Anda di halaman 1dari 2

QUE TIPO DE MESSIAS JESUS?

BORTOLINE, Jos - Roteiros Homilticos Anos A, B, C Festas e Solenidades - Paulos, 2007


* LIO DA SRIE: LECIONRIO DOMINICAL * ANO: B TEMPO LITRGICO: 24 DOM. COMUM - COR: VERDE

por meio de acusaes falsas, aquele que procurava reerguer o povo desesperanado. Mesmo assim, o servo tem absoluta con1. Celebrar a Eucaristia fazer memria da paixo, morte e ressurreio de Jesus. Ele o Messias, mestre, profeta e revelador vico de que a mentira no prevalecer, porque seu advogado de do projeto de Deus. Seu messianismo marcado pelo sofrimento, defesa Jav. morte e ressurreio, com os quais destri a sociedade injusta que 7. Para ns, hoje, quem esse servo sofredor? O critrio para devora vidas humanas. Jesus o Messias que chama as pessoas ao discernir parece ser este: a vida do povo. Todos os que lutam pela compromisso com seu projeto. Ser discpulo dele fazer as mes- vida do povo e por causa dessa luta correm srios riscos so mas coisas que ele fez para libertar o mundo da ganncia que esse servo de Jav. mata. Por isso, celebrar no s fazer memria das aes liberta- 8. A liturgia escolheu esse texto para relacion-lo com o primeidoras do Messias, mas atualiz-las na prtica concreta, pois a f ro anncio da paixo no evangelho de Marcos e para salientar o sem as obras morta. medida que celebramos, vamos crescen- messianismo de Jesus. Ele o Messias porque d a vida pelo do na conscincia de que o projeto de Deus nos chama ao com- povo, enfrentando um tribunal inquo que o levou morte. Mas a promisso. Celebrar a f encher-se de fora para enfrentar tudo o vitria da justia no tardou em se manifestar, pois o Pai ressuscique impea a vida e a liberdade do ser humano. tou a Jesus de entre os mortos, tornando-o assim fonte de vida I. INTRODUO GERAL II. COMENTRIO DOS TEXTOS BBLICOS 1 leitura (Is 50,5-9a): Misso do servo sofredor
2.

para todos os que assumem como prpria a tarefa de serem, hoje, "servos de Jav".

Estamos diante de um texto do Segundo Isaas (captulos 40- Evangelho (Mc 8,27-35) : Jesus o Messias 55). A percope chamada de "terceiro canto do servo de Jav". 9. J salientamos, nos domingos anteriores, qual o objetivo do Os cantos esto assim distribudos: 1 canto: 42,1-9; 2 canto: evangelho de Marcos: sendo o primeiro texto de discipulado 49,1-6; 3 canto: 50,4-11; 4 canto: 52,13-53,12. (catequese) da comunidade primitiva, tinha como finalidade principal responder pergunta "Quem Jesus?" Descobrindo, ao 3. Ao lermos qualquer um desses cantos surge logo a mesma pergunta feita pelo eunuco a Filipe: "De quem o profeta est longo do texto, quem ele , os que iniciavam sua caminhada de f falando: de si mesmo ou de outro?" (At 8,34). A resposta no eram levados a se confrontar com ele, percebendo assim o que fcil. At o momento, as opinies dos estudiosos podem ser sinte- significa ser cristo. a segunda e fundamental pergunta que tizadas em quatro tipos de interpretao de quem seja o servo atravessa todo o evangelho de Marcos. sofredor: a. Interpretao coletiva: tratar-se-ia do povo de Israel; b. Interpretao individual: o servo sofredor seria uma pessoa annima; c. Interpretao mista: ele seria ora Israel como um todo, ora um grupo de pessoas, ora uma pessoa s, como, por exemplo, o prprio profeta; d. Interpretao messinica: os cantos falariam de um messias do futuro ideal. Segundo os autores do Novo Testamento, esse futuro ideal encontrou perfeita realizao em Jesus.
4. 10.

O nosso texto parte do terceiro canto pertence a uma seo maior, que abrange os captulos 49-55, e cujo tema central a restaurao e glorificao de Jerusalm, a cidade-esposa de Jav. Os exilados usando linguagem de contexto matrimonial se queixam de que Deus tenha repudiado sua esposa (Jerusalm) e vendido seus filhos como escravos. A resposta de Jav (50,1-3) precede imediatamente o terceiro canto do servo sofredor. Embora no se saiba quem seja esse servo, podemos, pelo contexto que o antecede, perceber claramente qual seja sua misso: a de mostrar, custa das ofensas e da prpria condenao, que o amor de Jav perene. a. Chegar a uma sntese de quem Jesus (vv. 27-30)
11.

O evangelho de Marcos consta de duas partes, quase iguais em tamanho. A primeira parte termina em 8,30, com a solene declarao de Pedro: "Tu s o Messias" (8,29). De fato, logo a seguir (8,31), temos novo comeo: "Jesus comeou a ensin-los". A finalidade da primeira parte do evangelho era a de levar ao reconhecimento de que Jesus o Messias (cf 1,1). E a finalidade da segunda parte explicitar que tipo de Messias Jesus. Se a primeira parte desse evangelho comeava no deserto, a segunda o incio do "caminho para Jerusalm", o lugar do grande confronto com o poder econmico, poltico, religioso e ideolgico centrado no Templo. A partir do momento em que os discpulos, na pessoa de Pedro, reconhecem que Jesus o Messias, inicia nova etapa, na qual o Mestre se dedica quase que exclusivamente aos discpulos, mostrando-lhes o carter de seu messianismo e provocando-os a um compromisso maior com ele e com sua causa. na segunda parte do evangelho que encontramos os trs anncios da paixo. Daqui em diante, Jesus insistir muito para que seus discpulos renunciem a si prprios, tomem a prpria cruz e o sigam.

Os vv. 4-7 mostram o que Jav faz para o servo em vista do bem do povo, e a responsabilidade do servo, plenamente obediente e fiel: O Senhor Jav (a expresso repetida quatro vezes: vv. 4.5.7.9) d ao servo uma lngua de discpulo, para que possa levar conforto ao povo; abre-lhe os ouvidos para que aprenda, como discpulo, a transmitir o que ouviu, e lhe d proteo. Em outras palavras, prepara-o e capacita-o para a misso. O servo, por sua vez, para no trair o contedo da mensagem, d as costas aos que o torturam, isto , no oferece resistncia; toma a iniciativa de oferecer a face aos que lhe arrancam os fios da barba (ter a barba arrancada sinal de grande humilhao; o servo no liga para a perda da honradez); no esconde o rosto ofensa maior. injrias e escarros. O rosto manifesta os sentimentos e desejos de uma pessoa. Torn-lo duro como pedra (v. 7) no levar em conta qualquer espcie de ofensa, em vista da opo assumida.
5. 6. Nos vv.8-9a situao do servo se agrava. Sua mensagem atingiu as estruturas de poder opressoras. Alm da difamao, perseguio e tortura, o servo ser conduzido ao tribunal. O contexto desses versculos o de um tribunal montado para eliminar,

Passando pelos povoados de Cesaria de Filipe (v. 27), Jesus est com seus discpulos a caminho de Jerusalm, onde acontecer o desfecho final, onde realizar plenamente seu messianismo (cf 15,39. "Verdadeiramente este homem era Filho de Deus"). A pergunta feita aos discpulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" (v. 27) tem a funo de levar seus seguidores a uma sntese daquilo que ele . A resposta dos discpulos denota que as pessoas no chegaram a descobrir a identidade de Jesus: ele acaba sendo comparado a Joo Batista, a Elias e a algum dos profetas (v.28). Joo Batista e Elias so personagens clssicas que preparam caminhos. Jesus no visto como coroa de um processo, mas como simples "precursor". Da opinio do povo passa-se convico dos discpulos: "E vocs, quem dizem que eu sou?" (v. 29). A resposta de Pedro, representando os discpulos, a grande profisso de f que encerra a primeira parte do evangelho de Marcos: "Tu s o Messias" (v. 29), ou seja, a coroa, o ponto alto, a realizao das expectativas, o anunciado pelos "precursores". A palavra Messias (Christs, em grego), sintetiza o que Jesus e faz: mestre, profeta e revelador, com plenos poderes, ungido pelo Esprito de Deus (cf. 1,10). A palavra Messias suscitava grande expectativa polti-

ca. Pedro parece reunir todas as esperanas populares na chegada de um lder poltico restaurador da realeza em Israel. Ser que Pedro "enxergou" algo novo em Jesus, ou continua "cego" como o cego da cena anterior? (Cf evangelho do domingo passado.)
12.

