Anda di halaman 1dari 2

PLANEJAMENTO

E se... Seu plano no precisa de surpresas


As surpresas nos negcios so inevitveis. Mas, se as surpresas acontecem, como podemos nos preparar para elas? Dependendo da caracterstica de cada negcio, a resposta pode variar significativamente. Devemos ter sempre em mente que o planejamento pode sofrer alteraes e ajustes durante o tempo; anlises do tipo e se so fundamentais e nem sempre o planejado ser realizado. Outro tipo de situao muitas vezes definida como um bom problema a equipe de vendas conquistar novos clientes em determinado perodo, quando a produo no est preparada para atender demandas elevadas.

Como as indstrias possuem processos de oramentos complexos envolvendo toda a linha de produo, elas esto entre as empresas mais necessitadas de ferramentas avanadas que garantam realizar o oramento de modo rpido e eficiente. Se a indstria quer estar preparada para as possveis surpresas desagradveis, o melhor a fazer reunir informaes sobre o mercado e as suas oscilaes, alm das variantes diversas que influenciam o planejamento. A partir da, combinar variantes e cenrios para tomar decises certas no momento certo. Mas, como organizar essas informaes? Como criar possveis cenrios e suas variantes? A resposta pode estar no uso de ferramentas avanadas de planejamento, tradicionalmente conhecidas como ferramentas de Corporate Performance Management CPM. Quando falamos em utilizar uma ferramenta de CPM para o planejamento, no estamos pensando somente no planejamento financeiro, mas em todos os processos da empresa. Por exemplo, ao inserir no sistema a previso de vendas anual, entre outros detalhes, identificaremos o consumo detalhado de matria-prima, podendo assim evitar uma possvel dificuldade de fornecimento, seja pela capacidade de armazenamento ou mesmo de produo do fornecedor. A simulao proporcionar tempo suficiente para a tomada de deciso correta para atender a demanda prevista, sem o risco de comprometer a produo ou perder mercado para a concorrncia. Com a criao do Cloudy Computing (computao na nuvem), a busca por ferramenta de CPM aumentou. A combinao entre CPM e Cloudy Computing coloca, na ponta dos dedos dos executivos brasileiros, acesso aos dados de uma campanha de vendas, de um cliente, e de um demonstrativo de resultados. Isso tudo de forma mais rpida e a um custo relativamente baixo. Outra vantagem de uma ferramenta de CPM a eliminao do stress comum na poca de planejamento das empresas. Nesse perodo, necessrio juntar centenas de planilhas de vrias reas em uma nica aplicao. Seja atravs de um ERP ou software financeiro, ainda assim, h necessidade de consultoria para garantir a veracidade dos dados. Enquanto as planilhas eletrnicas exigem muito tempo, muito trabalho manual do profissional e no se integram facilmente, as ferramentas de CPM permitem a cada departamento elaborar seu oramento por meio de um nico template, possibilitando ainda que cada usurio tenha a viso apenas de dados inerentes sua atuao. possvel fazer tudo isso com base em planilhas eletrnicas, mas certamente levar muito mais tempo e a anlise no ter a confiabilidade, a mobilidade e a colaborao necessrias (em tempo real) que o negcio exige. O segredo e o conceito geral de hoje a sua capacidade de automao. Com a computao na nuvem, essa automao ganha novos horizontes. Os negcios agradecem.

Veja este e outros artigos no site

NEI.com.br

Crdito:
O artigo E se... Seu plano no precisa de surpresas foi editado pela Central de Gerao de Contedo de NEI Solues a partir das informaes fornecidas por Edgard Bello, CEO da ODE Peopleware.

Anda mungkin juga menyukai