Anda di halaman 1dari 8

DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

11 ANO Maio/12

Guio/Questionrio sobre a Sada de Campo ao Barlavento Algarvio Onde Vais? Durante esta actividade irs realizar um percurso para explorar algumas paisagens geolgicas do Algarve. A sada comear em Vale Fuzeiros mas... at l no deves deixar de observar a paisagem e aplicar os teus conhecimentos de aprendiz de Gelogo. As paragens esto assinaladas no mapa. Em cada uma delas devers fotografar e recolher dados que te permitiro responder ao guia-questionrio e elaborar o respectivo relatrio fotogrfico.

Figura 1: Localizao das paragens a efectuar durante a sada de campo.


1 paragem Caf : Bombas da Repsol 2 paragem Vale Fuzeiros 2' paragem Estrada da Barragem 3 paragem Termas de Monchique 4 paragem Fia 5 paragem Praia Praia da Luz O que vais fazer? Irs observar e caracterizar aspectos litolgicos e geomorfolgicos das diferentes paisagens visitadas. Deste modo, ters oportunidade de reconhecer o contributo e a importncia do trabalho dos gelogos para o conhecimento e construo da Histria da Terra e tambm analisar aspectos da acao antrpica bem como da reduo de risco.

Figura 2 Esquema simplificado da bacia algarvi


Que material vais utilizar? Caderno de campo, guia-questionrio, esferogrfica, mquina fotogrfica, lpis e borracha. Como vais trabalhar?

Em conjunto com outro colega, organizados em 3 grandes grupos (GG). Em cada paragem a professora far uma introduo para o GG que deves ouvir atentamente e registar o que considerares importante; assinalar na Escala do tempo geolgico acima, o nmero da paragem na idade respectiva; realizar as tarefas propostas neste guio, em cada paragem e conviver. Deves ter em ateno a tua segurana pessoal e a dos demais participantes. Recorda que no final do dia, deves entregar com o teu colega o questionrio preenchido e ters de apresentar um relatrio fotogrfico da sada de campo.
Regras de segurana: 1 Mantm-te sempre junto do Grande Grupo; 2 Caso seja necessrio distanciares-te, avisa um responsvel; 3 O regulamento interno da escola para ser cumprido; 4 - Acata sempre os pedidos dos professores ; 5 Mantm a ateno na professora que orienta a sada, porque as informaes que ela transmite so importantes; 6 No retires qualquer amostra de rocha sem indicao expressa da professora responsvel; 7 Nunca deixes lixo nos lugares por onde passarmos. 8 Apesar de as paragens em zonas de estrada seram em estradas pouco movimentadas, so estradas! Sempre que tiveres dvidas solicita a ajuda do teu professor.

Fig. 1 Mapa com a paragens

Fig. 3 Mapa geolgico da regio da Amorosa (Vale Fuzeisros)

Fig. 2. Escala do tempo Geolgico

Fig. 2. Mapa Geolgico simplificado

1 Paragem Bomba da Repsol

Faz um esquema simplificado do corte. No esqueas a orientao.

Assinala na escala do tempo geolgico a paragem


2 paragem Vale Fuzeiros (junto estrada)

Neste local pode observar-se um estrato duma rocha tua conhecida. Caracteriza-a usando o quadro seguinte. Estrutura macroscpica Libertao de Teste do Cheiro a Laminao partculas (+/-) HCl (+/-) barro (+/-)

1- Identifica o tipo de rocha em questo. 2- Considerando a cor da rocha, indica o tipo de cimento que estar na base da sua constituio. 3- Refere o ambiente de sedimentao desta rocha.

4 - Identifica a era e o andar da rocha. (assinala a paragem na escala de tempo geolgico) 5 Tendo em conta o contexto tectonico global, explica como se ter formado esta rocha

6- Interpreta o diferente aspecto que as estruturas sedimentares apresentam da base para o topo.

2' Paragem Estrada para a barragem do Funcho

Observao da paisagem:

1 No mapa acima indica, graficamente, a inclinao das camadas. Encontras-te no local assinalado com uma seta. 2 Interpreta a informao e esquematiza a dobra . No te esqueas de indicar o Norte.
Corte da estrada

Seleciona um aspecto caracterstico de estratificao, fotografa-o para o enviares para o email da turma e esquematiza-o

3 Paragem Caldas de Monchique

Serra de Monchique - situa-se no extremo sudoeste de Portugal e noroeste do Algarve, atingindo o seu ponto mais elevado na Fia, 902 metros de altitude. A geologia da serra composta por duas formaes distintas: xisto e grauvaque at aos 300-400 m e um macio sientico que se eleva at os 902 m, do qual se extrai uma rocha que pelas suas 4

caractersticas especificas se chama Foiaite. Desta Serra brota ainda, nas Caldas de Monchique, uma gua que, pelas suas qualidades teraputicas, , desde do tempo dos romanos, muito apreciada.

Nas Caldas de Monchique, pode ser observada a base da intruso magmtica batlitoe as zonas de contacto com as rochas circundantes pr-existentes. Este batlito est na base da estrutura geolgica da serra de Monchique.
3.1 - A caminho das termas:

Estrutura macroscpica

Libertao de partculas (+/-)

Teste do HCl (+/-)

Cheiro a barro (+/-)

Foliao (+/-)

1- Identifica a rocha em questo 2- Refere o contexto de formao desta rocha. 3- Justifica o facto da rocha no apresentar foliao.

Almoo
3.2 . Aps o almoo, com os teu colega de grupo, aproveita para dar um passeio nas Caldas de Monchique e analisar ao litologia da mesma. Caracteriza a rocha mais frequente. Estrutura macroscpica Libertao de Teste do HCl Cheiro a barro partculas (+/-) (+/-) (+/-)

Foliao (+/-)

1- Identifica a rocha que abunda na regio. 2- Justifica o facto da rocha em questo apresentar uma textura granular com macrocristais.

3- A paisagem envolvente permite, ainda, analisar aspectos importantes da meteorizao fsica do macio sienitico. Refere os fenmenos da meteorizao fsica que contribuem para o estado da rocha.

4 Paragem Fia

Encontramo-nos no ponto mais alto do Algarve, onde o macio intrusivo sofre as aces mais agressivas da meteorizao, podendo ser observados aspectos tpicos das rochas magmticas plutnicas. Litologia Estrutura macroscpica Libertao de partculas (+/-) Teste do HCl (+/-) Cheiro a barro (+/-) Foliao (+/-)

1- Identifica os aspectos caractersticos da paisagem magmtica observveis neste local.

2- Alm dos fenmenos de meteorizao j mencionados anteriormente, refere outros fenmenos responsveis pelos aspectos referidos na questo anterior, neste ponto de grande altitude. 3- Justifica o facto da rocha em questo apresentar uma textura granular com microcristais.

4.2 Paragem Estrada da Foia

1- Determina a direco e a inclinao dos files evidenciados. 2- Considerando os princpios da estratigrafia, indica a idade relativa dos files e do macio.

Descida para Monchique-Miradouro

As guas nesta zona so de grande qualidade mineralgica, e apesar de no apresentarem grandes caudais que diminuem muito no vero, so muito procuradas pelas populaes envolventes. 1- Tendo em conta a natureza geolgica da zona, refere se a gua do aqufero poder ser considerada de elevada dureza.

5 Paragem Praia da Luz, Lagos A Praia da Luz uma zona da bacia de sedimentao algarvia onde se verificaram regresses e transgresses marinhas, originando a deposio de calcrios; margas (argilas cimentadas por calcrio); arenitos grosseiros; argilas e conglomerados .Na zona oeste da Praia podem observar-se fsseis bem conservados de conchas Nerinea algarbiensis. 1. A deposio de calcrios sugere __________ profundidade e a formao de margas ______ profundidade. Por outro lado a formao de arenitos revela um ambiente de __________ profundidade do que a deposio dos conglomerados (maior/menor) 2. Sugere uma explicao para a variao de cores verificada.

5.1. Oeste da praia

Litologia Estrutura macroscpica

Libertao de partculas (+/-)

Teste do HCl (+/-)

Cheiro a barro (+/-)

Fsseis

1- Identifica a rocha que contem os fsseis. 2- Faz um esboo da jazida dos fsseis. Apresentam alguma orientao preferencial?

3- Indica o tipo de fossilizao em causa. 7

4 - Identifica as formas de meteorizao que afetam esta zona.

5.2. Este da praia

Ao longo do percurso na praia vai observando os blocos que formam o depsito do talude e procura associ-los sequencia sedimentar do talude. 1. Caracteriza-os Estrutura macroscpica Libertao de Teste do Cheiro a partculas (+/-) HCl (+/-) barro (+/-)

Fsseis

2.A sequncia sedimentar apresenta: argilitos intercalados com margas de cores avermelhadas, ocres, violceas e esverdeadas; arenitos de gro grosseiro a fino; argilas e margas de cores cinzentas e esverdeadas ; conglomerados; arenitos intercalados com argilitos e calcrios margosos. Associa variaes de profundidade, sequncia descrita.

3. Determina a atitude das camadas.

6 Paragem Forte Novo, Quarteira Os impactos ambientais no litoral Algarvio esto dependentes de uma ocupao antrpica ordenada dada a presso dos interesses tursticos da regio. A costa do Forte Novo apresentou, entre 1991 e 2001, um recuo mdio de 2,3m /ano. 1- Indica os factores que, na sua opinio, contribuem para o estado desta zona litoral.

2- Identifica os fenmenos geolgicos que esto na origem deste recuo da costa. Elabora um relatrio fotogrfico sucinto com as fotografias tiradas durante a visita, devidamente legendadas. Nome_______________________________________________ N __Turma____ 8

Anda mungkin juga menyukai