Anda di halaman 1dari 2

PLANO DE AULA - EV.

CARAMURU AFONSO FRANCISCO (ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTRIO DO BELM - SEDE - SO PAULO/SP)

PLANO DE AULA N 5 LIO N 5 AS AFLIES DA VIUVEZ 1 SLIDE INTRODUO - Na sequncia do estudo sobre os dramas sociais, estudaremos hoje as aflies decorrentes da viuvez, que uma figura bblica da excluso social, do desamparo gerado pela vida em sociedade. - A viuvez, como toda excluso social, uma oportunidade para que a Igreja demonstre que portadora do amor de Deus e que, por isso, ama o prximo. 2 SLIDE I VIUVEZ, UMA FIGURA DA EXCLUSO SOCIAL NA BBLIA SAGRADA - Vivo - o que perdeu a mulher, aquele cujo marido ou esposa morreu, e ainda no casou de novo; que est ou se sente em desamparo, desconsolo, privao, solido. - Juridicamente: o cnjuge sobrevivente de uma sociedade conjugal que se dissolveu com a morte do outro componente. 3 SLIDE - No Antigo Testamento - viva (no h na Bblia a palavra vivo) traduo do hebraico almanah ( se encontra desamparado, (Lm.1:1; 5:3). ) - no s quem perdeu seu cnjuge, mas tambm algo que

- Em o Novo Testamento, traduo do grego chera () - o que perdeu o cnjuge, uma cidade despida de seus habitantes e de suas riquezas, ou seja, traz, tambm, a ideia de desamparo. 4 SLIDE - Ideia de viuvez no se circunscreve apenas a um estado civil, mas tem, em si mesma, a ideia de desamparo, de falta de companhia, de solido. - O estado civil da viuvez traz no s carncias econmico-financeiras, mas, tambm, um estado psicolgico adverso. 5 SLIDE - Em Gn.38, a viuvez tratada como um castigo que o injusto Jud queria infligir a Tamar. - Esta mulher condenada viuvez foi exaltada, porque far parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt.1:3). 6 SLIDE - A viva era posta numa situao de desprezo e desconsiderao por uma situao que, via de regra, no havia motivado e da qual era a maior vtima, mas, em virtude do pecado, passava a ser objeto de desamparo total, gerando uma situao duplamente aflitiva. - A figura da viva e seu tratamento absolutamente injusto pela sociedade mostra-nos a maldade do corao do homem que dominado pelo pecado. 7 SLIDE II O SENHOR AMPARA A VIVA E O EXCLUDO SOCIAL EM GERAL - O Senhor traz um modo radicalmente diferente para a questo: A nenhuma viva nem rfo afligireis (Ex.22:22). - No podemos acrescentar quele que j sofre a perda do cnjuge e a desestruturao de seu outras aflies como o desprezo, a desconsiderao, a excluso. 8 SLIDE - O Senhor o pai de rfos e juiz das vivas (Sl.68:5). - A recusa a ajuda viva sinal de impiedade J 22:9; 29:13; 31:16. 9 SLIDE - A primeira carncia que o Senhor tomou o cuidado de dar viva o po e a veste (Dt.10:18) atravs de: a) dzimos do terceiro ano - Dt.14:28,29; 26:12-15; b) respiga, rabiscos da colheita - Dt.24:19-21. c) estabelecimento de maldio para a inobservncia do preceito Dt.27:19. 10 SLIDE - A segunda carncia que o Senhor tomou o cuidado de dar viva o retorno ao convvio social, o fim do isolamento e da solido atravs da sua incluso nas festividades maiores pblicas do povo - Dt.16:10-15. - - Para superar a aflio psicolgico-afetiva adversa que acompanha o estado de viuvez, devemos cooperar para o fim da sensao de solido e de desamparo. 11 SLIDE - No podemos permitir o desprezo social da viva, como se deu com a pobre viva contemplada por Jesus no gazofilcio do templo (Lc.21:1-4). - O tratamento com dignidade no envolve apenas o exerccio da filantropia, mas, tambm, a defesa dos direitos dos vivos, cujas pendncias jurdico-legais se intensificam com o to s fato da morte do cnjuge Dt.24:17.

12 SLIDE - Uma sociedade impregnada de injustia conhecida pelo mau tratamento dado aos direitos dos excludos sociais Is.1:17,23; Ml.3:5. - O rigorismo legal deve ser abrandado diante da situao da viuvez (Ex.22:22-27), sendo impiedade a recusa da brandura nestes casos - J 24:3,21;Sl.94:6. 13 SLIDE - O vivo, como o excludo social, no deve ser privilegiado por causa desta condio. Deve ser tratado com dignidade, no com paternalismo. - A forma como profeta Eliseu tratou a viva de Zarefate ( II Rs.4:1-7) e como o apstolo Paulo instrui Timteo sobre o cadastramento das vivas para a assistncia social (I Tm.5:9,10) so exemplos desta atitude equilibrada. 14 SLIDE - A ajuda aos vivos e aos excludos sociais no pode abrir mo daquilo que eles, por si ss, podem fazer, nem tampouco abandonar o princpio bblico do trabalho e a vedao da ociosidade. - A viva de Sarepta de Sidom foi contemplada pelo Senhor porque, apesar de sua situao de indigncia, jamais deixou de fazer o que estava ao seu (I Rs.17:8-24). 15 SLIDE - Diante da solido e da precariedade scio-econmico-afetiva, devem os vivos: a) lembrar-se que o Senhor est a observar-lhes; b) no se deixar abandonar prpria sorte; c) buscar a presena do Senhor; d) querer ser um instrumento na obra de Deus at por causa desta situao.

16 SLIDE - Quando a viva faz aquilo que pode fazer, o Senhor, que quem ampara a viva (Sl.146:9), firma a herana dela (Pv.15:25). - A viva, como o excludo social em geral, algo que Deus permite ocorrer na sociedade para que tambm vejamos, com esses olhos que a terra h de comer, a impotncia do gnero humano e sua intrnseca dependncia de Deus. 17 SLIDE - A atitude de ajuda viva, e ao excludo social em geral, confere no s benefcios para o necessitado, mas para toda a sociedade. A falta de ajuda aos excludos abominao ante os olhos do Senhor (Is.10:1,2; Ez.22:2,7). - Deus Se agrada e promete abenoar as sociedades que se voltam a ajudar os excludos sociais - Jr.7:5,6; 22:3; Zc.7:9,10. 18 SLIDE III A ATITUDE QUE DEVE TER A VIVA E O EXCLUDO SOCIAL EM GERAL - Atitudes que devem tomar os vivos e excludos sociais: a) ir aos ps do Senhor, o provedor e juiz dos excludos; b) fazer aquilo que est ao seu alcance, mesmo que isto seja insignificante aos olhos humanos; c) dedicar-se obra de Deus, com oraes e jejuns dia e noite, caso estejam com sua sobrevivncia garantida pela famlia, Estado ou igreja. Lc.4:36-38; I Tm.5:5 19 SLIDE - A ajuda aos vivos e excludos sociais deve ser, em primeiro lugar, da famlia, mxime se nela h (I Tm.5:8,16). - A igreja deve atuar de modo suplementar, tanto em relao famlia, quanto em relao ao Estado (I Tm.5:16), somente ajudando aqueles que preencherem os requisitos bblicos (I Tm.5:9-15). 20 SLIDE - O novo casamento dos vivos recomendvel caso: a) o vivo seja novo e possa, ainda, ter filhos (I Tm.5:11-15); b) no houver propsito de vida de dedicao integral ao Senhor (I Co.7:39,40); c) no houver condies de uma vida de abstinncia sexual (I Co.7:1,2). 21 SLIDE - O novo casamento dos vivos deve ser dirigido pelo Esprito Santo e no pela carnalidade, seno de remdio se tornar um veneno; - O novo casamento dos vivos no pode ser consequncia de indevida presso, em especial, nos casos de ministros do Evangelho.

COLABORAO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Anda mungkin juga menyukai