Assim encerra-se a primeira parte do evangelho de Marcos. Contudo, preciso ainda entender que tipo de Messias Jesus. Por isso ele recomenda silncio aos discpulos (v. 30). Seu messianismo ainda no se realizou. Estar realizado na cruz e na ressurreio. A partir da seus seguidores tero a tarefa de anunciar c. O que significa ser discpulo de Jesus? (vv. 34-35) quem ele , retornando Galilia e fazendo as mesmas coisas que 18. O v. 34 impe trs condies para ser discpulo do Messias ele fez. A est a sntese do anncio de que ele o Messias: ann- que enfrenta as estruturas de morte: Renunciar a si mesmo, tomar cio que se baseia na mesma prtica libertadora de Jesus. a cruz e seguir Jesus. Renunciar a si mesmo significa renunciar a toda ambio pessoal. Em outras palavras, no ser como os b. Que tipo de Messias Jesus? (vv. 31-33) membros do Sindrio. ser pobre, rompendo definitivamente 13. O messianismo de Jesus marcado pelo conflito com os poderes que geram a morte. Ele tem conscincia de que deve sofrer com a sociedade que vai matar Jesus. Tomar a cruz aceitar ser muito. Este verbo (dei, em grego) denota uma necessidade que perseguido e, se for necessrio, ser condenado morte pela sociprovoca ao. No se trata de um fatalismo ao qual Jesus e seus edade que vai matar o profeta e o justo. Seguir a Jesus aceitar seguidores devam se submeter cegamente. Pelo contrrio, a ser banido, marginalizado, ir com ele at o fim, enfrentando todas conscincia de que o enfrentamento com os poderes que geram a as hostilidades da sociedade injusta que levou Jesus morte. morte inevitvel. A deciso de Jesus (e a de seus seguidores) a Concretamente, isso significa "perder a vida". Mas Jesus garante: mesma dos profetas e de Joo Batista. Ele vai enfrentar as estrutu- quem perde assim a vida ir encontr-la (v. 35), pois ele ressusciras de morte. E as enfrentar na qualidade de "Filho do Homem", tou e o Senhor da vida.

estruturas de morte para suprimi-las, torna-se adversrio (Satans) do projeto de Deus (cf 4,15). Jesus ordena que ele fique no seu lugar, isto , que se coloque atrs do Mestre (segundo outras tradues, "que v para longe") para que, seguindo-o. se encontre como discpulo. Aqui ressoa forte a segunda pergunta de Marcos: "Quem o discpulo que Jesus procura?" A tentao fazer com que o Messias se torne segundo nossa imagem e semelhana, e no tornarmo-nos imagem e semelhana dele.

