denominadas como funes alocativa, distributiva e funo estabilizadora.

A funo alocativa aquela que atribui ao Estado a responsabilidade pela alocao dos recursos existentes na economia quando, pela livre iniciativa de mercado, isto no for possvel. Um bom exemplo da funo alocativa representado pela iniciativa do Estado em realizar obras que traro grandes benefcios populao. Um caso polmico, mas revestido da funo bsica de alocao dos recursos pelo Estado a transposio do Rio So Francisco, que mesmo podendo trazer custos ambientais e sociais negativos para parte da populao do Serto 5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

Nordestino, resultar em um significativo aumento do bem-estar da prpria populao, levando gua, sade e riqueza a uma regio bastante castigada pela seca.

A funo distributiva representada de fato pela melhoria na chamada distribuio da renda gerada na economia. Polticas de tributao progressiva da renda com a conseqente adoo por parte do governo de polticas como o programa Bolsa Famlia, representam claramente uma poltica distributiva do governo, retirando, a princpio, daqueles que ganham mais e repassando-os queles que ganham menos.

A funo estabilizadora caracterizada pelas polticas adotadas pelo Estado, nesta includa a prpria figura de BACEN, no intuito de manter constante o nvel de preos, atravs tanto do controle da demanda agregada (quantidade de bens e servios consumidos na economia), estimulando assim o crescimento da renda e o controle dos nveis de dficit e dvida pblica, quanto pelo controle da oferta de moeda na economia, j que exatamente a moeda o instrumento de estmulo da demanda agregada via disseminao do crdito.

Adendo: A funo reguladora

Com a o processo de desestatizao implementado pelo Estado brasileiro no fim dos anos 70 e intensificado a parti dos anos 90, surgiu a necessidade a que este mesmo Estado passasse a controlar as atividades em que antes este atuava diretamente, constituindo para isso uma srie de Agncias Reguladoras que passaram a ter como misso a regulao dos servios pblicos concedidos iniciativa privada, nos moldes dos regimes de concesso de rodovias, portos, distribuio de energia eltrica e telefonia.

Vejamos agora a resoluo de algumas questes cobradas nos ltimos certames em que este matria foi cobrada de forma explcita, inclusive pela ESAF. 6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

(AFC/STN ESAF/2008) A aplicao das diversas polticas econmicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte funo do Governo:

a) Funo Estabilizadora. b) Funo Distributiva. c) Funo Monetria. d) Funo Desenvolvimentista. e) Funo Alocativa.

Resposta:

O conceito de polticas econmicas est estritamente associado ao uso das polticas fiscal ou monetria. No caso da poltica fiscal, esta visa estimular o crescimento da renda e do emprego por meio de estmulos demanda agregada, especialmente por meio ou do aumento dos gastos governamentais ou pela reduo da tributao, nos moldes do atualmente realizado pelo governo com a reduo do IPI sobre diversos bens industrializados. No caso da poltica monetria o estmulo se d pelo aumento da quantidade de moeda (crdito) em circulao, permitindo a populao o uso destes recursos para realizar a compra de bens e servios.

A partir destes conceitos podemos concluir que a funo destacada a partir do enunciado da questo refere-se funo estabilizadora.

Gabarito: letra a.

(APO/Sc. Plan./Econ./SP ESAF/2009) A atuao do governo na economia tem como objetivo eliminar as distores alocativas e distributivas e de promover a melhoria do padro de vida da coletividade. Tal atuao pode se dar das seguintes formas, exceto: 7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI a) complemento da iniciativa privada. b) compra de bens e servios do setor pblico. c) atuao sobre a formao de preos. d) fornecimento de bens e de servios pblicos. e) compra de bens e servios do setor privado.

Resposta:

Essa questo a princpio para ser pouco objetiva em termos das respostas disponveis, uma vez que algumas assertivas visam mais confundir o candidato do que ajud-lo a resolver a questo proposta. Vejamos a anlise de cada uma das assertivas:

a) O complemento da iniciativa privada pode estar ligado, por exemplo, participao do governo no processo de melhoria no processo produtivo implementado por determinada empresa. Ex: A implantao de um plo produtivo, em regio pouco explorada economicamente, imputa ao Estado a necessidade de complementar, em termos de infra-estrutura, a atividade privada. A construo de uma rodovia/ferrovia para escoamento da produo pode ser considerada como um atendimento por parte do governo dentro da sua funo alocativa. Opo correta b) A compra de bens e servios do setor pblico no gera resultados em termos de estmulo atividade econmica uma vez que a prpria ao do gasto fica restrita atividade estatal. Uma segunda questo o fato de que a participao do Estado no processo econmico visa estimular a maior interao entre consumidores e produtores, o que, a princpio, no ocorreria na situao em anlise. Opo Incorreta gabarito

c) O processo de atuao sobre a formao de preos est diretamente ligado a mais nova funo governamental, qual seja a funo reguladora. Nesta assertiva o termo formao de preos parece no estar associado subida ou queda de preos devido ao problema inflacionrio mas sim a formao de preos a partir das 8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE FINANAS PBLICAS P/ RECEITA FEDERAL PROFESSOR: FRANCISCO MARIOTTI

chamadas estruturas de mercado, tais como o monoplio, o oligoplio e outras. Adicionalmente, esta interveno pode ainda estar relacionada a participao das chamadas agncias reguladoras na formao dos preos que remuneraro a atividade exploratria concedida a iniciativa privada. Opo correta

d) O fornecimento de bens e servios pblicos pode ser entendido como o oferecimento pelo Estado daquelas atividades associadas a prpria existncia de uma sociedade organizada, tais como justia, educao, servio policial e foras armadas. Opo correta

e) A compra de bens e servios do setor privado a prpria caracterizao de uma poltica fiscal expansionista, na qual o Estado se utiliza dos recursos captados da sociedade por meio de tributos para realizar o aumento de gastos pblicos, o que tende a estimular a demanda agregada, gerando impactos positivos sobre a renda e o emprego. Opo correta

Espero poder rev-los em nossa primeira aula.

Um grande abrao a todos e timos estudos!

Francisco

9 www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai