Anda di halaman 1dari 2

Universidade Paulista UNIP Campi Chcara Santo Antnio Curso Cincia Biolgicas Relatrio de Aula Prtica Citologia/ Microscopia

a Professores: Flora e Joo Aluna: Regiane Cardoso B54168 - 7 Relatrio de Aula Prtica Microscopia. I Introduo
O microscpio ptico nos permite aumentar as clulas em at mil vezes e resolver detalhes muito pequenos. Para que isso acontea necessrio que a luz do microscpio seja bem focada e que a amostra seja bem preparada para que o conjunto de lentes (objetivas e oculares) foquem a imagem obtida (ver Fig.1).

II Objetivo
Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscpio, identificando as diferentes estruturas do equipamento. Praticar focalizao em amostra.

III Material e Mtodo.


Para essa inicializao, foram utilizados microscpios pticos de luz, lminas, lamnulas, corante e material biolgico de voluntrios. Aps conhecer os componentes dos microscpios, foi recolhido material da mucosa oral de voluntrios, disposto na lmina e adicionado corante para facilitar a visualizao; foi colocada a lamnula por cima do material e encaixada na platina do microscpio para observao com as diferentes objetivas do microscpio.

IV Resultado
Obtido o foco correto do material, foi possvel observar a quantidade de clulas na pequena amostra e suas diferentes formas e tamanhos graas ao aumento fornecido pelas objetivas do microscpio e tambm pelo aumento existente em sua lente. E quando se fez a comparao com o restante dos grupos envolvidos na anlise, ficou claro que a localizao do melhor foco ainda era dificultada pela inexperincia no uso do equipamento.

V Concluso
Graas a persistncia e a pacincia, foi possvel visualizar e analisar o material da amostra. Manusear o microscpio para marinheiros de primeira viagem, digamos assim, no

fcil e tivemos muitas dificuldades nessa primeira proposta de trabalho, especialmente com as objetivas e a platina, no sabamos se estava bom o suficiente ou se deveramos abaixar ou subir um pouco mais. Encontrar o foco com a primeira objetiva levou tempo, com a segunda ainda mais! Mais por conta da quantidade de pessoas no grupo do que a dificuldade em si, embora o ltimo item tenha contado muito tambm. Mesmo com todas as travas do primeiro contato, conseguimos estabelecer um bom incio de relao com o microscpio sabendo que ainda o veremos muito durante nossa formao. O objetivo desse primeiro contato foi, sem dvidas, concludo com sucesso, pois agora sabemos por onde comear e como terminar e a experincia para visualizar vm com o tempo.

VI Bibliografia
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/microscopio-luz-eletronico.htm Fundamentos da Biologia Celular Alberts, Bray, Hopkin, Johnson, Lewis, Raff, Roberts e Walter. 3 Edio Artmed

VII Anexos

Anda mungkin juga menyukai