ou seja, na sua fragilidade humana, sem recursos extraordinrios 2 leitura (Tg 2,14-18): Atos que comprovam a f vindos do alto ou de fora. Portanto, de modo contrastante com os 19. A f o tema do segundo captulo da carta de Tiago (cf o planos de Pedro, que continua "cego". comentrio 2 leitura do domingo passado, Tg 2,1-5). Partindo, 14. O v. 31 mostra quem so os adversrios de Jesus: ancios, provavelmente, da m interpretao do que Paulo afirmou em sumos sacerdotes e doutores da Lei. So todos membros do Sin- Rm 3,28 e Gl 2,16, alguns membros de comunidades crists drio, o supremo tribunal daquele tempo. Os ancios eram aristo- chegaram a afirmar ser possvel salvar-se mediante certo tipo de cratas leigos, latifundirios, donos do dinheiro. Formavam o f que dispensasse as pessoas das conseqncias que a mesma f ncleo central do partido dos saduceus. Os sumos sacerdotes acarretava. Essa concepo combinava perfeitamente com os eram a aristocracia sacerdotal, detentores dos mais elevados graus interesses e ambies dos ricos opressores dos pobres (cf. 2,6-7): da hierarquia sacerdotal, cujo primado era o sumo sacerdcio. cometiam suas injustias e podiam continuar a ser cristos de Tambm eles pertenciam ao partido dos saduceus. Eram donos do corpo e alma. No fundo, o que defendiam era uma espcie de poder poltico. Os doutores da Lei, tambm eles membros do atesmo prtico: tinham f num deus que os isentava da justia, Sindrio, em sua maioria pertenciam ao partido dos fariseus. fraternidade e solidariedade. Por isso, ao ver pessoas que no Eram "os mestres da verdade", os donos do poder ideolgico. tinham o que vestir e famintas, diziam: "Vo em paz, aqueamse, comam e bebam" (vv. 15- 16). Detinham, em parte, o poder judicirio. Em sntese, Jesus ir se defrontar com as classes dirigentes, com os donos do dinheiro, do poder e da verdade. Em suas mos ele "deve ser morto" (v.31) porque o ensinamento e a prtica de Jesus contrastam frontalmente com o projeto do Sindrio. Jesus tem conscincia de que ser morto, e fala disso abertamente (em grego, parresia, v. 32a). A parresia de Jesus recorda a coragem e a sorte do servo de Jav (cf 1 leitura, Is 50,5-9a) e o fim trgico dos profetas, segundo o ensinamento do Deuteronmio. Contudo, as instituies de morte no tero a ltima palavra. Depois de trs dias ele ressuscitar (v. 3lb).
15. 16. 20.

Tiago mostra-lhes o engano: "O que adianta se algum disser que tem f, mas no tem obras? Poder a f salv-lo?" (v. 14). O que adianta afirmar "Eu creio" se essa profisso de f no se traduz em prtica? (cf ., acima, o item "c" do evangelho). O texto emprega a imagem do cadver: sem esprito, o corpo est morto e no reage. Assim acontece com a f: sem as obras, estar morta em si mesma (cf v. 17). Portanto, as aes de justia so a alma da f, o princpio vital que move ao. Sem elas no possvel algum afirmar ser cristo.

21.

Os ateus prticos voltam carga, afirmando que uns possuem a f, outros as obras. Com isso pretendem desmoralizar o trabalho em favor da justia social e da solidariedade que decorrem da f em Jesus Cristo. Ser que quem luta pela justia no tem f? Ser que tem f quem no luta pela justia? Para o autor da carta, essa dicotomia no possvel nem demonstrvel: quem age em favor da justia pode comprovar, por sua prtica, que movido pela f, ao passo que os outros no: "Mostre-me a sua f sem as obras, e eu lhe mostrarei a f pelas minhas obras" (v. 18). As boas intenes no so suficientes para que algum possa se declarar cris17. Tambm a repreenso de Jesus severa, chamando a Pedro de to, mesmo que acredite "de corpo inteiro" em todas as verdades Satans, por no pensar como Deus, e sim como os homens (v. da f! 33). Pedro (e os discpulos), ao rejeitar o Messias que enfrenta as Pedro, que em nome dos discpulos acabara de confessar o messianismo de Jesus, no est de acordo. No admite o sofrimento, rejeio e morte para o Messias: "Ento Pedro tomou Jesus parte e comeou a repreend-lo" (v. 32b). Vale a pena salientar a atitude de Pedro. Trata-se de uma repreenso violenta. Marcos o demonstra empregando o verbo epitiman. o mesmo verbo com o qual Jesus repreende os demnios e espritos impuros, expulsando-os (cf 1,25; Mt 8,26; 17,18). Pedro est querendo "exorcizar" o messianismo de Jesus!
22.

PISTAS PARA REFLEXO


23.

A 1 leitura (1s 50,5-9a) e o evangelho (Mc 8,27-35) falam dos conflitos que o servo de Jav e Jesus enfrentaram para realizar sua misso. Quais so os conflitos que envolvem hoje os cristos? Quem so os servos de Jav em nossos dias? O que significa ser discpulo do Messias? Quais so os "Satans" que impedem o avano do Reino de Deus?

24.

A comunidade crist se rene para celebrar a f. Seria interessante fazer um levantamento das principais obras de justia, solidariedade e fraternidade j realizadas, como gestos que comprovam a f a ser celebrada. Alm disso, oportuno refletir sobre "f poltica". Como traduzi-la no momento poltico em que vivemos.

Anda mungkin juga menyukai